MEDO


Não tenhas medo!
O medo brota da insatisfação, da preguiça, do não ter com o que se ocupar.
Procura algo para fazer! Exerce o bem que emana do teu coração; não tenhas medo de perder o que não tens. Quando estiveres te sentindo perdido, sem ter o que fazer nem ter para onde ir, olha ao teu redor que irás ver alguém precisando do teu amor, da tua palavra amiga. Não penses que não tens amor para dar, tens e muito, é que este amor está bem escondido... Mas quando perderes o medo, ele brotará qual torrente num dia de chuva e aí sim, te sentirás a pessoa mais feliz do mundo, serás grande e terás a certeza que tanto procuras. A certeza de que a vida é bela e que "Deus" existe realmente. Tens tuas dúvidas, mas isso logo passará, é só teres coragem de vencer a preguiça e deixar emergir tua espiritualidade que, de tão aflorada, já não consegues mais segurar.
Esquece esta palavra "MEDO" e tudo se clareará na tua mente. Não duvides que nós existimos!


Um abraço de um amigo
POSIÇÃO E DINHEIRO


Andas à procura constante de teus ideais materiais. A eles te entregas noites e dias a fio, no encalço de conseguires as posições mais privilegiadas.
E sonhas, como sonhas... com a poltrona do teu chefe, com o carro da esposa do teu chefe, com a gravata italiana tecida sob medida.
Sonhas com viagens internacionais, com as posições mais privilegiadas da empresa em que trabalhas, da empresa vizinha, da empresa distante e da empresa das empresas.
Como sonhas...
E como sonhas em vão...
De que te adiantará o alto do pedestal, se ele não elevará a tua alma até Deus?
De que adiantará a fortuna, se o prazer maior não pode ser comprado?
O que adiantará, meu amigo, tua conta corrente recheada e o teu coração vazio?
Ah! Mas dirás que teu coração é cheio de prazeres. Que tudo o que pensares tua conta poderá pagar.
Pagará então tua felicidade? Ou julgas que as futilidades em que vives possam ser expressadas como equilíbrio da alma, possam representar a paz tão desejada do teu espírito?
Filho, como sonhas! Sonhas com o poder e sonhas o sonho das mentiras, da ignorância. Desperta!
Não deixes esses valores te levarem aos pesadelos.
Contenta-te com o que te basta. E muito, mas muito pouco mesmo, precisas para encontrar a felicidade.
Basta procurá-la onde o dinheiro nada poderá comprar, onde a influência de muitos não poderá alcançar, onde teus olhos não verão e tuas mãos não tocarão teu ser.
Procura dentro e somente dentro de ti.


Um amigo da casa
ACREDITE EM VOCÊ


O que aconteceu com a confiança ?
Vocês sabem o que é confiar ?
Confiar é comungar com, afinizar com, inteirar-se com.
Com um amigo, com a natureza, com Deus, com vocês próprios...
Centralizem suas forças em buscas que levem a algum ponto.
Façam exercícios diários de concentração.
Concentrem-se na natureza, no mar, nas estrelas, nos pássaros, enfim, em tudo que seja grandioso e harmonioso.
Busquem, depois disso, centralizar-se na natureza, no mar, estrelas, para que possam medir a importância das suas energias para o mundo físico e espiritual.
Filhos, saberão vocês o quanto Deus os ama, para deixarem de lado a sua essência divina?
Deixarem de acreditar em vocês é caminhar para trás. É seguir na contramão.
Busquem harmonizar-se com o seu eu interior para que possam encontrar-se definitivamente.
Somente assim alcançarão a paz.


Um amigo

CORAGEM


Se nos sentimos tão orgulhosos quando alguém nos elogia, por que nos ofendemos tanto quando somos criticados?
Como é adverso esse pensamento. Tenhamos coragem.
Quanto ao elogio, é muito perigoso e nem sempre sincero e, mesmo a crítica, pode ser fruto de uma mente invejosa e traiçoeira.
Portanto, não vamos nos perder em atitudes precipitadas. Devemos analisar bem cada situação para não sermos pegos em armadilhas.
Deixemos de lado os melindres pois as vezes necessitamos ouvir palavras duras para despertar de alguma situação viciada, que nem damos conta.
Amigos, consultem sempre seus corações, não deixando de lado a razão, pois os dois devem caminhar juntos para que haja um equilíbrio.
Que Deus nos abençoe e que nunca nos falte coragem para prosseguirmos no caminho do amor, da fraternidade, da harmonia, e que nossos pensamentos possam continuar nessa sintonia sempre.


LAMENTAÇÕES


Por que lamentas tanto ?
Se não tens nada de mais proveitoso a dizer, então cala-te.
O silêncio é sempre benefício de Deus.
Em vez de ficar horas a fio lamentando os infortúnios plantados por ti mesmo, busca formas de pensamentos mais dignos para passares tuas horas improdutivas.
Trabalha a tua mente, pois chorar é fácil, reclamar mais fácil ainda. Agora, sacudir o sofrimento e ir em busca das soluções, isso já te parece demais.
Demais é ouvir-te o tempo todo lamentando tua sorte, tua vida mal vivida, teus desejos esquecidos.
Vive com o que tens.
Se tens essas pessoas para conviver e são essas as ações delas para contigo, é porque isso é o melhor para ti. E sabes disso.
Colocas até, muitas vezes, que sabes entender esses sofridos.
Que sabes, nós já sabemos que não. Finges aparentar uma certa superioridade de conhecimentos cristãos e, com isso, camuflas tuas falhas e te desculpas pelas não tentativas de melhoramento.
A quem pensas enganar ?
E para quê? Qual o objetivo a ser alcançado, se não a confirmação constante da tua fraqueza, da tua preguiça e do teu descaso para um assunto tão sério.
Até quando, filha da mentira, da ilusão, dos sonhos de viver o faz de conta, viverás esse conto que muito longe está, de ser de fadas?
Até quando encobrirás erros que precisam de urgentes reparos ?
Não esperes mais, amanhã poderá ser tarde demais. Tarde demais para poderes resolver questões tão simples.
Vai em busca das tuas reclamações, agora.
Analisa-as, consulta-as, conversa com elas. Entende-as na sua totalidade e, só então, depois de teres alcançado conhecimento total, vai em busca dos reparos.
Jaime

RESPIRAR E SUBIR


Subindo nas escadas da vida, nessa grande escalada rumo ao topo das minhas descobertas, tropeço, caio, e quase desanimo. Porém, levanto-me, "respiro fundo"... e nesse respirar encho-me de ânimo, vontade e confiança.
Parece até que esse ar que adentra em meus pulmões, está à "mão" daquele que me deu a vida, que me colocou ao pé da escada e me fez dar o primeiro passo para aprender a subir. Sinto estar "ligado novamente" à fonte de energia que me abastece.
Tudo acontecendo enquanto subo, degrau por degrau... Paradas ocasionais, descanso necessário, tropeços de alerta, subida retomada...
Porém, quando, às vezes, me surpreendo a olhar para baixo, quantos degraus galguei? Vários...
Quantos tropeços já dei? Muitos...
Quantas vezes "respirei", antes de retomar a subida? Poucas...


A DESCOBERTA


Um dia passei pela terra,
Era uma andarilha a vagar
Sem muito rumo definido.
Andava... andava...
Sempre em busca de algo
Que não sabia definir
E nesta indefinição
Muito tempo perdi
Porque buscava algo
Que nem mesmo eu
Sabia o que era
E acredito ter muita gente
Passando pelo que já passei,
Buscando algo indefinido.
Mas esta busca, para mim
Já não mais existe
Porque o que eu buscava
Era eu mesma.
Agora que me achei
Tudo ficou claro para mim
Estou feliz por descobrir
A mim mesma...
Eu existo... Sou perfeita...
Sabes por quê?
Sou criação de Deus
E tudo que vem de Deus
É perfeito.
Sou feliz, muito feliz,
Demorou, mas descobri eu mesma.


A ORDEM


Boa noite a todos !
Hoje estou aqui presente para falar-lhes sobre a ordem.
Em outros momentos, já discuti juntamente com vocês sobre a questão, no entanto, sinto-me hoje impulsionado outra vez a vir tocar no assunto. Pararam em algum momento, para refletir sobre a ordem? O que é realmente ser uma pessoa ordeira? Comumente ouvimos vocês falarem sobre a necessidade da ordem e disciplina. Nas escolas que seus filhos de início freqüentam, a grande preocupação é a disciplina. Nos ambientes corriqueiros por onde passam, também sempre se fala em organização.
Primeiramente quero que vocês me acompanhem o raciocínio, para que num segundo momento concluamos juntos.
Partamos do princípio de que cada ser é uno no Universo, sendo assim sabemos que possuem um biótipo e personalidade diferenciados. Tendo como premissa que a personalidade se faz da junção da essência espiritual com o "animus" do indivíduo, concluímos que aquilo que produzem nas suas relações com o mundo, também são peculiares. Chegamos aí no ponto crucial, seu modo de se organizar também é único. Esse caráter deve ser respeitado, o que raramente fazem aí nas instituições forjadas por vocês.
O padrão institucionalizado, pouco consegue ver do que cada ser traz em si.
O crime, assim posso dizer, sem sentir-me chocado, começa desde a mais tenra idade.
Se vocês soubessem que a força motriz, aquela que cria, aquela que transforma, se encontra nas primeiras manifestações, talvez não cometessem tantas leviandades.
Se percebessem que o sentido de ordem se encontra dentro de cada um, e que estas forças opressoras, impedem seu aprimoramento, talvez também não cometessem tais impropérios.
Acompanhem-me ...
A vida aflora, vem para conhecer e lapidar. Aí, vem vocês com uma visão preparada e imutável. O que acontece? O primeiro olhar, que deveria ser o da descoberta torna-se o do comodismo. O segundo olhar que poderia ser o do aprendizado, torna-se o da conformação, o terceiro olhar que deveria ser o da transformação, torna-se o da angústia, o do poder, o do caos.
O caos cega os olhares subsequentes e a vida toma o rumo da falsa ordenação.
Com tudo que lhes falo, a impressão é de que a ordem é caótica, não é? Poucas vezes, param para pensar que desordenada é a ordem que empreenderam.
O primeiro movimento é o do reconhecimento. Reconhecer o eu, descobrir que caminhos realmente vão de encontro ao poder transformador. Organizar, viver em ordem, nada mais é do que administrar nossos pensamentos e ações.
Isto sempre devemos buscar. Lembremos que a ordem externa e estética, muitas vezes é superficial. Para muitos funciona como álibi nas dores que não queremos sanar.
Arrumar a casa por dentro, por vezes é penoso.
Escondemos o pó atrás dos lençóis para não tirá-lo e assim vamos levando...
Quanta coisa a falar-lhes... Porém, sinto que preciso partir. Deixo minhas imagens para que reflitam e possam usufruir.
Lembrem-se, a ordem, a primeira, deve ser feita na alma.
Façam o reconhecimento e a vida será mais rica.
Deixo à vocês um fraterno abraço, esperando aqui em breve estar.

Rodolfo Moura

CAMINHO DA FELICIDADE


Para onde caminha a humanidade?
Tantos aflitos, tanta violência por toda parte. Até mesmo nos momentos de alegria sentimos a rudeza dos sentimentos.
Os homens encontram-se afastados de Deus. Alguns só lembram-se Dele nos momentos de desespero. Outros nem mesmo assim, pois acabam se revoltando contra tudo e contra todos.
É muito triste sentir essa desunião entre os homens, que já vem se arrastando há milênios. Quão lento é o vosso desenvolvimento para alcançar os altos degraus da eternidade!
Caminham a passos lentos, alguns até recuam. Alcemos vôo cada vez mais livre e alto rumo ao paraíso tão sonhado pelos homens, mas que desse Éden nada sabem.
Quantos não conseguem olhar para dentro de si, porque tem medo do que vão encontrar gravado bem no fundo d’alma.
Purificai vossos pensamentos, pois deles partem tudo que há de bom ou de ruim e sentirão com quanta leveza conduzirão vossas vidas para paragens mais amenas e felizes.
Busquem sempre dentro de vós, pois só aí se encerra o caminho da felicidade.
E não se esqueçam de nós, seus anjos guardiões.

DÚVIDA


Sorrateira, a dúvida se imiscui em nosso espírito e faz com que nos tornemos desconfiados sobre tudo (seja bom, seja ruim) que acontece em nossas vidas.
Dúvidas sempre existem, mas não devemos deixar que elas nos tolham o caminho. É necessário aprimorar nosso raciocínio, nossa intuição, e perceber que falhas e erros são passíveis de ocorrer a qualquer um. Mas se deixarmos que essa dúvida, como uma chaga, vá se alastrando, chegará o dia em que não haverá mais cura, nosso espírito, nossa mente, estarão tomados por tantos medos, estarão tão tolhidos em suas ações, pelo receio de errar, que terminaremos ficando estagnados no tempo.
Dúvidas, na medida certa, são saudáveis, mas é necessário que não nos deixemos envolver em demasia por elas. É necessário que sejamos ponderados, que percebamos que as falhas são momentâneas e, caso persistam, usarmos de nossa inteligência para detectar aonde se encontra o problema e procurar saná-lo da melhor maneira possível.
Dúvidas! Apesar de saudáveis na medida certa, devemos tomar cuidado para que não nos atrapalhem o caminhar.


Um simples amigo
AINDA É TEMPO


Tempo de amar.
Tempo de doar.
Tempo de pensar.
Tempo de rever ações e pensamentos.
Tempo de ajudar àqueles que necessitam.
Tempo de mudar.
Mudar de vida.
Mudar de comportamento.
Mudar no modo de agir.
Sempre é tempo de novas mudanças.
Não nos esqueçamos disto jamais, pois sempre é tempo, mesmo que, às vezes, tudo pareça perdido sem solução, sem rumo, podemos reverter a situação e mudar, porque ainda é tempo.
Basta para isso, que queiramos essas mudanças, essas renovações.
Procuremos nos renovar a cada dia, tanto espiritual como mentalmente.
Pois todos nós necessitamos de mudanças.
Nosso espírito está sempre apto a novas mudanças.
Aproveitem.
Ainda é tempo!

Um amigo que também necessita de mudanças


APERFEIÇOAMENTO


Nunca penses que os caminhos não são tortuosos. Eles são. Que sentido teria se não fossem? Para isto viestes habitar este mundo. Tens uma missão a cumprir. Cumpre-a da maneira mais apropriada. Busque o bem nas tuas ações e te aperfeiçoarás. Perfeição nunca encontrarás, não aqui na Terra. Talvez num plano maior, aí sim. No entanto, sempre deves buscá-la. Procure fazer o melhor, procure dar o melhor de ti, aperfeiçoa-te a cada dia. O treino, a persistência são veículos que deixam-te mais próximos dela. Mesmo que saibas que ela não está próxima, busque-a. Tua vida será melhor porque tu viverás melhor contigo mesmo. Trabalhes a cada dia esta perfeição, mesmo que saibas estar distante. Nem tudo aquilo que almejamos é palpável. Deves viver bem o presente pois em outro tempo, o futuro será fruto deste presente, é nele que cultivarás tua vida posterior.


APRENDENDO

E a luz se fez
Dentro do homem
Que enxergou,
Em todo gesto de amor,
Passos para crescer
Em busca de outro querer
Que não fosse somente o seu.
Aprendeu a dar as mãos
Na íngreme escalada
Para se chegar ao topo,
Ao conhecimento maior.
Na sabedoria dos tempos
Aprendeu a se apoiar,
A pedir sem reclamar,
A repartir o quinhão
Que lhe foi predestinado.
E a humanidade, como um todo,
Unida em comunhão,
Fazendo da união
Arma de amor,
Chega a compreensão
Que a força está nas mãos
Que se entrelaçam e buscam
Como enormes elos,
Uníssonas,
Uma única verdade.


AS VIRTUDES


Cada qual traz em si virtudes. Todos buscam incessantemente mostrar aos companheiros aquilo que realmente são. Preocupam-se normalmente com a aceitação do outro.
— Será que estou agindo correto?
— Será que estou me apresentando decentemente perante meus amigos?
— Será que mostrei-me belo, desenvolto, claro, preciso... Enfim, inumeráveis são os quesitos questionados.
Por que isto? Por que preocuparmo-nos com as aparências? Por que precisamos da aprovação externa? Por que nosso caminho de descoberta é tão frágil e insensato?
A estas perguntas não buscamos respostas. Por que será?
Eu vos direi, companheiros. Na verdade temos medo de nós mesmos; não podemos olhar dentro de nossos olhos. Passamos o tempo cultivando virtudes que na verdade são inconsistentes. São inconsistentes porque as verdadeiras virtudes habitam nosso ser, melhor dizendo, nossas virtudes somos nós mesmos. Então, como poderíamos ser virtuosos se não nos reconhecermos?
Escravos dos nossos pensamentos, contaminados pelo mundo terreno, nós não nos olhamos. Fugimos de nós mesmos. Praticamos ações e julgamos fazer o bem. Vós homens, sedes muito presunçosos pensando deste modo. Devíeis saber que se não descobrirdes o caminho dentro de vós, jamais seríeis virtuosos; apenas pensaríeis estar sendo.
A virtude real - sois vós. Olhem de frente, bem dentro dos vossos olhos, aí encontrarão a trilha para aquilo que buscam. Do contrário estarão apenas enganando a vós mesmos. Do contrário, jamais serão virtuosos.


AUTENTICIDADE


Queridos irmãos e amigos
Que a paz se faça presente em todos os corações.
Hoje vamos falar sobre a nossa vida de relações. Somos todos seres que necessitamos nos relacionar com os outros seres, para que possamos nos aprimorar no que concerne à interiorização dos bons sentimentos.
Sentimentos de fraternidade para com os nossos irmãos que encontramos no dia a dia, tal seja no ambiente de trabalho, no ambiente de lazer e no ambiente familiar.
Em qual deles somos mais autênticos? Onde nos mostramos sem as máscaras e deixamos a descoberto o nosso eu interior?
Analisemos, perscrutemos nossa consciência, ela nos mostrará o que realmente somos e assim devemos nos reconhecer, identificando principalmente as nossas falhas, as nossas menores faltas, de caráter, de consistência ou perseverança. É a partir do momento em que as aceitamos, que temos em mãos os instrumentos para que possamos nos corrigir, nos melhorar e então, após essa disposição para essa reforma íntima; que muitas vezes pode ser dolorosa, visto que temos que abrir mão de muitos comodismos e acomodamentos, então sim, estaremos aptos para sermos mais felizes em nossas relações, pois estaremos sendo autênticos.
A autenticidade nos leva a encontrar os afins, o que nos proporciona as condições de relacionamento perfeito.
União, autenticidade, respeito, compreensão, carinho, eis aí a fórmula do bom entendimento com o próximo, estendendo a harmonia nos ambientes por onde andarmos.
Muito carinho, paz e luz para todos os que aqui se encontram neste ambiente harmonioso.

Teodoro


COBRANÇAS


Fazemos cobranças a nossos maridos ou esposas, a nossos filhos, a nossos amigos, enfim, àqueles com quem tenhamos um relacionamento mais profundo.
Realizamos essas cobranças de carinho, de atenção, de respeito, de amor dos outros para conosco. E nós? Damos algo de tudo isso que cobramos aos outros?
Façamos uma introspecção, mas uma introspecção honesta, sem arrumarmos desculpas para nossos erros e fracassos. O que vêem?
Se foram realmente honestos, conseguiram perceber que só sabemos cobrar; doar não é do nosso feitio.
Nosso egoísmo, aquele "eu" interior mesquinho, faz com que só olhemos para as nossas necessidades. Os outros? Os outros estão ali para nos satisfazer as vontades, as vaidades, o ego.
Modifiquem-se. Procurem aprender a mais doar do que receber. A princípio lhes parecerá muito difícil, mas com o tempo perceberão o quão gratificante é.
Façam um esforço e deixem a mesquinharia, o egoísmo, a vaidade, a usura de lado e doem-se. Basta quererem, basta se esforçarem, basta aprenderem a não saber só pedir... pedir... pedir...
Aprendam também a doar-se. Doar amor, doar energia, doar bondade, enfim, tornarem-se pessoas caridosas em todos os sentidos que a palavra abrange.
Pensem muito, avaliem-se sempre, porém sem nenhuma desculpa para si próprios, mas vendo-se como realmente são — egoístas, mesquinhos, medíocres.
E, mesmo assim, Deus nos ama e nos perdoa, não é?
Então procuremos espelharmo-nos Nele, sem hipocrisias nem falsidades, e realmente nos tornarmos pessoas melhores.
Desculpem-me se foram palavras duras mas, às vezes, elas tornam-se necessárias.
Muita paz, muita luz, muita harmonia e muito amor em suas vidas.
Deste amigo que os quer bem,
Malaquias de Alcântara


DESVENDANDO


Que maravilha esta grande verdade! Ninguém pode nascer de novo se não ver o reino dos céus.
O que vou lhes contar, eu presenciei :
— Havia um grande mestre na Grécia antiga, que sedento de conhecimentos, saiu de Atenas, a cidade intelectual da época e dirigiu-se a Delfos, pois ouvira dizer que lá, os espíritos falavam com os vivos. E foi ele em busca do seu eu, mas sua surpresa lá foi enorme, seu interesse em conversar com os espíritos desapareceu no momento em que leu:
"Homem, conhece-te a ti mesmo."
Ébrio de luz e felicidade, voltou ele a sua terra, terra de que partira em sombras, terra em que voltava lúcido, desperto...
Ali em Atenas juntou homens, a quem chamava de discípulos e entre esses discípulos estava eu, mais uma vez repito; ele, ébrio de luz, clamava a todos os cantos "vós não sois o corpo que tanto exiges, vós sois, isto sim, o dono desse corpo que pouco dá e tanto exige. Dominai-o e ele tornar-se-á docil, dominai-o, pois é ele insaciável. O orgulho, a vaidade, as necessidades da carne nada mais são do que exigências deste ser irracional, chamado corpo."
Irmãos, alimentai-o, cuidai bem dele, pois é ele o templo do vosso espírito, mas cuidai realmente é do espírito, este sim fica, o corpo,este volta às origens, pois é o pó.
Cuidai de ti, espírito, respeitai teu corpo, pois é a casa do teu eu.
Dê a medida certa para os pesos certos e conseguirás caminhar por caminhos seguros.

De um discípulo de Sócrates que se atrasou no tempo


DOAÇÃO


Dá-te esta oportunidade.
A passagem nesta orbe muito promete
Para aqueles que muito podem dar
Abre teu coração
Para as verdades adquiridas
Nas muitas das tuas passagens
Estás pronto.
Não deixes para amanhã.
Inquira a tua consciência e
Deixa que os mais nobres
Dos teus pensamentos, sentimentos aflorem
Em comunhão com o teu coração
Dificuldades e descrenças
Até poderão te assolar
Mas as alegrias virão
Da execução do trabalho, da dedicação, da doação sincera, fraterna, corajosa e leal aos teus princípios, que já são grandes... E nós estaremos aqui para ajudar e partilhar desta festa que lentamente se instalará em todos os nossos corações.


DOAR


Doar oportunidades.
Oportunidades de aprendizados.
Oportunidades de trabalho.
Oportunidades de progresso, educação; oportunidades para conhecer, crescer, evoluir, dentro de conceitos que não nos sejam impostos, mas sim exemplificados.
Oportunidade a ter acesso a todo o conhecimento que se faça necessário à evolução.
Respeitar a evolução de cada ser, de cada irmão e ao invés de doar o pão, estendamos a mão oferecendo a oportunidade do gesto, da palavra, do exemplo. E para isso não é necessário púlpito, mas a simplicidade, a humildade, a boa vontade, a ação.DOAR
Doemos a cada dia a oportunidade do recomeço através do reconhecimento dos próprios erros, da quebra de velhos conceitos, da vontade ferrenha pela renovação, pela sede insaciável do saber.
Renovação, recomeço, oportunidades, conhecimento de si mesmos, suas reais necessidades, deixar cair por terra máscaras da falsa boa vontade que nos reveste no gesto que queremos ver reconhecido e deixar fluir a verdade de nossas verdadeiras intenções que podem não ser nobres. Chegar ao momento em que sejamos capazes de abrir as portas de nossas próprias verdades já será um começo, que com certeza facilitará a renovação de todos os nossos atos, fazendo com que só estendamos a mão conscientemente sabendo que oferendo oportunidades sinceras, estaremos abrindo as portas que nos possibilitarão a visão interna e clara de nós mesmos e isto é bem mais valioso que o pedaço de pão, pois possibilita a oportunidade de vida e de avanço com dignidade para um novo amanhecer.

Aron


ENCONTREI-ME


Caminhos andei. Caminhos percorri
Andei, andei, mas nada encontrei
Vivi uma vida fútil, vazia
Nada construí
Nada fiz nem de bom ou ruim
Passei pela vida
Mas não vivi
Procurei algo e não encontrei
Pois o que buscava em outros, ou com outros
Não podia existir
Porque o eco do vazio existia em mim
Procurei nos outros, o que faltava em mim
Não atinava que o problema estava em mim
Sofri, sofri muito
Só agora compreendi
Que a verdadeira felicidade
Estava dentro de mim
Chorei, chorei muito!
Mas agora é diferente
Pois choro de alegria e contentamento
Sinto-me leve, sinto-me solto
Encontrei em mim mesmo
Toda alegria, toda felicidade
Vivo a cantar! Vivo a sorrir!
Viva! Sou feliz!
Encontrei-me!


ENXERGUES A TI MESMO


Existe um ser forte dentro de ti .
Um ser capaz, um ser corajoso, destemido,
Disposto a suportar todas as dores,
Disposto a trilhar firme o caminho
Que se predispôs a percorrer.
Esse ser grita, se agita dentro do teu íntimo,
Se agiganta, se faz apto, tenta escapar e enfrentar
"De peito aberto" , todas as dificuldades.
Tenha a certeza de que este ser
Tem as soluções e a força necessária,
Que desejas e precisas,
Para sair de todas as situações
Que, na vida, enfrentas.
Mas tu, preso a teu tão grande sofrimento,
Cego em tua imensa dor,
Buscas consolo em teu próprio ego.
Te apiedas tanto de ti mesmo
Que este ser grandioso,
Amarrado a esta enorme auto piedade,
Não consegue sair e deixar fluir
Toda a tua capacidade de compreensão,
De doação e de amor.
A vida é feita de momentos
Bons e ruins, alegres ou tristes
Tu és feito de vários "tus"
Forte ou fraco
Alegre ou triste
Corajoso ou covarde
Honesto consigo mesmo
Desonesto com teus sentimentos.
Dá-te a oportunidade de experimentar
Todos estes seres.
Mas não te esqueças, vez ou outra,
De dar-te a oportunidade de ser feliz.
Olha a tua volta, faz-te necessário
Sejas necessário, útil a ti mesmo,
À comunidade, à humanidade.
Deixa que os seres que habitam em ti, fluam
Levanta-te, enxuga os olhos,
Procura enxergar à tua volta.
Tu não estás sozinho, vai à luta!
Sai desta inércia, assume tuas próprias culpas,
Tuas dores, teus desamores
Assim passarás a te conhecer melhor
A te sentires melhor, a gostares de ti mesmo.
Verás, então, que muitas portas se abrirão.
E a mais importante de todas,
Será aquela que se abrirá
Para dentro de ti mesmo
Pois, por ela enxergarás
O quão belo tu és.

Moisés


ESCOLHAS


Com ferro e com fogo
Um dia já brincamos
Alguns já se feriram
Nós já nos queimamos
Que brinquedo perigoso
Para as crianças que ainda somos
Mas adultos nos achamos
Com direitos a escolher
Qual a melhor opção
Com as quais nos envolver
E como crianças peraltas
Muitas vezes escutamos
Mais o sentido da aventura
Que irá nos dar prazer
Quão enganados estamos
Quando deixamos de ouvir
O que nos diz o coração
Que nos manda escolher
Que mais vale o bem alheio
Que nossa queda maior
Por caminhos perigosos, desconhecidos
Sem luz!...
Da aventura, à ventura
Basta apenas querer
Com um pouco de simpatia
E muito bem querer!
Limpemos bem os caminhos
A candeia trará a luz
E nunca mais nas trevas
Nossos passos nos conduz!

André


EXPERIÊNCIAS


Boa noite a todos,
Gostaria de aproveitar essa oportunidade que me foi dada para passar a vocês, um pouco da experiência que tive, enquanto vivi aí onde ainda estão.
Não soube aproveitar muito bem o tempo que me foi dado, porque não encontrei pessoas que me pudessem esclarecer. Fui muito simples, amigo de todos, cumpridor dos meus deveres, mas não desenvolvi meu lado espiritual, como hoje, bem consciente, entendo que deveria. A rosa linda, perfumada, tem seus espinhos como proteção, para que aquele que tentar arrancá-la de seu pé possa ser avisado, através da dor, que não soube fazer direito. E nós também devemos ser lindos e perfumados, mas cercados na fortaleza do conhecimento e de uma consciência firme e clara para que aquele que não souber nos respeitar, possa sentir, que não sairemos do nosso lugar se não for por vontade do Pai.
Cuidar da alma é muito importante, ser firme e seguir o caminho do bem é a segurança da vitória, não desperdiçar a oportunidade é a benção maior.
Sigam na verdade, respeitando a todos.
Que meu simples falar possa ajudar a todos.

Lúcio


FALSIDADES


Como somos falsos e hipócritas, fingimos ter uma humildade que não temos, fingimos ser tolerantes quando já estamos totalmente sem paciência em nosso íntimo. Nos vestimos de "Santos do Pau Oco", pois somos vazios e frívolos, querendo ser o que não sabemos ser, pois amigos, nunca sentimos o que realmente vem de dentro de nós, só pensamos no que os outros vão pensar de nós. Queremos ser grandes mas não passamos de bebês chorões, e no primeiro tropeço botamos a boca no mundo.
Caros, sintam o seu coração batendo, sintam o seu corpo pulsando, vejam o quanto vocês tem e que tantos gostariam de ter em seus lugares.
Queridos, esqueçam o que pensam de vocês, se preocupem com o que vem de dentro de suas almas, ajam de acordo com seu sentimento interior, o amor, não com o sentimento exterior de orgulho e vaidade.
Não dêem importância as aparências, preocupem-se com o conteúdo de seus espíritos. Amem-se em realidade.

Quitéria


FORÇAS INTERIORES


Que o teu caminhar seja firme e seguro, rumo ao futuro e ao que ele representa.
Que não te percas olhando para trás e tropeçando sobre os teus próprios passos.
Que ao vacilar durante o teu andar, possas te apoiar em teus próprios erros, transformá-los em conhecimento e que eles te incentivem e te motivem a seguir andando.
Conhecer-te é o melhor caminho, tirar o melhor de suas possibilidades, alicerçar-se em teus conhecimentos, olhar-te e aceitar-te da maneira que és, saber que a ajuda chega a medida que nos esforçamos para tê-la.
Temos a nossa disposição, todos os meios que nos possibilitam um andar firme e seguro rumo a nós mesmos, rumo ao conhecimento, rumo a paz interior, basta que para isso, consigamos conhecer todas as nossas limitações e termos a coragem necessária para enfrentarmos todos os obstáculos e fazermos destes obstáculos, trampolins para uma visão maior que nos possibilitem olhar para dentro de nosso próprio interior, procurarmos nossos próprios caminhos e seguir por eles passo a passo, sem querermos ir além de nossa possibilidade, nossa potencialidade e com certeza elas se ampliarão.
Temos dentro de nós mesmos, todas as respostas e todos os meios para sobreviver, todos os meios para nos curarmos, todos os meios para sermos felizes, basta que direcionemos todos os nossos pensamentos, sadiamente, para objetivos nobres.
Ao trilharmos nosso caminho em direção ao auto-conhecimento, conheceremos toda nossa força ao nos despirmos da necessidade de sempre pedir e de nos apoiarmos na comodidade, conheceremos nossa capacidade de produzir.
A preguiça mental leva à falta de atos, leva a ociosidade que, por sua vez, leva os seres a postura cômoda de sempre esperar que os outros façam por ela o que ela própria tem capacidade de fazer.
Continue andando e que teus passos sejam firmes, seguros e que a força que te habita possa brotar do teu íntimo e que teus passos então se tornem livres.

Josué


FORÇAS VIVAS


Nossos pensamentos são forças vivas.
São energias que na maioria das vezes em que delas nos utilizamos, nem temos real conhecimento de sua força.
Digo até que nossos pensamentos são como "armas" que podemos e lançamos mão a todo momento. Eles estão tão inerentes a nós que pensamos e não refletimos no pensamento. E são "armas" porque podem nos ajudar ou nos destruir.
Temos o pensamento como "ligação" com a nossa origem. É pelo pensamento que nos comunicamos, nos reabastecemos com a nossa fonte de vida.
Já perceberam como conseguimos nos acalmar, nos fortalecer, nos tranqüilizar e confiar quando elevamos nossos pensamentos, quando o dirigimos para o positivismo, o otimismo, quando nos interiorizamos e falamos com o Pai através da prece?
Mas também já devem ter experimentado o quanto nos deprimimos, o quanto nos sentimos fracos, chegando até ao desespero, se sintonizarmos nossos pensamentos nas idéias negativas, no pessimismo. E nestes momentos se aproximam de nós pessoas e ocorrem acontecimentos que reforçam esses nossos pensamentos, não é assim? Pois é, eles foram "atraídos" por nossos pensamentos porque tinham pensamentos semelhantes.
Percebem como nossos pensamentos são forças vivas? Podem nos elevar, como podem também nos derrubar.
Sejamos vigilantes! Tentemos manter nossos pensamentos sempre voltados para o positivo, numa faixa serena e tranqüila, para que dentro dos nossos corações possam vibrar sentimentos semelhantes, e consequentemente se aproximem de nós pessoas e fatos também positivos, atraídos pela "luz" que se desprenderá desses nossos pensamentos.


GESTOS SIMPLES


Inútil, esta luta é inútil
Pois nesta imensa solidão
Difícil encontrar uma mão
Um pensamento, que se ligue ao lamento
De quem busca compreensão e paz
O homem doce egoísta,
Pede vida, vive vidas
E de todas as experiências
Nada ou quase nada traz
Vejo seres se queixando
Lágrimas derramando,
Por razões tão descabidas,
Seres tirando vidas
De vidas que já não existem
Quanto ainda tu precisas
Para entender que a vida
Se faz num aperto de mãos
Se consolida em gestos sinceros
E se eterniza na solidariedade,
Na fraternidade
No laço sutil e singelo
De toda sua humildade
Quando tens a dignidade
De saber pedir perdão.

Moisés


INCONFORMISMO


Como sofremos, sofremos tanto...
Damos aos problemas dimensões que às vezes sequer existem.
Como sofremos, sofremos tanto...
E sofremos por quê? Por que o merecemos?
Não, às vezes nós mesmos colocamos o problema em nossa mente e lá o deixamos a nos corroer.
Como sofremos, sofremos tanto...
Por quê? Para quê? Até quando? Não há necessidade. Quando acharem que um problema não tem solução conversem com um amigo, conversem com o Pai e vocês receberão conselhos que às vezes não esperam.
Sofremos... sofremos tanto, mas normalmente porque o queremos, normalmente porque nos achamos o mais infeliz dos seres humanos, e não o somos, pois não falta nada em nossa vida. Temos alimento, temos abrigo, temos fé, temos amor. Talvez esse amor que recebemos não nos baste, mas pensemos que existem pessoas que não tem nenhum. O nosso defeito é acharmos que o que temos é sempre pouco, mas não o é, nós é que somos eternos insatisfeitos.

Ruth


LEVANTA-TE E ANDA


Estás em busca do Mestre?
Alguém que te oriente no caminho que segues?
Alguém que te apoie em tuas decisões?
Alguém que te diga o que fazer?
Como fazer? Aonde ir? Como ir?
Oh! querido amigo
Já não te cansastes de buscar?
Que tal arriscar?
E de repente
Talvez te faça bem
Ser responsável
Pelos teus próprios atos.
Toma o destino em tuas mãos
E só para variar tenta!
Vamos! Tenho certeza de que és capaz!
E a tua força, a escondestes onde?
E tua auto confiança?
E aquela coragem,
Que tenho certeza trazes presa
Dentro do invólucro da covardia?
Solte-as!
Sabes amigo, é hora
De caminhares sozinho.
Já discernes o mal do bem
E tens consciência das forças universais
Que nos regem, portanto
Sabes que a razão e o bom senso
Te são dadas para que as use.
Então...
Levanta-te e anda!


LIBERDADE


Liberdade, é isso que pedes
Liberdade, é o que desejas
Mas como, se não sabes teus deveres
Mas como, se não respeitas

Liberdade é saber teus deveres
Liberdade é respeitar
Pedir pelo direito dos outros
Desejar a liberdade dos outros

Quando assim pensares
Quando assim agires
Sentirás o quão livre ésB Saberás a liberdade que possues.

Sálvio


MANSIDÃO


Sejamos calmos, pacientes, tolerantes. Vamos sempre lembrar que nós também temos uma quantidade enorme de defeitos, os quais, quase sempre, não nos damos conta. Não vamos apontar os defeitos que existem em outrem para que os nossos próprios defeitos não sejam apontados.
Tentem se lembrar sempre, que não devemos fazer aos outros o que não gostaríamos fizessem conosco.
Tentem se lembrar de que perdoar é também ser perdoado.
Não apliquemos em ninguém a Lei de Talião, "olho por olho, dente por dente", poderemos não gostar do que virá nos acontecer.
Sejam doces, sejam mansos, sejam humildes, sejam cordatos. Não julguem para não serem julgados.
Perdoem sempre e o Pai também lhes perdoará.
Uma boa noite a todos vocês.

um amigo do plano espiritual


MESTRES


Quantos sábios reconhecemos fazendo nossas leituras ou ouvindo-lhes o discurso! Seguimos suas palavras e reproduzimos seus ensinamentos como se fossem conceitos e pensamentos nossos, não é?
Procuramos avidamente em nossos mestres, exemplos para que possamos seguir sem questionar. Acomodados é o que somos! Tendo um mestre, dirigimos a ele toda a responsabilidade que é nossa. Se fracassarmos ainda temos o consolo de que não fomos nós que erramos, mas sim ele. Não vemos que depositando nos outros a nossa busca, ela deixa de ser nossa e passamos a seguir a busca do outro.
Não digo aqui que não se deva conhecer a sabedoria de grandes espíritos que tiveram e têm, até como missão, a orientação e o esclarecimento daqueles que iniciam sua jornada. Analiso apenas o "quanto"de nossa vida depositamos nas mãos de outrem, quanta comodidade nos cerca ao delegarmos aos outros a parte mais difícil e com certeza de maior valor para o nosso verdadeiro crescimento.
Somos os únicos responsáveis por aquilo que acreditamos. E a verdadeira fé independe da existência de alguém em quem nos espelhemos. Se assim agirmos seremos sempre a sombra da verdadeira luz.
Sejamos a luz!


MOSTRA-TE


Ei, você aí irmão !
Embrulhado em sua dor
Em seu amor, seu desamor
Abrigado em seu imenso rancor
Ficas cego a tudo que em tua volta passa
Ficas cego ao amor que te toca suavemente todos os dias
Ficas cego aos apelos de todos a sua volta
Ficas cego à tua própria necessidade
De descobrires que não estás só.
Como tu, muitos sofrem, por amor, desamor, por rancor, por apego, vaidade orgulho e se revestem com esta capa escura e tão densa de ódio que não enxergam a luz
A luz de poder estender a mão e da tua imensa escuridão, emitir um raio, um olhar e enxergar outros seres a tua volta, que a ti estendem corações carentes, almas sedentas de um pouco de compreensão
Abra teu coração, grite toda tua dor, mostre teu desamor, se desfaça desta farsa, mostra-te como realmente és, só assim poderás então, neste grito, ir buscar o que realmente queres; o entendimento e a aceitação do que realmente tens, do que realmente és, do que realmente neste mundo, viestes aprender.
Teu coração então, compreendendo, será capaz de aceitar e então poder doar a tu mesmo, a paz.

Marras


MULHERES


AGORA SÓ A TI

Cada corpo tem seu tempo e cada idade seu encanto.
A beleza física é fugaz e só interessará aos órgãos sensitivos se não vier acompanhada de claridade que irradia do espírito.
Minha jovem, deixai de lado as academias que só exaltam tua vaidade e buscai os campos, a solidão da natureza; saia da periferia do eu e buscai teu centro, pois só será nele que serás feliz, daquela felicidade que o mundo jamais poderá te dar.

AGORA A VOCÊS DOIS

Numa cidade americana uma estatística alarmante: de cada 100 casamentos, 79 separações.
Causa predominante: incompatibilidade de gênios.
Meia verdade. Incompatibilidade sim, mas não de gênios.
Saiba mulher que, a descarga orgástica em ti, salvo poucas exceções, é predominantemente clitoriana e terapia comportamental nenhuma irá mudar isso, pois isso é uma verdade biológica, e deverás aceitá-la, quer queira, quer não. E que, através de ti, teu companheiro também saiba disso, e se a consciência de tal fato for de conhecimento de todos, as separações cairão a um terço, o que ainda é uma pena.

AGORA A VOCÊS TRÊS

Algumas pensam que a paixão é a exaltação máxima do amor, mas que engano...
Paixão é puro desequilíbrio arraigado nas teias sutis da alma.
Combatei-a ferozmente pois, se levada a extremos e fora do casamento, causará estragos irreparáveis, primeiro, na tua psique, e na melhor das hipóteses, só atingirá a ti, do contrário poderá levar teu real companheiro à depressões profundas e, até, ao suicídio, e se isto acontecer, te custará caro, pois sempre dependerá de ti mulher, o "sim" ou o "não" para tudo, e se falhares, a severidade da lei cobrará de ti o reequilíbrio de todos, o que poderá levar muitas vidas.
Cuidado pois, que a tua responsabilidade perante a vida é muita.
Por isso que nascestes mulher.

AGORA A TODAS

Filhos criados com excessiva brandura, com tolerância cega, tornam-se, mais das vezes, tiranos domésticos e ditadores de normas.
Filhos criados com excessiva severidade, tornam-se inseguros, isto quando não se revoltam contra aqueles que são para eles as maiores forças.
Teus filhos são, antes de tudo, o fruto da confiança do Pai Maior que te creditou a confiança da continuidade da vida. Por isso, educai-os apenas e entregai-os ao mundo e que na sua bagagem eles levem teu amor.

M.K.


O CAMINHO DO MEIO


Todo ponto tem um contra ponto.
Encontrar o caminho do meio, que fica exatamente entre a realidade e o sonho, entre a razão e o coração, entre o rompimento do ser e o do não ser, do se submeter ao auto-exame e descobrir dentro do íntimo a resposta que talvez não seja aquela que lhe satisfaça, mas sim, aquela que quebra seu orgulho, sua vaidade, seu poder e lhe faça humilde o suficiente para aceitar que não és perfeito, que o aprendizado vem por muitos exemplos e pode vir através de criaturas que julgas inferior a você por estar sob seu comando ou ainda aos seus cuidados.
Alerta, pois às vezes eles estão ali exatamente para lhe ensinar e na simplicidade de um carinho, de um sorriso, na luta pela independência, na busca ansiosa por sua verdade, estes pequenos são seres grandes com gestos pequenos mas de enorme significado.
Estejamos atentos, não somos donos de nada, de verdade nenhuma, sem nenhum direito de julgar e subjugar a nossos atos altamente orgulhosos, dominar vontades e designar destinos, apontar caminhos, se na verdade andamos trôpegos, a procura de saídas, respostas, se ainda procuramos nos defeitos dos outros, motivos para galhardamente exibirmos nossas falsas finalidades.
Nesta grande escola procuremos ser bons alunos e não nos colocarmos no lugar de mestres, procuremos encontrar o equilíbrio entre a razão e o coração sem sermos desumanos na razão ou acomodados no coração. Este é o exercício que nos levará a aceitação de que queiramos ou não somos ainda pequenos aprendizes na grandiosidade da criação.

Moisés


O ENCONTRO


Um dia a cismar
Saí a caminhar
A procura da paz
Caminhei, caminhei
E cansada me sentei
Fiquei a observar
Crianças a brincar
Pássaros a voar
Flores a desabrochar
Surpresa eu fiquei
Com a paz que encontrei
Agora sei,
Que não preciso cismar
Nem sair a caminhar
Para a paz encontrar
Basta apenas observar

Graça


O ESTADO NATURAL DO HOMEM É A FELICIDADE!


Boa noite, queridos companheiros, é com imenso prazer, que me dirijo a vocês. Nesta noite, temos o prazer de ministrar o tratamento espiritual a um grande número de pessoas. Faço parte da equipe colaboradora da casa no Plano Espiritual e gostaria de orientá-los em certos aspectos.
Muitos, talvez a maioria, buscam as casas espíritas para encontrar a resolução de seus problemas diários, mas se acomodam apenas em receber os passes e não em se auto analisarem para verificar a origem dos problemas. Não é de muito proveito o tratamento espiritual se não modificarmos nosso padrão de pensamento. Se acreditamos na violência como meio de resolução de nossos problemas, é através dela que somos agredidos, se não nos permitirmos pensar em coisas positivas, no bem, não conseguiremos dar abertura para o bem nos alcançar.
Se acreditarmos no mal, damo-lhe abertura para que chegue até nós. O policiamento de nossa mente é imprescindível, qualquer melhora só advém se nos permitirmos alcançá-la. De que forma? Procurando mentalizar fatos positivos em vez do julgamento ao próximo, procure substituí-lo pela compreensão Dele. Em vez de maledicência, procure calar, porque se atiramos palavras ao ar, elas poderão voltar com a mesma, ou redobrada, intensidade. Querer melhorar é um começo, mas a reforma íntima se faz necessária, para que a melhora e o bem estar sejam presenças constantes em nossa vida.
Somos responsáveis por todos os nossos atos e as consequências oriundas destes, mas assumir responsabilidades é muito penoso, assim utilizamos a culpa para transferir nossa responsabilidade pelos fatos de nossa vida ao mau-tempo, ao patrão, à economia, ao vizinho, ao pai, ao marido, enfim, encontramos alguém ou alguma coisa para eximirmo-nos de nossas responsabilidades. Em todo problema, devemos pensar se não temos uma parcela na construção deste. E se conseguirmos identificar nossa participação, a resolução se tornará mais próxima. O estado natural do homem é a felicidade, nós é que procuramos sintonizar sempre o estado anti natural que é a infelicidade. Nós é que a construímos pouco a pouco, no dia a dia. Devemos portanto reanalisar nossos hábitos, nossos defeitos, nossos vícios.
Devemos construir a felicidade todo dia começando por nossa reforma íntima, acreditando que Deus é perfeito, e que tudo que acontece em nossas vidas é principalmente os problemas que se insurgem. É nestas horas que a vida nos cobra a lição dispensada; se aprendemos com nossos erros e acertos; se amadurecemos; se conseguimos nos tornar melhores. Não espere passivamente a resolução de seus problemas, faça uma reavaliação, seja humilde, caso reconheça uma falta sua, reforme-se intimamente, mude seu padrão de pensamento, que o problema estará praticamente resolvido, assim o tratamento espiritual lhe renovará o ânimo e as energias para que prossiga calmo e sereno em sua jornada terrestre.
Que Deus os acompanhe.


O SOM REAL


Ouves o trovão rugir no céu
Ouves o vento a sibilar em tua janela
Ouves o mar a ecoar nas pedras
Ouves a tudo

Mas será que ouves o teu coração?
Teu coração que chora o ódio que derramas
Teu coração que grita com teu egoísmo
Teu coração que clama por paz

Amigo, ouça primeiro dentro de ti
E só então entenderás os sons,
Que vem do Criador para te acalmar
E não para te ferir.

Sálvio


O VALOR DA DOR


Estamos sempre procurando formas para encarar e enfrentar fatos que nos são colocados na vida e com os quais devemos conviver, baseados em nosso aprendizado.
Estamos sempre buscando forças para quebrar nosso orgulho e estendermos a mão em busca de auxílio.
Estamos sempre procurando compreender, entender e aceitar a vida, a morte, o nascer e o renascer, e dentre estes vários estágios, crescer e burilar nosso espírito.
E, nesta sede incessante de aprender e evoluir, muitas vezes nos perdemos na incerteza e na dor, na incompreensão dos fatos, no vazio de nossos atos, na mente que nos desmente, quando a dor nos bate à porta...
Nesta hora entretanto o homem busca a Palavra Maior, a Porta Aberta, a Mão Estendida, onde se agarra, louco por entendimento, sabedoria, e encontra dentro do seu próprio íntimo respostas, pois em cada jornada finda, em cada morrer, em cada renascer defronta-se com fagulhas de um Deus bondoso, amoroso, justo e fraterno que o abraça com amor, o envolve em sua luz, restabelece suas forças e a cada passo vencido, a cada luta ganha, lhe dá sempre novas oportunidades de cair, de levantar, de nascer e renascer em busca de perfeição.
O homem encontra a fortaleza, a inteligência, a evolução e o conhecimento dentro do próprio homem, desde que tenha a coragem de caminhar sempre, nascendo, morrendo, renascendo em uma luta contínua pela reforma íntima, almejando sempre encontrar seu próprio reino, o reino da consciência tranquila... do dever cumprido... o reino da paz interior...

Moisés


PALAVRAS


Quem é que fala mais alto?
O coração que se espreme como alguém que se encontra no meio de um bombardeio e pula de um lado para o outro tentando fugir dessa imensa aflição?
Ou a razão, tão impiedosa, muitas vezes tentando falar com seus pensamentos fortes, seus fantásticos conhecimentos e provavelmente algumas poucas sabedorias?
Não importa se é o coração ou a razão, o importante é que fale mais alto quem falar com simplicidade e amor.
O coração deve ser ouvido, quando falar na linguagem bela do carinho, da humildade e da aceitação, por querer bem a tudo.
A razão deve ser ouvida, quando falar com conhecimento, compreensão e discernimento.
Cada um deve procurar dentro de si palavras que deve ouvir, para que, na prática dos atos, o erro ocorra cada vez menos.


PARE E PROCURE


Reunistes em tua vida tantas emoções vazias, sem brilho, sem segredos, sem justificativas, que não te permitem ao certo saber distingui-las.
Usastes todas as informações contrárias à tua procura e fizestes delas armas perigosas contra tua própria vida.
Te influenciastes por ouvires mal palavras pouco comuns a teu entendimento, e interpretastes pior ainda por não seres honesto e complacente contigo mesmo.
Jogastes para fora de ti riquezas incalculáveis por não teres sentido que o mais simples é na verdade o mais caro, porque não se diz e nem se dá o preço para aquilo que trazes dentro de ti.
Nascestes no momento oportuno e te foram lançados uma série de requisitos que procuras, a cada instante, perder.
Para! Por favor, para. Não prossigas mais assim, talvez continuar te faça perder tudo de vez.
Tentes sentir quem és, na verdade. Não por palavras vindas de outra boca, não por atos que recebas de quem também não se encontrou ainda, sintas e te preocupes contigo nesse instante e retoma agora teu caminho, que mesmo sem que percebas é sempre iluminado e abençoado.
Que todos tenham nessas pequenas palavras o desejo de parar, olhar para dentro de si e, por vontade sincera, se procurar.

um amigo de sempre


PENSAMENTO, RAZÃO, VONTADE


O pensamento cria.
A razão avalia.
A vontade determina.
E assim é o homem, ou deveria ser se essas máximas forças trabalhassem juntas, não para matar o ego, como alguns pretendem, mas para dominá-lo primeiro e, depois, integrá-lo ao "eu", que é a razão maior de estarmos aqui nesta escola evolutiva que passeia pelos espaços. Mas não, o ego reina soberano nas suas necessidades, reais é verdade, mas passageiras, e por acharmos que elas são eternas, e pior que isso, irresistíveis, não nos damos ao trabalho de avaliá-las melhor.
Afinal, do que estou falando?
Falo da carne, que clama alto desde o berço, ou pouco depois, até o túmulo, e que nos entorpece o espírito, pois é insaciável se não for dominada.
Falo das necessidades fictícias, que são bombardeadas num clima incessante de pressa e que nos confunde na medida do tempo, não nos dando tempo para mais nada, a não ser, pensar nelas.
Falo da fome do poder e das alegrias da glória, pois nada é mais gratificante do que elas, quando fantasiadas pelas promessas da saciedade.
E muito mais eu poderia falar, pois a lista é imensa e tão encantadora, quanto as que citei até agora.
Mas prefiro falar de quem as cria, ou melhor, apenas darei seu nome - ego. E é ele, solto desta forma, que prende o homem à terra, feito âncora.
Domine-o pois, e comece agora, e quando estiver dominado, conheceremos alegrias jamais imaginadas.
Para tanto, use o pensamento que cria; a razão que avalia e a vontade que determina, pois a você, homem, foi dado esse poder.

Ana Paula de Vasconcelos Mota


PROMESSA


Bem num cantinho escondida
Uma alma busca a vida
Através da observação
De cada gesto, de cada ato
De cada pensamento que emites ou omites...
Observa os teus atos tão falhos e se rebela...
Ouve tua fala tão bela, e te elogia...
E nesta criatura tímida em busca do aprender
Fica a sensação de que tu, caro irmão
Não ages conforme pensas
Não pensas conforme falas
E fica a observar
Todos os teus atos vãos...
Melhor calar, não dizer
É melhor não prometer
O que não podes fazer

Um aprendiz


PROCURAR


A pergunta fica no ar. Procurar o que ? Não sei o que procurar e se procuro a coisa errada? Como saber?
Respondo: com calma, com tranquilidade, com equilíbrio, com fé, com confiança em teus pensamentos. Quando aprenderes a entender teus pensamentos e conseguires confiança em ti mesmo, saberás o que procuras.
Pensamento é força mental muito forte, fonte de equilíbrio que vem da natureza.
Natureza é vida divina, poder, força, equilíbrio, segurança, saúde, alegria e tudo o que imaginares de bom em teu pensamento, a natureza lhe trará.
Aprender a conversar com teu pensamento é muito importante, temos que analisar com muito cuidado o que ele nos diz. Quando estiveres já nessa faixa de compreender teu pensamento, acharás o que procurar. Toda força divina que vem da natureza, estará atuando com teus pensamentos.
Muita paz e muito equilíbrio.

Alves


QUEM SOMOS?


"Voltar-se para dentro de si mesmo".
Eis a orientação que damos a todos que se aproximam pedindo ajuda ou a todos que queremos auxiliar na busca do equilíbrio e do crescimento.
Mas será que sabemos o que é voltar-se para dentro de si mesmo? Será que queremos nos ver tão nitidamente?
Não sabemos quem somos. Na realidade, não sabemos quem somos e quando tentamos fazer esse retorno para dentro de nós, sempre buscamos aquele que "pensamos" ser ou que gostamos de ser.
Será que agüentaríamos nos ver como realmente somos? É o que questiono até a mim mesmo.
Acredito que antes de voltarmos para dentro de nós mesmos, buscando o que não conhecemos, temos é que nos conhecer. Assumir nossos defeitos, encarar nossas amarguras, nossas dificuldades... E aí então, quando pararmos e quisermos voltar para dentro de nós mesmos, poderemos nos ver como realmente somos, sem projeções ou retoques de auto-piedade. E assim, autênticos, acharemos a força propulsora de nosso crescimento.


RIQUEZAS


Ouro, a riqueza material.
Amor, a riqueza espiritual.
Todos buscam às riquezas.
Todos querem ser ricos.
Mas será que sabemos ser ricos?
Não acredito! Pois sempre que conseguimos a riqueza material, nos tornamos avaros e mais e mais queremos; toda vez que as pessoas nos querem bem, mais e mais nos aproveitamos delas e de seu amor por nós.
É, amigos, tudo que reluz é perigoso, pois, por não ser a luz, mas apenas o seu reflexo, engana nossos sentidos e nossa mente, e faz com que caiamos nas tentações e nas vaidades, mas digo a vocês que mesmo sendo perigosos, se estiverem em mãos corretas, podem trazer o progresso, sim, o progresso material e espiritual.
A riqueza material é uma alavanca do progresso humano quando bem usada, bem como uma fonte de tranqüilidade para aquele que necessita de trabalho na seara do socorro. Atenção no que digo - necessitam trabalhar na seara do socorro.
Queridos, olhem se não são fiéis depositários do amor divino, vejam se Deus não emprestou a vocês o ouro para impulsionar o progresso material ou se Ele não emprestou a vocês o carisma para impulsionar o progresso espiritual.
Irmãozinhos, lembrem-se de só pedirem e desejarem o que possam administrar e administrem bem tudo que possuem de material e espiritual!...
Que a paz esteja sempre em seus corações.

Irmãozinho


SENTIDOS


Irmãos,
Tendes os cinco sentidos presentes em vossos corpos.
O olfato liga através do odor, vossos corpos às coisas que vos cercam.
A visão, demonstra a vós aquilo que o mundo apresenta.
O paladar vos dá o prazer do sabor.
A audição vos liga com os ruídos do universo.
O tato faz com que sintais, que apalpeis também, os objetos presentes.
Será que paramos por aí?
Nossos sentidos se limitam a estes cinco aspectos?
Pensemos...
O que seria da visão se não tivéssemos os olhos?
O que seria do olfato sem o órgão que o dirige?
O que seria dos demais sentidos sem os instrumentos que lhes atendem?
Sabemos, de experiências que nos cercam, que o cego se possuir forças interiores cria a luz. Que o tetraplégico, cria sensibilidades através de outros canais. Que o surdo, ouve sons que nossos ouvidos sadios, não conseguem distinguir ou mesmo ouvir. Que a água insípida e inodora é a fonte principal para o equilíbrio do corpo humano.
E então, o que dizem vocês?
Comprovadamente percebemos que os sentidos, ultrapassam o limite do corpo físico. Daí, passamos a crer que o sentido maior, aquele que nos liga ao Ser Supremo, está por detrás de todos estes.
Será que estamos preocupados com ele?
Será que seu uso tem sido feito?
Pois é, companheiros, um sentido maior existe, responsável por todos os demais. Ele alimenta, aguça os outros. Porém, se o deixarmos de lado, se não atentarmos para sua devida importância, nossos sentimentos e sentidos tornam-se limitados, e com o tempo caquéticos e esclerosados.
As coisas caminham conjuntamente.
Desenvolvamos nosso sentido maior, aquele que fará nossos olhos enxergarem aquilo que, por ora não vemos ou não queremos ver.
O benefício, se fará a todos aqueles que se dispuserem ao exercício.
A descoberta, o reconhecimento dos olhos que existem dentro de cada um, com certeza, trará novas versões do universo.


SINCERIDADE


A sinceridade é um estado que se conquista, e não se ganha
É através do controle de nosso turbilhão interno
Que começamos a tentar seguir nosso caminho
É através do domínio das emoções
Que sentimos teu perfume
Perfume, pois a sensação é tênue e temporária
É fugidia, porque ainda somos pequenos
Não basta fazer calar ao mundo
Há que se fazer calar o nosso interior
Para que este estado de êxtase
Se faça presente.
É um pedaço do divino que temos ao nosso alcance
É apenas uma leve demonstração
Do que pode ser um estado de perfeição
Devemos construí-la, buscá-la
Um pouco a cada dia,
Para que de brisa inconstante
Torne-se o sopro da nossa vida.



SOBRE O ORGULHO


O orgulho mata, o orgulho fere, o orgulho denigre a personalidade humana.
Somos tão orgulhosos, somos tão vaidosos e a que nos leva tudo isso? A nada.
Somos seres tão imperfeitos neste mundo, nos dizemos feitos a imagem de nosso Pai. À imagem sim, mas a aparência não quer dizer nada, o que realmente vale, o que realmente tem um valor imenso é o nosso interior e como somos falhos por dentro.
Quando nos olham ou mesmo quando olhamos, o que vemos é o exterior do ser humano e geralmente é a este que primeiro nos atemos. Quando vemos uma pessoa bonita em nossa frente, ficamos extasiados e nos esquecemos que essa beleza é somente uma casca, é somente um envoltório, que essa beleza poderá estar envolvendo um invólucro vazio, qual se fora um balão cheio de ar.
Nos atemos a coisas tão insignificantes como o exterior humano e nos esquecemos de cuidar de nosso próprio interior. E por que isso? Porque somos pessoas falhas, cheias de defeitos, que procuramos mascarar com falsos sorrisos, com falsos abraços.
Nos disfarçamos sob o manto da cordialidade, da falsa generosidade e estamos enganando a quem com essa nossa maneira de ser? A nós mesmos, porque no fundo , no fundo, sabemos quem realmente somos, sabemos como realmente somos e temos que vestir esse falso manto de bondade, de fraternidade, de amizade para que nossos outros irmãos não fujam de nós, não fujam diante da monstruosidade que seria nossa verdadeira aparência se deixássemos que nossos defeitos surgissem em nosso semblante.
Mas nada neste mundo tem necessidade de permanecer estagnado, aliás nem pode e nem deve, por isso, cabe a nós e somente a nós, lutarmos contra nossos maus instintos, melhorando a cada dia um pouquinho nossa mudança irá sendo tão sutil, que quando percebermos, já teremos dado um grande passo em direção à melhora de nossa alma.
Para que consigamos isso, basta que tenhamos fé e muita, muita força de vontade.
Que Deus os abençoe e uma boa noite a todos vocês.

Irmão Francisco e Irmão José.


"SÓ SEI QUE NADA SEI"


Quando ouvistes a leitura do evangelho, a primeira imagem que veio a tua mente, foi de suma importância , "Só sei que nada sei"; a partir desta idéia, venho conversar um pouco com vocês.
Como vos disse o companheiro, o pior de todos os vícios, é a certeza. Sabem por quê? Impede que conheçais o mundo. Ela fecha teu coração, cristalizando teus valores, deixando-os sempre iguais, imutáveis. Ah! meus amigos, deveis fugir da estática, daquilo que está sempre igual, deveis desconfiar. Como foi dito no início, deveis buscar sempre aquilo que te leva ao exercício da reflexão. Sócrates utilizava-se deste método, para que o próprio indivíduo chegasse as suas conclusões. Aquilo que está preconcebido deve sempre ser repensado e reavaliado.
Exercita-te neste princípio e verás que aquilo que, por muitas vezes tinhas como certeza, cai por água abaixo. Assim conhecerás a cada dia mais e para isto estás aí de passagem. Buscai conhecer sempre, para que te conheças cada dia melhor. O conhecimento ampliará teus horizontes e te dará novas visões dos fatos. Perceberás, por exemplo, que o sofrimento faz parte de tua vida e que é teu companheiro. Não deveis evitar o sofrimento como dizem as certezas humanas, mas buscar nele outras versões, e não só com o sofrimento, mas com outras convicções humanas tidas como únicas. Nascemos e já nos defrontamos com elas, não nos ensinam e nem sequer criam em nós, o sentimento de revê-las. Aceitamos todos os conceitos e nem sequer paramos para pensar. Se começares a refletir, de início, nas pequenas coisas, perceberás que não há uma única visão. Há um prisma, há uma diversificação de avaliações. Buscai o novo sempre. Repense teus conceitos, constantemente, para que assim possas te compreender melhor e consequentemente, teu próximo.



SORRISO LINDO


Qual brisa, que é sopro divino
Qual luz do sol, que é sorriso divino
Cuidas do sopro que sai da tua boca
E do sorriso que apresentas
Pois são armas do bem e do mal
Com uma palavra,
Feres mais que a espada
Com um sorriso,
Humilhas mais que o tapa no rosto
Com uma palavra,
Salvas mais que o remédio
Com um sorriso,
Animas mais que o afago.

Irmãozinho


TENTATIVAS


Sofremos, sofremos muito.
Nascemos e morremos por tantas e tantas vezes e nunca nos damos conta de que a causa desse sofrimento somos nós mesmos.
Nunca nos damos conta de que cabe a nós, e somente a nós, crescermos em direção ao Pai.
Quantas vezes nos sentimos miseráveis, pequenos, insignificantes em nossas vidas; mas não caberia a nós, e tão somente a nós, mudarmos o rumo de tudo isso?
Não caberia a nós, e somente a nós, estudarmos, nos esclarecermos, para que nesta vida ou na futura, quem sabe, possamos alcançar a paz tão almejada por nós, possamos alcançar o amor tão almejado por nós, possamos alcançar uma plenitude de sentimentos que sequer sonhamos existir. Tentemos, não nos custará nada, não será tanto sacrifício assim, isso só nos engrandecerá aos olhos do Pai.
Tentemos, não vamos desanimar ao mais leve dissabor, a mais leve descrença, a menor contrariedade.
Tentemos ser se não grandes em bondade, amizade, fraternidade pelo menos humildes e afetuosos com os que nos rodeiam e com aqueles que tanto necessitam de nós.
Tentemos... nos custa tão pouco.

Um amigo


TROPEÇO


Vês o irmão que cai
Dizes: - Tropeçou no orgulho
Vês o irmão que chora
Dizes:- Caiu no egoísmo

Quem tropeçou no orgulho?
Quem caiu no egoísmo ?
Amigo, és tu que cai!
Amigo, és tu que chora!

Caístes na vaidade de tua mente
Choras com o orgulho de teu coração
Tropeçastes na caridade e
Caístes na solidão.

Sálvio


TU ÉS O RESPONSÁVEL POR TUA VIDA


Meu amigo, tu és o único responsável por tua vida.
Tudo aquilo que fizeres, reverterá a ti mesmo. Tudo aquilo que plantares, também colherás.
Cá estou para falar-te sobre a importância dos atos.
Poucas vezes, páras para refletir sobre tuas ações. Em função da vida descontrolada que vives, tu vais seguindo, empurrando. O que quero dizer com isto? Quero lembrar-te que não páras um minuto sequer para refletir sobre tuas ações. Tão absorto em teus propósitos, tu ages. Sabias que assim, mesmo que estivesses agindo em prol dos outros, estarias sendo egoísta? É verdade! Tuas manifestações devem ter fundamento, devem ter reflexões, devem ser fruto de um propósito profundo. E você me pergunta, como adquirir esta clareza; como adquirir esta tranqüilidade tão necessária para a real caridade? Eu te respondo: Deixes de lado teu sentimento mais corrosivo; o do egocentrismo. Deixes de lado o eu, esqueça que ele existe. Se te esqueceres dele ele se apresentará a ti de uma forma que te surpreenderá. Tu te depararás com a descoberta de um novo eu, mais humano, mais sereno e mais honesto. Despojado dos preconceitos que trazias contigo, tu descobrirás tua verdadeira identidade. Teus atos, tuas relações serão autênticas, não mais serão projetos que empreendeis para a simples aprovação do outro.
Tu, livre deste sentimento, serás mais feliz e transmitirás luz até através do ato mais simples, porém mais necessário — o silêncio.


VERDADE


O que sabemos nós sobre a verdade? Falam, falam e nunca explicam-na verdadeiramente. Todos pensam saber sobre ela, mas na verdade pouco sabem. Sabem por quê?
Porque para compreendermos a verdade precisamos primeiro ser verdadeiros. Primeiro conosco depois com os outros. E então, será por isso que os homens não conhecem a verdade? Será porque vivem num mundo perverso que não lhes permite conhecer a si próprios e assim tornam-se rudes e cruéis?
Acho que este mundo que habitamos é muito engraçado. Vocês acham cada coisa feia, bonita. Destorcem aquilo que é belo e dizem-no feio e fazem do feio, belo. Como compreender esta posição? A beleza está na verdade, nas coisas simples e singelas. Na pureza, está a beleza e a verdade. A verdade real das coisas. Vocês discutem verdade como um conceito ligado somente à razão. Ela ultrapassa o pensamento. A verdade está no centro de cada um. Buscai dentro de si e compreendê-la-á. Viva aquilo que te propões de maneira verdadeira e a compreenderá, melhor ainda. Faça assim.



VERDADEIRAS RIQUEZAS


Você guarda suas riquezas em baús de madeira?
Por que fazes isso? Porque escolheu guardá-las num lugar que não lhe dá condição nenhuma de crescer, de multiplicar.
Achas que uma semente plantada numa caixa fechada pode crescer, dar flores e depois frutos?
Suas riquezas são assim também. Elas são sementes que precisam de terra boa, boa água, calor do sol e principalmente espaço, para que ao crescerem, todos possam olhá-las, admirá-las e receberem delas, alegria.
Tens medo de que ao distribuir suas riquezas, a inveja, o ciúme possam tirá-las de você? Que engano! Quanto mais você ampliar tudo isso, mais força terás, mais riquezas aparecerão, e quanto mais crescer, cada vez menos, qualquer sentimento contrário a ela, lhe atingirá.
Pense na planta, lembre de você, e deixe que seus melhores sentimentos, suas verdadeiras qualidades, se misturem com o ar, com o sol e a chuva, e sentirá a verdadeira felicidade que cabe a você.

Um amigo


VIAJANTE


Sou viajante do espaço
Busco vidas em vários pontos
Perdidas no universo...
Em cada estrela que brilha
Em cada astro, uma forma
Um ser em uma escala evolutiva
Novos conhecimentos...
Novas formas de amor e de se amar...
De se doar, sem receber...
Escorregando no espaço,
Faço um traço paralelo
Entre a Criatura e o Criador
E a resposta senhor, está no desapego
No olhar e no lampejo
De cada alma que brilha e se rejubila
Em sua luz encontrar
E desta luz se faz forma...
Se faz seres tão sutis
Em sentimentos e bondade...
Que eu, pobre viajante,
Procuro seguir adiante
Para sempre desvendar... e a ti doar
O meu imenso amor

Moisés


TRANQUILIDADE


Muitos a buscam e poucos a encontram.
Qual o sentido dessa contradição constante em nossas vidas?
Buscamos tanto a tranqüilidade e quase nunca a encontramos.
Primeiro: será que realmente estamos desejando, do fundo de nossa alma, encontrá-la?
Segundo: Se estamos desejando sinceramente, será que estamos buscando a forma certa, precisa e eficiente para conseguí-la?
Difícil, meus amigos, é encontrar alguém que nutra em seu ser a fé capaz de conquistar a tranqüilidade.
Não basta esforço. Exige-se mais do que isso. Você deverá abortar todas as suas antigas e reincidentes concepções, despir-se de conceitos vários e sair em busca do seu ideal maior - a renovação, para que então, e somente então, a tranqüilidade possa fazer parte do seu ser.
Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Sentimentos contrários não podem conviver dentro do mesmo ser. Há necessidade de um prevalecer sobre o outro, para que o indivíduo encontre a sua real identidade.
Logo, para que a tranqüilidade possa repousar no seu ser, você deverá, antes, retirar de si todos os sentimentos, pensamentos e ações contrários a ela. Tarefa difícil, bem sabemos. Mas se não começar, se pelo menos não tentar, o que será da sua paz?
Tente, guie-se pela luz que o Pai lhe oferta diariamente.
Caminhos, o Pai lhe mostrará muitos. A facilidade para trilhá-los, dependerá somente do seu esforço e de sua boa vontade.
Fiquem em Paz.

Arthur


SINCERIDADE 1


Ser sincero não é simplesmente não mentir.
Ser sincero é estar profundamente conectado consigo mesmo, muito além da coerência pessoal.
E onde está a sinceridade em nossas relações?
Recém chegados a um local qualquer, esboçamos um sorriso, emitimos um cumprimento e depois nos entregamos a conversações banais.
Não é assim? Talvez de tudo aquilo que dissermos, muito pouco resulte, a não ser aquele estado de euforia em que o riso corre solto, escondendo o nosso medo de nos expormos verdadeiramente.
Com quantas pessoas somos capazes de compartilhar o nosso silêncio?
Com quantas pessoas não precisamos das palavras para exprimir o que sentimos?
E conosco mesmo, quando estamos sós, quantas vezes, com a mente quieta, conseguimos perceber o que verdadeiramente somos?
Tudo isso é um aprendizado constante e profundamente necessário.
O exercício diário e ininterrupto da solidão. Aquela que tememos tanto é a nossa maior aliada.
E acredito que, somente a solidão vivenciada na sua essência mais pura, é que poderá resultar em relações mais verdadeiras entre todos os seres.
Aquele que sabe estar só consigo mesmo, que se leva até onde está, torna-se presente em cada ato seu e suas palavras são como o reflexo de todas as almas, proporcionando a que cada um possa ver-se no outro. E compreender sem que nada seja dito.
Como disse, esta é a meta. Nem tão longo o caminho até ela. Nem tão difícil.
Basta que você se lembre de quem é. E para lembrar-se não se utilize da imagem que construiu de si mesmo, mas sim, daquela essência que brota quando a vontade de ver é soberana.
No silêncio da alma vive o segredo da mais pura troca entre todos os seres. Também entre os humanos.



FÉ E CARIDADE


Aí estão duas palavrinhas difíceis até, de se falar sobre elas e, mais ainda, de compreendê-las nas suas reais acepções.
Quem, plenamente consciente, poderá dizer que tem fé de verdade e que praticou a verdadeira caridade?
É bem verdade que muitos buscam acreditar nisto mas, com certeza, poucos sabem sentir a fé e praticar a caridade, como realmente devem ser sentidas e praticadas.
Fé e caridade. Vocês ainda terão que caminhar muito para atingirem, ou melhor, apenas para conhecerem realmente esses sentimentos. Pois, não basta apenas crer, nem distribuir velharias aos menos favorecidos.
Olhem para dentro de vocês mesmos e procurem descobrir essas virtudes. Com certeza não será fácil mas, com vontade, estudo e perseverança, devagarinho... vocês chegarão lá.
Um abraço a todos.

Um amigo