|
Introdução
|
|

Através do estudo do desenho, o aluno primeiro conhece esses elementos para depois tentar
dominá-los. O desenho de observação é um meio para se conseguir isso, mas é importante não
confundir o ensino do desenho com o ensino do desenho de observação. A representação realista
num espaço de papel é somente parte do unierso do desenho, pois, através do desenho, podemos
usar os pontos, linhas e espaços da linguagem gráfica para comunicar impressões da realidade,
sejam elas visuais, emocionais, psicológicas ou intelectuais.
No exercício do desenho de observação desenvolve-se o pensamento analógico e concreto, o
senso de proporção, espaço, volume e planos. A sensibilidade e a intuição são aguçadas en-uanto
se passa a apreciar melhor os outros elementos da linguagem gráfica: textura, linha, cor, estrutura e
composição.
A primeira coisa que me motivou, quando pensei em escrever este livro, foi o desejo de valorizar o
desenho e resgatá-lo de um emaranhado de noções equivocadas. Percebi que havia uma crescente
tendência de confundir o academicismo com o exercício do desenho de observação e o desenho
realista. Esta confusão fez com que se estabelecesse o conceito de que o desenho de observação
inibe a criatividade. O resultado disso é que muitos estudantes de arte fogem do desenho com
medo de perder sua criatividade. O que perdem, com esta atitude, são exatamente os meios para
desenvolvê-la. Há inúmeros exemplos de artistas, tanto clássicos quanto modernos - Picasso, por
exemlo - que dominavam o desenho de observação e mesmo assim foram criadores de uma arte
inovadora e revolucionária.
Não é o desenho que inibe a criatividade, mas uma atitude acadêmica. Quando o desenho de
observação é ensinado como se fosse baseado em regras, então, realmente, vai prejudicar a
criatividade do aluno, assim como qualquer professor que impõe regras, estilos ou soluções inibirá
o aluno na busca de sua própria expressão. O desenho de observação, repito, é um meio para se
dominar o desenho, e é somente dominando o desenho que se consegue fazer uma arte
completamente livre, onde as soluções são por opção e não por exclusão.
Lecionando, percebi que o aluno de desenho acaba aplicando este pensamento diferenciado a
outras atividades, pessoais e profissionais. Torna-se mais crítico à sua realidade, mais sensível e
mais criativo, de forma geral. Suas relações familiares enriquecem-se também. Portanto, percebi
que o desenho é um instrumento educacional muito rico, com uma abrangência muito maior do que
pensava. A expressão artística e o aprendizado do desenho são um meio para as pessoas
enriquecerem-se intelectual, emocional, espiritual e criativamente. Tudo isso coloca a
materialização do produto artístico em segundo plano, pelo menos no início dos estudos.
Creio que o lado direito do cérebro é muito pouco desenvolvido porque, além de o hemisfério
esquerdo ser o dominante, a educação tradicional tem privilegiado o desenvolvimento dos seus
atributos: a lógica, a racionalidade, a abstração, o simbolismo, o pensamento linear, minucioso e
analítico, e a concepção verbal, digital-aritmética e temporal. De acordo com o Dr. John C.
Eccles, é no lado esquerdo que o conceito do Eu é formado.
Preocupar-se com o resultado é conseqüência do domínio dos atributos do lado esquerdo do
cérebro. O lado direito trabalha com outros atributos, menos importantes para nossas atividades
diárias: analogia, síntese, intuição, conceitos concretos, espaciais, geométricos e holísticos. O lado
direito também é o lado musical. Portanto, o desenho de observação e a música são o que melhor
desenvolvem esse tipo de pensamento, no meu conhecimento, e, então, apresentam-se como
excelentes instrumentos educacionais, com abrangência maior do que se supunha.| ESQUERDO | DIREITO |
Ligação com o Consciente |
Sem tal ligação |
| Abstrato e Simbólico | Concreto |
| Conceitual | Intuitivo |
| Seqüencial-Linear e Minucioso | Holístico |
| Analítico | Sintético |
| Lógico e Racional | Analógico |
| Temporal | Síntese sobre o Tempo |
| Verbal | Musical (Quase não-verbal) |
| Descrição Lingüística | Senso Modelar e Pictórico |
| Concepção Digital | Espacial (Geométrico) |
| (Aritmética e Computação) |
|
|
| E-mail:maolivre@cybermind.com.br |