CAPÍTULO 10: O PROCESSO CRIATIVO
REFERÊNCIAS: FITA 2 - PROGRAMA 16 (O PROCESSO CRIATIVO)
É importante reconhecer que há duas áreas em que se pode ser criativo: no âmbito conceitual e na forma de expressar-se. O primeiro exige criatividade no pensamento e o segundo no fazer. E isso se aplica a todo processo criativo, seja ele nas artes, nos negócioc, nos esportes e, principalmente, na escolha de uma forma de viver.LIVRO - CAPÍTULO 10 (O PROCESSO CRIATIVO) HABILIDADES: CRIATIVIDADE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL INTERAÇÃO ENTRE OS HEMISFÉRIOS DIREITO E ESQUERDO O desenho pode ajudar muito a desenvolver uma mente criativa e uma atitude criativa. Sugestões: Mente criativa 1) A principal habilidade a ser desenvolvida é a capacidade de refletir, questionar e observar. Isso é chamado de meta-pensamento, ou seja, o pensamento a respeito dos pensamentos e das emoções, e é a base de toda a inteligência emocional, porque só podemos controlar as nossas emoções quando conseguimos refletrir sobre elas enquanto estamos as tendo. Um exercício muito bom, que pode ser feito em qualquer idade, é desenhar ao ar livre, no pátio da escola ou numa praça. A primeira pergunta que todo aluno faz é, "O que vamos desenhar?". A resposta deve ser, "O que você quiser." Nesse momento, o professor verá perplexidade na maioria dos rostos dos alunos, porque está livre para fazer a escolha que quiser, mas ele ainda não parou para pensar naquilo que quer desenhar. É quando o professor pode ajudar a estimular a reflexão, fazendo algumas perguntas.
Finalmente, faça com que cada um desenhe de observação, escolhendo a composição com a estrutura adequada, e exercite os outros fundamentos do desenho. 2) Ao longo de um semestre, ajude cada aluno a desenvolver um projeto, usando as técnicas demonstradas nas fitas para auxiliar. Periodicamente, promova discussões no grupo, quando cada um poderá expor suas idéias e os outros poderão dar sugestões. É muito importante evitar que qualquer alino seja exposto ao ridículo dos colegas. Reforce o conceito de que não existe certo e errado na arte. Estimule os alunos a interpretarem aquilo que realmente conhecem - a realidade de cada um, que pode ser externa, interna, abstrata ou concreta. Se alguém não desejar se expor, respeite-o. Atitude Criativa 1) As principais qualidades a serem estimuladas são a curiosidade, a coragem de errar e envolvimento no processo do fazer. Cada aluno pode repetir o mesmo desenho que ele fez de observação, usando técnicas diferentes, papéis diferentes e recursos diferentes. Estimule experiências que podem até estragar um desenho com qual esteja satisfeito. Se isso ocorrer, ajude-o a encontrar soluções, usando recursos diversos, como colagem de papéis e de outros materiais, com o qual novamente estará satisfeito. Dê liberdade para que abandone o desenho atual se lhe ocorrer a possibilidade de explorar alguma coisa diferente. 2) Experimente recursos diversos usando determinado material, por exemplo, aquarela. Este exercício poderá ser feito também para investigar a mistura de pigmentos (ver seção a seguir). É necessário ter somente três tubos de cores, quando se usa aquarela, que rendem para uma classe inteira, portanto não exige um investimento grande. As cores necessárias são amarelo claro, azul da prússia e carmin. Se houver possibilidade, use o papel Montval, senão use canson comum, apesar de não ser totalmente adequado. Volta |
E-Mail: maolivre@cybermind.com.br |