CAPÍTULO 3: PERSPECTIVA LINEAR
RREFERÊNCIAS: FITA 1 - PROGRAMAS 5, 6 E 7 (PERSPECTIVA LINEAR, O CUBO E O PONTO DE FUGA)
A compreensão da perspectiva linear é essencial para entender como se cria a ilusão de profundidade numa imagem plana. Também, historicamente, é o fundamento que teve a maior influência na transformação da arte durante a Renascença no século XV.FITA 3 - PROGRAMA 26 (FIGURAS EM AMBIENTES) LIVRO - CAPÍTULO 3 (PERSPECTIVA LINEAR) CAPÍTULO 15 (A FIGURA NUM AMBIENTE) HABILIDADES: PERCEPÇÃO VISUAL (PROFUNDIDADE) HEMISFÉRIO DIREITO (ANALOGIAS) REFLEXÃO HISTÓRICA SUGESTÕES: 1. Antes de explicar a teoria do ponto de fuga, fazer com que os alunos o visualizem ao ar livre e desenhem objetos usando somente os fundamentos da proporção e dos eixos verticais e horizontais (ver programa 10). Basicamente é o seguinte: Coloque três objetos sobre uma mesa, para formar uma composição. Usando os fundamentos da proporção e de eixos centrais, desenhe o objeto que está mais ao centro e mais à frente. Faça sempre um desenho com linhas leves, livremente esboçadas. Localize a base e o topo dos outros objetos em relação ao objeto desenhado, usando eixos horizontais e as laterais, usando a proporção e eixos verticais. Desenhe os outros objetos. Localize a borda do fundo e a borda da frente da mesa, usando eixos horizontais (verifique se estão inclinadas e quanto) e, depois as laterais da mesa, usando eixos horizontais, verticais e a proporção. Desenhe a mesa. Desenhe o fundo, atrás da mesa, usando eixos horizontais e verticais. 2. Desenhe caixas, usando este mesmo procedimento. 3. Visite museus, ou analise reproduções, para ver como a perspectiva linear tem sido usado desde a renascença. Analisar como as mudanças na arte foram radicais no século XV, devido à compreensão da perspectiva. Ver a aplicação na arte geométrica e op-art. 4. Veja como colocar figuras em ambientes no programa 26. Volta |
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