A CHAVE DA FELICIDADE


Se a felicidade tem uma chave, a pessoa ou o ser que a criou escondeu muito bem escondida, ou essa tal chave não existe.
Amigos, não se iludam, a felicidade está em nós mesmos, não a procurem em lugar algum, ela só existe dentro de cada um de nós.
Mas não se aflijam porque a felicidade é diferente para cada um de nós. A sua felicidade não é igual a do outro. Cada um tem que buscar a sua própria felicidade.
Não pensem que a felicidade é ter bens materiais, porque os maiores bens são os espirituais.
Reflitam bem, vejam se essa sua felicidade não é passageira, se você não está criando uma falsa felicidade.
Amem e sejam amados, tenham amigos verdadeiros, não aqueles que só estão próximos por causa de sua felicidade material.
Estes são os maiores bens que podem levar consigo para a eternidade.
Desculpem-me se não fui claro o bastante. E quero dizer que estou muito feliz por estar aqui com vocês.

Um amigo




AFLIÇÃO COMO LIÇÃO


Hoje você sofre, chora, lamenta...
Ontem você pediu essa tarefa que sente pesada demais para o seu ombro franzino.
Chora tanto!
Não percebe o quanto tem perdido do seu precioso tempo, quando pára para reclamar das suas aflições?
Não sabe que a Terra é um planeta de provas e expiações?
Exercite o amor, a caridade. Faça o bem incondicionalmente.
Busque mais consolar que ser consolado. Acenda a luz do seu próximo através das suas obras.
Deixe as palavras de lado, às vezes elas mais atrapalham do que ajudam. Busque a paz da consciência tranqüila, ao terminar seu dia e perceber que procurou mais consolar do que ser consolado.
O amor, a paz, o equilíbrio e harmonia vêm em doses homeopáticas, quando aprendemos a enxergar nas aflições da vida uma força maior para o nosso progresso espiritual. Cultive o amor em seu coração para poder suportar com mais firmeza as dores e quedas da caminhada.
Ninguém está só, todos nós, por mais imperfeitos que sejamos, temos a nossa proteção.

Um grande abraço
Agenor




EIS O PROJETO DO PAI


Já lhes foi dito que fazem parte de um Universo criador, de um "todo" muito maior e complexo do que este mundo conhecido e vivido neste momento de suas vidas.
É uma idéia que todos têm em si mesmos, mesmo que isto não lhes ocupe o pensamento e a reflexão nesse dia-a-dia aflito, tomado de movimentos, atividades, buscas, compromissos, situações que envolvem e exigem toda a energia que vocês têm.
Porém, digo-lhes que se a esta reflexão fossem dados alguns instantes dos seus dias, muitas dessas situações seriam muito mais tranqüilamente enfrentadas e administradas, muitas dessas buscas se tornariam mais produtivas e amenas, muitos desses movimentos seriam menos nervosos, ansiosos e estressantes.
Cada passo e movimento de todo ser vivo deste Universo demanda a movimentação das energias que o formam, "forças" intuitivas, vibrações que o alimentam e existem para fortalecê-lo.
E todos os seres existentes são energia também e, são receptáculos de toda a intenção de amor e criatividade da "Força Maior" que os criou.
Homens, filhos amados e criados para serem felizes e perfeitos, são depositários de todo bem e de toda luz que ilumina este Universo, existem em vocês uma partícula de toda força que rege todos os astros e toda a inteligência desconhecida na sua totalidade.
Distanciam-se de todo o auxílio que tantas vezes pedem, quando restringem seus pensamentos e potencialidades à resolução dos problemas que criam para si mesmos. Ao envolverem-se totalmente resumem toda a sua energia no caminhar em círculos em torno de suas aflições e não permitem que sua capacidade de liberdade e força se realize. Comprimem-se fechando todas as portas de acesso à sua essência perfeita e sua fé interior. Aproximam-se, nesses momentos, de energias e pensamentos que se refletem na sua confusão interna e estes nada podem acrescentar e auxiliar na sua necessidade de harmonia e equilíbrio.
Procurem conhecer suas energias de forma mais lúcida, mais "limpa", mais serena. Reencontrem-se com sua essência perfeita, forte, capacitada pelo amor, que é a energia propulsora de todo bem e de toda evolução.
Reflitam sobre suas mazelas, porém, sempre cientes de que nada pode ser maior do que a sua capacidade de trabalho e solução. Nenhum projeto foi dirigido a vocês sem que tenham os instrumentos para realizá-los. Porém, se não houver vontade, confiança e conhecimento, tais instrumentos nada farão por si mesmos, necessitam da ação inteligente de um ser privilegiado.
Ser que ao ignorar sua procedência deixa tais instrumentos na inércia e desperdiçam grande oportunidade, e no ponto máximo de tal desperdício desistem de terminar a caminhada assumida.
Eis um processo complexo, e não tenho a pretensão de que possa elucidar todas as dúvidas; tenho a intenção apenas de mostrar-lhes quão importante é a reflexão, a busca do conhecimento do que são, de saberem que têm a auxiliá-los todas as forças e todo querer do Universo formado por energias que fazem parte de vocês também. Não desanimem nunca, não desistam jamais, não desperdicem suas forças deixando-se envolverem pelas energias pesadas da angústia e do desespero. Acreditem em si mesmos!
Este é o projeto do Pai para todos!




E O VENTO LEVOU...


Por onde ele passa, ele carrega.
Ontem o sorriso da colheita, hoje a dor da perda.
Ontem o brilho do sol, hoje a noite da dor.
Ontem eu caminhava, hoje as pernas endureceram.
De quantos dias mais necessita o homem para ouvir, para trabalhar, para aprender, para sorrir, para tentar.
Não deve chorar o homem a dor da perda, porque está esse homem a abandonar a conquista.
A conquista do seu auto conhecimento está na descoberta das suas falhas, da sua negligência, da sua morosidade em "andar", em viver, em seguir... Seguir até encontrar o que parado não vai enxergar.
Enxergue a vida, a oportunidade, o ponto de partida, sinta o vento, aquele que simplesmente passa soprando, carregando, transformando.
Por onde ele passa nada fica estagnado. Assim, levante agora e como o vento, leve para longe as suas amarguras, ataduras, desconfianças, medos. Siga, homem! O vento não parou, você está em movimento, é só olhar.




TEMPORAL


Um forte vento vem chegando, trazendo com ele a tempestade.
São aquelas que vêm de surpresa, pegam-nos desprevenidos, sem chance alguma de defesa.
A chuva, quando cai, não quer saber quem tem ou não guarda-chuva e molha sem piedade.
Mas você já reparou como nós ficamos inseguros e indefesos, quando somos pegos de surpresa por alguma coisa que mude um pouco a nossa rotina?
As reclamações e as broncas são tantas...
Não adiantou o vento avisar a chegada da tempestade?
Todos nós, por mais ignorantes que sejamos, temos a fortaleza de que necessitamos para nos proteger de qualquer "mal" ou aparência de mal que possa nos acontecer.
Somos seres iluminados, fortes, capazes.
A chuva veio e só pegou-nos de surpresa porque estáva-mos vulneráveis e vacilantes. Precisamos ter mais fé, sermos mais firmes, mais vigilantes.
O vento levará a tempestade para longe e amanhã o sol brilhará novamente.
Se ficássemos em alerta, sempre na oração e no equilíbrio diário, não seríamos surpreendidos pelos obstáculos da jornada, pois compreenderíamos que tudo tem uma razão de acontecer e que os tombos que caímos fazem parte desse processo chamado vida. E daríamos graças a Deus pelos avisos que temos através das dores, pelo muito que temos a aprender ainda, pela consciência que nada somos além de seres em evolução, ignorantes das leis imutáveis do nosso Criador.

Antônio




CERTEZA DUVIDOSA


Amigos.
A certeza degenera a alma, porque todas as vezes que tivermos certeza de alguma coisa estaremos, na verdade, nos colocando no passado, pois aquilo que hoje é uma verdade, amanhã poderá ser um conceito absolutamente ultrapassado. Não tendo certezas, nós estaremos, a todo momento, exercitando o crescimento moral e, por conseguinte o espiritual. O crescimento espiritual baseia-se na reforma constante dos nossos valores e conceitos materiais.
Amigos, trabalhem, trabalhem muito daqui por diante.
Certamente, observarão que as revelações mais puras começarão a aparecer.

Um abraço amigo
José




HORA DE DESPERTAR


Para que aparemos nossas arestas, no burilamento constante de nossa jornada evolutiva, são necessários, às vezes, golpes pesados para que sejam derrubadas as formas cristalizadas de pensamentos e condutas.
Tendemos a nos voltar constantemente para o outro, a perceber o outro, interferirmos na vida do outro, esquecendo-nos na maioria das vezes, de olharmos para nós mesmos. Julgar o outro, corrigir o outro, apontar o defeito do outro, nos fazem pensar que, desta forma, estamos cumprindo o grandioso papel de benevolentes, desapegados e misericordiosos.
No entanto, neste gesto ocultamo-nos de maneira covarde. E mal temos coragem de espiar para nós mesmos.
É mais fácil indicar caminhos do que caminhar.
É mais fácil propor soluções do que solucionar.
É mais fácil mandar fazer do que colocar mãos à obra.
É mais fácil olhar, julgar, corrigir o próximo do que a nós mesmos.
Como está sua vida?
Tem vivido feliz?
É produtivo?
O que tem feito por você mesmo?
Já refletiu sobre os seus gestos?
Já julgou-os e buscou corrigí-los? Tentou renovar, evoluir, crescer, ampliar seus horizontes?
Você tem a coragem que pede aos outros que tenham?
Ora, amigos, é hora de despertar e olhar em volta. O mundo todo grita por mudança, as coisas evoluem e você ainda, andando em círculos, olhando para os seus próprios pés...
Acorde, desperte, já é tempo! Comece despertando para si próprio. Aceita-se, acolha-se, respeite-se, ame a si mesmo para que possa, só então, amar ao próximo.




SOLIDÃO 2


Solitários... quantas vezes nos sentimos solitários, isolados do mundo...
A solidão, se bem compreendida, é um estado de alma positivo. Ser solitário, é próprio daqueles que ainda não sabem desfrutar os momentos de tranqüilidade, os momentos preciosos de buscar compreender-se e conhecer a si mesmos.
Via de regra, quando sentimos solidão, nos parece que a vida está criando situações, as quais não nos permitimos enfrentar, acreditando que não nascemos para nos sentirmos assim, isolados.
O nosso apego à materialidade, nos torna vazios de sentimentos mais elevados, incapazes de darmos um passo em direção ao nosso próprio crescimento.
Quanta falta de imaginação e objetivo permeiam nestas atitudes! A solidão, quando bem compreendida, é uma forte aliada para nos ajudar em nossas dificuldades, sejam elas quais forem.
Não temam a solidão, pois como já lhes disse, ela faz parte de um aprendizado, basta tentar aliar-se a ela.
Na verdade, quantas vezes nos sentimos sós, mesmo estando no meio da multidão...
Insisto: aprendam a entender a solidão e observem o quanto isso os tornará mais receptivos e intuitivos.
Sejam felizes.

Um amigo




SORRIR E CHORAR


Será que ao sorrirmos estamos procurando demonstrar felicidade?
Será que ao chorarmos estaremos mostrando ao mundo a nossa tristeza?
Há muita incoerência entre o sorriso feliz e a lágrima de tristeza.
Quantas vezes, no decorrer de nossas vidas, somos forçados a sorrir quando o nosso íntimo está triste e abatido pelo sofrimento?
Quantas vezes choramos de alegria por mais uma conquista, por mais uma vitória sobre nós mesmos?
Por isso, aprendam a entender e respeitar tanto um sorriso como uma lágrima. Nós jamais saberemos o que realmente está oculto atrás dessas demonstrações, sejam de alegria ou sejam de tristeza.
Busquemos compreender melhor os seres humanos. A vida nos oferece muitas facetas que nos levam a atitudes exatamente contrárias àquilo que estamos sentindo...
Não é fácil ocultar o nosso desespero, a nossa angústia por detrás de sorriso que em nada corresponde aos nossos verdadeiros sentimentos...
Assim como é difícil fazer entender que, muitas vezes, no decorrer de nossas vidas, nós choramos de alegria. Felicidade muitas vezes eleva de tal maneira nossa emoção que não conseguimos controlar as lágrimas que rolam dos nossos olhos...
Essas demonstrações são necessárias, elas nos ajudam a liberar nossas fraquezas até conseguirmos atingir um nível emocional mais compatível com o caminho evolutivo que devemos percorrer.
Que Deus os abençoe.

Um amigo




ENTENDER


Sentimo-nos diminuídos em certas ocasiões, ou por não estarmos bem ou por não nos colocarmos em sintonia maior.
Quando nos deparamos com situações incompreensíveis, não sejamos pessimistas, mas sim, otimistas em relação aos acontecimentos.
Busque, incessantemente, no mais fundo de seu interior, a compreensão. Assim poderá, com a sua intuição, tentar sanar este mal-estar súbito.
Como sabemos, tudo tem uma ação e uma reação.
Procurem olhar as situações de extrema dificuldade como grandes aprendizados. Temos situações que podemos mudar, que podemos transformar e outras que, querendo ou não, teremos de passar.
Sejamos racionais, estejamos preparados para o porvir, sem desânimos nem discórdias, mas tolerantes com o próximo para que consigam ultrapassar suas barreiras.
Lutem por vocês.

Um amigo




DÚVIDAS


Tens duvidado muito de ti e do trabalho que realizas.
Pedes proteção e amparo e esqueces do maior meio de sintonização espiritual: a fé e a coragem.
Vieste ao mundo com um propósito divino, como todos. Bem sabes que todos somos aprendizes independentemente do grau de evolução em que nos encontramos, e no entanto questionas, lamentas, falas, duvidas e até dizes coisas que denotam tua imaturidade espiritual.
As chances vão diminuindo a cada encarnação. Tenha consciência de que é preciso muita coragem para ser bom, caridoso e fiel aos ensinamentos já adquiridos.
A ti não devem importar os comentários alheios ou as críticas. Aceite todos com humildade.
Nasceste com um propósito divino, que é só teu e se não der conta dele, somente a ti será cobrado.
Os outros são os outros, e teu crescimento é individual.
Vivemos numa sociedade na qual precisamos um do outro para sobrevivermos e, principalmente, crescermos e aprendermos.
Sejamos unidos como irmãos e não dependentes, pois somos únicos.
Enquanto continuares com a idéia de que precisas só dos outros para crescer, nunca irás aprender o verdadeiro sentido da vida e da tua obrigação aqui. Conviver como irmão não significa apego ou dependência. Isso é egoísmo e falta de senso.
Liberte-se do medo e enfrente a vida, enfrente os problemas e logo verás que nada há que não possas mudar.
Tudo depende de nós, da nossa fé, da nossa garra e perseverança.
Cuida mais de ti, observa melhor a tua conduta diante dos obstáculos e verás a solução fluir através da intuição.

Um amigo




NOVOS MOMENTOS


Muita paz no coração de cada amigo.
Cada um de nós, meus amigos, possui dentro de si uma bússola a que denominamos consciência. Mas, às vezes, esta bússola se desnorteia e perde o rumo. Olhamos à nossa volta e nuvens negras se formam... Achamos estar perdidos e que nunca mais poderemos encontrar o rumo. E nos percebemos jogados em meio às tempestades, sem encontrarmos o nosso caminho. Vagalhões enormes nos jogam, ora para o lado da cobiça, do orgulho e da vaidade; ora para o lado da tolerância, do amor e do perdão...
Em dado momento, nos deparamos tranqüilos, num remanso, salvos das intempéries da vida. A nossa mente está tranqüilizada. O nosso ego ainda se encontra quieto. A nossa consciência, apesar das turbulências, começa a dar os primeiros sinais de vida. E começamos a ver, à nossa frente, toda a nossa vida sendo relembrada de uma forma rápida. Passagens e mais passagens de erros, de acertos: "onde eu errei", "o que eu acertei", "do que preciso, do que não preciso"...
E é nesses momentos, nesses poucos momentos de tranqüilidade, em que estamos relaxados e agradecidos por termos saído de mais uma batalha, talvez ainda não como vencedores mas caminho, que precisamos parar e meditar um pouco mais sobre nós.
Aproveitarmos esse momento em que estamos neste remanso para agradecermos pela vida, pelo alimento, pelas lições recebidas. Por aprendermos com elas a nos reerguermos... e, mais uma vez, caminharmos com alegria no rosto, alegria no coração, alegria no espírito, alegria na alma...
Estamos evoluindo... Passamos por dificuldades, nos desnorteamos muitas vezes, mas encontramos o nosso caminho. E a cada caminho novo que encontramos, novas lições são tiradas, novos aprendizados, novas dores também. Mas crescemos com elas...
Nestes momentos nossos de interiorização, de uma conversa maior conosco mesmos, tracemos o nosso caminho de maneira que possamos segui-lo sem medo, com confiança, com força de vontade e com muita fé dentro do coração.
Que a consciência norteie o nosso caminho, sempre da forma correta. Que as nossas negatividades interfiram o mínimo possível no nosso caminhar. E que o rumo traçado seja em direção ao horizonte da evolução, da fé, da compreensão, da tolerância e do amor.
Muita paz a todos.




POR QUE ESPERAR?


Os seres encarnados perdem muito tempo esperando mudanças que venham transformar suas vidas.
Quanta acomodação nessa atitude…
Mudanças devem ocorrer, sim. Porém não esperemos que venham de fora. Essa forma de raciocínio é bastante cômoda, mas somente aqueles que não têm capacidade de lutar, de abrir seus próprios caminhos, é que optam por esse jeito de pensar.
Toda e qualquer transformação terá que ser iniciada do interior para o exterior. Portanto, deixem de lado o desejo de esperar que tudo o que necessitam para crescer, venha de fora, ou por intermédio daqueles nos quais permanecem encostados, aguardando que suas necessidades sejam por eles supridas.
Vamos, todos têm força suficiente para conquistar tudo o que precisam para levar suas vidas com mais sabedoria.
Tudo o que estão necessitando para atingir esse objetivo, está dentro de cada um. Então, por que encostar-se neste ou naquele, para a solucionar seus problemas?
Saiam do casulo, procurem voar mais alto. Capacidade não lhes falta. O que, na verdade, está-lhes faltando é a força de vontade, a coragem para enfrentarem a si próprios.
Mas sem força de vontade, sem firmeza e um objetivo bem delineado, ninguém chegará a lugar algum.
É isso o que querem?
Vamos! Busquem coragem e confiem que as barreiras de hoje serão superadas e que, amanhã, estarão mais fortalecidos para novas buscas.

Um irmão




POR FAVOR, MAIS UMA CHANCE!


Um dia iniciamos a nossa jornada evolutiva no mundo da matéria. E viemos caminhando cheios de confiança, cheios de fé, acreditando numa Força Maior que nos dirigia e amparava.
Mas como somos imediatistas e temos urgência em soluções, ainda precisamos nos sentir melhores do que os outros, pois não conseguimos adquirir a compreensão de que vivemos em uma comunidade espiritual (não importa se temos um corpo ou não).
Como eternos egoístas, nunca pensamos de um modo mais abrangente a respeito do mundo que nos rodeia. Acreditamos que ele existe para nos servir, que aí está para suprir as nossas necessidades mais prementes.
Queremos ser os privilegiados em tudo. Queremos a natureza (mineral, vegetal ou animal) nos servindo, nos alimentando, suprindo todas as nossas necessidades.
E a natureza, a pródiga natureza, nos acolhe e aceita todas as nossas exigências…
Deveríamos ficar satisfeitos com isso, mas não. A nossa ambição é maior, não podemos nos contentar em ter o suficiente para a nossa sobrevivência. Precisamos de opulência, precisamos nos mostrar mais ricos, mais inteligentes, mais poderosos...
No fundo somos pobres criaturas temerosas de perderem o seu reinado sobre a Terra. Mas no dia em que a mãe-terra recusar-se a suprir as necessidades do homem, ele aprenderá a tratá-la melhor, com mais respeito, sem tantas exigências...
Somos seres humanos... Na matéria ou não, somos seres humanos...
Por que, então, nos recusamos tanto a proceder como tal?
Precisamos despertar, meus amigos. Despertar, e rápido, para a nossa própria sobrevivência espiritual.
A sobrevivência da matéria é garantida através da ingestão dos alimentos que a natureza fornece e oferece.Já o alimento da alma, do espírito, dá um pouco mais de trabalho para conseguir. E quanto mais deixarmos para amanhã, maior será o esforço a ser empenhado para retirar as grossas cascas dos dogmas que fomos acumulando durante esse nosso caminhar.
Procuremos, neste instante, tomar uma resolução firme e acertada: "vou melhorar" - "vou crescer" - "vou evoluir". "Vou dar o melhor de mim para não precisar parar no meio do caminho e ver que enquanto todos os outros prosseguem o seu caminhar, eu estou parado, chorando e lamentando por não ter adquirido forças suficientes para prosseguir a marcha".
E paramos por falta de forças. Paramos por falta de coragem. Paramos porque acreditamos que não era, nem nunca seria necessário um preparo espiritual.
Aí sentamos, pensamos, aguardamos e pedimos: "Por favor, meu Pai, me dê mais uma chance! Desta vez me comprometo, não falharei".

Josué




CAMINHOS 1



Por quais caminhos pretendes pautar tua vida? Serão os caminhos que te conduzirão ao sucesso, às grandiosidades materiais? Ou serão aqueles que te elevarão a patamares tão altos, que se tornam distantes de tudo o que te prende às coisas pequenas da existência?
Os caminhos são muitos e muitas são as incertezas sobre quais devemos trilhar.
Se buscas apenas saciar as necessidades da matéria, não há muito o que pensar. A própria matéria te impulsionará para o destino que desejas.
As trilhas do luxo, do poder, do brilho, da ilusão são as que sempre se destacam à nossa frente. Basta apenas, sem muito pensar, enveredar por elas. Elas são atraentes, chamativas e despertam, em nós todos, os sentimentos pequenos que aguardam apenas o momento propício para despertarem.
Esses são os caminhos que mais facilmente podem levar-nos ao desequilíbrio, se não soubermos discernir o quanto mal eles podem nos causar.
Mas para aqueles que buscam não apenas o conforto material mas também o crescimento espiritual, os caminhos serão menos conturbados, sem os atropelos da matéria. Necessariamente eles nem sempre serão ladeados de flores, mas o aperfeiçoamento do espírito exige, de cada um, dedicação, perseverança, esforço e o desejo sincero de vencer todos os obstáculos. Pois serão esses obstáculos que, superados, nos garantirão o equilíbrio que vimos buscando vida após vida.
Analisem dentro de si mesmos quais os caminhos que os ajudarão a vencer mais uma etapa terrena.
Que Deus os abençoe.

Um amigo




EXISTIR


Aqui, estamos nós.
Aqui, existimos nós.
Aqui, voltaremos a existir.
Há milênios vimos cumprindo essa lei de vinda e retorno...
Há quantos milênios estamos nós, existindo?
O nosso princípio ainda não pode ser desvendado, talvez porque não estejamos preparados para esse conhecimento.
Muitas verdades permanecem ocultas em função da necessidade de que ainda permaneçam assim.
A humanidade está muito longe, moral e psicologicamente, de avançar nos degraus que a fariam cair. Pois, no seu estado atual, seria difícil, muito difícil, compreender algumas verdades que, embora sejam questionadas por poucos, não podem ser desvendadas à grande maioria.
É fundamental o crescimento moral e espiritual.
É fundamental o preparo bem direcionado para o estudo, para um aprendizado responsável e consciente.
Somente a partir dessa luta em busca de um crescimento moral e espiritual, através de muito, mas muito estudo, é que essas verdades poderão começar a ser descortinadas.
Por ora, seria imaturo e indesejável trazê-las à luz, pois pela cegueira da maioria, dificilmente seriam compreendidas e, muito menos, aceitas. Para isso, muito ainda terão que caminhar e amadurecer.
As verdades virão, com certeza. Porém, pouco a pouco, em doses homeopáticas.
O remédio, se ministrado em doses inadequadas, também mata.
Todo o conhecimento que têm, é o que lhes basta, por ora.
Cresçam... cresçam... Busquem as verdades que cada um tem dentro de si.
Se conquistarem essa capacidade de se autodescobrirem, muitas verdades virão à tona.
Aprendam a procurar e a desvendar seus próprios mistérios.
Fiquem em paz.

Um amigo que veio lançar dúvidas




DICIONÁRIO INTERNO


Renovar, recomeçar, ressurgir, reintegrar, recomendar, remodelar, resguardar, reafirmar, reconduzir, retransmitir, renunciar. Reinar.
Estaríamos, talvez, diante de um dicionário à procura de sinônimos para que o entendimento dessas palavras se faça de forma mais completa.
Palavras soltas são palavras vazias: palavras unidas são palavras que dão vida, que formam ação.
Qual palavra gostaríamos de discutir, entender, encontrar um sinônimo, dar o sentido mais próximo, mais íntimo?
Querer é poder; agir é viver; enfrentar é lutar; lutar é caminhar; caminhar é evoluir; evoluir é crescer.
Onde estará o sábio que saberá em qual dicionário reviver todas estas palavras?
Onde está aquele que poderá dar vazão, emoção, vida a essas palavras soltas?
Este ser sou eu, este ser é você. Tão simples e tão intenso o choque em nossas vidas derrubando o nosso fraco poder, escondemos de nós mesmos as ações a serem tomadas, as distâncias a serem percorridas, a vida a ser encontrada.
Abra o seu dicionário interior e deixa que seu coração explique através dos seus atos, o sinônimo de todas essas palavras.
Reintegre-se à elas.




AS MORADAS DE DENTRO


Muitas moradas foram criadas... Algumas estão ao nosso alcance, outras, tomamos conhecimento da sua existência através da ciência. Mas a principal, aquela para a qual deveríamos nos voltar um pouco mais, aquela que é o nosso próprio mundo interior, a nossa própria morada, nós ainda não conhecemos o suficiente.
Cada um de nós é um pequeno mundo, é uma pequena morada... Cada um de nós possui países, estados, um universo enorme dentro de si. Um universo de emoções, de sentimentos, de sensações, de ódios, de rancores, de malquereres. Um universo onde existe o bem, onde existe o mal... O nosso mundo... O nosso pequeno mundo interior...
E cada um de nós traz esse mundo consigo. Um mundo onde, num momento podemos ser como vulcões explodindo, destruindo, fazendo com que a "lava" do nosso ódio percorra o nosso caminho e destrua o que encontrar pela frente; em outro, à maneira de um rio, podemos caminhar tranqüilos, calmos, límpidos.
Podemos ser uma terra árida como a de um deserto escaldante, ou podemos ser uma terra produtiva, bem adubada, bem trabalhada.
Um mundo onde há terremotos e desabamos... E destes escombros, nos reconstruímos e nos erguemos... E começamos tudo novamente... E há quanto tempo vimos caminhando desta maneira?
Este mundo exterior que nos serve de abrigo, este universo que nos rodeia é perfeito, não existem falhas. Vamos olhar para dentro de nós, pois as falhas estão lá. Corrijamos essas falhas, não deixemos que esse mundo interior, tão precioso, seja destruído. Permitamos que a natureza se faça presente à nossa volta e dentro de nós. Observemos o que acontece na natureza - como tudo caminha de maneira perfeita, equilibrada.
Vamos conhecer primeiro a nós. Vamos nos equilibrar sem deixar que esse nosso mundo, com tantas portas, algumas que nem conhecemos, fique abandonado. Aprendamos um pouco mais, conheçamo-nos um pouco mais. Deixemos que amor, carinho, bondade, compreensão, tolerância, perdão, fluam mais. Vamos tirar esse ódio, essa raiva, essa maledicência, desse nosso mundo. Um mundo ainda tão primitivo, um mundo ainda tão pequeno mas que, se cada um quiser, poderá expandir-se e unir-se ao mundo do seu lado, e ao outro, e mais outro... e formar um Universo de paz.
Que Deus abençoe a todos.




SENSIBILIDADE E RAZÃO


Quando estamos neste planeta, aprendemos que nele existem três reinos: o reino mineral, o reino vegetal e o reino animal, do qual o homem faz parte.
Mas o homem, com a sua caminhada, com o seu aprendizado através da vida, tornou-se um ser pensante. E no momento em que pensou, no momento em que externou a primeira sílaba, a primeira frase, passou a considerar inferiores os outros companheiros que estavam ao seu lado até aquele momento. Passou a considerar inferiores aos outros dois reinos e àqueles que do seu mesmo fazem parte.
E caminha o homem adquirindo mais conhecimento, maior desenvolvimento, uma alta tecnologia... E sente-se grande, e sente-se forte, e sente-se seguro com tudo isso. E esquece de olhar a sua origem... Esquece de perceber, de ver que também começou como um ser pequeno, como um ser igual àqueles que hoje ele chama de inferiores.
Dispa-se esse homem das suas máquinas, dispa-se esse homem do seu intelecto, coloque-se esse homem no seu meio, que é a natureza, junto aos seus que são do reino animal, e não sobreviverá este pobre homem porque perdeu a sua condição de homem forte, de homem sábio; perdeu seus conhecimentos durante essa caminhada; esqueceu como se faz para sobreviver junto a mãe natureza.
Tirem deste homem, deste animal racional, toda a sua tecnologia, e ele perecerá. Considera os outros reinos como inferiores, acha-se muito superior por ter-se desenvolvido um pouco mais, mas intelecto só, não é desenvolvimento. Falta ao homem o desenvolvimento moral, falta ao homem a civilidade, falta ao homem o companheirismo, a compaixão, falta ao homem muito daquilo que ele foi perdendo, pouco a pouco, no seu caminhar. A recuperação deverá ser lenta e gradual, pois todo o conhecimento, todo o potencial está dentro desse homem, basta ele tornar-se mais humano.
Considera-se racional e caminha para ser um homem robotizado...
Considera-se racional e caminha para ser mais uma peça no maquinário do Universo...
Considera-se racional e com tanto raciocínio perdeu o amor, perdeu o conhecimento de si mesmo, perdeu-se nos meandros das suas vaidades, do seu egoísmo.
Procura-se um homem... Um homem de verdade... O homem que Deus criou, carregado de bondade, de tolerância, de paz... Um homem integrado com a natureza, sabendo-se parte dela, fazendo parte dela, caminhando junto com ela.
Aonde estará este homem? Perdido dentro do nosso mundo? Vamos procurar por ele...
Não vamos nós, pertencentes ao reino animal, permanecer distantes, insensíveis, frios... Mais uma peça no maquinário do mundo. Tornemo-nos pessoas sensíveis, com sentimentos aflorados, e aí sim, poderemos nos dizer racionais.
No momento em que estendermos a mão para a mãe natureza, aos amigos animais, aos amigos vegetais, para todos eles que nos rodeiam e que caminham junto conosco, poderemos dizer que estamos caminhando para a nossa superioridade moral. No momento, pobres homens, ainda são muito pequenos, ainda têm uma necessidade muito grande de ampliar a sua compreensão.
Façamos parte deste mundo, mas conscientes daquilo que precisamos, daquilo que devemos, do amor que precisamos expandir e espargir. Tornemo-nos homens, tornemo-nos filhos de Deus, tornemo-nos pessoas boas, grandes e corajosas.
Que Deus abençoe a cada um, para que tenham segurança em seu caminhar.




A FELICIDADE É DESSE MUNDO


O que nos faz alegres?
O que nos faz tristes?
A vida está passando e nos pegamos questionando a respeito das alegrias e das tristezas que já vivemos, que estamos vivendo ou que ainda viveremos.
Acreditando que a felicidade ainda não é deste mundo, não nos preocupamos em mudar nossos pensamentos e atitudes, aceitando a vida como uma punição.
A tristeza ou a felicidade são estados que em se vive e fazemos as nossas escolhas. Já sabemos a respeito da importância da sintonia, que o mundo é só vibração e que entramos na faixa vibratória que nos convém, ao momento ou à fase que atravessamos.
Se acreditássemos realmente que tudo está certo da maneira que é ou está, não sofreríamos tanto e nem buscaríamos tão distante, a alegria e a felicidade.
Somos o que queremos ser. Se hoje nossa vida está embaralhada, confusa e nos sentimos sem perspectiva alguma, é porque escolhemos viver isso. A partir do momento em que julgamo-nos incapazes de ser felizes ou sentimos a necessidade de buscar essa felicidade em algum lugar fora de nós mesmos, já a perdemos. E não a encontraremos, a menos que descubramos nossos próprios valores e sentimentos.
A análise que fazemos das outras pessoas é o primeiro passo para o nosso próprio descobrimento. O que mais nos incomoda nos outros é o que mais nos incomoda em nós mesmos. O outro foi apenas o nosso ponto de referência.
Observem-se num espelho. Admirem-se por alguns minutos e verão sua imagem refletindo seus mais secretos sentimentos a respeito de si mesmos. É preciso conhecerem-se melhor e esse conhecimento só irá existir quando pararem de punir-se ou de cobrar algo de si mesmos que ainda não têm condições de dar ou fazer.




O PODER DA MENTE


As dores sentidas pelo corpo material são produzidas na mente. Porém esta mesma mente é responsável pela saúde do corpo, quando pensa apenas no bem e ordena que o corpo aja em função dele praticando-o de maneira legítima.
Se a mente estiver preocupada com a saúde do corpo, este corpo será sempre saudável.
Se, porém, a mente estiver perturbada, esta inquietação afetará de forma impiedosa a matéria. Nessa perspectiva, se o corpo humano estiver subnutrido, estará vulnerável a quaisquer tipo de doença. Por outro lado, se a mente não estiver fragilizada, terá competência para fortalecer o corpo ajudando-o a suportar possíveis mazelas.
Modifique as rotinas e os vícios adquiridos por sua mente, reverta-os a partir do momento em que levantar, pela manhã. A partir de então, o seu corpo será sempre saudável.

Obrigada.
Maria



CONVITES


Um dia lindo, ensolarado, nos convida a acordar, a trabalhar e progredir.
Um dia nublado, nos convida a um descanso, um relaxamento, um ordenar de idéias, um renovar de atitudes, uma convivência mais pacífica conosco mesmo.
Um livro sabiamente lido nos chama a uma grande viagem pela imaginação criadora, corajosa, alegre.
Uma música suave nos convida a dançar, a soltar o corpo, a soltar a mente, a descoberta das potencialidades que temos como criadores incessantes.
Uma palavra bem interpretada nos convida ao raciocínio claro, preciso, maduro, sincero, transparente.
Um amigo nos convida a sorrir para a vida, pois a mesma passa a se apresentar de forma mais amena, os problemas com soluções mais simples.
Uma criança nos convida com seu jeito maroto e travesso, a derrubarmos a nossa hostilidade, mediocridade, os nossos muros nebulosos das "pseudo" certezas.
A vida nos convida, em todos estes atos, a um olhar mais atento a essa existência plena, representante de uma superioridade divina e que se apresenta a mim, a você, a todos nós. É preciso continuar andando, sorrindo, aprendendo e ensinando, pois deste convívio, desta troca, desta "cumplicidade", nós chegaremos ao mais alto topo da felicidade.
Conhecer a si mesmo.
Muita paz a todos.

Clarice



CAMINHOS OPOSTOS


Quantas dúvidas temos sobre os caminhos que deveremos seguir em nossa jornada, sobre quais as experiências necessárias ao nosso crescimento...
A vida nos oferece uma grande variedade de opções e, conforme aquilo que acreditamos ser o melhor, vamos andando, crendo que a nossa forma de nos conduzirmos seja a melhor.
Não importa o que os outros digam a respeito. Não existem caminhos ou vivências erradas, pois cada criatura encara o seu caminhar de acordo com aquilo que acredita. E sem preocupar-se se essa forma de conduzir-se vai trazer-lhe ou não transtornos. Ainda não é capaz de avaliar ou compreender que é a única culpada de o seu vivenciar ser difícil e turbulento.
Os nossos parâmetros são ainda muito restritos. Para nos sentirmos felizes, realizados, ainda vemos na riqueza um sinal de felicidade e de alegria. A pobreza é representada pela miséria, pela fealdade, enfim, por tudo que é mau, que é ruim.
Vamos procurar pautar a nossa vida dentro de um caminhar que acreditamos ser o melhor neste momento, não importa a nossa condição social ou intelectual.
Ninguém jamais conseguirá realizar-se se buscar caminhar ao mesmo tempo por duas estradas.
É preciso que nos conheçamos melhor e pautemos nossa conduta dentro de um único objetivo. Seja ele qual for, o importante é sabermos discernir.
Então sejamos mais positivos naquilo que almejamos e não nos preocupemos com o caminhar dos outros.
Preocupemo-nos conosco, olhemos para o nosso interior. Esse é o melhor caminho para aqueles que pretendem realmente crescer e evoluir.
O crescimento é seu, então busque alcançá-lo com firmeza e coragem.
Que Deus os abençoe.

Um amigo



O DEVER


O dever perante você mesmo.
Não precisamos ir muito longe para encontrarmos trabalho, para ocuparmos o nosso tempo, para fazermos o bem ou para cumprirmos nosso papel aqui na Terra.
Não precisamos buscar justificativas para nossas tarefas. O dever começa a ficar mais claro quando você consegue observar-se melhor.
Não precisamos buscar nas religiões os nossos deveres. Somos seres inteligentes e já compreendemos o valor de uma encarnação. Ninguém precisa ditar regras que nos convençam ou satisfaçam. Somos os únicos responsáveis pelas nossas escolhas.
Você pode escolher passar essa encarnação inteira à beira de um rio, em meditação; ou no alto de uma montanha, em preces (como um ermitão) que, mesmo assim, terá cumprido o seu dever.
Não podemos julgar esse ou aquele por não compreendermos o seu modo de ser e agir. De repente, é esse o seu dever nesse exato momento, é essa a sua maior experiência aqui. Com freqüência, estamos cobrando dos outros o seu dever perante a vida, mas não compreendemos que, primeiramente, ele precisa cumprir uma obrigação consigo mesmo.
Não cobrar dos outros nada e aceitar todos como realmente são, já é uma maneira de cumprir o seu dever.
Descubra a sua obrigação aqui, faça a sua parte do contrato, observe-se melhor e estará dando um grande passo na senda do autoconhecimento.

Genaro




ENCONTROS E DESCOBERTAS


A cada passo, um novo encontro.
Em cada encontro, uma descoberta.
A cada descoberta, a grande chance de superar-se ou esconder-se.
Diante de novas conquistas, abrem-se novas portas, apresentam-se importantíssimos desafios e cada um cresce para conhecer outras direções e tornar-se melhor.
Ao esconder-se, o fantasma do medo cresce, ganha formas mais vigorosas e nos envolve no seu abraço asfixiante. Covardia aliada à omissão é um tempo de flagelo, pois quem não produz, nem que seja um pouco, vive sem vida.
Que a partir deste passo, cada um aceite esse novo encontro, para superar os grandes traumas que lhe foram marcados pelo despreparo. E que ao conhecerem seus novos desafios reine a coragem que vem de um coração ardente e sedento de vida. Assim, futuramente, serão coroados com mais trabalho.

Irmão Benedito




QUESTÃO DE COMPREENDER


É manhã, gotas de orvalho ainda umedecem as folhas das árvores.
O sol vem surgindo no horizonte dando o seu espetáculo, levando o véu negro da noite para outro lugar.
Eis que ele ofusca a muitos que, sem se protegerem, tentam olhar nos seus olhos. O brilho ofusca, a luz ofusca, mas é preciso ter calma, é preciso compreender melhor. É preciso observar a noite, contemplar as estrelas e refrescar-se na brisa do amanhecer.
Tudo na vida vem de acordo com o nosso merecimento e, principalmente, com a nossa compreensão. Você almeja o sol, mas ainda não aprendeu a observar o escuro da noite. É preciso não buscar muito além a realidade, basta senti-la, vivendo o aqui e o agora, lentamente, observando cada detalhe, cada presença, cada encontro...
A nossa existência é regada com o perfume certo para o nosso olfato. Não podemos almejar o que ainda não podemos compreender. A noite é escura, mas guarda segredos valiosos para a nossa maturidade espiritual.
O sol surgiu e o orvalho desapareceu das plantas.
Aguarde a noite. Mas só que, desta vez, um pouco mais consciente de que tudo tem o seu valor, inclusive aquilo que você ainda não pode compreender.

Um observador




BUSCA DA UNIDADE


Por detrás dos nossos afazeres, quem somos? O que há além dos compromissos que assumimos com a vida? Se deixássemos de ser e agir do jeito que somos e agirmos todos os dias, e se de repente não precisássemos trabalhar, nem pagar nossas contas, se não tivéssemos família, quem seríamos? Cada um de nós?
Ainda somos resposta. Ainda somos reação. Seres que reagem às exigências do meio e respondem às expectativas.
Ainda precisamos descobrir o ser que há por detrás destas demandas externas.
Então encontraremos a unidade que nos faz ser quem somos. Únicos e unos. Indissolúveis, mas flexíveis.
Capazes de encontrar a verdade que há nas coisas mais simples. E venceremos o nosso inimigo, aquele que menos nos conhece e que mais se esforça para que permaneçamos intocados, estagnados: nós mesmos.




RELAÇÕES


Temos vários tipos de relações.
Relações com a natureza, com a família, com os amigos, com os animais, com o trabalho, com os espíritos desencarnados, enfim. com a vida.
Como são estas relações?
Agradáveis? De tormento? De alegria? De prazer?
Com certeza, teremos as mais variadas sensações nos nossos relacionamentos.
Sabemos que nossa vida é eterna e que devido às muitas vidas que tivemos e teremos, somos a causa e o efeito do que criamos.
Então, vamos aproveitar as oportunidades que nos são dadas para que possamos gerar, em torno de nós mesmos, uma infinidade de bons relacionamentos que nos darão alegria, felicidade e amor.
Só é uma questão de escolha, ou seja, fazer sempre o melhor que puder, fazer brilhar o diamante que há em nós mesmos.




CAMINHOS 2


Muitos são os caminhos.
Qual é o verdadeiro?
Afinal, sigo o que, para ser feliz?
São tantos livros, tantos mestres, tantas filosofias que procuram dizer muito e não dizem nada...
Vamos procurar a nossa essência.
Vamos aprofundar, sempre, nossa sabedoria interior. O resto é ferramenta para lidarmos com o que temos de verdadeiro.
A árvore frondosa leva muitos anos para se tornar bela e grandiosa.
A nossa beleza interior não se mede, mas descobre-se a cada encarnação.




CORAÇÕES DE PEDRA


Gostaria de convidar a todos para um pequeno teste. Simples. porém que exige muita coragem.
Façam o seguinte: "Pegue um espelho - se quiser, para ajudar - olhe profundamente para sua imagem. Faça um exame, uma reflexão sobre si mesmo."
Veja se aquela imagem condiz realmente com você ou se é somente uma aparência criada que, convenientemente, você utiliza no seu dia-a-dia.
Vamos lá, seja forte, vá pensando em todos os seus atos, no seu jeito de ser. E veja a imagem transformar-se naquilo que realmente você é."
Estão surpresos?
É amigos, criamos uma situação de representar, na vida. E é difícil livrar-se de tal artifício, é penoso, dolorido.
Mas não se desesperem, o seu "eu" interior está guardado, é preciso apenas tempo para que esta pequena semente se descongele e germine.
A parte mais difícil já foi feita. O resto, a vida cuidará.

Josué




CORAGEM 2


Por que tantas dúvidas ainda reinam em nosso interior?
Será que não estagnamos? Será que não está faltando coragem para sairmos do nosso marasmo e começarmos a ir ao encontro do nosso eu verdadeiro, fazendo o que tem que ser feito e parando de fazer o que não acrescenta nada ao nosso espírito?
Vivam, sintam com mais carinho o que o seu íntimo tem a ditar. Sintam o perfume da natureza. Pensem na perfeição do universo.
Reflitam, compreendam aqueles que ainda pouco compreendem. Busquem, em suas almas, a felicidade que a todo instante os convida a sentir o amor que reina em cada um.
Onde será que vamos encontrar as respostas da vida?
Nas ciências?
No trabalho humilde?
Nas artes?
Com que nacionalidade?
Em que mundo?
O que importa?
Que diferença faz?
O que interessa é que somos filhos de um mesmo Pai e que, com certeza, entendemos melhor a vida quando nos desmascaramos e assumimos o que somos realmente, tendo coragem de mudar, quando for necessário.




O DESCONHECIDO


Palavras, letras frias, sentido nem sempre bem colocado ou bem compreendido.
E assim vamos nós, deixando-nos transportar nas asas do evidente ou do que nos parece óbvio e claro.
Baseados nessas evidências, fazemos julgamentos, tomamos decisões sem pestanejar. Nisso fica explícita a nossa incapacidade de buscar, ou mesmo, a acomodação no que está disponível, sem que necessitemos usar o nosso intelecto.
Mas eu pergunto: Será que já não é chegado o momento de avaliarmos e tentarmos assimilar mais profundamente, tudo o que nos é passado pelas muitas formas de transmissão?
Por que deixarmo-nos conduzir pela primeira opção? Será que vale a pena passar uma existência inteira sem tentarmos, pelo menos, nos conhecermos melhor?
Por que ser marionete? Procuremos, nós mesmos, conduzir esse nosso caminhar, pesquisando, buscando, aprendendo, compreendendo. Tudo isso chama-se progresso, evolução, crescimento.
É preciso que nos conscientizemos dessa verdade e assumamos o comando de nossas vidas. A vida nos oferece oportunidades de crescimento a todos os momentos, basta apenas que estejamos atentos a eles.
O crescimento não se faz da noite para o dia. É preciso consciência, força e desejo sincero de superar as dificuldades, tirando delas todo o aprendizado necessário.
Baseados nisso, procuremos então nos manter sintonizados com a vida ao nosso redor e, principalmente, com a grande energia que há dentro de cada um de nós.
Através dessa experiência, chegaremos ao conhecimento daquilo que somos. E conseqüentemente, estaremos direcionando-nos a um caminho de compreensão e aceitação das verdades que ocultamos de nós mesmos.
Que Deus abençoe a cada um de vocês.

Um amigo




PORTAS E JANELAS


Na casa do nosso ser há muitas janelas e nenhuma porta. Pelas janelas podem entrar a luz e o calor, por elas podemos ver a tudo que se passa lá fora. Mas não se entra, nem se sai por meio delas.
As portas traduzem a possibilidade de trânsito. Entrar e sair, mergulhar em outro meio e dele se retirar de acordo com sua vontade. São mais difíceis de construir porque requerem uma estrutura mais firme, que permita, neste ir e vir, neste abrir-se e fechar-se, que se permaneça como se é, apesar de sempre renovado. Mais do que aberturas de ver, as portas permitem que se viva integralmente uma realidade além de nós.
Então, amigos, coloquem mais portas do que janelas nas construções de si. Estimulem as intercomunicações, os intercâmbios. Mais do que incertezas, eles lhes trarão interiorização, criando novas elaborações, recriando o ser que você sempre foi. Só que não sabia...

Um amigo




APRENDIZ


O espírito humano é livre e capaz de alcançar grandes altitudes. Mas para que alce vôo é preciso que se torne leve, é preciso que se liberte de todos os seus preconceitos, de todos os seus julgamentos. Que se faça, realmente, um aprendiz. E que ao se ver e a todos os seus semelhantes como aprendizes, respeite e ame.
É preciso que se torne leve deixando que nasça no seu coração a alegria. Não a alegria vazia do riso fácil ou das diversões imediatas, mas aquela alegria que brota da certeza de que tudo está certo, que em cada momento da vida há sempre algum motivo para que sejamos muito felizes.
É preciso, amigos, que deixemos para trás todas as nossas âncoras, tudo aquilo que nos prende ao passado, tudo aquilo que não permite que compreendamos as coisas numa amplitude maior, tudo aquilo que nos faz pequenos... Porque na nossa pequenez, só conseguiremos ver a pequenez do outro. Não conseguiremos divisar o horizonte e, muito menos, o infinito que se estende.
Tornem a sua vida mais simples. Acreditem que têm tudo o que precisam para alçarem os seus vôos. Creiam em si mesmos, na sua capacidade de renovação, de elevação. Acreditem que são capazes, que os seus irmãos são capazes e o véu do otimismo, da positividade os tornará mais leves, prontos para seguirem o seu rumo.
Que Deus os abençoe.





PERSONAGENS, MESTRES


Quantas histórias ainda terão de ser contadas para que a criança "adormeça" e esteja preparada para sonhar?
Crianças são todas as criaturas que, na Terra, vivem encantadas com as histórias de personagens fantásticos que carregam dentro de si todas as virtudes, todos os poderes. E todas as suas expectativas neles se projetam, sem saberem que, na verdade, são feitos da mesma matéria prima dos seus heróis.
Somos, todos nós, crianças que pensam estar sonhando quando, na realidade, vivem de fato. E que se enganam, achando que vivem quando estão apenas sonhando. É hora de ver o que chamamos de sonho como a extensão da verdade que carregamos armazenada naquilo que chamamos de inconsciente. É hora de despertar do sono que chamamos de vida.





ESCÂNDALOS


Onde se encontram ou escondem-se os escândalos?
Ao analisarmos tudo o que nos é passado pelos meios de comunicação e tudo que observamos nos outros, concluímos que escândalos existem sim, mas sempre fora de nós.
É cômoda essa forma de pensar e raciocinar. Mas, com um pouco mais de boa vontade e desejo de compreender o que gera os escândalos, veremos que nós também escandalizams.
É difícil aceitar isso, não é mesmo?
Entretanto, nós escandalizamos através daquilo que pensamos, do que, muitas vezes, desejamos mas que, movidos pelo medo do que haveriam de pensar ao nosso respeito, escondemos atrás de um comportamento oposto ao que somos, verdadeiramente.
É preciso que aprendamos a crescer por meio daquilo que consideramos imoral, que contraria tudo o que achamos não ser correto ou decente.
A humanidade somente cresce e progride através dos choques necessários para despertá-la do seu comodismo, da hipocrisia que há em seu interior.
Por isso, aprendamos que a evolução ocorre através das mudanças. Não importa o quanto elas nos choquem! São necessárias para o despertar de novas luzes, de uma nova moral e do desejo de alterarmos nossas condutas. Se tivéssemos a coragem de nos mostrar como realmente somos, isso faria de nós seres mais felizes e equilibrados...
Sendo assim, não nos escandalizemos com tudo o que vemos. Pelo contrário, façamos dos escândalos que assistimos ou dos quais somos protagonistas, um motivo a mais para nos melhorarmos.
Escândalos sempre existiram e continuarão a existir, até que nos tornemos seres capazes de aproveitá-los como benefícios e não mais apenas como motivos de críticas. Deixemos, então, de ser orgulhosos, por ainda não conseguirmos aceitar que também escandalizaremos, se nos mostrarmos como realmente somos, interiormente.
Reflitam bem! Aprendam a se conhecer melhor.
Fiquem em paz.

Um amigo




A LUZ DO CONHECIMENTO


Todos buscam a luz, buscam um conhecimento que possa transportá-los a viagens distantes.
A vida parece sem nexo, sem um objetivo maior que compense todas as desventuras, todas as tristezas e infortúnios que ela oferece.
Mas, como podemos julgar a vida terrena, se sequer sabemos com profundidade quem realmente somos?
Será que ao estarmos condenando uma existência aqui na Terra, não estaremos fugindo de quem de fato somos?
É muito simples nos olharmos superficialmente e acreditarmos que somos bons, que nenhum mal fazemos a quem quer que seja.
Se hoje, conscientemente, acreditamos que estamos agindo dentro de princípios morais isentos de recriminações, nada sabemos sobre como fomos no passado, por isso não devemos julgar as dificuldades que necessitamos enfrentar.
Tudo está rigorosamente certo, tudo está no lugar. Portanto, não acreditemos tanto numa bondade que ainda estamos longe de possuir. O que realmente importa é caminharmos conscientes de que muito ainda precisamos aprender e vivenciar para que um dia estejamos galgando um degrau mais elevado no caminho do nosso crescimento.
Vivam com alegria; aprendam com o sofrimento, com as lutas, pois são eles os melhores companheiros a nos impulsionar para cima.
Não lamentem, agradeçam! Não esmoreçam, lutem! Sejam firmes, não desistam! Sejam corajosos e sigam em frente!
Essas são metas primordiais para que tornem-se criaturas bondosas e fortes, porque ser bom é antes de mais nada, ser forte.
Fiquem em paz.

Um amigo



O FIM E O COMEÇO DO ANO


Meus irmãos, quanta gente, todos os dias, sofre por achar a vida tão complicada, tão cheia de leis, de regras, "de não pode isso", "de não pode aquilo", "será que devo fazer", "será que fiz certo"...
Ah, irmãos, quantas dúvidas, quantas amarras!... Mas não se assustem, sempre é tempo de mudar, sempre é tempo de entender, de lembrar que cada um é um indivíduo, dono de sua própria vida, de suas próprias vontades e capaz de tomar as suas próprias decisões.
Sempre é tempo! Não é preciso esperar o findar de um ano, muito menos o início de um outro, pois, o momento certo de mudar é quando, depois de uma reflexão, de um exame de consciência, de um entendimento da lei divina, vemos que nada mais é do que amor, simplicidade, fraternidade. Depois disso, tomada a sua decisão, é o seu momento de mudar. Não espere que alguém lhe diga o que é certo ou o que é errado, busque dentro de si próprio, busque se conhecer, marque um encontro consigo mesmo e coloque as cartas na mesa, reveja tudo, porque sempre é tempo de ser feliz. A felicidade está em cada palavra, em cada pensamento, em cada gesto, em cada atitude que você toma consciente, firme na sua decisão, acreditando que Deus está com você, está em você e vai ampará-lo sempre que tomar um decisão para o bem. Porque a mudança, irmãos, tem que ser para melhor. E o melhor é aquilo que o faz, realmente, sentir-se leve, não sentir-se, nunca, culpado de nada - nem por magoar o próximo, nem a si mesmo. É saber que está pisando em terra firme, que o pensamento está elevado a Deus, que tudo o que acontece é para o seu bem, por mais que doa. Que tudo é aprendizado, tudo vai elevá-lo. Acredite, Deus existe porque você existe, você é prova dessa existência. Acredite em você, acredite que sempre poderá mudar as regras do jogo. As leis existem, mas você saberá viver e conviver da melhor maneira com todas elas.
Sejam felizes hoje e sempre.