CADA UM PODE CARREGAR SUA CRUZ
Um dia, um homem pegou a sua cruz... Com os pés descalços escolheu um caminho comprido e, abraçando a sua carga, trilhou-o até o fim.
Depois dele muitos outros se armaram de força e também carregaram a sua carga, percorrendo caminhos mais longos ainda. Nenhum deles olhou para trás para contar quantos viram, compreenderam ou sentiram este trabalho feito com coragem e regado pela fé, que os fazia crescer cada vez mais, aumentar a sua luz e distribuí-la a cada passo dado, quando percorreram a Terra. Cada um destes homens voltou ao seu mundo levando a certeza, dentro de seus corações, que um dia cada um daqueles que participam da história da vida também irão encontrar esta mesma força para abraçar a sua carga e prosseguir por um caminho igual ao percorrido por eles.
Na história da vida, a luz começou a existir no coração de todos nós que percorremos o chão da Terra porque no ponto final deste caminho existe uma escada para nos ajudar a voltar ao nosso mundo verdadeiro. Por muitas vezes voltamos para percorrer este caminho e, a cada nova oportunidade, menos descuidados nos tornamos. Às vezes a carga fica no meio do caminho mas, num certo momento, a levamos de vez conosco.
Amigos, que de toda esta história, fique a certeza de que cada um pode percorrer o trajeto e sair vitorioso.
Que a fé brote no coração de cada um e que seja reforçada no coração daquele que já a possui. Que esta coragem de viver pela fé se transforme na luminosidade das manifestações diárias de cada um de vocês.
JOVENS DE LUZ
Às vezes, do inesperado surge a mão que atende ao nosso pedido de socorro no que necessitamos.
Não subestime os que te rodeiam.
Não desacredite dos desconhecidos.
Caminhos intrincados e sinuosos nos conduzem a paragens luminosas.
Os jovens são luzes em muitos lares.
A própria inexperiência da juventude os capacita a estarem desprendidos dos ranços e medos dos homens maduros.
Impetuosos e alegres, confiam na garra e na certeza de suas forças.
Sabendo usar do seu adquirido bom senso, verás nos olhares cheios de coragem e alegria dos jovens que te cercam, filhos, sobrinhos, amigos, netos, vizinhos, a energia renovadora que deles emana.
Saudáveis e confiantes, seus muitos sonhos os embalam na busca de um porvir brilhante e generoso. Este estado é distribuído inocentemente para a turma mais avançada em idade com tamanha generosidade, que por vezes são interpretados como inconseqüentes e inseguros.
Vamos, vamos lá observar o que de melhor podem eles nos dar... Alegria, confiança, fé em nós mesmos e na vida.
Que lição para pensar!
ENGANOS
Sabe o que causa mais sofrimentos aos encarnados? É pensar que o tempo que têm para fazer tudo o que desejam ou que precisam é apenas o da Terra.
Quanto engano! Se soubéssemos quantas coisas temos que fazer, quantos deveres a cumprir, quantos compromissos assumimos antes de encarnar, talvez não assumíssemos outros mais, a cada dia.
Cumprir os principais deles já é uma tarefa muito difícil e pode levar uma vida terrena inteira ou até precisar de mais vidas como essa.
É preciso deixar a mente livre de lembranças desnecessárias, o coração sem sentimentos desagradáveis e o olhar voltado para as coisas belas e puras. Se conseguirem ao menos um pouco disso, verão que a vida não é tão complicada e que a ingratidão não existe.
Sejam livres, sejam felizes!
O TEMPO 2
O tempo passa, de acordo com o tempo que cada um dedica à própria caminhada.
Na maioria das vezes, se ouve dizer que o tempo passa depressa demais, que cada vez mais parece diminuir, pois não se consegue fazer tudo o que se deseja no espaço de tempo em que se planeja.
Será, irmãos, que o homem não está querendo modificar demais a natureza do tempo?
Quanto mais se quer conseguir, mais se corre contra o tempo... Esta tem sido a sua conduta quando, na verdade, deveria exercitar mais a calma, a paciência, a tolerância para que cada minuto fosse bem aproveitado, bem planejado e bem executado.
Por acaso, não se diz que "perde-se a vida num minuto"? Pois bem, eu lhes digo que também se pode ganhar fortunas incalculáveis em um minuto de vida. Um minuto é tempo suficiente para direcionarmos os nossos melhores pensamentos para o mundo inteiro. É um tempo na medida certa para atendermos um pedido de socorro, para idealizarmos um dia cheio de boas ações e muitas realizações que fortalecerão os projetos de outros irmãos e trarão o progresso para a humanidade.
O tempo, na verdade, irmãos, não existe. É apenas um limite que o homem colocou para se organizar melhor. É assim que deveria continuar a ser encarado e não como um instrumento de desafio ou como um medidor de competência e capacidade.
É sempre tempo de despertar, de começar ou recomeçar. É sempre tempo de recuperar o que de bom se deixou para trás, de descobrir e acreditar que existe um Deus, uma Força Maior que ilumina e ampara a todos. Esta Força que permite enganos e os perdoa, que se alegra com o nosso crescimento e entendimento e que espera, sem pressa, por aqueles que ainda terão que ir e vir muitas vezes para descobrir o caminho certo. Mesmo se entristecendo com a dor que isto custa a cada um, Ele sabe que, um dia, cada um no seu tempo, todos compreenderão a necessidade de carregar seus fardos e saberão que a verdadeira alegria e recompensa está justamente nessa descoberta. Pois sem descobrir a dificuldade, não se conhece a felicidade do bem viver.
SAUDADE
Palavra que todos compreendem.
Quem não sente saudade de um ente querido?
Quem não se desespera sabendo que, ainda que por algum tempo somente, não vai poder compartilhar seus momentos com essa pessoa?
Mas desesperam-se porque não sabem da vida, a metade.
Os que sabem que só depende do tempo para que esse reencontro aconteça, nunca se desesperam. Pois têm a certeza de que isso vai acontecer o mais breve possível.
Não sejam impacientes, não fiquem sempre desejando que o seu ente que desencarnou esteja sempre a seu lado.
Vocês não sabem a missão que ele tinha que cumprir aí. Talvez fosse apenas uma passagem.
Pensem nos momentos felizes, nas coisas boas que ele fez, no que ele produziu. E deixem de lado esse sentimento que, muitas vezes, acaba atrapalhando a vida dos dois lados.
NASCER PARA A LIBERDADE
Quando tentamos alçar maiores vôos, sempre há alguém querendo nos cortar as asas.
E qual a importância que devemos dar a alguém assim? Nenhuma... Por mais que tentem nos cercear a liberdade, o nosso ir e vir, o nosso pensamento sempre será livre. Através dele atravessamos o espaço, encontramos mundos, sensações, afinidades.
A mente foi-nos dada para ser livre. Livre para agir, para pensar, para analisar, para raciocinar. A mente é uma arma poderosa que tanto pode ser direcionada para o bem, como para o mal. Depende de cada um a escolha...
Faça a sua! Já não é sem tempo...
Mas escolha ser livre.
Sonhe, voe, flutue, viaje...
Há um imenso mundo à sua espera.
Caminhe, caminhe sempre. Mesmo estando inerte fisicamente, trilhe sempre novos caminhos. E eles são muitos...
Nunca perca a sua coragem. Por mais que tentem aprisioná-lo, não se esqueça jamais: "você nasceu para ser livre".
Alce vôos maiores. Amplie suas metas. Expanda sua mente, seu conhecimento, seu amor.
Por mais que as suas asas sejam cortadas, aparadas, arrancadas, você pode, deve ser e é, um ser livre.
O TEMPO 3
O tempo pode ser um grande aliado, mas também pode ser um algoz cruel e implacável. É necessário que usemos nosso tempo com sabedoria, com coragem, sem medo nem pressa. Cada etapa tem de ser executada, criteriosamente. Num bom plantio, não basta jogar a semente ao solo e esperar que ela germine, cresça e dê frutos sozinha. É preciso, primeiro, arar a terra, prepará-la para receber a semente que, uma vez plantada, necessita de cuidados constantes. Ela precisa de água, de sol e de carinho da nossa parte para que germine forte e se desenvolva. Só assim, um dia, virá a ser aquela árvore frondosa, que dá boa sombra e doces frutos. Mas ao plantarmos a semente, não devemos ficar sonhando com a futura árvore, imaginando tudo de bom que poderemos usufruir dela. Pois nesses devaneios, podemos esquecer de cuidar da semente, que vai levar dias, meses e até anos para se tornar produtiva. Isso vai depender desse nosso trabalho diário, desses afazeres tão rotineiros: o bom desenvolvimento da nossa árvore e a nossa colheita farta.
Assim é também, amigos, a nossa vida. Precisamos cuidar dela a cada minuto, a cada dia, sempre com muito esforço, atenção e sabedoria. E, provavelmente, teremos recompensas de amor e de prosperidade. O futuro não existe, o que existe é rega diária, é o colher e plantar a cada dia, procurando sempre dar o melhor de nós, à cada passo da nossa existência.
Um amigo
DESPRENDIMENTO
Quando o ser reencarna ele já vem com uma grande bagagem de conhecimentos. Quando nasce já assumiu compromissos seríssimos aqui na Terra.
Fácil é nos isolarmos, fácil é nos sentirmos incapazes. O ser se ilude com a vida, caminha alheio a tudo o que havia traçado. Mas há um chamamento muito além da sua vontade. Há uma cobrança interior, é a sua própria consciência, é o seu arquivo mental aflorando nas lembranças.
Acordemos sem medo, já é chegada a hora de prestarmos contas dos nossos trabalhos, é chegada a hora de provarmos ao Pai amado que estamos preparados para a grande transformação, a nossa própria transformação interior. Acordemos para uma nova era com mais sinceridade e amor entre os seres, a era das grandes mudanças. Seres humanos mais compreensivos uns com os outros, e com isso a mudança da atmosfera mental que envolve esse planeta, onde há tantas desavenças.
Acordemos para saudar um novo dia cheio de novas esperanças. É tão fácil e ao mesmo tempo tão difícil.
Mas para isso teremos que renunciar, que ser humildes, olhar o nosso próximo como gostaríamos de ser olhados. Estaremos preparados quando nos conscientizarmos que somos todos uma grande e única família universal, que somos irmãos por sermos filhos do mesmo Pai. E esse é o primeiro e grande passo rumo a essa transformação.
Comecemos esse processo único para o nosso progresso e consequentemente estaremos elevando o nosso planeta na senda da Luz Divina.
Haroldo
COMPANHIA IDEAL
Andei muito tempo sem encontrar alguém com quem realmente pudesse contar.
Não sei o que esperava.
Não sei o que queria.
Imaginava alguém que fosse perfeito.
Que engano!
Como poderia eu querer alguém perfeito se sou tão cheio de defeitos. Será que não estava exigindo demais?
Hoje vejo com outros olhos, não preciso de alguém assim, preciso apenas da pessoa que vai me fazer feliz, seja ela quem for.
Abram a mente, parem para pensar, observem ao redor, olhem para seu companheiro e perguntem-se: Você é o que eu realmente vejo ou só estou conseguindo ver o que quero?
Pensem!
PONDERAÇÃO
As nossas dores, os nossos dissabores, os nossos encontros e desencontros, aspirações e decepções, o nosso entusiasmo, euforia, apatia, melancolia, medo, terror... Ah... tudo isto nos leva ao caminho da compreensão de que ainda não conhecemos a ponderação.
Desregrados na vida, nos colocamos a reclamar daquela dor para a qual, momentos antes, abrimos a porta, convidando-a a entrar.
Marcado este encontro, nos desencontramos na apatia, na insensatez. E nos esquecemos de caminhar com passos firmes e centrados.
Lastimamos as reações sofridas pelas ações descabidas, exercitadas por uma mente preguiçosa e traiçoeira.
É preciso ponderar! E ponderar não é se acovardar, é esperar, é discernir, é compreender, é silenciar, é agir.
Ponderar é viver o que, na vida, precisa ser vivido.
No contexto das idéias, o conhecimento dos ideais, o reconhecimento do exercício, a busca da ação, a colheita na reação. Aí se encontra a ponderação.
Não somos ainda perfeitos, no sentido de amadurecimento. Mas somos perfeitos, no sentido da criação. Pondere, até mesmo no ato de ponderar pois, assim, estará caminhando os passos libertadores de toda uma vida recheada de quedas, fraquezas e doenças.
Pondere! Ponderar a vida é um exercício árduo, difícil, porém possível.
Muitos chegaram antes de nós, muitos chegarão depois de nós, assim, precisamos mesmo, é chegar.
Para chegar é preciso começar, para começar é preciso decidir, para decidir é preciso ponderar.
Cuidado, euforia e entusiasmo estão como paralelos, parecidos, porém distantes. Só você poderá seguir, livre, a descoberta do seu caminhar.
Deus nos abençoe a todos.
Mirtes
DIFICULDADES...
Quem ainda não passou por um momento difícil em sua vida?
Ninguém, não é mesmo? Mas quantos já pararam para refletir o quanto foi importante aquele momento, aquele sofrimento? Descobririam, aliás, que de sofrimento aquela situação não tinha nada, que aquela dificuldade os deixou mais fortes, mais aptos para a vida.
Quem já agradeceu por aquele momento, por ter tido a oportunidade, ao vivê-lo, de crescer espiritualmente? Ninguém.
É, amigos, da próxima vez que surgir uma dificuldade pela frente, parem e pensem. Tenham calma e verão como será mais fácil e o quanto será importante passarem por isso.
VITÓRIA
Na vida, quem não almeja vencer, ser o melhor na disputa com o seu semelhante? Mas vencer o quê? Ganhar qual prêmio?
Nessa vida tão competitiva, as pessoas travam uma batalha diária, incessante.
No trânsito disputam quem é o melhor, quem passa primeiro e atiram seus automóveis como se fossem facas afiadas, prontas para ferir qualquer um que passe pela sua frente.
Com o colega, no trabalho, tentando ser o melhor, ser o funcionário padrão, esperando ganhar mais mesmo que isto lhe custe a perda do amigo.
De que adianta tudo isso, essa pressa toda, essa ânsia de ser melhor que o outro, nem que tenha que passar por cima dele?
Em casa, a disputa com a esposa para ver quem manda mais, quem é o "chefe" do lar.
Coisas bobas, sem valor, como ter a casa mais bonita, o carro do ano, quem tem mais dinheiro, governam seus passos.
Os filhos são santos, os mais inteligentes e pôr aí vai... E acabam mesmo entrando nesta história já corrompidos desde pequenos pelas coisas que você acredita.
Desta vida não levamos nada, a não ser amizade, amor e compaixão pelo próximo. É esta a única "moeda" que terá valor.
Pare e reflita um pouco sobre como você leva a vida ou como a vida o carrega e manipula, sem que você o perceba.
Seja humilde, calmo, compreensivo, honesto e trabalhador. E verá que não há nada neste mundo melhor do que isto. Sem precisar receber nada em troca...
MOVIMENTO E CORAGEM
Peço-lhes que dirijam seus olhares a tudo que os rodeia. Tudo tem movimento, nada é estático. Nem mesmo as pedras e a terra privam-se do movimento renovador. E todo movimento renovador provoca revisão, traz novas visões... Entretanto, cada movimento exige coragem.
É preciso ter coragem a cada passo. Todos sabemos que travamos "batalhas" diariamente. Pequenas, grandes, quase imperceptíveis ou absolutamente insuportáveis... Em cada movimento, a coragem define-lhe o peso, a medida e a profundidade. Exemplifico-lhes, com uma questão bastante importante:
Quanta coragem é necessária para ser feliz?
Sim, é preciso ter muita coragem para ser feliz. "Estar bem" exige de nós muito mais do que "estar mal". Temos uma certa tendência para nos sentirmos vítimas e sofredores. Nem ao menos precisamos nos esforçar ou passar por sérias dificuldades para nos sentirmos assim... Porém, para conseguirmos estar bem e nos sentirmos felizes, é preciso que muita "coisa" aconteça, que grandes "maravilhas" ocorram conosco.
Para estarmos felizes, é preciso que nos desvinculemos dos nossos apegos, das nossas carências, das nossas atitudes cristalizadas, da nossa resistência a tudo o que nos é desconhecido... Para estarmos felizes precisamos, antes de mais nada, nos tornarmos humildes, acolhedores, sensíveis, tolerantes, firmes, mas dóceis.
E isso tudo não exige muita coragem?
Não basta, para nós, o acolhimento que todo o universo nos oferece. Queremos o acolhimento de todas as nossas imperfeições por aqueles que nos rodeiam, precisamos que nos aprovem e nos isentem das frustrações e da necessidade de mudança.
Não nos basta a riqueza da vida, oferecida como lição de crescimento. Queremos conforto, benefícios fúteis, ajustes exteriores e concordância com as nossas próprias idéias.
Nossa busca perde o sentido se não for baseada na coragem de enxergar e romper com tanta acomodação!
O movimento da vida demonstra essa coragem. O dinamismo que nos rodeia nos inspira e direciona a nossa ação. Por outro lado, o comodismo nos torna estáticos.
Busquem o movimento renovador, com coragem.
Coragem para serem felizes!
DE GRAÇA DEVE SER DADO AQUILO QUE DE GRAÇA FOI OBTIDO
Deus, através da natureza e de toda a beleza dos seus fenômenos, nos oferece a tranqüilidade e a paz interior. No entanto, poucos compreendem o valor desta dádiva.
Por que, então, o homem não faz da sua vida um instrumento de ajuda ao próximo e a si mesmo?
Por que ter de transformar atitudes que deveriam ser espontâneas? O homem, infelizmente, guarda sempre dentro de si a esperança de uma retribuição, de uma ajuda pessoal.
Na atualidade, os interesses materiais são predominantes na vida dos seres encarnados. Não existe a doação pura e simples da amizade, da fraternidade. Em tudo, existe sempre uma troca de benefícios.
Dar de graça o que de graça recebemos deveria ser compreendido como caridade, compreensão e amor ao próximo.
Estas são as principais virtudes que devemos aplicar na nossa vida diária.
Na compreensão e no exercício desses preceitos, um caminho menos atribulado abrir-se-á à nossa frente.
Por isso, irmãos, busquem aplicá-los em suas vidas. Busquem interiorizar essas virtudes nos seus corações. Com certeza, se isso for praticado com sinceridade, a paz e a tranqüilidade caminharão ao seu lado, dando-lhes a força que necessitarem nos momentos de dificuldades.
Exerçam essas virtudes e percebam que uma transformação irá acontecendo, pouco a pouco, em suas vidas.
Pratiquem sempre essas virtudes em seu próprio benefício e daqueles que os rodeiam.
Que Deus os abençoe.
Um amigo de todos
PRIMEIRO: QUEBRAR A CORRENTE
A vocês que aqui vieram em busca de paz e prosperidade material e espiritual, gostaria de pedir que antes de lançarem-se nessa jornada, nesse caminho em busca da felicidade, libertem-se das correntes da intolerância e do preconceito, livrem-se da espada da inveja, do escudo do medo, da armadura do orgulho e da vaidade, pois, só assim, vocês pararão de se arrastar e caminharão mais rápidos, mais livres, mais leves...
A felicidade espera por todos. Mas só aquele que se põe de mente e coração abertos, não julgando seu semelhante, respeitando e se fazendo respeitar é que consegue avançar. Os outros ficam presos no caminho, degladiando-se sem sair do lugar.
TENTAR, SEMPRE...
Acha-se pequeno diante de tantas posições a tomar? Mas não retroceda, antes, impulsione e lá adiante verá o quanto cresceu. Poderá olhar para trás e, mais maduro, não perceberá onde estava a dificuldade.
Tentando, poderá saber se fracassou. Se não tentar, a dúvida permanecerá e talvez seja mal resolvida, apenas porque teve medo de. Antes um fracasso diante da tentativa, do que a dúvida sobre o que não tentou.
Coragem! Avante com todos os trabalhos que surgirem em seu caminho.
Um abraço amigo.
REAÇÃO
Vivi uma experiência agradável nesta minha última passagem por aí. Tive oportunidades mil e soube aproveitar algumas.
Passei momentos felizes, pude ajudar aos meus e aos que passaram por meu caminho.
A compreensão com aqueles que tinham dificuldades sempre me foi valiosa. Sendo atento aos chamados, pude ser útil.
Hoje, vivendo nesta nova experiência, tenho a convicção de que é possível aproveitar a maior parte delas, quando arregaçamos nossas mangas e deixamos de lado a preguiça, inimiga voraz da evolução e aliada ardilosa daqueles que nos invejam.
É hora de reações! Busquemos, pois, o caminho que traçamos para nós mesmos. Somente assim teremos a paz que procuramos, pois nossa alma jamais regozija-se enquanto não retornamos à nossa estrada.
Caminhem amigos!
Paulo
SOLIDARIEDADE 3
O ser humano deveria parar e olhar mais a sua volta. Se fôssemos capazes de observar, veríamos a quantos seres semelhantes nós podemos alcançar com nossas mãos.
Sermos solidários é um ato de abnegação do nosso próprio ser. É o momento em que paramos nossas vidas, deixamos o egoísmo de lado e ajudamos nossos semelhantes.
Encontramos aí, o simples cumprimento do nosso dever. Quando iluminamos um ser que nos é indiferente, estamos impulsionando o progresso da humanidade.
Parabéns àqueles que sabem ser solidários. A estes um lindo caminho estará sempre à frente.
Espíritos que agora se encontram aí encarnados, aproveitem bem a oportunidade que lhes é dada. Se pesarem bem, verão as mãos que se encontram estendidas. Cabe-nos simplesmente segurá-las.
Laura
PEDI E OBTEREIS
Pedes...
Pedes...
Pedes e pedes... É só isso que sabes fazer?
Prece é pedir, talvez, mas agradecer sempre.
Agradecer a tudo e a todos. Agradeça pelo teu dia nem sempre tão tranqüilo, mas agradeça de verdade, do fundo do teu coração. Compreenda porquê e o quê agradeces.
Põe tua alma em teus agradecimentos. Não diga somente "obrigado, meu Deus" da boca para fora, pois não adianta nada querer enganar a Deus, se nem a ti mesmo consegues enganar. Agradece, agradece sempre. Põe tua alma em teu agradecimento. Lembra-te de que para qualquer coisa que pedires, deves agradecer ao menos por duas: uma por saber o que deves pedir; outra, por ter condição de pedir. Então, agradece a Deus antes de pedir. Agradece pelo ar que respiras, agradece pelo sol que ilumina teu dia, pela noite que traz condição de descansar teu corpo físico.
Comece por aí, agradecendo. Veja as plantas, as flores, os animais que cercam tua vida, veja quanta coisa bela te cerca. E nem ao menos te lembras de agradecer.
Agradece e agradece sempre, pois aí verás que não há necessidade de pedir, mas de agradecer até mesmo a chance de ter "supostos inimigos" que te ajudam a lapidar o espírito.
Neste momento verás que a verdadeira prece nada pede, mas a tudo agradece.
Josué
ENVELHECER...
Como é difícil perder o que se tem, não é?
Tudo que temos parece ser tão nosso, tão precioso, por menor valor que tenha...
Em se tratando de perdas maiores então, tudo fica mais difícil, mais pesaroso, mais inconcebível.
Perder a vida, então... Nem é bom pensar!!!
Isso é para quem já não tem mais ilusões, não precisa mais lutar para sobreviver e só está esperando a hora da morte. São eles, os "velhos". Velhos de idade e de espírito, na concepção dos mais jovens.
É, irmãos, pois digo a vocês, com toda segurança, que perder ninguém perde, por mais que possa deixar transparecer o contrário. Por isso é preciso aprender a envelhecer no plano terrestre. É preciso tirar mais proveito e aprendizado dessa fase da vida terrena, pois ela também é necessária. Foi-lhe dada como mais um meio de aprender, através da observação, da análise, da ponderação, do estudo da sua espécie e das leis divinas.
Seja pois um "velho" consciente, feliz e resignado, pois a sua missão ainda não acabou...
Um velho amigo
ACORDAR
Acordar é dever que, literalmente, temos que cumprir.
É o nosso caminho, a nossa vida, um tempo precioso que nos foi dado para progredir, antes de mais nada, mas também para ajudarmos ao próximo em seu progresso.
Talvez vocês pensem que aquele mandamento "ajudar ao próximo como a si mesmo", esteja esquecido por nós. Mas não está não. Porém, para ajudarmos ao outro, antes temos que nos ajudar.
O que adianta salvarmos o amigo que caiu no rio, se não sabemos nadar?
Então, assim é a vida. Temos que nos consolidar para aumentarmos o nosso trabalho em relação ao próximo.
Amigos, quando falo acordar é no sentido de nos conscientizarmos da necessidade do estudo, de vencer todos os obstáculos com vontade de acertar, sem reclamar. Refiro-me ao descobrir novos caminhos, novas lições, aproveitando todos os momentos como aprendizado.
O verdadeiro acordar é nunca mais dormir. Sabemos que vigiar o tempo, principalmente enquanto nosso corpo físico descansa, é ainda mais necessário e difícil, pois o espírito liberto da prisão carnal fica mais vulnerável e exposto às tentações e ao ataque das trevas. Sendo assim, quando volta ao corpo traz consigo todas as vibrações e impressões registradas dos momentos que viveu.
Aí então, haja energia para livrar-se de tanta negatividade!
Cuidado, queridos amigos. Acordar é um dever que temos que cumprir.
Não cochilem mais, fiquem atentos e tudo haverá de correr bem.
João Carlos
VISITA INESPERADA
Você já reparou que as pessoas passam o tempo todo se preparando para enfrentar somente aquilo que elas conhecem, ou pelo menos ouviram falar? E como num livro de receitas, seguem as instruções e esperam que o alimento saia pronto?
Pois é... É assim que todos se preparam.
Arrumam-se com a roupa adequada a um dia de calor, mas não se preparam para a virada do tempo.
Preparam o jantar farto para aqueles convidados que chegarão na hora marcada. Mas nos outros dias fica faltando, às vezes, para um familiar que chegou mais cedo.
E assim a vida segue.
É hora de enxergar mais longe para não ser pego de surpresa.
Um abraço
José
ÁRDUO CAMINHO, MAS NECESSÁRIO
Lute, lute sempre. O caminho a percorrer é muito árduo.
Saiba que o caminho complicado, mais difícil e espinhoso, é o que você deve seguir.
Você saberá compreender o porquê de passar por este trajeto tão difícil, quando chegar ao final de sua caminhada e se deparar com tamanha felicidade alcançada.
E aí verá que valeu a pena o esforço que fez.
Lute sempre, sem cessar.
Há ainda muito caminho a percorrer!
Quando chegar a certo ponto do percurso, descobrirá que há muito a caminhar porque é necessário.
Então, caminhe...
BEM AVENTURADOS OS PACÍFICOS
Irmãos, o que vocês realmente entendem por ser pacífico?
Ser pacífico não significa absolutamente não envolver-se em brigas ou qualquer tipo de contenda.
Ser pacífico é ter certeza do seu caminhar, é ter consciência que lá adiante o aguarda a tão desejada tranqüilidade que sempre almejou.
Ser pacífico é não perder tempo com as tolices em que muitos deixam-se enredar, acabando por perderem o seu próprio rumo.
Ser pacífico é ter essa força poderosa que os impulsiona a seguirem sempre em frente, sem jamais preocuparem-se com o que as demais pessoas pensam desse seu comportamento, aparentemente para eles tão estranho, pois essas criaturas não conseguem ainda discernir pacificidade de covardia. Para eles, aquele que consegue manter-se tranqüilo diante de uma injúria é apenas um covarde, alguém que não tem "sangue nas veias".
Amigos, procurem entender o sentido literal dessa palavra e, acima de tudo tentem exercitá-la no seu dia-a-dia.
Pratiquem e procurem sentir como a sua vida começará, ainda que lentamente, a mudar.
Observem como até mesmo as pessoas que os rodeiam começam a tratá-los bem e compreendem melhor a sua nova maneira de agir.
Iluminem seus caminho e os daqueles que fazem parte do seu grupo familiar e de amizade.
Se cada um tentar ser pacífico, tolerante, estará plantando para si mesmo um futuro mais tranqüilo e cheio de paz, pois na vida colhemos apenas aquilo que semeamos.
Sejam pacíficos com vocês mesmos também. Esse é um grande remédio para os males do corpo físico e da mente.
Sejam pacíficos, sejam mansos!
Que Deus os abençoe.
Um irmão
OS CHORÕES
Quantos de vocês choram!
Choram por tudo o que se passa com vocês...
Choram com lágrimas. Choram com as palavras. Choram com o coração. E as vezes dizem: Meu Deus, como a vida é difícil!
E nós aqui, deste outro lado, olhamos para vocês e torcemos para que passem por cima de seus problemas, mas que continuem com problemas. Porque é graças a estes problemas, que se fortalecem, crescem e evoluem.
Quando quiserem chorar, chorem. Ninguém é de ferro...
Mas lembrem-se de nunca deixarem de lutar para vencer os obstáculos. Graças a eles, nos fortificamos.
Um amigo
COMPREENSÃO
Compreendemos facilmente nossos filhos. Até mesmo quando estão errados, cedemos, dando morada à irresponsabilidade. No entanto, se um outro ser que não nos é tão próximo, nos faz algo que não toleramos, nos tornamos agressivos, arredios e vingativos. Não nos permitimos, ao menos um segundo sequer, ponderar. O pré julgamento já nos deu o veredicto e o sustentaremos, mesmo que estejamos errados, até o final. Temos, portanto, um único peso. Porém, com duas medidas distintas.
Ponderar os fatos se torna tão difícil, diante do egoísmo de mantermos a nossa própria verdade, frente a admitirmos nossos próprios erros...
Lembremos, pois: mais forte é aquele que assume os seus atos, sejam eles certos ou errados. Ao covarde fica sempre o adjetivo da mentira, que sempre sucumbe, ao final, pela sua própria palavra.
André
CABE A NÓS FAZERMOS AS ESCOLHAS
Não é a vida que nos escolhe.
Não é Deus quem nos escolhe.
Não somos escolhidos. Nós fazemos as escolhas!
Temos as opções: podemos escolher pela vida, encará-la com força de vontade, com confiança, perseverando e enfrentando os obstáculos com coragem. Ou podemos ser lançados nela (a vida) e nos abandonarmos no desânimo, na descrença, no desespero, passando por ela sem escolhê-la.
Podemos escolher confiar em Deus e compreender Sua infinita sabedoria com humildade e alegria. Escolhê-Lo para fortalecer nossos alicerces. Ou, então, rebelar-nos contra Sua bondade sem compreendê-la, sendo filhos amados sem escolhê-Lo como Pai.
Podemos fazer nossas escolhas e avançar correndo o risco de sofrer, mas sabendo que o resultado será mérito nosso. Ou podemos acreditar que somos escolhidos sem direito à participação nessa escolha, acovardando-nos nessa posição de incapazes.
Façam sua escolha!
A LUTA DO HOMEM NA TERRA
O homem luta para conquistar mais uma oportunidade de aprimorar-se através de uma nova experiência terrena.
Assumiu compromissos e prontificou-se a aceitar, com humildade e paciência, todas as lutas que deveria enfrentar quando chegasse o momento da prova.
Entretanto, quão poucos são os homens que conseguem retornar vitoriosos, ou menos comprometidos com as mazelas do pretérito!
A Terra oferece todas as chances que o homem necessita para crescer. Entretanto, aqui chegando tudo esquece e de nada adiantam as intuições e os chamados. As atrações da matéria são muito fortes e esses homens, ainda cegos e surdos, não conseguem superar, sequer, as provas menores, pois ao menor sinal de sofrimento e de dor, só fazem reclamar sentindo-se injustiçados, esquecidos por Deus.
Quanta fraqueza e quanta incompreensão existe nessa conduta!
Se pudessem avaliar com maior discernimento, veriam que não foram, nunca, esquecidos por Deus e que se aqui estão, é graças à Sua bondade e para que cumpram aquilo que se prontificaram a realizar.
Por isso, não lastimem a sua sorte, mas sim, agradeçam por essa abençoada oportunidade.
Vivam todos os seus momentos com alegria. Entendam que ninguém evolui se não buscar o seu próprio aprimoramento.
Lutem para conquistar o direito de viverem em um mundo melhor.
Um bom amigo
MUDANÇAS 1
O mundo está mudando rápido demais.
Todos estão ansiosos com a chegada do novo milênio, e muitas vezes deixam de lado atitudes simples mas, que engrandeceriam qualquer espírito.
Essa ansiedade faz com que grande parte das pessoas pare de prestar atenção em si mesmas. Faz com que as pessoas parem de se questionar e pensar se suas atitudes estão fazendo bem para elas e para os outros.
Quantas mulheres, na ânsia de conseguirem sair-se bem no emprego, não esquecem a educação dos filhos?
Esquecem aquela atenção, dedicação e cuidado que precisam ter.
Sem contar certos homens que mal conversam com seus filhos, pois quando chegam em casa eles já estão dormindo, e quando saem também.
Tudo isso faz com que as pessoas cresçam imaginando que a vida se resume a isso: trabalho, pressa, competição e angústia.
Aquele momento de carinho, união, momento de conversar, brincar e ensinar coisas boas, também mudou.
Sei que é impossível parar o tempo, é até absurdo falar assim. Nós precisamos mudar para crescer e progredir.
Mas podemos, nessas mudanças, incluir amor, compreensão, paz, caridade e tantas outras qualidades do espírito.
E isso se consegue com dedicação, perseverança e muita, muita fé.
Desejo tudo isso e muito mais a todos.
ALERTA
A vida aí na Terra nos obriga, muitas vezes, a tomar atitudes que contrariam frontalmente aquilo que julgamos ser correto.
É preciso compreender que nem sempre aquilo que nos parece falso ou errado, assim também parece aos outros.
Vivamos a nossa vida sem nos preocuparmos com o que é certo ou errado. Aceitemos a vida com tudo o que ela nos oferece, sem prestarmos atenção no julgamento dos outros ou na nossa falsa moral, achando-nos capazes de decidir por terceiros aquilo que somente a eles compete saber.
Para nós, basta apenas que compreendamos que a vida deve ser pautada naquilo que temos conhecimento e capacidade de pôr em prática.
Cada ser, em conformidade com aquilo que acredita, poderá orientar a sua vida dentro desses parâmetros e, sentindo a necessidade de avançar um pouco mais, terá a intuição certa daquilo que realmente precisa.
Portanto, não procuremos orientar nossas vidas em função do que a sociedade dirá, mas sim, e apenas, daquilo que a nossa razão determinar.
O discernimento, a seriedade e a boa vontade são armas poderosas que com certeza nos levarão a um caminho claro, onde cada um julgará apenas os seus atos, não ficando mais preocupado se isto estará ou não dentro de um limite imposto por uma sociedade hipócrita.
Sejam leais, sejam vocês mesmos. Não importa o que os outros digam a seu respeito.
A sua consciência está tranqüila? Então, é isso que importa.
Que Deus os abençoe!
Um bom amigo
QUAL É O MEU NOME?
Chamam-me prazer.
Buscam-me nos vícios, nos lugares barulhentos, festas e orgias.
Onde houver o vazio, ali estou.
Sou procurado por muitos ou mesmo por todos.
Cada um me dá o nome que melhor combina com ele.
Descanso, relax, uma "nice".
Muitos não sabem que sou um veneno que aos poucos vai corroendo, até que um dia você fica "só na minha".
Ociosidade, esse é o meu melhor nome.
SOU APENAS FILHO DA VIDA
Vocês sabem que nós, deste lado, os acompanhamos a muitos lugares.
Outro dia, estava eu acompanhando uma pessoa num supermercado e reparei que duas senhoras discutiam. Uma dizia para a outra:
- O produto que estou levando é muito melhor do que o seu, pois tem os ingredientes A, B e C.
E a outra retrucava:
- Mas o meu tem o D, o F e o G, que são muito mais modernos do que os outros.
E a discussão foi em frente. Uma tentando provar para a outra que o seu produto era melhor.
Reparando nisso, pensei: "como os homens fazem a mesma coisa com as coisas do espírito!"
Seria tão mais simples se uma chegasse para a outra e dissesse, simplesmente: "eu levo este produto porque ele me agrada, não sei se ele é o melhor."
O ser humano tem uma necessidade muito grande de rotular, separar e segregar tudo o que toca, e não consegue manter a harmonia da criação. E fazemos isso até com as religiões. Um tentando provar ao outro que seu caminho é o melhor, nem que seja pela força bruta.
Meus irmãos, não existe um Deus melhor do que o outro, não existe um amor maior do que o outro, tudo foi criado por um único amor.
Quando o homem conseguir liberar-se desses rótulos que ele mesmo se coloca, quando ele puder dizer: "eu sigo este caminho porque ele me parece necessário, o mais adequado para o meu aprendizado", e respeitar a escolha do próximo, muita paz haverá neste mundo. Quando conseguirmos responder simplesmente a esta pergunta "qual a sua religião?" dizendo: "sou filho da vida", quanta paz haverá!
Peço a vocês que reflitam, que aceitem os seus próprios gostos, as suas próprias necessidades, mas não tentem impô-los aos outros.
CONSTÂNCIA
Se a meio do caminho tropeçares, levanta-te e segue em frente.
Se cansado em meio a tantas tarefas, não esmoreças, realiza-as.
Em tempo de carestia, retempera-te sendo comedido em teu viver.
Não esperes do outro o que te compete. Cada dificuldade vencida é um passo a mais para o teu fortalecimento.
Quando sentires a preguiça enlanguescer teus membros e tua vontade, repila-a com ação e energia.
Estamos todos em treinamento contínuo, na busca de vencermos nossas tendências.
Para isto, as dificuldades vão sendo gradativamente aumentadas. No exercício contínuo de superá-las, chegamos a descartá-las em definitivo.
Assim vamos construindo novos corpos mais sutis e imponderáveis que nos capacitarão à novas e melhores condições de vida. Livres, cada vez mais, dos destinos do aprendizado, lançamo-nos ao ensino, à ajuda, à libertação dos que nos seguem.
As primeiras tentativas de vencermo-nos são penosas e difíceis. Mas, alcançadas as primeiras vitórias, estas mesmas tornar-se-ão alavancas estimuladoras de nosso aprimoramento. Na medida da constância do nosso desempenho neste processo de nos desprendermos de antigos hábitos, de regras e situações, de vícios, apegos e medos, superamos tudo aquilo que nos ajudou a formar este ego inconstante, irrequieto e antagônico.
Pensem a respeito da constância do empenho pessoal que cabe a cada um no trabalho de construção da sua identidade.
Que brilhe em cada um de vocês um lampejo de reflexão sobre este tema, já ser-me-á gratificante.
Que uma fagulha de amor seja lançada na mente e no coração de todos vocês.
Com respeito, obrigado.
SÓ TRABALHANDO
Podemos ajudar?
Sim.
Podemos conversar?
Sim.
Podemos andar?
Sim.
Podemos abraçar?
Sim.
Podemos amar?
Sim.
Podemos tudo o que quisermos. E ainda podemos respirar de graça...
Temos um corpo são, perfeito, e ainda assim reclamamos...
Reclamamos do quê? As dificuldades não são privilégios. Todos, de alguma maneira, têm suas dificuldades.
Parem de se martirizar com seus pequenos problemas...
Existe apenas um jeito de superá-los.
Sabem como?
Trabalhando...
EQUILÍBRIO
Como é difícil para os seres terrenos encontrarem o equilíbrio para um caminhar mais suave!
Como é difícil a compreensão de que todas as soluções estão dentro de cada um de nós!
Como é difícil, e muito difícil, os seres humanos compreenderem que somente enfrentando o seu interior é que poderão descobrir o equilíbrio de que tanto necessitam!
Os seres humanos ainda precisarão de muito tempo para encontrarem a coragem, a maior das coragens, que é olhar para dentro de si mesmos.
A vida, através de sofrimentos, acabará por conduzi-los a esse equilíbrio.
Fiquem em paz.
Um irmão
CAMINHAR SEMPRE
Que caminho é este que decidiste tomar?
É difícil sim, mas o que não é? As coisas fáceis são desinteressantes.
Como é bom estar no momento vivo e aprendendo a lidar com as dificuldades, vivenciando o novo para que possamos alinhavar a sabedoria.
Diante das dificuldades volta sempre o pensamento em agradecimento, pois elas existem para que possas criar cascas de amadurecimento, vivenciando histórias e adquirindo coragem e força.
Tu podes analisar o quanto tens melhorado olhando para as tuas mazelas internas.
Vai amigo, caminha sem olhar somente com os olhos do pessimismo, mas sim com olhos de otimismo, seja um vencedor!!!
Um amigo
SOMA DE TUDO
Toda a obra do Pai Maior, toda sua criação amorosa é feita da soma de tudo o que há e é capaz de construir.
Os elementos presentes na natureza que nos cerca estão todos em nós, criaturas inteligentes. Há sempre um pouco da terra na árvore que é sustentada por ela, há sempre um pouco da chuva na flor que absorve as gotas caídas. Há sempre um pouco de tudo o que chega até nós em nossa forma de expressão.
Somos, todos nós, a somatória de todos os instrumentos, de todos os elementos e experiências, todo o avanço de idéias. Toda a possibilidade de clareza e entendimento adquiridos pela humanidade em tão longo e rico caminho trilhado e por trilhar.
Temos a somar todos os passos já dados por nossos próprios pés. Porém, muitos passos são automatizados e desperdiçados cada vez que nos esquecemos que somos "a soma" e assim temos que somar sempre. Interrompemos a construção do nosso caminhar, toda vez que nos refugiamos na indiferença curiosa, na busca de compreensão desvinculada do sincero desejo de crescimento. Toda vez que essa busca se satisfaz com as provas concretas que apenas acalmam o ego desprovido de sensibilidade, esquecemos de somar.
Todo o conhecimento, todo esclarecimento, toda descoberta feita pela humanidade vem para acrescentar condições de evolução.
Evolução que não pode deixar de ser a somatória do conhecimento, da razão com o exercício da fé, da bondade, da harmonia, do equilíbrio e da construção de verdadeiros sentimentos de fraternidade.
DOAR
Irmãos queridos, quero convidar a todos neste momento para que de olhos fechados e coração aberto, possam visualizar somente a natureza, toda ela em atividade.
Abram-se e sintam esse reino límpido, fresco, com a vegetação vibrando suas folhas, purificando o ar, embelezando a nossa visão; com os pássaros cantando, voando livre e lindamente; com as borboletas bailando, exibindo as suas cores; com o céu azul, as nuvens brancas, o sol e sua energia, seu brilho, seu calor aquecendo tudo, iluminando a tudo e a todos.
Quanta beleza, quanta paz, não é?...
Agora, pergunto: Quanto paga por isso? Quanto, cada um deles, cobra de você?
Saindo de casa, pode respirar esse ar puro e ver toda essa beleza. Nada lhe é cobrado, não é? Tudo é doação. É doação divina, é exemplo de amor, é exemplo de caridade, de beleza pura. Não tem porquê, cada um, cada filho de Deus, se achar direito de cobrar por tudo o que faz, de exigir que seja reconhecido por tudo o que faz de bom para o outro. Isso é doação? Isso é amor? Com certeza, isso é troca! Sendo assim, não deve fazer sem antes conversar sobre pagamento. Porém, se fizer com a intenção de doar realmente, não tenha, jamais, a esperança de receber uma recompensa. Para doar, para fazer o bem é preciso que primeiro esteja realmente preparado para doar tudo que de melhor tiver dentro de si.
E você tem! Todos têm! Para doar amor, você pode doar através de um olhar, de um sorriso, de um simples gesto. A bondade, a doçura, o amor, simplesmente fluem de todo o seu ser, pois somos todos feitos de bondade e amor divino. Não é preciso fabricar nada, apenas aumentar, multiplicar. Cada vez que você olha para um irmão e deseja a ele, seja quem for, seja de que raça for, seja qual for a sua posição social, amor e tudo de melhor; então, você está doando e multiplicando o que de melhor tem dentro de si. E quanto mais fizer isso, sem jamais cobrar ou esperar recompensa, mais aumentará a sua capacidade de amar, e você sentirá cada vez mais vontade de dividir.
Dividir, dividir e dividir sempre, pois sentirá que isso é realmente ser caridoso, isso realmente é fazer o que Deus nos ensinou e nos ensina a cada dia.
Quem espera recompensa não está doando, está vendendo, está trocando! Apoie-se no amor de Deus, no amor desse Pai Maior e doe cada vez mais, de coração e mente aberto para o bem verdadeiro, para a verdadeira caridade.
E que Deus abençoe a todos em cada passo, em cada gesto.
E sejam todos muito felizes na paz do amor, na paz de Deus.
Que assim seja!
A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS
Há muito bochicho, muito "disse que disse". Dúvidas, incertezas, insegurança, medo... enfim uma tempestade para muitos.
Qual é o motivo real de todas as suas inquietações? De onde essa tempestade surgiu? Mergulhe profundamente na sua mente... Vá até as suas raízes... Como estão? Firmes? Acha, amigo de estrada, que essas inquietações surgiram nesse exato momento? Não, elas existem há tempos em seu interior. Não há solidez. Nada está firme em você.
Fortaleça suas raízes, adube-as, regue-as todos os dias com as boas obras. Trabalhe, amigo, para que possa fincar-se no solo e crer mais em Deus, em você e no motivo real da sua passam por aqui. Deixe as histórias, as fantasias de lado, vença o medo e trabalhe mais.
O medo que domina sua mente o enfraquece, o ilude, o faz perder tempo. Enquanto fica na incerteza, o tempo passa e você fica. Talvez amigo, você esteja hoje no seu sem número de tentativas e pode ter parado muito tempo nesse mesmo lugar.
Aos inseguros, medrosos e sem fé, eu deixo um conselho:
"Falem menos e trabalhem mais, muito mais, pois os beneficiados serão vocês mesmos".
Haroldo