Introdução
Quando se fala num curso de desenho, a grande maioria das pessoas pensa que o objetivo do professor é ensinar a desenhar. Na realidade essa seria uma tarefa impossível para qualquer professor, como também seria um objetivo impossível de ser alcançado através de um livro ou de um programa de televisão como o À Mão Livre. O que pode ser ensinado é a linguagem do desenho, ou, seja, os fundamentos básicos da linguagem visual, e as técnicas e, daí, se o aluno se aplicar treinando o uso dessa informação, ele aprenderá a desenhar. O professor também pode ter um importante papel orientando o aluno nesse processo de aprendizagem. É importante salientar que o ensino do desenho deve ser feito, principalmente, a partir do momento em que o aluno começa a querer a representação realista, que varia de criança a criança, mas geralmente ocorre por volta dos dez anos. Antes disso, é a experiência visual e artística, não o conhecimento, que deve ser trabalhado. Embora a experiência artísticaé fundamental na formação do ser humano, esta é somente um aspecto da educação artística. Pensar em ensinar o desenho para que alguém possa aprender a desenhar pode ser comparado a ensinar a lingua portuguesa pensando somente em possibilitar o aparecimento de escritores. O ensino do desenho pode ser feito visando algo muito mais amplo:
Gostaríamos que vocês professores nos escrevessem dando outras sugestões e relatando suas experiências para que possamos estar constantemente enriquecendo essa seção. As melhores sugestões serão incorporadas à página e os nomes dos professores citados. E, lembrem, faça o ensino da arte ser algo sempre divertido! Volta |
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