CAPÍTULO 7: LUZ E SOMBRA
REFERÊNCIAS: FITA 2 - PROGRAMA 11, 12 e 13 (LUZ E SOMBRA, VOLUME E ATMOSFERA)
O luz e sombra é o mais rico dos fundamentos do desenho monocromático. Desenhos de volume exigem muito do desenhista, em termos de observação, concentração e disciplina mental, porque é uma área do desenho que exige que se use os dois hemisférios do cérebro. Também desenvolve a percepção e a visão holística e sintética.FITA 3 - PROGRAMA 22 (A LUZ NO ROSTO) LIVRO - CAPÍTULO 7 (LUZ E SOMBRA) CAPÍTULOS 13 E 14 (A CABEÇA HUMANA E A FIGURA HUMANA) HABILIDADES: PERCEPÇÃO VISUAL (VOLUME) HEMISFÉRIO DIREITO (HOLÍSTICO, SINTÉTICO E SENSO MODELAR) INTERAÇÃO ENTRE OS DOIS HEMISFÉRIOS (LÓGICA/SENSO MODELAR) SUGESTÕES: 1. Não há muitas sugestões a serem feitas além dos exercícios mostrados nas fitas, porque a luz e sombra é o fundamento que nos obriga a fazer muitos exercícios repetidos, simplesmente desenhando objetos iluminados, se quisermos dominá-lo. Portanto, desenhe objetos iluminados por luz incidente, nunca frontal ou de trás, muitas e muitas vezes. 2. Observe e analise o uso da luz em pinturas, no cinema, na televisão e em fotografias. Em especial, estude os pintores da Renascença, Caravaggio, Vermeer, Rembrandt, Turner, Monet (as séries da Catedral de Rouen e do monte de feno), Seurat (pontilhismo) e Manet (um dos poucos pintores a usar uma luz frontal, e.g no quadro Olímpia). Volta |
E-Mail: maolivre@cybermind.com.br |