CAPÍTULO 2: PROPORÇÃO
REFERÊNCIAS: FITA 1 - PROGRAMAS 3 E 4(PROPORÇÃO e EIXOS,FIGURAS GEOMÉTRICAS )
Ensinar o aluno a medir as proporções desenvolve a percepção visual e o pensamento analógico ou comparativo. Usar a fita para explicar este fundamento facilita o trabalho do professor. Este fundamento deve ser trabalhado exclusivamente no 2º grau.FITA 3 - PROGRAMAS 20, 21 E 23 (FIGURA HUMANA) CAPÍTULO 2 DO LIVRO (PROPORÇÃO E EIXOS CENTRAIS) CAPÍTULOS 13 E 14 DO LIVRO (FIGURA HUMANA) HABILIDADES: PERCEPÇÃO VISUAL (PROPORÇÃO) HEMISFÉRIO DIREITO (ANALOGIA) REFLEXÃO HISTÓRICA É muito importante diferenciar a medida visual comparativa do cálculo matemático de um tamanho. SUGESTÕES 1. Colocar um objeto (um vaso simples ou um cilindro feito de cartolina, por exemplo) para que seja desenhado. Depois, adicionar mais um objeto. 2. Dividir os alunos em pares e fazer com que cada aluno descubra as proporções do rosto do outro, medindo visualmente. Descubrirão que as proporções são quase idênticas, portanto, que há um padrão. Fazer o mesmo para descobrir as proporções do corpo. 3. Em visita a um museu ou analisando reproduções de quadros, ver como a proporção foi importante na arte renascentista, clássica e neo-clássica. Em contra partida ver como a distorção foi importante no maneirismo e na arte moderna, especialmente no expressionismo e no surrealismo. Volta |
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