A Mão Livre


  Introdução



Quando se fala num curso de desenho, a grande maioria das pessoas pensa que o objetivo do professor é ensinar a desenhar. Na realidade essa seria uma tarefa impossível para qualquer professor, como também seria um objetivo impossível de ser alcançado através de um livro ou de um programa de televisão como o À Mão Livre.

O que pode ser ensinado é a linguagem do desenho, ou, seja, os fundamentos básicos da linguagem visual, e as técnicas e, daí, se o aluno se aplicar treinando o uso dessa informação, ele aprenderá a desenhar. O professor também pode ter um importante papel orientando o aluno nesse processo de aprendizagem.

É importante salientar que o ensino do desenho deve ser feito, principalmente, a partir do momento em que o aluno começa a querer a representação realista, que varia de criança a criança, mas geralmente ocorre por volta dos dez anos. Antes disso, é a experiência visual e artística, não o conhecimento, que deve ser trabalhado.

Embora a experiência artísticaé fundamental na formação do ser humano, esta é somente um aspecto da educação artística. Pensar em ensinar o desenho para que alguém possa aprender a desenhar pode ser comparado a ensinar a lingua portuguesa pensando somente em possibilitar o aparecimento de escritores.

O ensino do desenho pode ser feito visando algo muito mais amplo:

  • o desenvolvimento da percepção visual, que inclui a apreciação do produto artístico (quadros, desenhos, esculturas, design, etc.) e a decodificação de imagens em geral.
  • o desenvolvimento dos atributos do hemisfério direito do cérebro.
  • o aprimoramento do controle motor.
  • o desenvolvimento da mente criativa.
  • o estabelecimento de um canal para a expressão emocional.
  • 0 desenvolvimento da inteligência emocional, trabalhando a reflexão, a observação crítica, a sensibilidade e a interação com trabalhos em grupo.
A seguir, você poderá ver algumas sugestões de exercícios para trabalhar essas áreas através do desenho. As fitas VHS poderão ser usadas na sala de aula para explicar os conceitos básicos de cada elemento. As fitas e o livro também foram feitos para servir como referência, tanto para o professor, quanto para o aluno.

Gostaríamos que vocês professores nos escrevessem dando outras sugestões e relatando suas experiências para que possamos estar constantemente enriquecendo essa seção. As melhores sugestões serão incorporadas à página e os nomes dos professores citados.

E, lembrem, faça o ensino da arte ser algo sempre divertido!

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