AÇÃO E PRECE


Sem dúvida, fazer uma prece ao despertar, ao adormecer, é de extrema importância. Mas de nada valem se entre elas não existirem outros tipos de prece.
Uma delas é a prece do trabalho. Do trabalho feito com amor, com perseverança, em prol do nosso progresso e dos que nos cercam.
Outro tipo de prece, muito importante também, é a prece do sorriso, da alegria, do otimismo, que distribuímos à nossa volta. De certo, estas preces muito agradam ao Pai, pois fazem com que pareçamos um pouco mais com Ele. O Pai trabalha o tempo todo por Suas criaturas, mandando, enviando a todas elas, paz, conforto e amor. Talvez, às vezes, não compreendamos, mas se conseguirmos parar um pouco e olhar tudo o que nos cerca, com certeza, conseguiremos compreender.
Que o amor envolva, sempre, a todos nós.



AMOR UNIVERSAL


Amados, assim como o sol irradia seus raios fulgurantes em todo o globo terrestre, derrame seus pensamentos de amor a todas as criaturas que dele necessitem. Aos enfermos, aos velhinhos, às crianças abandonadas, aos criminosos, aos suicidas, pois uma prece a eles dirigida, funcionará como um sol radioso que alimentará seu coração e fortalecerá sua fé nesta caminhada da vida.

Um amigo


CAMINHANDO


São tantos os caminhos
A serem percorridos
Que eu, já cansado e dolorido
Ergo aos céus o meu pedido
Forças para continuar adiante
Forças para nas flores não pisar
Forças para continuar a plantar
Por todo caminho que eu passe
Pelo menos um sorriso
E neste meu andar lento
Andarilho do espaço
Procuro no mundo vasto
Energias para viver
Onde eu possa abastecer
Minh'alma sedenta e dura
Ainda pouco madura
Para poder compreender
Que por todos os caminhos
Buscamos sempre acender
A fé que dorme no peito
Por falta de conhecer
A força que te impulsiona
Centelha divina e pura
Que a todos ajuda e empurra
Para a frente... para o poente...
Para a fonte do saber...


CAMINHO DA LUZ


Luz que põe fim ao sofrimento.
Clareia a nossa mente para que ela não queira mais ser dominada.
Penetra nos corações inquietos e solitários, para que eles encontrem no amor seu companheiro fiel e prudente.
Acompanha os pés que caminham por lugares distantes e sombrios, tornando-os mais leves e quem sabe, até floridos.
Mostra aos olhos de todos, pureza, compaixão, alegria, caminhos novos e simplicidade.
Busca o importante para que os ouvidos apreciem os sons mais puros.
Leva para dentro de cada um, o alimento da sorte, da força, da coragem, prosperidade e fé.
Derruba as estruturas que foram montadas nos lugares que pertencem a outros seres.
Imponha o agradecimento, a benção, por onde fores.
Descubra a maravilha que cada um carrega dentro de si, para que, através da ponte que você forma de um coração a outro, os seres se perdoem e se compreendam, para que você continue sempre ocupando o lugar de honra que deves ocupar em cada um de nós.



A PRECE


Há os materialistas que dizem ser a prece uma crença frívola, assim como tudo aquilo que tira de nós mesmos a responsabilidade sobre as nossas vidas. São muletas - dizem eles.
Há aqueles que esperam das suas orações efeitos milagrosos. Pedem a Deus, a solução imediata dos seus mais ínfimos problemas, das pequenas questões em que se enredam acreditando que são grandes as suas preocupações.
Qual dos dois grupos tem razão? Nenhum. Na realidade ambos vêm uma parcela da verdade.
Da posição dos materialistas abstraímos que não devemos buscar fora de nós aquilo que está tão perto: dentro de cada ser. No sol divino que brilha dentro de nós. Por outro lado, este sol não brilha sem que seja alimentado, sem que a chama da fé o sustente. Erram eles, os materialistas, ao julgarem-se soberanos, acima de todas as coisas, onipotentes ou completamente arrasados e desgastados quando não alcançam o sucesso naquilo que se propõe.
Da concepção dos fanáticos, colhemos de positivo a fé numa força maior que a tudo ordena e tudo pode. Pecam ao esperarem passivamente por este auxílio. E nada fazem no sentido de conquistar aquilo que, muitas vezes, está bem dentro das suas possibilidades.
Então amigos, a eficácia da prece pressupõe estes dois elementos: uma fé inabalável no poder divino e uma crença muito grande em si mesmo.
Busquemos a abertura destes dois canais paralelos. Um antena de longo alcance que nos ligue com o "alto" e um mergulho profundo em direção ao centro do nosso ser.
Temos de buscar, antes de tudo, tornarmo-nos pessoas mais permeáveis aos efeitos da prece, à percepção das tantas dádivas que recebemos sem que sequer as reconheçamos.
E serás mais permeável, quando deixares brotar do teu coração, aquilo que ele realmente necessita para que possa se iluminar. E esta consciência só aparece, na medida em que fores burilando teus sentimentos, purificando teus pensamentos. E como fazer isso? É claro, que não será pedindo. Não é passe de mágica. É fruto de trabalho. Conhecer do que é bom e buscar praticá-lo.
Darmo-nos conta, no ato, de nossos desatinos, de nossos desafinos. E revermos, da melhor maneira, nossas atitudes.
Amigos, orem sim. Orem muito. Em todas as situações. Rezem sintonizados consigo mesmos. Pedindo força e paciência para enfrentarem as vicissitudes. Agradecendo sempre. Muito mais temos todos para agradecer.
Muita fé. Confiem.

Abraços



BENÇÃO


Homem, tu és abençoado milhares de vezes, todos os dias da tua vida. A cada passo teu, automaticamente, um reflexo das forças naturais, das energias do cosmo te envolvem.
E, ainda assim, não te cansas de pedir bênçãos e ajuda. Tornaste tuas preces automáticas e dirigidas para teus pedidos impensados, vindos do âmago de teu ego. A prece te foi ensinada para ser um canal, uma ponte a ser transposta num momento de elevação d'alma... Nem te apercebes de que não é necessário pedir, visto que recebes, sempre e incondicionalmente, tudo o que verdadeiramente precisas. Na verdade não enxergas as bênçãos que recebes sem pedir.
São bênçãos tuas alegrias, são bênçãos tuas tristezas, como são bênçãos tuas dores! Quanto já aprendeste com tuas dores? Queres benção maior do que aprender? São bênçãos tuas conquistas, são bênçãos tuas decepções que te alertam, que redirecionam tua visão. São bênçãos teus amores, assim como são bênçãos teus desafetos para que reformules teus sentimentos, teus apegos e revejas teu orgulho. São bênçãos teus passos largos e ascendentes, assim como são bênçãos teus tropeços e os obstáculos que te fazem levantar, fortalecido e reanimado.
Que mais desejas receber?
Precisas de mais ajuda?



CORAGEM!


É preciso coragem para orar corretamente.
Haverá para muitos o questionamento de por que a coragem!
Porque para orar autenticamente é preciso ter a coragem de olhar para dentro de si mesmo.
É preciso que você se desligue de tudo o que o rodeia; e isso é tão difícil!
É preciso estar de coração aberto para um mundo que você, muitas vezes, não compreende e que é o "seu" universo.
É preciso que você se "renda" a uma força que te libertará porque você estará encarando suas próprias necessidades.
"Ouvir" a prece que soa no seu íntimo requer abnegação. Requer que se "desligue" de tudo que está "ligado" a você. Hábitos, paixões, desejos, expectativas, ilusões...
Orar, geralmente é sinônimo de "pedir".
Pedir paz, pedir auxílio, pedir solução para os "problemas" da vida.
Pode pedir, mas peça que "você" tenha as condições necessárias para buscar a paz, achar as soluções e conquistar o auxílio.
Você é a fonte da luz que busca.
Repito que é preciso coragem, porque a prece tem que "brotar" dos seus mais íntimos e sinceros sentimentos.
Orar, repetindo palavras decoradas não exige coragem, não é? Nem as palavras são suas... E essa prece não chegará aos ouvidos dos destinatários. Sabe por quê? Porque não chegou nem aos seus próprios ouvidos.
Orar é dirigir seus pensamentos e seus reais sentimentos àquele que lhe recebe sempre, que recebe estes seus pensamentos e lhe dá energia, força, tolerância. Repõe a força que lhe falta e que lhe ajuda a continuar o caminho. E essa força é o imenso "amor" que Ele lhe dedica. E para receber esse amor é preciso estar com o coração aberto para Ele.


FOGO PURIFICADOR


Deus, meu pai verdadeiro, fonte de luz e saber, onde abasteço a minha alma, que seja Senhor, sempre honrado e solenemente aclamado por todas as criaturas. Deus, que tudo pode e tudo vê, que tudo sabe e sente. Deus, meu amigo e protetor, eu, uma simples faísca, ainda que meio apagada, mas ainda uma faísca do seu imenso amor, aqui me coloco em posição de reconhecimento e de agradecimento; por ter me permitido trilhar os caminhos universais que criaste para que eu possa, em me queimando interiormente, ir extirpando de mim todas as tentações, sensações e desejos não bons, e com essa implosão de mim mesmo, com essa ardência do mal, desse fogo, se faça em mim a luz. Que essa luz se espalhe principalmente em mim mesmo, que eu me ilumine de dentro para fora, e que ao externar essa luz, que me consome interiormente, me purificando e me tornando mais leve, eu possa ir também trabalhando na iluminação dos que me são próximos. Que esta luz, Pai, possa se expandir cada vez mais, que eu possa me purificar no fogo de mim mesmo, para que das cinzas das impurezas, ressurja um ser renovado, pleno de conhecimento e compreensão sobre a vivência humana, e que a cada oportunidade eu possa renascer melhor, mais tolerante, mais calmo e mais compreensivo, mais amigo, mais gentil, mais amoroso.
E assim Pai, espelhando-me na Vossa Perfeição Absoluta, permita-me ir adquirindo a minha relativa melhora.
Que assim seja!

Rafael


MÃO SEGURA


Deus, Pai de todos nós.
Fonte inesgotável de amor e inspiração, onde se alimentam todos aqueles que na oração te buscam.
Dá-nos a força de prosseguir nos nossos objetivos; planos traçados na espiritualidade.
Sustenta-nos na nossa fé, esperança e otimismo num mundo melhor, em que todos possamos nos aprimorar dentro de teus ensinamentos sublimes.
Na procura ávida do conforto material e supostas colocações dentro da vida, nos distanciamos dos verdadeiros compromissos para com os nossos espíritos e sofremos por pura incompreensão dos nossos desígnios.
Verdade alcance nossos corações e dê luz ao nosso conhecimento para que o caminho apareça e nos conduza com segurança e paz aos destinos traçados pela Tua infinita bondade.
Paz para todos.


OLHAI... ORAI...


Olhos suplicantes de atenção.
Olhos que rogam proteção, amparo.
Coração sufocado por medos, temores sem fim.
Preces carregadas de pedidos para que seus problemas e suas dores possam ser aliviados.
Se soubésseis quanto o vosso coração é forte e livre e vossos pensamentos e vontade poderosos...
Se soubésseis a grande força que habita o âmago de vossos seres, veríeis como seria diferente a vossa prece e o vosso olhar.
Seriam olhares confiantes e cheios de fé, da verdadeira fé, não essa fé que entorpece e adormece essa força que tens dentro de vós.
Seriam preces para o reforço e a sustentação dessa força que acreditais ter dentro de vós.
Orai! Mas não orai para que forças ocultas cuidem das tarefas que são vossas.
Abraçai com coragem vossas empreitadas e tereis as bênçãos dos céus.
Um abraço,

João


ONDE HÁ LUZ?


Busco essa luz que tantos dizem que temos, mas qual, só vejo trevas, nada de luz.
Quando reclamo, dizem para ter paz, fé, amor, que essa luz eu encontrarei dentro de mim, mas qual, só vejo um vazio enorme.
Quero ver Deus, mas qual, não vejo nada.
Quero orar, mas como, nunca aprendi!
Me ensinaram tantas coisas, mas não aprendi a rezar.
"Caminho por esta estrada
Não sei onde vou chegar
Só vou encontrar pousada
Onde a luz eu encontrar"
Vejam, sou até poeta, só não sei orar.
Que lástima! De que me vale a cultura, a poesia, a riqueza, se sou tão pobre?


PRECE


A prece é o que temos de mais sensato em nossos corações.
É com a prece que falamos com Deus.
Pedimos. Agradecemos.
A prece que nos dá o conforto nos momentos difíceis que as vezes passamos.
Na prece encontramos refúgios para as nossas dores. Na prece estamos sempre em sintonia com Deus.
Para sentirmos Deus perto de nós é só quando entramos em prece.
A prece sincera, a prece feita com o coração, nos dá imediatamente a sensação de bem estar, pois estamos diretamente ligados à Deus.
E com Deus ao nosso lado tudo fica mais fácil de suportar: as angústias, as preocupações, os receios. Tudo desaparece, dando lugar a um grande bem estar.
Prece, remédio de todas as dores, a nos acalentar.
Quando estiver triste,
Quando se sentir só,
Faça uma prece.
E logo verá o efeito
Que em seu coração vai causar.

Um amigo


O SOM


O som suave, tão tocante aos nossos corações e aos nossos ouvidos.
Melodia singela, tão doce, que nos faz vibrar.
Vibrar de alegria.
Música é alimento da alma, quantas vezes ficamos tão tristes e abatidos, mas se ouvirmos uma bela canção, nos acalmamos e nos sentimos bem melhor. Por isso música em nossas vidas, no dia-a-dia, é muito importante, é um bálsamo para as nossas angústias, nossas decepções. Que bom quando podemos ser embalados com esse som maravilhoso. Nosso espirito fica mais leve, nos dando condições de assimilarmos melhor qualquer problema.
Por isso, sempre que estiverem com algum problema, lembrem-se e ouçam uma música suave e com certeza logo se sentirão melhor.
Melhor que uma boa música é, com certeza, uma prece dita com sinceridade, pois nos alivia, nos acalma e nos põe para cima não importam os problemas. Faça uma prece ouvindo uma bela canção e você verá que resultados maravilhosos irá obter.
Com carinho,

Júlio Albuquerque


REAÇÃO


Pai, dê-me forças para poder olhar todas as pessoas com as quais eu conviver, sem ter que abaixar a cabeça e me envergonhar de meus atos.
Que eu possa encontrar dentro de mim a "chama de luz e amor" que me abastece, refletindo todo o amor recebido.
Que meu espírito, ingênuo e confuso, reaja diante das armadilhas sedutoras da mente e eu possa assim, fazer bom uso da oportunidade recebida.
Confiante e feliz,

Augusto


SIMPLICIDADE


Sentado na soleira
De uma porta a matutar
Vendo a noite cair
O sol indo se esconder
Lá longe detrás dos montes
Explodindo em mil cores
Homem simples e corajoso
De mãos grossas e enrugadas
E por muito maltratadas
Pela incessante labuta
Do homem com a própria terra
A cismar, se perde em pensamentos
Aninhado nas cores da natureza
Que plena se faz sentir
Está em busca de Deus
E em prece se eleva
Agradecendo o pão, o bom tempo,
A semente, o fruto, as flores,
As cores do sol que aparece,
A chuva que chega
E a toda beleza que tem o alvorecer
E do céu desce uma luz
Que lhe faz brilhar a fronte
E esta luz é energia
Que envolve e contagia
A simplicidade do homem
Ao agradecer a fonte
Que abastece o ser


TRANSFORMAÇÃO


De um coração em dor
Luzes brilham em busca de amor
Enorme ponto colorido
Matizado de palavras
Sentidas, saídas da alma
Do homem que procura nome
Para tanta e tamanha dor
Seus olhos lavam sua alma
Enorme arco-íris se forma
Em busca do que amenizar
Em busca do que lhe dê forças
De viver...
Neste choro tão sentido
Prece erguida ao firmamento
Quebrando todas as barreiras
É levada pelo vento
A milhares de ouvidos
E de corações sofridos
Que bondosos lhes estendem
O alento... o sentimento...
E todo arrependimento
A este coração em aflição
É assim que somos ouvidos
E também somos atendidos
Quando as preces que dizermos
Não são feitas só de palavras
Mas quando seu corpo fala
Quando sua alma grita
E toda esta dor bendita
Se transforma em humildade.



UM SER IMPERFEITO


Senhor, Dai-me a paciência para minhas intolerâncias
Dai-me forças para as minhas fraquezas, angústias e apegos
Dai-me tranqüilidade para as adversidades da vida
Dai-me compreensão para com o meu inimigo
Dai-me luz para que eu possa dividi-la com aqueles que precisam
Dai-me passos seguros para a minha insegurança
Dai-me alegria para o coração
Senhor, que eu compreenda para ser compreendido.

João



PRECE 4


A Ti, Pai, dedico o suor do meu trabalho.
As lágrimas de minhas dores.
O sorriso dos meus filhos.
A Ti, Pai, dedico as noites mal dormidas.
A angústia vencida.
A fome.
A Ti, ofereço o meu dia, a minha noite.
A sinceridade e a honestidade.
O perdão.
Pai, a Ti ofereço, como prece, todos os sentimentos e sentidos que a vida me oferece, pois a mim, ofereceste o dom de viver.
E como Te agradecer tamanha ventura, se não com o fruto da vida.
As vicissitudes que dela provém.
Com elas posso crescer, posso me abençoar e me aproximar mais de Ti.

Josué



DEUS


Ó força infinita!
Possas Tu encontrar uma fresta para entrar, reforçando minhas mais puras condições.
Força que persevera sobre tudo que criou, possas Tu não desistir daqueles que ainda não Te compreenderam.
Luz, na igualdade do amor, espalha-te em todas as direções.
Peço a Ti, ó força criadora, que venhas e embales nos Teus braços a mim, que já senti o Teu poder.
Que seja firme meu sentir, mais ainda meu dispor, porque terei que aprender a viver contigo e me transformar para que não me escapes jamais.
Cura-me, equilibra-me e serei o portador da Tua paz.
E seguirei por toda parte, sem desânimo e nem cansaço.
Firmemente Te farei conhecer. Direi o melhor sobre Ti e então, junto a outros companheiros que Te conheceram, seremos vários a distribuírem a Tua luz.

Percival



DEUS 1


Deus que me deu a vida, que permitiu meu crescimento, meu respirar.
Confiastes a mim Tua luz.
Confiastes a mim Tua força e Tua bondade.
E eu, o que faço?
Como me comporto, como me encontro Contigo a cada dia?
Sou feliz, pois sou perfeito.
Sou saudável, pois não adoeço.
Sou honesto, pois não sei mentir para Ti.
Sou eterno, porque não morro.
Mas me queixo tanto, me entristeço e adoeço, porque não entendo...
Sei que quando penso, Tu estás torcendo para que eu acerte.
Sei também que quando escolho, Teu olhar tenta me guiar para escolher o melhor.
Sei tanta coisa, mas tão pouco faço.
Tua compreensão me renova o dia e abençoa meu coração.
Teu amor reflete nas pequenas células que por esse grande amor me fez.
Entendo tudo, mas não sei o que falta. Honestamente, não sei! Saí de Ti, mas não me deixastes.
Volto minhas lágrimas a Ti, e sempre lenços brancos as secam.
Deus! Deus da luz, me ajude a encontrar essa trava que me impossibilita de clarear o caminho; me ajude a sentir o que eu preciso; me ensina a ser claro e bom, porque apesar de saber que todos receberam tudo da mesma maneira, se eu aprender a clarear, posso ajudar a outros tantos a pedirem a Ti essa força para se destravarem e também amarem.

Felipe, um amigo



PRECE 1


De seus lábios palavras bonitas tentam animar, consolar corações feridos.
De suas mãos são escritas as mais belas frases, que ao serem pronunciadas, soam como canções belíssimas.
Mas nada disso terá valor, se quem falou ou escreveu, não teve fé.
Que adiantarão as palavras que vem do cérebro e não do coração? O cérebro guarda a mágica de formular as frases e ao coração cabe a tarefa de colori-las com amor.
Se o cérebro não tiver a paciência da alma, o ser não poderá proferir o valor da semente viva, do amor.
E então, eu pergunto a vocês: "De que valerão suas palavras? De que valerá seu esforço inaudito de criar algo que não têm vida? De que vale a flor nascer, se não têm perfume?
A força das palavras, das frases, não está no texto que ela encerra e, sim, no âmago do ser de quem as proferiu.

Um amigo



PRECE 2


Boa noite companheiros.

Venho por meio deste veículo, a psicografia, falar sobre a prece. A prece é aquela que vem de dentro do coração, com amor e sabedoria.
Quando pedirem, aprendam a se harmonizar. Esqueçam o sentimento de rancor, da ira, dos momentos de ignorância e até das desculpas que insistem em desarmonizar o seu ser.
Quando descobrirem que podem enxergar, ouvir e respirar, compreenderão esta dádiva de Deus, que de graça receberam e que nem se dão conta do seu real valor.
Procurem, nas preces do seu dia-a-dia, agradecer o dia que lhe foi ofertado e, que em nenhum momento, pararam para observar.
A prece não é só aquela em que se pede. Viver em prece é saber viver bem consigo mesmo em qualquer circunstância, saber encarar as dificuldades, acreditando que se é capaz de encontrar dentro de si mesmo a força divina que o Pai Maior depositou em cada um de nós.

Um amigo da casa



PRECE 3


Pedes, mas não sabes pedir.
Oras com fervor, acreditando que a altura com que pronuncias as palavras e a intensidade com que decoras os trechos, são as alavancas para que a tua mensagem chegue até Deus.
Que ilusão, meus irmãos!
Digo isso, não porque Deus não ouça o que dizes, mas porque fantasias tanto o modo de convocares ajuda, que esqueces a chave principal para que realmente tua oração chegue até o Pai, que é pura e unicamente, a fé.
Mas oro com fé, dirão alguns. E eu pergunto: oram mesmo?
Não terão nesses pedidos jogos de interesses onde somente a supremacia da tua vontade impera?
Não terás tu esquecido da humildade quando fazes tua oração? Não terás esquecido da ausência de arrogância em tua postura, quando procuras o Pai em tuas aflições?
Pensem e verifiquem, qual será exatamente a postura que um pai de família deve ter para com seus filhos, quando os mesmos chegam com seus queixumes, suas amarguras e desavenças. Primeiro o pai os ouve, depois analisa individualmente a postura que os mesmos apresentaram diante dos fatos. Avalia a expressão, a emoção, a franqueza e a honestidade de cada um deles. Com isso, terá o julgamento correto para avaliar seus erros, suas fraquezas, diante dos fatos da vida.
Em uma amplitude maior de julgamento, também o nosso Pai Maior vai avaliar e auscultar o nosso coração, a nossa alma, quando a ele recorremos.
Por isso, não floreeis tuas preces. A beleza não é o principal e sim, a intenção.
Para Deus, as frases perfeitas não terão valor, se as mesmas não foram elaboradas pela alma.
As flores serão sempre belas, independente do vaso que as guardarem.
Portanto, orem com o coração e alma desprovidos de quaisquer sentimentos que não encerrem senão sinceridade e amor.
Paz a todos.

Arthur



PORTO SEGURO


Em Ti encontrei a paz.
Meu barco aportou em Teu cais e dele não quer mais sair.
E por que sair, se ali tudo tenho?
Há muito procurei encontrar-Te.
Perdi-me em devaneios e em alucinações.
Por mais variados cais, meu barco lançou âncora. Muito conheci e aprendi.
Mas, de tudo que aprendi, quase nada serviu para ajudar-me a desvendar os mistérios do mar que dentro de mim carregava.
Somente quando divisei Teu porto, soube que ali encontraria minhas raízes, e as respostas à tantas perguntas que pipocavam em minha mente.
Hoje sei, Pai, que de Ti nunca mais me afastarei, pois Tu és meu Porto Seguro.

Um marinheiro


DEIXAI


Deixai que as lágrimas possam lavar vossa alma da dor.
Deixai que a cruz seja o leme do vosso caminhar.
Deixai que a mágoa não seja o motivo para não mais tentar.
Deixai a luz vibrar em vosso ser.
Deixai-vos encontrar a vós mesmos para que possais, então, a Deus vos entregar.
Deixai que as energias do Universo vos abençoem sempre.
Deus vos ilumine e vos abençoe o tempo todo.

Um amigo


PAI ETERNO


Maravilhoso é acordar e saber que fazemos parte de um todo, todo esse que sabemos ser essa máxima do universo, essa dinâmica maior que é essa centelha universal. E sabermos ser um grãozinho pequenino dessa dinâmica maior.
Obrigado, maravilhoso Pai, por existirmos e por estarmos tentando melhorar a cada dia um pouquinho, um pouquinho mais.

Obrigada


PRECE 5


Prece! Bendita ferramenta de auxílio para todos nós.
Hoje é um dia de tratamento físico nesta casa. E muitos dos que aqui estão, fazem suas preces pedindo a cura das suas dores. É a eles que eu gostaria de falar, hoje.
Meus amigos, lembrem-se de que a cura física acontece, antes de mais nada, através da cura espiritual. Se não curarmos o espírito, dificilmente alcançaremos uma cura completa do organismo.
Então, quando fizerem as suas preces, elevem seu pensamento e peçam força e coragem para mudar. Para mudar o pensamento, para afastar as energias negativas, para abrir o coração, para ter paciência e tolerância consigo mesmo e com o próximo.
E quando conseguirem a transformação, quando conseguirem curar o espírito, com certeza curarão o corpo, também. Pois o que se passa com o corpo, na maioria das vezes é reflexo do espírito.
Façam suas preces, mas façam com o coração. Pedindo o que é melhor para vocês, não o que vocês desejam.
Que Deus os abençoe.



PRECE 6


Que nesta casa onde muita luz é espalhada, possam sempre adentrar todos os espíritos necessitados, sem distinção de raça, credo ou cor.
Que as mazelas trazidas em seus perispíritos possam ser aqui curadas e transformadas em virtudes.
Que todos os que aqui adentram, encarnados ou desencarnados, possam continuar saindo daqui, nem que seja com uma pequena partícula de Tua luz, Senhor. E que essa luz seja a semente que trará bons frutos ao Teu reino.
Que sejamos todos dignos de Tua bondade e possamos entender Teus ensinamentos. Que à cada noite, possamos todos nós, trabalhadores encarnados ou desencarnados, sair daqui com muita paz, tranqüilidade e a certeza do dever cumprido. Pois do fundo de nossa alma vem o desejo sincero de ajudar e colaborar, assim como, um dia, fomos todos aqui ajudados. Por isso, hoje estamos reunidos e envolvidos neste trabalho de amor, luz e esclarecimento.
Que seja feita a Tua vontade e que essa vontade possa continuar sendo a nossa, também.

Amém



A PRECE QUE DEUS ATENDE


Na história da humanidade o homem sempre procura, através de rituais e de tantas outras formas, conversar com Deus.
No entanto, a maioria destas formas é, no mínimo, equivocada, pois para estar com Deus, este homem não precisa estar em meio à multidão para que assistam sua conversa com o Pai. Não precisa ser esclarecido, nem tão pouco, socialmente ou religiosamente, estar enquadrado numa determinada posição.
A prece que Deus escuta é aquela em que, em pensamento, o homem faz uma auto avaliação, onde passa a ser crítico de si mesmo e não de seu semelhante.
Nesta prece o homem pode começar por perdoar àquele que, em determinado instante, o feriu. A prece deve ser feita com todo o sentimento bom que o homem tenha, mas sem esperar que o Pai o atenda, pois só Ele sabe o que é bom.
Lembre-se: o silêncio é uma prece. Pois no silêncio absoluto, onde os pensamentos estão realmente voltados ao Criador, é que verdadeiramente nos sintonizaremos com o Pai Maior.
O homem não precisa estar neste ou naquele lugar para conversar com Deus. Apenas tem de seguir a Sua Lei, ou seja: em todos os momentos de sua vida, procurar fazer o bem, não julgar, praticar a caridade e o verdadeiro amor. Pode ter certeza que a esta prece, feita no dia-a-dia, Deus estará vendo com alegria e, com certeza, o homem terá a bondade e a aprovação do Pai. No entanto, mesmo aquele ser que não pratica a lei de Deus como deveria, não está esquecido pelo Criador. Ele, que é bondoso e justo, dá oportunidade a todos de reencontrarem-se com Ele, mesmo que os homens teimem em não seguí-Lo.
Portanto, comece a sua prece agradecendo a Deus por todas as oportunidades existentes em sua vida, as boas e até as momentaneamente ruins pois, com certeza, elas o elevarão e o aproximarão do Pai. Aceite sua vida como ela é, e não se prenda ao como gostaria que ela fosse.



O TEU SILÊNCIO BEM QUE PODE SER UMA PRECE


Cala teus lábios se tuas palavras forem decoradas e a tua mente vagar por outras paragens, pois elas não alcançarão além da extensão do seu próprio som.
Cala teus pensamentos quando eles, transformados em preces, pedirem apenas para ti, para o teu desfrute, para tua vitória, pois eles não irão além da tua própria caixa craniana.
Cala tua consciência quando ela, em prece, carregar a intolerância, a impaciência, o amargor, pois estes teus pecados consumirão avaramente as energias que deveriam chegar aos céus.
Cala todo teu "eu", é melhor. Se não compreenderes perfeitamente este poder enorme chamado "prece".
Prece é energia que, se o emissor domina e conhece, modifica o universo, pois que é a filha mais pura da mente espiritual. Por isso, estudai-a a fundo, como já o fizeram e fazem os espíritos de "escol".
Talvez eu surpreenda alguns ao dizer isto, mas... já está em prece aquele que se encanta com o nascer de uma nova vida, com o desabrochar de uma flor, com o seu perfume. Que as tuas preces do dia comecem com o nascer do sol e terminem com a visita das estrelas.
Que haja uma prece sempre em ti; faze isso e terás acesso ao que te convém. Mas, se pedires algo, peça sempre aos necessitados de espírito, pois as necessidades da matéria são uma conseqüência disso. E se pedires para ti que sejam forças para suportar o que tiver de vir, pois o que te sobrevêm, é o que precisas.
Agora, que todos recorram à obra primeira de Kardec, na parte que trata da prece. Lá está o que todos precisam saber.

Um servidor de todos



POSTURA ANTE O DESESPERO


O dia hoje estava nublado e frio, as nuvens escureciam o céu. Senti falta do azul, do calor do sol. Mas assim também estava a minha alma, inquieta e melancólica.
Uma nostalgia teimava em abrigar-se em meu ser. Não dei espaço, busquei o consolo na prece e roguei a Deus que me amparasse.
Nessa hora, senti um alívio enorme tomando conta do meu ser. Isso foi, para mim, uma grande vitória. Pois compreendi que a melhor solução, na hora do desespero, é a prece sincera.



DÁ-ME SENHOR, A FORÇA NECESSÁRIA


Dá-me Senhor,
dentro desta caminhada,
a força necessária para,
através do conhecimento,
avançar sem medo, com prudência,
rumo à evolução.
São tantos os caminhos...
E tantas portas
se abrem ao mesmo tempo que,
antes de assimilar aquilo que não ousava,
já outras luzes se acenderam,
ofuscando a anterior.
E eu, ainda perdido e atordoado
entre seus muitos mistérios,
procuro a força necessária
para romper com os elos do ontem.
Para abraçar com coragem
a compreensão do bravo saber
e a todas essas pequenas luzes do amanhã
que, ainda agora, vislumbro temeroso.



A PRECE


A prece está em cada gesto, em cada palavra, em cada pensamento; desde que levados pelo amor a Deus e ao próximo, sem egoísmo, sem mágoas, sem tristeza e com fé.
A prece não é como muitos ainda acreditam que deva ser, cheia de palavras decoradas, rebuscadas, cheia de promessas que sabemos não serão cumpridas, cheia de pedidos banais. E nada de agradecimentos por tudo o que já recebemos, nada de compreensão pelas provações passadas, nada de pedidos pela humanidade, nada ou muito pouco de amor ao próximo.
A mais linda prece está escrita na própria natureza. Nos lindos campos, nos mares, nos rios, nos animais, no perfume das flores, no brilho e no calor do sol, no frescor dos ventos e das noites que nos embalam para um descanso merecido, depois de um dia cheio de atribulações. Ela está também no canto harmonioso dos pássaros, no choro e no riso das crianças. Basta contemplarmos todas essas coisas com o pensamento elevado a Deus e, com certeza, estaremos fazendo a mais linda prece em nosso pensamento, vinda do fundo do nosso coração. E prestando mais atenção, perceberemos que é uma prece diferente e que, a cada nova contemplação, nascerá uma nova prece. Todas com o mesmo objetivo que é o de agradecer sempre e pedir cada vez menos, pois muito já recebemos e muito ainda haveremos de receber desse Pai que nunca abandona aos seus filhos e às suas demais criações.
Que a benção divina seja derramada sobre todos.

Pe. Antônio de Medeiros



PRECE É AMOR


Ao elevares o teu pensamento ao Pai numa prece, pede a Ele apenas aquilo que propicie o teu crescimento moral e espiritual.
A prece não deve ser feita com o objetivo de pedir melhoras materiais.
Quando trabalhas com dedicação, pensando apenas no cumprimento do teu dever, já estás fazendo uma prece.
Quando sentes que podes ajudar a um irmão que se encontra desequilibrado e carente de uma palavra amiga, aí também estás fazendo uma prece.
Para fazer uma prece, não há necessidade de locais ou ambientes preparados para esse fim.
A prece pode ser feita sempre que precisares, seja como um agradecimento, ou como um pedido de forças para continuares a tua jornada.
Pede, mas não esquece que, antes de pedir, é preciso também saber doar.
Usamos a prece como uma alavanca para nos sentirmos mais confiantes e seguros naquilo que precisamos.
Entretanto, reflitam bem sobre aquilo que pedem, pois a natureza deste pedido implica em responsabilidade, cujo resultado poderá lhes trazer ainda mais infortúnios.
Orem, peçam, mas analisem se o que pedem é realmente aquilo que precisam.
Fiquem com Deus.

Um amigo



PRECE & TRANSFORMAÇÃO


Buscam, pedem e não encontram.
O ser humano está sempre na busca da sua satisfação e, mesmo encontrando-a está, ainda assim, eternamente insatisfeito.
Nada está bom e nunca essa intranqüilidade cessa. E a vida vai passando...
As pessoas pedem, pedem, mas não querem transformar as más tendências que todas têm, umas mais, outras menos.
Transformem-se, mudem, para que os seus pedidos sejam satisfatórios.
Satisfaçam-se com o que têm, valorizem os que os cercam, vivam intensamente todos os momentos que, sem se aperceberem, passam por vocês sem que lhes dêem a verdadeira importância.
Amigos, não busquem só nas preces, a ajuda.
Só haverá soluções quando se transformarem interiormente.
Fiquem em paz.

Um amigo



ORAR


Sempre me ensinaste a sorrir, mesmo quando o coração queria chorar.
Sempre me contavas histórias tristes, mas cujos finais eram vitoriosos e justos.
Mas eu não entendia, pois falavam de resignação e renúncia.
E continuaste, vida a fora, a colocar diante de mim o positivo que sempre vem da fé. Eu não entendia e fugia sempre, mas tu não desistias...
Falavas aos meus ouvidos coisas que, na maioria das vezes, eu rejeitava.
Falavas de calma, de perdão, de olhar de forma diferente aos acontecimentos, pedindo sempre o meu alerta. Mas eu teimava por não entender.
Até que, um dia, tuas palavras me faltaram, pois partiste. E meu entendimento veio daí. Da falta de quem sempre quis que eu obtivesse o melhor dos meus pedidos. E os pedidos eram tão simples...
Sofri tanto e agradeci muito... Pois tive o que poucos tiveram: a coragem demonstrada de quem venceu pelos caminhos da aceitação esperançosa, do trabalho perseverante das mãos estendidas, sempre prontas para se oferecer.
Obtive de ti, o que a luz pode revelar de mais puro e verdadeiro. Conhecimento.
Obtive de ti, a luz que encanta e suaviza a existência. Compreensão.
Obtive de ti o modo simples de orar, no meu sorriso que diz:
Eu venço sem prejudicar.
Eu venço sem ter que maltratar.
Eu venço sem maldizer o amor.
Obtive de ti, meu pai, o ensinamento de pedir.

Cláudio



OBRIGADO MEU DEUS


As portas da minh'alma
estão abertas
para que entre o amor.

As janelas da minha mente
estão abertas
para que entre o saber.

As paredes do meu coração
estão cobertas pela alegria
de poder viver.

Viver...
Existir...
Sentir
o amor de Deus
em cada canto
do meu ser.

E por isso
elevo meu pensamento
até Ele e digo:
"Obrigado meu Deus
pela grande oportunidade
que o Senhor me deu
de várias vezes nascer.
Quem sabe um dia, Senhor,
poderei, de coração,
retribuir e merecer
a confiança que em mim depositou.
Obrigado, meu Deus,
pela benção de poder existir."

Marcos



PRECE 7


Senhor, que eu possa levar um pouco de luz aos mais aflitos que eu.
Senhor, que eu possa captar um pouco de luz dos mais avançados que eu.
E que eu possa ainda, sempre pelo caminho da paz, da Tua luz e da fraternidade, edificar meus atos sempre guiado pela Tua sabedoria.
Que possa praticar e praticar cada vez mais os Teus ensinamentos.
Que brote de dentro de mim sentimentos puros de amor e da verdadeira caridade.
Que a indulgência possa ser minha fiel companheira nesta jornada. E que a cada amanhecer eu me lembre de dizer:
"Obrigado Senhor por mais esta oportunidade".
"Obrigado Senhor por esta jornada, que por mais árdua que pareça ser, está sob medida para meu desenvolvimento e crescimento moral e espiritual".
E que a cada anoitecer eu também me lembre de agradecer.
Que se apodere de todo o meu ser este sentimento maior e nobre de respeito para com os semelhantes e que bem lá, do fundo do meu ser, que tem essa consciência de deveres a cumprir, eu me disponha a ajudar na Tua obra, que em verdade é nossa.
E assim então, tomado por este instante de lucidez, eu possa me desapegar dos bens materiais, da discórdia e disputas e, que eu deixe meu espírito falar mais e falar com a voz do coração.
E que essa voz guie todos os meus passos na certeza de que o verdadeiro amor nunca erra e que foi assim que o Pai nos criou.
Deus, essa força cósmica, ainda incompreensível para nossa natureza, mas que instintivamente possamos compreendê-lo e a toda sua criação.
Que assim seja.
Esta é uma forma de se fazer uma prece. Não direi espírita para não rotular, pois aquele que quer falar com Deus, mesmo que seja ateu, saberá se comunicar e compreender que a voz que vem do coração é a voz que nos guia pelo caminho do bem e do progresso de toda a humanidade.
Que todos vocês possam lembrar-se de fazê-la todos os dias e todas as noites, mas não por obrigação e sim por necessidade, pois quando sentirem essa necessidade de agradecer, é sinal que já deram um grande passo no caminho da compreensão.

Rafael,
um amigo da casa



ORAR 1


Oram as mãos que trabalham.
Mentes iluminadas são orações que espargem as bênçãos do conhecimento, da cura à humanidade que caminha à margem do progresso.
Um olhar doce é a expressão mais bela de uma oração que vibra e se revela, transportada pelos olhos.
Um sorriso sincero é o canto em oração que transborda de alegria e vida.
Os passos firmes que caminham ao encontro de si mesmo são a oração traduzida em senda que ilumina.
Doar o corpo na esperança de uma nova vida é a oração traduzida em todas as línguas vividas.
Orar silencia a angústia.
Orar pacifica.
Sem palavras, sem gestos, a vida é um estado perene de oração.
Como? O que mais falar?
Pelo que orar?
Somos a oração em vida...



A PRECE (3)


Amigos, quanta confusão o homem faz com as coisas relacionadas à espiritualidade, ao seu eu verdadeiro e, principalmente, ao nosso Criador.
Assim é com a prece, que nada mais é do que uma conversa franca com o nosso Pai. Através dos tempos, foram criadas, em nome de Deus, várias formas de rituais e devoções a Ele.
No entanto, amigos, o mais importante é estarmos conscientes da força da prece através do pensamento. Em primeiro lugar, devemos estar atentos a nós mesmos, fazermos uma reflexão crítica de nosso dia, perdoar os que, por ventura, tenham nos prejudicado. A prece feita com o coração aberto e dirigida ao nosso Pai, deve ser feita através de palavras sinceras, num lugar reservado ou em qualquer outro lugar.
No entanto, se durante o nosso dia, em outros momentos, não lembrarmos da prece sincera, no que evoluímos? Fica aí esta reflexão de que a prece é o maior elo de ligação com Deus. Por isso deve ser constante em nossas vidas, em todos os momentos, pois a vida é uma benção. Quando estamos realizando o bem, distribuindo luz, com certeza, nosso Pai estará nos ouvindo com alegria.
Então, amigos, em nossa prece esqueçamos os rituais. Grande quantidade de palavras decoradas e que não tenham nada a ver com você são igualmente dispensáveis. Não faça comparações com outros irmãos que ainda não tenham o entendimento para se ligar com o Criador. Seja simples, objetivo e, principalmente, coloque o seu coração e a sua inteligência nas suas preces. Pois se você não tem o discernimento para interpretar o que diz, de nada adiantam suas palavras. O recolhimento pode ser íntimo ou em grupo, desde que todos tenham os mesmos objetivos de ligação com o plano espiritual que, no caso, são os intérpretes da vontade de Deus.
O silêncio é uma prece. A observação da natureza, da criação, com respeito e devotamento ao Criador, é uma prece. A aceitação da própria vida, seja qual for a sua jornada, é uma prece.
Assim, a ligação com o Pai será constante tanto no recolhimento do seu lar, quanto em sua casa espiritual. Ela será muito mais objetiva, pois saberá que Deus está em você e não distante de si.



FUNDAMENTOS DA PRECE


A prece é uma grande força que nos liga ao Pai da Vida. Mas quão poucos são aqueles que entendem, que sentem o valor disto! Estaremos em prece, sempre, se soubermos agradecer, se soubermos doar. Mas, infelizmente, não é isto o que ocorre. Nós apenas sabemos pedir, pedir e pedir...
É preciso que todos entendam que a prece é uma força cósmica. É ela que nos ajuda a compreender a nossa vida. É através desta prece feita com sinceridade, com humildade, que nós poderemos conseguir muito em nossas vidas. Mas não apenas com pedidos materiais, desejos de um emprego, de uma casa nova, de um carro novo, não. A prece deve ser feita no sentido de conseguirmos mais paciência, mais tolerância, mais perseverança para continuarmos o nosso caminho. Não adianta só pedir e pedir, é preciso também agradecer por todas as oportunidades que temos. Basta olharmos ao nosso redor, observarmos a natureza, as pequeninas coisas, que vamos ter muito o que agradecer - a beleza de uma flor, de um pássaro, a beleza de um céu estrelado. Mas nós não temos sensibilidade para isso. Nós nos apegamos apenas às coisas frias da matéria. Então, é preciso que nos elevemos mais, através da prece. É ela que nos mostrará caminhos melhores, caminhos sublimes, e não a frieza da matéria.
Então, amigos, vamos aprender a fazer uma prece. Mas a prece sincera, que vem do coração. Aquela prece sincera que ajuda, não somente a nós, mas a todos que necessitam. Vamos aprender a fazer a prece doando, pedindo por quem precisa, não só por nós. Estamos tão habituados a pedir por nós, por nossos familiares e não é só isso, Deus não espera somente isso de nós. Ele espera que tenhamos bondade dentro de nós, e essa bondade não pode ser transmitida desta forma, quero dizer: uma pequena prece não tem horário, não tem local, não tem nada. Num momento qualquer, mesmo que você esteja no trabalho, você pode pensar, direcionar o seu pensamento pedindo forças para ajudar alguém.
Então, a prece é simples, não exige muitas palavras. Com uma única palavra você pode atingir muito mais do que com palavras demoradas, frias, e que nada trazem de sinceridade.
Então, quando vocês pedirem, avaliem o que pedem, vejam se realmente necessitam aquilo que estão pedindo, vejam se não há superficialidade nisso. Procurem aprofundar-se, olharem para dentro de si mesmos, que estarão fazendo a maior prece de suas vidas, porque é lá que vocês encontrarão tudo aquilo que realmente necessitam.




NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM


Quando você acorda, faz sua higiene. Isso é uma rotina, é uma obrigação que você não esquece.
Quando chega a hora do almoço, automaticamente seu corpo cobra uma alimentação.
Na hora do lanche, o processo é o mesmo.
À noite, seja com um jantar, lanche ou mesmo um copo de leite, você se alimenta e vai dormir.
Assim é o corpo físico.
Mas o espírito também tem necessidade de alimento.
Ele precisa, e muito, ser alimentado com a prece.
Muitos se entregam ao cansaço do corpo físico (já alimentado) e caem no leito esquecendo dos cuidados necessários ao espírito.
Com a mente conturbada pelos problemas do cotidiano adormecemos e nosso espírito sai por aí, por aí...
Quanto poderíamos aprender nessas nossas viagens, desdobramentos, se aprendêssemos a nos preparar melhor no momento do repouso físico!
A alma precisa de alimento também. Nem só de pão vive o homem.

João



CLEMÊNCIA


Senhor!
Venho diante de Ti
pedir clemência,
piedade por este Teu filho
ingrato
que só Te reconheceu
após muitas vidas,
muitos séculos,
muitas guerras
e tristezas.
Venho pedir-Te clemência
Por estar sendo um filho ingrato
Em todos os sentidos.
Deste-me a vida,
Dei-te mortes.
Deste-me a natureza,
Destrui tudo.
Deste-me amor
e eu ingratidão.
Deste-me alegrias
e devolvi-Te dores.
Deste-me a eternidade,
eu briguei por saber
que jamais iria morrer.
Amaldiçoei-Te por saber
que minha alma
jamais se extinguiria
como a chama de
uma vela.
Morria e renascia com
raiva, ódio, prepotência,
muito afã de poder.
Hoje posto-me, Senhor,
diante de Tuas forças
invisíveis e poderosas.

Diante de tanta paciência,
diante de tanto
amor por mim
e digo-Te: Vencestes!
Toma minha alma e
purifica-a Senhor!
Dai-me de Tua fonte
para saciar a sede
que tenho em adquirir Tua sabedoria,
pelo menos um pouco dela!
Obrigado, Senhor,
Por Tua lealdade e
Por tanto amor,
Por tantos séculos
De paciência e
Carinho a esta
Cria efêmera e fugaz
Que achava ser
E vi que era forte
E sólido para todo o
Sempre e com muito
Amparo de Ti, meu
Pai amoroso,
obrigado!

Um filho que torna à luta do bem




ORAÇÃO


A oração é um poder sem mácula. Por isso, no momento em que orar, abstenha-se de todo o externo, fique cego, surdo e mudo e o vigor de orar virá naturalmente, fluirá leve de dentro de você.
Todos nós encarnados ou não, temos esse poder maravilhoso. Porém as vezes, ficamos perdidos, especialmente quando apenas declamamos as orações decoradas dos livros.
Não, não percam tempo, meus amigos. A oração pode ser uma simples contemplação à natureza, pois já estaremos demonstrando um pouco de fé em Deus, nosso Pai. Também o silêncio é um ato de fé, quando nos recolhemos e prestamos atenção apenas à nossa respiração. Devemos pois, exercitar todos os dias, o ato da oração espontânea, aquela que flui naturalmente dos nossos corações. E podem ter certeza que, em pouco tempo, estaremos reeducados moral e espiritualmente, além do que obteremos, sem dificuldades, uma enorme capacidade de disciplina, compreensão e tolerância.
Fiquem em paz.

Maria José


COLOCAR EM PRÁTICA



Servir por amor e com amor em nome de um Ser grandioso existente acima de nós, eis a grandiosa tarefa dos seres terrenos.
Servir não significa apenas ser um subalterno do outro semelhante, significa doar-se, dividir as coisas boas que de graça recebemos, ao longo da nossa vida. As alegrias, a sabedoria, as reflexões, as paixões, a tranqüilidade, o equilíbrio, a luz que nos permite enxergar o núcleo de todas as coisas... Dividir a capacidade de sentir o perfume das flores, o aroma dos frutos, o frescor da brisa e o cheiro da terra mas, principalmente, a capacidade de valorizar e agradecer ao Pai por nos permitir tudo isso.
Ao agradecer, estaremos fazendo uma prece sincera e realmente sentida. Também ao perceber todas essas coisas e refletir sobre elas, estaremos em estado de prece. Quando servimos ao próximo e dividirmos com ele, estamos praticando a maior prece, a principal. Pois quem divide, já multiplicou o que Deus lhe deu e, assim fazendo, demonstrou ter aprendido a amar a Deus e ao próximo, verdadeiramente.
Por isso, irmãos, é impossível ficar na inércia. Contemplar é bom, mas apenas o tempo suficiente para observar e planejar a sua trajetória. Permanecer na inércia é como morrer estando vivo e isso só é possível na mente dos menos avisados.
Portanto, não se assustem quando falamos que é preciso trabalhar muito. Esse muito é relativo, pois qualquer ato, qualquer pensamento e intenção bem dirigidos e feitos com amor representam o começo de uma trajetória infinita, com incontáveis momentos de verdadeira alegria e recompensa.
Comece, então, por amar e servir. E tudo correrá de acordo com a sua vontade de acertar, em nome do Pai.
Confie e se mantenha sempre em estado de prece. E que Deus os abençoe.

Um bom amigo


AMOR EM PRECE


Quero, meu Deus, nesse momento,
pedir uma migalha da sua atenção.
Olhe Senhor pelos que estão nascendo
para uma nova vida de amor e de verdadeira oração.

Peço, meu Deus, que perdoe as fraquezas que por ventura
trazem as dúvidas, as desconfianças, as maledicências.
Perdoa, Senhor, essas pobres criaturas...
Perdão também eu peço, por todas as falhas da minha consciência.

Obrigado, Senhor, por a cada dia fazer aumentar
essa legião de irmãos que querem descobrir
o que é o amor, o que é a fraternidade, o que é amar...
Perceba, Senhor, quantos buscam a sua razão de existir.

Amar o filho, amar o pai, amar os seus,
parece missão mais leve, mas também parece obrigação.
Amar os que são fisicamente belos.
Amar a Deus é fácil, é bom, é agradável, parece uma bênção.
Mas será que é fácil amar os incorretos,
amar os filhos que vieram para transtornar,
o companheiro que não é nada amigo,
os vizinhos que só sabem bisbilhotar?

Ajuda, meu Deus, para que um dia, os filhos
aprendam a agradecer o fardo pesado
mostrando entender finalmente que é preciso,
é necessário sentir dor e aceitá-la com juízo.

Amar e orar, é missão, é dever.
Orar pelos fracos, orar por todos sem escolha
é fraternidade, é caridade, é saber...
Pedir não é preciso, todos têm sua escolha.

Mãe, pai, filho, amigo, vizinho, parente
elevem seus pensamentos ao infinito e ao divino amor
e façam uma prece, apenas observando à sua frente
as maravilhas do mundo, a beleza que existe ao seu redor.

Deus, que na sua infinita paciência
sempre espera e acredita
sabe que um dia passaremos da adolescência
e, já maduros e confiantes, faremos o
agradecimento que na mente habita...

Um amigo



PEDI E OBTEREIS


Como obter? Sequer sabemos pedir...
Quando pedimos, usamos apenas o nosso desejo de conseguir resolver as nossas dificuldades momentâneas.
O estado de prece exige de cada um de nós uma entrega total dos nossos melhores sentimentos.
Entretanto, como vivemos tão presos apenas às necessidades da matéria, a nossa prece fica limitada às conquistas daquilo que consideramos primordial em nossas vidas, ou seja, um emprego mais adequado à nossa capacidade, a melhora de nossa saúde ou de algum ente querido. Enfim, nós ainda não aprendemos a orar!
A verdadeira prece deve sair do coração, deve nos envolver num clima de harmonia, de confiança e força. Mas o que, via de regra, acontece é que não temos fé suficiente para acreditar no poder de uma prece feita com amor.
A prece deve ser realizada não apenas com o objetivo de solucionar nossos problemas.
É necessário também, sabermos agradecer por tudo o que temos. Não importa que nem sempre seja aquilo que desejamos mas, por ora é o que necessitamos para o nosso crescimento moral e espiritual.
Vamos aprender a orar com o coração, com o desejo sincero e humilde de aceitar aquilo que o Pai nos dá.
É dessa aceitação, desse ato de humildade, que atingiremos patamares mais elevados e, consequentemente, nesse ato de confiança, o recebimento daquilo que pedimos ou necessitamos.
Então, vamos, a partir de já, pedir o que realmente precisamos, aquilo que nos trará equilíbrio e harmonia em nosso caminhar.
Isso é o que realmente importa: a nossa paz espiritual. O resto é apenas vontade de alimentar o ego ou de resolvermos nossas frustrações.
Aprendam a pedir e lembrem-se de colocar em suas orações, um pedido fundamental: paz, equilíbrio e harmonia para caminhar com segurança para aquilo que realmente importa. Ou seja, para a superação de todas as nossas dificuldades terrenas.
Agradeçam por todos os momentos de sua existência.
Isto é uma prece.
Que Deus os abençoe.

Um amigo


À LUZ DA ORAÇÃO


Amigos, já aprendemos que o nosso planeta ainda é de prova e expiação, que aqui há uma luta muito grande entre o bem e o mal; mas é aqui, filhos, que precisamos estar neste exato momento. Porém, é apenas uma parada. É preciso muita confiança, prudência e discernimento para não cairmos nas armadilhas da jornada.
O caminho é estreito e as responsabilidades são pesadas, mas ninguém há que carregue um fardo maior que as suas forças. Não é fácil trilhar esse caminho sem tropeçar. Mas a cada tombo é preciso coragem para seguir em frente.
Sigam, filhos, e não olhem para trás, não reclamem, não lamentem, não questionem. Tudo está certo como está, não há injustiça.
O seu fardo já foi dividido. É hora de vencer o medo e ir em frente, confiante. Quantas vezes você contou as suas derrotas? Quantas vezes você chorou, pensou em desistir? Mas hoje você aprendeu o valor de uma oração e é esse o seu guia por essa estrada cheia de pedregulhos, porém necessária ao seu crescimento.
Firmeza, filhos! Vençam o desânimo e agradeçam ao Pai pela sua existência. Tudo tem um porquê e somente Deus é quem sabe o nosso futuro.
Confiem nele.
Fiquem em paz.

Um amigo



ORAI E VIGIAI


Orai e vigiai, diz o senhor.
Tenha sempre em mente o equilíbrio.
Tenha sempre o cuidado com suas palavras.
Tenha sempre a caridade em seu coração.
Tenha sempre o amor em suas atitudes.
Faça sem esperar nada em troca, nem menções, nem elogios.
Deus, nossa eterna luz, estará sempre presente.
Portanto, seja seu caminho, o caminho da verdade.
Transmita a paz, a alegria. Seja positivo, pois todos os problemas serão da melhor forma resolvidos.
O sofrer é um aprendizado para que você possa ser melhor e crescer dentro de si mesmo.
Mas não esqueça, orai e vigiai.
Orar com fervor, colocando confiança, pedindo sempre que a vontade de Deus, mesmo que não nos agrade, seja feita, pois Ele sabe o que é melhor para nós.
Tenham equilíbrio. Com ele, a fluidez do nosso caminho será melhor, será abençoada.





ORAÇÃO E DEVERES


Na vida de cada ser humano encarnado há uma dose de deveres e obrigações que, em última instância, devem ser encarados como orações. A maior virtude está em executar nossas tarefas com leveza. Se nos conscientizarmos de que em tudo devemos colocar amor e executarmos as tarefas do dia-a-dia com este sentimento, estaremos diante de Deus nos revelando com fidelidade, pois estaremos cumprindo com os ensinamentos divinos.
Cabe a cada ser encarnado planejar e executar o cenário próprio para a sua trajetória de vida.
Os limites, palmo a palmo, deverão antes ser reconhecidos para que não sejam ultrapassados por invigilância. Quando assim agimos, estamos nos ligando através do amor, da determinação e da fé aos desígnios de Deus. Isso também é uma forma de oração. Orar é, em primeiro lugar, o encontro com a verdade baseada no bem.
Quando por dedicação e amor elaboramos os nossos melhores pensamentos estamos, na verdade, orando.
Abraçar, sorrir sinceramente, implica em orar através da consciência.
Daqui por diante, sejamos todos verdadeiros. A vigília sobre os pensamentos abre os nossos corações e revela nossas almas, assim como a boa leitura amplia os nossos conhecimentos.
Que Deus os abençoe.





AGRADECER


Quando o sol nasce no horizonte, abençoa-nos com sua luz. E sequer reparamos ou percebemos que temos mais um dia para o nosso aprendizado aqui na Terra. Não agradecemos.
Durante todo o dia nossa mente trabalha incessantemente. Respiramos, movimentamo-nos, sorrimos, brincamos e retornamos aos nossos lares. Mais um dia de vida está findando e não agradecemos.
À noite, aconchegamo-nos em nossos lares. Casebres? Palácios? Choupanas? Não importa, é ali que precisamos estar nesse exato momento. Com os nossos familiares, entre conversas descontraídas e brincadeiras. E não agradecemos.
É hora do sono, de libertarmo-nos do pesado corpo e saborearmos a liberdade (por poucas horas, é certo), mas que poderiam aumentar, e muito, o nosso grau de compreensão e consciência se tivéssemos nos preparado melhor durante o dia.
Não podemos conquistar a paz se ainda não conseguimos enxergar a vida como uma benção e um presente de Deus.
Cobrimo-nos de orações, de rogativas e esquecemos o ato mais singelo; a verdadeira essência da oração.
O agradecimento à nossa existência é um grande presente.
Agradecer a Deus pela vida, com sinceridade, é a oração mais pura e mais simples que podemos fazer.




PRECE 8


A prece é o maior instrumento de que dispomos para nos ajudar a superar e suportar as dificuldades do caminho.
Prece é nos ligarmos à divindade através da sinceridade e do amor.
Todos aqueles que conhecem o verdadeiro valor da prece são criaturas serenas, tranqüilas, porque já conquistaram a confiança necessária na força de uma prece feita com amor.
A prece não é, como muitos pensam, apenas meras palavras, sons articulados. Prece é o ligar-se à divindade que há em nós e assim, nesse momento divino, obtermos ajuda em nossas súplicas, sejam elas em benefício próprio ou do nosso semelhante.
O trabalho é uma prece, entretanto, poucos são aqueles que agradecem essa oportunidade de usar sua capacidade para a conquista do necessário à sua sobrevivência.
Prece é a ciência divina mais antiga da humanidade. O tempo passa, os costumes mudam, mas a prece esteve e estará sempre presente quando nos sentimos desequilibrados, padecendo sofrimentos que consideramos difíceis de suportar. Somente através da prece sincera, singela e feita com o coração é que seremos beneficiados com toda a luz que ela emana ao nosso redor.
A prece deve ser uma constante em nosso dia-a-dia para que tornemos a nossa vida mais harmoniosa.
Quem realmente compreende os benefícios da prece não julga seus semelhantes, não se desespera, no porque tem fé e acredita grande poder da prece.
Prece é amor, é bondade, é a nossa ligação com Deus através do desejo e da vontade firme de agradecermos a Ele por tudo que temos: a natureza, através da fauna e da flora, os nossos familiares que nos ajudam a crescer...
Em todos os momentos busquemos nos unir a Deus pela prece feita pelo pensamento.
Prece, então, é luz, é força, é amor, é a capacidade de vencermos todas as dificuldades que se apresentam em nosso caminho.

Miramez



ORE ANTES, ORE DEPOIS


Quando o medo bater em seu coração, ore.
Quando sentir-se perdido e desamparado, ore.
Quando a alma confranger-se de dor, ore.
Ao nosso lado sempre estará Aquele que nos protege e ampara, bem como outros muitos amigos, prontos a acalentar-nos, a ouvir-nos, a amparar-nos, e aos quais raramente prestamos atenção.
Se sentir-se triste e sozinho, ore.
Se sentir-se alegre e cheio de amigos, ore.
Se estiver doente, seja do corpo, seja da alma, ore.
Se estiver são de corpo, mente e espírito, ore.
Uma prece nos alivia as dores e os sofrimentos.
Uma prece agradece por tudo que se recebe de bom.
Uma prece nos fortalece para suportarmos as agruras da vida.
Uma prece nos ilumina quando nosso coração bate mais forte no peito, com a alegria do dever cumprido.
Não se deixe subjugar pela dor.
Não se deixe enlevar pela alegria.
Os sentimentos fazem parte do nosso dia-a-dia, não importa quais forem eles. Se dor, angústia, sofrimento ou depressão; se alegria, serenidade, paz, calor humano.
Seja qual for a situação que estiver vivendo no momento, ore, e agradeça a lição recebida.

Jean Paul