AMPARAR


Por que será que todos nós pensamos que amparar significa dar algo financeiramente? Por que será que nunca nos passa pela cabeça que amparar significa doar o nosso coração, transmitir segurança, amor e doçura para a pessoa que precisa do nosso amparo?
Amparar é, antes de mais nada, doar, amar, respeitar o próximo, pois sempre que pensamos em amparar, pensamos em alguém, pensamos no outro.
Amparar é agasalhar com o calor do nosso coração, com a criatividade da nossa alma, para que o outro ser sinta-se à vontade para ser agasalhado, sem sentir-se diminuído. Sem sentir-se um coitado dentro desse mundo cão que late, late e, muitas vezes, morde mesmo. Sem dó e nem piedade. Chegando, até mesmo, a arrancar um pedacinho do nosso eu.
Amparar, amigos, é enobrecer, é se elevar, é construir.
Amparar é luz interior, é coragem, é crescer e fazer crescer.
Amparem, queridos, pois o nosso coração foi feito para bater forte por tudo e por todos.
Não deixem a vida passar, sem nada fazer pelo outro e, conseqüentemente, por si mesmos.

Um abraço
Um amigo


A PORTA ESTREITA


Queridos irmãos, aqui estou para dar meu depoimento sobre a importância de observarem seus hábitos, deixem de lado o comodismo, partam para a luta, esforcem-se, auxiliem-se , olhem a quem está a sua volta, sejam piedosos e caridosos, não esqueçam seu compromisso com o seu crescimento espiritual.
Quando passei por aqui, não observei essa conduta e muito sofri, por isso, hoje, depois de muitas quedas, sei o quanto perdi de tempo e estou aqui para alertá-los e pedir-lhes mesmo, que não cometam os erros que cometi. Creiam, tenham fé em sua força interior e vençam suas próprias batalhas.

Um amigo


DESPRENDIMENTO


Ajuda, sem esperar ajuda.
Ama, sem esperar amor.
Agasalha, sem esperar o agasalho.
Aquece, sem esperar ser aquecido.
Deixa o amor entrar em ti, em teu coração.
Aqui, deixamos nosso orgulho de lado e amparamos, aconselhamos, acalentamos, sem esperar nada em troca."
Aí, deves fazer o mesmo, só assim estarás, um dia, aqui.
Ama, pois serás amado.
Abre o teu coração e serás recebido em nossos corações.
O Pai está sempre com todos nós, aproveita e segue a luz; aí então, iremos juntos até Ele.
E O saudaremos com pureza e amor, prontos para nos esquecermos, prontos para o mundo e todo o universo.



CARIDADE (1)


Caridade, palavra simples e fácil de ser dita.

Quantos amigos não escutamos a dizer que são caridosos? Que ajudam este e aquele lar de velhinhos, que todo final de ano mandam presentes aos orfanatos (e sempre mostram as fotos deles entregando os presentes), a nos provar, que são voluntários na assistência social de sua comunidade.

Cegos! Pior que isto! Orgulhosos! Pois não estão dando nada a ninguém, estão apenas trocando o que as pobres criaturas precisam por aparência na sociedade, por carícias em seus egos.

A verdadeira caridade foi feita pelas pobres criaturas, que humildes em suas necessidades, permitiram aos orgulhosos, a pose de caridosos e assim sua troca e recompensa se realizaram, e nada de caridade fizeram.


Irmãozinho



CARIDADE (2)


Sempre que puder
Estenda às mãos
Àqueles que perdidos
Esquecem-se de Deus
Largaram as esperanças
Agarraram-se à uma vã ilusão
Muitas vezes,
Nossas mãos não serão vistas,
Pois os outros estarão com a vista enevoada
Pela tristeza, pelo desamor, pela falta de esperança
Ou até por uma falsa ilusão
Será necessário que chames então,
Mas chame baixinho, com carinho
Para que tua voz,
Transmita um pouco de paz, de harmonia
Para que tua voz,
Vare a escuridão
E dê a sensação
De que eles não estão sozinhos,
De que não foram esquecidos
Às vezes,
Estender a mão não basta,
Muitas vezes
Precisamos guiar
Pela voz do coração
Àqueles que ainda
Não conseguem ver.

Um abraço fraterno

um amigo


CARIDADE (3)


Quando praticamos a caridade estamos fazendo caridade a nós mesmos. É uma sensação de paz, harmonia que sentimos. Mas caridade não é só praticarmos o bem para mostrarmos ao mundo o quanto somos caridosos, a caridade começa dentro de nossa casa, com nossa família, respeitando cada um que está perto de nós. Sermos tolerantes, pacientes, saber ouvir, falar e criticar também. Quando conseguimos fazer isso de coração, sem rancor, ódio, inveja, dentro de nossa casa, estaremos preparados para fazer caridade fora de nosso lar, ou seja estaremos felizes em receber amor, carinho, amizade. Não estaremos doando e sim recebendo. A partir do momento que somos humildes e aceitamos todos como são, nossa vida melhora e muito. Nós crescemos espiritualmente e sempre continuaremos a crescer. Vamos ser caridosos conosco mesmo. Vamos aproveitar a oportunidade de amar e sermos amados. Todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai, não há necessidade de rivalidade, somos nós que dirigimos nossa vida para evolução maior.
Não tenhamos medo de nada, a fé que possuímos nos levará ao caminho do bem.



CARIDADE (4)


Boa noite irmãos!
Hoje vamos falar da caridade. Sei que é um tema já várias vezes tratado nesta casa e em tantas outras, que várias mensagens o tratam também. Porém se a insistência se faz, é porque é necessário.
Caridade, oito letras fáceis de escrever, porém palavra de significado difícil de entender e praticar. Por que difícil de entender? Porque se confunde com pena, compaixão, troca de favores e pior ainda, "compra de um pedacinho do céu". Difícil de praticar por quê? Porque só se pratica aquilo que se entende, que se sente, que se conhece.
Procurem refletir sobre caridade, compreendam-na na sua amplitude, no seu poder dentro do equilíbrio da natureza que nos abraça.
Quando os sentimentos de amor ao próximo, de cuidado, de atenção, de respeito estiverem plantados em vossos corações como árvores frondosas e fortes e não pequenos galhos que qualquer brisa derruba. Aí sim, podereis dizer que começar, apenas começar a entender a grandeza da palavra caridade.
Esteja em paz!

Irmão José Dirceu de Paiva Neto.


CARIDADE (5)


O gesto só tem valor quando feito com amor
O gesto só tem valor quando calado
O gesto só tem valor quando abençoado pelo silêncio
O gesto só tem valor quando alivia, sem humilhar
Quando no calor de suas mãos
Um irmão descanse a dor, o desamor...
O acaso, o descaso...
Sacie a sede e mate a fome
Sem nem sequer saber seu nome
Sem nem sequer saber quem foi
Que lhe afagou, suavizou e transformou
Aquele momento de aflição
Em bênçãos...

Carolina


CARIDADE (6)


Pratiquemos a caridade como um gesto de amor.
Pratiquemos a caridade como um gesto de carinho àqueles que estejam necessitados, seja pelo corpo físico, seja pelo espiritual.
Pratiquemos a caridade como um ato de fé:
Fé em que Deus nos recompensará no futuro.
Fé em que será mais um mérito que se somará em nossa vida
. Fé em que através da caridade aprenderemos a nos doar.
Pratiquemos a caridade, seja ela moral ou material, o importante é que ela faça parte de nossas vidas.
A miséria nos rodeia, e não falo da miséria de valores materiais, refiro-me mais à miséria moral, mental, espiritual, de que todos padecem em maior ou menor grau, mas todos padecem.
Pratiquemos a caridade, poderemos até começar por nós mesmos, pois se bem repararmos, talvez sejamos nós os mais necessitados de amparo e caridade fraterna e amiga.
Comecem a remanejar seus sentimentos, e quando se sentirem fortes e seguros, passem a ajudar o seu próximo com toda a força e fé que puderem tirar de dentro de si.
Deus os ampara em todos os momentos de suas vidas, tenham fé, doem-se, pratiquem a caridade e tenham a certeza de que tudo ao seu redor se tornará mais límpido, claro e energizado.
Tenham fé, acreditem no amparo do Pai Supremo e doem-se, doem-se muito, todos os dias de suas vidas. Fiquem com Deus.

Aguinaldo


CARIDADE (7)


O que é a caridade?
É aquele gesto de estender a mão e colocarmos todo nosso amor nele.
É aquele sorriso que colocamos nos lábios e endereçamos àquele ser que sofre.
É aquele afago carinhoso, onde colocamos todo o amor, toda energia em nossas mãos, em nossos corações e o doamos àquele irmão que se encontra necessitado.
Caridade é uma coisa muito difícil de ser entendida; muito difícil de ser praticada, mas com boa vontade, com fé, com amor, com carinho, conseguiremos realizar ao menos alguma coisa em prol daquele que sofre.
Caridade não é só doar bens, caridade é doação de amor.
Caridade é saber perdoar.
Caridade é saber tolerar.
Caridade é também esquecer toda e qualquer ofensa, que achamos nos tenham feito.
Caridade deve ser a primeira coisa que devemos ter para conosco mesmo; pessoas tão cheias de defeitos, pessoas tão egoístas, pessoas tão orgulhosas, pessoas tão enraizadas e tolhidas por um orgulho e uma vaidade boba.
Se Deus é caridoso para conosco, seres tão imperfeitos, e perdoa nossas falhas sempre nos dando uma nova chance, e outra, e outra e mais outra, por que nós também não poderemos fazer o mesmo e esquecer todo e qualquer ato mais ofensivo que achamos nos tenham feito?
Por que não ajudar aquele irmão que passa fome?
Não tens nem para você? Tens sim... basta querer.
Um sorriso, um afago, uma palavra de conforto, todos nós temos, o nosso comodismo é que faz com que não façamos um gesto sequer para ajudar um semelhante.
Procuremos começar com pequenos gestos, com pequenos trabalhos, até atingirmos uma doação plena, até conseguirmos ser aquele "ser" que Deus tanto quer que sejamos; pessoas simples e singelas; pessoas sem orgulho, vaidade ou maldade; pessoas que finalmente encontrarão a paz e a plenitude em suas vidas, seja ela material ou espiritual.
Fiquem em paz. Que Deus possa, em sua caridade, abençoar a todos vocês para que possam encontrar paz, felicidade e harmonia em suas vidas.

Irmão José


CONSOLAR


Consolem as crianças despidas, descalças nas ruas. Elas precisam de mães e pais e, no momento, só têm a vocês.
Consolem os velhos, olhos perdidos num passado longínquo e saudoso. Eles precisam acreditar que ainda são úteis à sociedade.
Consolem os doentes de espírito. Suas almas, perdidas em dores mundanas, não conseguem desabrochar para novas primaveras.
Consolem os doentes nos leitos de hospitais. Suas dores, muitas vezes, transcendem seus limites de compreensão, impossibilitando-os de abençoar a chaga que fere sua alma.
Muitas vezes pensam que, com essas atitudes, podem alimentar a fraqueza em almas tão carentes. Enganam-se, filhos.
Consolar não é sinônimo de adular, mas sim de abrandar, aliviar. Aliviem pois, as dores de teus irmãos, enquanto têm o coração voltado para o bem.


CARIDADE (8)


Hoje ainda se faz necessário o exercício para a prática da caridade. É preciso "treinar" para ser caridoso , bondoso, amável, gentil , educado, como para todas as qualidades morais que almejamos.
O exercício é necessário porque se procura entendimento por fora, no exterior.
É a "imagem" de caridoso que se procura. É a opinião e a admiração alheia que se almeja. E como qualquer atividade terrena, só será alcançada através do exercício , do treino.
A real caridade começa sendo praticada consigo mesmo.
O ser humano precisa compreender que antes de poder "ser" caridoso com os outros, é preciso aprender a sê-lo com ele próprio.
Caridoso para libertar-se das algemas da matéria.
Caridoso para deixar fluir, movimentar, expandir sua "luz própria".
É preciso ser caridoso e acreditar que é força viva, partícula integrante da grande força cósmica.
Sejam caridosos consigo, permitam-se experimentar o amor, a liberdade. Aceitem suas imperfeições, sua fragilidade, e façam delas a sua força.
É preciso perceber-se uno com Deus, para poder perceber os que estão a volta.
Amem-se , aceitem-se, e poderão "naturalmente" amar e aceitar o próximo.


CONVITE A DOAÇÃO


No esplendor, na beleza

De toda a natureza

Devemos buscar irmãos

A fonte inspiradora

De luz, de vida, de paz

A fonte inspiradora

De luta, de força, de garra

E de toda a centelha de energia

Que precisarmos

Para prosseguir o trabalho

Que nos propusemos fazer

A natureza é rica em exemplos

E nos dá a todos e a todo instante

O equilíbrio necessário

Para toda a labuta

Devemos seguir na luta

Na terra, no mar, no ar

De tudo que pudermos tirar

De bom de dentro de nós mesmos

E entregarmos com agrado

A cada irmão que passar

E ultrapassar

A frágil barreira da sensibilidade

E que não puder suportar

As vicissitudes da vida.


Aron


FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO


Fora da caridade não há salvação.
E nós, pobres tolos, trôpegos vamos caminhando em direção a um futuro incerto.
Fora da caridade não há salvação.
E nós, pobres incautos, insistimos sempre em não praticá-la.
Fora da caridade não há salvação.
E nós, pobres coitados, achamos que o ato de darmos uma esmola aqui, outra acolá nos terá livrado de precisarmos responder por nosso egoísmo.
Fora da caridade não há salvação.
E nós, pobres cegos, não vemos que precisamos nos modificar; precisamos aprender a nos doar; nos doar sem limites, sem barreiras.
Nós, pobres cegos e tolos, precisamos aprender que só doando muito amor, sem olhar a quem, é que estaremos dando um pequenino passo em direção a nossa melhora espiritual.
Fora da caridade não há salvação.
Pensem, repensem e mudem rapidamente sua maneira de ser, pensar e agir, para que no futuro não venham a se arrepender de erros que cometeram no passado, pois no futuro, quando o arrependimento chegar, poderá não haver mais tempo para nada.
Fora da caridade não há salvação.
Nunca se esqueçam disso e lutem muito para ajudar a todos aqueles que necessitarem de um pouco de paz, carinho e amor.
Lutem muito e perseverem neste ideal, o Pai os abençoará.
Fiquem envoltos em muita paz e muito amor.

Um irmão


MÃO CARIDOSA


Mão caridosa, que tira do bolso uma moeda e joga no chapéu do pobre cego que está sentado na calçada.
A mesma mão caridosa que, ao virar a esquina, esbarra em pobre menino abandonado e desfere-lhe um tapa no rosto por ter-lhe sujado as roupas.
Mão caridosa, que ao entrar em uma igreja tira do bolso algumas moedas para ajudar o vigário a sobreviver.
A mesma mão caridosa que, ao chegar em casa, empurra o filho, que vem ao seu encontro para abraçá-lo.
Mão caridosa que, no clube com amigos, tira do bolso moedas para pagar bebidas.
A mesma mão caridosa que, ao chegar no lar, nega moedas para a esposa comprar alimentos para seus filhos.
Oh mão caridosa! Quantas desgraças estão acumulando nos seus gestos.

Gentil


O INVERNO


O inverno é uma estação curiosa. Frio, muito frio, e parece que se aquece o coração do homem.
Quantas campanhas, quanta mobilização para aquecer os pobres e desamparados, os mendigos e os rejeitados.
Todos se enternecem, sentem-se "tocados" e "doam" agasalhos e comida aos mais necessitados.
Não que eu condene essas ações, mas é que não vejo a real caridade nelas.
"Nem só de pão vive o homem", pois é, e a solidariedade, o respeito, o amparo, o apoio? Será que dando algumas peças de roupa e um pouco de feijão estamos fazendo a nossa parte e podemos nos acomodar esperando a morte chegar? Podemos nos sentir "boas pessoas", "almas caridosas" ?
Não são os mesmos os que discriminam um irmão que lhes pede emprego?
Não são os mesmos os que humilham um subordinado; que riem de um pobre coitado que lhes passa pela frente?
É isso que faz do inverno essa estação tão curiosa. Nos desperta sentimentos por assim dizer "momentâneos", que na verdade só enganam o nosso ego e nos vendam os olhos para a verdadeira fraternidade.
Por isso, alegro-me muito mais com quem respeita seu semelhante, ouve-o, compreende-o, diz-lhe algumas palavras, do que com aquele que faz campanhas, mas não compreende as dificuldades da alma humana.



O TRABALHO NO BEM


Estamos todos reunidos nesta casa,
Uma chuva iluminada desce do nada,
Banhando as mentes e os corações.
Quantos irmãos abnegados se lançam neste clima envolvente, que emoldurado pelas bênçãos da caridade, tanto abraçam, como orientam os mais necessitados.
Aqui está jorrando uma cachoeira divina de luz.
Pensamentos viajam em busca de Deus.
Deus responde com amor profundo, enviando seus mensageiros e são tantos que nem contar se pode!
Todos encorajados pelo trabalho benigno, uns que vão ao encontro para salvação, outros tantos que esperam os salvadores...
A tônica da vida é essa espiral que todos vão percorrer, sem disfarce, nem orgulho, sem egoísmo, nem rancor.
A caridade é a figueira frondosa que há de estar dentro de você. Às vezes já florida, assim deixe-a florescer, deixe que esse fruto se transforme em semente e se multiplique pela vida em Amor, Fé e Caridade. A forma que se deve ver a vida está além do comum, está simplesmente dentro de você, é a salvação...

Geraldo


PEQUENOS


Ides de encontro aos pequenos.
Pequenos de amor e de luz.
Pequenos no saber.
Ides para que a luz que abrigais hoje no vosso peito, possa ser espalhada aos que têm fome de um pouco de caridade.
Derramai vossas vibrações pelos que nunca tiveram ninguém para lhes dar um olhar de ternura.
Does vossas mais profundas preces para os que anseiam um pouco de paz em seus corações aflitos.
Pensai nas dores que acalentam tantos corações desprovidos de amor, mas pensai mais na onda de amor que pode envolvê-los, com o vosso coração bondoso.
Criai cenários de harmonia e paz e envolvei por fim, todos esses seres, para que em suas vidas somente as dores sejam pequenas.


PERDÃO


Irmão, hoje te peço perdão e negas.
Será que nunca errastes?
Volte tua lembrança ao passado, procure no teu subconsciente se realmente nunca erraste.
Lembras-te agora ? Quanto arrependimento surgiu em teu coração.
Pedis-te perdão? Recebestes? Que bom que fostes perdoado. Quanto alívio sentistes ao seres perdoado!
Por que hoje negas, o que recebestes antes ?
Pense irmão, quanto alívio poderás trazer a este coração arrependido.
Com teu perdão, estarei com o espírito mais calmo, tranqüilo, e com certeza pensarei mais antes de ofender alguém. Só com teu perdão eu poderei realmente melhorar.
Perdoa-me irmão! Perdoa-me, para que eu não erre mais.


VERDADEIRA CARIDADE


Queridos companheiros, venho hoje para falar-lhes sobre um sentimento muito difícil de vivenciarmos: a humildade.
Se pararmos e pensarmos um pouco sobre o que é ser humilde, nos depararemos, inevitavelmente, com a palavra caridade.
Como, realmente companheiros, pensamos sobre a questão da caridade?
O que é realmente sermos caridosos?
Muitas vezes pensamos que para sermos caridosos precisamos doar; doar principalmente bens materiais, porque assim nos sentiremos melhor. Não condeno este tipo de atitude, afinal, de que maneira podem pensar, já que no mundo em que vivem o materialismo impera?
O sentimento que move os demais é sem dúvida o do acúmulo de materiais. Também não venho até aqui só para criticar. Obviamente adquirir bens faz parte das conquistas humanas; só que não podemos fazer deste objetivo o único, o exclusivo.
Poucas vezes paramos para adquirir outros tipos de bens. Espirituais, emocionais, cognitivos e outros mais; raramente são conquistados. Como poderíamos então doar, sermos caridosos neste âmbito, se só conhecemos um verso da moeda? Se na verdade, caridade está estritamente relacionada ao material?
Pois é amigos, reflitamos um pouco sobre a questão...
Se não exercitarmos nossa mente, nosso espírito não acompanhará e conhecerá novos caminhos. A visão real da caridade precisa ser vivenciada, mas vivenciada de coração despojado, livre de preconceitos. Conhecendo, seremos a cada dia verdadeiramente caridosos; assim, conheceremos o sentido da humildade.
Ser humilde é ser despojado, é ser livre.
Ser humilde é ser, a cada dia, inovador, porém mantendo a essência.
Constrói-se a essência no exercício diário da resignação.
Caminhemos amigos, para a busca e que ela seja eterna. Aquele que busca incessantemente conhecerá o sentimento da humildade, aprenderá infinitamente e poderá assim, doar infinitamente.
Abraços a todos e um boa noite.

Arlindo Gomes

CARIDADE (9)


Quanto já se falou em caridade, mas como é difícil praticá-la realmente!
Bem poucas pessoas são caridosas de fato.
E as que o são, ninguém percebe, nem elas mesmas sabem.
A verdadeira caridade flui do coração, da mente e não das palavras e atitudes, nem sempre sinceras.
É dando que se recebe. E, assim pensando, muitos saem praticando as suas "caridades" desvairadamente, às vezes até, humilhando aos seus irmãos menos afortunados. Agem assim para merecerem o reino do céu.
Mas desta forma chegarão até ele?
Analisem muito bem a sua caridade, porque se não souberem praticá-la com a devida humildade e doação de amor sincero, melhor que a esqueçam. Antes pecar por nada fazer do que por fazê-lo indevidamente.


BENEVOLÊNCIA


Seja bom. Seja bondoso consigo mesmo.
Primeiro deveremos ser caridosos para conosco. Depois poderemos ser caridosos com os outros.
Como? Perguntarão muitos de vocês.
E eu lhes digo: Primeiro, aprenda com você a caridade, no seu dia-a-dia. Não se maltrate, não se puna por erros que fazem parte do seu aperfeiçoamento espiritual. Aprenda a ser bom consigo mesmo, pois somente então, poderás sê-lo com as pessoas à sua volta.
Não pense que a caridade brota espontaneamente em nosso coração.
Há necessidade de preparar nosso íntimo, como o lavrador trabalha a terra para chegar à colheita.
Precisamos preparar o nosso coração e a nossa mente para que se harmonizem com o bem e, com isso, possamos adquirirmos o equilíbrio. Equilíbrio para dominar os maus instintos que ainda estão presentes em nós.
Após o treinamento dedicado na busca dessa harmonia, poderemos, então, começar a trabalhar a doação.
No princípio doaremos com a mão direita, escondendo a esquerda.
Não desanime, não esmoreça. Siga em frente, com coragem e com o desejo sempre ardente de vencer, a cada dia, as fraquezas e as mazelas mais acirradas em seu ser.
E assim, buscando e lutando com a sua identidade, com os seus instintos, você vencerá, dia após dia, o que de pior existe em você e triunfará sob os olhos surpresos de todos os que duvidavam da sua força e da sua caridade.
Seja bom. Aqui deste lado não mediremos esforços para ajudá-lo na sua luta diária para vencer o egoísmo que ainda dilacera o seu coração.
Esforce-se, pois a melhor colheita, filho, virá para você.
Não desanime e busque sempre o aperfeiçoamento nos caminhos ao Pai.
Elizeu

CARIDADE PARA CONSIGO MESMO


Já pensaste em ser caridoso contigo mesmo?
Já pensaste em ser menos severo contigo mesmo?
Já pensaste em remodelar os conceitos da tua própria vida?
Já pensaste em não te martirizares pelos pensamentos errôneos que te acometem diariamente?
Saibas que cada pensamento ruim que nutres faz com que envelheças e morras um pouco a cada dia. Por que persistir em alimentar aquilo que te faz mal ?
Começa hoje a trabalhar os pensamentos que te trazem a alegria, o bem estar e a sabedoria do bem viver.
Esta é a verdadeira caridade que podes começar a praticar, desde já.

Um amigo que os envolve
com carinho

CARIDADE PLENA


Caridade não se restringe a raça, credo, cor ou posição social.
Caridade não se delimita em hora, dia e local apropriado para ser efetuada.
Caridade é um gesto espontâneo que parte de dentro para fora.
Caridade é um gesto pleno de tolerância, perdão, abnegação e amor, muito amor por todos aqueles que conosco convivem neste mundo.
A caridade não deve se restringir somente àqueles que nos rodeiam, àqueles que consideramos próximos, por serem nossos familiares ou amigos.
Caridade com aqueles a quem amamos é fácil de ser praticada, pois existe uma maior tolerância e compreensão com estes que convivem conosco todos os dias.
Mas e por aqueles outros? Aqueles a quem olhamos de soslaio e procuramos ficar o mais longe possível, para que nosso pequeno e utópico mundo não fique abalado.
Filhos, filhos, são destes que precisamos nos aproximar e ajudar para assim podermos aprender com eles o dom da humildade, da falta de orgulho, da falta de vaidade, da falta de egoísmo. Ali está um ser que devido às asperezas e percalços que a vida lhe trouxe, aprendeu a caminhar de maneira humilde e simples. Sem revoltas, sem medos, sem questionamentos, aceitando a vontade de Deus e sabendo que tudo pelo qual está passando servirá para o seu crescimento.
Por isso, filhos, doem-se. Doem-se com amor - amor pleno, amor total.
Estendam suas mãos com um gesto de carinho.
Coloquem em seus lábios uma palavra amiga.
Ouçam com parcimônia e benevolência.
Coloquem dentro de seus corações o amor, o perdão, a humildade, e ajam sempre usando de caridade para o seu próximo.
Filhos, não julguem, não condenem, para que também não sejam julgados e condenados, pois sabemos que cada um de nós possui o seu telhado de vidro.
Que Deus, em sua compaixão, em seu amor, em sua caridade, abençoe a cada um de nós, para que possamos ser firmes e perseverantes em nosso caminho da ajuda ao próximo.
Fiquem em paz.

Irmão José

PIEDADE


Piedade que traduz amor, carinho, humildade e caridade.
Piedade para com o próximo, piedade para consigo mesmo, piedade para com seus irmãos mais próximos, para com sua família.
Será que temos piedade?
Palavra sonora, bonita, tão difícil de praticar, tão fácil de dizer.
Piedade, a prática do amor desprendido, do amor descompromissado, desinteressado. Do amor puro e sincero que só os anjos podem sentir, que só o Divino pode traduzir na mais sincera pureza.
Piedade, palavra bonita e sonora.
Prática não praticada.
Amor não convertido.
Piedade, caridade sem ego, caridade amorosa, sem humilhação, sem comprometimento do eu interior.
Piedade, um dia chegaremos a senti-la verdadeiramente.
Com carinho, com afeto, com sincera compaixão, com pureza de espírito e sentimentos.
Piedade, amor de todos os deuses, amor de luz e caminho a seguir.
Um dia estaremos plenos e, então piedade, você surgirá, linda, bela e verdadeira para o próximo carente e necessitado de ti.
Agradeço a oportunidade.

Adeus
Um amigo

SOBRE A PIEDADE


Sede piedosos. É o que escrito está nos livros sábios dos evangelhos.
Piedade é saber absorver o que realmente este sentimento quer nos dizer.
Será que tem a ver com a compreensão de assinalar o que o outro precisa? Estender a mão sem saber que ela está sendo estendida?
Todos, de uma maneira geral, estão caminhando neste aprendizado do dia-a-dia, de se reformular, de saber ter a tolerância, o amor, o amor fraterno por qualquer ser que se aproxima de vós, os conhecidos, os desconhecidos que precisam de uma palavra de conforto, de um carinho, de uma conversa que lhes traga paz interior.
Amigos, tem pessoas que sozinhas não conseguem reconhecer que são verdadeiros seres em evolução.
Cabe àquele que mais paciência tem e que já a adquiriu no decorrer da sua jornada, abraçar aquele que de alguma forma precisa de sua mão amiga para ter maior tranqüilidade na sua jornada que, às vezes, parece muito dura.

Um amigo da casa


CARIDADE (10)


Falando de amor, vamos agora falar de amor ao próximo, de caridade.
Será que o que costumamos dizer que é caridade, realmente o é?
Será que nos livrarmos de nossas velharias e tranqueiras, é caridade?
Sim, é caridade para nós, para limparmos o espaço em nossa casa, em nosso escritório, enfim nos lugares onde queremos nos sentir bem.
Será que ao invés de fazermos esse tipo de caridade, não poderíamos doar um pouquinho de nós, do nosso coração, pensamento e sentimento?
Ah!, essa é a verdadeira caridade... Mas tão difícil, tão esquecida e tão necessária...
Se nos programássemos para essa doação, nem que fosse uma vez por mês somente, ela seria mais válida do que toda semana doarmos tranqueiras ou alimentos velhos que ocupam nossas prateleiras.
Se doássemos uma hora do nosso tempo para cuidarmos de um doente, falarmos palavras de amparo e apoio, isso seria muito edificante, útil e acertado.
Por que não conseguimos nos organizar?
Difícil dizer... São tantas as justificativas, que dariam para escrever uma coleção de livros para enfeitar nossa prateleira.
Vamos reagir à essa pobreza do nosso espírito. Vamos caminhar em direção à sua elevação que, somente através da verdadeira caridade, é possível.
Lembrem-se sempre do que digo hoje e procurem reformular-se no momento atual, para que recuperem um pouco o tempo perdido. Assim, estarão em paz consigo mesmos.
Fiquem em paz com Deus.

Um amigo


CARIDADE (11)


Caridade parece ser um ato fácil de se fazer. Entretanto, é muito raro de se ver, pois não é dando aos mais necessitados que realmente estamos praticando a caridade, seja essa doação em alimento ou roupas.
Ser caridoso é ser desprendido de orgulho.
Procure, sempre que surgirem oportunidades, orientar e ajudar ao próximo, quer no seu lar, no seu bairro, no seu trabalho, a qualquer ser que Deus coloque no seu caminho. Faça isso inclusive quando você se sentir prejudicado, alfinetado em seu orgulho.
Nesse mundo de expiações, caridade é algo difícil de compreender e praticar, pois ela sempre esbarra no orgulho dos seres que, por mais que lhes surjam as oportunidades, teimam em não progredir.
Procuremos, então, já que temos um maior entendimento, praticar a caridade a todo instante, na natureza, nos nossos lares, no trabalho. Procure transmitir seus conhecimentos, tanto no campo profissional, quanto no social mas, principalmente, no espiritual, para que a luz seja transmitida a todos. Pois sem o aprendizado necessário não se chega a lugar nenhum e, muito menos, a um porto seguro.
Retornarão a este mundo de expiações, quantas vezes forem necessárias.
Portanto, sejam mais inteligentes. Praticando a caridade, talvez a maior virtude do grande Mestre, estarão colaborando para um mundo melhor e, com certeza, a miséria e o sofrimento da humanidade diminuirão, passando este mundo a um grau mais elevado.



ENSINA


Ensina a tua melhor ação.
Ensina o teu melhor pensamento.
Ensina tua melhor prece, a tua melhor fé.
Pois a alegria que sentes ao praticar tua melhor ação, ao ter o teu melhor pensamento e ao realizar tua melhor prece, deverá ser passada adiante.
Deverás proporcionar o bem a todos que anseiam por ele.
Não retenhas conhecimento produtivo.
Não retenhas lições divinas.
Entrega-te ao maravilhoso trabalho de professor: ensina.
Quem ensina aprende mais e mais as lições. Com certeza, descobrirás sentidos antes não percebidos.
A ignorância é escravizante.
A ignorância é sofrida.
Vai, abre a luz para tantos cegos.

Um amigo que muito viveu
na escuridão do saber





CARIDADE (12)


Caridade, amigos, é o amor na sua infinita bondade, é a indulgência, a benevolência, a paciência e todos os derivados destes sentimentos nobres e raros nos seres terrenos.
A caridade tudo dá e nada pede.
Tudo cultiva, constrói e nunca humilha ou destrói.
Caridade, amigos, é ser amigo do amigo e, principalmente, do inimigo.
É ser médico, enfermeiro das almas e dos corpos doentes.
É doar um pouquinho do nosso tempo para amortecer a dor do próximo.
É seguir os ensinamentos iluminados do Nosso Criador, sempre em favor do outro.
A caridade começa conosco, no amor e no cuidado que devemos dispensar a nós mesmos.
A seguir, vem a prática do amor ao próximo mais próximo do nosso ser.
Somente assim, amigos, estaremos prontos para atender a todos os seres indistintamente.
Aquele que diz ser caridoso e não segue esse caminho, quer promoção.
Aonde está o mérito em ajudarmos pessoas que não conhecemos, nem temos envolvimento afetivo algum, se não conseguimos amar, respeitar e nos doar àqueles que convivemos no dia-a-dia?
Nenhum, caros amigos. Conhecemos verdadeiramente uma alma caridosa, se o benefício que parte dela, também atinge aqueles com quem tem intimidade para destratar por saber que vai ser perdoada, automaticamente.
É muito fácil ser bonzinho para o mundo e carrasco para com os nossos.
Procurem seguir o caminho certo, pois só assim serão felizes.
Que todos fiquem em paz.

Um amigo



PARADIGMAS DA CARIDADE


A caridade, antes de ser um conjunto de atos, antes de ser uma forma de agir, é um jeito de olhar.
Não basta que nós tenhamos fórmulas recebidas de outras pessoas que nos digam que devemos agir desta ou daquela maneira para que sejamos caridosos. Antes disso, precisamos olhar o outro e senti-lo. E esse outro é muito mais do que um outro ser humano - é uma planta, um animal, uma pessoa também. É na forma de olhar com sensibilidade aquilo que está fora de nós, que poderemos tornar os nossos atos verdadeiros, pois estarão ligados àquilo que sentimos. A sensibilidade e a empatia é que devem ser em nós trabalhadas. Quando sentirmos, verdadeiramente, o que o outro sente, é que seremos capazes de compreendê-lo, é que seremos capazes de encontrar uma ressonância com aquilo que sentimos, com aquilo que sabemos. Com a crença profunda, de que todo ser humano é capaz de se compreender e de se resolver.
Poderemos, a partir da nossa experiência, ajudá-lo a encontrar as suas próprias respostas. Só então, estaremos sendo verdadeiramente caridosos.
A verdadeira caridade não é entregar nada pronto a ninguém, muito menos a nós mesmos. Antes, ela é a fé profunda e inabalável de que todos somos capazes de encontrar os nossos próprios caminhos. E ajudar um outro ser humano a fazê-lo, é ajudar a nós mesmos a encontrarmos pessoalmente as respostas às nossas muitas questões.
Procurem, então, olhar-se... À vocês mesmos e àqueles que estão a sua volta. Todos os seres procurando desenvolver um sentimento de sintonia, de empatia. Este é o primeiro passo. Muitos outros virão depois e vocês irão descobrindo-os.
Fiquem em paz. Trabalhem-se diariamente, que o crescimento virá.



FALSA CARIDADE


Angariar fundos para instituições de caridade amigos, é uma "furada".
Quem já viu dono de empresas e suas respectivas esposas arrecadarem qualquer tipo de privilégio para os necessitados, sem benefício próprio?
Quem já viu qualquer pessoa ajudar, dar alimentos, roupas e calçados, sem com isso se orgulhar?
Quem, de coração, está desprovido de vaidade e capacitado para amar sem reclamar atenção?
Ah, amigos, tudo isso é uma "roubada", com o perdão da palavra. Nessas barganhas Deus, com olhos sábios e misericordiosos, vê qual realmente é a sua essência. Percebe o que vai no mais íntimo de cada ser. Avalia, sem julgar, cada ato, pensamento e sentimento no interior de todos nós.
Então, vê o mérito de cada um de nós.
Não enganamos a quem chamamos de Deus, somente enganamos a nós mesmos.
E o que é pior, acreditamos na nossa própria fantasia mentirosa, sem refletir sobre nossos atos.
Meditemos, amigos, e logo chegaremos à conclusão que caridade é aquela que recebemos aqui, com a oportunidade de crescer, vivenciando experiências renovadoras, mesmo que dolorosas.
Meditemos, amigos, e seremos capazes de recomeçar a executar cada etapa necessária, vagarosamente, comedidamente, para que um dia, consigamos praticar essa tão famosa caridade.

Amorosamente,
Um amigo


CARIDADE 13


O nosso amigo Luís bem o disse: não podemos sair por aí, dizendo a todos - "sou caridoso".
Realmente, a caridade está muito, mas muito distante mesmo daquilo que imaginamos que seja. E mais longe ainda estamos de saber praticá-la. Como foi dito, a caridade emana dos espíritos já bastante elevados sem que, para isso, precisem fazer nenhum esforço. Ela apenas "é", apenas "flui".
Toda a humanidade caminha para, um dia, tornar-se caridosa, sem mesmo que ela saiba ou perceba. Por ora, basta apenas que procuremos ser bons com o próximo, como gostaríamos que fossem conosco.
Nada de pensamentos julgadores. Nada de agradecimentos e nada de cobranças.
A caridade, aqui na Terra, é um sentimento tão longe de vocês quanto o amor.Amigos, continuem trilhando o caminho do bem, aquele que nem sempre é tranqüilo, fácil, às vezes até bastante espinhoso, bastante sofrido. Mas é através dele que conseguiremos, um dia, após muita luta, divisar no horizonte o que poderia ser o princípio do amor.
Meus bons amigos, continuem firmes nesse trabalho, pois nele vocês têm um bom caminho para chegar a caridade.
Fiquem em paz.

Um bom amigo


FORÇA


A maior força que um ser humano pode ter, não está no poder da palavra, no tom da voz, mas sim, no dom que Deus lhe deu de ajudar, de esclarecer sem ter que se colocar no pedestal, no altar.
Todos acham difícil caminhar pelos caminhos de Deus, não podemos negar. Mas também é difícil conquistar um diploma de médico, de advogado e outras tantas profissões importantes. Mesmo assim, muitos lutam por isso, sofrem, passam noites sem dormir, passam fome para, um dia, sentar-se numa cadeira de destaque, em um prédio pomposo de uma grande cidade. Será que tudo isso não é difícil de se conquistar? Pois é, sim.
Então, neste dia, esses que lá chegaram, sentirão um vazio dentro de si e continuarão a grande perseguição da tal felicidade. E a encontrarão, muitas vezes, através das mãos de alguém simples, que não estudou muito, que não correu atrás do sucesso material, mas que procurou os caminhos mais difíceis e mais verdadeiros: os caminhos de Deus, da verdade, da real descoberta da Sua existência. Este sim, irmão, tem a força dentro de si, bem guardada, bem orientada. E na busca do amor a Deus e ao próximo, veio ao encontro daqueles que tanto fizeram para subir materialmente. O encontro dessas duas almas foi e será sempre muito abençoado e iluminado por Deus.
Força espiritual a todos os irmãos dessa casa, é o que desejo a todos.



DOAÇÃO


A caridade que emana de nosso ser
é tão minúscula,
que ninguém consegue ver.

A caridade que emana de nosso ser
é tão frágil,
que precisamos sempre temer,
o que irá nos acontecer.

A caridade que emana de cada um de nós,
é tão pobre,
que fica escondida
debaixo de nossas misérias mentais.

Caridade, amor, afeto.
Palavras que tanto pronunciamos,
então, por que nunca as doamos?

Caridade...
Tão fácil de ser falada,
tão difícil de ser praticada.

Amor...
Tão belo dizer tê-lo
nos mínimos gestos.
Mas aos estendermos a mão
ela está vazia,
sequer tem afeto...

Nos contentamos
somente com palavras,
sem colocar nunca o coração
em qualquer gesto que pratiquemos.

Mas o que é isso, meu irmão?
Será que é tão ruim assim
aprender a repartir, dividir,
contribuir com um pouco de emoção
para alegrar um outro coração?

Vamos lá! Tenha coragem!
Basta um pouco de abnegação
e verá como será grande a sua doação.

Milton


PIEDADE COM OS CRIMINOSOS


Critica-se e julga-se o criminoso como se fosse um ser excepcional, ou seja, alguém extremamente perverso.
É preciso que todos parem para pensar sobre isso.
Como já foi dito, o criminoso é fruto de uma sociedade egoísta e mais criminosa do que ele próprio, que se encontra atrás das grades.
Aquele ser que está preso não é pior do que a grande maioria que anda livremente por aí.
Todos criticam, todos condenam. Mas será que já não é tempo de cada um fazer uma análise mais aprofundada do que ocorre na sociedade? Com certeza, criminosos bem piores seriam encontrados.
Infelizmente, os crimes que eles cometem não constam nos códigos penais ou por motivos de interesses pessoais, não são passíveis de serem julgados.
Todos somos criminosos, apenas não compreendemos o verdadeiro sentido desta palavra.
Crimes são cometidos por nós, diariamente, e sequer nos apercebemos disso.
Seria de grande utilidade para a sociedade, que houvesse uma maior conscientização a respeito. E que, antes de julgarmos um nosso irmão, parássemos para pensar e nos colocássemos em seu lugar, vivenciando o mesmo padrão de vida que ele. Será que poderíamos nos julgar criaturas melhores? Será que agiríamos de modo diferente do dele?
Pensem... Aqui fora, levando uma vida relativamente confortável, é muito fácil julgar.
Seria mais produtivo, se houvesse uma conscientização maior sobre as reais necessidades dessas criaturas.
Por isso, ao invés de julgarem, dêem oportunidades.
Ao invés de condenarem, coloquem-se em seus lugares.
Ao invés de darem um tratamento animalesco, procurem ver um ser humano carente de orientação, carente de compreensão, carente de amor.
Então, filhos, não julguem. Apenas busquem compreender.
Fiquem com Deus.

Um irmão



CARIDADE PARA COM OS CRIMINOSOS


Caridade não é somente para os criminosos, é válida para todos os seres que nos rodeiam.
Quando apontares o dedo para o outro, aponta primeiramente para ti. Quando julgares, julga a ti. Assim, quando olhares para o teu interior, verás que já terás mudado os teus conceitos, que já terás mudado tua posição. Olha à tua volta, mas olha-te no espelho também, com profundidade.
Quando te analisares, verás que todos somos falíveis, uns erros mais graves, outros mais amenos... Mas todos somos seres imperfeitos. Tão imperfeitos, que achamos que sempre somos os injustiçados e os bons.
Queridos irmãos, voltem-se para dentro do seu eu, e mudem conceitos arcaicos e grotescos.
Não esqueçam: quando forem ouvir uma pessoa, sejam capazes de não julgarem-na.
Não deixem que a chance de serem melhores fuja do seu alcance, no seu dia-a-dia. Sejam um pouquinho menos cruéis, para o seu próprio bem.
Para crescerem na escala de desenvolvimento, de melhoria no caminho da perfeição, no caminho da verdade e da própria caridade.
Fiquem em paz.

Um amigo



QUEM É O MAIOR CRIMINOSO?


Que a luz aqui presente abençoe a cada um de nós.
Palavras perigosas foram ditas: caridade, criminoso...
O que é ser criminoso? É cometer um crime?
O que é um crime? É contrariar uma lei dos homens?
Vamos olhar para aquele que comete um crime: não será ele vítima dessa falsa caridade da sociedade, de sua hipocrisia? A sociedade acha que dando a migalha que lhe sobra, está fazendo caridade. Mas não dá chance a ninguém, não permite que os pequenos cresçam, não cria situações de educação, de trabalho.
Como vocês querem que eles não se tornem criminosos? E ainda se dizem caridosos?
Filhos, orem por vocês, também. Para que a lucidez lhes venha e compreendam que é só dando oportunidade, é só abrindo o coração, é só compreendendo que as famílias não existem, que as nacionalidades não existem, que a única coisa que existe é uma grande irmandade criada por um Pai amoroso, é só respeitando aquele que não tem, como você respeita seu filho, que não mais haverá necessidade de caridade e de caridosos. Só assim, as leis do homem não precisarão existir. Só a lei de Deus será o bastante.
Que a paz esteja em todos os corações.



SOLIDARIEDADE


Deitado calmamente em berço esplêndido, posso ver e observar os que sofrem abaixo da minha condição social. Sofrem frio e meu guarda roupa está abarrotado. Sentem fome e minha dispensa está cheia.
Não, não te sintas culpado, tu não tens culpa. A culpa não existe em alguns casos. Na sua grande maioria, todo o sofrimento é mera conseqüência.
Então, o que queres de mim? - pergunta-me, atentamente. Não quero nada que não queiras. Não quero que penses que tens que fazer "caridade" e doar aquele agasalho ou um pouco de comida. Mas se sentires vontade de ser solidário, será bem-vinda a tua ajuda. Porém, não confundas alhos com bugalhos, para falar um português claro.
Pense nisso e se sentires uma vontade sincera de colaborar, faça-o. Mas não te enganes em prestar ajuda com a finalidade de angariar votos no céu, em virtude do que, erroneamente, chamas de caridade. A ajuda material que ofereces, terá um proveito, sim. Mas a tua falsa ajuda só te empurrará para baixo, pois teu valor moral estará completamente distorcido. Já é hora sim, de tomares conhecimento dos teus próprios atos. A quem achas que enganas? Ninguém mais, senão a ti mesmo.




... DEUS QUIS QUE FOSSES TU


Quando baterem à tua porta, abre-a.
Por mais ocupado que possas estar com teus afazeres domésticos, atende com amor e educação ao irmão que pede tua atenção.
O que são dois ou três minutos diante da eternidade? O que te parece mais importante?
Parar de fazer tuas tarefas, naquele instante, poderá significar grande bobagem comparada à necessidade do ser que te pede ajuda. O que te faz sentir tão ocupado e importante que te torne incapaz de sequer ouvir as palavras que aquela voz rouca e tímida mal consegue pronunciar frente a frieza do teu olhar?
Se esse irmão está diante da tua porta e bate, é porque podes e deves ajudá-lo. Qualquer outro poderia também ajudá-lo, mas Deus quis que fosses tu a fazê-lo.
Percebe o outro lado. Amplia tua visão para o que teu egoísmo esconde. E então ficarás surpreso em perceber o quanto é bom ajudar. O quanto é bom colher as alegrias que o outro nos oferece.
Tempo terás, o suficiente para que resolvas todos os teus compromissos. Mas para que tenhas esse tempo que te permita executar todas as tuas tarefas, também te serão proporcionadas as oportunidades de fazeres algo por alguém.
Mas atenção, essas oportunidades poderão ser poucas. Portanto, aproveita-as ao máximo, do contrário, ficarás sem tempo.
De fazeres alguém feliz.
De seres útil.
De seres bondoso e generoso.
De seres feliz.




REFLEXÕES SOBRE A CARIDADE


Meus queridos, digo-lhes simplesmente que a maior caridade é acreditar no seu semelhante.
Acreditar que dentro de cada um existe um potencial divino.
Olhar para o próximo e ver nele a alegria, mesmo quando ele não a expressa no rosto.
Ouví-lo, acolhendo o que ele diz com afeto e compreensão, mesmo quando suas palavras não são tão belas quanto os melhores sentimentos.
Acolhê-lo, com vontade de entendê-lo, ainda que as situações da vida façam com que ele esteja sem condições de entender a si próprio.
Falar-lhe, selecionando as melhores palavras, aquelas que não dependem da riqueza do vocabulário.
Acreditar com simplicidade, que tudo isso que você oferece também está nele, e é nela (a simplicidade) que se encontra a verdade. Se puder estender-lhe a mão, faça-o acreditando que essa sua ajuda não será permanente, mas apenas momentânea. Porque tem a certeza de que este ser é capaz de levantar-se sozinho.
Se quiser prover-lhe as necessidades materiais, faça-o sem pena, mas acreditando e querendo que ele seja capaz de conseguir suprí-las com seu próprio talento, com sua capacidade.
Caridade, olhar cheio de confiança, de afeto e de compreensão. É simples e é possível! Só é preciso distanciar-se das idéias rebuscadas, da mera compreensão racional. Isto sim, nos distancia da simplicidade do ser e do sentir verdadeiros.
Ajude aos outros, sem precisar que eles permaneçam necessitados. Dê-lhes aquilo que todos precisam para descobrirem-se fortes, capazes e amados. Dê-lhes aquilo que se encontra dentro de você. Aquilo que você pode fazer por você mesmo.
É possível, basta acreditar!




CARIDADE COM OS INIMIGOS


A caridade com os inimigos pregada pelo Cristo é sublime e difícil de ser realizada pelos seres terrenos.
É preciso que, antes de rejeitarmos esse preceito, procuremos compreendê-lo na sua real acepção. Para isso é necessário que usemos a nossa razão analisando-o com maior profundidade.
Quando o Cristo pediu-nos para amar os nossos inimigos, não estava pedindo que os tratássemos da mesma forma que tratamos a um amigo. E isso é fácil de compreender pois, basta a proximidade de alguém que não gostamos para que haja uma alteração no nosso batimento cardíaco, bem como uma alteração de humor e nível mental.
Precisamos compreender que amar a um inimigo, alguém que já nos prejudicou, significa apenas não lhe desejarmos mal, não emitirmos pensamentos de rancor ou vingança. É preciso que compreendamos que esse inimigo é nosso irmão, portanto, caminha assim como nós, em busca do aperfeiçoamento. Não importa que um esteja a frente do outro; o que realmente importa é que todos, um dia, chegarão ao mesmo lugar, ou seja, à perfeição.
No simples fato de não lhes desejarem mal, já estarão dando uma demonstração de amor, de caridade com o próximo, mesmo que ele seja seu inimigo.
Não basta dizerem que não odeiam o seu inimigo se, ao tomarem conhecimento de que ele passou ou está passando por dificuldades, proclamarem que "a justiça de Deus tarda mas não falha", demonstrando com isso o sentimento de vingança e de falta de caridade e amor.
Um inimigo, muitas vezes, se apresenta apenas para nos possibilitar a prática de virtudes que dizemos ter, mas que na verdade não exercitamos no nosso dia-a-dia.
Não julguem. Compreendam!
Não odeiem. Amem!
Não desprezem. Analisem!
Aprendam a amar! Amando um inimigo já estarão dando um grande passo.
Que Deus os abençoe.

Um amigo que esteve ausente



DIA DAS CRIANÇAS...


São 6 horas da tarde. Mais um dia de trabalho.
Entro em meu carro e dirijo-me para minha casa.
Chove... Alguém passa, me ultrapassa e eu, irritado, falo, penso e desejo coisas que jamais gostaria que alguém desejasse para mim.
Chego em minha casa e ligo a televisão. Há o noticiário de uma rebelião. Sou tomado de ódio, por um desejo estúpido de vingança - "que morram todos". Quantos de nós podem dizer: jamais vivi esta situação.
Por que este ódio por aqueles que você não conhece?
Já pensou, por um momento, em suas famílias?
Sequer pensou nos motivos que os levaram a fazer aquilo...
Nada justifica seus atos, mas o seu ódio somente aumentará este grau de discórdia e de desarmonia.
De repente, nos tornamos caridosos... No Dia da Criança compramos brinquedos (alguns apenas), roupas, docinhos, balinhas... Claro que não nos disporemos a perder o nosso tempo levando até algum orfanato. Enviaremos através de alguém. E ainda assim, nos acharemos caridosos, moral e materialmente. Quanta incoerência!...
Será que, em relação a tudo o que eu disse até aqui, alguém tem a capacidade de dizer: "Comigo, isto nunca aconteceu"?




ASPECTOS DA CARIDADE


A caridade é uma relação de troca e não uma via de mão única como vocês imaginam.
Eu cito um exemplo: quando vocês vão a um asilo, a um orfanato, levar uma palavra de amor, de esperança, de carinho, na verdade, muito mais caridoso está sendo o ser que está recebendo esta palavra. Ele permite que você exercite seu amor, que você exercite o seu desapego, que você cresça e consiga compreender a realidade que o cerca e relacionar-se melhor com os outros. E ele faz isso sem nenhuma intenção; ele serve de instrumento para o seu crescimento. E aquele que não consegue dar uma palavra de amor, de carinho, que não consegue levar um pouco de compreensão ao seu próximo, pela sua covardia e pela sua preguiça, vai afundando na areia movediça do egoísmo e, provavelmente, numa próxima encarnação, terá que retornar como aquele ser a quem negou aquela palavra de conforto. Pois só sendo caridoso, sem saber, sofrendo na pele a falta de amor que ele mesmo deixou de dar, é que conseguirá crescer.
Que o Pai possa sempre nos abençoar.




QUER AJUDAR?


Para ajudar o próximo, atente para:
  • Remover o entulho de sua própria impaciência.
  • Corrigir seus erros e perdoar os alheios.
  • Guardar a condenação e usar a palavra amiga.
  • Lapidar a humildade.
  • Recomeçar, todos os dias, com novo ânimo.
Pois modificando a si próprio poderá, pelo exemplo, ajudar a quem lhe seja próximo.



ONDE?


Onde, meu Deus, encontrar a paz que almejo?
Onde buscar o equilíbrio para o meu lar?
Onde a fonte que sacia a sede de luz?
Sou peregrino em busca das respostas para as minhas dúvidas. Há um livro sagrado onde eu possa buscar o conhecimento?
Com esses conflitos, muitos irmãos se perdem. Muitos estão em lutas terríveis em busca de respostas. Uns, procuram nos templos. Outros, nos retiros espirituais, jejuando, confessando e comungando.
A única fonte onde todos nós, sem rótulos, encontraremos todas as respostas, está bem próxima de nós - na caridade e no amor ao próximo. Mas ser caridoso é muito difícil, pois tomará o seu tempo e cobrará responsabilidade. O tempo que lhe sobra é tão pouco e você merece descansar, não é?
Ah, filhos!
Quando aqui chegamos, tudo muda. Olhamos o passado e percebemos que fracassamos mais uma vez.
Busquem o consolo nos asilos, hospitais, orfanatos... Sintam a força do amor quando lá chegarem. Todos nós, aqui também, estamos em busca da paz. Mas sabemos que a encontraremos no trabalho para o próximo.
Adolfo




REFLEXÕES SOBRE A CARIDADE


Caridade, virtude tão necessária ao progresso do homem, porém tão pouco compreendida e praticada.
Quem diz ser fácil falar desta virtude, não sabe o que é caridade no seu sentido verdadeiro.
Quem diz que faz caridade, não a faz porque esta virtude é humilde.
A caridade é branda, é pacífica, quem a pratica não se descontrola.
A caridade não espera nada em troca; é fazer o bem pelo bem, é o exercício do amor pelo próximo.
A caridade não se melindra com nada, e tão pouco quem a pratica espera algo em troca, simplesmente a pratica. Ela é indulgente para com todos.
A caridade é generosa para quem a recebe e para quem a pratica, porque o benfeitor fica muito mais feliz do que aquele amigo que a está recebendo. O benfeitor a faz de forma a não constranger aquele próximo necessitado.
E quem é o próximo? É sua família, seus amigos, seus vizinhos, aquele irmão que pela primeira vez cruzou seu caminho. Seu próximo é todo aquele que lhe dá a oportunidade de exercitar esta virtude maravilhosa chamada caridade e que, infelizmente, os homens deixam escapar e muitas vezes fogem de praticá-la.
O homem escolhe com quem quer praticar a caridade e só esse fato o desclassifica para ser caridoso, muito pelo contrário, o endivida pela discriminação.
Para praticar a caridade não se vê se aquele irmão necessitado pertence ao seu padrão social, ou a sua crença, ou a sua cor de pele.
É o bem pelo bem sem notar a quem está se beneficiando, sabendo apenas que aquele beneficiado é seu irmão, filho de um único Criador, Seu Pai.
Para o homem chegar a praticar a caridade verdadeira, conclui-se que ele tem necessariamente que rever sua vida, seu comportamento e esbarrar no maior inimigo da caridade que é o egoísmo, tão insuflado nos dias de hoje pela sociedade moderna. Mas você pode, todos nós podemos rever nossas posições, deixar de ser orgulhosos, reconhecer nossos erros e assim estaremos diminuindo o egoísmo sem eliminarmos nossa individualidade, nossa personalidade tão necessária ao nosso progresso moral.
Sem trabalho não há caridade!
Talvez não tenha sido muito claro, pois como disse no início, não é fácil falar de caridade. No entanto, entendo que muitas são as oportunidades que todos têm de praticar esta virtude e talvez quem mais esteja precisando de ajuda não seja aquele irmão tão necessitado de sua caridade, e sim, você que precisa agora da oportunidade de praticá-la. Aquele amigo está sendo o instrumento para o seu progresso.
Que a paz interior do praticante da caridade possa estar com todos nós.



CARIDADE MAIOR


O que devemos entender por caridade maior?
Todos nos preocupamos em exercitar a caridade com aqueles que estão distantes de nós.
A caridade só poderá ser exercitada quando compreendermos que ela deve ser exercida inicialmente conosco mesmos.
Como é a sua vida?
O que você necessita para caminhar com mais segurança, sem titubear diante dos obstáculos?
Só aprenderemos de fato a compreender o sentido real da caridade a partir do momento em que olharmos para nós mesmos. Vejam quanto aprendizado está dentro de si mesmos.
Se houver coragem e vontade de aprender, o exercício da caridade será pleno, verdadeiro, sem máscaras e sem mentiras.
Então, a partir daí, vejam o que está sendo feito com o seu corpo, com a sua mente, com a natureza e tudo de benéfico que ela lhes oferece.
Caridade é simples e fácil de ser compreendida, nós é que complicamos tudo, pensando que caridade é esmola, é doação de bens materiais, mas não é isso não, meus amigos.
Procurem olhar para vocês. Aí já está uma grande caridade.
Será que a natureza não lhes dá grandes exemplos de caridade, apesar de ser massacrada constantemente pelo homem? Esse homem que acredita ser caridoso, simplesmente porque cumpre religiosamente o seu ato de caridade, através de um cheque que é enviado mensalmente a uma determinada entidade assistencial.
Entretanto esse mesmo homem nada entende de sentir o seu próximo, ele apenas julga-se caridoso porque paga para isso.
Quanta frieza nesse gesto! Quanta falta de sentimento e de amor ao próximo!
Esse homem seria mais caridoso se procurasse respeitar o ser humano como criatura de Deus, e não "uma coisa" que necessita de ajuda. Melhor faria ele, se praticasse a caridade com ele mesmo, tentando compreender-se e descobrir os valores maiores que há dentro dele, mas que o egoísmo, o orgulho, o comodismo o impedem de enxergar.
Então, amigos, exercitem essa virtude, mas antes a pratiquem consigo mesmos.
Essa é a maior caridade. Pensem bem sobre isso.
Que Deus os abençoe.

Um amigo



CARIDADE (14)


Quem sabe realmente o que é caridade?
Quem de nós pode avaliar o que realmente um outro ser está precisando?
As coisas são colocadas em nossas vidas para que os maiores beneficiados de nossa caridade sejamos nós mesmos.
Não consideremos isto como um ato egoísta, mas sim como um ato de aperfeiçoamento de nós mesmos.
Às vezes, na ânsia de ajudar o próximo, podemos estar atrapalhando, ou até mesmo prejudicando aquela pessoa, pois talvez fosse necessária aquela situação para o seu espírito.
Às vezes surgem oportunidades para que doemos algo de material, para que haja a aproximação inicial com aquela pessoa, para que possamos dar o nosso "amor", verdadeiramente.
Que tal sermos caridosos conosco mesmos, primeiramente, observando nossas próprias falhas?




RECEBER E DOAR


Só aquele que sabe receber, doa sem pensar. A sua naturalidade advém da sinergia que é este ato de amor.
Quando você está sentado com uma grande dor e alguém surge à sua frente oferecendo-lhe uma palavra, um chá, um abraço, neste instante você faz a maior doação, no ato de SABER RECEBER.
Você sorri, se acalenta, se envolve, se entrega e, confiante, você participa da troca, da melhora, do processo de doar e receber.
Na sua receptividade está a possibilidade daquele que doa, que oferece, que caminha ao lado, que compartilha.
Assim é o universo, um imenso receptor. Da mesma maneira, é um imenso doador.
Na grandeza da recepção, sem medo, sem subterfúgios, sem falsas modéstias, pode a doação exercitar-se, apresentando-se como um elo de inteligência e satisfação. Um despertar maduro, um despertar sincero, um despertar alegre. Esta é a vida que nós precisamos exercitar. É a vida a caminhar.
Quem hoje é o receptor, amanhã será o doador.
Paz a todos.

Sinésio



CARIDADE PARA COM OS CRIMINOSOS


Criminosos são aqueles que transgridem as leis de uma determinada cultura. Mas as leis mudam de acordo com os hábitos e costumes de um povo. Matar só é considerado crime de acordo com certos condicionantes em que ocorram este ato, senão é tudo como legítima defesa.
Mas existem as leis de Deus... E segundo esta lei a vida é apanágio Dele. Ninguém possui o direito de dispor sobre a própria vida ou a de outrem. Nesse sentido, provocar a morte é sempre crime.
No entanto, procuremos analisar esta questão sobre uma ótica mais distanciada.
Se pensarmos na perspectiva das múltiplas existências, quem de nós é capaz de assegurar que já não foi protagonista de horrendas situações? Se assim foi e fomos capazes de termo-nos melhorado, como negar essa mesma possibilidade àquele que hoje se encontra nesta condição?
Fazendo uma analogia imperfeita, mas pertinente, negar-lhes isso não seria o mesmo que esperar de uma criança que ela tivesse um comportamento mais maduro do que sua faixa etária permite?
Sim, amigos, somos todos crianças espirituais, passíveis de desenvolvimento.
Será que nos livrarmos de uma pessoa que comete algum erro, estaremos nos libertando da possibilidade de erro? Erradicamos o mal quando arrancamos um único foco de maldade?
Não, amigos, é preciso que criemos um mundo em que a justiça se faça naturalmente, como um impulso interno de cada ser, como uma manifestação externa da pureza de coração de cada um. Chegaremos lá!
Mas não será através do ódio, do rancor e da vingança. Não será com o pagamento na mesma moeda. Sabemos disso... Então, o que fazer? É preciso que estendamos a mão criando programas de renovação interior através do trabalho, oportunizando a vivência de novas oportunidades que envolvam o bem alheio.
O carbono se faz diamante em condições especiais, mas esta pedra bruta, só exibirá sua beleza absoluta se for lapidada. Só então tornar-se-á aquilo que sempre foi em estado potencial. Somos assim...
Pensem nisso companheiros. E plantem esta semente no santuário do coração de cada ser que encontrar com a opinião que talvez você mesmo tenha alimentado.

Rita



CARIDADE (15)


A caridade é muito discutida, é muito combatida, porque muitos ainda acreditam que não estão aptos a exercitá-la junto ao seu semelhante.
A principio, é necessário que compreendam que a caridade deve ser exercida em conformidade com o que cada um acredita.
Não importa se muitos pensam que o que estão praticando esteja longe da verdadeira caridade...
Quem de vocês poderá afirmar, com certeza, o que realmente é caridade?
Quem de vocês poderá julgar um ato praticado em favor de um semelhante seu?
Tudo o que fazemos é fruto de um sentimento maior, de uma centelha que brilha em nosso interior. Que importa se o seu brilho ainda não consegue iluminar com maior intensidade?
O que conta, na verdade, é o que esse brilho representa no momento em que está sendo transmitido.
Ele é fraco? Não tem importância... A criatura que está sendo beneficiada por ele, se de fato for merecedora, contará com uma complementação do plano maior.
Por isso amigos, pratiquem a caridade, pratiquem o amor, pouco importa se ainda em forma embrionária. O que deve ser levado em conta, é que todo ato de doação deve partir do coração.
Sejam humildes, doem aquilo que têm. O resto é apenas orgulho, demagogia de criaturas ocas e incapazes de emitir luz ao seu redor, mesmo que seja pequena.
Façam o que lhes pede o coração e não se preocupem se a sua doação é de grande ou pequena valia.
Todas são valiosas. E a prática constante fará com que sintamos, cada vez mais, a profundidade do que esse sentimento tão nobre representa.
Fiquem em paz.

Rachid Elmir



CARIDADE CONSIGO MESMO


Discute-se muito sobre o real sentido da palavra caridade.
De que adianta nos preocuparmos em saber se somos ou se alguém é caridoso?
O que isso acrescenta ao nosso conhecimento?
As virtudes, sejam elas quais forem, são exercidas de uma forma superficial ou mais profunda, sendo que, neste caso, o portador dessas virtudes já superou a fase de questionamentos. Ele faz aquilo que o seu coração determina. E isto lhe basta...
Por isso não nos preocupemos com essa discussão inútil, pois ela não leva a lugar algum.
Façam o que acreditam ser certo, correto, independentemente do resultado alcançado ou do que possam pensar a respeito.
O verdadeiro crescimento individual está em respeitar a si mesmo e, consequentemente, ao próximo.
Quando aprendermos que a maior virtude está em nos conhecermos, compreenderemos que ainda necessitamos mudar muito nossos conceitos e as formas arcaicas de aceitarmos a vida.
A vida é uma escola e somente através dessa experiência é que determinaremos o que precisa ser transformado em nós.
Não pensem tanto em conquistar virtudes. A própria experiência lhes mostrará o que precisa ser mudado e, a partir desse vivenciar, as virtudes se tornarão um adorno que cada um carregará, sem que nem mesmo se aperceba disso.
Fiquem em paz.

Um amigo