CAPÍTULO 5: CONCEPÇÃO DE ESPAÇOS
REFERÊNCIAS: FITA 1 - PROGRAMA 9 (CONCEPÇÃO DE ESPAÇOS)
Este fundamento pode ser trabalhado desde o 1º grau, mas sempre estimulando a percepção. No 2º grau, já é possível fazer exercícios desenhando os espaços e explicando o conceito de espaço negativo e espaço positivo.LIVRO - CAPÍTULO 5 (CONCEPÇÃO DE ESPAÇOS) HABILIDADES: PERCEPÇÃO VISUAL (ESPACIAL) HEMISFÉRIO DIREITO (ESPACIAL E ANALOGIAS) CONTROLE MOTOR REFLEXÃO HISTÓRICA SUGESTÕES: 1. 1º GRAU. Recortar desenhos simples feitos em cartolina. Recompor os desenhos usando os espaços recortados. Usar quebra-cabeças para desenvolver a percepção da forma do espaço e a relação entre espaço negativo e positivo. Observar os espaços e suas formas no céu: nuvem-céu, prédios-céu, etc. Observar os espaços em volta do corpo e da mão. Projetar sombras da mão numa parede, criando desenhos. Observar as sombras projetadas e suas formas. 2. 2º GRAU. Desenhar os espaços em volta de um objeto (cadeira, mão etc.) Propor desenhar um objeto dentro ou fora da sala de aula, começando pelo plano de fundo, o espaço. Observar em obras de arte como o uso do espaço é importante na composição. Notar que quanto mais interessante for a forma dos espaços, mais interessante é a composição. Volta |
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