AS PERDAS


Vivem a chorar a perda, mas não se dão conta de que estão a reclamar por algo que não possuem.
Choram pela perda de um objeto, de um dinheiro, de uma casa, de um carro, tudo assim, como se fossem realmente donos de tudo isso.
E assim se vão, trinta, quarenta, cinqüenta, oitenta anos. Assim se foi uma vida toda em função da matéria.
Não se dão conta que é a matéria que tem de existir em função de vocês mesmos.
Tudo que aqui está, foi colocado pelo nosso Criador na mais sábia ponderação.
Cá temos a todo instante tudo aquilo que realmente precisamos para aprendermos durante nossa passagem. Nada que precisarmos para nossa evolução nos faltará.
Agora perguntam:
E aquele que não tem sequer o que comer?
Fiquem sabendo, pois, que ao não ter na mesa o alimento que necessitam para a manutenção da vida, para a sua própria sustentação, estão apenas aprendendo algo. Eis aí um exemplo da função da matéria. Valorizará, então, este ser, cada alimento que chegar a sua mão. Outrora pode ter sido este, um egoísta. Aprende hoje então a necessidade da divisão.
Não vivamos a chorar, a nos lastimar cada perda, pois aqui nada nos pertence, nem ao menos o corpo que habitamos, pois este também é matéria, e a matéria a este mundo então pertence.




CONFIANÇA


Confiança se adquire enfrentando obstáculos sem esmorecer no abandono às dúvidas. Encarar a realidade, são sinais positivos para o progresso. Empenhamos às vezes nossas forças em inutilidades, em caminhos distantes, e quando nos damos conta, perdidos estamos nas estradas e o retorno se torna sofrido, muitas vezes dolorido para a alma.
Procuremos estar amadurecidos para as reformas, as desavenças, para que possamos sempre estar crescendo da melhor maneira possível.
Amigos, haverá o dia que não mais sairão procurando soluções em nenhum lugar, porque o lugar na verdade está em vocês, todas as soluções estão dentro de vocês, basta encarar os acontecimentos com sobriedade e saberão que na maioria das vezes, o resultado estava bem pertinho e que apenas bastava uma palavrinha mágica: compreensão.
A todos, muita paz.

Um amigo



MEDO? POR QUÊ?


Queridos amigos, não tenham medo dos seus sentimentos. O medo aprisiona, deturpa, desvia todas as intenções e todas as atitudes. Aprofundem-se no conhecimento dos seus sentimentos e assim conhecerão e reconhecerão a si próprios.
Ao observar o mar, julga o homem a sua beleza, a sua grandeza. Porém, grandeza maior, beleza ainda maior, se encontra nas profundezas das suas águas, no seu interior. Beleza e grandeza estas que o homem não consegue observar olhando a sua superfície. O mesmo acontece na observação das atitudes, dos sentimentos. Nas buscas que fazem observando a superfície não têm a dimensão do que vai no interior e na profundidade delas.
Aprofundem os seus sentimentos, aprofundem o conhecimento a respeito deles, aprofundem-se nas buscas que fazem, aprofundem-se nas suas atitudes, no seu pensamento, no conhecimento dos seus desejos, daquilo que realmente querem, porque a observação da superfície lhes dará uma imagem errada e ilusória. E ao iludirem-se, podem ser levados ao fracasso.
Procurem conhecer profundamente os seus sentimentos e as buscas que fazem, para que possam, pelo menos, sentir uma maior segurança sobre aquilo que irão encontrar.




TRABALHO


Muitos acreditam não precisar do trabalho para o seu crescimento espiritual. Enganam-se. Pois todos vocês sabem que é só o trabalho, o dia-a-dia, que vai-lhes trazer a experiência e um pouco do conhecimento necessário à sua evolução.
Não deixe que a preguiça o afaste de suas atividades, seja na casa espírita que você freqüenta, seja no seu trabalho em alguma empresa ou, até mesmo, em casa.
Afaste-se de pessoas que reclamam o tempo todo e que não esperam nada da vida, além do descanso. Essas não vão poder oferecer-lhe muita coisa.
Converse com as pessoas, pense no que vai dizer. Dê coragem e ânimo à elas.
Faça com que o seu dia e o de quem encontrar, seja um pouco mais alegre e cheio de esperança.
Não se acomode, esperando que o outro faça as coisas por você. O seu trabalho, só você pode fazer.




LUTA


Muitas pessoas desistem facilmente de seus ideais, por medo. Esse medo, muitas vezes, está ligado ao orgulho e a pessoa nem percebe.
Quantas vezes nos pegamos desejando realizar determinadas tarefas, mas não vamos pelo simples medo de encarar o novo.
Toda mudança assusta. Se você trabalha, estuda e percebe que aquela sua rotina está sendo quebrada, você pára e quase desiste.
Tome coragem, siga em frente, só você pode tomar as atitudes necessárias para mudar a sua vida.
Só você pode ajudar-se, encontrar-se, saber qual o caminho a seguir.
Não espere que ninguém venha e o guie. Você será guiado, sim; pelos bons espíritos, quando estiver trabalhando e tentando melhorar sua compreensão das coisas.




TOLERÂNCIA


A vocês que aí se encontram, a caminho da vida que exige esforço, luta constante e jogo de cintura, como se diz no jargão popular...
O dinheiro é sempre curto e as necessidades vão além do que podem gastar.
Há uma diferença enorme entre o que se quer e o que se pode. E todos, com frustrações e em desespero, desalentados e desnorteados, vão bater às portas da fé, sejam elas quais forem: o centro de umbanda, a igreja católica, o budismo, o hinduísmo, o espiritismo e todos os ismos criados, onde possam encontrar um paliativo para seus males e aflições.
Olvidam a tolerância, ou melhor, desconhecem-na. Pois o que há de mais importante é saberem desenvolvê-la em proveito próprio.
Não falo da tolerância ingênua, piegas, que pregam tantas seitas. Refiro-me à tolerância que transforma a criatura em alegria, em certeza, em harmonia.
Não aquele tipo de tolerância onde, resignadamente, apiedam-se de si mesmos. Este tipo de conceito é o mais comum sobre a mais sublime capacidade a ser desenvolvida na vida encarnada.
Através dela muitas provas são vencidas, abrindo portas mais largas e luminosas para que possam adiantar-se na evolução, com menos tropeços.
A verdadeira tolerância nos faz ver o passageiro das coisas, desta vida que é um dia de aula apenas.
A tolerância abrange algo muito além do aqui e do agora. Ela substitui o "tem que ser", "o vai dar", pelo "se não for assim, com certeza, de outra melhor forma será, a bem de meu aprendizado".
A tolerância recebe o inesperado, o desconhecido, transformando-os em degraus de conhecimento e desenvolvimento.
Esta amiga, a tolerância, os fará ver a vida em sua mágica forma, apresentando-se como sua companheira e não como rival.
Passarão a crer e desejarão vivê-la em sua intensidade.
Tolerem-se, não esperem. Confiem, alegrem-se na tolerância de saber que esta vida, com todos seus revezes, é apenas mais um dia.
Um abraço a todos, do amigo

Teófilo




ORGULHO FERIDO


Falou-se, hoje, em vingança, em ódio, em ofensas Mas, na verdade, o que é tudo isso, senão apenas orgulho ferido?
Todos esses sentimentos inferiores nos causam sempre uma sensação de impotência, nos tornam vulneráveis, pois somos atingidos naquilo que mais procuramos ocultar, (até de nós mesmos). E quando alguém, por alguma razão, nos atira no rosto verdades que o nosso orgulho não aceita, em hipótese alguma, passamos a vibrar energias negativas em relação aquela criatura. Sem sabermos que, ao emitirmos tais energias, as conseqüências maiores recairão sobre nós mesmos.
Na vida, tudo o que fizermos ou desejarmos a um nosso irmão, automaticamente, estaremos atraindo para nós mesmos. Os reflexos de todas as nossas atitudes...
Portanto, vamos ser mais conseqüentes com todos os nossos atos pois, assim, estaremos assegurando um caminhar futuro cheio de paz e de harmonia.
Tudo, em nossas vidas, necessita ser medido e bem controlado. Vivamos, então, com a certeza de que nossos atos não servem de humilhação aos que nos rodeiam.
Pautem sua jornada dentro de limites bem raciocinados, limites esses que não lhes permitam sofrer conseqüências desastrosas que os levem ao desequilíbrio. Trabalhem o egoísmo e o orgulho. Esse será o primeiro e o maior passo que darão em benefício de si próprios.
Que Deus os abençoe.

Um amigo




SOBRE AS CRÍTICAS


Até que ponto aceitamos ouvir as verdades que muitas vezes são necessárias para nós?
Gostamos muito de um elogio, mas quando ouvimos uma crítica, não paramos nem para refletir sobre ela, apenas ignoramos a pessoa e o assunto.
Imaginar que todas as nossas atitudes são grandiosas e bem direcionadas é pura ilusão!
O que precisamos é de humildade, serenidade e amor para podermos escutar críticas e elogios.
Vivemos em grupos, mas não sabemos nos tolerar, não conseguimos ouvir o outro, apenas queremos ser ouvidos e aceitos.
O mundo poderá ser bem melhor se cada um refletir sobre seus atos, ouvir as pessoas e tentar pensar se o que elas dizem fará com que cresça espiritualmente.
Se você está esperando o momento de mudar, é bom que saiba que o momento é agora.
Boa sorte!




BUSCAR O PRÓPRIO EQUILIBRIO


Sofremos, nos angustiamos e, na verdade, sequer temos uma verdadeira noção do porquê de tudo isso.
Caminhamos pela vida qual seres descontrolados, buscando um lugar onde encontremos o nosso equilíbrio. Mas como é difícil esse equilíbrio, como ele demora à chegar... O equilíbrio real e verdadeiro está dentro de cada um, por isso a dificuldade, os espinhos do caminho para chegar até ele.
Esse equilíbrio pode e deve ser buscado, não importa quão difícil e penosa seja essa busca.
A estrada deve ser direcionada para dentro de si mesmos, pois é lá, no final dela, que o equilíbrio os aguarda. É lá que, através de muitas encarnações, ele permanece oculto, na expectativa ansiosa de que um dia nos conscientizemos dessa necessidade e criemos coragem para trilhar essa estrada. Ela não é bonita, não é larga, não oferece conforto, tão pouco as vantagens materiais que estamos tão habituados a procurar... Mas será, única e exclusivamente, através dessa travessia que chegaremos ao equilíbrio tão almejado.
Não basta apenas a tentativa, necessário se faz que haja muita força e perseverança para a conquista desse objetivo.
Filhos, as oportunidades de crescimento são muitas e surgem diariamente à sua frente, basta apenas que saibam ver, ouvir e sentir a sua presença.
Não desanimem, vocês estão apenas começando esse empreendimento. Então, aproveitem e não percam mais uma vez essa grande oportunidade.
Tirem de dentro de si mesmos a paciência, a bondade, a tolerância e o forte desejo de saírem vencedores nessa caminhada.
Aplainem a estrada, tornem-na mais suave, usando, para isso, a sua força de vontade. É ela que os impulsionará na ultrapassagem destas barreiras.
Coragem filhos, muita coragem.

Um irmão




CARIDADE CONSIGO MESMO


Estamos tão habituados à prática da caridade que visa sempre ao próximo, mas por que não pensarmos na caridade conosco mesmos?
Quem de nós procura pensar e avaliar o porquê dos desequilíbrios que atingem a nossa vida, constantemente?
Será que não estamos preocupados apenas com os outros, colocando de lado as nossas necessidades, deixando de aplicar a indulgência em relação às nossas próprias dificuldades?
Em nossa simplicidade ou ignorância, deixamos de lado o que precisamos para nos encontrar, para atravessarmos com maior segurança as vicissitudes que nos atingem.
E assim, saímos fazendo caridade para todos que achamos estar precisando de nossa ajuda... Mas como ajudar ao próximo, se nós mesmos estamos precisando dessa ajuda, desse apoio para suportarmos os nossos sofrimentos?
Amigos, sejamos indulgentes com os nossos irmãos. Mas, primeiramente, vamos buscar equilíbrio e força para atingirmos a capacidade de nos socorrermos para, a partir daí, pensarmos no próximo.
Não pensem que ao estarem conduzindo-se dessa forma, estarão sendo egoístas. Só é egoísta aquele que deixa de enxergar os seus defeitos, as suas necessidades de burilamento e praticam aquilo que chamam de caridade, apenas para camuflar o que não tem coragem de enfrentar.
Sejam caridosos, sejam indulgentes com aqueles que precisam, mas não se escondam em seus casulos.
Pratiquem a caridade, o amor ao próximo, a piedade, mas procurem conhecer bem essas virtudes. Virtudes essas que só poderão ser compreendidas, a partir do momento em que não mais sentirem que estão sendo virtuosos.
Quem é virtuoso, simplesmente o é. Pois já conquistou um patamar espiritual mais elevado.
Que Deus os abençoe.




O PODER DO OURO


O poder do ouro tem arrastado muitos homens a desvarios sem conta.
O homem tem a ilusão de que somente esse poder poderá ajudá-lo a vencer, a tornar-se um ser superior.
Quanta ilusão!...
Esse poder, quando mal administrado e usado apenas para a conquista de facilidades, tem colocado muitos homens à beira de um abismo. O abismo da ganância, da luxúria, do orgulho, da prepotência e muitas outras loucuras.
Esse poder, se em mãos incapazes, somente acarretará infelicidade àquele que o possue.
Entretanto, é necessário que ele seja uma força, um poder, pois o progresso material da humanidade acontece quando ele é bem administrado, quando ele gera emprego, novas descobertas em vários setores, como saúde, educação, etc.
Portanto, não menosprezemos aqueles que foram aquinhoados com esse bem, pois ele tanto poderá representar um benefício, como um malefício, depende de quem o manobra.
Vivam suas vidas sem ambicionarem o que ainda não estão preparados para receber. Aceitem aquilo que têm e façam disso a sua verdadeira realidade.
Fiquem em paz.

Um amigo




OS OLHOS E O OLHAR


Quando depositam seus olhares em um rio a vossa frente, o que vêem?
Uns verão a superfície, o limite entre água e terra e talvez seu movimento ininterrupto; outros poderão "ver" o suave murmúrio das águas a tranqüilizá-los, verão a profundidade da vida ali existente, as gotas multicoloridas que alegram o encontro da água com uma pedra ou um desvio do leito.
Quando depositam seus olhares numa árvore a vossa frente, o que vêem?
Há os que verão seu tamanho, sua utilidade, o espaço ocupado por ela. Mas há os que verão a energia dos seus frutos ou flores, a brisa suave da sua sombra convidando-os ao repouso das idéias.
Quando depositam seus olhares no nascer ou pôr do sol no horizonte longínquo, o que vêem?
Para alguns é mais um dia que começa ou acaba automaticamente para os mesmos afazeres. Porém, para outros é um espetáculo de luz e beleza que lhes enche de emoção e força o coração e "bebem" de tal visão o elixir para suas dores.
Qual é a diferença destes olhares sobre os mesmos lugares e objetos?
É que alguns os vêem com os olhos cegos da materialidade temporária; já os outros usam os olhos da alma que é sensível, emotiva e muito mais capaz de sentir a realidade.




QUE BOM SE...


Que bom seria se as crianças pudessem brincar na praça, sozinhas, envoltas pelo ar, pelo sol, pelos pássaros...
Que bom seria se os homens quebrassem as armas, destruíssem os tanques de guerra e olhassem cada semelhante como um parceiro de jornada...
Que bom seria se os casais conseguissem olhar-se nos olhos, se dessem as mãos e trocassem mais sorrisos...
Quem bom seria se o patrão cumprimentasse o empregado e o empregado cumprimentasse o patrão... Um aperto de mão, um trabalho frutífero...
Que bom seria se as boas escolas se ampliassem, se a educação melhorasse, e se os mestres voltassem a despertar, em cada aluno, a vontade de descobrir...
Que bom seria se à noite pudesse se festejar e no dia ainda se pudesse caminhar...
Que bom seria se você pudesse, neste momento, parar...
Mas a dor formada pela nuvem do desejo, da cobiça, da vingança, da fraqueza, já retirou parte de sua energia, sugou parte da sua vontade de enxergar, de sentir, de discernir, de viver e, quem sabe, até de chorar.
Chorar o choro desta dor que você precisa expurgar. Não se inteire mais destas mesquinharias externas, solte-se, permita-se, sorria mais, cante mais, estude mais, trabalhe mais, pesquise mais. E em cada nova descoberta, perceba o que há tempo você deturpou, por causa dessa revolta incontrolável que fez de você o que é agora: um ser pedinte, andarilho, faminto e triste.
Pede tanto a Deus, sem saber o quê. Anda tanto, que acaba andando em círculo. Joga fora tanto alimento... E se despede, diariamente, da alegria.
O mundo é você, porque você é o mundo. Mas é nos pequenos passos que serão dados os grandes saltos para uma conscientização maior.
Pelo menos, permita-se pensar e refletir. E já estará dando o primeiro passo para que o seu amanhã seja melhor.




AGORA, NÃO!


Quero me colocar à disposição mas, neste momento, não me sinto preparado.
Quero me colocar à disposição mas, neste momento, não me sinto sintonizado.
Quero me colocar à disposição mas, no momento, não tenho o tempo necessário.
Quero me colocar à disposição mas, por enquanto, tenho que aguardar.
Aguardo um sinal, uma palavra, uma intuição divina...
Mas a vida passa, o tempo corre e você joga fora a melhor disposição que tinha: a de começar agora.





COERÊNCIA


Coerência é o que devemos ter ao analisarmos qualquer situação alheia, inusual.
Devemos, antes de mais nada, lembrarmo-nos de respeitar os limites e necessidades alheias pois geralmente, as pessoas não fazem senão o que lhes vêm a mente, sem pesar as conseqüências. Estes são os irmãos com os quais devemos ser benevolentes pois ainda não possuam o discernimento necessário, mas já dão os primeiros passos em direção a necessidade de experimentar algo novo.
Há ainda uma outra classe de pessoas que têm total consciência e que, de fato, fazem valer a vontade própria, a fim de alcançarem novos patamares evolutivos. Em relação a essas precisamos somente deixar-nos guiar pelos seus passos edificantes e consistentes.
Existem também aqueles que já têm consciência, que sabem distinguir o certo do errado. No entanto, por comodidade e preguiça de renovação, jogam para o lado o trabalho que lhes é ofertado e continuam, tal qual um burro vendado, a seguir pelas mesmas trilhas que outrora já fizeram, não descortinando, assim, novos horizontes.
Meus caros amigos, ponderem um pouquinho e me dêem licença para indagar: Onde é que cada um se localiza? Não respondam a mim, guardem suas respostas na mais viva consciência. Quem sabe, assim, vocês despertem um dia!

Geraldo Pimentel




JUSTIÇA


Às vezes as pessoas ficam paradas pensando sobre o que significa a justiça, de que modo ela é feita, se quem julga está sendo coerente... e por aí vão os questionamentos.
Devemos nos esquecer da justiça humana, pois foi criada de acordo com situações ou interesses de alguns , em uma sociedade determinada.
A justiça divina, é o reflexo de nosso livre arbítrio e de nossos atos, pois não traz punição, sugere amor, nova chance, tolerância. É a ela que devemos dirigir nossa atenção.
O processo reencarnatório e a própria vida, são os maiores juízes. Todo mal que você fizer, mais cedo ou mais tarde, voltará para você mesmo. Percebem como nós mesmos somos nossos próprios juízes?
Por isso, antes de julgar o seu semelhante, olhe um pouco para si mesmo. Talvez, assim, você não goste daquilo que está desejando para o outro.
Fica, então, registrado o meu alerta: você conhece o processo reencarnatório, não julgue!

Um amigo




PACIÊNCIA 2


Qual o porquê da paciência?
Por que esta doce virtude sensibiliza tanto os corações daqueles que ainda não sabem esperar?
Irmãos, o saber esperar prepara o espírito, lapida a alma, abre caminhos para uma vida melhor, amplia o conhecimento, embeleza e purifica a alma, limpa o coração de tantas angústias e de tantas tristezas...
Calma, irmãos! Para que a pressa?
Por que correr tanto, por que tanta ansiedade? Será que, no momento certo, não sentiremos o prelúdio do amor? Sim, irmãos, devemos aprender a esperar em todos os sentidos.
No dia-a-dia, aguarde o momento de você ser atendido, aguarde o sorriso daquela pessoa que lhe antipatiza, aguarde a condução correta. Aguarde, com paciência, no seu trabalho, pois, se houver merecimento, terá um salário mais justo. Aguarde, com carinho, o filho que o esqueceu, o irmão que tomou novos rumos, a compreensão da vida que tantas dúvidas lhe suscita...
Calma, irmãos! A evolução é gradativa. Caminhem com calma, que chegarão ao cume. Coragem, a dor um dia passa! O remédio um dia vem. Confiem no Criador que Ele só quer ver a centelha divina de cada um brilhar cada vez mais, espargindo amor e alegria a todos que de você se aproximarem.
O tempo não existe para quem sabe esperar. A perfeição é a meta de todos.
Trabalhem e aproveitem as oportunidades para enriquecer suas almas, pois elas já nasceram predestinadas ao amor maior.





PALAVRAS


Muitas vezes nos ligamos às palavras, no seu sentido genérico, superficial, sem nos darmos conta de que elas são um meio de comunicação poderoso, um condutor de energia muito forte.
Não nos damos conta do seu poder, do seu valor, do seu significado. Esperamos das palavras escritas ou faladas de outrem, as soluções de nossos problemas.
Aguardamos, através de suas palavras, verdadeiros milagres. Sem nos darmos conta de que, muitas vezes, alteramos nossos destinos em virtude da descrença que temos em nós mesmos. Esperamos do outro as soluções, como se fosse o outro que devesse passar pelos nossos caminhos. Conferimos nossas experiências a outra pessoa, como se ela pudesse crescer por nós.
Nosso caminho deve ser trilhado e seguido apenas por nós. Ninguém, ninguém mesmo, poderá passar por nossas experiências. Nosso crescimento, só pode ser vivenciado por nós mesmos.
Siga seu coração, compreenda que o destino a seguir, leva ao amor e vá em frente, confiante. Se a decisão que precisa tomar, qualquer que seja ela, afetar alguém, veja se sua decisão está sendo impelida pelo amor ou pelo calor das paixões. Você é seu guia, não deixe que os outros tracem o seu destino, que lhe desviem do seu caminho.
Siga na paz, na certeza do amparo divino que o trouxe até esta experiência espiritual.
Leve seu caminho adiante, mirando apenas o objetivo da construção do bem, da paz, da fraternidade. Siga adiante, com esse preceito em seu coração. Com certeza, estará trilhando o caminho do bem e do seu próprio desenvolvimento espiritual.
Que a paz de Deus nos acompanhe sempre e que nós assim o permitamos que seja.

Um amigo




AMPLIAR A CONSCIÊNCIA


Todos temos os nossos momentos de dúvida. Aqueles momentos em que a esperança parece nos abandonar, que tudo nos parece muito difícil. E nesses momentos toda e qualquer palavra encorajadora, toda e qualquer energia mais sutil, não consegue atingir o nosso espírito. As nossas idéias ficam obscurecidas, fixas naquele sofrimento. Em outros momentos, colocamos uma certeza tão grande na nossa mente, que nenhuma outra idéia mais pode caber nela, nenhuma outra concepção, até mesmo aquela que pudesse trazer uma nova luz para o nosso pensamento e para a nossa ação.
Se as idéias são como luzes, quanto mais ampla for a sala da nossa consciência, quanto menos obstáculos ela oferecer à propagação desta luz, mais clara será a nossa mente, mais ampla será a possibilidade da nossa visão.
Então, procuremos sempre por essa amplidão. Procuremos dilatar o nosso conhecimento, procuremos fazer com que brilhe em nós a nossa própria luz.
Deste modo, nós estaremos somando para que haja menos preconceito, para que haja menos julgamento, para que haja mais aceitação. Mas uma aceitação consciente de tudo o que nos acontece e de tudo o que acontece à nossa volta, com os frutos da dificuldade do nosso próprio despertamento. E nos iluminemos nessa aceitação...
Muita paz a todos. Muita luz a cada um.





ESTAÇÕES


As quatro estações conversaram entre si e resolveram brincar de viver.
O verão veio e trouxe o calor para queimar sua tristeza, convidando ao passeio, à beleza da sombra.
O outono veio e trouxe a oportunidade do recolhimento, de despejar-se das folhas velhas que carregam ainda, sem mais nada produzir.
O inverno veio e trouxe o sentido do diálogo, o planejamento da nova plantação.
A primavera veio e trouxe o broto transformado em flor, a flor transformada em vida.
A cada estação, tem você um caminho para andar, o tempo de descansar, plantar, colher, semear e novamente, plantar, colher...
Está você demasiadamente enfermo por tanto desequilíbrio, por tantas ilusões, pelas coisas que não possui, pelos tantos caminhos que deixou de percorrer por omissão, e falta de interesse em aprender, em trabalhar...
Sabe você apenas reclamar, sabe você apenas abandonar, sabe você apenas lamuriar-se...
Não importa se é dia ou noite, não importa se é inverno ou verão, o que importa é você sair de dentro desta casca já quebrada, surrada, carregada de melancolia e desânimo.
Levante-se e vá conhecer todas as estações que o convidam, neste instante, a conquistar o seu próprio horizonte.




O VENCEDOR


Corre tanto, a vários lugares, a inúmeros esconderijos, à procura de algo novo que o faça sagrar-se campeão.
Mas eu lhe pergunto: Por que querer a todo instante e a qualquer custo, ser o primeiro, ser o maior, ser o mais conhecido, o mais querido?
Meus queridos, esse caminho é ilusório. Não existe no mundo todo uma só modalidade de esporte, uma só maneira certa e exata de chegarmos todos a um mesmo lugar, passando pelos mesmos sofrimentos, pelos mesmíssimos aprendizados. Inúmeros são os caminhos, inúmeras serão as pessoas e variados os tipos de procura de vida que as conduzirão por determinados chãos, para a sua natureza interna, que aqui chamarei de espírito. Cada um de vocês, meus irmãos, tem consciência de suas necessidades e a opção deve ser , individual, de cada um.
Sejam, portanto, responsáveis pelos seus atos. Muitos, achando-se mais inteligentes, mais privilegiados pelo Criador, se colocam no direito de julgar, de criticar o caminhar, o modo como seu irmão de jornada tem se portado.
Mas aqui uma ressalva: o que, muitas vezes são qualidades ao seu modo caótico de enxergar, para o irmão seguinte não o são. Ele está, a todo custo, expurgando o que você viu como qualidades.
Saibam, amigos, que na vida existem vários pódiuns. A um caberá, segundo certos juízos, o primeiro lugar. A outros, o inconformismo. Pois esse merecia com os seus olhos de incompreensão o 2o., ou ainda o 3o. lugar.
Tentem, esforcem-se, aperfeiçoem-se ao máximo, colocando sempre o amor, a pureza de seus sentimentos nessa ciranda. E nunca queira, com sua hipocrisia, prever quem será o maior, quem será o melhor.
O Pai Único não julga seus filhos pelos mesmos parâmetros. Ele tem a exata noção das diferenças de cada filho e dará a cada um, o merecido, o necessário para o seu crescimento.

Um observador




SOLIDÃO


Solidão não é estar sozinho, é achar que está só, achar que não tem amigos. Às vezes, esses amigos são invisíveis para você.
Você nunca está só, mesmo naquele momento em que despreza a presença deles, pois eles estão presentes nos seus pensamentos.
Não se ache uma criatura abandonada, pois sempre haverá um amigo que pode acompanhá-lo.





O TEMPO 4


Com que rapidez as coisas acontecem em nossa vida!
Com que rapidez crescemos!
Com que rapidez sofremos!
Com que rapidez julgamos!
Com que rapidez odiamos!
Com que rapidez matamos!
Com que rapidez nos deixamos morrer!
Mas enfim, com que lentidão aprendemos!
O instante é mágico!




BASTA SORRIR


Basta sorrir para sorrir!
Basta sorrir para compreender...
Sorrir para aliviar, para curar, para cumprimentar...
Sorrir para a vida para que ela nos envolva em notas harmoniosas em conformidade com a nossa própria vibração .
Um sorriso apenas para não perder a esperança, para reviver a criança que há em nós. Criança essa que escondemos e encobrimos com as maldades que cresceram em nós. Alimentamos esse homem adulto, senhor de si, que se diz livre, que se diz homem em todo o sentido do termo, mas esquecemos do sentido simples da criança viva que há em cada um.
Deixemos de lado os velhos e bárbaros costumes para que essa simplicidade encontre as portas abertas e possa brilhar. E, através do sorriso, deixarmos transparecer a bondade que habita em nós.
Somos seres capazes, é só acreditarmos em nós mesmos.
Um sorriso e um abraço fraterno em cada um.

João de Deus




PALAVRAS E AÇÃO


Tanto foi dito e ensinado ao homem. Livros, contos, filosofias, idéias e ideais são lançados continuamente às mentes dos encarnados.
Muitos textos alertam sobre a maneira mais fácil de se conduzir. Palavras cheias de amor e misericórdia jorram da espiritualidade levando alento e consolo para os que sofrem.
Há sempre muita coisa a se dizer.
Pense... O que mais impressiona as pessoas, estejam elas no plano espiritual ou na matéria, é a cena e a visão de gestos, de comportamentos que as marcam, que as impressionam de tal forma que às vezes as levam a mudar de idéia.
Portanto, a melhor propaganda e a melhor aquisição de aprendizado, é a ação; é pôr em prática as qualidades que admiramos nos outros, ou em cenas vistas que despertam nossa alma para o bem. Palavras transformadas em gestos geram os fatos que transformam o viver.





CERTEZAS?


Qual de nós um dia já não foi arrebatado pela dúvida?
Qual aquele que não sofreu inúmeros questionamentos sobre sua existência, por que as coisas são de um jeito e não poderiam ser diferentes, se está agindo de forma certa consigo mesmo e com os outros?
Nada neste mundo é certo, ou melhor, tudo é uma transformação. Se você tem dúvidas, ótimo, pois com algumas certezas não irá para lugar algum.
Só que não nos damos conta que somos seres imortais, estamos evoluindo e reencarnando muitas vezes. Passamos por muitas experiências na matéria incompreensíveis para o nosso intelecto atual.
Uma situação que você não pode compreender e acha até escandalosa, pode ser a medida certa para aquele espírito em evolução.
Não existe criatura neste mundo que aprenda algo, conhecendo apenas um lado das coisas.
Então, viva a vida com mais serenidade, deixe seus conceitos de lado ao invés de ficar aí parado pensando na vida. Analise o quanto foi bom para o seu progresso espiritual, mas lembre-se: talvez, a maioria das situações que vive hoje foram "plantadas" por você mesmo.
A certeza é um prato cheio de preguiça.
Só tenha certeza de algo: do amor de Deus para com seus filhos




AJUDA


Ajuda... ajuda... ajuda... é o que pedem, a todo momento. E nesse peditório, que mais parece um tormento, vão seguindo.
Já houve quem dissesse: "Ajuda-te e o céu te ajudará."
Portanto, meus amigos, parem de tentar lamúrias. E, ao invés de envolverem-se em tanta calúnia sobre a vida alheia, levantem as mãos ao céu, mas não para pedir e sim para agradecer. Ergam as mangas e vão ao trabalho.
Trabalhem na dor, que a dor passa.
Trabalhem na fome, que o alimento aparecerá.
Trabalhem na tristeza, que a alegria chegará.
Trabalhem e trabalhem sempre, que o céu os ajudará.




PERSISTÊNCIA


Persistência, por favor.
Acreditem no que fazem, persistam no que querem, sigam em frente, independentemente do que vocês queiram. Tenham fé e muita, mas muita persistência mesmo...
Obstáculos aparecerão para testar a sua vontade, levará tempo para conseguirem, mas nada cai do céu, meus irmãos.
Coitados daqueles que pararam no tempo. Hoje, já não conseguem mais alcançar os que continuaram. Não que nunca mais consigam, muito pelo contrário, é que agora demorará um pouco mais para chegarem até o final.
Por isso, não parem. Persistam, meus camaradas!

João de Deus




IMPRUDÊNCIA


Imprudente aquele que viveu neste mundo, somente pensando em si.
Imprudente aquele que esqueceu-se de retribuir um favor que já recebeu em outras épocas.
Se tens uma vida mais tranqüila, mais confortável, é porque esta é a vida necessária a ti momentaneamente.
As provações, ainda, serão muitas, embora eu prefira chamá-las de lições que o Pai amoroso passa a um filho que insiste em errar.
Olha ao teu redor e enxergarás tudo o que já passaste. E aquilo que não puder ver, é por isso que ainda terás de passar, por isso, tenhas prudência.
Porém, o caminho será sempre mais ameno se com ele não te preocupares. Verás que tua fé te guiará e logo novos mundos alcançarás, pois Deus é justo e prestimoso. Ele não tarda em recompensar àqueles que Dele se aproximam.





ESPERAR O QUÊ?


Não espere que façam por você.
Esperar sentado por uma nova vida, é a solução para os seus problemas?
O que você está esperando?
Quer que alguém chegue e que, como um passe de mágica, mude sua vida e a de todos?
Pois eu sinto em desapontá-lo. Isso não acontecerá. Não preciso repetir o que você já sabe e finge não compreender: você é quem escolhe como será toda a sua vida.
Mas, se é sem perspectivas que você deseja continuar, não sou eu, nem ninguém que pode ajudá-lo.
O que você pode fazer? É a pergunta que faz?
Eu já explico:
Arregace as mangas e lute por todas as coisas em que acreditar. Não dê ouvidos aos que não confiam em sua capacidade, não pare para pensar se vale a pena ou não. Apenas continue seguindo seu caminho e acreditando em si mesmo.
No final você verá que é muito mais compensador trabalhar por uma vida melhor, do que passar por ela esperando que alguém trabalhe por você.





DOM


Qualquer que seja o dom que palpita dentro de você, exercite-o. Se neste momento ele lhe parece inútil, sem propósito, amanhã talvez lhe dê as condições para ser feliz. Pode ser que hoje você ainda não possa compreendê-lo e nem perceba o real propósito dele em sua vida. Mas se ele existe dentro de você, se uma vontade lhe faz pensar em exercitar essa "facilidade" em uma determinada área de ação, não é por acaso. Dê ouvidos à sua intuição, ouça a voz que sutilmente lhe sugere alguns caminhos, não tenha medo. Experimente todos os dons que Deus lhe deu; pois nem sempre os objetivos traçados por nós estão adequados ao que o Criador determina, por saber ser o melhor.




AÇÃO CONSTRUTIVA


Vai um pássaro atarefado cuidar de seu ninho. Três rebentos feiosos e depenados piam sem cessar, não há trégua em seu cotidiano.
Um animal faminto fareja no ar quente da selva sua presa desprevenida que lhe saciará.
Comparações lúdicas para se expor uma idéia que é abundante em todo o processo da existência.
O teor didático desta mensagem é singelo.
Todo aquele que cumpre um objetivo sincero e profícuo a si e aos outros não tem tempo para defender-se do mal com o mal, pois seu espírito empreendedor e tarefeiro ocupa-se com algo produtivo.





DOENÇAS


Muitas vezes as doenças são uma descarga do eu.
Mágoas, tristezas acumuladas, raiva, rancores guardados explodem em um alerta.
Parem, recuem e repensem o que estão fazendo com seus próprios pensamentos.
Esquecidos de si mesmos, envolvem-se em pensamentos equivocados, armazenando, muitas vezes, dores e tempestades em dias de sol.
Semeiem pensamentos produtivos. A mente tem que estar trabalhando sempre para que não dar chance aos maus pensamentos e á discórdia.
Nem tudo que gostaria ser realizado, não foi, talvez por haver uma história que muitas vezes se desconhece.
Transformem as atitudes de rebeldia em compreensão, para viverem em plena harmonia.
Um abraço.

Um amigo,
Joel




FAZENDO O MELHOR


Na tua batalha diária, faze do teu árduo trabalho a armadura que te protege contra as investidas das trevas.
Faze da perseverança, o teu guia que não te deixa esmorecer e desistir no meio do caminho.
Faze das tuas quedas, os degraus que te levam até a eternidade mais branda.
Enfim, trabalha e ora sempre, que as tempestades passarão, assim como os ventos passaram e tua existência continuou e continuará sempre.





EXERCÍCIO DIÁRIO


Todos nós, quando estagiamos na matéria, passamos por um processo de esquecimento de tudo o que nos propusemos a realizar quando reencarnados. Mas isto não significa que estejamos dispensados das obrigações assumidas...
Embora, ao recebermos um corpo, nos preocupemos em demasia com os quilos a mais ou a menos, com as marcas da passagem do tempo na nossa face, com os fios grisalhos que vão aparecendo, é importante que se perceba que não são um sinal de decadência, mas de conhecimento da vida, adquirido com o passar do tempo. A vaidade e o orgulho são inerentes aos seres humanos, eles os ajudam a não se tornarem desleixados nem com a sua aparência, nem com a sua saúde. Pois, apesar do processo de esquecimento, sabem que isso prejudicará a sua alma ou o seu espírito.
No entanto, não basta somente observar e obter um corpo bonito, esculpido, só para que os outros vejam. Se perguntássemos, neste instante, a cada um: "E a sua aparência espiritual, como vai? Como está energeticamente? E seu equilíbrio como está? Provavelmente, o exterior está asseado, bem vestido e perfumado, mas o interior está coberto pelas crostas de vaidade, por dogmas bobos e preconceitos... A pobre alma tem um corpo que todos admiram, mas ela mal consegue raciocinar e perceber o que existe à sua volta, tantas são as camadas que a recobrem...
Vamos cuidar do corpo e da mente, mas cuidemos também do espírito; trabalhando, realizando exercícios diários de bondade, de amizade, de amor...
Trabalhemos de forma a que corpo e o espírito ajam em uníssono, como um instrumento musical muito bem afinado.
O corpo não vive sem o espírito.
O espírito não cresce sem um corpo.
O reencarne é um trabalho que o espírito tem que realizar para sua própria auto-ajuda.
O corpo é somente o veículo que torna tudo isso mais fácil. E se o veículo estiver bem cuidado, o condutor terá mais facilidade para utilizar-se dele.
Mas há que se aprender a ser um bom condutor, para que nem o veículo, nem aquele que o dirige, percam a mão da direção a ser seguida.
Um abraço,

Um amigo




A VERDADEIRA INSTRUÇÃO


A instrução não está contida somente nos livros, na leitura.
Ela está dentro de cada um de nós. Basta que saibamos encontrá-la para que possamos nos instruir e ajudar a instruir outros que ainda não conseguiram achar-se.
Quantos irmãos que, sem livros e sem escrita, não conseguem saber o que outros que vêm procurá-los, têm? Quantos que, sem essa instrução de escola, dizem palavras sábias que fazem que fiquemos mais tranqüilos?
Sim, irmãos, não façam pouco daqueles que chamam de analfabetos pois muitos deles, na falta de um caderno, um lápis e um livro, encontram dentro de si uma força superior que os leva mais alto do que muitos doutores arrogantes. Dentro deles encontram a força de Deus, que lhes dá a sabedoria e a alegria de dividir o que acham ser tão pouco com outros irmãos, aparentemente sem nenhuma necessidade.
Dêem valor a esses queridos irmãos e não os desprezem por não terem lido tantos livros quanto vocês.
Amparem-nos com amor e os alfabetizem para que sua sabedoria torne-se ainda maior.
Deus os abençoe.

Um irmão




A MISSÃO DO HOMEM


Vocês sabem qual é a missão do homem? Qual a sua própria missão? Qual o motivo de sua existência neste planeta, neste momento?
Muitos pensam que não há um motivo especial para suas vidas, ou que, para isso, necessitam ter uma grande obra de assistência ao próximo.
Quantos sabem qual a razão de sua vida?
Talvez aquele que esteja incumbido de uma tal missão, nem o saiba...
Todos nós temos a nossa missão, seja ela qual for. A diferença fundamental é como administramos as tarefas que nos foram delegadas ou programadas.
Pensem um pouco naquela mãe que cuida dos filhos, da formação deles... Naquele médico, bombeiro ou gari. Sim, no plano espiritual cargos e legendas não valem nada. O que importa é o modo como desenvolvemos nosso trabalho.
Se vocês acham que é pouco, ou que isso não tem importância, cumpram suas tarefas com afinco, com amor, tentem ser o melhor possível naquilo que fazem.
Pois se vocês não estiverem aptos às menores tarefas, nunca lhes serão designadas grandes tarefas.
Sejam grandes nas pequenas coisas que fazem.

Um amigo




ENTREGA


Há momentos na vida em que parece que surge uma nuvem escura sobre a nossa cabeça. Que se torna densa e se avoluma, fazendo com que tudo pareça embotado e triste. Esta é uma boa hora para a quietude, para o cultivo da entrega.
Deixe-se levar pela maravilhosa energia que existe em você. Não traia sua capacidade de refazer-se e regenerar suas forças, crendo-se fraco e incapaz de alçar esse vôo. Um vôo que o leva para as profundezas da sua alma, bem longe de todas as suas razões, de todos os seus porquês, de todas as suas justificativas.
Tente apenas parar. Parar e escutar. Escutar o que o seu próprio silêncio tem a dizer-lhe. Verá que os seus segredos não são ocultos, nunca foram , mas as verdades que sempre o habitaram encontravam-se veladas ao seu entendimento.
Deixe fluir os pensamentos e eles o levarão até a ausência do pensar. Deixe que o ar entre dentro de você em abundância e saia, até que sua respiração calma quase se anule.
Nada mais tem importância, além da serenidade que você conquista diante das turbulências que a vida traz. E, quando abrir os olhos, verá que o céu está claro. Que límpido é o ar do seu espaço interior.
Um forte abraço.

Arthur




PERFEIÇÃO


Por que preocupar-se tanto em ser perfeito?
Por que tanta angústia em ser isso ou aquilo?
Por que não ser igual a tantas pessoas que parecem ser tão maravilhosas?
Ora, parem com isto, sejam vocês mesmos, ajam naturalmente.
Nossa essência é divina. Não é necessário usar máscaras.
Vivam com naturalidade. Vivam o presente, confiando sempre em si mesmos, sem ansiedades desnecessárias.
Vejam a natureza!
Flores belas, perfumadas, árvores frondosas, frutas, alimentos, beleza, energia...
E por que a natureza é bela?
Simplesmente, porque ela segue a orientação do Criador. Só isso!
Façam o mesmo. Tenho certeza que descobrirão maravilhas.




ASAS À LIBERDADE


Que bom seria se soubéssemos observar os pássaros no céu. Observar a sua graciosidade, a liberdade com que se movimentam, o sincronismo dos seus vôos e o perfeito equilíbrio que sabem ter entre a liberdade e a necessidade.
Observar a responsabilidade com que macho e fêmea cuidam da sua cria.
Observar como ensinam aos filhotes, como os protegem... Mas, na hora do vôo, os incentivam para que cada um ganhe a sua liberdade e alce vôos cada vez maiores. Ensinam o cuidado de si, porque sendo pássaros ou sendo humanos, sabemos que existem os predadores. E para conseguirmos voar, precisamos de equilíbrio e de coragem.
Mas nós não temos tempo de observar estes detalhes. Mesmo quando permitimos aos nossos corpos físicos que se recostem, continuamos espiritualmente em ebulição. Mesmo olhando para o céu, olhando a natureza à nossa volta, não os vemos, não os observamos. Apenas olhamos... A imagem está formada diante dos nossos olhos, mas o nosso cérebro, os nossos sentimentos, nada registram. Voltados para nós mesmos, para os nossos problemas, para o nosso egoísmo, para as nossas necessidades (que sempre achamos tão prementes), não conseguimos perceber a natureza que nos rodeia e que tantas lições nos proporciona e mostra.
Por isso, quando deixarmos que esse corpo físico se recoste, procuremos observar mais detalhadamente à nossa volta. Observemos os pássaros, a sua conduta, a sua procura pela sobrevivência, que não é diferente da nossa. Talvez as suas necessidades sejam menores, mas a luta para supri-las é igual, pois, cada qual, no mundo que Deus lhe destinou, busca sobreviver.
Recostemos um pouco mais o nosso espírito. Permitamos que se tranqüilize, que observe um pouco mais, que receba as orientações que lhe são enviadas pelos amigos espirituais, que aprenda (até com o menor dos insetos) como ser livre, como ser responsável, como ser um ganhador nesta vida. Ser um ganhador... Mas ganhar o quê? Não são bens materiais que nos fazem mais ricos. É ganhar o sustento para a alma, ganhar riqueza para a alma... Atributos que Deus aguarda que cada um de nós tenha.
Observemos a natureza e observemos um pouco mais a nós mesmos, que somos parte dela. Esta natureza que nos acolhe, que nos sustenta, nos protege também. E é aonde estamos para aprender a crescer.
Que nós também possamos criar asas. Asas para alçar vôo e ganhar liberdade - a liberdade de espírito que cada um de nós almeja. Mas não vamos esmorecer, nem fraquejar.
Tenha uma grande confiança em si mesmo, na sua capacidade, na sua autonomia e na proteção que está recebendo todos os dias, a cada momento da sua vida.
Que Deus nos abençoe e nos fortaleça para que consigamos criar asas e alçar vôo em direção à nossa liberdade.




PESO DA MATÉRIA


As lutas terrenas fazem parte da bagagem que trouxeram ao reencarnarem. Nessa bagagem estão contidos todos os resquícios de orgulho, prepotência, vaidade e egoísmo.
O jugo é pesado? Sem dúvida! Mas ele representa apenas a opção de cada um, a semente plantada num terreno árido e mau preparado.
Hoje, essa situação pesa em seus ombros. O sofrimento e a incompreensão fazem com que ainda continuem alimentando os mesmos vícios do pretérito.
Filhos, as oportunidades de crescimento são muitas. Então por que vedar os olhos, teimar em não enxergar tudo o que lhes está sendo passado?
Por que persistir nos mesmos erros?
Por que teimar em criar um futuro ainda mais difícil, se todas as oportunidades estão sendo oferecidas a vocês?
Por acaso estão satisfeitos com tudo o que passam? Com as lutas mentais para a conquista do equilíbrio?
A experiência terrena foi-lhes concedida para que possam crescer, desenvolver-se material e espiritualmente.
Entretanto filhos, o que vocês mais fazem, é buscar dificuldades através do desejo de igualarem-se àqueles que estão vivendo em patamares sociais mais elevados.
Procurem compreender que a cada um foi dado, exatamente, aquilo que necessita para o seu aperfeiçoamento.
Dentro dessa experiência, se for bem assimilada e aceita sem revoltas, é que está a lição, a oportunidade de atingirem metas mais altas.
A resignação e a aceitação são virtudes que poucos conseguem colocar em prática. Entretanto, será através dessas virtudes que conquistarão o privilégio de diminuírem o peso de seus fardos, hoje tão pesados.
Firmeza e coragem é o que desejamos a todos que confiam e acreditam nesta verdade.
Fiquem em paz.

Um amigo




O HOMEM LIVRE


O que é que podemos entender por liberdade?
Como a real liberdade do homem é aceita pela humanidade?
Hoje, a liberdade, o ato de dirigir a vida livre de preconceitos, de idéias lançadas por nossos ancestrais, servindo de amarras ao nosso desenvolvimento, é aceita de forma reservada, ou melhor dizendo: essa liberdade é apenas tolerada, pois todos que se propõe a viver em conformidade com aquilo que acreditam não são bem vistos. Essas criaturas incomodam, e muito, os hipócritas, os falsos moralistas que, por não possuírem a coragem de mostrarem aquilo que são, escondem-se, covardemente. E em nome dessa mesma covardia, agem qual víboras peçonhentas, incapazes de, ao menos, procurar analisar o que há de certo ou errado naqueles que, livres, seguem o seu destino. Estes não se preocupam com detalhes tão pequenos, pois já superaram a fase de que devem agir em conformidade com os padrões da sociedade. Dessa sociedade carcomida, podre, que apenas mantém-se ainda de pé, porque está apoiada sobre os pilares do orgulho, da vaidade, da prepotência e do poder. O poder dos fracos, na verdade, daqueles que julgam estar acima de todos mas que, na realidade, não passam de ídolos de barro pois à menor tempestade, desaparecem na enxurrada.
A liberdade, a pureza do homem, está no seu acreditar, na confiança de poder caminhar sereno, tendo o seu coração livre de ansiedades, medos e preconceitos, próprios de quem ainda precisa muito caminhar, observar, para tornar-se um homem livre, totalmente liberto de tudo que o impeça de continuar crescendo.
A liberdade é um estado de espírito, é um comportamento que leva ao conhecimento, ao descobrimento daquilo que somos e viremos a ser após essa constatação.
Que todos possam estar preparados para atingir essa liberdade.
Fiquem em paz.

Josué




EXAGEROS E IDOLATRIAS


Cultuar em exagero qualquer que seja o objeto deste culto, não é bom para o que idolatra e nem para quem recebe.
Os exageros, em tudo, nos levam à dependência e fogem ao senso do certo e do errado. O meio termo é necessário para que não caiamos no ridículo e nas decepções.
Valorize-se, em primeiro lugar, desprendido de valores artificiais e sempre usando o bom senso. Olhe e perceba que todos estamos em estágios diferentes, uns mais elevados, outros menos, mas todos os estágios têm seu valor e sua importância.
Um abraço.

Um amigo




A CONSTRUÇÃO


É isso que eu sempre vejo.
Quando adquirimos um terreno onde pretendemos edificar a nossa casa, não buscamos antes conhecê-lo e identificar-lhe as características para que adaptemos a nossa construção à essas condições. Ao contrário, fazemos a terraplanagem, arrancamos todas as árvores (mato fino, dizemos nós e eu diria árvores, bebês que ainda não tiveram o tempo necessário de crescer), modificando assim, toda aquela estrutura natural, adaptando-a aos nossos projetos arquitetônicos, por mais simples que eles sejam. Depois plantamos o nosso jardim, natureza disciplinada e amorfa.
Assim fazemos conosco também. Arrancamos de nós todo gesto espontâneo, eliminamos de nossa vida todo o risco, preenchemos nossos espaços vazios com todos os quefazeres e com o imediatismo de nossa estreita visão. Depois de feito todo este estrago, nos empavonamos com jargões bonitos, nos revestimos de uma espiritualidade aparente e cativante e nos sentimos em paz.
Mas há remédio e há cura. E a cura é mais simples do que pode parecer. Ela vem através da alegria e da gratidão, estas forças redentoras, que renovam as disposições viciadas e conduzem à luz da coragem. Extraem de nossa vida a passividade e injetam ânimo até mesmo nos corações que se acreditavam endurecidos.
Alegrem-se e agradeçam. Por tudo e a todo o momento. E todas as barreiras ruirão e nenhum artificialismo conseguirá se sustentar.
A alegria e a gratidão dissolvem toda a intolerância, até mesmo aquela que alimentam contra si mesmos, quando tornam-se conscientes da sua própria pequenez.




OS SENTIDOS


Quem não utiliza, com maior ou menor freqüência, os sentidos que nos foram dados nesta vida: a audição, o tato, o paladar, a visão, o olfato? Uns escutam mais, outros vêem mais.
E quem de nós usa mais um sentido, tão importante quanto os outros cinco, aquele chamado de sexto sentido, aquele que nos liga aos planos extra-físicos e espirituais?
O espiritismo prático vem aflorar tais sensibilidades: a intuição e a inspiração. E estudar essas relações com o mundo extra-corpóreo, entendendo e desenvolvendo este sentido, faz-se necessário.
Procurem utilizar este dom que todos nós possuímos, procurem ficar atentos à tais sugestões, pois nem sempre o que os olhos vêem está certo. Procure, no seu íntimo, a verdade.

Haroldo




POR BAIXO DO PANO


É realmente por baixo do pano (como costumam dizer) que permanecem ocultas as verdades que podem beneficiar, tanto quanto as perfídias daqueles que, através de atitudes sensacionalistas, maquiam a tudo que desmascararia grandes "verdades".
E assim seguimos aceitando, acreditando naquilo que apenas visa o interesse de uma minoria. Inocentes, ingênuos ou mesmo acomodados, permanecemos apáticos diante de todas essas enganações.
É mais fácil aceitar do que contestar. Contestar é uma atitude própria de criaturas rebeldes (assim pensamos nós), porque não temos coragem de tomar uma atitude idêntica.
Enquanto nos julgarmos incapazes ou acharmos que essa conduta só nos cria inimizades ou falta de compreensão, iremos conduzindo nossa existência à sombra dos mais espertos e também daqueles que estão buscando conseguir da vida tudo o que acreditam ser melhor.
O melhor, o certo, o errado é apenas o seu momento, hoje. Amanhã esses conceitos poderão estar alterados, sem que isso represente um retrocesso ou apenas inseguranças de criaturas inconstantes.
Progresso representa a capacidade de mudar quando os velhos conceitos tornam-se obsoletos.

Um irmão




POR QUE TANTA AGRESSIVIDADE?


O seu mundo está caminhando, a passos largos, rumo a horizontes que não oferecem qualquer perspectiva de segurança e de tranqüilidade.
Mas, pergunto a todos:
O que é que gera toda essa agressividade?
Se procurarmos observar melhor o comportamento dos seres humanos, veremos que são eles próprios que atraem essa violência para si mesmos.
Para chegarmos a uma conclusão mais objetiva, seria necessário que conhecêssemos os sentimentos de todos. Então, teríamos a certeza de que a violência e a agressividade, estão nas próprias pessoas que não são capazes de controlar suas emoções, seus pensamentos pequenos de inveja, de ira, de prepotência e tantos outros que geram energias negativas que acabam retornando para cada um de nós.
Se a violência é uma conseqüência da maneira absurda de conduzirmos nossas vidas, por que não procurarmos raciocinar e ver o que cada um de nós poderá fazer em benefício próprio, para melhorar a atual condição de vida do planeta?
A violência e a agressividade não estão no planeta, estão dentro daqueles que ainda não conseguem controlar suas próprias emoções.
É preciso que procuremos vigiar melhor nossos pensamentos, nossas atitudes, nossa agressividade ao nos dirigirmos aos outros, porque não estamos equilibrados, porque nos deixamos conduzir pela grande maioria, esquecendo que a responsabilidade pela qualidade de vida de todos, depende que cada um disponha-se a fazer a parte que lhe compete. Que para chegarmos a um resultado positivo é preciso aprender a controlar todos os sentimentos desequilibrados que nos induzem a aumentar a violência.
Por que não procurar a serenidade, a paz, através de atitudes brandas e pacíficas? Elas contribuirão, e muito, para a tranqüilidade de todos.
Então, que cada um faça a sua parte. O resultado reverterá em benefício de todos.

Um amigo




TRABALHO 2


É preciso o dia para o trabalho e a noite para o descanso.
É preciso a noite para o trabalho e o dia para o descanso.
Não importa se é sol, ou se é lua, não importa que trabalho você opera, se material ou "não material". Tudo é matéria. A densidade, a intensidade diferenciam-se, conforme o seu mundo interior.
Trabalha o corpo suado que o espírito ordena, governa. Trabalha o corpo semi- material, enquanto o corpo mais denso descansa, repõe as energias, trilha novos caminhos...
Que tipo de trabalho estarei falando? Apenas trabalho, aquele em que com dignidade e honestidade, você labuta.Pode ser o lavar o prato, pode ser o semear uma semente, pode ser a leitura de um livro e a sua adaptação à outras criaturas, pode ser a observação num laboratório, podem ser as palavras proferidas num palco representando outros papéis, pode ser dirigir um carro para alegrar outras criaturas, ou dirigir um carro para socorrer criaturas...
Procure no trabalho que faz, a utilidade que ele traz a si e aos outros.
Apenas uma coisa: NÃO PARE DE TRABALHAR.





ABRIR PORTAS


Diante de uma porta, paro e sinto-me indisposto, na dúvida se devo prosseguir. Algo me causa medo, meu corpo fraqueja como reflexo de minha insegurança. Coloco as mãos no trinco e, quase abro... Hesito... Desisto... porém não posso abandonar esse caminho. Algo também me detém ali. Intuitivamente, sei que ao abrir esta porta, tudo mudará. E é a mudança que me assusta. Se não abro a porta, o vazio torna-se palpável e me desagrada ficar assim.
Sei que abrir a porta significa arregaçar as mangas e recomeçar...
Falta-me força... A vontade de aceitar tal tarefa não é tão grande, a ponto de remover minhas dúvidas e medos.
E é só uma porta que me separa de um futuro de ações, desafios, construção e trabalho.
É só uma porta que ainda me prende no confortável estado de dúvida e inércia...
Ela não é um obstáculo, é antes um escudo que uso para proteger-me, com covardia.
Posso abri-la a qualquer momento!
Uso tal imagem na tentativa de ilustrar e assim despertar a compreensão daqueles que lerem esta mensagem.
E estes são todos que estiverem buscando "abrir portas". Porque quando buscamos compreender o mundo, a vida e a nós mesmos estamos, na verdade, buscando "abrir portas".
E quantas vezes, e em quantas situações nos encontramos diante de uma "porta" e nos sentimos como acima descrevi? Quantas portas se apresentam a nós no decorrer de nossas vidas?
Reencarnar, não é abrir "uma porta"?
Decidir viver, lutar, não é "abrir uma porta"?
Desistir, desesperar, odiar, revoltar-se, suicidar-se, entregar-se ao desânimo e ao descrédito, não é "fechar uma porta"?
Sempre nos vemos diante das portas que podemos abrir ou fechar, não é?
E é preciso refletir muito sobre uma ou outra atitude.
Porém, posso dizer-lhes que tão difícil ou até mesmo mais angustiante, é "abrir a porta e depois querer "fechá-la"... Para isso, é preciso dar passos para trás, pisar sobre os passos dados para a frente... E o que se viu depois de abri-la, jamais sairá do pensamento, mesmo que consiga fechá-la.
A porta do conhecimento também funciona assim. Depois de abri-la pode-se tentar ignorar o que se viu, porém já está visto.
Você abriu uma porta? Siga em frente, essa é a lei. E o faça com responsabilidade, coragem e seriedade porque ela não se fechará jamais.
Não opte pelo vazio de ficar parado diante desta porta, porém, ao abri-la, assuma as descobertas que fizer e trilhe os caminhos que encontrar...





PEDI E OBTEREIS 2


O que você tem pedido ultimamente é realmente o que precisa, ou algo que seja mais fácil, que não exija um pouco de esforço de sua parte?
Reflita bem sobre aqueles pedidos que supostamente nunca são atendidos e, perceba se vão contribuir para o seu bem ou para lhe atrasar ainda mais?
Não peça resultados, peça meios para que obtenha o que deseja. Só assim você estará realmente preparado para tais conquistas.
A força e a inteligência estão com você, basta trabalhar.
Seja honesto consigo mesmo e veja suas reais necessidades. Talvez perceba que já tem o suficiente.

Daniel




A JORNADA HUMANA


Um dia, num determinado planeta deste imenso Cosmos, começaram a surgir princípios rudimentares de vida. Vida num planeta muito bonito e que tinha tudo para propiciar o seu desenvolvimento. Dentre esses pequenos seres, esses princípios rudimentares, um "determinado" começou a destacar-se, começou a evoluir mais que os outros, começou a desenvolver o seu cérebro, o seu raciocínio, começou a pensar, a relacionar-se com outros que, como ele, estavam se desenvolvendo.
E iniciou-se a jornada evolutiva do homem...
Nesta jornada, havia amor, confiança, ajuda mútua pela necessidade que tinham de sobrevivência. Mas, conforme foram caminhando, distanciaram-se uns dos outros. Foram invejando-se, batalhando entre si, guerreando, foram se odiando - pais contra filhos, filhos contra pais, irmão contra irmão...
E começaram a chegar os enviados de Deus para alertar estes homens sobre qual o caminho que precisavam seguir, pois estavam abandonando a trilha primeira e dispersando-se através dos maus instintos, dos maus sentimentos, das emoções rudes...
Enviado após enviado veio trazer o seu recado. E a nenhum ouviram... Até que a dois mil anos atrás um novo ser, carregado de luz, chegou ao planeta. E suas palavras eram doces, eram sábias, e seus gestos eram firmes, mas carregados de amor, de ternura, de carinho, de sabedoria. Mas, a mais um, esqueceram-se de ouvir...
Através dos tempos, muito se tem dito sobre este homem, sobre os seus ditos, sobre os seus feitos. Muitos se dizem seguidores fiéis daquilo que ele orientou. Mas vamos pensar um pouco... Quantos, verdadeiramente, seguem as palavras de tantos iluminados que vieram a este planeta? Quantos podem dizer que são amor, que são sabedoria, que são justos?
Seria tão bom se não houvesse mais necessidade de que nenhum outro ser viesse a este planeta para mais uma vez fazer alertas, para mais uma vez provar, através de palavras, através daquilo que cada ser humano quer e que chama de milagres, a fé que cada um deveria ter dentro de si, mas que só se manifesta quando tem seus pedidos atendidos. Uma fé que só surge quando se ergue os olhos para o céu, pede-se socorro a Deus e o pedido é atendido. Senão, não existe fé. É uma enorme descrença dentro do coração de todos nós...
Quantos seres iluminados mais terão que vir a este planeta para dar-nos o alerta?
Caminhamos através do tempo mas continuamos criaturas rudimentares. Não desenvolvemos um átimo da sabedoria. Muito conhecimento, sim, pouca sabedoria, pouca fraternidade, pouco amor, pouca justiça... Muito ódio, muita revolta, muita inveja, muita ganância... Existe uma inversão de valores imensa dentro de cada um de nós.
Que possamos sim, nos olharmos como irmãos, com fraternidade, ajudando-nos mutuamente nesta constante evolução que precisamos ter, e pela qual estamos passando, para que consigamos chegar ao final dela merecedores do voto de confiança que recebemos um dia.
Que Deus abençoe a todos nós nos dando força, coragem e fé verdadeira!





TUDO JÁ EXISTIA


O que faríamos se tivéssemos a oportunidade de criar? Imagino que ficaríamos tão surpresos que nada faríamos... O único ser Criador é Aquele que fez de nós sua Criação. Não tenhamos a pretensão de achar que somos capazes de criar. O que temos são vislumbres de memória, lembranças carregadas do que, por excelência, conhecemos. E que, por fazermos parte dessa inenarrável criação, nascemos e renascemos sabendo... E achamos que criamos, renovamos, fazemos grandes descobertas! Não descobrimos nada de novo, apenas encontramos um ponto de lucidez entre tantos tormentos e, então, permitimos que o mais belo, íntegro e perfeito desponte como uma pequenina "brilhante" idéia. Não há nada para ser criado, apenas para ser reencontrado nos mais íntimos códigos de nossa alma.
Desapontados?
Não! Alegrem-se! Se lhes tiro os louros da criatividade, dou-lhes a benção de se entenderem co-autores de tudo aquilo que já existe!




TRABALHE MAIS


Em que se baseiam suas idéias, suas certezas, seus medos, seu descontrole emocional? A que se devem?
Talvez à forma descompromissada com que vem vivendo, deixando que o acaso e o marasmo conduzam os seus passos, puxem-no pelas mãos.
Na sala de aula você tem as explicações, mas é na lição de casa que você terá a compreensão.
Trabalhe mais.





ALEGRIA DO COMPARTILHAR


Quanta alegria! Quanta satisfação sentimos quando nos defrontamos com seres dispostos a colaborar para que um trabalho se finalize com tranqüilidade e harmonia! Esta disposição é condição básica e necessária para atingirmos este objetivo.
O trabalho é fundamental para a vida dos seres encarnados. Ele ajuda no seu intelecto. Ajuda-o a progredir mental, material e espiritualmente. O trabalho poderá ser simples ou de alta envergadura porém, seja ele qual for, é de fundamental importância para o desenvolvimento dos seres humanos.
A inércia é o princípio do desequilíbrio, de uma vida que poderia ser muito preciosa, se houvesse a conscientização da necessidade de movimentar o cérebro e os músculos.
O trabalho dignifica as criaturas, tornando-as melhores e independentes. A dependência é humilhante e não leva ninguém a tornar-se um vencedor, a ser capaz de abrir seus próprios caminhos.
Quanta tristeza existe nesses seres que não perceberam, ainda, o mal que fazem a si mesmos, à sociedade e à humanidade, quando entregam-se à preguiça e ao ócio permanente.
O trabalho é fundamental para a vida do homem. A ausência dele torna as criaturas vulneráveis a todos os tipos de vícios e ações negativas.
Trabalhem! Não importa o tipo de trabalho... Toda tarefa é digna de respeito.
Fiquem com Deus.

Um amigo




CUIDANDO DO SEU FRUTO


Cuide do que é seu, antes que alguém venha chamar-lhe a atenção.
Caminhe com coragem perante a própria vida e faça bem feito o seu trabalho, para que não seja chamado à atenção.
Se entrega-se ao desânimo e à má vontade, tende a fazer mal feita a parte que lhe compete realizar...
Cuide do que é seu! Olhando os outros com olhos de ciúme, perde longo tempo e não chega ao término da sua tarefa.
Não abra a boca para criticar, sem antes observar a si mesmo com discernimento, percebendo que aquele amigo fez sua obrigação, dando o melhor que tinha: a boa vontade.
Quando somos críticos com os feitos alheios é porque somos frustrados em nosso interior, incapazes de seguir, corajosamente.
Cuide do que é seu! Há uma tarefa especial que é somente sua, e ninguém, por melhor que seja, irá cumpri-la por você.
Aprenda, então, a olhar à sua volta com olhos de compreensão e bondade, aceitando os outros como realmente são: seres humanos, frágeis, mas que estão avançando lentamente rumo ao próprio crescimento interior e espiritual.
Somos falíveis e disso temos que estar conscientes. Então, não é melhor assim, que cada um cuide do que é seu, ao invés de observar os outros com olhos de crítica? A cada um será cobrada a sua parte.
A humanidade caminha junto, mas ninguém está amarrado a ninguém. É preciso compreender que o crescimento é individual.
Dê o melhor de si, cuide melhor da sua vida e estará criando um mundo melhor para se viver.

Genaro




APÓSTROFO


Se vieram aqui em busca de antídotos para os seus males ou amálgamas para as suas feridas, erraram de endereço.
Aqui meus amigos, os plantonistas são avessos às bulas incompreensíveis e também às manipulações de fórmulas, porque as experiências vivenciadas nos revelam que a cura de nossas doenças, via de regra depende de nossa capacidade de assimilação, processo de aceitação e procura determinada de cada um.
Não sendo este um lugar onde se faz milagres, tampouco um pronto socorro, mesmo que fosse, caberia a cada paciente a luta para a cura de suas aflições e ou desconfortos.
Assim, têm o direito de agir quando consultam um médico, mesmo que este seja especialista, pois a maior parte da responsabilidade da sua cura está em si. Então por que desejam culpar alguém por tudo o que é apenas do seu domínio? Engendram situações, tentando transferir a culpa para outrem.
Aflitos, acalmem os seus ânimos, distribuam de maneira equilibrada as suas cobranças a si mesmos; paulatinamente, cresçam e apareçam e assim estarão buscando a verdade e a paz!

Silvério




A META


Quando quisermos seguir um determinado caminho devemos nos ater a ele, ponderar, raciocinar sobre o que queremos, sobre o que devemos fazer ou não.
Cabe somente a nós esta escolha. Cabe somente a nós estarmos capacitados para aquilo que estamos nos propondo realizar.
Mas, como homens sem fé, de interior inóspito, não sabemos quais serão as nossas reações frente a uma premência, uma urgência, uma dificuldade a ser transposta e que necessite do nosso pronto atendimento, raciocínio e "frieza"...
O preparo é longo e árduo. Somente os fortes e confiantes terão capacidade, responsabilidade, dinamismo, altruísmo verdadeiros para enfrentá-lo.
A tenacidade, a perseverança, a confiança e a humildade são condições "si-ne-qua-non" para atingirmos a nossa meta.
O estudo, a dedicação o profissionalismo, a capacitação, o dinamismo, também.
Não pensemos que é fácil ter um objetivo na vida e vencer todos os obstáculos que surgem até que o alcancemos.
Se agirmos com negligência, achando que não haverá nenhuma dificuldade para chegarmos ao fim do caminho, já estaremos dando o primeiro passo em direção ao fracasso.
Nada é fácil de ser conseguido e não importa em que plano de vida se esteja. Ponderação é uma das primeira palavras, bom senso é a outra, atividade a terceira, boa vontade a quarta.
Só uma, ou só outra, não levará ninguém adiante. É preciso ter muita vontade, muita força de vontade, muita fé, para nos prontificarmos para alguma coisa e iniciarmos a nossa jornada.
Pense, pondere, realize.
Estude, trabalhe, concretize.
Persevere, tolere, prospere.
Aprofunde-se, conheça, evolua.
Caminhe sem descanso e chegue à parada final como UM VITORIOSO.

Juan Carlo




E CRISTO DISSE...


E Cristo disse:
Não vim trazer-vos a paz, mas a espada.
Em meu nome, irmão se baterá contra irmão, pai contra filhos, filhos contra pais. E esperar o que, se trouxestes de Moisés um Deus de fúria?
É a minha paz que quereis?
Mas a minha paz a mim pertence. Que cada um conquiste a sua, pois assim manda a lei!
Atritar-vos é o que importa para que cada um acorde do sono de séculos sem fim.
Viveis no patriarcado que alimenta as vaidades e se pergunto de onde vens, logo alguém se apruma para gritar alto:
- Sou da tribo de Abraão.
Outro então, grita mais alto ainda.
- Os que me antecederam calejaram os pés nas areias onde pisou Moisés.
E como vos falar das muitas outras famílias, se só a estas conheceis e aceitais!
Famílias há e eternas, que principiaram a vibrar nos minerais e numa afinidade tal tornaram-se gêmeas. E só não se transformam em um porque seria contrário à lei.
Ide em paz, família de Judá, de Magdala, de Belém. Ide em paz, até que desperteis e, no correr dos milênios, vós mesmos destruís as fronteiras do separativismo chamado família. É que por ela criaram fronteiras e nações, poder e despotismo, intolerância e guerras.
Que ouça aquele que tiver ouvidos. E ainda vos falo isto:
A verdadeira religião não está aqui, nem lá, nem acolá. A verdadeira religião está no coração, pois é dele que emana o amor.
A verdadeira religião está na mente, pois sai dela a ordem de seguir.
A verdadeira religião está no correto pensar, pois é só por esse meio que chegareis ao que importa. Posso vos alimentar com pão, mas o que importa é a busca de cada um e o que posso é indicar o caminho.
Então, ao sairdes daqui, não mais discutís opiniões. Calai-vos. É melhor, para não acirrardes a batalha das vaidades.
E o Mestre se foi mas o verbo ficou. E tanto é verdade que passados todos estes séculos, vos trago, ainda tomado de emoção, as palavras daquele dia.
Este que um dia foi um filho da grande família de Cesaréia.

Amilcar




PENSAMENTOS DISTANTES


Quantas vezes deixamo-nos prender nas asas do pensamento!
O pensamento, quando equilibrado, nos harmoniza e nos eleva. Mas quando nos atemos a pensamentos pequenos e mesquinhos, deixamos que a desarmonia se instale em nós, afetando, muitas vezes, a nossa saúde física e espiritual.
É necessário que aprendamos a disciplinar os nossos pensamentos, aprendendo a controlá-los através da meditação.
Essa conduta, quando aplicada com constância, nos traz grandes benefícios. A princípio podemos não percebê-los mas, com o decorrer do tempo, eles se manifestam através de uma postura mais serena e equilibrada, que chega a ser sentida até mesmo por aqueles que nos cercam.
Permitam-se esse benefício, transformando seus pensamentos em mananciais de tranqüilidade e de paz.
Permitam que a luz penetre em suas mentes e vivam em conformidade com ela.
Um abraço a todos.

Um amigo




PROCURAI O REINO DE DEUS PRIMEIRO DO QUE TUDO E O DEMAIS TE SERÁ DADO POR ACRÉSCIMO


E então o ego ordenou, com grande ênfase, quase aos gritos:
"Avante!
Estamos, enfim, libertos do manto protetor do Pai!
Estamos, então, por nossa conta, agora.
Não temos mais que prestar contas ao instinto, seguro bem o sabemos, mas que nos tira a liberdade, a ação, o querer.
Enfim, caíram por terra o cio, os grilhões, os cerceamentos. Comamos, então. Bebamos, busquemos e tomemos para nós o que nos aprouver. Ninguém mais nos conduz agora e não mais nos conduzirá.
Somos donos de tudo.
Somos donos de nós.
Enfim, somos donos da vida."
E lá fomos nós...
Era o começo de tudo, o começo das dores, do aprendizado, dos pés sangrando. O primeiro passo da longa estrada que nos levaria à luz e que chamas evolução.
E o inconsciente coletivo, nascido dos padrões de comportamento do instinto e que nos nivela a todos, se individualizou para que pudesse brilhar plenamente. Mas o quanto essa pequena luz vai girar, tropeçar, fazer sofrer até que brilhe plena...
Não é isso que nos fala a parábola do filho pródigo? Então, nunca julgues, pois o caminho é errar para acertar depois e voltar a errar.
Sim, não julgues mais, nem mesmo a ti próprio, pois errarás para acertares e depois voltares a errar. E quantas vezes se fizerem necessárias...
Difícil entender tudo isto? Engano teu!
Basta escudares a vida e olhá-la sem culpa alguma.

Herman Barcelos Prado




DESÂNIMO


Luta com muita força e muito amor para conquistares a tua paz. Percebe o que te faz mal e o que te faz bem. Não desanimes quando as dores vierem bater à tua fronte. Entende porque vieram, analisando-as. Pois estas se fazem presentes no momento em que mais necessitas aprender sobre a vida, para evoluíres mais e mais. O desânimo não te faz viver em boa sintonia e só atrasa a tua própria evolução.
Não percas tempo, filho! Luta agora! Avante! Com muita humildade de espírito e amor.
Ama a tudo e a todos com respeito e carinho. Não desanimes quando as pedras aparecerem em teu caminho. Trabalha, estuda, levanta, luta e segue adiante, sempre aprendendo com a vida. Saberás o que te digo, quando o praticares, com muita dedicação.
Não percas a fé no Pai Superior que sempre auxilia e ampara. Se deres abertura para Ele, serás luz por onde quer que andes. Não te percas do teu caminho. Escolhe qual será o melhor caminho para ti, que conseqüências terás ao trilhá-lo. Para isso, percebas, antes, o que te faz bem e o que te faz mal. E escolhe em qual sintonia queres ficar.
Evolui, filho!

Um amigo




TEMPLO E CORPO


Seu corpo é o templo do seu espírito. E no altar do seu coração deverão ser cultuados a bondade, o perdão, a humildade, a compreensão, a tolerância e a abnegação.
Através dos tempos, muitas verdades religiosas, calcadas em bases fragilíssimas, têm sido ensinadas. E, através dos tempos, elas têm-se perdido e outras têm surgido. Mas a verdade está dentro de cada um de nós, assim como essa força maior criadora de todo este universo está presente dentro de cada um de nós.
Muitos templos têm sido criados em Seu nome, seja qual for Ele. Podemos chamá-lo de Buda, podemos chamá-lo de Alá, podemos chamá-lo de Deus, Krishna e quantos nomes mais houver, mas continuará sendo esta força maior que vive dentro do nosso espírito e que nos dá força, que nos alerta, que nos conforta, que nos compreende e que independe de qualquer religião.
O nosso corpo é o templo do nosso espírito. E é deste templo que devemos cuidar, que devemos fazer crescer em bases fortes, firmes, para que esse espírito se ilumine, independentemente de qualquer crença que tenha. Que através do próprio esforço, que através do autoconhecimento, crie bases sólidas de confiança, de serenidade, de alegria, de compaixão, de humildade...
A força maior que rege este universo está dentro de cada um de nós. E é dentro deste templo que devemos abraçá-la e confiar que cada um de nós faz parte dela e ela é parte de cada um de nós.
Que esta força possa estar nos envolvendo todos os dias, a todos os instantes.
Que a nossa confiança, que a nossa fé cresçam, sempre. Juntamente com a nossa coragem, a nossa vontade de trabalho, a perseverança e a seriedade...
Que todos nós, neste instante, possamos ser iluminados com a luz da sabedoria.




SAÚDE, ESSA PALAVRA MÁGICA


Há dois ditos, entre vocês, que aqui quero destacar:
  • Que teu alimento seja teu remédio.
  • Mente sã em corpo são.
    (Também é verdadeiro: corpo são em mente sã)
    Da minha parte, também quero destacar:
    Riso, sorriso, benditos escoadouros do tóxico que a mente desavisada acumula no corpo energético que nos sustenta e mantém. Não fossem eles e teríamos mais hospitais que escolas.
    Ah! se soubessem que bálsamo é a caridade para nós mesmos, seriam caridosos a cada momento, pois o maior beneficiado é sempre o doador... Assim estaria sendo acionada a grande lei, no próprio proveito.
    Então, eu digo:
    Chama saúde aquele que ajuda, aquele que ama, aquele que tolera.
    Chama saúde aquele que freia o verbo que fere.
    Chama saúde aquele que desvia o olhar para ponto nenhum, quando este só carrega sensualidade.
    Ah! se soubessem quantos remédios há na casa do meu Pai! Remédios físicos, remédios vibratórios, mas não há nenhum tão eficiente quanto o amor, pois foi da sua vibração que criou-se o universo.
    De que adiantam os bons alimentos físicos, se a mente em desajuste, o remorso, a vingança, o orgulho, a vaidade, o despeito nos envenenam a todos?
    Sim! É isto!
    Envenenamos nosso alimento com a força vibratória desajustada de nós mesmos.
    Se soubessem o tamanho da discórdia que provocam em suas células pelo descontrole da sua mente e emoções, não se preocupariam tanto pelo que comem, mas sim, pelo que pensam...

    Rosita




    AS MUDANÇAS E A LEI


    As leis devem ser cumpridas: Mas o que sabemos ou compreendemos sobre essas leis?
    A humanidade caminha sempre, porém, esse caminhar é pontilhado pelo constante descumprimento dessas leis.
    Os homens, levados pelo materialismo, pelo desejo de conquistas que lhes alimentem o ego, jamais manifestaram o desejo de cumprir determinações que exigem a mudança do seu padrão moral.
    Mudanças sempre envolvem dificuldades porque o desconhecido, o que ele representa, sempre gera insegurança.
    E sendo assim, até os dias de hoje continuamos acomodados aos padrões antigos, obsoletos, mas que não exigem de nós comprometimentos maiores.
    É fundamental, porém, que cada ser passe a observar mais a sua vida e o que ela lhe apresenta, como por exemplo: compreensão, aceitação e evolução através de atitudes mais sinceras e honestas consigo mesmo.
    O mundo está passando por mudanças e essas mudanças exigem que também nos envolvamos nessa energia positiva e renovadora.
    As determinações desse passado distante precisam ser colocadas em prática. E quanto mais rápido entrarmos nessa sintonia, mais aptos estaremos para conseguir acompanhar esse movimento.
    O momento chegou, e cada um aqui presente já traz dentro de si a compreensão da necessidade de dar cumprimento a essas leis tão antigas, porém sempre atuais. Basta apenas que saibamos interpretá-las.
    A semente foi lançada há muito tempo; ela está pronta para germinar e dar frutos valorosos que por sua vez gerarão novas sementes.
    A ordem é mudar; a ordem é sentir e ver tudo a sua volta, pois, dentro da simplicidade está toda a luz, toda a revelação.
    Que Deus os abençoe!

    Um irmão




    DAR E RECEBER


    A esmola a beira da calçada.
    É mais ou menos assim que nos sentimos quando pedimos.
    Pedimos a Deus, aos anjos, aos santos.
    Enfim, pedimos sempre, em qualquer circunstância.
    O que faz o ser humano tanto pedir?
    Falta de fé, insegurança, falta de amor?
    De que adianta pedirmos, oferecendo, às vezes, algo em troca. Troca essa que invariavelmente deixamos de cumprir.
    E se ao invés de pedirmos, oferecermos. Sim, oferecermos. Temos dentro de nós um leque imenso de sentimentos a oferecer aos nossos semelhantes. Um gesto de amparo ao nosso próximo mais próximo. Uma vibração de amor para aquele que já partiu.
    Poderíamos oferecer também algo material, o pão que mata a fome e acompanhado de vibrações para que esta fome se aplaque e a fome espiritual também se materialize e que esse nosso irmão possa buscá-la.
    E essa busca poderá levá-lo por caminhos onde poderá ele encontrar maneiras de não mais sentir fome.
    Mas temos sempre que pedir. Não pedimos por nós, mas sim para nosso filho, pai e mãe, marido, esposa, enfim, para aqueles que, cuja felicidade incidirá diretamente em nossa felicidade.
    Aprendamos, então, a pedir com ofertas, pois é dando que recebemos. E este receber será sempre daquilo que exatamente necessitamos e não o que achamos ser o necessário.
    Tente, experimente e será recompensado.

    Um amigo




    O CONTEÚDO E AS APARÊNCIAS


    Meus amigos, já lhes falaram como esse mundo é um mundo de embalagens? Embalamos nossas idéias, colocamos rótulos chamativos, persuasivos, delirantes... Empacotamos nossos sentimentos, nossas emoções, embrulhamos nossas atitudes procurando sempre um pacote bonito, dando mais importância ao que está por fora e menos ao conteúdo, ao que vai dentro. Cuidamos das aparências, dos relacionamentos, das instruções, e vamos seguindo cuidando cada vez mais das embalagens que oferecemos ao nosso próximo e a nós mesmos. Quantas análises fazemos das nossas próprias atitudes procurando sempre envolvê-las num pacote um pouco melhor, que amenize o seu peso. Vamos envolvendo a tudo que criamos, que expressamos, que pensamos, buscando sempre o pacote melhor. E aquilo que nos convence, muitas vezes, é pelo que apresenta, é pelo invólucro exterior. Só o tempo nos faz perceber o conteúdo do que nos envolveu. Quando abrimos os pacotes dos nossos sentimentos, das nossas atitudes, muitas vezes nos decepcionamos porque o pacote era mais bonito do que o conteúdo. Junto, vem como resultado, a responsabilidade que às vezes pesa, que às vezes cobra.
    Por isso, gostaria de alertá-los: Mais importante que o exterior, que o pacote, é o seu conteúdo. E quando nos dispomos a conhecer os conteúdos, saibamos que junto vem a responsabilidade de compreendê-los.