AMOR...AMOR


Ah! amor, amor, amor.
Aonde estás que não te encontramos no coração da humanidade, nem dos homens que trabalham em nome de Deus?
Amor, amor.
Como seria bom que vivesses dentro de cada um de nós, alimentando e lubrificando o nosso interior, a nossa mente, o nosso espírito!
Como seria bom que a consciência de cada um despertasse e, assim, se abrisse para o mundo, para a realidade de pobreza, de solidão, de carência...
Como seria bom se todos os corações se unissem em favor dessa mesma humanidade, que citamos sempre em vão...
Amor, se tu realmente existisses nesse planeta, aonde escolherias morar?
Será que no coração do homem ambicioso, prático, ganancioso e egoísta que temos aos milhares nesse mundo louco em que vivemos?
Certamente que não.
Acredito que escolherias morar no coração do humilde, de sentimentos puros e nobres, que corajosamente enfrenta as opiniões da maioria, para seguir com integridade os teus princípios iluminados.
Com certeza, escolherias morar no ser desprendido da matéria, que segue a vida doando e amorosamente acompanhando o próximo, em suas necessidades básicas.
Certamente, escolherias aquele que não julga, nem se sobrepõe aos outros com a pretensão de muito saber, de muito ser.
E também não escolherias aquele amigo ou inimigo que, com excesso de vaidade e orgulho, se destrói pouco a pouco, destruindo também aos outros, pisando-os e amordaçando-os sem piedade.
Meu Deus, esses todos não sabem o que fazem!
Dá-lhes a luz necessária pois, somente assim, eles poderão ser a moradia do verdadeiro amor.
Somente depois de despirem-se de todos esses precários sentimentos e hábitos, serão o amor vestido com carne. Pesada, mas necessária para cada missão de estudo, visando escalar mais um degrau.
Acredito, Senhor, que um dia todos nós seremos moradia do amor.
Aí então, o mundo será muito feliz. A espiritualidade será de amor, de aprendizagem e de luz. Aquela da vitória, da paz tão esperada e desejada.
Nós todos, aqui, torcemos por esse momento e, pacientemente, o esperamos. Enquanto isso, conquistamos merecimento para tão grandioso festejo.
Que todos estejam em paz e procurem crescer juntamente conosco.

Carinhosamente
Hélio


AMOR E FÉ


Algo está no ar.Alguma coisa diferente invade o nosso mundo tão pequeno e agressivo, transformando corações inquietos. São as forças superiores que vêm nos amparar, confortar, energizar.
O que será que, sorrateiramente, vem transformando essa planeta de espaço abençoado de expiações e provas, num mundo regenerativo? Um mundo diferente deste e mais feliz

É o amor.

Esse sentimento forte e valente, capaz de tudo conseguir no céu e na terra, ultimamente vem transformando nossos corações em instrumentos mais sensíveis.
A fé que remove montanhas e transforma água em vinho.
Essa, sim, é poderosa arma benéfica que vemos, a cada dia, ganhando mais adeptos.
Tudo nesse mundo depende dessas duas palavrinhas mágicas: fé e amor, amor e fé.
Quando nossos corações se abrem e se unem com a luz da espiritualidade, da instrução, do calor humano dedicado ao próximo e a Deus, tudo fica colorido e intenso. Tudo se transforma e se embeleza e, assim, tudo conseguimos.
Então, amigos, não desistam nunca. Sejam persistentes nesta missão tão nobre que todos têm. Sejam caridosos, sejam atenciosos e atentos, amem e tenham fé.
Deus existe, é onipotente e onipresente. E, um dia, nele chegaremos. Inevitavelmente meigos, fortes, iluminados, humildes e bons.
Coragem amigos.

Até logo


CORAÇÃO


Quando caminhamos por esta vida
Abraçamos a tudo com sofreguidão.
Vivemos sempre na ilusão
Do amor, da paz, da harmonia.
Mas como conseguimos isso,
Se é outra a nossa sintonia?

Nossa luz bruxuleia
No fogo de nossas paixões.
Nosso candeeiro, nem se fala,
Está longe, em outras dimensões.

E caminhamos na escuridão
Nos achando iluminados.
Não é que somos engraçados,
Achando ter luz própria
Dentro de nosso coração.

E temos um coração?
Não, não se confundam!
Este órgão que está a batucar
É somente para nossa vida
Ativar...

O coração de que falo
É aquele doce, acolhedor,
Que cada um acredita ter.
Mas o que temos na realidade,
Somente nos faz viver
Na ilusão de que somos possuidores,
De que somos portadores,
De muita luz
A nos rodear.
Qual o quê...
Para que isso aconteça,
É preciso que todos nós
A muitos saibamos amar.

Aristides



O AMOR 2


Como amar é bom!
Mas raro, realmente.
Como nos sentir amados é bom!
Mas raro, realmente.
Nós, aqui na Terra, achamos que amor é união carnal e, em alguns poucos casos, espiritual também.
Realmente o que foi falado hoje é a pura verdade. O amor aqui não é amor. Não são feitas as uniões por amor mas sim, pelo ego, por orgulho, por ambição e assim por diante.
Na verdade, tudo nesse mundo é um desafio a vencer, inclusive o amor.
Vamos à luta, jogar para vencer.
Se nós soubéssemos como o amor, no seu verdadeiro sentido de sentimento puro, é bom, salutar, edificante, eletrizante até, não daríamos tanto ouvido para as normas impostas pela sociedade, pelo poder da ambição, pelo status. Nós estaríamos felizes, muito felizes pois não estaríamos disputando o nosso espaço mas sim, dividindo-o com alguém.
Estaríamos compartilhando nossos sentimentos, nossos mesmos gostos e problemas. Estaríamos nos apoiando, nos elevando, nos sentindo com o coração.
Por que não ouvir a voz do coração?
Por que não é prático, nem dá lucro, nem status.
Isso é mau, isso é pobre, isso é escravidão. E, consequentemente, infelicidade.
O coração e o sentimento são prioridades sempre, não se pode esquecê-los.
O coração permanece eternamente.
O corpo, o status e o poder acabam.
Por que não perpetuar esse sentimento de elevação e pureza?
Pensem nisso, amigos...

Um amigo


O ESPÍRITO


Falar sobre o espírito é o mesmo que se falar sobre o amor.
O espírito foi criado simples e ignorante e, quando adquiriu o seu livre arbítrio, começou a caminhar com suas próprias pernas, assumindo toda a responsabilidade sobre os seus atos.
Se estes foram bons, se boas foram as sementes que plantou, esse espírito cresceu, evoluiu. Mas se, ao contrário, deixou-se levar pelas tentações terrenas, obviamente ficou para trás, pois não soube, ou não quis ouvir, o que a sua intuição lhe pedia.
O bom espírito é dotado de sentimentos mais elevados e não se deixa levar pelas facilidades terrenas, pelos falsos profetas, pelo egoísmo e por tantos outros sentimentos inferiores.
O bom espírito é facilmente reconhecível pelas suas atitudes frente aos fatos da vida, sejam eles de dor, de sofrimento ou de alegria. Sendo um espírito equilibrado, nada o afetará, pois tem plena consciência de que tudo aqui é efêmero e que a verdadeira vida está do outro lado, no mundo dos espíritos.
Meus bons amigos, façam por se tornarem bons espíritos. Para isso, basta que estudem e avaliem tudo que lhes é passado sobre a vida espírita pois, assim, será mais fácil atingirem a plenitude da vida, no plano maior.
Fiquem em paz.

Alberto


O ÉDEN


O jardim do éden,
A terra prometida,
A terra florida,
Que Deus está a abençoar.
O jardim do éden
Se encontra dentro
De cada coração.
Quando ele aprende
A amar, compreender,
Perdoar...
Cria, dentro de si,
Um lindo jardim
De amor.

Cássio



PESOS E MEDIDAS


Pequenas luzes, grandes luzes.
Não importa. O que vemos são luzes.
Não se mede o tamanho da luz.
Não da maneira torta e irrisória que pensamos.
Na Terra há unidade de medida para tudo o que se pensa.
Mas há coisas que não se medem com fitas, nem com balanças ou qualquer outro instrumento, por maior que seja a sua precisão.
O que não tem peso nem medida?
É a verdadeira forma de amar, pois o amor transcende, transpira pelos poros, nos transporta e não tem medidas. Nele tudo cabe. Ele tudo gera. Ele tudo cura.
Sem amor no coração, não somos nada. O pior dos seres humanos tem, nem que seja uma infinitesimal fração de seus sentimentos, dominada pelo amor. E é nesse minúsculo grão que temos que atingir nossos irmãos encarnados ou não, para ajudá-los a desendurecer seus corações. É nessa pequenina luz que devemos nos apegar e cada coração que conseguirmos "amaciar", será um grande feito. É com muita emoção e alegria que observo isso acontecer, ao longo desse período em que freqüento essa casa. Foi-me dada uma grande emoção ao poder expressar meus sentimentos esta noite e dividir com vocês meus pensamentos. E se eles já estão lapidados, é devido ao auxílio que, conforme pude descrever, recebi dos membros desta casa.
Louvado seja o Senhor que me enviou até aqui.
Sei que não devo mais dizer meu nome. Por isso, não terminarei esta como costumava fazer aí, na Terra.
Termino apenas me despedindo e dizendo muito obrigado.



SEMPRE ATRASADOS?


Estamos sempre em cima da hora. Para levantar, para nos prepararmos, para comemorar, para servir, ou mesmo para receber um abraço generoso, uma ajuda.
Se em cima da hora chegamos sempre, o que se dirá do atraso que nos é constante e que depende única e exclusivamente de nós: O nosso trabalho!
Não será o trabalho que nos renderá no último dia do mês o salário? Também.
Mas, mesmo precisando do dinheiro para sobreviver, a preguiça e o desânimo nos acompanham sempre. São esses os grandes colaboradores do atraso.
Mas, tenhamos a certeza de que conseguiremos cumprir nossos deveres com fé e força de vontade. Pois, se não desejarmos nos educar e não começarmos a nos disciplinar, o que será do trabalho? Deixará de nos proporcionar o salário da paz, da saúde mental, do ânimo para a vida. Deixará de nos trazer esperança, luz à alma. E é ele, o trabalho, que nos tira da inércia que atrofia o nosso espírito.
O trabalho de amor é garantido a todos. É uma troca entre todos e todos podem dele se beneficiar.
Vivam, cada dia, como se fosse o primeiro, como quem espera, ansiosamente, um novo momento para viver o amor. O amor que traz a luz de volta a quem viveu, por muito tempo, na escuridão.

Um grande amigo



UM DOCINHO DE AMOR


Como é bom participar de festinhas de aniversário e comer docinhos e bolos saborosos!
Por isso vou dar a vocês um pouquinho do que agora sei, com a experiência que adquiri em longos séculos de vivências produtivas, que muito acrescentaram ao meu progresso espiritual.
Uma receitinha doce e gostosa que todos irão adorar comer na festa da vitória de cada espírito, depois de muito trabalhar em benefício de seu próprio coração e do seu próximo.
Receita:
  • muito trabalho de doação.
  • muito trabalho de instrução.
  • muito burilamento em seu próprio coração, mente e corpo físico, criando novos hábitos de trabalho, alimentares e de sentimentos.
  • ocupar seu tempo com o próximo sofredor é bom e faz crescer.
  • e sempre que puder, amar, perdoar e respeitar ao próximo, a si mesmo e, consequentemente, a Deus.

Juntem tudo numa grande massa e apliquem no seu dia-a-dia.
Não deixem de aplicar essa massa com persistência e coragem.
Aqueçam com muito amor.
E comam no dia da festa, com humildade e carinho.

Uma vovó feliz


AMAI-VOS UNS AOS OUTROS


Sempre escutamos essas palavras, "amai-vos uns aos outros."
Parecem tão batidas, tão comuns... Mas são a chave, nos tempos de hoje, esses ensinamentos. A chave para que tão agressivo mundo transforme-se num mundo melhor, mais dócil, mais unido e produtivo.
Se todos nós nos preocupássemos mais com o nosso próximo, se nos esforçássemos para que nossos corações se abrissem cada vez mais em favor do outro, um mundo de amizade, fraternidade e paz seria nosso aqui e agora, pronto para ser vivido.
Todo hábito nós criamos devagar, e em tudo nesta vida e na outra, podemos criá-lo.
Portanto, se não sentimos amor pelo próximo, nem vontade de ajudá-lo; dia-a-dia, devagarinho e persistentemente, devemos nos exercitar nesse caminho. Dando ao nosso vizinho um pensamento de harmonia, de camaradagem; procurando perdoar ao nosso parente chato e invejoso, que insiste em fazer intrigas e fofocas envolvendo o nosso nome... Enfim, de mansinho e sempre, devemos criar o hábito das boas ações, do amor, dos bons sentimentos.
E aí, deste hábito criado, nossos atos passam a ser sentidos, de tanto serem vivenciados. E então as pessoas se entenderão mais, se ajudarão mais... As guerras não terão espaço nesse mundo. Tudo e todos se harmonizarão em um só pensamento e sentimento: o da paz.
Sigam, amigos, esse caminho. O próximo é mais importante do que você mesmo, o próximo merece mais a sua atenção, do que você mesmo. E doando o seu coração intensamente a ele, você crescerá e se elevará.
Trilhem esse caminho sempre, se esforçando para seguí-lo com amor, resignação e força, pois esse é realmente o crescimento interior de cada um, a prova menos dolorosa e a mais eficaz.
Sigam sempre, sem paradas desnecessárias. E sejam muito felizes.



AOS ASPIRANTES A ARTISTAS


Na tela do artista, a expressão da sua alma. Ele transforma em cor, em movimento, em luz; sua dor, seu amor. E quando a miras, pensas no quanto és incapaz de produzir tamanha beleza. E te acanhas quando deverias deixar brotar em ti a sanha de criar. Criar para mostrar o que sentes e ver, concretamente, teu sentir transformado. E uma mágica transmutação pode ocorrer em tua alma, neste instante. Basta que não bloqueies tua energia criadora. Ela vem para renovar. E renovando-te, torna novo tudo o que vês. E os outros verão a realidade com outros olhos. Com os teus.
O ato de criar não pressupõe técnicas, nem conhecimentos especiais, não é este o seu objetivo. Criar é abrir uma janela para nosso interior. É permitir que nos vejam. E, se assim fosse, todos nós não usaríamos máscaras, não teríamos como, nem porquê.
Liberte-se dos conceitos artísticos e ligue-se apenas em você. Tudo é belo. Já disseram que a beleza está nos olhos de quem a vê. Mas eu afirmo mais: o belo transcende o olhar, na medida em que não se pode vê-lo, se não for com os olhos do amor.



PROVAÇÕES


É tão bonito ouvir belas palavras, frases de efeito moral. Existem livros só de pensamentos positivos, livros que ensinam como se viver melhor, sem mágoas, sem revoltas, aceitando todas as mazelas como prova de resignação.
Tudo isso é tão bonito de se ler, de se falar. Mas pergunto agora: quem pratica?
Numa escala de 0 a 10, 0,5% chega quase perto, e os demais lêem, falam, mas não usam para si. Uns aprendem cedo, outros mais tarde. Mas como retirar uma bagagem arraigada e substituí-la por outra mais leve, menos densa?
Criamos o hábito do sofrimento? Não se desfaz isso do dia para a noite, tampouco em alguns meses e talvez, nem numa vida inteira, se consiga tal façanha. Estes ensinamentos, volto a repetir, para que tenham um efeito razoável, devem ser ministrados desde a mais tenra idade, dando-lhes prosseguimento até o final da existência. Mas, para isso, seria necessário que os pais os transmitissem para seus filhos.
Só que os pais também não sabem e, na idade que eles têm seus filhos, a vida ainda lhes parece risonha e vislumbram apenas o paraíso, no futuro. Por que eles perderiam tempo em começar a ler e descobrir-se a si mesmos? Já passaram tantos anos nos bancos escolares, já estão saturados de tanto aprender... Pensam que já sabem tudo ou, pelo menos, o bastante para criarem seus filhos. E cria-se o impasse: Os filhos não sabem porque os pais não sabem. Alguém tem a solução para este problema? Não é fácil. Mas a sua solução seria a solução do espírito. Quando o ser humano toma consciência da parte que lhe falta e, sente que esta porção é o que há de mais importante, pois passaram vidas em suas mãos às quais ele não deu a instrução devida e que não pode mais para retroceder, é que ele percebe a necessidade de uma maior espiritualização em sua vida. A propagação do espiritismo depende somente disso. Quanto mais cedo for feita a doutrinação, mais adeptos e maior chance para a humanidade aprender e passar com boas notas para a próxima encarnação. Não é preciso deixar de viver para isso. O ser humano pode viver uma vida normal e abrir mão de quase nada. Mas são necessários a instrução espiritual, os bons pensamentos, as boas palavras. Mas que não sejam lidas, ditas e pensadas somente, porém praticadas e passadas para frente, visando o aprendizado de seu irmão, de seu amigo, de seu filho. Assim formar-se-á a corrente do bem e da verdade.
E esta encarnação será melhor, neste mundo ou em qualquer outro em que estivermos. Pensem bem, irmãos, não guardem para si, esgoísticamente, o que sabem. Propaguem seus ideais, não como uma catequese forçada, mas de uma forma sutil, espalhem o amor pelo mundo.



CHANCE


Comece o seu dia sorrindo para você.
Sorria e contagie-se com a alegria de amar a si mesmo.
Ame-se, como o Pai o amou desde o instante em que você foi gerado.
A vida só poderá ofertar o seu melhor para quem o melhor se oferta.
Dê a você as oportunidades de entendimento e de perdão.
Aprenda com seus erros e não faça deles a sentença da sua derrota.
Viva a plenitude de cada momento de paz e aprenda a se propiciar voluntariamente esses momentos. Deles dependerá o seu equilíbrio.
E equilibrado, seus vôos para esferas grandiosas serão intermináveis.
Tudo isso é possível.
Tudo isso lhe pertence.
Basta apenas que você se dê essa chance.

Fausto


BRINCAMOS COM TUDO


"Peguei a letra "A.
Depois a letra M.
Na frente pus O.
Não satisfeita, rabisquei o R."
Amor, amor, amor... Por um bom tempo fiquei a olhar esses sinaizinhos, esses símbolos gráficos.
Imaginei-os nas suas mil formas, tentei compreendê-los, esmiucei-os todos. Mas, por mais que eu fizesse, eles apenas davam voltas em minha cabeça. Não encontrei, uma única vez, o caminho do coração. Então, olhei bem tais sinaizinhos e os vi transformarem-se numa flor, numa bela flor.
Entusiasmada, cheguei perto. E foi com raiva que cheguei mais perto, mais perto e, com pena, constatei: ela era toda artificial. Bela apenas de longe. De perto, faltava-lhe vida. Então descobri. Era mais uma filha da mente, tão falsa quanto tudo que dela nasce.
Estéril, simplesmente estéril.
Com raiva, com muita raiva, embaralho aquelas minhas letras e, para surpresa minha, o que li, desta vez, foi Roma. Então, pus-me a pensar.
Com M, com O, com A, com R escrevo amor, escrevo Roma , se puser um A a mais terei aroma. E se não parar com isso, irei longe para descobrir, talvez tarde, que não fui a lugar nenhum. Apenas viajei naquilo que pouco importava, pois quando o coração não participa, nada frutifica.

Aninha - 12 anos


Peço perdão a todos. Não consegui passar o que sinto.
Perdão, mais uma vez.
A culpa é toda minha. Tenho vontade de chorar.
Irmão Pedro, aqui ao meu lado, manda dizer-lhes que o que aconteceu comigo, acontece muitas vezes com outros. Por isso, os médiuns não se sintam culpados se a mensagem não saiu como eles gostariam.
A culpa, às vezes, é nossa, apenas nossa.
Obrigada pelas correções posteriores.

Outra vez, Aninha



AMAR-SE


Tanto esforço, tanto esmero.
Queria dizer palavras simples, porém edificantes. Mas a veia poética não corre por minhas veias.
Então, tenho que me conformar em expressar meus sentimentos através de palavras simples que, espero, tenham algum significado.
Amem, acima de tudo, à vocês mesmos. Pois vocês são compostos da mesma energia fluídica que há em Deus.
Amem, acima de tudo, à vocês mesmos. Pois vocês são feitos da mesma maneira que seus muitos inimigos.
Amem, acima de tudo, à vocês mesmos. Pois vocês residem no mesmo Universo - você e você.
Se vocês não se amarem, não terão condições de amar a Deus. Nem aos seus inimigos, vizinhos e parentes. Não terão condições de amar a nenhum de seus semelhantes, se não amarem a si mesmos. Nem aos seus filhos, pais, amigos ou sobrinhos, todos estes que precisam de vocês. Se não se amarem, jamais poderão dar algo de bom a eles. Estarão sempre carregados de desapontamentos e insatisfações. Alguém que não se ama, não se completa, não se preenche, não têm condições de doar bons sentimentos, pois estes estarão marcados por espaços em branco. Quem não se ama é como se fosse oco em sua parte mais nobre, pois nada leva o homem ao homem, do homem para o homem, senão o amor.
Espero ter me feito compreensível.
Obrigado pela paciência e dedicação.
Até breve, se Deus assim o permitir.
Um irmão, um amigo, Josué, não importa.

Apenas um espírito
como vocês



IRMÃOS


Toda a máxima de Jesus se resume em amar ao próximo como a si mesmo.
Só conseguiremos ver a Deus, no dia em que verdadeiramente pudermos amar aos que estão à nossa volta, com a mesma intensidade com que nos amamos.
Quando conseguirmos amar aos filhos dos nossos vizinhos, com o mesmo carinho com que amamos aos nossos filhos.
É claro que não vamos mudar e ser amorosos de um momento para o outro. Mas comecemos com um sorriso, com uma palavra amiga.
Procuremos envolver em nossas preces aqueles amigos que estão passando por provações maiores, abraçando a todos eles com pensamentos de coragem e luz. É o começo de uma mudança que nos levará ao criador.



AMAR (5)


Antes de experimentarmos o amor pleno, puro e incondicional, mais que tudo, é preciso que tenhamos coragem.
0 Eis-me aqui, para falar-lhes sobre algo que, de tão profundo e grandioso, torna-se tão simples que foge à compreensão imediata dos homens.
Por que é preciso ter coragem? Justamente para rompermos todo o verniz que tem endurecido e iludido nossos corações e nossas mentes.
Verniz com o qual "pintamos" as nossas piores atitudes, os nossos piores instintos, as nossas paixões, tentando torná-los mais belos.
Antes de podermos sentir o amor e agirmos direcionados por ele, temos que compreendê-lo para que possamos lapidar e aparar tudo o que nos impede de vivenciar esse bálsamo para todas as dores da humanidade.
Lapidarmos o nosso egoísmo, que nos impede de enxergar o próximo desapegado de nós e livre de nossa própria visão de mundo.
Compreendermos nosso orgulho, que nos faz olhar com os olhos julgadores de uma mente prepotente.
Somente quando compreendermos e aprendermos a lidar com todos esses "laços" que nos aprisionam dentro de nós mesmos, é que poderemos vislumbrar toda a leveza, toda a agradável sensação de levitar rumo ao sentimento, que é o princípio e o fim de tudo.
Eis-me aqui, questionando também como fazer para que possamos dar esse passo rumo à leveza de tão nobre sentimento...
Acredito que não haja "receita" a passar-lhes, porém, da minha humilde condição de aprendiz como vocês, posso dizer-lhes o que, neste momento, apreendo: o primeiro passo é, corajosamente, lutar contra o vício do julgamento.
Ao julgarmos, estamos praticando tudo o que nos distancia da pureza que o amor exige, assim como dos veículo da sua expressão. Ao julgarmos, praticamos toda a nossa prepotência e orgulho em achar que os outros não sabem o que sabemos. Em pensar que nós somos tão melhores, tão mais preparados, que podemos atribuir etiquetas do que é certo ou errado, do que se deve fazer ou deixar de fazer, deste ou daquele jeito!
Nosso maior modelo, o Pai, nos mostra com toda a sua justiça e misericórdia, que nem Ele julga. Dá-nos todas as chances de aprender, compreende nossas dificuldades, socorre quando chamado por nós, permite que vivenciemos, aprendamos com nossos próprios passos, erros e acertos. Por que, então, não podemos "sufocar" todos os nossos anseios de auto-projeção, e não tentamos deixar que todos possam caminhar, cada um ao seu modo e ao seu tempo?
Preocuparmo-nos mais com nossas próprias atitudes, com as arestas que temos de aparar, talvez seja a melhor forma de controlar nossa mente julgadora.
Tarefa árdua, que exige coragem. A coragem de quebrar vínculos cristalizados no ódio e na vingança. Coragem de direcionar nossa "atenção para nós mesmos.
Que o Pai nos abrace com seu Amor e nos dê a força necessária para rompermos nossa resistência e podermos nos "entregar" a este caminho, preparado para nós.

Um abraço amigo



AMOR (9)


Amor, sentimento nobre e ainda não vivenciado em sua plenitude neste mundo.
A humanidade caminha para o amor mas, infelizmente, o amor que tanta busca, ainda está na satisfação dos prazeres sensuais e dos apegos materiais.
Pobre humanidade, tão desprovida de sentimentos mais profundos e com um interior tão vazio e estéril!
Diariamente vemos como o sofrimento e a amargura tomam conta dos seres mas, mesmo assim, estes corações áridos não conseguem parar e se perguntar o porquê das suas dores.
Até quando essa humanidade continuará a tripudiar tudo o que é decente, tudo o que é digno?
Filhos, não se preocupem pois, para tal dilema, existe sempre um anjo amigo que estará pronto para agir, no momento propício. É somente através da atuação deste anjo, cujo nome é "dor", que a humanidade despertará e começará a caminhar em direção à evolução. Os escolhos, as provações serão muitas, mas tudo assim foi escolhido.
Portanto filhos, vocês que já estão dando os primeiros passos para o seu crescimento, não deixem de manter este equilíbrio, esta sintonia com o plano espiritual superior, pois isso muito os beneficiará. Fiquem em paz.

Um bom amigo



A PRESENÇA DO AMOR


Queres me ouvir?
Então aprende a limpar da tua alma os julgamentos que tu mesmo amontoaste.
Queres me ver?
Então limpa a lente que aumenta os teus pontos negativos, para que ela te permita enxergar o que és, realmente.
Queres, por certo, me sentir também... Pois meu abraço é suave, reconfortante, firme mas discreto, puro e fortalecedor, constante e fiel.
Então, amigo, entrega, neste instante, tuas posses. Coloca-as todas na tua frente e, sem tristeza, sem apegos, dize adeus à estas velhas tralhas inúteis. Caprichos, rancores, apegos, comodismo, lamentações e, principalmente, o que criaste e nem sabes ao certo o que é: o medo.
Assim, eu me apresentarei e serei um grande aliado da tua força, da tua coragem, do teu perdão, da tua ternura, da tua luta, pois sou o amor.




INIMIGO DE ONTEM, AMIGO DE ONTEM


Caminhos se cruzam em diversas passagens. Em cada ponto de encontro, a oportunidade do reencontro. Por que não parar e perguntar-se o por quê?
Qual sentimento devemos expandir?
Em todos nós se esconde um diamante. Um diamante de muitas facetas, que espera pela lapidação para que seu brilho apareça com maior intensidade, com mais expressão. Em cada face desse diamante aparece um sentimento que, com o nosso trabalho incessante de busca, devolverá o encanto à mais linda pedra que tão opaca parecia. Perdão, caridade, entendimento, afago, humildade, caminhos que traduzem o encontro da luz.
Lembremos que em todos nós, em cada passo que dermos, o amor deve estar presente, pois ele é o sentimento soberano, o formador de todas as verdades, de todas as certezas. O amor que crê, que envolto na oração eleva o mais infeliz pensamento, deve estar presente em todos os nossos atos.
Olhe aquele que está do seu lado como aquele que está dando-lhe a oportunidade de vencer na sua caminhada.
Entendê-lo, será o meio para seres um vencedor.
Amemo-nos, companheiros, pois no inimigo de ontem, pode estar o amigo de hoje, nos mostrando as intermináveis transformações a que todo ser vivo está sujeito.



AMOR E TEMPO


O tempo é curto, o tempo urge, mas sempre há tempo para se dizer que amar não tem tempo.
Amar, sobre todas as coisas, a si mesmo, pois é lá que está Deus e toda essência do universo.
Mais uma vez quero dizer: nunca é tarde para se amar. Nunca é tarde para se amar a Deus e ao universo e todas as suas criações. Amem-se uns aos outros e a si mesmos. Em um tempo tão curto, falou-se muito sobre o amor. Deixemos que ele penetre todo nosso ser hoje e em qualquer tempo.
Obrigado por este pouco tempo, mas tão gratificante e esclarecedor.



ALERTA


Quando estiveres sozinho, aproveita para despir-te, retirando cuidadosamente a roupa com que vestiste teu coração.
Olha os detalhes, a linha, percebe as cores, o tipo de fecho que preferiste. Sente o tecido, conhece aquilo com que te cobres, pois tens a chance de mudar, reformar ou proteger melhor as tuas peças interiores.
Quando estiveres acompanhado, sente se valeu a perna vestir-se como sempre, ou se a mudança te deixou mais confortável.
Ocupa um pouco do teu tempo para cuidar do teu vestuário interior. As estações mudam. E sair desprotegido em dia de chuva, ao certo te impedirá, ao menos por um dia, de estrear teu lindo casaco que levas dentro do teu bolso enorme, o complemento perfeito para todas as ocasiões: o teu amor.

Uma amiga



AMOR 10


O amor que se sente aqui nesta esfera onde prevalecem os instintos, as paixões e os sentimentos, é um ensaio da plenitude de Luz que este sentimento, na realidade, abrange. E por, neste momento, não abarcar toda a sua abrangência, torna-se tão direcionado e partidário. Se o dirigirmos com exclusividade a um dos nossos entes queridos, automaticamente deixamos de atender aos outros. Se o enfocarmos somente em nós mesmos, não perceberemos ninguém mais. Como uma flecha, segue uma única direção. E, adormecidos como estamos, não o enxergamos como a totalidade, como a Luz, como o bálsamo que pode "abraçar" tudo e a toda forma de vida.
Na confusão dos nossos sentimentos os "amarramos" e confundimos paixões, desejos, apelos, instintos... Tudo fica mascarado como sentimento. Porém, sentir é viver completamente todas as emoções. E por tantas vezes reconhecer em nós a dificuldade de amar, torna-se este o nosso primeiro ato de amor verdadeiro.
Faz-se necessária a prática de um amor que se desvincule de condições, de aprovação e de convivência íntima. Faz-se urgente o exercício de um amor mais abrangente, por toda a humanidade. É preciso parar de "economizar" sorrisos, gentilezas e atenção. Quem nos ensinou a escolher a quem vamos amar? O que define o merecimento de uns e a condenação de outros?
Sejamos ousados, arrisquemo-nos na turbulência para atingir a calmaria. Saiamos da angústia, do peso que é selecionar os merecedores de nossos melhores sentimentos. Vamos distribuí-los sem exceção e, podem estar certos, que receptáculos não faltarão.



AMOR 11



Amor, sentimento forte, capaz de aplacar todas as amarguras do mundo.
É necessário que amenizemos os nossos pensamentos, libertando-nos de todos os sentimentos negativos que carregamos dentro de nós.
O amor é um sentimento nobre mas, infelizmente, os seres terrenos ainda têm dificuldades para compreendê-lo, por isso, a impossibilidade de pô-lo em prática.
Faz-se necessário que, pouco a pouco, melhoremos. Comecemos aparando pequenas arestas. Devagar, mas com honestidade de propósito. E assim, dia-a-dia, todos notarão que, vagarosamente, uma sementinha boa começará a germinar. Hoje tímida mas, com o decorrer do tempo, vai criando forças. Até que o comece a tomar rumo em direção ao crescimento e à verdadeira compreensão do que seja tranqüilidade, paz, equilíbrio e fé.
Meus amigos, as virtudes precisam ser buriladas, mas é importante que este seja realmente um desejo que parta do coração, não apenas dos lábios, sob a forma de promessas vãs.
Pensem, amigos. E comecem desde já este burilamento.
Fiquem em paz.

Um amigo



DAR DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBE


Aquele que cobra as lágrimas que enxuga, sente uma solidão imensa no seu caminhar.
Aquele que cobra a palavra que pode tirar uma pessoa da beira de um suicídio, sente o amargo em sua boca.
Aquele que cobra querendo o amor, a atenção de volta, fica sozinho no escuro do seu mundo interior.
Porque a vida nos foi dada de graça. Deus não vai tirá-la de nós, nem querê-la de volta junto com todo o resto que Ele nos ofereceu. E quando aceitamos as possibilidades de desenvolver nossas qualidades e sermos bons, assumimos responsabilidades, porque se recebemos pela graça do amor, teríamos que, pela graça do amor, oferecer.
Uma dor imensa toma conta do coração quando este se esquece de oferecer de graça este amor. Trabalhamos, desenvolvemos a nossa inteligência e muito recebemos, porque precisamos sobreviver na Terra, com abrigo e com alimento. Somos importantes no que fazemos por menor que seja, pois o mundo espera isto de nós - a nossa colaboração. O resto é desenvolvimento interior. Não de um campo que se desfaz por falta de cuidados, mas de um campo vasto que, dia-a-dia, cresce e se amplia.
Ofereçam aquilo que de melhor possuírem, pela graça do amor. E não esperem receber nada em troca, não há necessidade. O próprio amor possui tudo. Amem, enxuguem as lágrimas e, se possível, estendam as suas mãos, por estenderem simplesmente. Ofereçam alimento para matar a fome, mesmo que esse prato caia aos seus pés.



AMOR X ÓDIO


Aproxime-se do seu inimigo.
Procure conhecê-lo, saber mais sobre ele.
Olhe-o, sem as barreiras do ódio, sem o véu da desconfiança, sem o amargor do ressentimento.
Enxergue o seu interior, suas reservas, seus medos, sua carência...
E veja que suas atitudes são, tantas vezes, reflexos da necessidade que tem de atenção e carinho; são como capas protetoras de sua fragilidade.
Compreenda essas suas necessidades e dê-lhe um olhar isento de energias negativas, que só fazem acrescentar às suas reservas, aos seus medos e, conseqüentemente, detonam sua defesa agressiva.
Aproxime-se dele e sinta quão importante pode ser, para ele e para você, esse movimento de "reconhecer-se".
Dê esse passo e sinta o bem que isso trará à sua alma.
Permita-se sentir o frescor, a suavidade, a leveza de poder amar ao invés de odiar.
Você merece sentir a alegria de poder olhar para aquele que antes o incomodava tanto e, no lugar deste sentimento, encontrar a serenidade de poder auxiliar um semelhante.
E saiba que o maior beneficiário desta mudança de atitude será você, pois irá, assim, aproximar-se também, sem reservas, de si mesmo.



NO PRINCÍPIO TUDO ERA AMOR


Então, da noite fez-se o dia e os homens puderam caminhar, a passos largos, em busca da imensidão do Universo.
Buscaram abrigo, buscaram companhia, buscaram progresso e desenvolvimento. Lutaram uns com os outros a troco de poder.
Na mistificação de suas crenças, pisaram uns nos outros.
E hoje, começam o caminho de volta, quando na paz do anoitecer, querem apenas chegar em seus lares e amarem-se uns aos outros.
Com muita luz, muita paz, procuram encontrar-se com o passado, onde homens e mulheres brincavam e tão distantes dos sentimentos de ódio e de rancor se encontravam.
O princípio de tudo era o amor... Mas não soubemos carregar este fardo, que nada tinha de pesado e hoje lutamos para encontrar novamente nosso espaço no Universo. Um Universo de paz, de carinho e de fraternidade.




PALAVRAS, ESPELHO DO CORAÇÃO


Amar é um ato de desprendimento absoluto, onde não pensamos em nós e sim no que devemos fazer.
Ainda não sabemos o que é este verdadeiro amor, pois estamos impregnados de ódio, de rancor. Clamamos pela justiça, que nem sempre é justa. Ou, às vezes até, o que julgamos que seria justo recebermos está muito longe daquilo que merecemos.
Somos tão imperfeitos que somos dignos de pena...
Limpemos nossos corações e nos preparemos para o porvir.
Estamos todos esperando que o mundo se transforme e nos esquecemos que esta transformação começa dentro de nós mesmos. Esta reforma só cabe a nós fazermos. Não esperemos que algo ou alguém a faça por nós.
Mudem seus valores, observem suas atitudes, observem seus pensamentos, policiem suas palavras. Jesus disse: "O ruim não é o que entra mas sim, o que sai da boca do homem, pois suas palavras são o espelho de seu coração".
Meditem sobre isso e, com certeza, um grande passo já terá sido dado.
Que Ele nos abençoe e nos sustente.




MOMENTOS RAROS


Conseguir, de repente, desvestir-se de toda a pretensão; desvestir-se de todo ódio, de todo rancor. Deixar nascer do coração o sentimento maior do amor e transformá-lo num gesto de carinho, num sorriso, num olhar, num afago, numa palavra amiga que envolve, que acalma, que ameniza, que suaviza, permitindo ao alvo deste seu carinho, deste seu amor, um momento de sossego, um momento de paz, onde nada lhe é cobrado, onde não existe troca. Somente um gesto puro, simples, espontâneo, que gratifica e que preenche nossa alma de luz, de paz e de tranqüilidade. Momentos raros e únicos que todos nós, alguma vez nesta vida, já tivemos. Pena!.. Momentos raros...
Transformar estes momentos em essência, transformar estes momentos no sempre. Viver este momento integrando-se no todo, ampliando-se, crescendo, se expandindo. Eis o objetivo de toda a experiência, de todos os sofrimentos. Chegar à essência, chegar ao âmago, descobrir o porquê e vivenciar cada experiência, tirando dela o que há de bom. Transformar essa experiência em um gesto de amor abrangente, envolvente. Não como a criança que tem apagada de sua mente todas as experiências para que possa viver uma nova vida e adquirir novas experiências. Mas chegar ao todo, carregado e pleno de todos os conhecimentos adquiridos através de suas vivências e tendo conseguido transformar todos eles num gesto único e grandioso de amor.
Fiquem em paz.




SORRISO


Gostas de sorrir?
Que bom!
O que espalhas com teu sorriso?
Já pensastes nisso?
Ele é autêntico ou disfarçado?
Sabes o seu valor, se puro ou verdadeiro?
Sabes o que pode acontecer com aquele que o recebe?
Sabes os benefícios que ele traz ao teu coração, quando o entregas com beleza ao teu irmão?
Então amigo, descobre...
Vasculha o teu interior, os teus pensamentos. Olha ao teu redor e alimenta, com muito amor, a tua vida. Para que o dia positivo que assim é acionado, possibilite a ti um sorriso puro e contagiante, curando a vida de muitos.

Humberto



QUEM É O NOSSO PRÓXIMO?


Crescemos, ouvindo sempre, que devemos amar ao próximo. E isso sempre nos foi passado dentro da família e, mais ainda, por todos os credos.
Mas será que todos sabem, exatamente, o que venha a ser "amar ao seu próximo"?
O que realmente nos foi passado é que o nosso próximo é todo aquele que vive ao nosso redor.
Mas será isso mesmo, amar ao próximo?
Nenhum esforço precisamos fazer para amar nossos pais, filhos, amigos e todos aqueles que fazem parte de nossas relações. Até aqui, não há nenhum mérito. Amar aos seus familiares, todos amam.
Amigos, é preciso que vocês levem esse amor mais adiante, que saiam do seu círculo normal de vida.
Ama ao seu próximo aquele que consegue ultrapassar as fronteiras do seu lar, aquele que vê o seu próximo numa criatura que não pertença ao seu círculo de amizades, que lhe seja, simplesmente, um estranho.
Os nossos próximos são todos aqueles que, como nós, também são filhos do Pai. Não importa como sejam eles: pobres, ricos ou estropiados. São todas as criaturas que, como nós, têm suas provas a expiar.
São todos aqueles que, como nós, lutam para que um dia, haja uma verdadeira confraternização na humanidade. A partir dessa confraternização, é que o verdadeiro amor ao próximo estará sendo compreendido e exercido por todos.
Aprendam a amar ao seu próximo, saindo do lugar comum.
Fiquem com Deus.

Um amigo



SOLIDÃO NA MULTIDÃO


Sabiam que os índices de solidão das cidades grandes é assustador?
As pessoas, muitas vezes, estão em grandes grupos e, mesmo assim, sentem-se sozinhas. Sabem por quê?
Pela falta de amor, sentimento este, tão complicado de se sentir e doar... À falta do amor sincero, ficam todos sempre querendo barganhar o amor do outro.
Quando doamos nosso amor, sem espera de retornos, tudo flui como realmente deve ser.
Amem-se, despojados de expectativas. Respeitem-se, distribuam o amor em seus gestos, em seu toque, em seus olhares de compreensão. Mas despertem, para que possam ajudar e serem ajudados!
Quando se estende a mão sem ver a quem, o mérito é de quem conseguiu o desprendimento do verdadeiro amor.
Fiquem em paz.

Um amigo



AMAR-SE 1


O homem não poderá amar seu irmão, no sentido verdadeiro deste sentimento, enquanto não amar a si mesmo.
Chega a ser utopia para os seres que, encarnado ou não, ainda permanecem ligados ao plano material, amar ao próximo do modo como deseja o nosso Pai Maior.
Por mais que o homem diga que ama o seu semelhante, na verdade, o sentimento puro ainda não está sendo praticado.
E por que digo isto? Porque, como conseqüência da não aceitação de si mesmo, tanto no plano físico como no espiritual, os seres não se aceitam uns aos outros. E mergulhados em angústia, tristes pelos inúmeros problemas gerados por eles mesmos, acabam julgando mal a própria Criação.
Combatem com suas próprias vidas e, em desequilíbrio, não amam a si mesmos. Pois, do contrário, ergueriam a cabeça e traçariam seu caminho com resignação, com trabalho, com caridade e amor verdadeiro. Expulsariam de si próprios, pouco a pouco, o egoísmo, a ambição e tantos outros sentimentos de desamor.
A partir daí, quando realizar estas tarefas, o homem estará preparado para amar o seu semelhante como a si mesmo. Saberá o verdadeiro sentido do amor, pois aceitando-se, saberá que sua vida verdadeira não está neste mundo terreno, saberá que é um ser criado para o bem, uma centelha divina que só depende de si mesma para crescer, evoluir e se aproximar da luz, ainda que muito distante. Porém, a fórmula para esta aproximação é a prática do verdadeiro amor consigo mesmo e com o semelhante. Lembrando que este semelhante não é o seu próximo, sua família, seus amigos, aqueles que compartilham de suas crenças e idéias mas sim, toda a humanidade desejando a todos muita fraternidade e, principalmente, amor entre todos os povos que a formam.
E esta luz não deverá parar somente no desejo mas ser praticada no dia-a-dia, na correção quando necessária. Porque a maior caridade é quando distribui-se luz, ensinando o que se sabe e mesmo que se provoque um descontentamento temporário, estar-se-á lançando uma centelha que poderá irradiar os semelhantes.




RESULTADOS POSITIVOS


Há muitos caminhos a sere trilhados. Quando se está caminhando, as perguntas surgem, as dúvidas nos assolam e o desânimo sobrevêm-nos porque, ao travarmos sempre duelos interiores, as insatisfações aparecem.
Façam uma análise de quantos pontos positivos retiram das experiências que vêm adquirindo, nesta vida que vocês levam.
Os resultados tendem a ser mais positivos, quando nos esforçamos para fazer o melhor, aperfeiçoando-nos a cada dia. A luta só é vencida quando os obstáculos vão sendo transpostos. Quando nos questionamos sobre o que está errado e o que pode ser mudado para que a conclusão a que chegarmos seja o resultado de nossos esforços, de nossa coragem e, principalmente, do amor ao que fazemos.
Fiquem em paz.

Um amigo



SÁBIO AMOR


O amor não se encontra nos "grandes" gestos, nas atitudes corajosas, na defesa de um outro ser, nem nas demonstrações excessivas e "divulgadas" de carinho.
O amor muitas vezes se expressa em atitudes por nós julgadas "pequenas", como por exemplo: distanciar-se quando se percebe que o passo seguinte precisa ser dado pelo próprio ser que amamos; desejar que o melhor lhe aconteça, ainda que este melhor signifique a dor para nós. Acalmarmo-nos quando o desespero deste ser se expressa diante de nós, abraçá-lo quando nos dirige palavras que ferem.
Dirão vocês que atitudes como estas são de submissão, de ignorância, de uma "simplicidade" muito grande, própria daqueles que não tem amor-próprio. Ah, que engano! São atitudes de que somente grandes almas são capazes. Sentimentos e atitudes que exigem uma abnegação que seres "instruídos", "polidos", "estudados", dificilmente terão.
Pequenas, se avaliadas por medidas também pequenas, e vistas de um ponto de vista ainda menor. Mas "grandes" e dignas, se avaliadas pelo prisma da grandeza da alma, se vistas com os olhos do amor.



AMOR X ÓDIO


O ódio une tanto quanto o amor. Talvez até mais.
Quando nos ligamos a alguém pelos vínculos da antipatia ou da desafeição, permanecemos ligados a esta pessoa pelos laços do pensamento. No momento em que emitimos idéias a respeito de outra pessoa, com ela criamos elos, pelos quais uma corrente energética, como fios de luz que saem de nós, a atingem.
As energias de um cunho mais pesado, como as do ódio, têm uma densidade maior e menos sutil do que aquelas emanações de amor. Elas têm uma materialidade maior e, como seres materiais que somos, nos afinizamos melhor, de modo mais fácil e direto com elas.
As energias amorosas, afetivas, são de origem divina. Possuem sutileza em sua substância. Se isso as torna muito mais poderosas, também as faz menos penetráveis onde a capa material é mais densa e impermeável.
Quando desejamos o mal de alguém, atingimos aquele que é objeto do nosso desafeto, com uma carga de energia que o torna mais suscetível a sentimentos de medo, de angústia, de derrotismo. E isso não o ajudará a superar os obstáculos que necessitar. Antes, pelo contrário, somará para que ele tenha maiores dificuldades, ainda, para ultrapassá-los.
Mesmo que ele não saiba, que não tenha consciência de quem ou o que o atingiu, um cordão fluídico foi tecido entre os dois seres e as emanações de rancor, de falta de confiança voltarão por este fio e atingirão aquele que, mesmo inadvertidamente, tenha começado a tecer a teia. E o círculo se fecha.
Ao contrário, o amor estabelece uma corrente de harmonia e de vontade positiva.
O amor e o ódio se complementam. Pelo menos, no atual estágio das coisas. Mas se não podemos perceber um sem o outro, nossa compreensão precisa ultrapassar esta dicotomia, senão pela apreensão profunda do seu significado, pelo entendimento imediato das leis de ação e reação. É o primeiro passo. Depois dele, outros virão.
O amor suplantará o ódio, no dia em que entendermos o verdadeiro sentido da vida. O sentido do progresso e do crescimento. As mudanças serão filhas da vontade de que as transformações ultrapassem o desejo interno e se concretizem no trabalho efetivo de auto-transformação.
Trabalhemos, amigos, com a nossa mente e o nosso coração.



AMOR 12


Caminhar... caminhar...
caminhar...
Mas onde queremos chegar?
À bondade, à doçura,
à tolerância, ao bem querer?

Somos pobres criaturas
que passam pela vida
se enganando,
achando saber viver.

Somos pessoas tristes,
sufocadas por
um imenso egoísmo.
E à cada pontada,
à cada picada do amor
fugimos,
pois não sabemos sentí-lo.

Amor...
Palavra que soa tão forte,
que soa tão doce,
que soa tão melancólica...

Amor...
Sentimento nobre
que criaturas disformes,
como nós,
tiveram o poder de deturpar.

A tudo amamos...
Por tudo somos apaixonados...

Somos seres desvairados
que mal conseguem caminhar
com as próprias perna!

Amor...
Palavra tão doce,
sentimento tão nobre...
que nosso pensamento,
tão pobre,
não consegue detectar.

Amor...
Alguém consegue saber
o que significa?

Um amigo



CARINHO 1


Carinho é fonte energética.
Carinho é caminho de amor.
Carinho nunca é demais.
A afetividade é importante, sim. Pois, como um ser humano ainda imperfeito, ainda aprendiz, pode bastar-se a si mesmo?
Não, amigos, a individualidade, sem dúvida, é direito de cada um de nós. Mas, em excesso, é egoísmo. Viemos aqui para aprender.
Aprendizagem é sinônimo de troca de experiências, troca de energia, troca de informações, troca de afeto, troca e troca...
Carinho é plumagem bonita, macia, gostosa de sentir. Quem dá afeto se fortifica; quem o recebe se acalma, se tranqüiliza, se equilibra.
Carinho é sinônimo de amor, amigos. Amor é bálsamo para a nossa condição de criança espiritual. Criança precisa de amor para crescer psicologicamente, afetivamente e fisicamente saudável.
Criança precisa de apoio e de muita troca. Portanto, também nós precisamos de afeto.
Não esqueçam desse detalhe amigos: amor é fonte de energia, é vida, é crescimento.
Dêem e aceitem todo o tipo de afeto com verdadeiro amor.

Um abraço,
Castilho



CARINHO 2


Carinho, amiguinhos, não é só um passar de mãos nos cabelos, no rosto, ou um simples abraço.
Toda criança deve ser ensinada a perceber todo tipo de carinho que recebe a cada momento, principalmente dos seus pais e familiares. Ele está no olhar da mamãe que tanto ama seus filhos, no sustento que os pais tanto lutam para conseguir para sua família. Nas orações por eles feitas em segredo, pedindo a Deus que dê saúde e segurança, que não deixe faltar o alimento e o teto para seus filhos.
O carinho, amiguinhos, é reflexo do amor. E deve ser dado e recebido com sinceridade e serenidade no coração.
Um abraço carinhoso à todas as crianças.

Da amiguinha
Cibele



ANSIEDADE E DESEJO


Filhos, já perceberam a quantas anda o mundo à sua volta?
Quanta ansiedade, não é? Quanta angústia e desespero para se livrar dos obstáculos que surgem em seus caminhos, impedindo a realização dos seus desejos, dos seus sonhos... Sonhos e desejos que, muitas vezes, vão além do que deveriam. Saibam, filhos, que não é preciso sonhar tão alto e nem desejar o que mal conhecem.
É preciso que se diga a essa multidão que para viver não se precisa de tanto. Basta crer que se é filho de Deus e que, portanto, Ele habita em cada um, unindo a todos pelos laços de amor e fraternidade.
É preciso que amem-se mais uns aos outros, sem restrições. E caso elas existam, é preciso que se lute para afastá-las, pois serão esses os sinais de alerta para se trabalhar o amor, a fim de descartar mais uma pedra do caminho de quem deseja crescer, enriquecer e brilhar no mundo espiritual.
Por isso meus filhos, procurem se libertar dessa prisão em que muitos se encontram. E busquem a liberdade para amar sem fronteiras, sem medo e sem a espera de recompensas.
Amar é doar-se, é dar amor, é dar de graça o que graça recebemos Daquele que é o mais puro amor: nosso Pai Criador.

Um amigo da casa




SÓ O AMOR INTEGRA


Depois de tanto alento, de tanto tempo, posso eu vir aqui e, sem querer parecer piegas, escrever essas mal traçadas linhas, deixando a vocês, meus irmãos, essa mensagem falando do que eu aprendi aqui.
Assim, meus irmãos, amem indistintamente. Amem seus pais, seus filhos, maridos , companheiros, esposas, amigos, colegas e conhecidos e até mesmo aqueles que pensam ser seus inimigos.
Amem realmente, do fundo de seus corações. Pois só o amor os levará ao verdadeiro crescimento espiritual. Olhem para seus irmãos, indistintamente. Imaginem que todos fazem parte de uma grande família, como realmente somos parte integrante do universo.




COMO DOAR AMOR


Fala-se tanto em amar ao próximo, no entanto, será que realmente sabemos entender, com profundidade, o alcance dessa máxima?
Ame o seu próximo... Mas como amar esse próximo se sequer sabemos nos amar e nos respeitar?
Antes que tomemos a decisão de estender o nosso amor ao próximo, comecemos por tentar compreender a nós mesmos e ver onde estão as nossas reais necessidades.
Comecemos por avaliar a forma de nos alimentarmos. Será que existe em nós o cuidado e a preocupação de procurar saber se esse alimento é saudável o suficiente para manter são o nosso corpo físico?
E a forma de pensar, como anda? A confusão de idéias arrogantes ou pessimistas, por acaso, não estará tirando-lhes o sono?
E os seus pulmões? E fígado? Será que estão funcionando como deveriam, ou o consumo de bebidas alcoólicas (mesmo que seja apenas socialmente) e o abuso do cigarro, não estarão contribuindo para a falência destes órgãos?
O que sai da boca de vocês, são apenas palavras sinceras, amenas, ou vocês somente abrem a boca para julgar, para magoar?
Agora, eu pergunto a todos:
Vocês se amam?
Então, como amar o próximo se nem mesmo a si próprios conseguem amar?
Filhos, caiam na real, amem-se primeiro. E aí sim, comecem o treino de amar ao seu próximo.

Um amigo



AMANDO E RESPEITANDO


A quem devemos amar e respeitar nessa nossa vida terrena?
Essa é uma pergunta que fazemos diariamente, esperando que uma resposta surja para nos esclarecer e fundamentar uma atitude de nossa parte.
Por que uma pergunta tão óbvia aparece em nossas mentes, já que deveríamos crescer com esse conceito já formado dentro de nós?
Ah, amigos, com certeza porque os valores e os conceitos de moral estão ocupando nossos corações de maneira deturpada e invertida.
Os costumes e as tradições de cada povo influenciam no cultivo dos valores seus reais mas, com certeza, estão longe de estar certos. As leis que regem cada lugar, cada grupo, são normas criadas pelo homem, de acordo com o interesse de quem as cria e, geralmente, visam benefícios para poucos. Portanto, também não ajudam no esclarecimento dessas dúvidas.
Agora, o que acham vocês, amigos, de pararem e avaliarem os conceitos existentes no mais fundo do seu próprio ser, olhando-os verdadeiramente, considerando o que sente o seu coração?
Ali, provavelmente, acharão a resposta certa. Pois cada um de nós, apesar dos muitos vícios já enraizados, temos armazenados valores nobres para serem acordados na hora certa, no momento do nosso amanhecer. Quando, acordados e prontos para enfrenta um novo dia, colocamos os pés na estrada e descobrimos quantas coisas temos para realizar e quantas pessoas temos pela frente. Então, descobrimos a quem devemos amar e respeitar, além de nós mesmos.
Neste nosso amanhecer interior, desabrochamos para o amor, descobrimos que devemos amar e respeitar a cada ser existente no universo, porque cada um tem e cumpre um papel importante num todo, onde todos participam.
Amar e respeitar é uma lei do coração, do elevar-se, do evoluir, do acariciar, do ajudar, do agasalhar, crescer e aperfeiçoar, do iluminar e caminhar em direção a Deus. Portanto, devemos amar e respeitar a tudo e a todos.




O JOIO E O TRIGO


Separar o joio do trigo,
eis a nossa maior dificuldade.
Mas se aprendermos
a prestar um pouco mais de atenção
ao que acontece à nossa volta,
veremos que não é tão difícil assim
fazê-lo, até com alguma exatidão.

Mas primeiro é necessário
realizar esta separação
dentro de nosso próprio
coração.
Se nele dermos uma boa olhada
veremos que está cheio,
quase a transbordar,
de sementes estragadas.

É hora de fazer a seleção,
separando o mau do bom grão.
Deixar o espaço livre
para que possa entrar a luz
em profusão.
Cuidar para que
não seja tomado pelo bolor
o que lá ficou.
Reciclar-se, renovar-se
e transformar-se num ser melhor,
mais cordato, com o amor
no peito a transbordar.
Sem nunca mais parar de doar,
para não deixá-lo estagnar...

Um amigo



INSTANTE


Ah, se neste instante eu pudesse reencarnar, se neste instante eu pudesse dar um rumo diferente à minha vida, se neste instante eu pudesse viajar, se neste instante eu pudesse comprar, se neste instante eu pudesse estudar...
Ah!, se neste instante eu tivesse a coragem de me despir de todas essas hipocrisias, ociosidades, mentiras, frivolidades...
Ah!, se neste instante eu pudesse somar todos os "instantes", em que eu me pus a reclamar, perceberia, de certo, que tinha recebido tempo suficiente para eternizar o meu próprio instante.
Não teria desperdiçado tantos momentos importantes, transformando-os neste instante de dor, de apego, de lamúrias.
Ah, quão belos são todos eles!
Aqui estou , aqui me vejo, aqui me coloco. A existência maior, num momento de amor, me transformou, instantaneamente, no melhor do meu próprio instante.
Assim é a vida, um instante. Por isso, agora, seja no mínimo, um instante de amor.




FAGULHA DE AMOR


Quantas vezes minha boca não sorriu?
Quantas vezes minha mão se fechou diante de uma oportunidade de ajuda?
Quantas vezes minha boca calou palavras de conforto, de otimismo?
E quantas vezes ela se soltou para injuriar e caluniar o que eu julgava conhecer?
O que pude fazer para ajudar ao próximo e não o fiz?
Muitas coisas? Não, pouquíssimas...
O amor verdadeiro eu não sentia, mas a fagulha deste amor verdadeiro meu coração sempre abrigou. E esta fagulha, por mais fraca que fosse, iluminaria a muito corações necessitados. Entretanto, a distância que eu impunha diante de um amigo tirou-me algumas oportunidades belíssimas de ajudar ao meu próximo. Nesta época eu acreditava que ajudar ao próximo era sentir por ele um amor extremo, coisa que não sentia... Então, o que poderia fazer?
Um sorriso já não seria uma ajuda?... Calar a minha boca quando ela queria desfilar tanta miséria a respeito dos outros, já não seria um ato de amor?...
Será que não podemos fazer isso? Será que vocês não podem fazer isso?
Hoje, aqui venho para mostrar o que eu podia fazer, mas não fiz. Que vocês, agora, pensem e reflitam sobre estas atitudes simples e pequenas de hoje, mas que se tornarão fontes de força e segurança, amanhã. Se hoje suas pernas vacilam, amanhã, não mais.
Basta que você se dê essa oportunidade e será a pessoa mais beneficiada, pois sentirá o retorno deste amor. Quando direcionar uma atitude amorosa, do fundo do seu coração, a quem quer que seja, esta atitude retornará a você.
Que Deus banhe o coração de todos com a luz do amor. E que, amanhã, possam dormir acreditando que deram o melhor de si.




DOAÇÃO


Se você não experimentou a atitude de doar-se, faça isto, aproveite a oportunidade e não se arrependerá.
Ainda faltam argumentos suficientes para que decida? Então crie esta força dentro de você. Arranque-a como se estivesse construindo-a com as suas próprias mãos. Há tempo para rever os erros do passado. Basta para isso acreditar em Deus.
Não se iluda, ser bom é bom, mas não é fácil. É condição básica que haja a sua permissão, mais que isso, a sua vontade, a sua fé.
A fé opera milagres, produz a harmonia, dá equilíbrio e acaba por conscientizar os mais incrédulos.
Do saber nasce o entendimento, e da fé o amor. O verdadeiro amor é aquele que liberta o coração, que promove a paz, a caridade, a benevolência.
Caso encontre dois caminhos a trilhar, observe antes por onde deve caminhar. Sinais nítidos do bem e do mal irá identificar. Não pense, porém, que escolhendo o caminho do bem estará salvo dos percalços da vida, pois para quem tem o verdadeiro amor dentro de si, nada impedirá de alcançar o final da trilha.
Precisa de ajuda? Imponha o seu pensamento aos dos espíritos mistificadores. Não se deixe iludir com palavras doces, com supostas fórmulas de abnegação. Caso sinta dificuldade, peça aos bons espíritos, ao seu espírito protetor, enfim a Deus, e eles certamente o ajudarão.
O ato de doar-se é antes de tudo digno das pessoas desapegadas dos valores materiais. De pessoas que não estão preocupadas com as vantagens que esta atitude poderia proporcionar-lhes. São pessoas livres...



O AMOR 3


Pensar no amor e fazer do amor o sentido da vida é o que todos procuramos. Porém, pouco sabemos a respeito de sua plenitude. O amor não está na posse, mas sim, no respeito e na liberdade de cada um. Saber desprender-se das pessoas é uma dádiva que poucos conseguem, pois a necessidade do apego, o materialismo ainda são muito grandes na humanidade.
Amigos, aprendam o significado do verdadeiro amor na sua forma mais simples. Não sejam escravos do seu sentimento, nem enclausurem ninguém. O que vocês acham ser amor quando sentem possuir alguém é apenas, e tão somente, falta de coragem de crescer individualmente.
Aprendam a se libertar, desprendendo-se da materialidade. Só assim vocês vão ter a noção da pureza e do verdadeiro significado da palavra amor.

Um amigo



RESPIRAÇÃ0 X MEDITAÇÃO


Respirar é um ato de amor.
Quanto tempo leva o ato de inspirar e expirar?
Quanto tempo consegues ficar sem o alimento a nutrir o teu corpo?
Quanto tempo consegues ficar sem o líquido substancial e necessário chamado água?
Quanto tempo consegues ficar sem respirar?
Respirar é um ato de amor. Por pura compaixão, a existência te presenteou com o oxigênio. Mas tu não consegues reparar no maior milagre que esta existência te oferece: o ato de respirar.
Respiração é concentração, é atenção, é exercício, é trabalho, é determinação.
A gota de orvalho que abraça a planta na madrugada, te mostra a respiração da vida.
Quanto tempo ainda precisas para viver o teu tempo?
Fazes sem pensar, choras sem sentir, lês sem estudar, perdoas sem compreender, falas sem ouvir, pensas sem discernir. Assim, também respiras, sem perceber todo o ato de amor Daquele que se integra em cada célula da vida, em cada oportunidade. Quando te fere o desânimo da dor, neste instante, a vida está chamando-te para o maior dos encontros: o convite à observação de tudo aquilo que, de tão importante, deixaste na insignificância.
Respira e observa.
Respirar é um ato de amor.



REFLEXÕES SOBRE O AMOR


Querem saber o que é o amor?
Posso dizer que é quase tudo o que pensam ser.
É o alegrar-se com a presença do outro, sim; mas sem tornar essa presença sua única razão de viver.
É a vontade de auxiliar o outro, sim; porém sem exigir que o outro seja ou faça só o que você julga correto.
É o carinho e os bons sentimentos dirigidos ao outro, sim; porém sem que haja limites ou condições para que você expresse esses sentimentos.
É o abraço, o sorriso, o olhar terno, o coração aberto, os ouvidos prontos para ouvir, tudo isso dirigido ao outro, sim; mas sem que haja necessidade que esse outro lhe retribua. E mais ainda, que tudo isso possa ser dirigido a todas as pessoas, não somente aos familiares, amigos próximos e companheiros de jornada.
Tudo o que pensam ser o amor, até pode ser considerado uma parte deste sentimento. Porém, ele é muito maior e mais abrangente.
Todo o bem querer, toda a benevolência, tolerância, alegria, disponibilidade, proximidade... só poderão ser uma face do amor quando não tiverem amarras no apego, na necessidade de troca, no egoísmo que impõe condições e regras.
E sobretudo, só será amor verdadeiro quando for estendido por todos nós, a todas as coisas e a todos os seres que nos acompanham nessa linda viagem que é a vida.




ONDE?


Onde, meu Deus, encontrar a paz que almejo?
Onde buscar o equilíbrio para o meu lar?
Onde a fonte que sacia a sede de luz?
Sou peregrino em busca das respostas para as minhas dúvidas. Há um livro sagrado onde eu possa buscar o conhecimento?
Com esses conflitos, muitos irmãos se perdem. Muitos estão em lutas terríveis em busca de respostas. Uns, procuram nos templos. Outros, nos retiros espirituais, jejuando, confessando e comungando.
A única fonte onde todos nós, sem rótulos, encontraremos todas as respostas, está bem próxima de nós - na caridade e no amor ao próximo. Mas ser caridoso é muito difícil, pois tomará o seu tempo e cobrará responsabilidade. O tempo que lhe sobra é tão pouco e você merece descansar, não é?
Ah, filhos!
Quando aqui chegamos, tudo muda. Olhamos o passado e percebemos que fracassamos mais uma vez.
Busquem o consolo nos asilos, hospitais, orfanatos... Sintam a força do amor quando lá chegarem. Todos nós, aqui também, estamos em busca da paz. Mas sabemos que a encontraremos no trabalho para o próximo.

Adolfo


FELIZES PARA SEMPRE


Sempre que ouvimos essa expressão, identificamos a união entre duas pessoas que se amam.
Porém, nunca pensamos em avaliar se essa união não é muito restrita, no contexto da eternidade. Não aceitamos que esse amor tão forte não seja amor, mas sim, pura sensualidade, já que não atinge o mundo todo, somente a um único ser.
Será que isso é amor?
Não, amigos. O amor é grande demais para atingir somente a uma pessoa, a um espírito. Nunca paramos para avaliar as nossas atitudes em relação a humanidade toda, tão carente de amor e de atenção.
O amor desarma o egoísmo.
Ele enche o mundo todo com energias salutares, com docilidade e caridade.
Amar é muito mais amplo, amar é dar, é espalhar carinho, é ampliar a felicidade no mundo.
O amor é vida, é perfeição.
E atinge indistintamente, a tudo e a todos.
Um caminhar de mãos dadas com toda a humanidade, olhando para o alto e agradecendo pela oportunidade de vivermos nessa escola que é a vida e por sermos eternos.



AMOR 13


Amor!
O amor é grandioso!
Olhemos a nossa volta... O que vemos?
Céu azul anilina, pequenas pinceladas brancas formando nuvens fofas e pequenas.
Abaixo, o mar, tão azul quanto o céu, algumas pinceladas mais fortes e teremos um azul profundo, encaixando-se em concavidades na terra, como uma sopa na terrina.
Um pouco adiante, montanhas grandes, montanhas verdes, com florestas, diversidade de vida, tão diferentes, pulsantes, vibrantes em cores e exuberância.
Ventos que vem do norte, do sul, espalhando-se nas ondas dos mares, encrespando as copas das árvores nas florestas.
Borboletas que voam, vivendo intensamente depois de sua fase de lagartas, querendo conhecer esse mundo maravilhoso em que vivemos.
Vida é amor e paz!
É o sopro divino de Deus para que os nossos sentidos despertem e vibrem com tanta beleza divina.
Aí eu pergunto: com tanta exuberância de vida, com tanta diversidade, cores, nuanças, sons, cheiros, beleza demais a qualquer hora do dia ou da noite. Até mesmo em tempestades, o fascínio prende nossos olhos na fúria da natureza, cuspindo gelo, água, raios, fogos, até mesmo nessas tempestades a vida vibra, e o sopro de Deus nelas está contido. Com todas essas belezas, será que o paraíso não é aqui?
E nossos olhos tão humanos, tão pequenos e estreitos não querem enxergar o que nossa alma vibra e tenta nos passar.
Olhem o amor de Deus, o sopro da vida, a voz de Deus manifestando-se na plena beleza da natureza. É só querermos ouvir, ver e sentir com a alma, e sentiremos os braços de Deus ao nosso redor nos mostrando sua criação, o seu paraíso, o nosso paraíso, tudo feito com amor!

Uma irmã dedicada ao bem
Efigênia Figueiredo



A LEI DO AMOR


O que sabemos nós sobre o amor, sobre esse sentimento puro e sublime?
É tão fácil pronunciarmos a todo instante essa palavra, mas será que temos esse direito?
Será que podemos nos colocar na condição de criaturas capacitadas a sentir e avaliar esse sentimento?
Amor... até quando pronunciaremos essa palavra em vão?
Até quando continuaremos julgando-nos à altura de tal sentimento?
O amor, aqui na Terra, é ainda incompreendido naquilo que ele realmente representa.
Os seres humanos, pelas suas próprias condições evolutivas, não estão capacitados para sentirem o amor em sua plenitude. O estágio em que vivemos mantém-nos ainda próximos de sentimentos menos elevados.
O amor é grandioso, é sublime e difícil de ser comparado a qualquer coisa que possamos imaginar. Não há como compará-lo, ele é único.
O amor está em tudo e em todos mas, por enquanto, não estamos preparados para a sua real compreensão.
Vivamos a vida tal qual ela se apresenta, sem nos preocuparmos em exercer aquilo que ainda não entendemos.
Exerçamos o amor tal qual o conhecemos, ou seja, trabalhando, cumprindo os deveres para os quais fomos chamados. Se em tudo o que fizermos for colocado carinho, boa vontade e sinceridade, com certeza, estaremos caminhando na conquista de sentimentos mais elevados que nos dignificarão, sem que precisemos usar a palavra amor sem o conhecimento verdadeiro do que ela representa.
Façamos por merecer, façamos por crescer, façamos por nos tornar sempre melhores em todas as nossas atitudes.
Através desse comportamento, estaremos conquistando o direito de nos considerarmos seres em busca de um mundo melhor, com sentimentos mais elevados.

Um amigo



DO AMOR E DA FÉ


Amar é um sentimento de fé.
Fé é paz, um sentimento de amor a Deus.
Todas as vezes que eu me confesso fervoroso, estou, na verdade, imbuído de uma força inconteste de amor.
Quando também o meu coração apresenta-se calmo diante dos meus questionamentos mais difíceis, isto é uma revelação do meu espírito na fé.
Se trabalho com serenidade, pensando apenas na obrigação que o objeto do meu trabalho tem em contribuir com a totalidade das realizações, revela-se em mim um ato de amor.
O meu coração se acalma, e isto é mais um ato de fé.
Para eu permanecer, porém, nessa faixa de vibração, tenho de conhecer e executar com competência as primeiras tarefas de todos os meus atos.
Para eu não sofrer perturbações que venham do exterior, tenho de ficar dioturnamente em estado de alerta. Este me levará em pouco tempo à compreensão, à tolerância e, consequentemente, à legitimidade desses sentimentos elevados.
Não creio, portanto, em passos largos; onde degraus são deixados para trás sem serem tocados.
Acredito sim, no conhecimento e experimento de todas as fases pelas quais deve passar um futuro conhecedor da razão.
Deus abençoe a todos.

Um amigo
Josué




OLHAR E AMAR


Olha os lírios dos campos como são belos e formosos.
Natureza bela, exuberante, para quem tem a sensibilidade de olhar em volta e apreciar o que é belo...
Agradeça todos os dias a prática do andar, do olhar, do falar e do poder analisar, livremente, todos os dias de sua vida.
Reclamas do que tens de melhor... Mas fica um dia sem poder enxergar, andar ou falar... Garanto a todos que a experiência seria muito saudável, "para repensar" o modo como vivem .
Ah, quantas energias e forças guardadas e usadas inutilmente...
Podes e deves amar-te um pouquinho mais, para que possas amar o outro sem esperar respostas imediatas.
Amar, simplesmente por amar. Experimenta e verás como é bom viver amando tudo o que vês.
Um abraço.

Um amigo




PASSADO, PRESENTE E FUTURO


O passado foi, o presente é e o futuro será.
O que será melhor? Vivermos do passado, vivermos no presente ou vivermos sempre na expectativa de um futuro melhor?
Que tal ficarmos no presente, mas sempre procurando fazer o melhor para quando olharmos para o passado só termos boas lembranças e doces recordações.
Com isso, evitaremos culpas, medos, inimigos e tantas coisas desagradáveis que nos cercam.
Viver o agora, com amor, este é o segredo.




AMAR-SE 2


Cada um é responsável pelos seus atos.
Se bons ou nefastos, não cabe a ninguém julgar.

Cada um é responsável pelos seus atos.
E se cada ser humano dá valor a si mesmo,
está passando da hora de se modificar.

Cada um é responsável pelos seus atos.
Olhemos um pouco mais para nós mesmos
e deixemos de vistoriar agora, já, de antemão,
o que o outro faz ou não.

Vamos olhar para o nosso próprio umbigo
antes de olhar para o alheio,
seja isso feito de soslaio ou de permeio.
Acreditemos mais em nós mesmos,
cuidemos mais das nossas obrigações, pois,
se cada um fizer a sua parte,
já estará fazendo demais por si mesmo,
por quem o ama, por quem dele se acerca.

Vamos arregaçar as nossas mangas
e irmos em busca do nosso desenvolvimento.
O relógio já girou várias vezes...
Muitas luas, muitos sóis já passaram por nossas vidas...
Então, antes que demos, ao desamor, guarida;
deixemos a preguiça de lado, vençamos o cansaço
e sigamos em direção à nossa principal meta:
o amor por nós mesmos.

Raphael



FORMAS DE AMAR


Deus, na sua amplitude amorosa, nos concedeu muitas formas de amar...
O amor filial.
O amor físico.
O amor à natureza.
O amor que se compartilha em todos os momentos, em nossos gestos e atitudes.
Porém, quero dizer-lhes que para que esse amor seja pleno, precisamos, primeiramente, amar a nós próprios.
Seria isso egoísmo? Seria isso uma forma de narcisismo?
Não, esse sentimento é traduzido em respeito por nós mesmos, segurança em nossos atos, pensamentos filtrados pelo bem e por vibrações positivas. Tudo isso é amor.
Quando chegarmos a esse ponto, poderemos dizer que realmente podemos amar ao nosso próximo, pois os nossos sentimentos estarão depurados, o suficiente, para que não tenhamos em relação ao nosso semelhante nenhum gesto, pensamento ou vibração negativos.
Realmente viveremos o amor, no estado de amor, que é o equilíbrio universal para todos nós..
Amar a Deus, sobre tudo o que temos, vemos, sentimos... Amemos a nós próprios para que possamos amar ao nosso irmão, ao nosso próximo, ao nosso semelhante. Esta é a tradução exata do nosso amor por Deus.
Amo a todos vocês.

Um amigo



REFLEXÕES SOBRE O AMOR


O homem tem acreditado muito no amor, palavras ou gestos e vem distanciado-se cada vez mais do amor divino, do amor de Deus. Tem valorizado apenas as atitudes que no seu julgamento são certas, esquecendo-se do verdadeiro sentido da palavra amor. "Eu te amo" - essa frase tem sido dita a todo momento, nas mais diferentes situações, para qualquer pessoa e em qualquer lugar. Esse é o amor que o homem tem acreditado e valorizado.
Quando se fala em amor divino, o mínimo que se consegue é uma oratória sem sentido, palavras ditas sem compreensão, apenas com o intuito de agradar ou demonstrar o quanto se sabe.
Mas, e o verdadeiro sentimento que há por detrás de tudo? São meras palavras vazias, não pensam, não sentem, não choram, não riem, são apenas sons.
Amar ao próximo é, antes de tudo, compreender que cada ser está vivenciando as lições que necessita para aprender e crescer rumo ao amor divino. Mas como alcançar esse amor universal, se nem ao menos amamos o nosso próprio jeito de ser e viver, se estamos o tempo todo nos cobrando atitudes e decisões quando ainda não podemos realizar?
O homem precisa julgar a si mesmo com menos rigor, e sendo amável consigo mesmo, assim será com os outros. O maior inimigo que temos somos nós mesmos com a nossa mania de perfeição, exigindo que os outros sejam o que somos, ou melhor, o que queremos ser.

Haroldo



LÁGRIMAS DESNECESSÁRIAS


Quando as lágrimas deixarem de ser derramadas dos olhos humanos, estes terão aprendido, então, a amar. E deixarão de viver todos os sentimentos que ofuscam o amor. Quando a lágrima sofrida vem, traz consigo todo um carregamento de frustrações, dores, revolta, descontentamento, desesperança... E enquanto tudo isso estiver habitando e conduzindo o interior de uma pessoa, ela não ama plenamente. Apenas gosta das pessoas, coisas e idéias.
E o que dizer das lágrimas de emoção por uma situação feliz?
Quem ama, sabe que as situações são todas felizes, mesmo quando não se enxerga a felicidade nelas. Portanto, se alguma causou emoção por ser inesperada, faltou a certeza de quem ama verdadeiramente.
Porém é um patamar ainda bastante distante, este. Por hora, empenhar-se em diminuir as lágrimas, por tantas vezes desnecessárias, já é um bom trabalho. Trabalho, porém, mais difícil do que parece. Pois não se trata de sufocar a emoção, de tornar-se frio, e demonstrar uma força que, na verdade, não existe. Mas sim, alimentar a confiança, a fé na vida; exercitar a serenidade, o desprendimento; diminuir a ansiedade e as expectativas. Isto tudo fará com que cessem as lágrimas.
Quem ama, ama tudo o que é a vida. Confia na Sabedoria que dirige seus passos.




SEM PRECIPITAÇÃO


Amor com amor se troca, se une, se fortalece. E é pois, no amor, que podemos conseguir que os anseios mais difíceis sejam realizados. Não importa o quanto impossível algo possa nos parecer. Nada é impossível se estivermos firmemente determinados e fortalecidos pela fé de que somos criaturas em evolução, em busca da perfeição e que, neste trabalho de crescimento, devemos colocar uma grande dose de bondade, de sabedoria, de paciência e de amor. Todas as coisas têm sua época propícia para acontecer. Não vamos querer precipitá-las para que não haja um desgaste que causaria, posteriormente, maior dificuldade de relacionamento, de entendimento e menos vitalidade.
Tenhamos calma e cautela, sigamos pelos caminhos retos e iluminados. Muitas vezes, os atalhos nos levam à escuridão e a abismos que não podemos transpor.
Aguardemos e nos preparemos, como faria o alpinista que procura conhecer todos os equipamentos que o ajudarão na sua tarefa de atingir o topo e que não se esquece de nada. Pois a falta de algum equipamento ou a imprecisão dele, pode lhe custar um retorno ao ponto de partida. Isso, se não lhe sobrevier, também alguma lesão pela imprevidência.
Assim também é quando nos propomos a conhecer e trabalhar com o plano espiritual. Não podemos nos ater apenas aos objetivos imediatistas e egocêntricos.
Nem sempre o que achamos bom para nós, o é de verdade.
Analisemos os caminhos, há várias opções. Mas a escolha será mais fácil se soubermos o que exatamente buscamos. Assim saberemos onde está o que desejamos.
Paz e tranqüilidade adquira primeiro, em sua alma. E, em seguida, conseguirá passar isso aos que você estima.
Abraços caridosos.

Irmão Josué
(enviada pelo espírito Mustafá)