A Mão Livre


  CAPÍTULO 8: EXPRESSÃO LINEAR



REFERÊNCIAS: FITA 2 - PROGRAMA 14 (EXPRESSÃO LINEAR)
FITA 3 - PROGRAMA 25 (EXPRESSÃO NA FIGURA)
LIVRO - CAPÍTULO 8 (EXPRESSÃO LINEAR)
CAPÍTULOS 13 E 14

HABILIDADES: EXPRESSÃO EMOCIONAL
HEMISFÉRIO DIREITO (INTUIÇÃO)
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A expressão linear e a expressão como um todo podem ser associadas à música, a dança e ao teatro. Este é o fundamento mais rico para crianças do 1º grau, porque desenvolve a sensibilidade plástica e a expressão emocional.

Sugestões:

1º Grau:
1) Interpretar músicas de ritmos diversos em termos puramente gráficos, sem representação figurativa. Associar o desenho à dança, literalmente desenhar dançando com a mão.

2) Interpretar emoções graficamente (uma linha brava, outra alegre, etc.). Fazer esses exercícios com lápis ou giz de cera.

3) Substituir o lápis por pincéis e acrescentar a cor.

2º Grau:
1) Aliar a expressão linear ao uso de superfícies diferentes, para criar texturas.

2) Aliar a expressão linear a uma intenção.

3) Observar fotografias de pessoas com expressões variadas e, depois, desenhar os mesmos rostos, usando a expressão linear apropriada. Em seguida, observar o próprio rosto num espelho e interpretar emoções diversas. Depois desenhar o auto-retrato, representando várias emoções com a expressão linear apropriada e lembrando que cada metade do rosto apresenta uma expressão diferente, a não ser quando a emoção expressada é extremada (raiva, riso aberto, etc.). Finalmente, repitir o mesmo exercício com os alunos desenhando um ao outro. Estes exercícios poderão ser associados a aulas de teatro. São exercícios que desenvolvem um aspecto muito importante da inteligência emocional, que é a capacidade de reconhecer e demonstrar emoções.


Volta
 

Galeria O Philip Workshop
A Mão Livre Início Iliad Series

E-Mail: maolivre@cybermind.com.br