ABANDONAR A FALSIDADE



Luz
Esperança
Caridade
Fraternidade
Poderia aqui descrever um dicionário inteiro de bons sentimentos, mas de nada adiantará se você não se desarmar, se não soltar as amarras dos interesses sociais, dos apegos, muitas vezes imorais, por posições e coisas.
Amigos, libertem-se do vício, do ódio. Deixem o perdão, a benemerência, a compreensão guiarem suas vidas. Soltem suas amarras e deixem-se levar pelos bons pensamentos, atos e sentimentos.
Sim, é bem verdade que Deus a tudo perdoa... Mas até quando você irá precisar desse perdão, até quando você irá estudar seu próprio sofrimento?
Deixem de lado as falsas amizades, os falsos amores, a falsa vontade de viver uma vida certinha perante a sociedade. Chave de intrigas e discórdias.
Deixem-se guiar pela luz que o Pai coloca ao dispor de todos nós. Vivamos uma vida mais simples e modesta, sem falsas religiões, sem modismos. Vivamos o caminho reto da luz e da fraternidade e talvez, um dia, possamos ter um mundo melhor.



ACALMEM-SE


Acalmem-se para alcançar a graça que tanto almejam. A evolução vem devagar, de mansinho, de passo em passo, de degrau em degrau, de vida em vida.
A calma é remédio salutar, é progresso, é perfeição.
Quando os ditos populares afirmam que a "pressa é inimiga da perfeição", falam a mais pura das verdades.
Tudo aquilo que, com pressa, aflição e ansiedade fazemos, não alcançamos bons resultados.
Portanto, se devagar caminharmos, alcançaremos, a longo prazo mas com amadurecimento e conhecimento de causa, o nosso objetivo, a nossa meta.
Para correr contra o tempo, somente as naves espaciais que foram projetadas para voar à velocidades astronômicas.
Nós, pessoas simples e normais, fomos feitas para, passo a passo, crescermos e nos purificarmos.
Fiquem atentos a respeito desse fato; não se deixem enganar pelos modelos estonteantes dos vícios do mundo.
Fiquem em paz, amigos.

Um amigo da casa



A PERFEIÇÃO


É necessário que nos enxerguemos como seres em evolução. Assim estaremos crescendo e aprendendo a nos enxergar como realmente vindos de universos diversos, de mundos em diversos estágios.
Dentro deste imenso céu, mundos inexploráveis, cheios de vidas em formas diversas — algumas primitivas outras diáfanas — mas todas evoluindo e crescendo na busca de conhecimento próprio.
É como a pedra bruta que com o acariciar do vento, com a corrosão do tempo, de pedra feia e disforme, transforma-se, até que surja dela o diamante precioso, que mesmo nesta fase, ainda necessitará de transformações até adquirir forma e então brilhar em todas as suas cores, raios e luzes.
O ser humano também, conforme for abrindo sua mente, ainda limitada e preconceituosa, notará que dentro da perfeição da criação, na grandeza do Universo, nas mãos que regem todas as leis, ainda engatinha no avanço de sua luz própria.
Quebraremos ainda inúmeras barreiras, e ainda caminharemos muito em direção à perfeição, mas para isso devemos primeiramente procurar em nós mesmos todos os defeitos que enxergamos no próximo; dizer a nós mesmos tudo que gostaríamos de dizer ao nosso inimigo; termos a capacidade de admitir que somos piores do que o ser que julgamos, enfim, conseguirmos primeiramente, pelo menos tentar, nos melhorar antes de tentarmos melhorar os outros.
Teremos então, a partir deste momento, quebrado elos fortes que nos prendem ao falso conceito de perfeição. Não estamos sozinhos em nossa busca da verdade. Não estamos na frente. Somos um pequeno todo, habitando um minúsculo planeta, na imensidão e na vastidão de milhões de galáxias, reluzentes, pendentes em um Universo limitado ainda pela nossa ignorância.



A PROCURA INTERIOR


É assim, que se faz um homem:
Somando não todas suas vidas já vividas
Mas procurando, dentro destas vidas,
Os momentos que marcaram
E assim ultrapassaram
A barreira da ignorância, da soberba, da vaidade
E humildemente posaram no interior do homem
E com suavidade, mas muito firme e profundamente
Lançaram suas raízes em sua alma
Machucando, dilacerando,
Mas abrindo fronteiras e deixando à mostra
Um novo ser, um novo sentimento, uma nova maneira de ser.
Emerge então desta luta, vitorioso, o homem...
Que interiorizou-se e ressurgiu qual fênix,
Livre para voar rumo a novos mundos.

Vagner


A VOZ DO SILÊNCIO


Da tua boca saem cobras e lagartos. Tua língua ferina persegue-te a tal ponto, que teu próprio veneno poderá envenenar-te. Palavras desconexas, descabidas, saem freqüentemente de tua boca. Tomam teu coração e passam a ser tu mesmo. Vives cercado delas, como se fossem dançarinas ao redor de tua cabeça. Exercem, sobre ti, domínio. E tu, envolto no teu egoísmo, na vontade de sempre querer afirmar-te, não percebes o fascínio e o poder que por ti caem.
Pensastes alguma vez em calar-te frente uma conversa, seja ela amena ou atribulada? Conseguirias? Indubitavelmente, não! Teu ego necessita das palavras para alimentar-se. Como um glutão, quanto mais palavras ingerir, mais forte se tornará e maior será sua presença em todos os teus atos.
O silêncio, senhor da sabedoria, incomoda-o. Faz com que ele necessite exercitar os pensamentos, faz com que ele necessite despender energias com assuntos que não o interessam. Por quê? Tudo porque seu poder não será mais o mesmo. Seu reinado, sua soberania, estarão ameaçados. Silenciar, significará para ele, não mover-se. Deixar o púlpito e vir a conhecer lugares mais grotescos e desconhecidos. E do desconhecido, ele não quer tornar-se companheiro... Com o silêncio não terá nada concreto para apegar-se. E então, como exercer majestade sem cetro?
Meu amigo, deixa o silêncio falar. Perceberás que os mais belos sons, residem aí; que as mais belas descobertas habitam o teu centro.
E a bem da verdade, qual o significado da evolução? Não será descobrir infinitamente; não será conhecer para todo o sempre?
Acredito hoje, ser este o grande sentido da vida.
Descobri, através do silêncio, que nos recônditos de minha alma, eu me encontrava adormecido. É como se as palavras me empurrassem para um canto e ali eu permanecesse.
A medida que silenciei-me, com as palavras não mais me cerceando, pude pôr meus olhos — num primeiro momento — na esquina mais próxima. Com o tempo, arrisquei-me a ir mais longe e conheci ruas, cidades, estados, países e vislumbrei uma ínfima partícula do universo. Sinto-me hoje mais completo e desejo, com muito ardor, silenciar-me para poder desvendar, a cada tempo, mais mistérios.
Desejo a ti, mais uma vez, meu amigo, que descubras o som do silêncio. Seu estrondo é menor, porém, seus benefícios muito maiores.
Abraços daquele que muito falou, para depois calar-se.



ACREDITAR


Acreditas realmente na tua capacidade?
Sabes verdadeiramente a força que tens dentro de ti?
Olhaste alguma vez, profundamente para teu interior, para que assim, pudesses encontrar a resposta para aquilo que te julgaste incapaz de fazer?
Quantas perguntas, meus amigos!
Quantos não vieram aqui em busca de respostas, ao invés, de um inquérito?
Pois é, hoje venho para fazer-te refletir, e não há outra forma a não ser, num primeiro momento, aquela que te fará parar para pensar.
Muitos pensam que são incapazes. Por detrás desta conclusão, deixam de agir. Já pensaste, meu amigo, quantos projetos não aconteceram, porque tu te escondeste em teu medo, em tua falta de coragem, e por que não dizer, em tua covardia.
Talvez eu esteja sendo rude, mas venho com o intuito de fazer-te deixar o comodismo de lado.
Não há outra forma, a não ser que enfrentes aquilo que te é depositado no caminho.
Tudo que te é apresentado pelo curso da vida, cabe somente a ti cumprir. Outros não poderão fazê-lo. Se não enfrentares, nunca descobrirás a verdade. O caminho para ir de encontro a ela é esse.
Viver, também, nada mais é do que lutar; lutar para cumprir os objetivos a que nos propusemos. És o único responsável pelo teu trajeto.
Se, por motivos que somente a ti compete, deixares de enfrentar situações, sabes que, dia menos dia, elas voltarão. Assumem formas diferentes, no entanto, a essência daquilo que devias transpor, volta para novamente poderes superar. E tu, mais uma vez, deixas de lado.
Meu amigo, assim não evoluirás. Assim tua vida será sempre a mesma; tu não te transformarás, por conseqüência, não transformarás teu caminho.
Tu fazes teu evoluir. Fazes enfrentando a vida, acreditando em tua capacidade.
Vá, lute com toda tua força, assim conhecerás o apontar da eternidade.



AJUDA-TE


Quando chegamos a esta casa viemos em busca de quê?
Viemos em busca de conforto, de esperança, de uma palavra de fé que nos alivie os sofrimentos, que nos dirima as dúvidas, que nos ilumine o espírito, mas esquecemos de que tudo isso depende única e exclusivamente de nós mesmos.
Ninguém poderá nos prestar ajuda se nós não nos ajudarmos.
Ninguém poderá incutir a fé em nossa alma se não acreditarmos numa força maior que rege nossas vidas.
Ninguém poderá curar nosso corpo se primeiramente não curarmos as doenças, os defeitos existentes em nossa alma.
Por isso meus amigos, tentem entender que não basta se dedicarem a freqüentar uma casa espírita, é necessário que vocês queiram, de verdade, se reformular; é necessário que tenham fé de que Deus os ampara e força de vontade para caminharem sempre rumo a seu crescimento espiritual; rumo ao amor, a bondade, a fraternidade, a tolerância.
Existem duas máximas que se realmente seguíssemos não existiriam tantos problemas sobre a Terra.
São elas: "Ama ao próximo como a ti mesmo" e "Não faças ao próximo aquilo que não gostarias que te fizessem".
Quando conseguirmos seguir estes dois preceitos como deveríamos, teremos dado um grande passo em direção à nossa evolução espiritual.
Que o pai os abençoe.

um amigo



ANO NOVO


Ano novo!
Novo ano!
Novo ser!
Hoje um novo ano se inicia. Que ele possa trazer a todos vocês a bondade, a meiguice, a caridade, o perdão.
Que no coração de cada um de vocês possa surgir o amor — o amor pelo próximo, o amor pelo Pai, o amor por vocês mesmos.
Sim, amor por vocês mesmos. amem-se muito, conheçam-se profundamente, pesquisem seu "eu" interior e corrijam todas as falhas que por ventura existirem.
Aparem as arestas. Que arestas? As do orgulho, do egoísmo, da vaidade.
Permitam que nasça um novo ser neste novo ano que desponta.
Permitam que este novo ser seja mais cordato, mais tranqüilo, com uma paz de espírito muito grande.
Joguem fora aquele "ser" velho, carcomido, alquebrado pelos defeitos e vícios.
Surjam como um novo ser, um ser novo, junto com este novo ano que acaba de nascer.
Que suas vidas possam, com as bênçãos de Deus, ser permeadas de muita alegria, muita saúde, muito amor e muita luz.
Que Deus os abençoe agora e sempre!



APRENDIZES


Somos todos crianças na estrada do crescimento espiritual. Passadas vacilantes e inseguras, tropeços e tombos são freqüentes, pois ainda não possuímos muita firmeza em nossos passos.
Às vezes, quando o tombo é mais dolorido, deixamo-nos envolver pela tristeza, pelo desânimo e pela pena de si mesmo. Esquecemos que para aprender a correr é necessário o aprimoramento, que conseguimos com a humildade de nos levantarmos e continuarmos; de termos a coragem de aprender e não se acomodar com aquilo que já conhecemos.
Devemos ser eternos aprendizes e ter a humildade e a coragem para isso, pois a vida terrena nada mais é do que a prova da escola da vida, pois se na espiritualidade aprendemos e procuramos nos reformar intimamente, é na Terra que provamos se realmente nos reformamos.
É aqui, expostos às mais diversas vibrações, que conseguimos constatar se o que aprendemos na espiritualidade ficou ou não em palavras apenas.
É difícil transformar em ações, o que nós chamamos de boa intenção. O problema é sair da intenção e passar para a ação.
Deus, todos os dias nos chama ao aprendizado, basta ter olhos para ver.
Saiamos da posição de pedintes e passemos a trabalhar e semear o bem, para podermos ser dignos de o receber por mérito.
Saiamos da nossa usual posição de vítima e analisemos nossa parte de responsabilidade. Sejamos responsáveis para vivenciar com humildade as conseqüências de nossos atos, bons e maus.
A evolução é uma constante no Universo, não fique parado esperando tudo mudar, faça e aja para que a mudança ocorra.
Saiam desse padrão de pensamento pequeno e se permitam ser felizes.
Ser feliz é aprender sempre, com as boas e as más experiências.
A felicidade e a tristeza caminham juntas, e se ambas não se alternassem em nossas vidas, não sairíamos de nossa posição comodista.
É a chama divina atuando em nossas vidas, fazendo com que nós constantemente nos reavaliemos.
O progresso, a evolução são a constante do caminho da evolução espiritual.
Não pare, não estacione, pois o tempo é precioso!
A Terra está evoluindo espiritualmente, caminhem conosco, para que possamos estar juntos.
Afinal, teremos e acharemos um mundo que esteja de acordo com nosso estágio, não repita de ano!
Sempre é tempo de começar.
Fiquem com Deus.



CAPACIDADE/INCAPACIDADE


Saibam que todos somos capazes. A capacidade é uma força, que trazemos no nosso íntimo; ela é parte de nós, veio conosco. Como se fosse uma força, ela habita nossas profundezas. O que poucos sabem é o significado que ela possui em nosso trajeto. Sem ela não estaríamos vivos, vegetaríamos. É bem verdade que muitos julgam-se incapazes e escondem-se por detrás desse conceito, e assim vivem de um modo apático e disforme, no entanto até mesmo estes que sucumbiram à forças externas, possuem capacidade. Na verdade, se analisarmos friamente estes, concluiríamos que covardes não seria a palavra mais adequada para designá-los. A palavra correta seria: orgulhosos. Sim, estes que se escondem atrás da incapacidade são, de fato, orgulhosos. Possuem um senso crítico tão apurado, que de tão sensível sofre distorções. Suas críticas são tão envolvidas pela necessidade da aprovação externa, que aí sim, eles, covardemente, preferem sucumbir ao invés de olhar de frente a situação.
Se não conseguem encarar, olhar bem no olho do problema, como então, poderiam enfrentá-lo e consequentemente transformá-lo? O orgulho, seu maior aliado, lhes diz que não devem aparecer, que não conseguem; que devem levar a vida de forma mais tranqüila, evitando deparar-se com as dificuldades.
Eles, sempre buscando o caminho mais fácil, preferem abster-se e tocar a vida assim.
Mas sabem meus amigos, eles não sabem que desta forma, seu orgulho está sendo alimentado, está se fortificando e tornando-o, cada dia mais fraco. O orgulho alimenta-se desta força que é nada mais, do que a capacidade de cada um.
Todos somos capazes; se não fôssemos não estaríamos hoje aqui. Se fôssemos incapazes de transformar nossas vidas, não estaríamos hoje aqui.
Vocês escolheram vir para transformar. Sabiam que só mudando, evoluiriam. Então, como deixam que a acomodação impeça a força de se manifestar?
Então, como podem deixar de aproveitar vossas experiências para aprender e evoluir?
Como podem tornar-se escravos do vosso orgulho, pensando que acuado está melhor?
Olhem, é hora de rever! É chegada a hora de deixar o orgulho de lado e encarar a vida. Todos somos capazes, todos possuímos inteligência, todos somos diferentes. Aprendam a conviver com as diferenças, libertem-se dos pré-conceitos e vossa capacidade surgirá, dando-lhes toda a energia necessária para transformar vossas vidas.



CHAMADOS E ESCOLHIDOS


Todos possuem a mesma capacidade e a mesma necessidade de compreensão. A compreensão alivia o coração, pois faz com que nos sintamos amados da mesma maneira, com a mesma qualidade.
Todos possuem a vontade ou a inércia, a vergonha, a vaidade, o orgulho ou a inveja.
Quantas palavras caberiam nessa pequena folha para mostrar como todos são iguais.
As diferenças cabem para mostrar também que, apesar de sermos iguais, a melhora precisa se fazer valer dentro de cada um de nós para que todos passem a ser iguais em qualidades; qualidades essas que melhoram o estado interior de todos os seres.
Buscar o progresso é escolher o caminho da luta, do trabalho, de se deparar, a cada instante, com situações que servem como espelhos, como uma campainha que toca mostrando o que é preciso transformar. É o nosso chamamento. Mas somos nós que decidimos seguir como somos, nós é que decidimos parar.
Escolher lutar.
Escolher o crescimento.
Escolher dar vida à vida que nos foi dada.
Agindo assim, não precisaremos mais ser chamados, nós nos apresentaremos, antes de tudo.
Evitaremos assim, a frustração, a interpretação errada de que fomos escolhidos, diferenciados.
Queiramos e saibamos escolher o lugar que precisamos ocupar para amarmos mais a nós mesmos e a todos.



COMO UMA FLOR


Com um sorriso no olhar,
No brilho de um sorrir,
Germina a semente.
Na explosão do viver,
De um viver que quer,
Que impulsiona,
Que se mostra e que emociona.
Na força de procurar,
Como num dançar...
Que puxa a chamar.
Se fortalece, na busca da luz,
O encanto que encantará,
A todos que ela olhar.
Levará a chama do viver,
Do crescer,
Florescerá em cada ser
O brilho de um amanhecer.



CONHECIMENTO


O teu conhecimento é tua maior riqueza.
Angarias durante o teu caminhar, seja através da observação ou da vivência, conhecimentos que nele aplicarás. Este se fará longo ou breve, dependendo da maneira e da coragem com que encarares os fatos e derrubares as barreiras que se apresentarem na tua jornada.
É através da maneira com que vivencias os fatos que adquires mais ou menos bens, mais ou menos condições que te servirão de lume a iluminar e a suavizar os momentos mais difíceis. O aprendizado adquirido através das experiências nas quais tivestes dificuldades é que te farão crescer e, através da dor, chegares ao amor. E do amor, à paz.
Não acredites que estás estático e que nas complicações que te surgem no caminho, a dor seja tanta que supere a tua necessidade de evolução.
Não te percas na ilusão de que o brilho do ouro seja maior do que a luz resplandecente do conhecimento que traz a compreensão. E, na aceitação destes conhecimentos, a simplicidade. Na simplicidade, o verdadeiro caminho.
Não compliques fatos simples.
Vive com coragem.
Enfrenta com sabedoria.
Se tiver que julgar, julga com amor.
Exemplifica com teu carinho.
Persevera no teu ideal.
Busca e encontrarás bem perto.
Faze a tua parte e serás ajudado.
Procura enxergar além de ti.
E resplenderás.
Pois criarás, neste teu movimento, as condições necessárias para seres, dentro das tuas limitações, um ser melhor.

Moisés



CORAGEM


Coragem é o que desejo para todos que caminham, experimentam e aprendem no planeta Terra.
Coragem, porque é preciso tê-la para romper os costumes e preconceitos que aprisionam.
É preciso tê-la para "quebrar" a cristalização do pensamento que cerceia a criatividade e o exercício da inteligência.
É preciso tê-la para receber a ajuda quando se precisa dela. E sabem vocês por quê?
Porque para sermos auxiliados precisamos dar o primeiro passo, e neste passo nos expormos, nos despirmos de todo o aparato de que nos servimos para mascararmos nossos atos e parecermos melhores.
Não é fácil crescer! Porque o crescimento só vem quando mudamos, quando nos transformamos; e nenhuma transformação vem sem o nosso esforço.
Não pensem que a coragem tem a definição que aqui se dá a ela.
Considera-se corajoso aquele que desafia perigos, que enfrenta inimigos e que atende aos apelos das discussões e da humilhação do próximo. Eu chamo a isso de covardia e falta de inteligência.
Corajoso é aquele que confia na sabedoria do Pai da vida, e sabendo da sua justiça e sabedoria, enfrenta os percalços da vida com lucidez e coragem porque sabe que esse é o caminho para a luz.
Corajoso é aquele que enxerga seus defeitos e vícios, que são verdadeiras prisões, e tudo faz para romper com eles e verdadeiramente se melhorar.
Aprendo também a alimentar essa coragem e por isso desejo que sejamos corajosos e verdadeiros filhos do Pai.

Haroldo



CRIATURAS


Somos criaturas tão imperfeitas
Que só sabem rezar, pedir, implorar
Por oportunidades que sequer merecemos
E que não iremos cumprir a contento
Deus, que é bondoso e amoroso
Todas as nossas falhas perdoa
Perdoa todos os nossos atos vãos
Os nossos gestos contra nossos irmãos
Gestos de indiferença
Gestos de desamor
Gestos de descrença
Por criaturas, que tal como nós,
São muito imperfeitas.
Mas se nos unirmos,
Nos dermos as mãos,
Colocando neste gesto
Todo o nosso coração,
Conseguiremos, pouco a pouco,
Degrau por degrau,
Avançar em nossa evolução,
Entrar em comunhão
Com esses seres de luz que nos rodeiam
Com esses seres de luz que nos amparam
Com esses seres de luz
Que em sua bondade
Em sua fraternidade
Só pensam em estender a mão
Só pensam em abrigar em seu coração
Criaturas que, como nós,
Estão lançadas ao chão
Sem forças, nem coragem
Para erguer-se e num som uníssono dizer:
"Obrigado Pai, por este renascer
Onde posso aprender
A reconhecer minhas faltas
Cometidas no passado".
E apesar de ter logrado,
Às vezes, alguma vitória,
Ter a coragem de reconhecer
Que não basta apenas viver,
É preciso aprender
A vigiar, orar, ter fé
Para novos erros não cometer.

Victor Amaral



DESCOBRIMENTO


Faça um buraco profundo nos teus percalços. Enfrentes teus problemas encarando-os de frente. Teus olhos, sempre de soslaio, busca os prismas mais visíveis e dificilmente se dirige àqueles mais encobertos.
Deves saber, os buracos mais profundos levam ao reconhecimento de tuas dificuldades. Se pensas que buscando outros meios, estás vivendo teus reais problemas, enganado estás. Somente cavando profundamente e guiando firmemente a pá, estarás evoluindo.
Fingís muito e isto impede que percebas a profundidade do que já cavastes. Pensas teres cavado muito, quando na verdade estás ainda na superfície. Pensas teres olhado o centro e tampastes o buraco, quando na verdade, escondestes de ti mesmo os segredos que deverias desvendar.



DESPERTAMENTO


Vem o homem décadas após décadas, séculos após séculos, milênios após milênios, sendo subjugado, acorrentado, preso a padrões antigos de moral, de virtude e colocado sob o jugo das elites dominadoras e das classes dominantes.
E essas leis amedrontam e não permitem ao homem sequer erguer os olhos para os outros, quanto mais para si próprio.
Corajosamente, o homem tenta levantar-se e caminhar, sendo sempre mutilado de maneira desumana, em nome de um Deus vingativo e autoritário, que inibe e impõe vontades que castram a capacidade de raciocínio e obriga a aceitação.
Impostas essas leis, regidas as leis morais convenientes, eis que comodamente o homem se submete e durante muito tempo teme questionar, mas a ciência não se cala e os cientistas não são vigiados a contento. Os ditos loucos gritam as verdades que, embora tidas como desatinos, são ouvidas, analisadas e colocadas ao crivo da razão.
E os loucos tornam-se lúcidos e a ciência aprova e comprova os loucos; e novas verdades surgem. Então os homens, num gesto de coragem, quebram as velhas correntes de velhos costumes, da moral duvidosa, dos valores questionáveis e lançam-se, a princípio em minoria, ao encontro da liberdade. Levantam-se, a princípio, vacilantes, mas corajosamente questionam, não aceitam e, desta maneira, vão à procura da liberdade de pensar, da liberdade de agir, da liberdade de crescer e de assumir suas responsabilidades.
Liberto de todas as culpas impostas, liberto das mãos sujas e manipulantes dos predominantes.
Surge o homem, renasce o ser, deixando para trás velhas correntes, laços antigos, desprendido, feliz, liberto. E, enfim, conhecedor de todos os seus direitos e cônscio de suas responsabilidades, levanta-se e anda rumo a novos horizontes.

Marrás



DEVAGAR, MAS CONSTANTE


Nas diversas etapas que o homem passa na terra em sua escalada evolutiva, é bom notar-se que o progresso é lento, o aprendizado reforçado e o que é apreendido fica fixado em sua mente.
Seus costumes, suas maneiras, seu modo de encarar as coisas, agir e reagir, se modificam a cada novo passo em que ele realmente consegue se desvencilhar de sentimentos mesquinhos.
A luz se faz devagar dentro de cada um na medida em que ele avança e desmembra o seu ser; adquire e aceita novas maneiras de se defrontar consigo mesmo e se anula em prol de terceiros, sem com isso sentir-se maior ou melhor que o seu próximo.
O verdadeiro homem adquire sua própria luz que brilhará em força e resplandecência quanto maior for a sinceridade e a coragem com que encare a si próprio, insignificante perante o universo, mas um ser enorme diante da grandeza do universo que dentro dele habita.



ENTRE O "SER" E O NÃO SER


Na dormência de todos os sentidos
Em se sentindo ainda incompleto
Insatisfeito com tudo que lhe é apresentado
Como meio para viver
E sobreviver
Aprisionado neste mundo
Limitado em sua mente
Imantado a laços invisíveis
Sustentando perante todos
Posturas que gostaria de não ter
Falando coisas nas quais não acredita
Encerrando no coração muitas angústias
Preocupando-se com o amanhã
Que com certeza já vive hoje
E que nunca chegará por certo
Camuflando o exterior
Que esconde um falso interior
E amargando em cada passo
O seu próprio remorso
Se encontra aniquilado
"Ser" suspenso
Ainda entre a terra e o desconhecido
Analisando se vale a pena
Ser um "ser"
Sem mesmo ter pedido para o ser
Existir...
Sem encontrar significado na existência
Evoluir ...
Para chegar aonde nunca esteve
E de onde talvez tenha partido
Retornar ...
Para dentro dele mesmo
Para talvez encontrar a luz
A fagulha que ilumina e esclarece
Apazigua e enobrece
Acalma e enriquece
Com respostas e gestos
Este "ser"
Que agora agoniza
Em busca dele próprio



ESCREVA


Pegue a caneta e escreva
Escreva tudo que a você vier
Escreva, escreva, escreva
Deixe a pena correr...
Escrever é como
Uma linda caminhada.
Cada passo, uma palavra.
Muitos passos, uma frase.
Depois, a louca caminhada,
Um livro...
E nele estará sua vida
Teria ele um final feliz?
Quem sabe, exceto o Pai e você?
O Pai por ser uniciente
E você, porque foi quem andou.
Passos seguros, incertos, curtos,
Longas passadas, isto pouco importa
Importa sim, que eles foram dados por você
E se foi assim
É porque ninguém precisou carregá-lo.
Já andas sozinho
Que bom, que maravilha!
Agora apenas falta
Que o faças em linha reta,
Já fizestes curvas demais!



ESPIRITUALIDADE


Está chegando o tempo em que os homens abrirão suas mentes e seus corações para elevá-los ao "alto" e sintonizá-los com a energia cósmica que rege a todas as criaturas. Como a evolução do mundo que conhecemos, há que se ter "tempo" para a formação dos alicerces de uma grande obra. Como uma pedra bruta que "esconde" sua verdadeira beleza sob camadas e camadas de substâncias duras e sem cor.
Lapidados fomos, lapidados estamos sendo e gradativamente vamos nos aproximando da "beleza" que há no âmago do nosso ser, e assim, cada vez mais nos aproximamos da descoberta que será o grande passo na nossa "lapidação" : a espiritualidade.



ESTUDO


É no trabalho digno e no estudo aplicado que encontrareis a porta para o vosso crescimento.
Libertem-se da preguiça que assola a humanidade, deixando-a estagnada!
A grande riqueza do homem está no seu conhecimento. Este fica gravado no seu espírito e nem a morte é capaz de tirá-lo.
Não tenham preguiça de ler, pesquisar, aprender tudo sobre tudo. O grande beneficiado será você mesmo. O saber não ocupa espaço, como dizem alguns, mas engrandece o espírito.

Um eterno estudioso



EVOLUÇÃO


As marcas do homem na história, na pedra. Registros da evolução humana.
Registros que foram deixados para que a humanidade conhecesse um pouco a linha histórica do seu tempo.
Registros que a mente humana da posteridade pudesse compreender.
Antes disso há história, assim como depois muito houve também, mas aos poucos a revelação se fará. A medida que a mente evoluir, novas descobertas ocorrerão. Descobertas de registros, fatos hoje adormecidos à espera da compreensão humana.
Conforme se caminha para a frente, prontifica-se para voltar lá atrás.



EVOLUÇÃO 1


Será sempre assim
Até o findar dos tempos
Portanto,
Será sempre assim
Eternamente
Em cadeia evolutiva
Com muita dificuldade
Caminha a humanidade
Resolvendo seus porquês
E buscando em cada ser complexo
O aprimoramento e o exemplo
Certo para seguir
Palavras o vento leva
Exemplos sólidos ficam
Reforçando o que foi dito
Para conseguir crescer
Evoluir e compreender
Através de muitas fontes
Pesquisa o ser andante
Ainda preso à raízes
Que o prendem firme
Ao sólido, ao lógico,
Ao palpável
Mas anseia por outros mundos
Onde a mente corre solta
Onde existe a ficção
Que se torna realidade
Para toda a humanidade
Que se permite vivê-la



EVOLUÇÃO 2


Todos temos objetivos na vida.
Queremos realizar esses objetivos, às vezes, a qualquer custo.
Queremos ter uma família, queremos uma profissão, queremos uma condição financeira estável. Mas e daí? O que faremos quando estivermos com todo o objetivo alcançado? Se tudo que fizemos não foi por amor e com amor para o benefício do próximo?
Ficamos então no vazio a nos perguntar: Por que tudo isto? Por que nos sentirmos assim se estamos realizados em todos os campos? Mas talvez o nosso compromisso seja fazer as pessoas evoluírem, no sentido de ajudá-las a caminhar ao encontro de si mesmas. Se temos tudo o que precisamos ou queremos, então por que nos sentirmos infelizes? Se está ao nosso alcance, devemos acolher com carinho e amor as pessoas que nos rodeiam, com o coração aberto, pois assim, estaremos dando um passo a mais para a nossa evolução.



EVOLUINDO


O homem de ruminante
Para hoje ser pensante
Percorreu uma longa estrada
De idas e vindas
Procurando se conscientizar
Do seu papel no universo
Demorou mais de mil séculos
Para conseguir dar um passo
E olhar para si mesmo...
Só deixou de ruminar
Não aprendeu a pensar
Pois ainda tem presa a mente
Dos animais a semente
Que um dia vai brotar
Ser pensante?
Ainda demora
Talvez mais outros mil séculos
Até que se rompa o elo
Em que o homem se prendeu
O caminhar ainda é lento
A mente adormecida
Os sentimentos vagos
E na sua imensa grandeza
O homem se acha preso
Pobre homem! Tão pequeno!
Ainda destila veneno
Contra sua própria espécie



GIRA MUNDO


Girando com o mundo gira
Todo um sonho, uma vontade
De abraçar a humanidade
E a fazer compreender
Que no girar deste mundo
As verdades se alteram
Os conceitos mudam
As pessoas se alternam
Na busca da perfeição
Em girando o mundo gira
E burila o novo ser
Que um dia há de nascer
De dentro deste "você"
Que se nega a aprender
A olhar e poder ver
A grandiosidade
Da nova luz que se aproxima
A luz de uma era nova
Da mente nova, aberta, desperta
Não mergulhe, gire junto com o mundo
Gire e permita
Que esta nova verdade
Possa até você chegar
E se permita enxergar
O nascer de um novo ser



HÁ LÓGICA


Por que só através da dor e do amor, chega o homem ao ponto de procurar o esclarecimento e a questionar suas origens ?
Por que só questionar se impulsionado por sofrimento ?
Não seria mais inteligente a observação ?
Mas felizmente ou infelizmente, só nos achamos aptos a aprender, testando.
Como saber o que é quente se não queimarmos os dedos?
Como saber o que é bom se não experimentarmos o que é ruim ?
É experimentando, testando, acertando e falhando, caindo e levantando, que aprendemos a caminhar.
Só assim conseguimos o progresso, só assim é possível avançar, é em se rompendo preconceitos, barreiras; é não se subjugando, é realmente nos rebelando e tendo a coragem de desbravar e nos atirar ao desconhecido, que conhecemos e nos permitimos enxergar possibilidades sem limitações, para um porvir novo.
Bem abençoados os que em um gesto de "insanidade" ousam discordar e avançar para novos horizontes, embora por isso paguem altos preços e sejam alvos de muitas críticas, mas já então terão aberto a cortina que permitirá aos sábios e doutos, avançarem rumo ao futuro.



LIBERDADE


Liberdade para todos os filhos da terra.
Liberdade para nossos bons sentimentos.
Liberdade para nossos bons pensamentos.
Liberdade para todas as boas coisas que possuímos dentro de nós.
Liberdade para nosso espírito que se encontra preso nas vestes carnais.
Liberdade de viver a todos os seres que na Terra habitam, pois somos cativos de nossos próprios defeitos.
Mas como iremos ou poderemos conseguir essa liberdade?
Estudando, nos orientando, nos livrando dos vícios em que a matéria nos envolve e deixando livres somente os dons do espírito; mas aqueles dons com que Deus nos coroou a existência, que são: caridade, bondade, tolerância, paciência, fraternidade e tantos outros que temos plena consciência quais sejam, mas que fazemos questão de ignorar.
Agora, os vícios, as maldades, vamos envolver em elos, vamos acorrentá-los bem forte no fundo de nossa mente, de maneira a não deixarmos que esses maus instintos venham à tona de maneira nenhuma.
Assim, só assim, quando tivermos conseguido nos livrar desses vícios, estaremos realmente libertos.
Liberdade! Essa é uma palavra que só com muito esforço conseguiremos compreender e praticar.
Liberdade! Deus a todos a concede, nós é que nos mantemos presos aos males existentes na Terra.
Liberdade! Lutem para consegui-la.
Liberdade a todos os filhos do Senhor.
Que Deus conceda a todos vocês clareza de idéias para que possam compreender e apreender o verdadeiro sentido da palavra liberdade e que quando conseguirem apreendê-la possam também aprende-la.
Liberdade é o que desejamos a todos vocês.
Que Deus os abençoe e ilumine.

Irmão José



MOMENTO DIFÍCIL


De repente, um estranho vazio nos toma, e por mais que trabalhemos contra, ele persiste. É quando perguntamos, assustados: Oh! Deus!
O que me acontece?
Os encantos do mundo já não mais me encantam, o que faço? Sei que são efêmeros, mas são encantos!
E a vaidade que me escapa? O que faço se é ela que me empurra pela vida?B E meu orgulho que se torna pouco? O que faço se é ele que me exalta?
A lista é grande das coisas que me escapam!
E se tudo se for? O que fica?
Oh! Deus meu, diga-me o que faço?
Querido amigo e irmão, dai pouca atenção a este, que dentro de ti, clama aflito, por saber que o momento dele passa. Ele não é você, não se preocupe, ele é um usurpador que a psicologia acadêmica chama de ego. Será necessário que isto aconteça para que possamos dar o grande passo. Deixai-o ir, pois aquele que virá para ocupar o seu lugar, te encherá a eternidade de alegrias, não fosse assim o plano de cá seria pura farsa, grande mentira.
Deixai que este parto aconteça. É o primeiro, por isso difícil, mas te fará atravessar a primeira grande linha. Será o Pai em nós, como disse o mestre.
A evolução é difícil, bem o sabemos, mas difícil são apenas os primeiros degraus.
Deixai acontecer pois não poderás deter o que é da lei e a lei diz que avances.
Deixai acontecer e conhecerás encantos jamais imaginados.

Joana dos Anjos



MUITOS EM UM SÓ


Ainda hoje me vi, me reconheci, naquele que caminha pelas ruas de uma grande cidade e nada vê, a não ser seus próprios sentimentos, pensamentos e planos...
Ontem, me espelhei naquele que se abaixa diante de uma pequena flor para sentir o seu perfume doce, alheio ao movimento, ao murmurinho das outras pessoas.
Dias atrás, me amoldei aquele que com passos firmes, olhar altivo, mente poderosa, a tudo vê de cima para baixo, tudo vendo como se ele próprio fosse infinitamente melhor.
Se puxar pela memória, sei que me verei numa dezena de outras personalidades. Como é possível ser tantos em um?
E assim somos, muitos em uma só pessoa. São as facetas da mente, são as facetas de cada desejo que espera ser o único no ser.
E digo que são essas facetas somadas que nos dão as experiências necessárias para concluirmos que ainda nada somos, em definitivo.
Antes, podemos dizer que somos o ensaio do que seremos um dia.
Um ser bastante diferente destes nos quais nos reconhecemos. Um ser infinitamente melhor.
Muita fé e perseverança.

Um irmão


NOVAS MORADAS


Muitas são as moradas do Senhor.
Pois muitos são os seus filhos amados, e maiores ainda, são as suas diferenças.
Para cada qual, o seu lugar de direito. O que semear bons frutos, bons frutos terá.
O que devemos então fazer para merecer Suas moradas celestiais? O que devemos buscar em nossas vidas atuais, para alcançarmos uma vida melhor, mais alegre, mais saudável na espiritualidade?
Devemos, antes de tudo, buscar a nossa elevação interior. Burilar nossos sentimentos para que possamos transformá-los em boas ações. Devemos fazer, de cada dia, um dia feliz, de luta e trabalho. E abençoarmos esse trabalho.
Santo é o suor que escorre de suas faces, mas nenhum valor ele terá se dele fizeres motivo para vangloriar as dificuldades dos seus dias.
Trabalhe, mas não reclame do tipo do trabalho. Todo trabalho digno, é digno aos olhos do Pai.
Busque as tarefas diárias, como quem vai ao jardim colher flores. Quando você sentir realmente prazer em ter o seu dia ganho com o suor do seu trabalho, já terá feito o seu quinhão para seguir rumos melhores.
Mas não basta somente a busca do trabalho com que você sustenta a sua família. Deverá também ir ao encontro das labutas da alma. Que labutas, perguntarão alguns?
Aquelas que o escravizam no senso de inferioridade, ou seja: o orgulho, a inveja, a cobiça, a preguiça, a ignorância, o egoísmo e tantas mais que sua mente conseguir visualizar. Parecerá, nesses momentos, que o trabalho do seu sustento, já não é tão pesado assim, não é mesmo? Pois difícil, é lutar contra todas essas energias que carregamos diariamente e que, na maioria das vezes, nem nos damos conta de que elas seguem ao nosso lado.
Amigos, comecem hoje, agora, a lutar contra essas forças que tanto os distanciam de uma vida melhor. E essa vida será melhor, não porque terá caminhos mais belos, pessoas mais bondosas, mas porque sua alma estará livre das teias tenebrosas em que os maus instintos o escravizam.
Você irá sentir-se livre.
Livre para viver sua entidade, sem os torvelinhos que ainda hoje cruzam seus dias.
Livre, para sentir a imensidão do universo e observar que, por menor que seu ser possa lhe parecer, a Deus ele é infinito e eterno. E para ele, "Deus" planejou uma vida melhor.
Deus planejou, mas a você caberá executar.
Felicidades e muita paz a todos em suas novas moradas.

Um amigo



O DESPERTAR


Há muito tempo se acha o homem preso às teias do interesse.
Manipulados e tendo a sua vontade escondida e encolhida lá bem no subconsciente, guardada de maneira a nunca se manifestar.
Mãos ferrenhas, mentes doentias, gulosos pelo poder de serem os "donos da verdade" por eles próprios criadas. Falavam em nome da justiça e faziam justiça através das próprias mãos.
Criavam leis que puniam constrangedoramente, matavam, torturavam a todos que pelo menos ousassem pensar na validade e na eficácia de tais leis e métodos.
Assim perdemos séculos e séculos de aprimoramento e de avanço rumo a busca de nós mesmos, presos e impedidos que fomos de pensar.
Mas um dia a luz se fez e ao homem foi dado abrir os olhos e hoje, ofuscados pela luz das verdades que ainda buscamos, estamos aprendendo a pensar, raciocinar, concluir e neste exercício, nossa mente, recém despertada e ainda espreguiçando, bocejando, acorda para um novo ser.



O ERRO É MEU


É sempre tão difícil ao homem se defrontar com suas próprias verdades.
É comum neste momento procurar respostas aos sofrimentos, aos desajustes, aos erros, fora deles mesmos e comumente culpar aos mais próximos julgando-os incapazes de compreender, apoiar e estar sempre prontos a uma palavra que deve, com certeza, ser correta e dita na hora oportuna, o que certamente evitaria que neste momento estivesse ele passando pelo desequilíbrio e pela dor que agora passa.
Muito cômodo e confortável culparmos a terceiros pelas nossas falhas. Covardemente nos escondemos e fugimos de nossas culpas, nossos medos, nossas incertezas, usando como muleta a mão amiga que não nos deu força suficiente na hora certa.
Caminho errado para quem quer buscar respostas para suas perguntas.
Caminho errado para quem quer um caminho novo, novas propostas.
Caminho errado para um mundo egoísta onde possibilidades de novas formas de vida se descortinam no Universo infinitamente populoso.
Como encarar todas as novas propostas de vida?
Como encarar novas formas de comunicação?
Como ampliar nossos conhecimentos sobre o Universo se ainda não nos dominamos, se ainda não temos estrutura para nos enxergar como seres limitados, incapazes de enfrentar nossos erros e colhermos com dignidade o que plantamos?
Ao invés de não aceitarmos nossas culpas e descarregá-las no próximo voltemo-nos para nós mesmos, analisemo-nos, centralizemo-nos, equilibremo-nos e veremos que é através de nossos erros, é através do gesto humilde do reconhecimento de nossa incapacidade de julgamento, é ultrapassando todos os limites e dizendo "o erro é meu", que conseguiremos a paz e a serenidade necessária para prosseguir a caminhar "errando e acertando" e assim evoluindo dentro de um Universo agora ilimitado.



PADRONIZAR, POR QUÊ?


Existe uma pluralidade de idéias e, dentro destas, a individualidade de cada ser.
Todo ser é único no universo. Cada qual traz determinado potencial para evoluir e transformar.
Por que então esta tentativa de homogeneizar e padronizar o ser?
Por que então esta meta única e restrita, que rejeita idéias diferentes daquelas que são utilizadas como modelos?
Saibam que este caminho, que esta visão, jamais possibilitará a evolução.
Vocês estão parados no tempo, deixando de lado oportunidades que ampliariam os horizontes. Atentem para esta questão; nela reside o ponto crucial de sua passagem terrena. Se continuarem por este caminho, permanecerão da mesma maneira, continuarão agindo covardemente.



PARADOXOS


Quanto ao que diz respeito às questões
Que necessitam de clareza de raciocínio
Se perde o homem em respostas
Onde o palavreado inútil confunde
Ao invés de trazer à luz a verdade sobre fatos
Que já a humanidade se acha pronta a assimilar
É que qual árvore presa ao chão pelas raízes
Está o homem preso há séculos
A uma educação errônea
Mas a única capaz de compreender
Se achando então em extrema dificuldade
Para sair do que julga certo
Embora não convincente
E avançar para outras realidades
Não palpáveis, não sólidas
Ainda não testadas, nem desvendadas
Portanto, ainda não distorcidas
Pela mente de nenhum ser
Tudo que é dado ao homem
Para avanço do espírito
Tem este a necessidade
De passar antes pelo crivo da ciência
Até que distorcida e comprovada
Avance e chegue ao ponto de "crer"
Assim segue o homem seu destino
Sendo a verdade dada a ele
Em doses homeopáticas e vagarosamente
Só então sendo deglutida e aceita
Como alimento para o espírito
Pois que se revelada ao todo
Seria ela inaceitável
Dentro dos limites que regem as leis
Que hoje julgam universais.



PERSEVERANÇA


Não há vitórias se não houver muita luta e perseverança.. Uma luta interior para vencer todos os obstáculos que se fazem presentes em vossas vidas, para que escaleis mais um degrau na vossa evolução.
Tem de haver fé, perseverança, vontade em tudo que fordes fazer na vossa vida, para que possais atingir o topo ou a perfeição.
Existe uma imensa barreira a ser transposta neste momento mas, vamos em frente. O mais importante é a união de pensamentos e sentimentos. Que eles sejam límpidos e transparentes, para que possamos penetrá-los, auxiliando-os a se desenvolverem para um trabalho sério e proveitoso.
Que nunca a dúvida perturbe a vossa tarefa que pode ser tão grandiosa, dependendo unicamente de vós.
Abraçai vossa causa com coragem, fé e perseverança que nosso concurso não vos faltará.
Um abraço fraterno de

um amigo



POBRES RICOS


Tendo nas mãos a fortuna, são invejados por muitos e cercados por tantos outros.
Tantos dariam "tudo" do pouco que possuem para estar na posição daqueles que têm posses, dinheiro, vida abastada.
Mal sabem estes, quão difícil é a tarefa daquele que possui o objetivo dos seus anseios.
Quanta "força" se faz necessária para poderem administrar o quanto possuem: Todos os chamamentos da matéria, todos os anseios redobrados, tanta sedução, tantos apelos.
Quando recebem a fortuna, recebem também a árdua tarefa de fazer bom uso dela.
E estes que a almejam, que a buscam incessantemente, teriam a "coragem" de almejar também a tarefa de não se deixar dominar por ela? Afirmo que não! Pois que almejá-la tanto, "perseguí-la" assim, já demonstra o quanto já estão dominados.
Possuir a fortuna é não se deixar possuir por ela. Eis a grande tarefa dos ricos. E que tarefa!
Os anseios e os pedidos daqueles que almejam riquezas podem ser atendidos, pois se hoje são pobres, amanhã poderão ser ricos. E ao se depararem com o "sonho" realizado se deslumbrarão e ao se deslumbrarem serão dominados e de ricos se tornarão pobres, fracos e submissos.
Sendo assim, dominem a insatisfação e agradeçam por aquilo que têm, seja muito ou seja pouco. Porque tantos aqueles que têm pouco, como aqueles que têm muito, podem caminhar e evoluir. E tornar este caminhar mais leve ou mais pesado não depende da quantidade de bens materiais e sim das virtudes que possuem.



ROMPER PARA CRESCER


Há de se convir a dificuldade que temos para ser realmente quem somos.
Nos mostrarmos, nos expormos, nos posicionarmos perante a vida, o mundo, a sociedade e às pessoas é realmente difícil, se nos despirmos de todas os falsos conceitos que nos cercam.
O homem tem o dom de transformar e desvirtuar os fatos ao ponto em que seja ele colocado ao público, da maneira que lhe for conveniente.
Mensagens belíssimas de Grandes Mestres chegaram ao público, transformadas e "mal interpretadas", fazendo com que, até hoje, nos debatamos à procura destas verdades que, de tão puras e simples se tornam inaceitáveis.
Não devemos então nos envergonhar e nos esconder dentro de nossas "cascas" quando sentirmos necessidade de contrariar "certas normas"...
Não devemos nos perder e nem nos sentir marginalizados, por pensarmos diferentemente ou agirmos de modo diferente ao da maioria...
É importante que tenhamos a coragem necessária para sair em busca de nós mesmos e enfrentar nossas próprias verdades, pois assim, a partir do momento que sairmos dos "cristalizados e pequenos mundos mentais", criados para nos conduzir à metas que não são as nossas, criaremos campo e receberemos a ajuda justa e precisa para o nosso progresso interior.
Quando conseguirmos "tirar a venda que nos cobre os olhos", poderemos vislumbrar "levemente" a grandiosidade existente nas palavras simples, a sutileza dos gestos humildes, que foram feitos há 2.000 anos por "amor puro e singelo" e que, até hoje, acreditávamos fossem de sacrifício e dor.

Josué



SABEDORIA DO BEM VIVER


Abençoado é o ser que compreende quando, de alguma maneira, não é compreendido.
Enfrentar o inimigo com cordialidade, com o sorriso no rosto é, de alguma maneira, ser evoluído e compreender a não compreensão.
Amigos, sabedoria é doar sem querer retorno.
Sabedoria é amar sem ser amado.
Sabedoria é saber entregar-se sem pedir absolutamente nada em troca.
Quando estiverem neste nível, serão seres totalmente desprendidos, sabendo que doando já estarão ajudando e sendo ajudados.
Procurem ser desprendidos e serão felizes.

Um espírito ainda no seu aprendizado



TERCEIRO MILÊNIO


É preciso destruir para construir
É preciso esvaziar para depois encher
É preciso acreditar para executar
É preciso determinação para transpor
É preciso coragem para enfrentar a guerra
Que destrói preconceitos
Que reinterpreta os fatos
Que recria palavras e soluções novas
Os sobreviventes apuram o "faro"
E se abrem a novas formas de vida
Surgirá um mundo de idéias
Nas cinzas, nada será encontrado
Um homem novo nascerá
Sabendo que a destruição do inútil
É necessária para a construção da Era nova
Todo sentimento não comunitário
Não comum ao bem de todos
Será aniquilado, antes de nascer
A Terra e o homem, estarão então
No tão esperado Terceiro Milênio
Que se caracterizará
Pela destruição do falso
Livre de manipulações
Aberto à construção
Rico em expansão e progresso
Onde o ser caminhará
Em busca de si próprio



EVOLUÇÃO 3


Na minha vida de misérias,
Nunca compreendi
Que é preciso um pouco de tudo...
Amor, sofrimento, dor, alegria,
Contrariedade, piedade,
Para podermos crescer e evoluir.

Na minha vida de misérias,
Muito lutei, muito sofri,
Pois nunca entendi
Que tudo aquilo que me acontecia
Era para a minha evolução.

Na minha vida,
Que achava ser de misérias,
Nada aprendi.
Foi preciso que eu morresse
E que de novo vivesse
Para ampliar minha noção
Do que é preciso, realmente,
Para que haja evolução.

Júlio


TURBILHÃO


Caros amigos, hoje venho até vocês para lhes comunicar sobre as pessoas que andam pelo mundo como bólidos, como se na vida não houvessem objetivos maiores do que estar sempre correndo, sem sequer parar para analisar o por quê desta loucura toda.
Meus irmãos, não se percam nesse turbilhão de idéias que não levam à lugar algum e que apenas fazem com que vocês se percam e nada de positivo consigam construir em suas vidas.
Meus amigos, calma! Fiquem tranqüilos, parem um pouco, tirem o pé do acelerador, pois dessa forma, vocês acabarão por destruir a si mesmos e àqueles que estão à sua volta.
Procurem agir com a razão, façam um esforço e não se deixem levar por esse turbilhão de vícios, de moral duvidosa, onde não pararam para pensar e nem para respirar.
A vida deve ser encarada de forma mais séria, mais racional. Afinal, vocês são seres racionais, e como tais se espera que vocês ajam.
O Pai os criou puros e ignorantes e deixou que cada um agisse de acordo com o seu livre arbítrio.
Mas agora eu pergunto: O que estão fazendo dele?
É preciso que vocês ocupem suas mentes com algo mais renovador, que elevem o seu pensamento para o alto e comecem a pensar em crescer, em evoluir como seres humanos. É preciso trabalhar para eliminar do seu ser todas essas impurezas que adquiriram até agora.
Limpem suas mentes, façam-nas suas escravas e não suas senhorias. Incutam nelas, o amor, a fé, a bondade e verão que, pouco a pouco, vocês estarão agindo como verdadeiras criaturas de Deus.
Então, amigos, vamos trabalhar para o crescimento espiritual?
É importante que melhorem, que encontrem o caminho, pois "OS TEMPOS SÃO CHEGADOS".
Cuidem para não se perderem neste caminho.
Até breve.

Haroldo


SERES IMPERFEITOS


A imperfeição não é herança genética como pensam alguns, nem é praga dos deuses como pensam outros, na sua revolta. A imperfeição é, isto sim, a companheira daquele que ainda andou pouco na longa estrada (às vezes árdua), cujo nome é evolução. E sobre esta estrada alguns nem andam, mas se arrastam. Outros engatinham, alguns poucos correm mas, a grande maioria, inconformada com as pedras e com o calor do sol, busca as sombras das árvores, o desfrute, a calmaria.
Ninguém quer entender a vida no seu real significado.
Aqui é um campo de lutas, mas poucos querem ver a vida assim e procuram desfrutá-la. A este desfrute chamam de felicidade.
A felicidade, como o homem a compreende, é a obtenção da vitória fácil, a ausência da dificuldade, é o prazer constante. E, poucos são os que não se revoltam por não atingir e vencer suas metas.
O desfrute, amigos, tão confundido com a felicidade, é sombra. Apenas sombra, a nos tirar a coragem de seguir, enfraquecer nossas fibras.
Queiramos para nós a coragem e a força e oremos para isso. Para que recebamos, na medida certa, o que nos serve realmente pois, se insistirmos nas sombras, a lei, com maior rigor, tratará de nos empurrar para fora delas. A estagnação não cabe em lugar algum do Universo. Caminhemos e lutemos sempre contra as adversidades, pois ninguém recebe o que não merece. Não as entendam como castigo. Castigo é ação dos homens, não de Deus. O que acontece sempre é a repetição de lições não aprendidas.
Saiam das sombras, amigos. Saiam das sombras e enfrentem aquilo que verdadeiramente lhes convém.

João


MENTE X CORAÇÃO


A mente humana mente.
Mente para si e para o mundo frustrado, desalmado, carente da luz do coração.
O coração não mente e acalma a mente engenhosa e criadora do mundo em que estamos: mundo este que guerreia, que manobra e humilha, que trama e desvirtua.
Mundo este que desvaloriza os sensíveis, que estraçalha os pequenos e fracos.
A mente mente e não se envergonha.
O coração sente e não mente.
A consciência aparece na trama deste drama.
O ser carente precisa de luz, de amparo, de carinho e não de solidão,
O ser carente desse mundo está aqui, agora, precisando de amigos, não de aflitos com a vida.
Os amigos ensinarão a mente a não mentir e, ao coração, ouvir mais a sua voz sumida e pequena na amplitude deste mundo.
A consciência, de certo ajudará nisso tudo, e só assim todos serão felizes nesse mundo poderoso.
Calem a mente mentirosa e acordem o coração sensível.
Deixem a consciência cobrar e ensinar,
Acordem para o mundo dos espíritos, pois aqui não poderá haver mentes mentirosas escondidas. Todos saberão como achá-la, onde encontrá-la.
Deixem o coração acordar.
Acordem com ele também.
Acordem, acordem...
Estamos aqui para ensiná-los e escutá-los.
Contem conosco, amigos.

Amigos dessa casa


TRISTEZA


Por que estás triste?
O que perturba a tua mente?
Ergue a cabeça, amanhã é outro dia, e essa tristeza pertencerá ao passado.
Não chores, não lamentes, isso faz parte da vida aí, na Terra.
A tristeza e o sofrimento ajudam a crescer, a dar maior valor aos momentos felizes.
Como é difícil contentar a todos! Vocês ainda não aprenderam a discernir o que realmente precisam para evoluir, para melhorar o seu nível mental.
Vocês gostam de reclamar, de se lamentar. Isso não leva ninguém a lugar nenhum.
Parem e pensem: será que a tristeza e o sofrimento, não fazem parte daquilo que vocês realmente precisam para evoluir, para dar maior valor a tudo aquilo que têm?

José
Um amigo da casa


AMIGOS


Busca os caminhos da tranqüilidade do coração. Quando se está de bem consigo mesmo, conseguimos tranqüilizar os que nos rodeiam, transformar o que tem vontade de seguir em frente, acreditando que somos capazes. Não desistas no meio do caminho, A desistência é para os mais fracos e omissos diante da vontade de vencer e não ser vencido. Caminha com mais segurança. As jornadas são longas, cheias de pedregulhos que impedem, às vezes, até de caminhar.
Desvie e caminhe na certeza que o fim será de alegria e esperança num porvir de maturidade para o espírito, que insiste em crescer e se aperfeiçoar.

Um amigo


MEUS IRMÃOS


Não vos preocupeis demais com as coisas desta vida.
Não tomeis como exemplo os incrédulos, que nunca olharam para dentro de si mesmos, e nem sequer souberam unificar o seu espírito com o Criador.
Quando todo espírito se encontrar com o Criador, se tornará um só, um simples ser criado por Ele.
Eu me preparo para que este dia chegue.
Eu espero que todos nos encontremos neste dia.

Nelson Moreno


MENTE


A mente, essa máquina que absorve tudo o que vê, tudo o que sente.
Os valores adquiridos por ela nem sempre são os certos, mas sim os que lhe impuseram os preconceitos, as inquietudes da vida, que não a deixam expandir-se, que a impedem de enxergar o certo, o correto para si. Soluções, amigos, quem é que as tem? A evolução dos tempos leva ao deprendimento dos apegos, das incoerências, dos absurdos administrados pelas pessoas que insistem em viver no passado.
Acompanhem a evolução dos tempos, os valores tem que ser mudados. Porém, toda vez que há uma mudança, há choque de opiniões.
A mudança é necessária e o ser livre caminha mais rápido. Procurem viver em contato com o absoluto de acreditar que são capazes de olhar o novo com senso crítico mas, acreditando também que são seres eternos que clamam ser livres, poderem amar e ser amado com respeito e com felicidade.

Um amigo da casa


SEGUNDO OLHO


Que teus olhos só saibam ver as belezas que a natureza encerra.
Que tuas mãos saibam tocar a terra que te oferta frutos e alimentos.
Que teus pés saibam andar pelas trilhas que a natureza criou.
Que teus ouvidos ouçam o clamor dos sons das quedas d’água. Lá, bem dentro da mata, a harmonia dos sons dos pássaros.
Que tuas narinas sintam o perfume que vem das flores, do suor da terra, da seiva das plantas, da natureza que incessantemente respira.
Que tua mente registre somente os fatos importantes para o teu aprendizado. Que nela sejam grafados os símbolos, os sinais, os verbos que conduzem ao amor maior.
Que tuas energias captem as energias do amor, em que constantemente Deus te envolve.
Sente, percebe, capta, respira, e vive somente o que de belo existir pelos caminhos por que passares.
Tudo o mais, deixa passar ao teu lado, como uma paisagem quando viajas.
Não olhes, não vires para trás, apenas segue adiante, ciente da tua própria existência, convicto de que tua vida não se impregnou do odor das coisas ruins da vida.
Vive sabiamente.
Deus te deu uma mente para ajudar-te.
Utiliza-a com sabedoria.

Um amigo


A HUMANIDADE


Se olharmos para trás, veremos que a humanidade vem se distanciando da selvageria, das lutas sangrentas alimentadas pela ignorância e vem progredindo. Vem depurando suas más tendências. Mas...
Quanto ainda há para caminhar? Quantas conquistas ainda terão que ser "apreendidas" e "aprendidas"? Conquistas de virtudes morais! Quantas?
Muitas, muitas... Mas embora já tenhamos caminhado um pouco, que aos nossos olhos já é muito, ainda não aprendemos, não transformamos em aquisição consciente as virtudes básicas. Falo da humildade e da paciência. Ambas, produtos da sabedoria.
Só sabe ser verdadeiramente humilde aquele que, pela sabedoria, consegue enxergar ao próximo como a um irmão de caminhada, com os mesmos vícios e principalmente, as mesmas possibilidades e virtudes que encontra em si mesmo.
A paciência também é produto da sabedoria, virtude daqueles que já aprenderam da vida a certeza de que há "tempos" diferentes para seres diferentes e que, além deste "Terra-à-Terra" que nos aprisiona, existem "motivos" que mesmo não tendo capacidade para compreender, ainda assim, queremos julgar. Paciência, produto também da fé, da crença no equilíbrio, na sintonia, na justiça, na harmonia da vida.
Ser humilde, ser paciente é ser sábio!
Eis aí duas grandes pilastras a serem conquistadas pela humanidade. Pilastras que sustentarão a sua evolução. A construção dessas pilastras depende de cada um de nós, pedacinhos, partículas integrantes dessa grande construção.


FALSO BRILHO


Procure, por um momento, descer do seu trono de verdades, construídas sem nenhum conhecimento. E coloque-se, por breves instantes, no nível que na verdade você ocupa. O nível de caminheiro, do ser em evolução, igual ou até menor do que todos aqueles que o ouvem e que o buscam à procura de orientação.
Na escala evolutiva existem seres e mais seres, em diversas escalas de progresso, tentando, dentro dos seus limites, evoluir na marcha do auto conhecimento, no aprimoramento e no burilamento de suas próprias fraquezas.
Não tome em suas mãos os destinos destes seres, com a desculpa de que tem mais conhecimentos. Há de se ter tato e bom senso na hora de palmilhar corações atormentados, seja pelo ódio, seja pelo rancor, seja pelo amor ou pelo desamor, seja pelo afeto ou pelo desafeto. Corações aflitos em busca de respostas, em busca de alívio, em busca de serenidade, em busca de paz...
Não nos coloquemos nunca como donos dos conhecimentos que não temos e, se os temos, ainda não conseguimos colocá-los integralmente em nossas vidas. Então, com que direito pretendemos imprimi-los, na vida dos outros?
Não conseguimos nem ao menos enxergar a nós no mesmo nível daquele que nos busca. Com que direito, então, opinar ou direcionar vidas alheias se a nossa própria está sem rumo?
Desçamos, então, do nosso falso trono de caridosos, humildes, justos e sábios, conhecedores de verdades que justificam todos os nossos atos, mas que são implacáveis no julgamento do próximo.
No caminho da evolução, apliquemos todo o conhecimento adquirido, primeiramente em nós mesmos. Pois só assim estaremos ricos, plenos e prontos a sentarmos novamente em nosso trono. Mas, desta vez, sem a pretensão de sermos maiores ou melhores que ninguém, mas conscientes da igualdade dos seres que habitam o espaço em que vivemos, conhecedores dos nossos limites e da nossa ainda pequena capacidade de aceitação.


FIM DO MUNDO


Muito se ouve falar em Terceiro Milênio.
Muito se fala também em fim do mundo.
Então o que devemos passar para as pessoas que já se condicionaram a acreditar que o fim do mundo está próximo?
Fiquem tranqüilos, pois essa transformação não ocorrerá da noite para o dia. Não será de uma hora para outra, como pregam muitas religiões que cairão por si só, ao perceberem que o mundo continua e que uma mudança repentina fere a lei da evolução. Além disso, o que poderá acontecer, não estará fora dos planos traçados por Deus.
As mudança serão aceleradas, isso sim, pois o tempo escapa daqueles que tiveram oportunidades felizes e não souberam aproveitar.
Então, não se atormente...
Você está entre essas pessoas?


A VERDADE DE CADA UM


Como é difícil! Que dificuldades temos de enfrentar...
Temos muito medo e nos escondemos de nós mesmos, com medo de nos revelarmos.
Mas, amigos, por que todo esse medo, toda essa angústia? Não será mais fácil enfrentá-los e vivenciá-los? Assim poderão caminhar com mais segurança, mais cientes daquilo que fazem.
Parem, então, de se esconderem e mostrem que são capazes de enfrentar as lutas, os obstáculos e todas as dificuldades inerentes à existência humana.
As nossas angústias precisam ser encaradas de frente. Só assim poderão ser solucionadas.
Mas, para chegarmos a isso, é preciso que tenhamos coragem e, principalmente, que tenhamos fé, que acreditemos. Pois só assim conseguiremos conquistar as nossas verdades.
Sejam firmes, não temam as suas dúvidas mas, mas ao contrário, enfrentem-nas.

Um bom amigo


BAGAGENS


Boa noite a todos os amigos.
Qual de vocês sabe ao certo o que levar junto de si para que, durante uma caminhada, suas necessidades possam ser sanadas?
Quando se sai sabendo que para o lugar onde se quer chegar, levaremos o tempo de uma hora aproximadamente e que o dia está chuvoso, nos preparamos levando um guarda-chuva, uma carteira com algum dinheiro, nos certificamos do ônibus certo a ser pego. Esses preparativos nos dão maior segurança de que alcançaremos nosso objetivo.
Mas, para a caminhada a qual me referi no começo, precisamos ter todos os requisitos reunidos, não faltando nenhum. Mas como carregar tudo, se tão pequenos somos, tão incompletos, fracos, temerosos e inconstantes?
Cansamos, desistimos, procuramos por atalhos que nos permitam, por esperteza ilusória, encurtar nosso trajeto. Não percebemos que se ele fosse caminhado passo a passo, com a alegria de vê-lo assim tão cumprido, veríamos sua beleza infinita, demonstrando-nos amor pela vida.
Não considere-se esperto por querer encurtar seu crescimento.
Não considere que, na brutalidade, obtenha você as resoluções dos seus problemas.
Não considere que ser perfeito implique em delinear a forma do corpo, em ter modos que possam levá-lo a grandes banquetes.
Considere sim, que na simplificação de você mesmo, no pedido constante para que Deus envie cada vez mais trabalho, encontrará sua felicidade.
Clamem sempre pelo amor. Deixem aflorar suas positividades para que, no caminho, os sentimentos que formam o conjunto da bagagem necessária para a caminhada, possam levá-los ao aperfeiçoamento que os farão verdadeiros, honestos e agradecidos.

Um amigo


O BEM MAIS PRECIOSO


Quanta tristeza
Existe à nossa volta.
Pessoas se degladiando,
Pessoas se ignorando,
Pessoas se odiando...

Mas o mundo
Continua a girar.
Pois ele não pode parar.
E estes seres
Que nele habitam,
Precisarão aprender
A conviver,
A se suportar,
A se amar,
A se tolerar,
A se perdoar,
Pois o mundo gira,
Gira sem parar...

Seres se vão
Seres vêm
Seres morrem
Seres renascem
E o mundo gira,
Gira sem parar.
Nos dando equilíbrio,
Sustentação,
Vida...

E esta vida
Que não sabemos levar,
Que não sabemos conduzir,
É o bem mais precioso que temos.
Por isso, livremo-nos dos apegos,
Dos egoísmos,
Dos egolatrismos,
E caminhemos
Junto com o mundo,
Em direção à evolução.


Jurandir


EVOLUÇÃO 4


A herança dos nossos antepassados ainda lateja vivamente dentro de cada um de nós.
A aurora de um novo dia, vislumbrada no nosso interior, ainda custa a chegar. Precisamos de energias do além para pensarmos. Precisamos do pensamento de nossos antepassados para expressarmos nossas opiniões.
A criatividade ainda está longe de nós.
Porque crianças somos e costumamos ser, necessitamos da presença do passado para gerarmos o presente.
O homem vive, cresce, morre e não aprende a pensar.
Um ato aparentemente fácil, simples, mas que depende de um dado importantíssimo: a serenidade.
Mas como o homem está longe de ser sereno, o seu pensamento ainda titubeará por muitas encarnações, até encontrar a sua real identidade, despido de todo o aparato de das palavras sem sentido.
Parece pouco pensar e que, para pensar, precisamos apenas de serenidade.
Pouco, é o que você faz da sua capacidade mental.
Pouco é o que você faz da sua imaginação.
Pouco, é o que você faz na sua vida, para soerguer-se de erros passados, em busca da evolução presente.
Pouco, é o que faz dos dons que Deus lhe deu, para insistir em utilizar talentos alheios.
Qual é o mérito?
Qual é a evolução?
Qual é o crescimento seu e da humanidade?
Não burle sua vida.
Viva com o que possui de verdadeiro. E não tenha medo de criar algo nunca pensado ou absurdo.
Muitos antepassados nossos foram queimados em fogueiras por pensarem.
Hoje, as fogueiras não mais existem para esse fim e, no entanto, não sabemos de mais pensadores que poderiam ser considerados loucos.
Invista em você, arrisque suas idéias, avance os sinais convencionais da vida, lance-se feito um projétil rumo ao infinito, rumo ao saber, rumo à evolução.

Haroldo



TEMPO NO PRESENTE


No céu,
As estrelas
Estão a brilhar.

Na Terra,
A brisa suave a soprar.
E num doce caminhar
A humanidade passeia...

Passeia pelo mundo,
Passeia pela vida,
Passeia... somente passeia.

Os devaneios loucos
Tomam conta de cada mente
Demente?...
E o caminhar se faz urgente
Inconseqüente?...
Sem saber o que esperar
Do amanhã.
Amanhã?...

Sem saber o que esperar
Do hoje!!!
Este hoje, tão presente,
Tão passado, tão futuro.

Sim — presente, passado, futuro.
Pois o nosso presente
Está ligado ao passado
E o nosso futuro
Está ligado
Ao nosso presente.

E os tempos,
Os mundos
Distantes,
Eqüidistantes,
São interligados
Pelo tempo
Que é infindo.
Pois presente, passado, futuro
Não existem.

Em nossas vidas
Existe somente o hoje.
E este hoje
É cada dia.
Por isso, não percamos tempo
Que ele nos é de grande valia.
Vamos estudar, crescer, evoluir
Sem esmorecer.
Sem nos arriscarmos a perder
Mais uma chance,
Dentre as muitas que tivemos,
De conseguir a evolução.


Jurandir