CAPÍTULO 8: EXPRESSÃO LINEAR
REFERÊNCIAS: FITA 2 - PROGRAMA 14 (EXPRESSÃO LINEAR)
A expressão linear e a expressão como um todo podem ser associadas à música, a dança e ao teatro. Este é o fundamento mais rico para crianças do 1º grau, porque desenvolve a sensibilidade plástica e a expressão emocional.FITA 3 - PROGRAMA 25 (EXPRESSÃO NA FIGURA) LIVRO - CAPÍTULO 8 (EXPRESSÃO LINEAR) CAPÍTULOS 13 E 14 HABILIDADES: EXPRESSÃO EMOCIONAL HEMISFÉRIO DIREITO (INTUIÇÃO) INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Sugestões: 1º Grau: 1) Interpretar músicas de ritmos diversos em termos puramente gráficos, sem representação figurativa. Associar o desenho à dança, literalmente desenhar dançando com a mão. 2) Interpretar emoções graficamente (uma linha brava, outra alegre, etc.). Fazer esses exercícios com lápis ou giz de cera. 3) Substituir o lápis por pincéis e acrescentar a cor. 2º Grau: 1) Aliar a expressão linear ao uso de superfícies diferentes, para criar texturas. 2) Aliar a expressão linear a uma intenção. 3) Observar fotografias de pessoas com expressões variadas e, depois, desenhar os mesmos rostos, usando a expressão linear apropriada. Em seguida, observar o próprio rosto num espelho e interpretar emoções diversas. Depois desenhar o auto-retrato, representando várias emoções com a expressão linear apropriada e lembrando que cada metade do rosto apresenta uma expressão diferente, a não ser quando a emoção expressada é extremada (raiva, riso aberto, etc.). Finalmente, repitir o mesmo exercício com os alunos desenhando um ao outro. Estes exercícios poderão ser associados a aulas de teatro. São exercícios que desenvolvem um aspecto muito importante da inteligência emocional, que é a capacidade de reconhecer e demonstrar emoções. Volta |
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