A Mão Livre


  CAPÍTULO 7: LUZ E SOMBRA



REFERÊNCIAS: FITA 2 - PROGRAMA 11, 12 e 13 (LUZ E SOMBRA, VOLUME E ATMOSFERA)
FITA 3 - PROGRAMA 22 (A LUZ NO ROSTO)
LIVRO - CAPÍTULO 7 (LUZ E SOMBRA)
CAPÍTULOS 13 E 14 (A CABEÇA HUMANA E A FIGURA HUMANA)

HABILIDADES: PERCEPÇÃO VISUAL (VOLUME)
HEMISFÉRIO DIREITO (HOLÍSTICO, SINTÉTICO E SENSO MODELAR)
INTERAÇÃO ENTRE OS DOIS HEMISFÉRIOS (LÓGICA/SENSO MODELAR)

O luz e sombra é o mais rico dos fundamentos do desenho monocromático. Desenhos de volume exigem muito do desenhista, em termos de observação, concentração e disciplina mental, porque é uma área do desenho que exige que se use os dois hemisférios do cérebro. Também desenvolve a percepção e a visão holística e sintética.

SUGESTÕES:

1. Não há muitas sugestões a serem feitas além dos exercícios mostrados nas fitas, porque a luz e sombra é o fundamento que nos obriga a fazer muitos exercícios repetidos, simplesmente desenhando objetos iluminados, se quisermos dominá-lo.

Portanto, desenhe objetos iluminados por luz incidente, nunca frontal ou de trás, muitas e muitas vezes.

2. Observe e analise o uso da luz em pinturas, no cinema, na televisão e em fotografias. Em especial, estude os pintores da Renascença, Caravaggio, Vermeer, Rembrandt, Turner, Monet (as séries da Catedral de Rouen e do monte de feno), Seurat (pontilhismo) e Manet (um dos poucos pintores a usar uma luz frontal, e.g no quadro Olímpia).


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