AÇÃO


Boa noite!

O importante é a ação. O que importa é agir. Agir visando a harmonia entre todas as pessoas e em todos os ambientes. Por exemplo: se vês alguma coisa que julgas errada e que te achas em condição de corrigir, procura atuar visando o real entendimento entre as pessoas.
Se vês uma árvore ser cortada, trabalhes para que outra seja plantada. De nada adianta alertares o outro sobre algo que ele não quer ver ou para o qual ele não dá importância.
Agora, se plantares nos teus filhos a semente do amor pelo nosso planeta, esse sentimento frutificará em sua alma e esta criança influenciará outras nas suas opiniões e as crianças influenciarão seus pais.
A criança tem nela uma inclinação para a verdade ou uma abertura maior para a sua aceitação. E se agirmos conosco qual fôssemos crianças, perguntando, questionando a nós mesmos e àqueles que sabem mais do que nós, as nossas verdades cairão sobre a terra como árvore tombada e estaremos prontos para receber um conhecimento superior.

DIREÇÃO


Soldados, somos todos.
Todos voltados para o mesmo lugar.
Atenção, posição, marcha, ir para a direita ou para a esquerda. Alguém sempre diz.
Isso significa fragilidade, falta de força. Seremos ao fim comandados e recolhidos por aqueles que interferem e se fortalecem ao nos mandar.
Seremos sempre comandados, obedeceremos ordens, nos dirão sempre para onde ir.
E nós deixaremos, porque não sabemos dizer não para aqueles que, covardemente, se alimentam da nossa covardia.
Vamos tentar, pelo menos tentar, ser alguém. Porque não somos nada, nem tampouco ninguém.
Enfrentar o que for, enfrentar sejam eles quem forem e, com isso, ganharmos chances de ser simplesmente dirigentes de nós mesmos, sobre os olhos de Deus.


Irmão João
RESQUÍCIOS


Resquícios de vidas infindas nos envolvem.
Em todas essas vidas que tivemos, em cada uma delas, deixamos para trás arestas a serem aparadas.
E como bons comodistas que somos, vamos aumentando-as, sem nunca nos preocuparmos com elas, até que um dia, elas nos incomodam. Aí, o que fazemos?
Corremos à procura de "milagres" que nos curem, que nos aliviem. Corremos à procura de alguém, de algum "guru" da moda, que nos indique o caminho a seguir.
Ah! Meus amigos, os modismos, os comodismos, as tolices, as vaidades fazem com que fiquemos cegos, surdos e tolos com relação ao caminho a seguir. E é tão fácil a escolha correta. Basta seguir o caminho do bem, o caminho do amor ao próximo, o caminho da ajuda ao próximo.
E ao caminharem somente na direção do bem, verão que, naturalmente, sem que sequer o percebam, suas arestas estarão aparadas e seu caminho será de luz, de amor, de bem querer, de para o bem, viver.
Por isso, ajam com autocrítica, ajam com bom senso, ajam com muito amor e vocês verão que o caminho a ser percorrido será ameno, tranqüilo e abençoado pelo Pai.
Que o caminho a ser trilhado por cada um de vocês seja iluminado pelo amor de Deus.


Irmão José
SERES HUMANOS


As misérias da alma humana estão aí,
Latentes...
Esperando um mínimo passo errado,
Para se mostrarem.
E o ser humano fraco, falho,
Tolhido por inúmeros conceitos, preconceitos,
Jaz na quietude de seu interior mesquinho.
E vivendo no torvelinho de um mundo louco
Que o envolve, que o eleva
E, quando menos espera,
É jogado ao chão...
Coitados desses irmãos
Que não têm condições para entender
Que é necessário crescer,
Que é necessário viver em união,
Um ajudando ao outro irmão
A erguer-se e a caminhar.
E assim, num gesto de solidariedade,
Aprender a entrar em comunhão
Com cada ser que nesta terra habita.
E quando nós,
Seres Humanos,
Humanos seres,
Humanos formos,
Humanos nos tornarmos,
A trilha a ser percorrida
Será fácil, será florida.

E irmanados em uma mesma fé,
Nos sabendo filhos e irmãos,
Pais e mães,
Aprenderemos finalmente,
A ter união.
E juntos, conseguiremos
Ter amor, ter piedade
Perdoar e ter compaixão
Por todo e qualquer irmão.
E aí, sim...
Estaremos todos caminhando
Em uma só direção:
Em direção ao Pai
Que, com todo o Seu amor,
Com toda a Sua bondade,
Nos estenderá a Sua mão
E nos aconchegará em Seu coração.


Norberto Vieira de Andrade

A AJUDA


Quem pode me ajudar?
Eis a primeira pergunta que fazemos quando a situação em que nos encontramos se torna difícil de ser conduzida. Queremos logo repartir o peso do nosso caminhar, quando não transportá-lo todo para outras pessoas. E quando então, encontramos quem se disponha a carregar nosso pesar, nossas dificuldades, aliviados, nem questionamos onde chegaremos agindo assim ou que solução se achará para nossas vidas. Queremos sim, nos livrar do peso que incomoda, que dificulta nossos passos, que amarra nosso avanço no mundo em que estamos.
E agradecemos a Deus e a tudo quanto pensamos acreditar por termos sido ajudados.
Qual ajuda recebemos ?
Crescemos com essa atitude medrosa? É óbvio que não ! Até o mais leigo nos assuntos da vida sabe, que dessa forma, mais uma vez nos negamos a trabalhar, a pensar, a refletir e, assim, aprender, transformar, melhorar.
Que seria do estudante se toda tarefa difícil fosse feita pelo mestre ou por aquele que julga saber mais? Que mérito este teria? Assim é conosco também.
Que se dirá, então, deste que julga estar ajudando quando "resolve "os problemas alheios. Será que acredita realmente estar ajudando desta forma?
Não pensa, nem um minuto, no quanto pode estar atrapalhando com essa ajuda ?
Só se aprende a andar, andando!
Ou, pelo menos, não lhe passa pela cabeça que enquanto "resolve "o problema alheio, deixa o seu próprio sem solução, ou também nas mãos de outras pessoas e assim, respectivamente, contribuindo para este grande círculo vicioso de equívocos e, conseqüentemente, de inércia, que envolve toda humanidade?
Reflitamos então para as conseqüências mais abrangentes dessa atitude tão freqüente em nós: "abraçamos" e tentamos "carregar " a dor dos outros, deixando o nosso próprio caminho sem direção. E assim, cada um cuidando da vida do outro e deixando a sua própria se consumir, deixando que essa, que deveria ser "nossa rica experiência" tenha seu tempo vencido na improdutividade, iludidos ainda de que estamos ajudando o próximo. Que prepotência! Na verdade não temos competência para isso. Nem sabemos o que é ajudar.
Se soubéssemos como realmente ajudar alguém, não estaríamos nós tantas vezes necessitados de ajuda, visto que o faríamos a nós mesmos, não é ?
Pois é, se é que posso definir o que seria ajuda, devo apenas dizer que é deixando que cada um faça o seu caminho, que é deixando que cada ser experiente seu próprio potencial, seus limites, suas possibilidades e potencialidades. Carregando com medo ou com coragem o peso de suas atitudes, talvez seja a melhor maneira de saber conduzir sua própria vida. Olhando corajosamente para seus obstáculos, buscando a própria força para vencê-los, encorajando com seus atos àqueles que se encontram mais fracos e inseguros. Aí sim, estaremos ajudando, mostrando realmente como somos capazes e privilegiados por conseguirmos conduzir nossa vida guiados pela confiança, pela fé no Criador.
A ajuda mais necessária neste momento é justamente mostrar aos homens a responsabilidade de cada um consigo mesmo.


A IMPRUDÊNCIA NA ESTRADA


Meu muito cordial alerta aos amigos que dirigem.
Tomando cuidado na direção dos seus impulsos na estrada, às vezes a ameniza e consegue salvar-se de tantas coisas ruins.
Por ser o mundo tão grande as pessoas ainda não se deram conta de seus próprios erros.
Não brigue, afaste-se da cólera. Ela envolve tantos obstáculos...
Amigo, não hesite em pensar, em ficar calmo.
Perca a possessividade sobre o seu veículo. Ele é lata velha, enferrujada depois de algum tempo. Ele é apenas o seu meio de locomoção.
Seu corpo sim, é que precisa de fé inabalada a todos os instantes de sua existência. Afaste-se desse apego material, cuide bem de seu espírito e de seu corpo.
Você deve ter cuidado é com sua vida. Deus lhe deu a vida com muito amor e carinho para você cuidar, zelar por ela.
Muito obrigado.

Um guarda da estrada e amigo da casa
Flavio da Silva Reis


A PARTIDA


"Procura viver tua vida de tal forma que, quando morreres, todos chorem, só tu sorrias".
Li isto quando estava encarnado na Terra e jamais pude esquecer estas palavras tão simples, mas tão profundas e verdadeiras.
Que maravilha poder partir sem lágrimas. É claro que o autor dessa frase não teve a intenção de desejar o sofrimento, com a partida dos que se vão para os que ficam. Mas sim, quis chamar a atenção para o fato de que eles, com certeza, ainda não se prepararam espiritualmente para a morte do corpo físico.
Por isso, libertem-se do apego!
Ninguém é de ninguém. Todos são de todos. Somos uma grande família, onde não existem partidas, mas sim mudanças de estações.
Pensem na morte com a certeza de irem em busca de um novo local para seus estudos.
Uma nova faculdade, novos professores e amigos.
Mas importante se faz que já tenhas começado o plantio aqui, para que quando lá chegares já possas colher alguns frutos.
E essa certeza te fará sorrir, quando daí partires.

Josué

AVALIEM-SE


Como crianças travessas,
Vamos levando a vida de roldão.
Não importa a quem atropelamos
Seja ele um amigo ou não.

Sejamos mansos, sejamos humildes
Para que em nossas vidas
Nada seja em vão.
Lutemos por nossa melhora
Como pessoas, como amigos, como gente,
Como espíritos...

De nada vale um corpo bonito
Se o espírito é feio.
De nada vale uma mente inteligente
Se o espírito é ignorante.
De nada valem as jóias nos dedos
Se o espírito não têm mãos.
De nada vale um corpo
Se o espírito não é são.
Procurem avaliar-se
Sempre que puderem.
Procurem analisar-se
Sempre que puderem.
Julguem-se, avaliem-se
Mas sem fazer pender a balança.
A seu próprio favor.
Sejam imparciais,
Façam valer a sua moral
E não sejam um mau perdedor.

Um amigo

MÁSCARAS


Quem precisa de máscaras?
O palhaço que colore o rosto para poder fazer rir seu semelhante, por que se assim não fizesse, se não escondesse o rosto, não conseguiria, no seu íntimo, a alegria contagiante de ser ele mesmo.
Nós assim agimos, quando a empreitada exige que utilizemos nosso ser verdadeiro, que sejamos transparentes, autênticos. Colocamos nossas máscaras e qual "heróis", enfrentamos tudo e resolvemos as situações, protegidos pelo "papel" que representamos.
Quando poderemos ser autênticos, transparentes, verdadeiros e "desmascarados"?
Quando nos aceitarmos, quando nos enxergarmos como somos, no estágio em que estamos.
Quando admitirmos a idéia de que ainda somos imperfeitos.
Quando exigirmos de nós mesmos a supremacia que não temos.
Quando humildemente nos vermos como criaturas amadas, cujo compromisso é somente viver autenticamente suas experiências e voltar para ""casa" mais maduros, enriquecidos, crescidos. Nada do que hoje privilegiamos nos será cobrado, mas muito do que negligenciamos teremos que prestar contas.


MEDO


Mas o que é o medo ?
É a ausência da coragem de ser verdadeira com você mesma. De abandonar os conceitos velhos e renascer, recomeçar, reconstruir uma vida nova de luz e de compreensão.
Meus irmãos, não temam! Sabemos que ainda somos seres em construção e temos o auxílio das forças superiores.


MISSÃO DOS ESPÍRITAS


Vós que dizeis ser espírita, ide em busca da vossa missão. Como se apresentar como tal, se não tens caridade nem mesmo com teus filhos?
A caridade é o caminho maior para se chegar a Deus, mas ainda estamos muito longe de compreendê-la. Nos mínimos gestos ou palavras podemos praticar mais caridade do que naquela que pensamos ser verdadeira.
Devemos ser benevolentes em nosso pensamento, porque dele parte tudo, antes que cheguemos à ação.
Para começarmos a ser espíritas na verdadeira concepção da palavra, vigiemos nossos pensamentos, dirigindo-o para as boas ações em todos os sentidos.
Busquemos no trabalho edificante a nossa oportunidade de praticar e exercitar cada vez mais a caridade para com nossos irmãos.
Não nos deixemos estacionar no orgulho e na vaidade, na indiferença de tudo quanto nos foi ensinado ao longo da existência.
Vamos nos elevando cada vez mais para o alto e levando conosco tantos irmãos quantos forem possível elevar-se, e nunca usando-os como degraus para nossa escalada.
Seria uma luta inglória, como tantas outras.


MULHER


É belo o corpo, ele encanta.
Encanta ao que olha, encanta ao que o tem, que belo que é.
É cheio de graça, de sutilezas, de sensualidade, principalmente quando não se expõe, apenas se insinua.
Desperta paixões, desencantos, fortes emoções. Emoções tamanhas, que leva as mentes desavisadas à difíceis equações, equações que nenhum cálculo matemático é capaz de solucionar, pois não são cálculos exatos, mas cálculos do coração.
Mulher, se tu sabes disso, por que segues a criar desconfianças, noites mal dormidas, graves situações.
Mulher, guarda-te o quanto podes, e sabes que podes! Por que não fazê-lo, então?
Faça-o, por favor, faça-o, pois a noite espiritual usa de ti como arma, e não há força maior que essa, quando usada contra o macho da espécie.
Ou não sabes que tal ser encanta-se com os olhos ?
Mulher, guarda-te um pouco mais para que a confusão reine pouca. És o motivo das desilusões e dos encantos, por isso, escolhe o melhor.
Um quase poeta que pede pouco,

Amaro

PRETENSÃO


Qual viajantes sedentos estamos sempre em busca de verdades.
Mas estas verdades, às vezes, podem chegar até nós de maneira errada, de maneira a fazer-nos acreditar em coisas que nunca ocorrerão.
Mas ao acreditarmos em mentiras ou meias verdades, será que não temos nossa parcela de culpa também?
Querem nos enganar ou nós é que queremos ser enganados ?
A nossa índole medrosa, cheia de pontos fracos faz com que necessitemos que alguém nos diga o caminho a seguir. Verdade? Mentira? Ficamos cegos à luz da razão e seguimos a orientação que nos dão e que, aparentemente, nos trará satisfação, sem nos importarmos se é certo ou se é errado, se é mentira ou se é verdade.
Deixamo-nos enganar porque achamos que aquilo, no momento, nos é conveniente.
Deixamo-nos enganar por cobiça, por egoísmo, por egolatria.
Nunca acreditamos que seres inteligentes, cultos, esclarecidos como o somos, poderão ser enganados.
— Claro que não!
— Podem enganar aos outros, a mim não, pois eu perceberia o erro na mesma hora.
Qual o quê! Não perceberiam, pois o ego, a vaidade, o orgulho estariam ali presentes, fazendo com que qualquer coisa dita e que satisfizesse o ego, fosse aceita.
Por isso, usem seu coração, usem sua mente, usem sua inteligência para não se deixarem ser enganados, logrados.
Sejam lúcidos para saber discernir entre o real e o imaginário.
E o real, filhos, é esse Pai que nos deu a vida.
É esse Pai que nos dá chances e mais chances para que possamos melhorar.
É esse Pai que nos ama apesar de todos os nossos defeitos, todos os nossos erros, toda a nossa ignorância.
A nós cabe fazer aquilo que nos compete e para o qual estamos aqui: Melhorar!
Me despeço deixando a todos um grande abraço,

Ailton Teixeira


PRISIONEIRO DE MIM MESMO


Queria poder voar livre como um pássaro. Sentindo a leveza de "minhas asas", a leveza de meu corpo cortando o ar e podendo assim distender todos os meus músculos, todos os meus pensamentos, que presos e tencionados estão.
Quiçá, experimentando a liberdade de poder voar, pudesse também ousar libertar meus pensamentos e corajosamente libertar-me das algemas dos preconceitos, das opiniões cristalizadas, dos costumes enraizados, do medo do julgamento alheio, do orgulho que guia os meus passos.
Queria poder voar livre como um pássaro.
Mas pior que o pássaro que não voa porque lhe limitam o espaço; sou eu, que não vôo porque aprisiono a mim mesmo.


QUERELAS


A nossa vida é feita de querelas.
Tudo nos causa insatisfação, tudo nos desagrada. Basta tentarmos impor nossas vontades e o outro lado não aceitá-las, para darmos início a uma contenda.
Enquanto nos sentimos pessoas com autoridade, com poder de mando em tudo e em todos, achamos que tudo corre bem à nossa volta. Nos supomos pessoas importantes e poderosas, mas quando nos defrontamos com um outro ser, cujo "poder" é maior que o nosso e passamos a nos sentir impotentes, porque aí nós é que recebemos as ordens, vem a raiva, vem o rancor, vem o sentimento de inveja, de despeito. Não conseguimos admitir para ninguém, sequer para nós mesmos, que não somos nada, não somos ninguém, que tudo em nossa vida é passageiro, que nada neste mundo nos pertence.
É necessário que nos lembremos que tudo aquilo que possuímos de material nesta vida é, digamos, "um empréstimo". Que nada nos pertence. Que possuímos apenas o usufruto inerente a matéria.
Na realidade, os únicos bens que possuímos e que levaremos conosco vida após vida, não importa quantas venhamos a ter, são todos os atos bons que venhamos a praticar, são todos os conhecimentos que possamos apreender e compreender.
É por isso que não devemos nos apegar a nada que seja material. Cultivemos sim os valores espirituais como: bondade, caridade, fraternidade, amizade. Assim, quando conseguirmos, finalmente, nos tornar pessoas melhores, entenderemos que somos todos irmãos, sem poder, sem rancor, sem raiva, sem invejas. Irmãos que estarão sempre envolvidos em muita paz, muita harmonia e muito amor. Nos tornaremos irmãos e filhos de um mesmo Pai, imutável e eterno.
Que as bênçãos de Deus possam jorrar sobre cada um de vocês.

Irmão José

SE FAZ NECESSÁRIO


Necessário se faz dar e receber,
Necessário se faz amar para ser amado,
Necessário se faz ir para voltar...
Necessário se faz sorrir para a alegria chegar ...
Necessário se faz caminhar, lutar, continuar ...
Orar, estudar, mudar, ajudar e confiar se faz necessário...
Necessário se faz...

Martino

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS


Que bom seria se fôssemos todos julgados com o mesmo peso e com a mesma medida.
Que bom seria se a balança do equilíbrio não pendesse para nenhum dos lados.
Que bom seria se todos os homens, com direito de julgar o próximo, o fizessem com dignidade, justiça e isenção de interesses.
Que bom seria se fôssemos julgados pelos nossos atos e não pela maneira com que nos apresentamos.
Ah! Dia virá em que, libertos, todos os valores que a sociedade nos impõe para sermos bem aceitos não terão mais valor algum e, livres assim do preconceito do bem vestir, do bem morar, nos preocuparemos com o "bem fazer", "com o bem falar", com o "bem pensar".
Libertos das "aparências" que revestem e direcionam os julgamentos, nos preocuparemos em "não julgar", mas conviver e aprender a bem viver, numa sociedade onde os valores serão medidos pelo esforço, perseverança e trabalho de cada ser. Não veremos a roupa bonita, a casa bonita ou o belo carro do nosso vizinho. Veremos, sim, o brilho que certamente terá no olhar. Um olhar brilhante, tranqüilo e sereno, daquele que conquistou o equilíbrio através de um trabalho de reforma interior, onde o bom senso, adquirido através da reflexão e do aprendizado, através das vivências, venceu e se faz presente em seus atos, em sua compreensão, em sua falta de julgamento, na aceitação, na reflexão e na expressão tranqüila e serena que só têm aqueles que venceram a si próprios.
Hoje, o trabalho dignifica e enobrece a cada um que se esforce. No futuro o esforço terá como fruto o trabalho interior, que também irá dignificar, enobrecer e iluminar a alma que caminhará nua de preconceitos, nua de julgamentos, livre para se buscar, independente de julgamentos, tendo como medida a sua própria consciência.


Aron
O VOLANTE DA VIDA


Quando tomamos a direção de um veículo esquecemos de nós mesmos e nos tornamos parte da máquina.
Do mesmo modo, olhamos para os outros carros e os vemos como máquinas que nos cortam o caminho, que nos surpreendem com investidas inesperadas e nos esquecemos que, ali dentro, há uma pessoa. Uma pessoa conduz a máquina e, se o faz de modo irresponsável, sem avaliar os seus atos, é porque talvez, e muito provavelmente, aja assim em outras instâncias de sua vida.
Somos todos cegos e não percebemos que muitas vezes aquilo que tomamos por verdadeiro, é apenas a aparência da verdade; e que ao dirigirmos nossa vida, devemos atentar para o caminho, buscar ao que nos destinamos mas, antes de tudo, é preciso que atentemos para a caminhada em si, olhando verdadeiramente aqueles que seguem conosco e aqueles que estão no contrafluxo, para que possamos, sem julgamentos, aceitá-los como são.
Olhemos em volta e apreciemos a paisagem, procuremos ver, em cada coisa, além daquilo que a nossa vista presume; em cada pessoa uma possibilidade de fazer-se conhecer e, em cada uma delas, um universo tão rico quanto o nosso.
Assim, não só o motorista que passa, mas também o caixa do supermercado, o atendente da farmácia, a telefonista, deixarão de ser estranhos e passarão a fazer parte da sua vida de uma forma muito mais ampla e profunda.
Pensem nisso!


Uma amiga
AS JANELAS DA ALMA


Estamos acostumados a perceber as janelas como aberturas para o mundo lá fora. Raramente nos lembramos que, à noite, elas mostram o interior da casa aos passantes e que, de dentro, nada podemos distinguir lá fora além do que as luzes artificiais conseguem auxiliar a nossa vista.
Os olhos são a janela da alma, muito mais do que espelhos que refletem o que vemos.
Aprendamos a fechá-los e, na quietude do nosso mundo interior, orientá-los para verem além do que nos é dado conhecer.

CARMA


O que o carma representa para você?
Por que você se preocupa tanto com isso? Não vale a pena, pois não adianta você saber por que está acontecendo isto ou aquilo consigo. Apenas trabalhe, perdoe, não querendo saber o que fez ontem, pois o ontem, ao passado pertence. E não podemos fazer nada, já aconteceu. Devemos sim, nos preparar sempre, pondo à nossa disposição forças que nos ajudem a não cometer erros que nos comprometam ainda mais. Pedindo sempre aos nossos protetores que nos intuam no caminho do bem, nos sairemos melhores do que ontem.
PASSADO


O que você procura hoje?
Consertar o ontem?
Não se preocupe, o ontem já se foi e você não.
Apenas perdoe.
Hoje, você já não é o mesmo de ontem.
Procure, sim, aperfeiçoar-se naquilo que faz.
Esquecendo, perdoando, aqueles que, por acaso, o ofenderem. Veja naquelas pessoas irmãos menos felizes, que não são capazes de medir os sentimentos de alguém ou não têm capacidade de enxergar no próximo, um ser humano capaz de cometer erros. Este mundo é imperfeito mesmo. Se não fizermos a nossa parte, nunca, o mundo, vai ser mais do que é hoje

HOJE


Procure plantar hoje o que você quer colher amanhã, pois a terra está preparada.
Você têm a ferramenta.
Então! O que está esperando?
Uma oportunidade?
Faça você esta oportunidade nascer.
Não espere pelos outros, pois os outros tem também a sua terra a semear.
Instrua-se, pesquise, procure aprender através da instrução .
Você também saberá por onde começar.
Assim, poderá você, de alguma maneira, ajudar a quem procura aprender, aprendendo também.

MEDO


Por que sentimos medo?
Medo de tudo: medo de ficarmos sozinhos (no sentido de solidão).
Medo de arriscarmos novos caminhos, novas relações, de tudo que é novo. Sempre nos escondemos dentro de nós mesmos.
Temos medo até de sentir amor, carinho e afeição para com nossos irmãos. Há pessoas que temem até o silêncio, acham-no muito misterioso.
Meus amados, por que temer tanto diante do desconhecido, se tudo para nós que é desconhecido se torna conhecido? Por que achamos que conhecemos tudo? Digo isto porque acredito que nós mesmos não nos conhecemos direito. Olhamos para dentro de nós e vemos que lá pode se esconder tanto um assassino, um ser violento, quanto um ser caridoso, amoroso e, acima de tudo, compreensivo. E é o que as vezes falta para nós: compreensão. Ou, até mesmo, vontade de compreender.
Existem pessoas que freqüentam um centro espírita, trabalham mas, no fundo, também sentem medo dos desconhecidos que somos nós, os espíritos. Gostam do trabalho que fazem mas quando saem daqui não querem ficar sozinhos nos seus aposentos, de luz apagada. Acham que, a qualquer momento, vão ver um monte de espíritos ao seu lado, rindo ou então chamando.
Meus amados, não vamos ser hipócritas, nos escondendo de tudo porque sentimos medo. Lutem contra o medo, comecem a engatinhar como um bebê, passem aquela fase que toda a criança passa, de medo e de insegurança. Vamos crescer e vencer esse medo que toda a criança vence. Se não vence, pelo menos, harmoniza dentro de si.

PACIÊNCIA


Um dos caminhos que nos levam à sabedoria da vida, é a
paciência. Qual de vocês que, nesta semana, não perdeu a paciência, alguma vez?:
no trânsito,
com o cachorro,
com os filhos,
com os vizinhos,
com o patrão,
com o empregado.
Enfim, poderia ficar enumerando a noite toda. Amigos, sábio é aquele que, quando adquirida a paciência, sabe aplicá-la no seu dia-a-dia.
Quando você sentir que a está perdendo, eleve o seu pensamento e, com muita paciência, tente compreender o outro lado. Essa compreensão será assimilada no seu subconsciente e, com a sabedoria que você já tem, será iluminado para mais um aprendizado, que é ter PACIÊNCIA.


Um amigo
HUMILDADE


Quanto engano em pensar que o humilde nada vale.
Olhai por outro prisma e vereis que grande diferença.
Entre os mais humildes, encontrareis os grandes homens. Vereis que a humanidade nem se apercebe da sua grandeza.
Dai tanto valor aos vaidosos e egoístas, mas é aquele simples ser, que abriga um grande espírito.
Amigos, não julgueis pelas aparências. Quantos pequenos conheceis que carregam o seu fardo na falta de instrução, na pobreza, na doença, mas que quando vos falam com palavras simples e, até erradas, elas vêm repletas de sabedoria, humildade e resignação. Quanto têm a vos ensinar num simples diálogo sobre coisas corriqueiras: Trazem a grandeza de um espírito forte e instruído, muito mais que os homens letrados que falam bonito mas nada dizem.

UM ESPELHO AMIGO


Teu corpo tão belo e escultural.
Teu olhar de um fascínio estonteante.
Teus cabelos lindos e sedosos.
Tua boca tão sedutora.
Que bela casca!
Mas onde a essência?
Como, uma pessoa tão bela por fora, pode abrigar uma alma tão feia e deformada? E tão lindos lábios proferirem palavras tão duras e ferinas?
Cuida de ti por inteira, enquanto é tempo. Busca o brilho interior que é o que realmente permanece. Sejas bela de dentro para fora.
Quando te olhares no espelho, procura a reflexão interna para aprimorar-te cada vez mais.
Procura olhar com humildade para esse amigo que te alerta.


teu espelho
VELHICE


Ser velho é ser descartável?
Amigos, não se melindrem quando forem chamados de "velho". Pois a sua matéria pode estar assim mas, e o que é mais importante, será que envelhece?
Não amigos, o nosso espírito cresce em sabedoria se cuidarmos dele como devemos.
Um espírito esclarecido não vê a matéria envelhecida como descartável, ao contrário, se utiliza dela para ajudar ainda mais a humanidade, com a sua experiência e sabedoria.
Cuida, pois, mais do teu espírito para que ele não deixe de "crescer".


Um "velho" amigo

A ÂNCORA E AS VENDAS


O homem, no seu caminhar evolutivo, primeiro pulsou no coração do átomo, depois buscou a luz no vegetal, cruzou os ares nas asas dos pássaros e caminhou no quadrúpede e destas experiências milenares, trouxe consigo conhecimentos, emoções e sensações. Dos conhecimentos, estruturou ele a inteligência; das emoções vividas, eclodiu nele o amor e das sensações passadas, vieram-lhe todos os males que lhe atormentam a vida e lhe retardam o caminhar, mas o pior dos males que o homem ainda carrega consigo e que o prende à terra como âncora, jogando-o na roda do nascer e renascer neste planeta por demais denso, é o sexo desregrado, animalizado, que procura um fim em si mesmo e nos cega a razão. Sexo é doação divina e como tal deve ser tratado.
Falemos agora das vendas. Vendas são todas as filhas do orgulho e explicá-las, levaria tempo, apenas direi que são más conselheiras e para conhecê-las todas, é só estudar os evangelhos.
Se queres caminhar, livra-te antes destes resquícios da animalidade que nos prendem e nos cegam e de nada adianta te ligares à seitas tão misteriosas quanto exóticas, ou buscares a espiritualidade, tão só mudando hábitos alimentares.
O caminho para a frente só será conseguido pela árdua luta consigo mesmo.

Kalil, o amigo que nos visita, deixa a todos , um abraço


A DANÇA


Fui uma bailarina, que hoje ouvindo esta suave música, todo o meu ser se agitou e eu não me contive e dancei nesta sala sob as notas musicais que aqui estão sendo tocadas. A companheira que está neste momento permitindo esta comunicação, pode me ver dançar, ela até achou graça da minha roupa.
Fui um bailarina antiga e nossos trajes de dança eram diferentes dos trajes usados nesta época...
Estou contente por aqui estar e também por poder me comunicar com vocês. Quero que saibam que minha vida não mudou muito, aqui deste lado ainda me é permitido participar de danças clássicas, que eu tanto gosto, estou ensinando crianças que aqui chegam com defeitos físicos a se recuperarem através da dança. É um serviço muito gratificante porque a maioria das crianças consegue se recuperar. A música e a dança fazem muito bem à alma. Ouçam sempre músicas suaves e acalentadoras, porque elas irão de certa forma, penetrar em seus espíritos e vocês se sentirão mais leves e serenos.
Muita paz em forma de música, estou a desejar a vocês.

Karina Grupieê


A FONTE E A MENTE


Falemos primeiro da fonte; observai este pequeno detalhe da natureza a jorrar, jorrar, jorrar. Tirai dela uma gota; uma gota apenas, e pensai. Pensai que essa gota, antes de chegar às tuas mãos, caminhou pelo mundo à cata de energias. Essa pequena alegria da natureza acumulou no seu sistema molecular tudo que os vegetais, os minerais, a luz do sol e dos astros poderiam lhe fornecer e, sem saberes, terás na mão a vida. Queres conferir?
Quando trouxeres do mundo lá fora toda a carga negativa impregnada em teu perispírito e por isso te sentires mal, lava-te com ela, deixa-a cair abundantemente em tua cabeça e corpo e, durante esse tempo, mentaliza a recepção dessas energias. Faça isso e te sentirás outro. Ainda duvidas? Então pega dois copos; enche um deles com água e, ao ar livre e, de preferência bem cedo, passa essa água de um copo para o outro, várias vezes, até oxigená-la e energizá-la bastante. Beba-a a seguir. Ela, imediatamente, irá normalizar o giro dos teus centros de força e normalizar a saúde do templo que carrega teu espírito. É assim que acontece com o passe e a água fluidificada que recebes nesta casa. Eu já disse, e mais uma vez repito, usa das energias e dos pensamentos e irás substituir, brevemente, o bisturi por terapias mais amenas. Aqui termina a primeira lição.
Agora falemos da mente. A mente, como a fonte, jorra sem cessar. Jorra pensamentos e pensamentos e é impossível contê-los. Mas nem sempre esses pensamentos constróem. Ao contrário, na maioria das vezes destroem. Mas o que fazer? Fazei como no exemplo da fonte. Colocai cada pensamento na mão espiritual e analisai-o. Se ele carregar desequilíbrios e destruição, então, desprezai-o como ferramenta inútil. Com tempo, treino e fé, só irás selecionar os que constróem e tenha a certeza que eles darão frutos e também tu te fartarás deles. Não há mais tempo para escrever, mas cada um que aqui está terá a eternidade para pensar. Cura teu corpo que ele ajudará tua mente. Educa tua mente pois é dela que te vem a saúde.
Meu nome pouco importa, sou apenas um terapeuta.


A NECESSIDADE DA EXPERIÊNCIA


Compreendamos que a existência é necessária para o aprimoramento.
Toda a experiência que vivemos, seja boa ou ruim, nos serve de base, onde firmes pisaremos no futuro.
Vivamos com dignidade tudo que nos foi permitido viver. Procuremos encarar todas as nossas ações como reações a atos que tomamos ou tomaremos, pois tudo que lançamos ou projetamos, retornará para nós mesmos com o dobro da intensidade que foi projetado.
Dentro de nossa capacidade de compreensão e evolução, procuremos então fazer uma análise sensata e real de nossa situação e capacidade de enfrentarmos a nós mesmos através dos nossos pensamentos, tendo a certeza, antes de qualquer atitude, que somos o que pensamos, o que projetamos, e consequentemente, concretizamos.
Aprendamos a lidar com a nossa mente, com nossa força de projetar pensamentos e assim, num gesto de inteligência, desejemos ao próximo o que gostaríamos de ser, pois fazemos parte de um todo e como um todo evoluiremos, cresceremos e chegaremos à compreensão, fazendo da união uma força projetada para o bem comum.


ALMA


Quero te falar, hoje, da morte.
Não da morte do corpo, mas da morte da alma.
E aí então irás me perguntar:
— Mas como morte da alma?
E eu te direi:
— Da morte diária que praticas quando sais apressado com teu carro para o trabalho e não tens tempo de observar as flores coloridas que te servem de paisagem.
Da morte diária que praticas quando acendes um cigarro ou quando te afogas na bebida. Pensas até, muitas vezes, que com isso matas o teu corpo e alegras teu espírito. Qual o quê!
Da morte diária da competitividade, que lutas feito leões de arena quando atacavam suas presas indefesas.
Da morte diária do egoísmo para com o seu próximo. Do amor selvagem que praticas com sua companheira ou companheiro, pois chamar de amor o tratamento agressivo, colérico, raivoso, é pôr em dúvida a bondade de Deus.
E agora, meu amigo, eu pergunto: "Como podes praticar todas essas atrocidades e não pensar no mal maior, que não é ao corpo e sim à alma?"
Por isso, cuides bem de teu corpo, já que é ele o templo de tua alma; mas cuides mais de tua alma, já que ela é tua única ligação com Deus.
Fique em paz!

Um amigo


AS PALAVRAS CERTAS


Palavras... quantas proferes... quantas inúteis... quantas em vão...
Da tua boca sai aquilo que te amaldiçoa. Tu, tão envolvido em teus pensamentos, vai, desmesuradamente, proferindo-as.
Desde o momento que abres os olhos, falas. Tuas cordas vocais não possuem descanso, tua mente não deixa. Teus pensamentos as fazem refém. Calunias, blasfemas, bradas incessantemente. Assim, pensas estar fazendo algo. Já experimentastes calar-te? Nunca, bem sei. Tua mente, senhora de ti, não permite. Como um chicote, permanentemente te açoita, para que corras atrás do tempo. Só que ela não sabe (precisas comunicar-lhe) que o tempo é infinito, que na verdade, dentro do tempo está o caráter atemporal. Correr atrás de algo tentando alcançá-lo pode comprometer tua busca.
Esquece as palavras, esvazia tua mente, deixa-a solta. Liberta teus pensamentos para que teu cérebro descubra novos caminhos. Somente assim encontrarás as verdadeiras palavras. Estas sim, te levarão à verdade.
As verdadeiras palavras não são proferidas, habitam o profundo do ser.
Somente a ti elas falam e tu, intolerante, não as escuta. Teus pensamentos fizeram-te escravo das palavras produzidas por tua censora, a mente.
Liberta-te. Solta-te das amarras que teu cérebro te impôs. Com isto, descobrirás novos rumos e perspectivas.

Anailon dos Reis


AS PORTAS


É preciso dizer aos homens que não fabriquem mais tantas portas neste mundo!
As portas que "travam", atrapalham, impedem que tantas pessoas se encontrem, se libertem, cresçam, experimentem.
Nós não precisamos de portas. Para que servem as portas? Não servem senão para nos separar, nos isolar.
E foi para isso que nascemos e renascemos na Terra?
Dirão vocês que elas servem para nos proteger também. E por que precisamos de portas para nos proteger?
Por que não abrimos as portas do coração, dos sentimentos e da razão?
Vejam como as mesmas portas que nos causam dissabores depois são "colocadas " para tentar arrumar a situação.
Não fabriquem portas. Não se coloquem tão distantes uns dos outros. Assim agindo, precisarão cada vez mais não só de portas, mas de muros, grades, prisões... e porões.
Abram-se para a luz da liberdade!
Um abraço fraterno,

seu amigo


AVISO


O nascer do sol se faz presente em todos os dias de nossas vidas.
O pôr do sol se faz presente em todos os dias de nossas vidas.
Deus está presente em todos os dias de nossas vidas.
E a solidariedade? Estará ela presente em nossas vidas, assim como a água que bebemos, o ar que respiramos, o amor que recebemos do Pai?
Queremos que Deus, os amigos, sejam solidários conosco em qualquer ato certo ou errado que venhamos a cometer. Mas será que nos mostramos solidários com alguém?
Solidariedade deveria ser pertinente a todo ser humano, mas sequer nos lembramos da palavra, que se dirá do gesto de solidariedade.
Existem pessoas que deixam seu comodismo de lado e se dispõem a ajudar a outros seres, mas só quando o problema é muito grave, quando não, nos despreocupamos, não nos importamos sequer em realizar um gesto que seja, na direção do outro, o necessitado.
Solidariedade é uma palavra de cunho muito sério. Deve ser pensada, repensada, observada e, principalmente, praticada.
Vamos, mexam-se, vamos em ajuda do próximo, esteja ele vivo ou não; esteja ele aí ou aqui. Aprendam o verdadeiro sentido da palavra solidariedade e doem-se de coração em prol da ajuda ao próximo.
Coloquem sua preguiça de lado e mexam-se, pois depois, na hora em que precisarem e não encontrarem uma só mão estendida para ajudá-los, não reclamem. Vocês mesmos procuraram esse caminho.
Que Deus lhes dê luz.

Um amigo


CAMINHANDO


Mantenha sempre os olhos fixos em seu objetivo.
Mantenha-se firme no propósito de alcançá-lo.
Não importa se o caminho que você escolheu
Para chegar até onde quer
Não seja o mais florido,
O mais tranqüilo.
É preciso, sim, determinação
Para palmilhar o chão que você pisa
E conhecer em seu trajeto
Todas as pedras que nele existem.
Enfrentar, com resignação, cada tropeço
Fazendo de suas quedas
Alavanca para um caminhar mais firme.
Que os lugares que lhe oferecem descanso e guarida
Sejam seguros
E que as pessoas que o acompanham
Neste seu aprendizado
Possam sorver da sua bravura
O exemplo,
Para, um dia, poderem,
Com segurança,
Traçar os seus próprios rumos.


CONFUNDINDO PALAVRAS.

Mesmo sabendo da relutância do médium, pois captou com antecedência a minha intenção mental, eu prometo a ele tomar cuidado com aquilo que passarei, pois sei tratar-se de assunto não só polêmico, mas também delicado.
Jamais a humanidade, em qualquer tempo, passou por transformações tão grandes e rápidas como agora nestes nossos tempos mas, falarei somente de uma delas: a dos costumes.
Costumes são hábitos que as gerações vieram trazendo. Esses costumes nada mais são do que o resultado do que sobrou de melhor dos erros e acertos. Mas, de repente, mentes desequilibradas, aproveitando das condições favoráveis, passaram a clamar aos quatro cantos:
— Jogai os velhos costumes fora, para que os freios?
Vivamos! Desfrutemos dos dias, pois eles não são muitos.
E na Itália nasceu este termo: Amor |Livre.
Como se fosse isto possível ! A partir daí, erro sobre erro.
Amigas, o sexo é algo tão sublime que deveríeis tomar enorme cuidado com ele. O encontro sexual entre dois pólos opostos, não somente é um atrito de células nervosas mas é, antes de tudo, uma troca energética a equilibrar dois seres que o "amor compromisso" uniu.
Não façais das energias genéticas um meio de prender alguém que pretende como parceiro.
Posso afirmar por experiências que me trouxeram muitas dores, que:
— O sexo antes do amor, mata o amor, ou melhor, ele não deixa o verdadeiro amor nascer.
Mulher, respeita teu corpo, educa-te, pois esta destinada a ti, a educação do mundo .
Se temeis a imoralidade, temeis mais ainda a amoralidade, ela é terrível pois não acha erro em nada e a tudo permite como natural.
Exemplos?
Darei apenas um, o pior deles: o aborto.
Queridas irmãs, voltemos ao passado e daremos um grande passo. Como já disse, será dada a vocês, espíritos femininos, a educação moral do mundo. Façamos nossa parte.
Há entre vós uma grandiosa obra de cunho mediúnico e que trata magistralmente deste assunto. Lá está tudo o que aqui não consegui dizer. Estudai-a.
Perdoem-me as palavras e o desabafo, sou apenas alguém que muito sofreu.

Ernestina


COMPARAÇÕES


Criamos um círculo fechado e viciado em nossas vidas e não permitimos que nada ou ninguém o penetre.
Criamos um círculo familiar, criamos um círculo de amigos e vamos nos fechando nessa roda, até nos sentirmos afogados em problemas sem fim, tanto nossos como deles.
Se repararmos em nós mesmos mais atentamente, poderemos até nos comparar com o camaleão, que vai mudando de cor conforme a sua necessidade, mas sempre exposto a riscos e mais riscos, tendo de estar sempre atento a tudo que acontece à sua volta, para poder disfarçar-se no momento oportuno.
Poderemos nos comparar ao escorpião, que quando se percebe fechado em um círculo e sem saída, termina usando de seu próprio veneno para acabar com seu suplício.
Poderemos nos comparar a um burro, que trabalha de sol a sol para agradar a outros, que sequer sabem lhe reconhecer o esforço.
Poderemos nos comparar a todo e qualquer animal irracional existente no mundo pois é isso o que somos; seres irracionais em nosso meio de vida, em nosso modo de vida. Necessitamos sempre que alguém nos sirva, como um par de muletas, para podermos andar. Caso contrário, cairemos nos vícios, nas tentações. À vista de qualquer obstáculo que surja em nossas vidas fraquejamos, perdemos o rumo, nos desesperamos e ficamos andando à roda sem saber o que buscar, nem para onde ir.
Já é hora de deixarmos de bancar os avestruzes e tirarmos a cabeça do buraco que abrimos em nossas vidas.
Tenhamos fé, coragem, força e confiança de que Deus nos está amparando e saiamos desse círculo vicioso que nossa vida se tornou.
Coragem... esta é a palavra.



CRÍTICAS


Por que criticamos tanto?
Companheiros, companheiros, vamos pensar e raciocinar juntos.
Quando estamos com nossos mais íntimos, que são nossos familiares, ficamos atentos em observar suas falhas, suas manias, seus defeitos para que com sua retirada possamos então passar a criticá-los. Já perceberam como isso é freqüente? Já perceberam como esse comportamento nos absorve plenamente?
Companheiros, isto não é uma crítica que faço a vocês, mas sim um alerta. Que tenham bastante cuidado com o que falam desse irmão ou amigo que se retirou. Através das suas críticas, ele sai carregado de fluídos negativos que o prejudicarão imensamente.
Já pensaram se ele também sai com o mesmo propósito de os criticar?
Essas energias que enviamos a ele, e as energias que ele nos envia, ao se cruzarem criam uma força poderosa capaz de nos derrubar.
Sim companheiros, as energias se cruzam e se fortificam com intensidade, prejudicando ambas as partes.
Procuremos mudar nossas atitudes e passemos a observar somente as qualidades desse irmão. Se analisarem bem, poderão notar que ele tem boas qualidades e que por inúmeras vezes já os ajudou.
Costumamos esquecer muito rapidamente os benefícios que recebemos. Mas qualquer gesto, por menor que seja, que ele nos transmite e que não nos agrada, esse sim, nós guardamos dentro de nós como uma relíquia que gostamos de mostrar a todos.
Com a mudança de seus pensamentos, e envolvendo esse irmão que se retirou com bastante energia de paz e amor, estarão recebendo as mesmas energias. E se esse irmão também estiver lhes enviando energias amorosas, elas, ao se cruzarem, grande benefício lhes trará.
Companheiros, sei que não é fácil, mas se insistirem nessa mudança ela acontecerá e beneficiará a todos.
Muita paz e harmonia.

Gabriel


DISSABORES


É realmente curioso como sempre nos achamos pessoas infelizes, pessoas a quem a vida não sorriu, a quem Deus esqueceu.
Mas será que foi realmente a vida que nos esqueceu, a vida que nos trouxe dissabores? Ou somos nós, com nossa falta de fé, com nossa falta de amor pelo próximo e por nós mesmos, que nos esquecemos de olhar para nosso interior?
Olharmos com olhos críticos, julgando-nos sem a mínima parcimônia e, deste estudo profundo, chegarmos à conclusão que as deficiências são nossas, que a falta de amor é nossa, ou seja, de nosso eu interior para nosso eu exterior.
Se nos analisássemos friamente, honestamente, e percebêssemos nossos erros, nossos defeitos, talvez conseguíssemos perceber que toda essa angústia, toda essa frustração, toda essa carência de afeto, de compreensão, deve-se primeiro: à falta de amor por nós mesmos e por nossos semelhantes e, em segundo lugar, pela nossa falta de fé em que a ajuda está sempre presente, de que Deus está sempre olhando por nós, de que Deus, esse pai bondoso, amoroso, está dentro do coração de cada um de nós.
Sejam perseverantes na análise de si mesmos. Percebam seus defeitos, aparem suas arestas e, envolvidos em amor, em fé, estendam suas mãos a seus semelhantes, encham-nas de energia; energia pura, positiva, e doem amor a seus irmãos.
Não se importem com quem seja ele, não o julguem, não o rechacem, simplesmente estendam suas mãos. Abram seu coração transbordante de amor e tenham fé em que o Pai está junto a cada um de vocês; tenham fé em que o Pai está e faz parte de cada um de vocês.
Recebam muito amor, muita energia e a certeza de que a cada um de vocês, só caberá aquilo que se propuseram a passar.
Fiquem em paz.
Seu amigo,

Lício


DITADOS POPULARES


"A mão que afaga é a mesma que bate".
Ditado tão verbalizado entre vós, tido até mesmo como filosofia de vida.
Pergunto-vos, o que vos traz de bom acreditar que não podeis confiar no vosso próximo ?
Não conseguis aceitar o carinho sem de antemão esperar o "tapa" ?
Ou ainda, não dardes carinho porque com certeza, recebereis ingratidão ?
Pensando assim, cristalizais os vossos sentimentos, olhais o vosso próximo com desconfiança, julgai-o, antes mesmo, de conhecerdes suas intenções.
Sendo assim, prestas ajuda somente àqueles, que bem sabeis, são submissos e se sentem inferiores a vós.
Com isso penalizais ainda mais vosso caminho.
Endureceis vossos corações, ainda mais
Distanciais vossos pensamentos da única fonte de energia que é o Amor.
Cuidado com os "ditados" e as frases prontas que pessoas egoístas e prepotentes julgam poder ensinar ao mundo. São embustes para ignorantes.


É DIFÍCIL


É difícil deixar o conforto do lar.
É difícil deixar de ir a algum lugar.
É difícil organizar horas disponíveis para ajudar o irmão necessitado.
É difícil tudo nesta vida.
Mas não devemos encobrir nossos deveres com as dificuldades, enganar a nós mesmos, temos que ser perseverantes diante de nossas dificuldades e não ter medo de errar, mas aceitar correções; porque se formos fazer só o que é fácil, só faremos o mal e o inútil.

Carlos


ENERGIAS SUTIS


Jorram sobre nós mil luzes. Todas elas na esperança de que a nossa possa, num átimo, num lampejo, brilhar em retorno.
Oh!, Como são vãs essas tentativas que fazem de nos iluminar, de nos mostrarem o caminho que devemos seguir.
Nossa cegueira não permite que vejamos esses lampejos, que nos são enviados na tentativa de nos despertar.
Nossa surdez não nos deixa ouvir os sons melodiosos, os sons maravilhosos que nos são enviados do infinito.
Nosso corpo grosseiro não nos permite sentir as emanações suaves de luz, as emanações suaves de energia que jorram sobre nós.
Tentemos nos modificar.
Tentemos nos livrar desta cegueira, desta surdez que impede nosso crescimento moral e espiritual.
Procuremos sentir através de todos os nossos sentidos, as lições que a vida nos dá.
Não nos fechemos a isso, deixemos que a sensibilidade flua para fora de nós; deixemos que o amor tome conta de nosso coração, de nossa razão, de nossa vida enfim.
Vamos! Libertem-se de seus orgulhos tolos, de suas vaidades bobas, de seus egoísmos déspotas; deste egoísmo que não permite que sejamos livres.
Vamos! Libertem-se, abram seus olhos, eles são a janela de seu espírito.
Vamos! Libertem-se, abram seus ouvidos para os conhecimentos, os ensinamentos que chegam até vocês.
Vamos! Libertem-se e alcem vôo para horizontes maiores do que a pequenez do mundo que os rodeia.
Que Deus os abençoe e que a luz possa jorrar de vocês e para vocês em todos os momentos de suas vidas.

Irmão José


ENXERGAR


Venho de um mundo que lhes é invisível e de difícil compreensão. Porém, lhes asseguro que estamos bastante próximos e afins.
Venho com grata satisfação para lhes falar esta noite e gostaria de lhes dizer palavras bonitas e envolventes que lhes acalentassem o coração, serenassem as aflições e equilibrassem seus pensamentos.
Falo da visão, sim, esta visão que alguns temos para olhar o mundo.
Será que temos feito bom uso deste sentido?
Muitas vezes olhamos, vemos, mas não enxergamos toda a beleza que nos rodeia, não é? Temos pressa.
Às vezes olhamos, vemos um irmão que caminha conosco, mas não enxergamos suas necessidades.
Aí os alerto de que não estamos fazendo bom uso deste sentido; e agora chamo-lhes a atenção para muitos que não tem esse sentido físico, mas o tem no coração.
Saibam que às vezes se faz necessário que até cerremos os olhos físicos para podermos enxergar com o coração. E, como disse, esse é um bom caminho, no meu entender, para que alcancemos a paz, a calma e a serenidade no nosso dia. Enxergar quem nos rodeia e contribuir para a melhoria deste nosso mundo, com certeza lhes dará a tranquilidade e o remédio para suas aflições. Aprendi isso neste mundo que vocês não enxergam mas, lhes afirmo que existe e que também é de aprendizagem.
Enxerguem com o coração.
Que Deus os abençoe.

um amigo do outro plano


ESPÍRITO NATALINO


Boa noite, caros amigos.
Sabemos o quanto ficamos sensibilizados, prestativos e bondosos quando todos os anos se encerram.
Por que não ter esta sensibilidade de ajudar, de estender a mão ao próximo, a quem precisa, no decorrer do ano?
Prestem atenção ao seu redor.
Quantas mãos foram estendidas, pedindo ajuda, no decorrer de suas vidas aí na Terra, e vocês a negaram? Sim, negaram uma palavra amiga.
Parem e observem por um instante a pessoa que está a seu lado esperando um conforto que, desapercebidos, sem tempo para ouvi-la, deixam escapar.
Por quê? Não podem parar?
Não deixem mais um ano se passar. O tempo passa, as coisas mudam. Façam uma retrospectiva, além de só pensarem em si mesmos.
A fé que têm hoje; a paciência que têm hoje, esta tolerância de hoje, trabalhem-na para suas vidas, perseverem durante o decorrer dos tempos.
Transportem esta energia de fim de ano para suas vidas nos anos vindouros.

Um amigo da casa


IDE ATRÁS DO QUE É BOM


É com surpresa que nós, daqui deste lado da vida, vemos como os encarnados, que nasceram num século onde jamais a inteligência avançou tanto, onde a razão abriu tantos caminhos, e o discernimento, melhor do que qualquer época antes, separou o joio do trigo, ainda buscam com afinco a ajuda dos ledores da boa sorte e nunca, antes, tais indivíduos ganharam tanto da dependência psíquica dos chamados cultores do momento.
Então, a esses, direi algumas palavras...
Os astros que passeiam pelo universo sem fim, fazem parte de um todo energético, e por isso sofremos alguma influência deles, é verdade, mas, essa influência é apenas orgânica, e porque não dizer, também psíquica, mas ela está muito longe de determinar teu momento seguinte, ou se deves agir ou não, e tantos absurdos mais.
Os ledores do futuro que projetam a própria mediunidade através das cartas, bolas de cristais, lâminas d’água ou seja lá o que for, não fogem do erro, também, pois são assessorados por espíritos tão ignorantes em conhecimentos quanto o mediador que o suporta.
Agora pergunto a todos: Qual espírito comprometido com a verdade se sujeitaria a passar todo o seu tempo com tais quimeras, que normalmente acompanham o consultante e o consultado?
Libertai-vos disso irmão meu. Teu caminho será melhor ou pior na razão direta do que fizeres e do teu mapa carmático, apenas saibas que não viestes a este planeta para descanso ou férias, e sim para:
— Se rico, para criar trabalho.
— Se pobre, para trabalhar.
— Se mulher, para ter filhos e suportá-los, e educá-los no caminho reto.
— Se homem, constituir família e cooperar com o todo, para que as partes avancem.
Fora isso, o que te vier está previsto, e não há planeta, cartas, ou seja lá o que for, que irá mudar para melhor ou pior aquilo que te é de direito ou dever.
Caro e querido irmão; liberta-te das amarras, dos arquétipos que trouxestes pelas vidas afora, usa do raciocínio claro e todas essas "bobagens" irão por terra.
Que as bênçãos do bom senso te envolvam.

Kalil el Nagib


LUTA !


Não desistas jamais de lutar pelo que queres, pelo que buscas, por teus objetivos.
Em nossa vida sempre nos deparamos com situações que às vezes nos achamos incapazes de resolver e, nesta hora, buscamos ajuda. Mas tenha certeza que a força maior está dentro de ti mesmo; na coragem que te impulsiona a seguir adiante e quebrar barreiras; a olhar para ti mesmo e dizer: "eu sou capaz".
É a partir da tua vontade de vencer, da tua garra para encarar de frente todos os teus problemas que a ajuda chega, beneficia, alivia, envolve em paz e harmonia e tu consegues o equilíbrio necessário para sair de todas as dificuldades.
Dê o primeiro passo, se esforce; dê o segundo, tenha mais coragem e força; dê o terceiro passo e, quando menos perceberes, estarás doando ao invés de receber. Pois é só assim que vencemos nossas barreiras, estendendo a mão não para pedir, mas sim, para doar.
Abre teu coração, distribui palavras amigas, te esforces um pouco mais e sorri àquele que realmente sofre e te sentirás tão fortalecida, tão amparada, tão ternamente envolvida por fluídos carinhosos que, quando menos perceberes, serás o amparo de muitas almas carentes e de amparo não mais precisarás pois fizestes a tua parte e, ao te doares, recebestes em dobro a ajuda que buscastes.

Aron


LUTA INFINITA


Lá no horizonte
Uma luz se encontra a brilhar
Basta estendermos a mão
Para nela podermos tocar,
Mas nossa pequenez
Não nos permite
Que perto dela queiramos chegar
Preferimos ficar parados
Olhando a vida passar.
Vamos lá, meu amigo
Começar a trabalhar
Ficar parado lhe atrasa
De nada vai adiantar
Seu atraso será total
Quando chegar o juízo final.
Pense bem nisso, meu amigo
Lute... lute... lute...
Batalhe por um algo mais
Que você sabe existir
Não deixe a oportunidade passar
Pois um dia, chegará seu porvir
Aí, lágrimas de arrependimento
De nada adiantarão
Vamos! Acorde e lute
Me dê a mão, meu irmão
A hora é chegada
Temos muito o que fazer
Me dê a mão, meu amigo
Para novos horizontes conhecer.

Um amigo


LUZ


Queridos irmãos.
Luz, o que significa luz em nossas vidas? Apenas a claridade, o acender de lâmpadas ou velas? Ou o arder de um fogo? Luz, apenas claridade?
E o que vem a ser essa claridade? Apenas um foco luminoso em algum lugar escuro ou sombrio?
Já pensaram sobre o que é a luz e a claridade?
Luz, amigos, é um foco que irradia para todas as direções a partir de um ponto central energético, e que dependendo de seu vigor, abrange cada vez mais o espaço ao seu redor, irradiando através das vibrações o seu calor próprio.
Claridade, então, é uma propriedade desprendida pela luz, que será tão mais intensa quanto for a qualidade e potência da luz. Será tão mais abrangente, quanto maior for o foco de luz. Será tão mais extensa, quanto maior for a força da luz.
Por isso irmãos, vamos nos esforçar para que a nossa luz interior possa ser fortalecida, energizada, cada vez mais abrangente, pois a nossa luz, quanto maior for, mais ajudará para que todos os que se aproximarem de nós saiam da escuridão, vislumbrem as claridades da paz e da harmonia, se aqueçam, se fortaleçam e também acendam sua própria luz, desencadeando assim todo o brilho da humanidade.

um amigo


MILÊNIOS


Há milênios existe o planeta Terra.
Há milênios a vida começou a ser criada.
Há milênios a vida começou a ser modificada, até chegarmos aos dias de hoje.
Assim sendo, podemos perceber que já nascemos por vezes sem conta.
Em cada uma destas vezes que aqui estivemos, uma chance nos foi dada, mas apesar de todas as nossas idas e vindas não aprendemos nada. Qual um mal aluno, estamos sempre incorrendo nos mesmos erros.
Quais são eles?
A intolerância, o egoísmo, a falta de fé, a falta de amor pelo próximo, a falta do perdão.
Como, após tantas e tantas vidas, ainda não termos aprendido a perdoar nossos irmãos?
Ah! Mas eu sei perdoar, eu perdôo, dirão vocês.
Não perdoam não!
Se forem honestos com vocês mesmos, perceberão que esse "perdoar" é somente da boca para fora, perceberão que no íntimo de cada um, está lá, instalado, o germe do ódio, da raiva, do rancor, da intolerância pelos defeitos e desagravos feitos pelos outros.
Porém, devemos sempre nos lembrar das palavras que foram ditas por um "Ser" de muita luz que esteve neste planeta: "Aquele que não tiver nenhum pecado, que atire a primeira pedra".
Filhos, sejam conscientes de seus próprios erros e perdoem as fraquezas alheias, para que as suas também possam ser perdoadas.
Fiquem com Deus e envolvidos em muita paz.

Irmão José


O BAILE DA VIDA


Que beleza de baile nesse imenso salão! Quantos jovens garbosos a cortejar lindas senhoritas. Quantos coronéis a bajular belas damas. Quantas fofocas e quantas calúnias estão a envolver estes cidadãos; quantas falsas promessas e falsos juramentos estão sendo espalhados nesse belo salão. Se vocês pudessem perceber o falso brilho dos jovens que estão a dizer palavras carinhosas a essas jovens, visando tão somente seus dotes milionários. A falsa palavra de um coronel elogiando a companheira de seu amigo, quando na realidade ele a está cortejando por trás desse amigo. Quanta mentira está escondida nesse salão!
E você, jovem e pobre senhorita, que fica a observar esse salão querendo desse baile participar, pensando em dançar com esses garbosos jovens, dando voltas e voltas no salão, enlaçada por seus fortes braços. Quantas lágrimas chorou por ser uma jovem humilde e não poder participar desses bailes! Querida criança, se soubesses a graça que tens de não estar nesse baile, em vez de chorar agradecerias por seres humilde e pura. Deves agradecer por não ser cortejada por esses belos mas vazios jovens, que só se interessam pelos dotes dessas belas senhoritas.
Sinta-se feliz por não ser portadora desses dotes, que só trarão desgraças a essas senhoritas, que só vivem para se exibir em bailes como esse.
Quando fores cortejada por um rapaz, terás a certeza que a ele só a sua pessoa interessa, não será atrás de um dote que ele estará, mas sim de sua beleza interior, sua pureza de alma e também de sua beleza física sem artifícios, como a dessas belas jovens do salão.
Seja feliz pequena flor, não estrague sua juventude pensando em ser igual a elas. Muitas delas, com certeza, gostariam de estar em seu lugar, serem amadas por elas mesmas e não pelo seu dote.
Muita paz, querida Gabriela.



O CAOS E A ORDEM


Amáveis companheiros... Antes de qualquer coisa quero manifestar meus sentimentos a vocês. Estou profundamente, plenamente realizado. Sinto-me exultante, minha alma vive como se flutuasse. Esta sensação podereis sentir, quem sabe, num outro momento de suas vidas. Tão difícil transmitir-lhes este sentimento... porém os sentimentos mais profundos ultrapassam as palavras. Que maravilha !!!
Cheguei e encontrei a casa preparada para me receber. Todos prontos e dispostos; o sentimento que hoje encontrei foi sublime e quase etéreo... mas vamos lá, deixemos de delongas e aproveitemos nosso tempo. Mais uma vez, digo mais uma porque aqui já se discutiu a questão da ordem em alguns encontros. Esta é, companheiros, a base para que o ser humano se estruture. Sem ordem há apenas o caos. O que é o caos? O desencontro, a desorientação, a balbúrdia. Mas devo antes comentá-lo. Nestes tempos de vocês até teorias sobre o caos e a ação do universo se criaram. É verdade que muitas vezes da desordem se faz a ordem. A natureza é sábia. Se desprezarmos, se não atentarmos para o movimento caótico, pouco poderemos transformar. Muitos possuem uma idéia distorcida do que é deixar as coisas acontecerem, deixar que o curso delas siga sem tropeços. É bem verdade que, muitas vezes, atropelamos nossas relações em função de nossa ansiedade ou angústia, outras vezes, deixamos passar oportunidades de crescimento em função do curso disto ou daquilo. Pensas numa determinada questão de ambos os lados? Dificilmente, pois o ser humano, comodista, pouco exercita e reflete sobre sua vida. Mas... voltando ao caos... se analisássemos momentos de desordem e percebêssemos que a ordem está implícita nele, estaríamos constantemente crescendo. Se aproveitássemos nossos momentos difíceis, onde a dor é forte e poderosa, tiraríamos lições que só nos engrandeceriam.
Busquem a disciplina e a organização para que sejam indivíduos em constante aperfeiçoamento.
Busquem a perfeição mesmo sabendo que ela está infinitamente distante de vocês.
Abraços

Álvaro Dias


O CORPO E A ALMA


Queridos amigos, é com grande satisfação que me encontro hoje aqui com vocês. Sempre reunidos, disponíveis para que nós, distantes anos luz de vocês, possamos nos manifestar. Alguns esperam muito tempo por este momento... Muitos saudosos, outros grandes mensageiros, alguns desesperados, enfim, todos aguardam impacientemente. A mim, com a graça do Pai Supremo, foi dada a chance de aqui me encontrar esta noite. Venho exultante, aguardei, esperei pacientemente até o momento que me foi dada a hora. O caminho que percorri para chegar até aqui era luminoso, vibrava, coisas indescritíveis onde as letras não alcançam. Percorri tranquilamente este caminho, buscando absorver toda energia que estava sendo dispendida a mim. Eu, enquanto aguardava não sabia que era assim. Sinto-me ainda inebriado, como se transbordasse luz a todos vocês. Agora entendo porque aguardam ansiosamente este momento. Já nos refazemos ou mesmo, nos iluminamos durante a trajetória. Agora, imaginem vocês, que significado não terá esta luz para aqueles que vivem nas trevas e no tormento!!!
Viram o quanto é importante esta associação energética e vibratória que trazem até nós?
Mais forte e intensa será a medida que aprenderem a concentrar-se melhor. O que quero dizer com isso ? Vamos lá : busquem sempre uma vida saudável. Cuidem do corpo como um templo do espírito. A afinidade que existe entre o corpo e a alma, só tende a engrandecer e fortificar teu espírito. Aí, sempre costumam ditar normas para tudo. A regra da beleza estereotipada diz que o corpo deve ser belo, mas e aquilo que abriga, não deve também ser belo? Para vocês parece que não. Preocupam-se com a aparência externa e pouco pensam na interna. Outros, pouco caso também fazem do corpo físico, auto flagelando-se constantemente. Na verdade, se soubessem que o segredo maior está guardado dentro de sua mente, não ficariam escutando o que as línguas lhe falam ou o que os olhos seduzem. Guardado dentro de sua mente está o segredo. Eduque-a, busque, num primeiro momento, encontrá-la, porque do jeito que está, ela se encontra jogada num canto. Reavive-a, dê vida ao seu ser, através daquilo que é seu. Escuta seu íntimo, exercite o reflexo interior, olhe para dentro de si sem medo, mas com coragem.
Conheça-se a si mesmo antes de qualquer coisa. Com este discernimento, saberá ouvir seu corpo e atendê-lo. Ele sempre lhe deu respostas, você é que não soube escutá-lo porque sua mente adormecia. Quando despertar, serás sua tutora, saberás ouvir seu corpo e as mensagens que ele lhe enviará. Se alimentar-se adequadamente, se reservar minutos do seu dia para a reflexão, enfim se cuidar adequadamente do templo, da morada da sua alma, ela se engrandecerá a cada dia. Existe, como já dizia anteriormente, uma sintonia muito fina entre o corpo e a alma. Se não atentarmos para ela, não conseguiremos verdadeiramente encontrar o caminho. Exercitem, não deixem de lado coisas que podem parecer banais, quando na verdade muitas vezes são os caminhos que nos levam ao conhecimento. Espero ter conseguido alertá-los, vim hoje com esta missão. Abraços a todos.

Demerval


O QUANTO APRENDEMOS AO FALARMOS DO QUE SABEMOS


A casa espírita já iniciara os trabalhos da noite e nada de Dona Ana, que, naquela noite, responderia pela sala de consultas.
O tempo passava e a fila aumentava.
Eu e Firmino, que iríamos ajudá-la no envolvimento mediúnico, sempre necessário para tal trabalho, já nos preocupávamos com sua ausência, quando a vimos chegar esbaforida; não haveria mais tempo para o passe, para a água energizada e, para no caso dela, principalmente, pequena leitura do Evangelho. Nada disso; não havia mais tempo. No pulso, o relógio andava rápido. Na porta, a fila dobrava de tamanho.
Olhei para Firmino e vi a preocupação em seus olhos. Dona Ana tivera problemas e os trouxera para o trabalho mediúnico. Sua aura retratava isso e não havia tempo para ler seus pensamentos e tentar ajudá-la. Tomara que naquela noite não houvesse problemas difíceis, mas não foi assim.
A quarta consulta me preocupou. Entrou um casal de pouco mais de quarenta anos trazendo seu drama:
— Dona Ana, disse a senhora, nossos filhos atormentam-nos os dias; são rebeldes, olham-nos como inimigos, voltam-se contra os valores, contra a sociedade, fazem mil ameaças. Oh! Dona Ana, o que fazemos?
Foi a vez do marido falar:
— Dona Ana, demos aos nossos filhos boa educação, boas escolas, bons ambientes. Afinal, fomos bons pais.
Dona Ana tinha pressa, tinha problemas e, lá fora, a fila aumentava.
— Meu senhor, minha senhora, filhos problemas são encargos do passado, erramos um dia e um dia teremos que corrigir esse erro. Orem bastante e tenham paciência, pois aquele que planta, colhe. Paciência e muita oração. Agora, vão com Deus.
Firmino olhou para mim, e eu para Firmino, e quando íamos interferir, Dona Ana expandiu sua aura, e dourando-a e prateando-a com lampejos da razão, chamou de volta o casal que já abrira a porta para sair.
— Quantos filhos vocês tem? Pergunta ela curiosa.
— Dois, respondeu o homem - uma moça de dezessete e um rapaz de dezenove.
— Antes de saírem, apenas uma pergunta: Quando pequenos, eles foram tratados como adultos, e quando adultos, estão sendo tratados como crianças? E você pai, preparou tua filha para o mundo psíquico dos homens? E você mãe, preparou teu filho para o mundo psíquico das mulheres? Se não, saibam que vocês, melhor do que ninguém, saberão fazê-lo, pois não haverá desvios da verdade, e se houver, serão poucos, pois serão ensinamentos direcionados pelo amor, e digo mais; a revolta dos teus filhos não é uma revolta antecipada pelo mundo, mas, uma revolta inconsciente contra vocês, porque vocês, para eles, representam o mundo. Esqueçam o que falei das culpas de vidas passadas porque, muitas vezes, confundimos épocas. Agora, vão em paz, e ajam rápido, pois eu, quando sair daqui, farei o mesmo; tenho alguns filhos com quem tenho muito que conversar.
Esta história não é apenas minha, agora espírito, e nem só de Firmino, aqui ao meu lado, e nem de Dona Ana ou do casal que a visitou mas, é a história de muitos.
Ah! O quanto aprendemos quando falamos do que sabemos.
Antônio e Firmino
(espíritos)


O SUBLIME TERAPEUTA


E mais um passo é dado na caminhada eterna. Homens reúnem-se e nasce uma casa espírita. É a porta que se abre para que aquele que sofre se esclareça e se cure.
Falemos um pouco daqueles que a visitam.
Alguns o fazem por mera curiosidade. Outros, em busca de conhecimentos. Há também, e são muitos, que não mais sabendo o que fazer, recorrem, como última instância, a Deus.
São irmãos perseguidos pelo invisível, cujas mentes incautas, como poderosos imãs, atraiu perseguidores. Os iguais sempre se atraem. Ou então, são perseguidores do passado que o ódio cegou. Serão dois os ajudados, tenham a certeza. Não podemos esquecer, pois não são a minoria, dos que chegam assustados, quando não desesperados, por não entenderem que todo o desequilíbrio, toda a confusão nada mais é do que a mediunidade que desperta, trazendo suas confusões naturais. É, dos problemas, o mais fácil de ser resolvido. E será.
Para não nos estendermos demais vamos apenas citar que, dentre estes exemplos, as variáveis são muitas, pois vai depender de fatores diversos. Como agir, o que fazer ? A consulta. Toda casa espírita tem pessoas qualificadas para isso: são médiuns com conhecimentos para ajudar e, ao lado deles, espíritos a intuí-los. É aqui que tudo começa. Depois, a câmara de passes, dali vem o reequilíbrio ou o começo dele. Ali também começa o tratamento, que continua na sala de palestras e, não raro, continua fora dela. O tempo corre, o que não permite ir além. Para terminar, apenas peço: No passe, tenham mais fé, isso permite uma completa absorção de energias, caso contrário, ela escorrerá como água em óleo.
Não deixem a casa depois do passe. A terapia continua na palestra e depois dela, como já disse. Sair antes, interrompe o processo. E jamais esqueça que todo aquele que se ajuda aciona leis a seu favor. Assim o Pai quis e assim sempre será.
Um trabalhador


OTIMISMO


Boa noite, Srs. e Sras.
Gostaria de expor em algumas linhas, o sentimento de vários amigos que aqui estão. Tudo que fazemos com fé, perseverança, otimismo, não poderá ser tirado de nós. A vontade de acreditar que são capazes de se transformarem, os equilibrará para enfrentarem a todo instante os dissabores da vida que sempre se põem diante de vocês.
O resultado só depende de cada um saber lidar com os tropeços que insistem em permanecer nos seus caminhos.
Sejam capazes de compreender, que a todo momento estão aprendendo para o seu próprio benefício.


PAZ DE ESPÍRITO


Vocês sempre se perguntam como conseguir paz espiritual. Ah, amigos, como é difícil conseguir! Pois é necessário uma força de vontade muito grande, uma determinação que normalmente não temos.
O caminho passa pela remoção de todo o nosso condicionamento. Condicionamento este, que ganhamos através dos séculos e das encarnações.
E esta renovação passa, às vezes, pela violação de nosso ser, com a conseqüente quebra da mente.
Sei que vocês acham que estou complicando, mas vou tentar ser mais clara, utilizando um exemplo; exemplo já exposto aqui há algum tempo.
"Jesus quando quis limpar o templo dos vendilhões, teve que tornar-se violento e utilizar a força, justo Ele, que era um ser amoroso e fraterno".
Nós temos que agir da mesma maneira conosco, expulsando de nosso coração e de nossa mente todos os desejos, ódios, rancores, mágoas e, principalmente, as ofensas que sofremos, mesmo que ao fazer isso estejamos nos expondo; mesmo que com isso as pessoas a nossa volta não nos vejam mais com os mesmos olhos, achando que somos fracos ou que somos covardes.
O importante é estarmos em paz com nosso "ser" e, desta maneira, termos a tão esperada Paz de Espírito.
Quitéria


PEDE E RECEBE


Peça, mas saiba pedir, que muito te será dado por acréscimo.
Enquanto os atuais alemães, suecos, noruegueses, ainda perambulavam como nômades pelo norte da atual Europa, vestidos tão somente de peles de animais e abrigando-se em tendas, já havia nações que, estruturadas, brilhavam pela disseminação do conhecimento, das artes, e principalmente, da espiritualidade.
Falarei apenas de uma delas, a responsável pela estrutura do pensamento ocidental; foi nela que Roma bebeu do néctar do próprio conhecimento. Falo da Grécia.
No Golfo de Corinto ficava o monte Parnaso, e sobre ele, em local de destaque, resplandecia o santuário de Delfos que, com suas sacerdotisas, aclarava as mentes dos sedentos de luz. Em Delfos cultuava-se Apolo, deus do conhecimento.
A todos as sacerdotisas diziam a mesma coisa:-
- Homem, mulher; o que pedes, há muito te é dado sem que saibas disso. O ser supremo, criador de tudo que existe e vier a existir, sabe do que precisamos e nos dá tudo, antes mesmo de pedirmos. Mas, se queres mais, aprende primeiro a conhecer-te a ti mesmo e depois volta.
Séculos e séculos correram pelo tempo - de Delfos resta tão somente ruínas, mas suas verdades atravessaram o tempo.
- Homem, mulher; primeiro conhece-te a ti mesmo e depois aprende a pedir. Antes de pedir para ti, pede:
. pão para o que tem fome;
. roupa para o que sente frio;
. remédio para o doente;
. companhia para o solitário;
. paz para o atormentado
. luz para o que vive na escuridão.
E se o dinheiro te sobra, usa-o para aliviar teu semelhante, mas faça-o com parcimônia, com cuidado.
Depois disto tudo, então nada mais precisarás pedir para ti, pois tudo te será dado por acréscimo.

Yoscasta


POR QUE A PRESSA?


Sei que pensas que o mundo parece "rodar" demais e desequilibrar o homem. Tudo acontece numa velocidade estonteante, extasiante, envolvente até. Mal nos damos conta das coisas e elas já passaram, já aconteceram, não é?
Não é! São os homens que imprimem essa "velocidade" para poder fazer mais a cada dia.
Aí eu pergunto: Fazer mais o quê? Trabalho, dinheiro, conforto material?
E as obras às quais deveriam realmente se dedicar? Obras edificantes de atenção, carinho, busca de paz interior.
Para essas não tens pressa?
Pois então lhes digo que é isso que causa o desequilíbrio. Para o inútil tens pressa; para o bem andas muito lentamente.
Ora! Que dilema, não é?
Perguntas como viver diferente num mundo que só lhe exige a pressa, a produção, o dinheiro?
Sim, tudo isso também é necessário, mas não é o essencial. É preciso que comece a "desacelerar" essa ânsia de ocupações materiais.
Espero que essa pequena mensagem ajude nessa desaceleração.
Um mais um são dois; dois e dois são quatro, e assim se multiplica a idéia.
E a idéia modifica o mundo.
Que assim seja.

Oswaldo


QUEIXAS


Queixais, queixais, estais sempre a queixar-vos
Nunca, mas, nunca mesmo, vos encontrais sem reclamar.
Ao mínimo acontecimento estais a esbravejar. As ínfimas situações estais a palavrear. Começais e não parais um só instante. Vos perdeis dentro da vossa própria verborragia. Chega! Deixai que a vida transcorra. Deixai que ela seja por si, sem que vós estejais sempre a opinar e direcionar. Ela tem um curso e vós sois colaborador deste; somente isto. Que mais quereis, apoderar-vos daquilo que não vos compete? Não; não podeis angariar para vós, desígnios que não são vossos. Aquele que se apodera do que não é seu, quebra os princípios morais, não é assim que dizeis? Então, que fazeis vós a dominar um terreno que não é vosso?
Devíeis estar preocupado com aquilo que é vosso.
Só isso vos basta e é suficiente. Mais, não podeis administrar.


REDESCOBRINDO


Redescobrindo a vida,
Depois de muitas tormentas
Vividas, sofridas, não compreendidas.
Redescobrindo o prazer
De sorrir, de rir
De se alegrar com coisas
Que foram deixadas de lado,
Pela maneira errônea
Que encarastes a vida e os fatos
Que nela enfrentastes.
Redescobrindo a criança
Que um dia matastes
Dentro de ti mesmo.
Redescobrindo coisas simples
Que cobristes com a amargura de gestos,
Com tua falta de coragem
Para abrir os braços e lutar.
Redescobrindo a ti mesmo
Criatura dócil, meiga, afável,
Que se endureceu ao não ter a humildade
De ser digno e forte o suficiente,
Para te encarares
Como realmente és.



SENSIBILIDADE AFLORADA


Quando nossa sensibilidade aflora podemos nos mostrar um a cada momento.
Podemos ser alegres ou tristes.
Podemos ser dóceis ou amargos como fel.
Podemos ser amáveis ou malcriados.
Podemos ser tantas e tantas coisas, mas temos que lembrar que quando nossa sensibilidade aflora é necessário que encontremos um meio termo em nossas vidas, é necessário que não nos deixemos vagar através das intempéries de nosso humor, pois isso em nada nos faz crescer, pois isso nada nos acrescenta.
Quando a sensibilidade aflora, é necessário que aprendamos a lidar com ela em nosso próprio benefício, deixando que somente as boas emoções aflorem em nossas mentes e nossos corações.
Quando a sensibilidade aflora devemos, mais do que nunca, mantermos nosso equilíbrio físico, mental e espiritual, de maneira a não sermos alcançados pelas coisas indesejáveis que nos rodeiam.
Quando nossa sensibilidade aflora, façamos dela um meio, um modo de vida, de distribuirmos amor, alegria e toda paz que nos seja possível transmitir a nossos semelhantes.
Quando nossa sensibilidade aflora, peçamos a Deus que nos dê paz, compreensão e amor.

um irmão


SER ESPÍRITA


Eis aí um grande desafio. Aquele que diz todo orgulhoso "Eu sou espírita!" pronto, já mostrou que não é, pois ser espírita, espiritualista, ou como quiserem chamar, é em primeiro lugar ser humilde e saber que não é melhor que ninguém. É olhar em volta e com carinho tentar acordar as pessoas, mas sempre, sempre respeitando as verdades delas, não querendo quebrar ou impor suas idéias, não esticando a verdade para provar que está certo. Se você não tiver certeza, ou acreditar em algo, mas não tem prova vivenciada, diga apenas que é nisso que acredita, mas não tente subjulgar a inteligência de seu próximo com fatos ou histórias tendenciosas. Lembre-se que a coisa mais importante que existe é o amor. Sim, o amor à Deus e o amor de Deus por nós. Enfim, o Deus que é Amor e do qual somos parte integrante e portanto, quando tentamos iludir o próximo, iludimos a nós mesmos, pois o nosso próximo, Deus e nós, somos uno em coração e vida.
Sim, irmãozinhos, ser espírita é antes de mais nada saber que nada sabe e que não é melhor, nem pior que ninguém, é estar de coração e espírito aberto, sem defesas contra teus irmãos e pronto para trabalhar, trabalhar e trabalhar, sem esperar nada em troca de seu trabalho, pois sabe que Deus não se esquecerá de você, pois você também é parte de Deus, você também é co-criador na natureza, e isso meus amigos basta! Não precisamos de mais nada além da fé em Deus e do trabalho de peito aberto.
Que a paz se faça presente!

Irmãozinho

SOBRE A AÇÃO DA MENTE


Quando dirijo o pensamento a um outro ser, percorro uma curta distância e atinjo o alvo no ponto central, consigo pontos.
Quando deixo essas ondas escaparem de dentro de minha mente, certeiramente atinjo o alvo no ponto central, consigo pontos.
Quando minhas idéias, que já foram armazenadas, empilhadas e guardadas resolvem sair, indo ao encontro daquela mente que armazenou, empilhou e guardou na mesma proporção e quantidade que, na conta exata as duas trabalham por conseguir, atingem também o alvo uma da outra, o ponto central, conseguimos pontos.
Quando minha mente, nas suas saídas inoportunas, é pega por outras tantas que naquele momento dirigem suas ondas negativas para a minha mente, serei atingido em meu ponto central e quem perde ponto sou eu.
Queiramos compreender o certeiro processo que fará duas mentes se encontrarem para crescerem e se contemplarem.
O importante é deixar essas ondas caminharem sempre com positividade, para que ao encontro daquelas ondas, tão honestas, nós não percamos pontos. Mas também não iremos consegui-los através da desonestidade do nosso verdadeiro sentimento.

Josué


SOLIDARIEDADE


Estender a mão a alguém, sempre para beneficiá-lo.
Compreender sem julgar, sem perguntar.
Ajudar sem achar que teremos algo em troca.
Ajudar por ajudar é ser solidário, até com aqueles que lhe são antipáticos.



SOLIDARIEDADE (2)


Amor, harmonia, união entre os povos.
Mãos amigas que se estendem e acolhem a todo e qualquer irmão que delas tiver necessidade.
Amor! Colocá-lo nestas mãos estendidas e ser pródigo em sua doação.
União! Unam-se todos os homens de boa vontade e projetem, do fundo de suas mentes, do fundo de seus corações, energias que cubram todo o planeta.
E neste gesto de união, neste gesto de amor, cada irmão se dando a mão, cada irmão unindo sua mente e seu coração num gesto de desprendimento, num gesto cheio de emoção, estender suas mãos a outros irmãos e juntos, irmanados em uma fé que desce do criador sobre cada um de nós, sermos solidários e nos unirmos, para que este planeta tão lindo possa passar o tempo todo vibrando e envolto em muita luz, muita energia, muito amor.
Solidariedade entre todos os povos irmãos, amigos.
Solidariedade entre todos os filhos do criador.
Que a paz de Deus os envolva agora e sempre.

Messias de Araújo Rolim


TEMOS TUDO


Temos tudo o que é de bom e o que é de mal para nós.
Mas cabe-nos ir para o lado que desejamos: bem ou mal. Porque tudo o que nos acontece, é devido aos nossos atos, sejam eles físicos ou mentais.
Atraímos o bem ou o mal.
Por isso companheiros, não se prendam a pensamentos ou atos maus, porque tudo tem sua ação e reação, somos nós os causadores de nossos males e bens.
Por esse motivo peço a todos os companheiros, que se prendam a bons atos e bons pensamentos, porque o que é ruim é muito fácil de fazer e se formos fazer o que é fácil, nunca faremos o bem.

Luiz Fernando


TENACIDADE


Tenacidade e firmeza de propósito em nossos ideais.
E no momento presente, qual seria esse ideal? Mudar...
Mudar nossos hábitos, nossos pensamentos, nossa maneira de ser, pensar e agir.
Devemos ser tenazes para conseguirmos, de fato, mudar.
Jogar fora velhos hábitos, velhos dogmas, velhas tradições e assim conseguirmos arejar nosso espírito, tirar dele todas aquelas seqüelas que ficaram de séculos e séculos de uma educação arcaica, de valores errados, onde o homem é julgado por aquilo que possui de bens materiais. Os bens espirituais, aqueles que deveríamos guardar com todo o carinho, não nos importam.
Quem julga quem pelos bens espirituais que possui? Ninguém...
Esses bens são ignorados por nós e por aqueles que nos rodeiam; neste mundo só se dá valor à matéria, o espiritual sempre fica para depois e isso é um grande erro de nossa parte. Mas nunca é tarde para mudar.
Um novo ano se aproxima, aproveitem o fato, joguem fora seus velhos hábitos, sejam novas pessoas, com um espírito melhor, com uma postura de vida e frente a vida, melhor.
Envolvam-se em muito amor, em muita energia, em muita fé e doem-se. Joguem fora suas idéias carcomidas, mudem, mas mudem de fato, e despontem como uma nova pessoa no novo ano que está para chegar.
Um abraço fraterno,

um amigo


VENCER?


Vencer... Vencer... Vencer...
Sempre vencer.
Mas vencer o quê?
O que pensas vencer cada vez que sobrepujas um semelhante? Que te comprazes com a humilhação do outro?
O que pode te fazer sentir a felicidade que sentes em vencer?
Falo de todas as competições, no trabalho, na família, nas amizades, em tudo...
Só pode ser o egoísmo o senhor dessa satisfação.
Então pensas um pouco e vê se o egoísmo é uma virtude que possa nos tornar mais felizes.
Cuidado com o que chamas de competitividade sadia. Em nome dela são alimentados o orgulho, a prepotência. Trabalhe sim, para a melhoria da vida e do trabalho... não se percas nas comparações porque somos diferentes e, sendo assim, a comparação é desigual.





RESQUÍCIOS


Resquícios de vidas infindas nos envolvem.
Em todas essas vidas que tivemos, em cada uma delas, deixamos para trás arestas a serem aparadas.
E como bons comodistas que somos, vamos aumentando-as, sem nunca nos preocuparmos com elas, até que um dia, elas nos incomodam.
Aí, o que fazemos?
Corremos à procura de "milagres" que nos curem, que nos aliviem.
Corremos à procura de alguém, de algum "guru" da moda, que nos indique o caminho a seguir.
Ah! Meus amigos, os modismos, os comodismos, as tolices, as vaidades fazem com que fiquemos cegos, surdos e tolos com relação ao caminho a seguir.
E é tão fácil a escolha correta.
Basta seguir o caminho do bem, o caminho do amor ao próximo, o caminho da ajuda ao próximo.
E ao caminharem somente na direção do bem, verão que, naturalmente, sem que sequer o percebam, suas arestas estarão aparadas e seu caminho será de luz, de amor, de bem querer, de para o bem, viver.
Por isso, ajam com autocrítica, ajam com bom senso, ajam com muito amor e vocês verão que o caminho a ser percorrido será ameno, tranqüilo e abençoado pelo Pai.
Que o caminho a ser trilhado por cada um de vocês seja iluminado pelo amor de Deus.
Irmão José


SERES HUMANOS


As misérias da alma humana estão aí,
Latentes...
Esperando um mínimo passo errado,
Para se mostrarem.
E o ser humano fraco, falho,
Tolhido por inúmeros conceitos, preconceitos,
Jaz na quietude de seu interior mesquinho.
E vivendo no torvelinho de um mundo louco
Que o envolve, que o eleva
E, quando menos espera,
É jogado ao chão...
Coitados desses irmãos
Que não têm condições para entender
Que é necessário crescer,
Que é necessário viver em união,
Um ajudando ao outro irmão
A erguer-se e a caminhar.
E assim, num gesto de solidariedade,
Aprender a entrar em comunhão
Com cada ser que nesta terra habita.
E quando nós,
Seres Humanos,
Humanos seres,
Humanos formos,
Humanos nos tornarmos,
A trilha a ser percorrida
Será fácil, será florida.
E irmanados em uma mesma fé,
Nos sabendo filhos e irmãos,
Pais e mães,
Aprenderemos finalmente,
A ter união.
E juntos, conseguiremos
Ter amor, ter piedade
Perdoar e ter compaixão
Por todo e qualquer irmão.
E aí, sim...
Estaremos todos caminhando
Em uma só direção:
Em direção ao Pai
Que, com todo o Seu amor,
Com toda a Sua bondade,
Nos estenderá a Sua mão
E nos aconchegará em Seu coração.
Norberto Vieira de Andrade




O VOLANTE DA VIDA


Quando tomamos a direção de um veículo esquecemos de nós mesmos e nos tornamos parte da máquina.
Do mesmo modo, olhamos para os outros carros e os vemos como máquinas que nos cortam o caminho, que nos surpreendem com investidas inesperadas e nos esquecemos que, ali dentro, há uma pessoa.
Uma pessoa conduz a máquina e, se o faz de modo irresponsável, sem avaliar os seus atos, é porque talvez, e muito provavelmente, aja assim em outras instâncias de sua vida.
Somos todos cegos e não percebemos que muitas vezes aquilo que tomamos por verdadeiro, é apenas a aparência da verdade; e que ao dirigirmos nossa vida, devemos atentar para o caminho, buscar ao que nos destinamos mas, antes de tudo, é preciso que atentemos para a caminhada em si, olhando verdadeiramente aqueles que seguem conosco e aqueles que estão no contrafluxo, para que possamos, sem julgamentos, aceitá-los como são.
Olhemos em volta e apreciemos a paisagem, procuremos ver, em cada coisa, além daquilo que a nossa vista presume; em cada pessoa uma possibilidade de fazer-se conhecer e, em cada uma delas, um universo tão rico quanto o nosso.
Assim, não só o motorista que passa, mas também o caixa do supermercado, o atendente da farmácia, a telefonista, deixarão de ser estranhos e passarão a fazer parte da sua vida de uma forma muito mais ampla e profunda.
Pensem nisso!
Uma amiga



A CURA


Todos nós buscamos a cura do nosso corpo, mas esquecemos que a verdadeira cura está na alma.
Procuremos mudar nosso comportamento tirando tudo que de ruim existe em nós, bem no fundo do nosso ser, até mesmo o que não sabemos existir. Fechemos nossos olhos físicos e olhemos para dentro de nós mesmos com muita coragem para que possamos nos curar dos verdadeiros males de nossa alma, tão impura e tão contaminada das inverdades do nosso mundo irreal.
Limpemos nossa alma com o remédio da humildade e da fraternidade e nos sentiremos curados.
Ah! Irmãos, quantos sofrem tanto por causa do seu orgulho! Não há doença mais difícil de curar do que essa, porque o paciente é tão orgulhoso que não aceita tratamento.
Pobres infelizes, quanto terão que buscar!



AH!... SE TIVÉSSEIS DEZOITO ANOS


Ah! enlevo d'alma.
Por que vós, homens materialistas, quereis matar o amor?
Por que vós, homens, chamai o amor de atrito passageiro?
Não, não fazei isso!
Por que destruir em nós, espíritos femininos, aquilo que temos de melhor?
Nós vos inspiramos, homens, a exaltar a alma nos poemas belos!
Nós, mulheres, roubamos da rosa a delicadeza, tiramos da flor o perfume, emprestamos de Deus o sorriso, mas não foi para guardar para nós, não. Foi para dar-vos, homem.
Só a mulher para tirar a aspereza de quem só tem o raciocínio, pois vosso nome é homem.
Só a mulher para espiritualizar vossos grandes feitos, para que não se tornassem áridos, como é árido o vosso pensar.
Só a mulher poderia vos levar ao que sois e aquilo que sois chamamos de "parte de mim".
Ah! homem, não matai o amor.
Ah! homem, não matai a mulher.
Ah! mundo, se tivésseis dezoito anos.

Elaine Dias Ribeiro
(18 anos)




COMODISMO


É tão fácil aceitar toda esta dor!
É tão fácil te desprenderes do incerto!
É tão fácil abrir os olhos e ver
Todo o bem querer
Das pessoas que te cercam
E, ansiosas, esperam
Por um gesto, um sorriso...
Mas a prisão da dor é negra
E nela tu te apegas
Para suprir a necessidade cega
Que tens de aos outros ferir.
Usar como alavanca
Um amor que já passou.
Se prender a ilusão
Que terás sempre à mão
Todo este falso apego.
Destróis com a falta de palavras,
Com a ausência de vontade,
A todos que com a caridade
Procuram te agraciar.
Desperta, pois ainda é tempo
De retomares as hastes
Do destino que largaste,
Por pura comodidade.
Levanta-te e toma uma atitude!
Não te prendas à amargura
Do ato que te machucou.
Não deixes aberta a ferida
Anima-te e vive a vida
Com que Deus te abençoou.



CONSOLO


Muitos são os que lhes consolam, mas será que a eles vocês se dão ao trabalho de ouvir ?
Muitos amigos espirituais lhes consolam, ou tentam, mas vocês se fazem de surdos à toda e qualquer boa sugestão que lhes seja dada.
Quando os ódios, os rancores, as divergências atingem seu coração, este pára de fazer parte de sua razão, torna-se somente um elemento cheio de raiva, vazio de sentimentos de amor; nele imperam só o rancor, a vontade de vingar-se do irmão que acha que lhe ofendeu.
Mas terá ele lhe ofendido tão profundamente que não consiga deixar o coração terno e amoroso falar mais alto?
Será que ele foi o primeiro a lhe ofender ou não seria essa uma reação em função de uma ação sua?
Quando o ódio, a raiva, o rancor começarem a tomar conta de todo o seu ser, não deixem, não baixem suas guardas, procurem vibrar amor e unirem-se à espiritualidade maior, não se deixem dominar pelos maus pensamentos, pelas más ações!
Elevem seu espírito a Deus e orem. Peçam que Ele lhes permita a ajuda, que Ele lhes permita aprender a tirar todo o fel que amarga suas vidas, suas almas, elevem-se em pensamentos de fraternidade, amor, energias ao próximo e peçam paz, muita paz a Deus, pois ela, somente ela, lhes dará equilíbrio para que possam viver em perfeita sintonia com seu próprio eu.

Um amigo



DA TEMPO


Quantos anos luz percorre uma estrela num piscar de olhos do ser humano?
Quantos mistérios ocorrem durante esse piscar de olhos?
O tempo é muito relativo! E se formos pensar sobre isso, nossa mente enrijecida e acomodada não suportará, não compreenderá.
Mas basta que saibamos que o "tempo", nosso conhecido, é tempo suficiente para podermos realizar nossas tarefas. Apropriado é que não nos desviemos de nossos propósitos para melhor usarmos esse nosso tempo. Porém, se precisarmos de mais um pouco de tempo, ele nos será dado.
E, como a capacidade de cada ser humano varia muito, o mesmo trabalho pode ser realizado em "variados tempos", dependendo da concentração, experiência e competência do trabalhador. Mas é realizado.
Assim, se você não compreende a questão do tempo nas diferentes dimensões existentes, não se desespere, o seu tempo é sempre suficiente. Saber usá-lo é que depende de você.




DIRECIONAMENTOS


Amados de meu pai. Bem aventurados todos vocês que buscam o amor dentro de si mesmos.
Queridos, a vida se revela a cada momento muito mais bela e suave a cada passo que damos orientados pela fraternidade, pela paz e harmonia, principalmente quando as direcionamos para os nossos irmãos, pois o bem estar dos outros irá refletir em nosso íntimo de forma tão intensa que em nós repercute em forma de bênçãos e proteção para a nossa evolução.
Compreendam amigos, que o que fazemos de bem e de bom deve ter um direcionamento externo, visando os outros, mas dado o burilamento, toda a luta da conquista deve estar direcionada para dentro de nós mesmos, pois é através desta demorada, lenta, mas possível mudança que processaremos em nós, que iremos mudando também todo o ambiente onde nos encontrarmos e, mudando estes lugares, iremos mudando a sociedade de acordo com as vibrações que emitirmos.
Vejam vocês, a responsabilidade de cada um quando desejamos um mundo melhor, mais ameno, mais justo, mais alegre!
O mundo é o reflexo de nossas emanações e depende de cada um de nós, fazendo a nossa parte no que nos compete, mas fazendo da melhor forma, usando de nossos melhores sentimentos, exteriorizando o mais possível o nosso amor, para encontrarmos um ambiente amoroso.
Todos já ouvimos a frase: "É dando que se recebe", e é emanando amor que iremos recebê-lo, é extravasando alegria, que seremos alegres, é oferecendo a nossa amizade que encontraremos amigos. Amem e sejam alegres!
Amigavelmente,
Irmão João



ESCÂNDALO


Escandaliza-te com as cenas que teus olhos assistem.
Escandaliza-te com as notícias que escutas das bocas que ainda não sabem o que dizer.
Escandaliza-te com as infâmias que julgas pertencer ao acaso.
Mas não paras nem um instante, para escandalizar-te com tuas formas de ver, ouvir e sentir.
Palavras passam como o vento.
Teus olhos esquecem o triste que viram com a primeira cena bonita que aparece diante deles.
Mas guardas que para cada investida errada que deres, colherás apenas o que conseguires carregar.

Afonso de Pádua



JULGAMENTOS


A mediocridade é inerente a todo ser humano. Seríamos cegos e tolos, surdos e mudos se acreditássemos que nós não, que nós não somos medíocres.
Achamos ser tolo, ser pobre de espírito, de mente, de saber, de conhecer, aquele pobre em bens materiais que não teve condições, nem chances para adquirir conhecimentos.
Mas que conhecimentos? Português, história, geografia, matemática? Esses conhecimentos são realmente muito úteis nesse mundo em que vocês estão, mas o que dizer do conhecimento que adquirimos ou que deveríamos adquirir da alma humana, do amor fraterno, do amor filial, da piedade, da ternura, da candura, da docilidade. A esses não damos a mínima importância e quando conhecemos alguém que possua alguns deles, somente alguns, o tachamos de "tolo", de "bobo". Sempre julgamos as pessoas pelo seu poder aquisitivo, pelo seu poder perante a sociedade. Aqueles mais humildes, menos favorecidos monetariamente, sequer os olhamos pela segunda vez. Vocês já repararam que quanto mais humildes os seres humanos, mais solidários, mais amigos, mais "humanos" eles são?
Não. Não repararam! Afinal, no mundo em que vocês vivem o que vale é a "lei da selva", a lei do mais forte e, para vocês, o mais forte é quem tem o dinheiro, o poder; sequer se interessam em saber qual é o seu verdadeiro interior, bastam as aparências. Às vezes esse exterior tão bem tratado, tão bem vestido, tão gentil, tão educado, abriga uma alma que na verdade está só disfarçada de "anjo", de pessoa de bem.
Costumamos julgar as pessoas pelo seu exterior e é aí que cometemos uma enormidade de erros. Não se apressem em seus julgamentos, procurem analisá-las por sua bondade, pela doçura de sua alma, de seu coração. Não o façam somente pelo seu exterior, este não quer dizer absolutamente nada, este é somente um envoltório, portanto não sejam precipitados em seus julgamentos; procurem conhecer, antes de julgar, o verdadeiro interior daquele com quem vocês estão ou estarão.
Boa noite, muito obrigada,

Camila



JUSTIFICATIVA


Justificamos a todo e qualquer ato que praticamos.
Justificamos nossa raiva, nosso desamor, nossa falta de caridade, nossa falta de fé.
Justificamos nossos erros dizendo não termos noção do que estávamos fazendo.
Justificamos nosso desamor por qualquer outro ser humano, dizendo que ele não gosta de nós também.
Justificamos, justificamos, justificamos, mas sem nunca assumirmos absolutamente nada. Sempre colocamos as culpas em cima dos outros.
Foi um olhar que nos lançaram e do qual não gostamos; foi um gesto mais afoito e que mal interpretamos; foram palavras mal colocadas que nos açodaram a ira mas, para nós, sempre as desculpas, as justificativas.
Por que isso? Estamos enganando a quem agindo dessa maneira? Só a nós mesmos...
Aos olhos do Criador nada pode ser escondido.
Aos olhos do Criador todas as nossas faltas estão sendo vistas como quando nos olhamos num espelho e nos vemos nitidamente, sem qualquer fantasia ou camuflagem.
Será que já não é hora de deixarmos as justificativas de lado e assumirmos de forma verdadeira e sem disfarces nosso verdadeiro "eu"?
Será que ao assumirmos esse "eu" nossa mudança interior não se tornaria mais fácil?
Será... será... será... Mas se não tentarmos, como iremos saber? Então! Vamos deixar de lado nossas justificativas, aquelas nas quais só nós acreditamos e vamos assumir nosso verdadeiro "eu". Ele é horrendo? Sim, é...
Mas a medida em que o deixarmos vir à tona, e com coragem, com segurança, revestidos de uma intensa vontade de mudar, pouco a pouco poderemos ir moldando-o, burilando-o, até que este "eu" se torne brilhante, irradiando luz, iluminando caminhos e sendo verdadeiro, sem mais necessidade de justificativas nem disfarces. Que Deus olhe por vocês e abençoe os dias de suas vidas.
Tenham sempre muita paz.

Raphael



MEDO DA TRANSFORMAÇÃO


Por que é tão difícil ao ser humano compreender a continuidade da vida no mundo espiritual ?
Com tantas provas que a humanidade já recebeu e recebe deste plano, ainda assim os homens se encontram descrentes e receosos.
Por medo? Insegurança? Ou por saberem dentro de si mesmos que há necessidade de uma reforma interior muito grande, a qual não querem se sujeitar a fazer.
Sim companheiros, sabemos dentro de nós, no nosso íntimo, o que é certo e o que é errado. O que não queremos é mudar, porque toda mudança requer esforço e trabalho.
Companheiros, aproveitem essa oportunidade que estão vivendo na carne, para fazerem essa mudança, se empenhem com esforço, e notarão que valerá a pena esse pequeno sacrifício, que lhes trará grandes benefícios futuros.
Todo trabalho é digno, mas o trabalho de nos reformarmos é o mais digno de todos, porque através dessa reforma poderemos nos unir a espíritos iluminados, que estarão a nossa espera para a continuidade da vida.
Não tenham receio de aceitar esta verdade. Ela está presente em todos os momentos de nossa vida, basta prestar atenção no dia-a-dia, no seu pensamento contínuo, nas intuições que lhes permitem resolver sérios problemas, que por várias vezes chegaram a pensar que não tinham solução.
Pois bem companheiros, o que seria essa intuição, senão mensagens enviadas a vocês através do pensamento por espíritos afins, que querem ajudá-los?
Não há necessidade de mais ensinamentos para que possam pensar em fazer essa reforma. No começo parecerá difícil, mas com o tempo e perseverança notarão que não é tão difícil assim. E os resultados vocês perceberão desde o começo de sua reforma interior. Muita coragem e fé a todos.

Edgar



VAIDADE


Não te envaideças jamais
Do dom que tens nas mãos.
Seja ele o da palavra,
Seja ele o dos pincéis e cores,
Seja ele o dom dos versos.
Na leitura, procures a sabedoria.
Na vivência do dia-a-dia,
Procures a maturidade.
Na prece que elevas,
Procures o teu equilíbrio.
No convívio com teus irmãos,
Procures a harmonia.
Estejas sempre em busca
De como melhor se sintonizar
Com as forças que regem o homem,
A natureza e suas experiências.
Uses, assim, o dom que tens
Com simplicidade, humildade e sabedoria.
Esqueças a vaidade e o orgulho,
Tendo o bom senso de nunca julgar
Pois que tal procedimento
Muito te atrasaria.
Lutastes para chegar aonde estás!
Vencestes longos percursos
Até esta etapa de crescimento
. Adquiristes, portanto, conhecimento suficiente
Para saberes que o dom que te foi dado
Também te será tirado
Caso não o saibas usar.
Cuidado com a tua vaidade!
Não deixes que ela predomine
E faze deste dom
Alavanca, esperança, consolo e alegria
A chegar de graça a quem, de fato, dele necessitar.
Salda, com ele, todas as tuas dívidas.
Que são muitas, não duvides.


VIAJAR


No mundo que vamos e voltamos, podemos dizer que viajamos sempre.
Uma viagem diferente, de aprimoramento; se ficamos na dúvida voltamos e aprendemos.
Quantas vezes já viajamos e não aprendemos?
Somos pessoas teimosas, procuramos os caminhos mais difíceis de passar, o atalho não existe.
Acredite em si mesmo que encontrará a paz que poderá passar em frente.
Todos teremos que viajar muito ainda, até encontrar o caminho do bem, que aos poucos será a luz que tanto procuramos.




VIRTUDES


Paz, alegria = amor
Flores, cores = energia
Trabalho, esforço = obrigação
Fraternidade, bondade = coração
Responsabilidade, família = resgate
Esforço, sacrifício = elevação
Amor ao próximo = iluminação

Que todos aqui presentes já estejam com todas essas qualidades dentro de si.
Um abraço fraterno,

Clara


SOBRE AS DIFICULDADES


Irmão, será que o pranto que derramamos não é em vão?
Será que o sofrimento é tão forte assim como pensas ser?
Será que teus problemas são tão grandes, tua vida tão amarga, será?
Parastes para pensar seriamente sobre tua vida? Acredito que dificilmente fizeste isto, sabes por que digo assim?
Em minha vida terrena pouco refleti, vim conhecer o verdadeiro exercício da reflexão em outro plano. Aqui venho hoje para alertar-vos quanto a minha descoberta.
Descobri que o sofrimento e as nossas dificuldades são muitas vezes maiores do que realmente deveriam ser. Criamos, projetamos emoções em situações, fazendo com que elas se distorçam e percam sua essência. Este hábito, nocivo ao crescimento espiritual, impede que os elementos forneçam seus verdadeiros fluídos. Distorcidos, acabam por emanar fluídos também deturpados.
O sofrimento traz em si e por si atribuições que ficam veladas em função da maneira como encaramos os problemas.
Dificilmente pensamos que as dificuldades possam ser benéficas. Raramente pensamos que nossos erros sejam passos e/ou acesso para o acerto, não é verdade? Se não errássemos como saberíamos o significado do correto? Se não sofrêssemos como saberíamos o sabor do prazer?
Deves pensar sempre que as coisas caminham aos pares na natureza. Dentro de ti carregas os dois lados, o positivo e o negativo.
Os dois não se repelem, mas se completam. Atentai para os dois e o equilíbrio irá te acompanhar. O caminho do meio se faz da relação dos opostos.
Experimentai os dois, vivas os dois, e teu sofrimento reverterá em luz.
Observe e viverás mais tranquilo.


E O ASSUNTO CONTINUA


O tema de abertura do nosso encontro de hoje foi o corpo e o quanto ele pesa para os vôos do espírito. Por isso, merece ainda um pouco mais de atenção da nossa parte.
O corpo, esta parte de nós com vida própria, necessidades próprias, é um professor que jamais teremos igual. Ele é exigente, impetuoso, e pior, é cheio de encantos, principalmente daquele que veste o espirito feminino, e por serem a maioria aqui, hoje, é para elas que falo.
A força da vida é amoral, e pouco se importa ela com os meios que usa para sua intenção maior que é a sobrevivência da máquina celular e sua perpetuação.
Para isso ela usa da força que move o mundo chamada sexualidade; esta força que dá inspiração ao poeta, cria as obras-primas, leva o homem à frente, mas também o derruba, e poucas quedas são tão difíceis quanto as que acontecem por tais caminhos.
Por isto mulher, orienta tua filha, as filhas de todas, que não se abusa das forças genésicas sem pagar um alto, um altíssimo preço por isso.
Se antes a repressão extrema levava às neuroses, à frigidez definitiva, às fobias, hoje, as amarras soltas em demasia, levam o espírito a um descontrole tal que, às vezes, vidas e vidas serão necessárias para o reequilíbrio.
Não confundam liberdade com libertinagem; pois tais valores partem de premissas incompatíveis.
Liberdade é a decisão tomada com fundamentos maduros, às vezes até severos, mas são eles e só eles, que darão a certeza do acerto.
Libertinagem não, esta filha do instinto exacerbado, resquício do cio que atormenta os seres inferiores e que arrasa a razão dos homens, animalizando-os, a tal ponto, que faz desaparecer de vez todo e qualquer valor ético, como o respeito humano, principalmente.
Para fechar, ainda digo:
Se aos pensamentos devemos dar a atenção que lhes é devida, às energias genésicas então, os cuidados deverão ser maiores. Por sorte a mulher, neste ponto, leva vantagens sobre o homem.
Orientai os mais jovens, mas de forma a que não se sintam pressionados por aquilo que chamam falsa moral.
Se falamos isto é porque o fato nos preocupa, e muito, pois sentimos que tudo encaminha-se para o pior.
Estamos trabalhando aqui. Trabalhem aí. Existe boa literatura a respeito, espírita e não espírita.


PRIMEIROS PASSOS


Harmonizar-se.
Trabalhar.
Esforçar-se.
Controlar o nervosismo.
São lições fáceis de aprender que serão concretizadas através da perseverança. É como se fôssemos uma criança que está aprendendo a andar: ela cai, se levanta, anda desequilibradamente, cai de novo, anda mais um pouco, cai, senta-se, olha para os lados, descansa, brinca, levanta, tenta novamente, consegue dar dois ou três passinhos, cai, sorri de satisfação e assim vai se repetindo. Às vezes se irrita, se zanga e começa a chorar até que consegue andar sozinha. É assim por toda a vida do ser humano.
Tentativas, fracassos, sucessos. Encaradas com naturalidade, tornarão nossa vida muito mais fácil. Falo em facilidade no sentido do prazer e da tranqüilidade deste viver.
Devemos ter a consciência de que podemos viver sem o medo de não vencer. Porque, por mais que pareça redundante, sempre venceremos. Pois, de uma forma ou de outra, aprenderemos a dar mais um passo e, só por esse pequeno passo, já terão valido a pena todos os nossos esforços.

Emanuel


CAMINHAR


Como um andarilho
Trôpego, cansado, vacilante,
Sigo o curso de minha vida.

Como um andarilho
Sujo, roto, maltrapilho,
Vou seguindo meu caminho.

Como um andarilho
Sem rota, sem rumo,
Vou seguindo,
Vou perseguindo,
O horizonte...

E a cada passo que dou,
Mais distante ele fica.
E a cada passo dado, penso:
Será que estou errado?

Mas, como um louco andarilho,
Não posso me desviar do caminho
Não posso me desviar da rota
Que me prontifiquei a seguir.

E este louco andarilho
Olha, lá para longe, no horizonte
E sabe...
Que não pode parar de caminhar,
Que não pode parar de sonhar.
E continua andando...
Cansado, suado, maltratado,
Continua andando e procurando
Pelo amor...

Gilson


CONDICIONAMENTO


A tudo te condicionas na tua atual vida.
Vives te condicionando a ter isto ou aquilo.
Vives buscando condicionamentos para os teus filhos.
Vives na massa cinzenta das cidades e te condicionas a isso pelo simples fato de que acreditas que a vida é assim.
Em tudo o que plantas, o condicionamento te afasta cada vez mais das verdades dos plantios, das regras tão necessárias para as boas colheitas.
Agora, quando humildemente te enviamos mensagens em que aconselhamos os direcionamentos para os bons caminhos, mil barreiras colocas e culpas os condicionamentos da vida pela tua não evolução.
O que podes fazer de belo para ti e para o mundo que foge sempre ao teu controle?
Como podes te sujeitar a viver uma vida regrada por condicionamentos que em nada engrandecem teu ser? E, por outro lado, foges, arduamente, dos condicionamentos que te levariam mais depressa ao Pai, à paz, ao equilíbrio, à vida no seu sentido mais amplo. Não percebes que mais difícil é a tarefa de estar condicionado aos vícios, às falsas dificuldades, de esquecer, ou melhor, fechar os olhos, para os caminhos da eterna evolução e do crescimento espiritual.
Não tenhas medo de ser condicionado à matéria, tenhas medo sim, de não ter a coragem para te desvencilhares destes condicionamentos.
Liberta-te das amarras que tu mesmo te colocas-te.
Liberta-te para a vida pois, somente assim, estarás livre de ti mesmo.

Lutéro


MENTE


Por ti, perco a noção do certo e do errado.
Manipulas-me como um fantoche.
E, fantoche que sou, me deixo guiar por teus caminhos sinuosos e inesperados.
E quanto mais me apareces, mais me perco em teus devaneios e mais me embrenho em tuas matas e esqueço o caminho de volta. Não há pegadas, nem galhos secos que me ensinem a voltar.
Aí, me desespero... E, mais e mais, me levas em teus braços. E quando dou-me conta, já não sei mais se eu sou tu ou se tu és eu.
Mente ardilosa, tens faces múltiplas que me estudam e analisam para depois, sabiamente me conduzires.
Mas, o que fazer se fraco sou e me deixo ser dirigido?
Como conseguir o equilíbrio, se de ti não consigo me desvencilhar?
Mente, contigo tentarei aprender. Aprender a ser um novo homem por dentro, alcançar a paciência que é a sabedoria do esperar. Esperar para, então, te vencer.
Mas será que te vencerei ou será que me enganarás com tua falsa derrota?
Mente, não me enganes mais, ensine-me a ser sábio, como tu és.

Um aprendiz


IMPACIÊNCIA


Teimas e teimas em cometer os mesmos erros. E isso acontece, somente porque és impaciente.
Impaciente, é aquele indivíduo que não respeita o tempo das pessoas. Sejam elas, filhos, vizinhos, o passageiro do carro ao lado, enfim, todos que estão à tua volta. Todos que atuam direta ou indiretamente na tua vida.
Agora eu te pergunto: por que o teu tempo deve imperar sobre o tempo de outrem?
Porque tu és mais forte, ou mais importante? Ou será porque o teu tempo é mais precioso que o dos outros?
Compreenda que a impaciência nada mais é do que uma camuflagem do egoísmo, do orgulho.
Perceba agora que não foi teu filho que te deixou irritado, que te fez perder a paciência. Foste tu quem não encontrou tempo, nem vontade, para avaliar o tempo do teu filho. O tempo dele te devolver uma resposta, de guardar seus pertences, de terminar a lição, de comer toda a comida, de terminar a brincadeira.
Tudo, uma questão de tempo...
Mas que situação! Agora, justamente agora, percebes que o tempo não existe...
Que situação...
Busca o infinito, percebe o infinito e terás mais paciência.

Alguém que tenta lhes
ajudar a ter paciência.
Gregório



OTIMISMO


Envolvidos por este mundo que é material, são incapazes de vislumbrar o mundo espiritual. E passam a viver tão somente o aspecto material do mundo.
O desassossego com o que tendes, nunca estais satisfeito com o que é viável para vós. Vossa mente, a todo instante, busca as novidades que inconscientemente estais a procurar.
Oh! seres tão insatisfeitos consigo mesmos...
Incapazes de observar o que de bom receberam, incapazes de resolver seus próprios egos, incapazes de enxergar o quanto são felizes, o quanto lhes foi dado de graça: o ver, o sentir, o estar vivo. Um aprendizado tão rico de lições... Lições essas que os estão depurando, aos poucos, para um amanhã mais tranqüilo.
Impossível, eu sei sim, que na Terra, é quase impossível viver sem nenhum dia de melancolia.
Amigos, acreditem que são capazes de conviver com as dificuldades, de as encararem de frente, com coerência e sensatez. Não adiem as resoluções dos problemas, resolvam-nos e saberão que não são incapazes e, sim, seres de resoluções sábias. Tenham paciência com o que passam. As melancolias são vocês mesmos que as buscam para o seu íntimo.
Sejam otimistas, superem a tudo e a todos. "Eu posso", "eu quero", "eu sou capaz". E serão mais completos, mais felizes! Sejam compreensivos com vocês mesmos, dêem-se a chance de acreditar que são capazes de passar pelos "maus pedaços" que, ao serem compreendidos, tornar-se-ão mais leves.

Um amigo da casa


EXISTÊNCIA (ÀS MÃES)


Existimos, sim.
Para podermos evoluir e construir.
Sofremos, sim.
Sofremos o que passamos, porque podemos suportar.
Suportar e aceitar.
Aceitar que todos nós passamos por problemas.
Problemas, sim.
Problemas sempre vêm nos atormentar.

Mas não se desesperem, não chorem, não fujam.
Encarem, enfrentem.
Porque cada problema encarado e suportado, nos deixa mais fortes e firmes no amor a Deus, sabendo que somos capazes de tudo superar.

A todas as mamães, feliz Dia das Mães. Que são todos os dias.

Luiz Henrique


PRESSA


Pressa. A própria palavra, na sua sonorização, denota o seu significado.
Por que tens pressa se sempre estás atrasado? Por que estás atrasado, se sempre tens pressa?
Vives nesse círculo fechado como o gato a correr para pegar a própria cauda.
Se não queres chegar atrasado, então não tenhas pressa. Pois ela te induzirá a pensar que ela (a pressa) te adianta, te coloca à frente de todos. Mas qual!
Engana-te, quando imaginas que se fizeres o curso antes dos teus colegas de trabalho que, a promoção será tua.
Engana-te, quando pensas que voando com teu carro és o mais poderoso e o mais potente.
Engana-te, quando pensas que o tempo escoa somente para ti. Pois esse tempo não existe quando pensares no infinito.
Engana-te tanto a respeito do tempo, que se imaginasses o tamanho do teu engano, pararias agora, de ler, de escrever, de ouvir, de andar, de pensar, de trabalhar, enfim, cessarias todo o movimento do teu corpo físico para ouvires unicamente tua voz interior.
E, com sabedoria, a ouvirias dizer te dizer para não pensares mais no tempo, já que tens o infinito à tua espera.

Bom tempo à todos
amigo da casa


CANTAR


Cantar tudo o que de bom vier à cabeça
Cantar o amor à vida
Cantar, exteriorizar.
Exteriorizar somente o que há de bom.
Em você, no mundo e nos companheiros que o rodeiam.
Eliminar, o máximo possível, o ódio, o rancor, a inveja, a tristeza e a desarmonia.
Por isso, digo-lhes que se todo o mundo deste planeta procurasse fazer isso, diminuiriam os maus sentimentos e aumentariam os bons. O mundo, com certeza, seria bem melhor.
Não dominem, ajudem.
Não julguem, esclareçam.
Se todos nós fizermos um pouquinho, estaremos construindo um mundo melhor para os nossos descendentes.
Obrigado. Fiquem com Deus.

Luiz Carlos


LER


Aos bons amigos, o meu boa noite.
Na simplicidade das palavras, a expressão dos desejos.
No decorrer das leituras, os devaneios a que se entrega uma mente que cria imagens.
No percorrer das suaves ilustrações, o contato com o que poderia ser um lugar, um encontro, um momento.
A leitura é um convite para o desenvolvimento do imaginar, do criar. As figuras que muitos livros apresentam na maioria das vezes, nos traz de volta à realidade que a imaginação sempre tenta camuflar. Ler sempre e muito, imaginar o que a realidade de cada um permita, para não fazer o uso incorreto da leitura.
Saboreiem, com calma, as boas obras. Para que, ao digerirem as propriedades salutares, elas invadam suas mentes, alimentado-as de maneira saudável.

Um amigo escritor


NEM TUDO É ESPINHO


Os trabalhos são inúmeros. Qual quererás abraçar primeiro?
Qual o trabalho que fizeste durante anos, ano após ano, que te levou a te acovardares, diante do medo e da preguiça?
Levanta e segue o caminho. Nem todos são de espinhos. Deixa-te mais leve, não te cobres o que não podes fazer a outrem. Toda vez que a responsabilidade te cobrar, muda os pensamentos e segue o caminho que achares melhor. Usa a tua intuição, não dá ouvidos àqueles que dizem que te amam e só sugam as energias que te restam.
Abre as portas e sai para respirar o amor que te foi agraciado com os perfumes que exalam das rosas e invadem tuas narinas. Não desperdice o tempo de poder viver com o coração mais livre das angústias. Elas não cessam em oprimi-lo.
Vive com a coragem de um ser que erra, mas que também acerta.

Felipe


IGUAL À CRIANÇA


A luz que brilha em todos nós, vem da pureza do amor, do encanto da criança que vive em busca da sabedoria, em busca da firmeza e do crescimento. A criança, na sua ingenuidade não pensa, não se prepara, é espontânea na sua alegria e vontade de aprender. A criança não pára, ela caminha, está entregue ao seu caminho, sempre com a esperança de que tudo acontecerá da melhor forma. Na magia e no encanto da inocência, sabe que a mão que a direciona é firme e ela confia.
Sejamos, amigos, assim confiantes e certos de que a luz nos mostrará a estrada. Vamos seguindo-a, tranqüilos e perseverantes, não nos detendo na incapacidade, na preguiça, para que o nosso brilho que é nato, não se perca.
Estejamos atentos, não deixemos passar as oportunidades.

Boa noite


SIMPLICIDADE


À nossa frente surgem caminhos.
São vários e, quase sempre, nos vimos perdidos sem saber que direção tomar.
Sentimos incerteza no nosso pensar e fugimos das decisões. Não vemos que elas podem ser escolhidas de uma forma mais simples, sempre comandada pelo coração, pois ele deve ser o mentor dos nossos atos.
Coloquemo-nos sempre de frente, seguindo a estrada que está diante de nós, firmes, sem esconderijos, sem artimanhas.
Estarão presentes ruelas, desvios. São incógnitas que podem nos levar ao nosso objetivo ou nos tragar.
A benção diária sempre se apresenta, sempre está presente. O importante é a percebermos e isso só acontecerá se nos despojarmos de nossas fantasias, de nossas roupagens indignas.
Sejamos como o cristal transparente, facetado, reluzindo luzes de diversas cores, mas sempre luzes. Esse é o caminho, o verdadeiro caminho.
Muita serenidade nas decisões, estejam atentos. Não esqueçam: caminhem com um sorriso no olhar, com um sorriso no coração.

Um amigo