CAPÍTULO 6: ANALOGIA DE PONTOS
REFERÊNCIAS: FITA 1 - PROGRAMA 10 (ANALOGIA DE PONTOS)
A analogia de pontos e criação de eixos verticais e horizontais é um dos mais importantes fundamentos para o desenho de observação. Na realidade, podemos desenhar linearmente qualquer coisa usando somente eixos e a proporção, portanto, quem dominar esses dois fundamentos, pode dizer que sabe desenhar.LIVRO - CAPÍTULO 6 (ANALOGIA DE PONTOS - EIXOS VERTICAIS E HORIZONTAIS) HABILIDADES: PERCEPÇÃO VISUAL (VISÃO BI-DIMENSIONAL) HEMISFÉRIO DIREITO (ANALOGIAS) SUGESTÕES: 1) Cada aluno fazer um visor, medindo 26 x 20 cm, com o centro recortado num retângulo, medindo 16 x 10 cm. Usar barbante para dividir o retângulo recortado em tres partes, tanto na horizontal quanto na vertical. Olhar para composições de objetos, pessoas e paisagens pelo visor para visualizar eixos. 2) Desenhar eixos com uma régua sobre fotografias. 3) Montar na sala de aula um vidro grande (70 x 50 cm) numa moldura, presa num suporte para que o vidro fique na altura dos olhos dos alunos. Colocar o vidro a cerca de tres ou quatro metros de dois ou tres objetos grandes (cadeiras, mesas, etc.), sendo que estejam posicionados um na frente do outro, Pintar linhas verticais e horizontais finas e escuras no vidro, no lado virado para os objetos, a cada 5cm. Você terá feito um grande visor de vidro. Os alunos desenharão no vidro, usando uma caneta hidrocor ou giz de cera. Eles terão de fechar um olho e traçar as linhas sobre o que estiverem vendo, imaginando que os objetos são imagens projetadas no vidro. Quando o desenho estiver pronto, coloque uma folha de papel branca atrás do vidro. O desenho parecerá que foi feito no papel e os eixos ficarão bastante claros. Compare o desenho com o que se está vendo. Em seguido, os alunos poderão desenhar os objetos de observação. Volta |
E-Mail: maolivre@cybermind.com.br |