ESTUDO 1


Aprimorar conhecimentos.
Alavancar o saber.
Buscar o entendimento da vida, da tua vida.
Entender os porquês de tudo que gira e acontece à tua volta.
Parecerte-á tarefa árdua. E sem mesmo antes tentar, sentirás tuas forças se encaminharem rapidamente para outras direções.
Analisa o conhecimento.
Pensa em como é importante a instrução.
O que hoje parece-te enfadonho e cansativo, amanhã poderá te libertar das tantas amarras que ainda desconheces. E as desconheces por te faltar o conhecimento.
Estuda o quanto puderes. O amanhã assinalar-te-á boas respostas. Respostas a tantas perguntas que ainda não fizeste, ainda não idealizaste, ainda não pudeste sentir.
Desperta para essa chave propulsora do progresso.
Não repete de ano, com mais uma encarnação.
Busca visualizar a vida espiritual como a única vida, a única a trazer paz, harmonia e bem querer à tua existência.
Para tanto, o estudo deverá ser teu melhor amigo. A ele te entregues de corpo e alma.
E, depois de te entregares, compreenderás o quanto foram tristes os teus dias sem ele, quão escuras eram tuas noites, o quanto sofrestes em vão, o quanto não perdoaste. Enfim, o quanto não viveste realmente.
Investe em ti. Depois de Deus, deverás ser o primeiro a te amar. Como prova desse amor, permite que a sabedoria e o conhecimento façam parte da tua vida.




TENDÊNCIAS


Tendes a não respeitar, no teu dia-a-dia, os ensinamentos que te foram deixados para o crescimento da tua alma e do teu próximo.
Tendes a não ter tempo algum, para doar um pouquinho de ti ao outro, pois estás sempre ocupado com teu trabalho e com tuas vaidades.
Tendes a amar somente a ti mesmo, porque achas que és o centro do universo e que, sem ti, o mundo não sobreviveria, pois és indispensável.
Tendes a querer crescer sem trabalho, sem resignação, sem humildade.
Tendes a te deixar levar pela preguiça dos acomodados, que gostam de sombra e água fresca.
Quanta pretensão!
Se pensas que o reino de Deus se abrirá à beleza de teus olhos e ao brilho de tuas jóias, estás muito enganado.
Tenta modificar-te internamente, pois somente com uma plástica interior, no teu espírito, irás crescer e conseguir subir cada degrau da eternidade.
Deixa tuas tendências terrenas de lado e trabalha arduamente em favor da tua reforma e do conforto das aflições do próximo.
Pratica, a partir de já. E assim, alcançarás o infinito.
Boa sorte
Um amigo



A LUZ


A Luz se fez homem.
Homem que caminha trabalhando cada passo: do arrastar-se, do erguer-se até o transportar-se.
Que estagia em todas as dimensões, experimentando todas as possibilidades. Que desperta, gradativamente, todas as suas potencialidades, num ciclo incessante, num vai-e-vem crescente.
Ao arrastar-se é produto da Luz. Como ao transportar-se também o é. E quando levitar, sonhar, ampliar sua compreensão, acreditará ser produto da Luz. O que esperam para se aproximarem dessa etapa?



FALTA DE OBJETIVOS


Amigos, se as dificuldades existem, se angústias e tristezas fazem parte de nossas vidas, é porque não estamos ainda sabendo lidar com elas, nem conosco mesmos.
É preciso que tenhamos um objetivo firme do que realmente pretendemos para nos melhorar, para crescermos.
Infelizmente, os objetivos da grande maioria de nós prendem-se às coisas materiais, às futilidades que, na realidade, nada acrescentam ao nosso desenvolvimento, à nossa evolução.
Amigos, criem em suas vidas, objetivos que lhes tragam a paz e a tranqüilidade futura.
Procurem elevar-se, dedicando-se às causas do espírito.
Busquem sempre o conhecimento através do estudo e também procurando pôr em prática tudo o que aprendem.
Sigam em frente e não desanimem.

Um bom amigo


A ETERNIDADE TUDO MODIFICA


Irmãos, o que lhes peço é muito simples de se realizar.
Amem-se mutuamente sem distinção de cor, classe social, posição na sociedade.
Saibam que todos passamos, um dia, pelas mesmas situações que hoje abominamos.
A única maneira de crescer e de se conhecer espiritualmente é vivendo cada uma das hipóteses de vida que o planeta oferece. Não devemos julgar nossos irmãos de sangue ou não, pois não sabemos o que faríamos se estivéssemos na mesma situação, e nem devemos nos julgar superiores ou inferiores a quem quer que seja, pois um dia passamos ou passaremos pela mesma situação. A fome, a miséria são provas muito duras, mas o poder e o excesso de bens materiais são tão difíceis e ardilosos quanto a situação anterior.
Não vamos deixar que essas diferenças interfiram em nossos corações. A semente já foi plantada em todos vocês em outras encarnações. Não vamos deixar que essa praga do desrespeito social nos contamine. Foi feito um trabalho árduo para chegar onde chegamos e este é apenas o primeiro degrau, o começo do começo. Vamos sim, levar por onde passarmos e aos lugares onde estivermos, muita paz, muita luz, muita compreensão. Não nos deixemos abater pelas mazelas do dia-a-dia e, nem deixemos que espíritos perturbadores nos façam de instrumentos para suas vinganças e obsessões. Vamos ficar sempre atentos aos nossos sentimentos, às nossas sensações. Busquemos a paz, a calma, a tranqüilidade nos momentos mais difíceis e atribulados de nosso dia-a-dia.
Sempre que sentirmos uma onda maléfica e nefasta se aproximando de nós, unamos nossos pensamentos em Deus e peçamos ajuda aos guardiões do universo para que afastem de nós estas más influências. Peçamos que com o afastamento desses espíritos, pensamentos e energias, possam eles retornar ao seu ponto de origem, seja ele onde estiver, com muita paz, muita tranqüilidade e sentimentos bons. Que essa pessoa, ou grupo de pessoas desencarnadas ou encarnadas, possam sentir quanto é belo o perdão, o amor, a caridade, que possam afastar de seus corações todo ódio, rancor, ressentimento, para que assim e tão somente assim, possamos todos gozar a vida, em sua plenitude. Sem mágoas, sem elos que nos liguem a um passado distante e sofrido que não volta mais. Pois quer queiramos ou não, todos nós, um dia, iremos evoluir. A eternidade é tempo suficiente para modificar quem quer que seja, até o mais duro dos durões.
Obrigado pela paciência, presteza e dedicação de todos vocês.

Irmão José


NAVEGAE É PRECISO, VIVER TAMBÉM É PRECISO


Filhos, naveguem suas vidas por estes mares e estes mundos onde vivem. Mas lembrem-se: viver não é só comer, beber, dormir. De nada adianta passarmos uma vida toda apenas suprindo as nossas necessidades básicas. Muitas vezes, palavras tão pesadas denotam um sentido de obrigação, de imposição, e isso não tem nada a ver com o livre arbítrio que exercemos mas, enfim, devemos não só por aqui passar para suprir essas necessidades. Devemos ir além, superar nossa "ignorância" que, na realidade, nos é conveniente, e crescermos também como pessoas, como cidadãos. Devemos nos esforçar para superar nossos conhecimentos e irmos em busca de outros: novas fórmulas para a cura de doenças, novos meios de transporte, enfim tudo que chamamos de evolução, pois quanto mais tecnologia, mais evolução.
Mas isso, sem deixarmos de levar em consideração nossa evolução moral com o semelhante, e com a terra em que vivemos. Devemos aprender que paz, amor, harmonia, tecnologia e progresso podem caminhar juntos, sim. Basta apenas que tenhamos respeito. Respeito com nosso semelhante, respeito conosco mesmo, respeito com o planeta em que vivemos.
Tudo isto faz parte do aprendizado, mas devemos colaborar, devemos tirar os quadris das cadeiras, arregaçar as mangas e irmos em busca de todo esse desenvolvimento, nos aprimorando, estudando, nos desmistificando e nos respeitando mutuamente. Que cada um de nossos descendentes e cada um de vocês possa levar as "caravelas de suas vidas" por mares, rios e até mesmo lagos, de muito amor.

Apenas um viajante
Ou um navegante se preferirem



RECALQUES


Nos atiramos com sofreguidão às coisas do mundo e nos esquecemos de cuidar daquelas inerentes ao espírito. E este, de derrocada em derrocada, se entristece, adoece, até não ter mais forças para lutar e acaba por entregar-se à força de atração da matéria.
E esta matéria torna-se um cárcere, do qual ele não consegue livrar-se.
Por mais que tente, as tentações a que o corpo encarnado está sujeito terminam por suplantar qualquer outra tarefa à qual tivesse se proposto.
É necessário lembrar a cada um de vocês que "nem só de pão vive o homem".
É necessário que também alimentemos o nosso espírito.
Procuremos ler, estudar, entender, compreender a vida espiritual.
Embora os dois, corpo e espírito, se encontrem ligados, por mais estranho que pareça, também se encontram dissociados.
Corpo e espírito interagem. Um não cresce, não se eleva, sem o outro. Sabemos ser necessário freqüentar esta escola chamada Terra. Nos propomos a frequentá-la e até possuímos a esperança de cursá-la com "louvor". Mas, quando aqui se chega, quando aqui começamos a tomar contato com os prazeres, com as facilidades que a encarnação nos oferece, colocamos de lado toda e qualquer boa intenção e boa vontade, que tínhamos antes de uma nova encarnação começar.
Então vamos raciocinar juntos: será que não conseguimos chegar a um equilíbrio, de maneira que possamos cuidar e alimentar tanto o corpo como o espírito?
Cuidamos tão bem do corpo! Temos orgulho dele, somos vaidosos a seu respeito.
Orgulho e vaidade, esses dois sentimentos tão errados... Mas que seja... Afinal, sabemos que ainda não somos perfeitos.
Mas, amigos, vamos deixar um pouco de lado essa preocupação constante com o nosso lado físico e procuremos ampliar o nosso horizonte espiritual.
Permitamos que nosso espírito que, por nossos desmandos, por nossos desvarios, torna-se tão acabrunhado, liberte-se do casulo, da prisão, na qual nós mesmos o colocamos. Permitamos que ele possa tornar-se livre.
E que, liberto da falsa moral, do jugo dos preconceitos, da corrente dos dogmas, alce um vôo maior em direção à sua evolução.
Para tanto, basta que sejamos simples, puros, singelos. E sempre com muito amor e fé dentro de nossos corações.
Um abraço amigo.
Um irmão


RENASCIMENTO/ERRATICIDADE


Como um turbilhão, passam pela vida as sensações. Sensações estas que percorrem o tempo no sentido em que caminha a mente. Enfrentam a tormenta que arrefece o mais nobre sentimento, que desanima, que aniquila, mas que também combate e espera.
Abençoado Deus que dança e encanta, que serpenteia no íngreme das pedras e vai varrendo os obstáculos, as sombras dos desafetos, o cessar do incompleto, a serviço do sentir.
Calmaria.
Pássaros dançam no balançar dos galhos.
Brisa que sopra trazendo esperança, riqueza do espírito guardada no ser que espera, mas que avança, sereno, mas palpitante para dar, para servir no canto do amor, do renascer, para assim permanecer.



E O TEMPO PASSA


E o tempo passa...
E nós, se não tomarmos atitudes mais firmes perante a nossa responsabilidade espiritual, veremos o tempo passar e nada de concreto teremos feito.
E o tempo passa...
Com ele passarão as nossas oportunidades de crescimento, se nos deixarmos levar pela inércia, pela falta de perseverança, deixando sempre para amanhã o que deve ser feito agora.
E o tempo passa...
E nós aqui, esperando que alguma coisa boa aconteça em nossas vidas, sem nada fazermos para que isso se concretize.
E o tempo passa...
E nós passaremos pelo tempo como seres inertes, incapazes de ir à luta para atingirmos os nossos objetivos.
E o tempo passa...
E continuará passando sobre nós, se não despertarmos para a nossa verdadeira realidade: a realidade espiritual.
E o tempo passa...
Mas é fundamental que caminhemos com ele, sem nos deixarmos levar pelos tropeços do caminho.
E o tempo passa...
E com ele surgem as dificuldades para nos testar, para ver até onde estamos prontos e preparados para o crescimento na vida espiritual.
Fiquem em paz.

Um bom amigo


QUE A LUZ SE FAÇA


A luz entra pela janela. Basta que ela esteja aberta. Nenhum movimento a mais se faz necessário. Basta que abramos nossas janelas e a luz se fará abundante em nossa casa. A casa de nosso espírito. A luz não penetra num ambiente para iluminar as próprias janelas. Ela vem banhar todo o interior deste lugar. Assim, a luz de que lhes falo vem até vocês, até todos nós, a qualquer um de nós, fortalecer os nossos espíritos para que eles saibam ser determinados e cálidos, para que possam buscar sempre mais na fonte que os ilumina.
Basta que mantenhamos nossas janelas abertas, que decidamos descerrar nossas cortinas, que deixemos cair os véus que nos separam da fonte luminosa de todo o conhecimento.
Conhecer é muito mais do que ler livros ou escutar pessoas sábias. É abrir-se para ser o próprio objeto em estudo e transformar todas as informações recebidas do exterior, permeando-as com as nossas próprias experiências. É vivenciar profundamente em nossa alma aquilo que aprendemos, sem que para isso nenhum ato seja necessário.
Agir corretamente é estar em conformidade com esta fonte de onde tudo emana.
Viram só? A luz se fez entre vocês.
No momento preciso em que abandonaram os próprios pensamentos.
Na entrega deste momento.
Um grande e forte abraço a cada um de vocês.

Rita


A MENTE PRISIONEIRA


Por que mantém e alimentam em seus corações tantas aflições e tantas inquietações?
Por que nutrem suas mentes com tantos medos, com tantas dúvidas e outras tantas angústias?
Acreditam vocês que fomos criados para estar, a maior parte das nossas vidas, do nosso tempo produtivo, envoltos em tamanho embaraço de idéias e com tão pouca disposição para caminhar na direção que devemos dar a nossa própria vida?
Seria essa a condição que o criador nos daria: a condição da prisão? De estarmos tolhidos na liberdade de movimentos e de atitudes corajosas?
São questionamentos que faço para que possam refletir, avaliar o quanto nos aprisionam e debilitam os nossos pensamentos, os nossos sentimentos, quando estão direcionados apenas para nossas angústias. Não conseguimos ver, sentir, perceber nada, além das nossas dores.
As piores prisões são as que se criam na mente. As prisões materiais podem ser esquecidas e ultrapassadas pela mente livre. Porém, a liberdade material perde todo o seu valor quando aprisionada e comandada por uma mente "afogada" em sofrimento, "limitada" em compreensão e "cega" em sensibilidade.
Assim, por que se "aprisionam" em tantos sofrimentos são fantasias de sua própria mente, artifícios criados por ela para tolher a liberdade que a esperança, que o conhecimento, que a coragem lhes dará?
Repito: alimentam vocês muitas inquietações, muitas dúvidas, muito medo e, por isso, limitam sua própria capacidade de solução e de melhora. Como vislumbrar a luz se acostumam-se com a escuridão? Como sentir-se melhor, mais feliz, se dentro do coração palpitam sofrimentos? Como receber ajuda, se não se faz um só movimento para buscá-la?
Renovem seus pensamentos, renovem seus sentimentos. Fomos todos criados para sentir a felicidade, a força do amor, o bem-estar, o bem-viver. E, na grande maioria das vezes, nós mesmos criamos os entraves, as dificuldades que nos impedem de atingir este objetivo.
Façamos a nossa parte! Aquietemos nossos corações, conheçamos e direcionemos nossa mente e nossas energias para os verdadeiros valores da nossa existência.



O COMPARTILHAR


Na cômoda dos teus guardados, acomodas tuas quinquilharias. De vez em quando mostras alguns dos teus pertences, exibindo-os qual fossem jóias raras.
Acumulas riquezas que de nada te servirão. Te envaideces por possuí-las e julgas que és mais do que os outros. Confundes o ter com o ser.
Mas dia chegará em que constatarás que de nada adiantaram os trastes que acumulaste. Tua cômoda ruirá, apodrecida pela umidade dos teus apegos. E cairão por terra todos os teus pertences. E tu te quedarás, perplexo, diante da tua própria nudez.
Esse será o dia mais rico de toda a tua vida. Quando, despido de todas as tuas vaidades, buscarás a melhor de todas as vestimentas: a autenticidade. O melhor de todos os bens: o compartilhar aquilo que tens, ainda que seja pouco.



DIVAGAR E SONHAR


A mente, livre,
Divaga e sonha...
Sonha com mundos de fartura,
Com mundos de ternura,
Com mundos de candura.
A mente, livre, Divaga e sonha...
Sonha com mundos melhores,
Onde os seres que ali habitam
Olham-se como amigos, como irmãos.
E sequer cogitamB Em pensar em ódio e traição.

A mente, livre,
Divaga e sonha...
Sonha com um mundo melhor
Que, por enquanto,
Permanece somente na imaginação.

Mas o ser humano,
Risonho ou tristonho,
Amado ou desprezado,
Querido ou odiado,
Precisa conscientizar-se
De que estas divagações,
De que estes sonhos,
Que ele pensa serem utopias,
Tornar-se-ão realidades
Se ele conseguir se melhorar.
E, em sua vida, reunir
Sentimentos elevados
Em direção a seus irmãos.

E um mundo maior,
Um mundo melhor,
Poderá vir a ser
Este mesmo em que vivemos.
Mas, enquanto o ser humano
Não sair do estágio
De somente divagar e sonhar,
Pouco será feito
Para se conseguir caminhar
Com o coração.
E sempre, a todos,
Respeitar e amar.

Euclides



ESTANDO...


Estando em paz, nossos corações se elevam, se unem, se estimam cada vez mais.
Estando no amor, nossos sentimentos se enobrecem e enchem nosso peito com tanta luz e leveza, que o sentimos a ponto de explodir de alegria e satisfação.
Estando na perseverança, nossa vidas crescem cada vez mais, pois trabalhamos tanto que não há lugar para a preguiça e a lentidão de movimentos.
Estando sempre juntos de corpo e espírito, seremos um mundo de paz, harmonia e luz.
Nos unamos no amor e no trabalho e seremos felizes.



EVOLUÇÃO X PROMOÇÃO


O homem busca, sem medidas, descobrir. Desde que habita o planeta, passa por um processo de estágios diferenciados.
No principio, buscava apenas sanar suas necessidades. Com o passar do tempo, ocorreu um nível de elaboração destas necessidades. E hoje, já não apenas supre sua subsistência, mas a ganância move seus impulsos. A descoberta vem para alimentar o orgulho e a competição. O ego necessita do alimento que é a aprovação dos outros homens. A lisonja é o alimento que move as vozes e as ações do Universo.
Criou-se a ciência, mas ela foi colocada num patamar quase inatingível ou melhor, que só pode ser alcançado por poucos. Cérebros mais afoitos, movidos não somente pela força sublime do pensamento, galgam os degraus e chegam ao púlpito. Descobrem catálises, reações diversas, movimentos quase "intraduzíveis". E para quê? Qual o uso que se faz da maioria destas descobertas? Qual o sentido que possuem para a existência e a sobrevivência humana?
Porém, estes pontos sequer são questionados. A necessidade da exaltação faz com que os títulos sejam mais importantes do que a essência da descoberta.
Em verdade, a Ciência não é assim. Não se faz desta busca frenética e descabida.
Quando falo em descobertas, digo que são imprescindíveis.
Aquele que busca conhecer é um cientista. O mais simples dos homens pode ser um mestre. A partir do momento em que se busca conhecer para engrandecer, para evoluir, faz-se ciência.
Evolução deve ser a palavra, não, promoção.
A ciência é bela como a arte, melhor dizendo, arte e ciência se complementam e estão muito próximas.
Afastar o termo ciência da exatidão e aproximá-lo da sensação, poderá ser o caminho para a descoberta da verdadeira ciência.
Despeço-me, hoje, já mais conhecedor do significado de minhas descobertas; possuindo a clareza para ver que aquilo que descobri em minhas pesquisas científicas terrenas, pouco significaram na minha evolução.
Hoje busco a simplicidade, porque nela encontram-se as descobertas mais sutis e profundas. Aquelas que levarão ao encontro do ser.



DESPERTAR


Surdos estamos frente a tantos chamados do nosso Pai que está no céu.
Cegos estamos frente às tantas visões e imagens enviadas do plano maior para nos acender a luz interna.
Irmãos, a hora urge.
Tarde será quando deixares passar desapercebido no teu dia, o instante deste chamado.
Cuida para que toda a tua atenção esteja voltada para o teu despertar...
Despertar da luz interior, da voz do amor que vive dentro de ti.
Necessário se faz o despertar dos teus anseios e necessário se faz deixar acender a chama do perdão dentro do teu ser, para que também possas receber o teu quinhão de perdão do Pai.
Luta contra a preguiça, a desesperança, o desamor, o desequilíbrio das tuas emoções.
Harmoniza-te a cada manhã e recomeça a tarefa não terminada ou não iniciada ontem.
Trava guerra contra os vícios, as falências abrigadas em ti.
Falido é o ser que não pretende chegar à lugar algum.
Mas tu queres, tu desejas chegar.
Pois então, segue a trilha estreita que o Pai te mostrará diariamente através de amigos bondosos.
Vai! Sê mais um a conquistar a vitória interna de vencer a si mesmo. De superar-se diante das dificuldades da vida.
Tarefa difícil, mas necessária no caminho da evolução.
Vai!
Adolpho



RACISMO


Que venham as luzes, as camêras e os refletores. - pensou o equilibrista.
Que venha o mormaço, o esforço, o terror. - pensou o ilusionista.
Um era otimista. O outro, pessimista.
Um queria a glória. O outro, o sacrifício.
Quem estaria certo, quem estaria errado... - pensou o homem calculista.
Não importa qual caminho escolher para trilhar. Saiba que ele será levado em conta, como parte do seu crescimento.
Muitas vezes, há lições que precisam ser aprendidas.
Um negro só entenderá o que é o racismo, se ele for negro. Um branco só entenderá o que é a humilhação, se ele for branco. Depois, voltar e trocar os papéis. E saber que nada disso tem importância, que o que realmente importa é a fé em Deus.
E Deus não é branco, nem preto, chinês, russo ou japonês, pois Ele é tudo isso e está em todos nós.
Aqui, quem escolheu, aprendeu sentindo na pele. Assim como vocês.

Valderez



CIÊNCIA X RELIGIÃO


E, dentro do contexto atual, se descortinam possibilidades sutis, sonhadas, vislumbradas, mas não ditas, proibidas...
Ressurge o homem por detrás dos muros, por entre escusos e negros pensamentos, transformados em experiências.
Cansados, massacrados e ditos loucos pelas verdades que defendem.
Mesmo assim, persistem, insistem.
E a luz se faz.
A dita ciência, antes incabível e inacreditável, tornou-se desvendável e hoje é apresentada e respeitada pelos homens do poder e do suposto saber.
Eclodem, explodem, aparecem, desaparecem sóis, estrelas, constelações, num infindável buraco negro sugador de energias. E, daí em diante, o nada. Ou será o tudo?
Hoje, com as mentes obrigatoriamente abertas por verdades comprovadas, provadas e aprovadas pelos loucos que buscaram-nas partindo de supostos sonhos, acordam os homens para a grandeza da criação, para a essência simples do criador, para a imensidão do universo com seus inumeráveis astros e seus habitantes. Todos, em maior ou menor escala, na busca uniforme e gradativa da evolução. Todos em busca da descentralização do ser e da sua criação, se desvencilhando do julgamento pela forma, reconhecendo o valor do som, da cor, do aroma, do brilho, da luz. Valorizando a sutileza do gesto minúsculo que se torna imenso diante da harmonia, da paz e da beleza da dança dos astros. Todos os seres, em suas múltiplas formas, rumo à perfeição, na integração da música universal.



PROSSEGUIR SEMPRE


Boa noite, queridos amigos.
Qual eternos viajantes, estamos sempre de passagem. Diversas paragens, roupagens também. Para cada viagem uma bagagem. Em nossas malas, as reminiscências que nos fizeram amadurecer para o novo caminho. Caminho este, amigos, que deve ser o de prosseguir, o de progredir no seu verdadeiro sentido.
E como progredir? E eu digo: olhando para dentro de nós, refletindo naquilo que já nos pertence, mas que necessita ainda de burilamento. Lembrando sempre que toda viagem nos traz terra nova, semente a ser germinada, cultivada durante o nosso caminhar diário.
A palavra de ordem é caminhar, caminhar sempre. Para que, quando chegarmos à nossa verdadeira paragem, possamos nos sentir plenos de amor verdadeiro, pacificados por saber que conseguimos resolver grande parte do que nos cabia. E assim, serenos, amorosos, podermos nos abraçar, numa união verdadeira com Deus.
Muita luz a todos e prossigam nos seus caminhos com fé, com humildade, abraçando todo aprendizado que se lhes apresente.

Um companheiro de jornada



AMPLITUDE VISUAL


Em uma amplitude maior, são realizados feitos que a imaginação do homem não pode sequer conceber.
E não imagina e nem concebe porque ainda não se encontra em estado de desenvolvimento satisfatório para tal.
Hás que viver muito antes que isso aconteça.
Hás que aprender e evoluir muito, preparando-te para tal momento.
Mas hás, também, que deixar a pesada barreira que carregas hoje contigo: o teu corpo físico.
Por isso, quando o merecido descanso permite uma desenvoltura maior para o espírito, muitos podem vislumbrar as maravilhas cibernéticas que aqui são possíveis.
A dança das cores e da energia, num balé misterioso e fantástico que supera quaisquer que sejam as imaginações.
Compreensão do que se passa, a poucos é concedida. E também a bem poucos, as visões desses fatos tornam-se possíveis. E aqui vale salientar, que o merecimento e a evolução são pontos imprescindíveis para que isso aconteça.
Se esta narração ainda não lhe adentrou a mente, instigando-lhe a curiosidade para apreciar este espetáculo, tenho que lamentar.
Pois o que julgas fantástico aí na Terra, é mera arte diante da beleza e da grandiosidade do que aqui se passa.
Mas, um dia, seus olhos verão. E lamentarão, com certeza, as oportunidades desperdiçadas.
Para os que sonham adentrar nesse mundo, vai um conselho: estudem. Estudem para que, a cada dia, se tornem melhores.

Um amigo



A PRESSA


A pressa é inimiga da perfeição.
Este ditado popular é a pura verdade.
Por estarmos com pressa em nosso afazeres diários, geralmente as coisas não são bem feitas.
Isto vale para os afazeres domésticos, profissionais e até de lazer. Em todos os casos, o resultado não é satisfatório.
Agora, ampliemos a nossa mente e reflitamos a respeito de crescimento espiritual.
Sempre queremos resolver tudo de imediato, não nos dando o tempo necessário para aprender inclusive em relação à nossa reforma íntima, tão necessária ao nosso espírito. Temos pressa à toa, pois o tempo é infinito e, portanto, temos todo o tempo do mundo para crescer. O que precisa ser colocada é a questão da qualidade, e não a do tempo. Tudo o que fazemos, devemos fazer bem feito, com muito amor. E isto vale para todos os instantes necessários à aprovação de qualquer ser.
Parece contraditório, mas o que tem de ser entendido é o fato de que estamos numa escola e se perdermos tempo, repetiremos de ano ou não evoluiremos quase nada. Porém, nesta escola, o que conta não são os resultados finais mas sim, a qualidade de cada instante vivido.



ATÉ QUANDO?


Boa noite a todos, queridos amigos.
Até quando a necessidade do faminto, para que sintamos a necessidade do prato de comida?
Até quando a necessidade da dor, para que estendamos nossa mão num gesto de consolo?
Até quando a necessidade das desgraças no mundo, para que nosso coração possa se abrir em doações?
Dia virá em que nos será dada a oportunidade de voltarmos sobre nossos passos e apreciarmos a nossa vida.
Dia virá em que nos será dada a oportunidade de julgarmos nossos próprios atos, quando então, sedentos de amor, sedentos de perdão, estenderemos nossas mãos e seremos nós os pedintes.
E nesse momento, tenham a certeza, muitas mãos se colocarão sobre as nossas. Mãos benevolentes, indulgentes, cheias de amor, cheias de carinho, repletas de novas oportunidades.
Então, queridos irmãos, neste momento, poderemos vislumbrar o que é o ato desinteressado e espontâneo da caridade. Onde o gesto vale por si só, independente de recompensas, sem cobranças. E assim, após muitas oportunidades, após muitas revisões, conseguiremos nos voltar para a frente e enxergar a luz, sem que ela nos ofusque.
Fiquem em paz.




PIEDADE


Boa noite a todos. Sejam muito bem vindos a esta casa. Aliás, o fato de vocês estarem aqui hoje, pode significar muito em relação ao tema que aqui foi exposto. Pode significar o nascimento da verdadeira piedade em vocês, especialmente em relação a si mesmos. Não aquele sentimento de auto-piedade daquele que vem em busca de uma muleta, daquele que vem em busca de uma ajuda externa que resolva as suas questões pessoais, mas aquele movimento interno de sentir-se pequeno, de saber-se necessitado e de buscar ajuda.
Se isso significar o começo do caminhar por uma longa estrada em direção ao seu próprio auto-conhecimento, a caminho da sua espiritualização crescente; vocês estarão trilhando, conquistando passo a passo, não só a piedade, mas todas as outras virtudes.
Temos o hábito de ver as coisas como se elas estivessem prontas e como se nós tivéssemos que nos adequar a elas. Mas, de fato, não é assim. Nos tornarmos seres melhores é uma conquista diária, é uma conquista de amor... De amor por nós mesmos, de respeito às nossas próprias limitações e de busca daquela grandeza que cada um de nós tem dentro de si mesmo.
Quando nós nos percebemos carentes e necessitados, torna-se mais fácil a compreensão de que assim também o é com os outros seres. Que eles também têm as suas necessidades, que eles também têm as suas carências... E nós, como seres que vivemos no mesmo planeta, no mesmo circuito de vida, temos que, não como obrigação mas como necessidade de uma vida coletiva, nos ajudarmos mutuamente.
Assim, amigos, desejo a todos vocês que caminhem, que procurem, que busquem incessantemente. Porque é dentro de vocês mesmos, da fé profunda na sua própria capacidade, que descobrirão a verdadeira crença na capacidade dos outros seres. E isso vai aproximá-los ainda mais de Deus e de toda a Sua criação.
Muita paz a todos e que cada um leve para sua casa a semente deste sentimento. E que deixe brotar o fervoroso desejo de um novo amanhã.




RESPONSÁVEL


Nas sombras e matizes do alvorecer, vemos os prenúncios de um novo dia.
No despertar dos homens está o futuro de toda a vida. A responsabilidade deve nascer nos corações como o raiar de cada amanhecer. Nascer nos corações porque enquanto o ato de ser responsável estiver no plano mental, as pessoas cumprirão com suas obrigações mundanas, com os compromissos assumidos, mas haverá margem para subterfúgios, para os engodos das pequenas mentiras. Um coração assume sua responsabilidade quando ela passa a ser gerida pelos sentimentos. Cria-se um laço de compromisso com os outros seres, um laço de cumplicidade e de reciprocidade, onde todos se tornam co-autores do grande ato de viver.
Aos primeiros raios do sol da manhã, a escuridão se desvanece. Eles vão empurrando as sombras da noite, iluminando todas as novas possibilidades que se anunciam. E quanto mais aumenta a luz solar, mais nítidas e definitivas se tornam as formas e seus contornos. Do mesmo modo, quando nos tornamos verdadeiramente responsáveis, uma pequena semente começa a germinar em nosso íntimo. E quanto mais comprometidos nos tornarmos com os outros seres, mais nos envolveremos com o seu progresso, mais vibrantes serão os nossos atos de fé. Pois estar próximo do outro, significa caminhar ao seu lado, servindo-lhe muitas vezes de escuta, muitas vezes de impulso e referência, mas sempre como alguém que crê na sua capacidade de dirigir os próprios passos. Essa profunda conexão com o mundo faz crescer em vigor esta semente. Um dia, quando em frondosa árvore ela se tornar, a responsabilidade poderá ser substituída por outra atitude perante a vida. Então, o sentimento de veneração e agradecimento farão do homem um ser mais completo, mais perto da perfeição.

Um abraço responsável



PASSOS


Quantas marcas no chão batido!
Passos largos que desaparecem de repente.
Passos miúdos, milimétricamente marcados, que se perdem no horizonte onde o olhar não alcança. Marcas profundas que denunciam o peso de um caminhar. Marcas quase imperceptíveis da leveza do outro andar. Passos confusos que giram em volta de si mesmos e não chegam a nenhum lugar. Rastro de passos firmes de quem sabe para onde vai.
Marcas dos passos dos homens sobre o chão da estrada que sustenta a trajetória de cada um. Diferentes maneiras de caminhar rumo a um mesmo abrigo, ao mesmo destino final. Há os que aproveitam as belezas do caminho e chegam palpitantes de alegria.
Há os que se perdem no meio do caminho até que um guia possa recolocá-los na trilha apropriada... Há os que se enchem de pesos dificultando e adiando o momento de chegar.
E há, ainda, aqueles cujos passos já foram de todas as maneiras e hoje passam sem deixar suas marcas no chão, apenas nos corações, aliviando as marcas de outros.
Todos atingirão esta forma de caminhar... É certo.




CAMINHADA


Persistir, insistir sempre em caminhar.
Mas caminhar centrado no ser.
Caminhar ereto, firme, rumo ao infinito.
Descansar somente o necessário.
E seguir sempre com o olhar voltado para a frente.
Mente serena, porém consciente do trajeto a ser percorrido.
E seguir, munido de força inigualável.
E seguir, coração livre de julgamentos e ansiedades.
E seguir com a certeza absoluta do que se quer conseguir.
Nada poderá ser mais forte do que o nosso desejo. E nada poderá ser mais desejado por nós.
É o nosso encontro.
É a nossa iluminação.
Bem aventurados todos aqueles que a caminho se encontram deste caminho.




A LUCIDEZ NA CONQUISTA


Com o coração pequenininho, apertadinho dentro do peito, vamos caminhando por esta vida, nos sentindo injustiçados, esquecidos por Deus. Não importa que sejamos ricos, que sejamos pobres, que sejamos brancos, que sejamos negros. Somos insatisfeitos, eternos insatisfeitos...
Caminhamos por esta vida procurando a satisfação das nossas vontades, dos nossos desejos e, quando isto não acontece, nos sentimos pequenos, tristonhos...
Nossos olhos, que deveriam ser as janelas de nossa alma, tornam-se as janelas de nossa mente desejosa, ávida por possuir cada vez mais, por ter cada vez mais. Mais poder, mais dinheiro, mais bens...
Ela olha para o mundo, sob o comando do nosso ego, e quer ir acumulando mais... mais... e mais...
Quando estes desejos não conseguem ser satisfeitos este ego nos joga por terra. Faz com que nos sintamos pequenos, despreparados, esquecidos...
Temos necessidade de adulações, de bajulações. Temos necessidade de nos sentirmos os mais inteligentes, os mais bonitos, os mais perfeitos. Queremos carros, jóias, roupas, viagens...
E para quê, filhos?
É necessário um conforto, sim, quando estamos na matéria. Mas, conforto, não significa cupidez, avidez. Conforto é ter o necessário para viver bem, para educar os filhos, para passar uma vida tranqüila, para quando chegar a velhice, poder olhar para trás e não ver páginas em branco, pois acúmulo de bens não faz a história de ninguém. E ao olharmos para trás e ver que agimos com amor, com afeto, pensando sempre no bem do próximo, pensando sempre em estender a mão, não mais nos questionaremos se temos muito, ou se temos pouco. Porque o nosso questionamento é sempre em função do material, nunca nos questionamos no sentido espiritual. Se estamos crescendo, se somos ricos, se somos pobres, se temos uma alma branca, pura, ou cheia de máculas. Nunca nos questionamos a esse respeito...
Invejamos aos outros, sempre, pelo fator dinheiro.
Não invejamos a ninguém quando ele é bom, quando ele é correto, porque isto não trará satisfação ao nosso ego, não trará satisfação à nossa mente. Mas é isto que escreverá páginas lindas no livro da nossa vida, é isto que preencherá cada página com amor, com satisfação por ter ajudado ao próximo.
Filhos, adquiram bens, sim, muitos bens espirituais. Todos os outros ficarão aqui. De que lhes servirá acumular tantas riquezas materiais? Só levarão consigo aquilo que plantaram de bom, aquilo que aprenderam. Só levarão consigo o amor, a fraternidade.
Tornem-se ricos, muito ricos... de amizade, de afeto, de doação. E que as janelas, esses olhos que vocês possuem, tornem-se abertas, não aos desejos da matéria, mas que iluminem ao seu redor, que sejam as janelas de sua alma e transmitam bondade, caridade, afeto, humanidade.
Que Deus abençoe a cada um de vocês, filhos. E que este coração que ainda está pequenino, cresça e bata no peito, cheio de paz e de amor.
Fiquem em paz.




CORAGEM DO HOMEM DE BEM


Talvez as palavras que lhe sejam trazidas, neste momento, sejam duras e mal compreendidas. Mas são necessárias.
Temos conceitos errados a nosso próprio respeito, pois nos achamos perfeitos, nos achamos homens de bem.
Homens de bem? Por que homens de bem?
Porque cumprimentamos o vizinho, porque tratamos bem nossa família, porque sorrimos com os lábios para quem passa ao nosso lado, porque pagamos nossas contas? Isto não é ser um homem de bem. Isto é cumprir com as obrigações.
Um homem de bem não é aquele que obedece às leis terrenas. É aquele que segue, à risca, as leis de Deus. E quem de nós pode dizer que faz isto?
Enchemos a boca e dizemos: não roubamos, não matamos, não ferimos. Quem de nós pode afirmar isto com certeza? Não ferimos? Quantas vezes nossas palavras não foram usadas como arma, ferindo de morte ao outro que se encontra à nossa frente?
Quantas vezes não roubamos - roubamos oportunidades, roubamos conhecimentos ao não passá-los aos outros, ao não permitirmos que evoluam.
Somos homens de bem? Podemos afirmar isto, com certeza?
Com toda esta cobiça, com todo este orgulho, com toda esta vaidade que possuímos dentro de nós, somos homens de bem?
Palavras duras, verdades duras, mas verdades... E necessário se faz que sejam ditas.
Camuflamo-nos, vestimos máscaras, vestimos armaduras. Temos medo do quê? Temos medo de quem?
Aquele que está ao nosso lado e procede da mesma maneira, também tem medo. Você tem medo dele, ele tem medo de você e os dois se protegem atrás de trincheiras, de barreiras de egoísmo.
Não obtivemos a chance de estar neste planeta para desperdiçá-la. Este corpo é uma terra que nos foi dada para ser arada, ser trabalhada. Este espírito tem que se armar de coragem e trabalhar, trabalhar muito esta terra, trabalhar muito seus sentimentos. Mas ninguém faz isso parado dentro de um comodismo, ninguém faz isso trancado dentro de barreiras. Ponham ao chão estas barreiras. Armem-se de coragem, enfrentem-se. O maior inimigo de vocês, são vocês mesmos. Não se dão chances, não permitem que o amor saia, que o amor flua através de vocês. Arem esta terra, irriguem-na com amor, joguem as sementes da caridade, adubem com fraternidade, tornem a irrigá-la com humanidade. Permitam que estas plantas cresçam fortes, saudáveis; que os frutos nasçam; que a colheita possa ser distribuída sem julgamentos, sem medos.
Coragem! Coragem e trabalho, trabalho e coragem. E fé...
E vocês, um dia, chegarão a ser homens de bem, que seguem as leis de Deus.
Fiquem em paz.




MENSAGEM PARA O ANO NOVO (31/12/97)


Daqui a alguns instantes, mais um ano findará...
E cada um estará no seio de sua família, com o coração alegre, esperando que o ponteiro do relógio marque um minuto após o dia de hoje. Então, abraçarão e desejarão, uns aos outros, muita saúde, paz, amor e prosperidade, ainda que contem com a sorte para que o ano que se inicia seja melhor e mais produtivo, em todos os sentidos da vida.
Mas, em muitos corações, já existe um aprendizado um pouco maior, construído neste ano que se encerra. Por isso, neste abraço, neste momento onde a boca levará palavras aos ouvidos de tantos, desejam, verdadeiramente, saúde, paz amor e prosperidade.
Então, amigos, compreendam que a saúde não é conseguida pela sorte, mas que ela vem para aquele que, harmonicamente, trilha cada dia conscientemente, prestando atenção a tudo que acontece ao seu redor e tendo alegria por estar vivo, no seu coração.
Compreendam que a paz é conquistada quando a mente consegue imaginar todas as pessoas vestidas de luzes, agradecendo à vida por mais um dia que se inicia e que, de mãos unidas, trabalham pelo crescimento de todos.
Compreendam que o amor é não maltratar o próximo, é não julgar as opiniões, as condutas que ainda estão sendo trabalhadas dentro de cada um. Mas antes, é respeitar as escolhas do outro. É, verdadeiramente, querer que ele cresça através da sua própria força interior, através da sua própria capacidade.
Compreendam que a prosperidade, se não for buscada de mãos unidas, uns com os outros, tardará a chegar.
Falou-se hoje em esforço, em trabalho, em ajuda, em boa vontade e estes são os segredos maiores da nossa existência. Não poderemos ser felizes olhando a infelicidade que está atrás de nós; não poderemos ser felizes enquanto alguém passar fome. E esta consciência já existe na maioria das pessoas.
Então, juntos, nós que estamos no plano espiritual e vocês, abracemo-nos fraternalmente, abrindo os nossos corações de forma verdadeira, desejosos de progresso para todos. Para que este ano não viva da sorte, mas viva do trabalho, viva das mentes felizes, dos corações alegres por serem capazes de andar com os próprios pés.
O plano espiritual se faz presente, neste instante, abraçando com muito carinho a todos vocês. Recebam a benção do Pai que sai dos nossos corações e, como uma ponte luminosa, chega ao coração de todos vocês.
Muita clareza, muito amor, muito respeito, muito companheirismo, muita ajuda para que este ano seja trilhado a força e a fé, unindo a todos.




PRIMEIROS E ÚLTIMOS


Limitados em nosso pensar.
Limitados em nossa maneira de encarar e aceitar os fatos.
Acostumados e acomodados a esses limites.
Perplexos ficamos sempre que chamados a mudar, a refletir, a questionar, enfim, a raciocinar e analisar tudo aquilo que nos cerca.
Mas a partir do momento que descobrimos e nos determinamos a perder alguns minutos do nosso sempre tão precioso tempo vazio, com a reflexão sobre nossos atos, sobre o alcance de nossas palavras e a repercussão de nossas atitudes, nos encorajamos. E a partir da primeira quebra de conceito, conseguimos vislumbrar a possibilidade de progresso, de liberdade, de responsabilidade. E sob a luz da lógica, destemidos, nos arriscamos a pensar.
- Quem serão os escolhidos? - Respondemos:- Aqueles que se fizerem escolher através do seu esforço próprio.
- Quem serão os primeiros e quais os últimos? - Respondemos:- Não importa, desde que empenhados no mesmo ideal, reunamo-nos na grande obra de construção do homem, dentro da complexidade de um todo.
E assim, pouco a pouco, através da liberdade de raciocínio, livre de pressões, determinado e firme em suas convicções, ousa o homem enxergar-se como construtor da "grande obra". Não mais preocupando-se com o lugar que ocupa dentro da escala humana de avaliação, por títulos, por grandes nomes, por posições, mas com consciência plena da parte que lhe cabe fazer, seja ela grande ou pequena, simples ou complexa. E ao parar para contemplar todos os seus feitos, terá então este homem, conforme sua obra, o mérito da paz, da serenidade e da luz. Esta luz que só ilumina e tem valor para aqueles que, através de seu esforço, ultrapassaram o limite do egoísmo e se integraram ao todo.




TEMPO


Na ânsia de viver tudo ao mesmo tempo, não consegues, muitas vezes, sentir e vivenciar o todo em cada situação, a cada momento. Os momentos que vives são únicos, as oportunidades são ímpares. Por isso, a importância de viveres cada instante na sua absoluta integridade, em toda sua unicidade.
Agregá-lo aos instantes seguintes, somente após teres acercado-te de todo o ensinamento que ele encerra. Aprende tudo que com ele vem. Compreende a sua colocação na tua vida e o porquê da sua presença dentro dela.
Trabalho gera, sempre, mais trabalho, - pensarão muitos.
Mas o que é a vida sem o trabalho?
O que será de ti, se não tiveres o que fazer e o que pensar?
A morte pode levar teu corpo, mas não levará teu espírito. E antes que o seu hálito toque a tua tez, procura viver teus dias inteiramente, como se cada minuto escoado fosse o último da tua vida.
Isso tudo, meu amigo, para que quando o anjo da morte banhar o teu ser, possas partir sem aqui deixares tarefas inacabadas, nem assuntos pendentes. Sem a impressão de que falta algo. Algo que não se aprendeu, que não se compreendeu e que, portanto, não se sentiu.
Como podes partir, sem vivenciar os sentimentos da concórdia, do perdão, do arrependimento, da criança existente dentro de ti?
Como podes partir, sem abraçar teu filho, teu pai, teu irmão, teu vizinho, sem ressentimentos?
Como partir, sem que te sintas iluminado e guiado por Deus, a Força Suprema do Universo?
Vive teus minutos, teus segundos, tuas horas com intensidade, pois eles te são sagradas oportunidades de te encontrares contigo e com as pessoas que compartilham da tua jornada.

Paz
Alfredo



DESCRISTALIZAR-SE


Modificar hábitos e costumes.
Descristalizar-se.
Sair de dentro da casca. Casca grosseira que a todos cobre e que, aos poucos, vai sendo quebrada, deixando entrever um ser melhor.
Um amor mais abrangente, universal, sem divisões, sem repartições, sem raças, sem credos, sem cor, sem dimensões.
Eis o ideal.
Eis porquê caminhamos e buscamos sempre repousar nossas expectativas dentro do que nos é apresentado a cada dia.
E na marcha inexorável, nos preparamos para a vinda do novo, com costumes novos quebrando velhos hábitos, dilatando a compreensão, abrindo novas portas e caminhos para velhos pés que, incansáveis, recomeçam e se renovam a cada passo.
Acorda o homem velho com roupas novas.
Nasce a criança no despertar deste homem.
Evolui a humanidade a cada descoberta, revolucionando e renovando maneiras e formas de sentir, pensar e agir.
Vamos todos em busca de novas verdades, de novos meios de vida que nos possibilitem encarar os fatos com mais clareza e maior compreensão.
Com certeza, um dia alcançaremos maior plenitude e espiaremos através das frestas abertas pela ruptura de arraigados costumes e crenças. Novas ferramentas aprenderemos a manejar e com elas abriremos, corajosamente, novos caminhos para a busca da paz e de uma proximidade maior com Deus.

Moisés



PRESENTE


Liberta-te dos passados sombrios que ainda povoam tua mente.
O passado ficou com as lições que aprendeste.
O presente oferece-te a oportunidade de novos aprendizados.
O futuro só pertence a Deus.
Por isso, encontra teu caminhar no presente. Afasta teus pensamentos do que pode ter sido felicidade ou infelicidade, ou do que poderá vir a ser.
A vida tem o seu tempo.
Tua encarnação acontece agora.
Portanto, vive o que o presente pode te oferecer.
E crê: tudo o que precisas e podes, está encerrado aqui, agora, neste instante.
Ah, que pena... Deixaste o instante passar...




DESPERTAR 1


Desperte enquanto é tempo.
Desperte enquanto você tem tempo.
A vida faculta todas as possibilidades para encontrarmos as soluções para os nossos problemas.
E vivemos alheios aos fatos relevantes que, com certeza, nos direcionariam ao encontro das respostas às nossas tantas perguntas.
De fato, as possibilidades de as encontrarmos existem, e existem em abundância. Mas, pregados nas cadeiras da dissimulação e da preguiça, muitas vezes paramos para ver a vida passar à nossa frente.
Mal reagimos, não nos fortalecemos, apenas deixamos tudo como está, num conformismo absurdo de ser suportado.
Como seus guardiões, sofremos, neste momento, pois vemos também nossos irmãos fraquejarem perante a batalha, sem ao menos tentarem lançar mão de suas armas.
E sofremos, mais ainda, ao divisar o seu futuro.
Mas o que nós, do plano espiritual, podemos fazer diante de tal quadro? Olhá-lo apenas.
De mãos atadas, sentimos por deixá-los a sós com seus fracassos. E os abandonamos com lágrimas no coração e profunda tristeza ao ver que nossos chamados não foram atendidos por vocês, sequer ouvidos.
E assim, os seguimos de longe, acompanhamos seus tropeços e, num impulso, os ajudamos a levantar da queda.
Ansiosos, aguardamos o momento oportuno de sua fraqueza ser tamanha, que o fará implorar aos céus por nossa ajuda, novamente.
E lá estaremos, antes mesmo do seu pedido ser feito, a conduzi-lo por trajetórias de paz, amor e equilíbrio.
Como um professor desejoso do progresso do aluno, também ansiamos por sua evolução.
E reiniciamos todo o nosso trabalho, sempre. Amparando suas quedas, enxugando suas lágrimas, fortalecendo-os diante de suas fraquezas.
E o Pai que tudo assiste, anseia conosco pelo seu progresso.
Por isso, irmão, força! Seja forte e corajoso em seus propósitos e siga o caminho da sua evolução.

Amigos da casa



CICLOS EVOLUTIVOS


Homem, o ciclo da tua vida se renova a cada raio de luz, a cada novo dia.
Teu dia começa com a luz gerada pelos raios de sol que trazem novas energias. É a criação fazendo o seu trabalho.
E tu, o que tens feito diante da benção de um novo dia?
Acordas, muitas vezes, com o canto dos pássaros, bem de manhã, como a agradecer a Deus o raio de luz de um novo dia. E fazes o mesmo, agradecendo ao Pai Maior, as oportunidades que o amanhecer anuncia?
Planejas um dia maravilhoso, com muita positividade para ti e para teu semelhante? Muitas vezes, se planejas este dia maravilhoso, ele é somente para ti, não é verdade.
Mesmo planejando este dia somente para ti, o que realmente fazes para torná-lo real e não apenas um desejo, apenas uma expectativa?
Ao primeiro sinal de contrariedade para ti, no qual vês teu ego envolvido, todo aquele desejo de um dia maravilhoso cai por terra, não é mesmo?
Pois bem, já que no primeiro instante de descontentamento não passaste no teste, pouco te equilibraste, pensa em Deus, reflete e busca em ti mesmo o erro cometido e, com certeza, tu que és uma centelha divina, conseguirás te reerguer. E novas oportunidades surgirão para que possas recuperar o dia planejado.
Para tanto, o plano espiritual estará contigo. Só depende de procurares sintonizar bons pensamentos e, principalmente, ter as atitudes corretas para que se realize teu sonho. Tens o início do dia e o dia todo para alcançares o equilíbrio, tão necessário para tua caminhada. Eis que chega a noite, após um dia de trabalho. E nova chance te é dada para que te recuperes no convívio com tua família. Mas, infelizmente, muitas vezes perdes esta chance. Logo, no teu descanso ou sono do corpo físico, tens a oportunidade de revitalizares teu corpo espiritual, viajando para outros mundos, para outros ambientes. No entanto, teu espírito não pára onde foram teus pensamentos. Mais uma vez, a questão de afinidade, da sintonia com planos mais elevados...
E assim o ciclo continua: nova noite, novo dia... E assim Deus, em sua infinita bondade, dá ao homem a oportunidade de, com suas próprias pernas, traçar o seu caminho de evolução espiritual. E o Pai permite ainda, ao plano espiritual, que assista ao homem encarnado em sua trajetória.
Após a morte terrena, o ciclo continua e novas chances são dadas, agora na vida eterna. E, um dia, outras oportunidades haverá no plano terreno para que, assim, evoluam todos, com seus próprios esforços, porque evolução sem mérito não existe perante Deus.
Assim, o ciclo do homem não pára e caminha rumo à evolução. E só depende deste homem, extirpar de si mesmo toda a sua imperfeição, a começar pelo seu egoísmo, orgulho e vaidade. E dar lugar ao verdadeiro amor, com caridade e com muito desprendimento.



SEVERIDADE COM SABEDORIA


Justiça feita - lágrimas de sentimento derramadas.
Mas é necessário, por mais que doa na profundidade de nossa alma, sermos justos.
Às vezes, ao procedermos mais energicamente, nos arrependemos depois. Mas é necessário lembrar que é melhor chorar hoje por ter aplicado uma regra mais severa, do que chorar amanhã por não tê-lo feito e não ter mais tempo para consertar o estrago que este erro, este desleixo, causou.
Sejam enérgicos, sejam severos consigo mesmos e com aqueles que dependem de vocês para adquirirem um pouco mais de conhecimento e crescer.
Justiça e sabedoria, aliados à severidade, nunca fizeram mal a ninguém. Apesar de haver revolta por parte daquele em que são aplicadas a justiça e a sabedoria, no futuro este gesto será compreendido e um imenso sentimento de gratidão pairará no ar.
Severidade e pulso firme, ações necessárias a todo aquele que aspira ao crescimento interior.
Uma boa noite e que Deus os envolva sempre em muita paz e luz.

Um amigo de sempre



A ESCADA ASCENDENTE


Primeiro, a lei do "não". Lei dura, sem opções, cruel. O carrasco que a criara não permitia mínimo deslize, e em seu nome e sem nenhuma censura, fez ele rolar, de uma única vez, prá mais de três mil cabeças. E esse legislador terrível reinava soberano. E ai daquele que o questionasse... E sobre um pensamento único, onde o mínimo questionamento era falta grave, formou-se o rebanho.
Depois da lei do "não", a lei do "não convém". Não deves agir assim por causa disto, por causa daquilo...
Era o nó que se afrouxava um pouco de tanto que esta lei ditadora sufocava, limitava, atrofiava as vontades.
E se ela existe ainda, é porque somos, por vontade própria, prisioneiros dos seus elos. E é longa, como é longa, a fila dos seus atados...
Mas, exultem-se, exultem-se todos, pois que os primeiros aromas, as primeiras brisas do que está por vir já se fazem sentir. Mas ainda são percebidos por poucos. E é da responsabilidade destes poucos, a sua compreensão. Sua vinda não se fará por palavras; é que estas não suportariam sua grandeza primeira.
Mas que linguagem a grande massa compreende, senão a da fala? E assim mesmo, ainda a compreendem tão mal!
Pois então, esperemos todos (até nós daqui) para saber como será. O que podemos adiantar, apesar da nossa ignorância também, é que esta linguagem será grandiosa, ofuscante, posto que é luz. E desta vez, só luz! E não haverá sombra que a suporte. Mas, por graça dessa mesma luz, "os seres da noite" não se queimarão, pois que a eles serão dadas sombras e mais sombras num novo lugar, onde também será luz, um dia.
Que me compreendam os que tiverem ouvidos de ouvir.

Um habitante das cavernas do Himalaia



EVOLUÇÃO 5


Caminha para frente e sempre.
Contamos teus passos, como contas as datas que aí vives.
Tua vida pode ser comparada com uma nau, no mar. Ela seguirá solta, sempre orientada pelo vento e pelas ondas... Mas se o homem se impuser sobre o leme, ela seguirá a rota que seu navegante direcionar.
Nossa vida se orienta segundo as energias presentes em nossos dias. E nem sempre atentos a essas energias, permitimos que os dias as conduzam assim, sem leme e sem âncora.
Deixamo-nos arrastar por situações que nada acrescentam ao nosso conhecimento. Não analisamos, não pensamos a respeito do que nos acontece. É como se por um instante, fôssemos seres autômatos, sem raciocínio, guiados por uma força com a qual não intencionamos lutar. E isso, não porque nos sentimos fracos, mas porque a inércia nos paralisa.
E deixamos sempre para o amanhã o que é de competência do hoje.
E deixamos os fardos nos tolherem as forças cada vez mais, a angústia acelerar, ainda mais, a nossa insatisfação.
Sofremos e sofremos muito.
E saber que o remédio está em nós...
Anda, caminha, levanta do chão, do abstrato, do irreal, do ilusório e caminha para a realidade que é tua vida hoje. Amarga e doida, mas que só poderá ser vivida por ti, e somente o teu proceder poderá mudar o tom e a cor com que pintaste os teus dias.
Por isso, faze do teu caminhar, a tua evolução. Mesmo que este caminhar seja trôpego. Se caíres, levanta e continua. Continua, porque o reflexo do amanhã está diretamente ligado a ação do hoje. Não podemos fugir dos nossos próprios caminhos... Eles existem. E aceitá-los é a tarefa maior para alcançarmos o sucesso futuro.
Aqui estaremos, sempre prontos para te ajudar.
Vai e vence!



PRODUTIVIDADE


O resultado de qualquer trabalho custa a aparecer, quando a sofreguidão exacerbada da aflição anseia por um resultado rápido.
A natureza, nossa mãe escola, nos dá, diariamente, lições de sabedoria a respeito de todas as nossas incertezas.
Vocês podem imaginar o tempo despendido na elaboração do nosso planeta Terra? Vocês podem avaliar um espaço imenso, sem vida? E deste nada surgirem lentamente, os primeiros sinais de vida? E outros e mais outros? E gradativamente, cada lugar foi-se encaixando, cada ser ocupando o seu espaço. E a Terra seguindo sua rota de evolução interminável.
E falando em resultados, quanto ainda não nos aguarda o futuro?
A mãe Terra continua sua evolução, e os resultados desta evolução seguem tempo e espaço adiante.
Se a natureza, que é sábia, possui todos os requisitos para a evolução, por que o trabalho do homem na Terra não terá também a época certa da colheita?
Os frutos necessitam do tempo adequado para ficarem maduros para serem colhidos.
Sua vida segue trajetos que ora sua mente, ora seu espírito lhes dão a direção. Faça seu trabalho com a tranqüilidade que ele necessita, para que os frutos sejam fartos.
A pressa em nada ajudou o homem até agora e, com certeza, também não o ajudará em seu futuro.
Siga seu caminho com passos firmes e de acordo com as possibilidades de suas pernas. Viva cada momento no seu tempo real. E viva o que há de real para ser vivido. Tudo o mais são fantasias e sonhos, nos quais não podemos ainda divisar o nosso bem ou o nosso mal.
Cresçamos com a certeza plena em nossos passos. E creiam: cada ser avança segundo suas possibilidades.
Tudo o mais não nos pertence. Por isso, para que correr? Para que viver em eterna ansiedade com o que não aconteceu?
Escolhamos nossos caminhos, mas tenhamos consciência destas escolhas. E ainda mais: tenhamos o discernimento e a prudência de contar somente com o que temos, em cada dia. O resto só a Deus pertence.
E somente Ele poderá nos proporcionar o que for necessário para o nosso aprendizado.
Portanto, temos o que verdadeiramente nos é necessário.
Aprenda, então, a viver com o que você possui, sem apressar ou alterar o amanhã.
A cada dia, basta o seu próprio mal.



O UNIVERSO CONSPIRA A TEU FAVOR


Eleve seu pensamento e encontre na simplicidade dele o bálsamo de suas dores.
Cuide de seus pensamentos e se estabelecerá a sintonia que lhe trará a serenidade de sentir-se amparado por todas as forças da natureza que o cercam e protegem.
Depure seus sentimentos e descobrirá a força do seu coração, cada vez mais puro.
Reencontre-se, desta forma, com sua essência, com sua real identidade e perceberá que, a partir deste momento, não se fará mais necessária a dor.
Reintegre-se, através de seus pensamentos e sentimentos bem cuidados, à essa força universal da qual faz parte e se sentirá capaz, forte, lúcido, integrado...
O universo conspira ao seu favor.



TEMPO DE APRENDIZADO


Não existe, propriamente dito, um tempo determinado para o aprendizado.
Cada criatura traz dentro de si a época mais propícia para elevar-se.
Portanto, amigos, não se preocupem ou tentem questionar o porquê de outra pessoa não compreender ou mesmo tentar entender o que vem a ser evolução espiritual.
O espírito só poderá entender esses valores quando já estiver amadurecido, pronto para caminhar por essa estrada que vocês agora estão trilhando.
Tudo vem a seu tempo, nada deve ser forçado ou exigido.
Busquem apenas compreender e deixar que esses irmãos encontrem, no seu tempo, o momento certo para crescerem.
Quanto a vocês que já atingiram essa compreensão, procurem sempre ampliar os seus conhecimentos através do estudo sério e constante. Só assim estarão aptos para amanhã estenderem as mãos para esses irmãos que iniciam a sua busca para o crescimento, para o desejo sincero de evoluir.
Fiquem em paz.

Um amigo



TEMPO (2)


Náufragos são todos vocês que atropelaram seus passos ao longo das tantas caminhadas que já realizaram, sem chegar a lugar algum.
Qual a medida?
Qual o sinal, o alarme que conterá seus passos trôpegos nessa desenfreada busca do nada?
O que realmente busca, já perguntou-se alguma vez sobre isso?
Por que procura? Essa busca realmente lhe será útil?
Veja, perceba o quanto pode ter andado em vão, sem nunca ter questionado estes pontos.
Julga dirigir sua vida com objetividade e criatividade, mas o que você percebe agora é que, nestes longos anos, realizou apenas um amontoado de situações que pouco lhe serviram como guia instrutivo na marcha da evolução. Da sua evolução.
Mas será que você esta ocupado, pensativo, meditando nesse instante em que lê essas linhas a respeito da evolução?
Se não, mais uma vez, perdeu seu valoroso tempo. Agradeço sua atenção e peço: não perca mais o que tem tão pouco: tempo



SOLITUDE SIM, SOLIDÃO NÃO


Numa rua vazia,
num silêncio absoluto,
um homem caminha...

Um ser solitário,
que não tem para onde ir,
uma família para visitar,
um amigo, sequer,
para abraçar.

Mas ele caminha...
Caminha sempre em frente
com um sorriso no rosto,
com bondade no coração,
com leveza na alma,
pois sabe que, por mais
solitário que caminhe,
nunca estará só.
Junto com ele
estão as lembranças
de seus dias de infância,
rodeado por seus pais
e seus irmãos.

Porém, um dia, ele decidiu
seguir seu caminho.
E rumou, sozinho,
pela estrada que todos os outros
achavam ser de solidão.

Mas ele não tornou-se um solitário.
Apesar de estar sempre só,
dentro de sua alma
é um ser muito mais rico
e completo do que aqueles
que rodeados de pessoas estão.
Dentro dele, junto de si,
caminham a fé, a coragem,
a bondade, o amor,
a tolerância e o perdão.

O conhecimento adquirido
neste caminhar sem paradas,
é imenso.
A cada trilha percorrida,
novos horizontes descobertos,
novos mundos descortinados,
novos caminhos abertos.

E ele segue...
Ampliando seu conhecimento
sobre os homens, os animais,
os vegetais e os minerais.
Ao caminhar sozinho,
não chora, não lamenta
a sua solidão.
Consegue sentir,
em cada movimento que faz,
uma enorme alegria de viver
que o impulsiona,
cada vez mais,
em direção ao que
todos nós almejamos:
a evolução.

Josué



GRITO


Que comunicação deseja você efetuar, quando grita?
Sua mensagem é passada, neste momento?
Os receptores conseguem entendê-la?
Que códigos e sinais pode sua mente usar para se expressar com total sucesso e criatividade, senão a palavra?
A palavra articulada e não a palavra vociferada.
Que desequilíbrio o seu quando a sua mente, totalmente desgovernada, atropela toda a linha do seu raciocínio...
No desespero de perder o fio da meada do pensamento, você utiliza a sonorização exagerada das palavras, que nenhuma ligação tem com a mensagem que deveria ser passada.
Mas fazer o que, se o freio da sua paciência falhou? E o engavetamento dos seus pensamentos deixou sua razão desgovernada, tal barco sem leme ao sabor do vento? Grite, grite quanto os seus pulmões agüentarem! Quem sabe, assim, você poderá finalmente ouvir o seu próprio grito e, então, acordar.
Acordar do pesadelo que anda lhe roubando a razão e tornando-lhe uma pessoa normal, como tantas outras...
Dome seus instintos mais primitivos para que você possa fazer jus a grande evolução que lhe foi confiada.



SONO & SONHO


Calada a noite.
Pensa que ninguém pode ouvir os gritos e os sussurros que vêm de você.
Na calada da noite, pensa que pode fugir de si mesmo. Espera que, ao amanhecer, tudo esteja resolvido. Todos os problemas terão sumido, todas as dores e angústias desaparecido.
Grande engano.
Ledo engano, para falar mais pomposo... Porque é nesta hora que você tem um encontro marcado consigo mesmo. É nesta hora que amigos espirituais o levam ao profundo do seu ser e lhes mostram o que é certo e o que não é certo. Muitos lutam, debatem-se, mas não conseguem fugir deste encontro. Ele é mais forte, é espiritual e orgânico. Portanto, queridos companheiros, pensem bem o que querem encontrar: um monte de lixo misturado a estrume mental, ou lições proveitosas de crescimento e desenvolvimento moral. A escolha é apenas sua. Deixe-se levar, apenas uma noite, pelos bons amigos do plano espiritual. Depois compare com as noites fétidas e febris que está acostumado a ter. Depois que experimentar os dois "sabores", aí sim, escolha aquele que melhor lhe convier.
Por enquanto, conhecem apenas a noite, o caos, a destruição.
Procurem experimentar o outro lado, o campo espiritual que vibra em uma sintonia mais harmônica.
E depois disso, mas apenas depois disso, escolham para onde querem ir quando repousam seus corpos orgânicos.




PERDAS NA VIDA


Queridos amigos, já houve um momento em suas existências em que a alegria da confiança, a força da fé e a tranqüilidade de saberem-se capazes e fortes, habitaram os seres que são. Momento este de lucidez que os impulsou a abraçarem novos e necessários desafios, com coragem.
E o que houve com toda essa alegria e força? Já se perguntaram onde estão? Estão dentro de cada um de vocês. Nunca deixaram de existir, apenas não foram percebidas, buscadas, nos muitos momentos difíceis por que passaram. Dificuldade esta que tolhe toda sabedoria e tranqüilidade possível.
Sofrem com a perda de entes queridos e com tantas outras frustrações... Situações em que todas as virtudes citadas no início lhes faltam.
Porém, quantas perdas são promovidas por vocês "nesta vida", enquanto a têm? Quantas oportunidades "essa vida" lhes oferece e são repudiadas ou desconsideradas por vocês, causando estes mesmos sofrimentos dos quais se queixam?
Quantas situações de separação existem em vidas que caminham tão próximas?
Por que transferir esses vícios de sentimentos e fraquezas para uma etapa natural de um processo maior, construtivo e amoroso, como é o desencarne ou a morte da forma como conhecem?
Ao invés de buscarem o sofrimento e a dor atormentada que os aprisiona e os distancia do verdadeiro amor, busquem a compreensão, a coragem de se desvincular da dependência e do egoísmo. E sobretudo, busquem corajosamente o trabalho diário para construírem relacionamentos baseados em compreensão, em amor e tolerância. Aproveitem para exercitar o afeto, a paciência, a sabedoria. Desta forma, a consciência tranqüila será a companheira que os fortalecerá para uma postura mais equilibrada, diante dos fatos comuns da vida.
Busquem, no agir correto e responsável, a união, a felicidade e o amor: sementes estas que frutificarão em paz, conforto e equilíbrio.




CAMINHEMOS


Caminhemos para o alto.
Não nos firmemos nas falsas raízes de uma sociedade hipócrita que dita regras e leis de acordo com o interesse dos fortes, procurando explorar e escravizar os pequenos e fracos.
Caminhemos para o alto.
Não nos iludamos com o trabalho que fazemos para o próximo, pois isso é o mínimo necessário para a nossa manutenção espiritual. Para o nosso crescimento, precisamos muito mais...
Caminhemos para o alto.
Usemos mais o nosso coração inerte e acomodado numa situação prática de fim de milênio, onde o consumo de futilidades é a lei regente e caem no esquecimento as reais necessidades do ser humano.
Procuremos caminhar para o alto já que, aqui na Terra, as coisas andam paradas, precisando de movimento.
Quem sabe se alguns conseguirem alcançar a luz do amor verdadeiro, outros procurarão seguir esses exemplos e lutarão para sair do fundo do poço?
Quem sabe se conseguirmos nos elevar até o Criador, possamos ajudar àqueles que ainda estão aquém de nós?
Procuremos caminhar para o alto.
O caminho está aberto a quem se propuser a seguir com seriedade por ele, sem olhar para trás, deixando realmente as vestimentas velhas e mofadas, para vestir as túnicas leves e iluminadas do amor e da caridade.




MEIO AMBIENTE


O meio ambiente em que vive é sempre propício à evolução e ao crescimento espiritual do ser encarnado.
Vocês vivem num mundo favorável à sua condição atual.
É necessário, ainda, muito esforço, muita perseverança para que possam, um dia, habitarem um meio mais elevado. É preciso que cresçam, que busquem através do aprendizado, as condições para que, amanhã, adquiram o direito de viver em um mundo melhor.
Por enquanto, é aí que devem burilar as suas imperfeições.
Vivam as suas vidas dentro dos padrões da caridade, do amor e da boa vontade. É este o melhor caminho para o crescimento que precisam.
Estudem, tentem entender e, principalmente, coloquem em prática aquilo que aprendem.

Um irmão




NOVOS TEMPOS


Aproximam-se os tempos de renovação, onde o velho, o maltratado, o não evoluído deverá ceder lugar ao novo, ao conhecimento, à evolução.
Urgem as horas. Horas preciosas demais para serem utilizadas com banalidades e trivialidades.
Sentimos, no instante em que contemplamos quadros tão valiosos serem relegados a um segundo plano, profundo pesar e tristeza. Divisamos, um pouco mais à frente, a dor a espreitá-lo pacientemente, sorrateiramente, como antiga companheira de jornada.
E o que fazer se, ao nosso alcance, não estão todos os poderes? Se, na mente, ainda não se fixaram determinados conceitos?
Os ensinamentos e os chamamentos estão aí. E aí sempre estarão, filho, para chamar-lhe a atenção. Para acordá-lo dos sonos infindáveis. Nossas vozes nunca se calarão e os nossos pensamentos sempre se manterão coesos aos seus.
Mas, filho, a caminhada deve prosseguir. E isso somente você poderá fazê-lo.
Não importa quantas barreiras deverão ser transpostas. Importante é saltá-las e deixar todas as dificuldades e asperezas desta tarefa para trás e seguir, mirando à sua frente. Não busque o horizonte, pois a distância não lhe permitirá divisar todas as suas linhas, e isso proporcionar-lhe-á projeções erradas. Nem tão pouco olhe para trás, pois o que está às suas costas não pode interagir com o presente. Passou...
Busque somente as visões em que o ensinamento esteja presente.
Agora sim, concentre toda sua atenção à sua frente, ao seu presente. Pois é aí que todas as possibilidades existem, concretamente. Aí residem as facetas com que irá enriquecer ou empobrecer seus passos. A sabedoria e a experiência estão no presente. Então, busque-as dentro de si e mova-se rumo à sua evolução. Não haverá outra chance. Muitas já foram-lhe dadas. Há um tempo para tudo e o tempo da renovação do planeta Terra chegou. E com ele, chegou a sua hora de mudar.
A opção sempre será sua. Mas não lamente mais tarde a preciosa oportunidade que embargas, agora, por pura acomodação.
Não lamentaremos sua sorte, mas a sua pouca vontade de caminhar.
Então, que o amor de Deus o abençoe e emane luz sobre você. Mesmo que seus pés se mantenham presos ao chão...

Aloisio




E QUANDO TU QUIZERES... MAS SOMENTE QUANDO QUIZERES...


Quando semeares a semente boa em terra fértil, perceberás que o fruto que ela te oferece é bom e perfeito.
Quando olhares as árvores, verificarás que, desde as suas folhas até o seu tronco, ela te oferece de uma simples sombra para descansares ao chá que curará as tuas dores.
Quando olhares os pássaros, oferecendo-te da liberdade do vôo ao cantar da vida, perceberás que tudo segue o seu caminho natural.
Quando sentares numa pedra ao lado do rio, calmo e absoluto, correndo lentamente de encontro ao mar da vida, perceberás que tudo o que recebeste tem a sua lógica de ser.
Quando acordares, após uma noite de descanso, que para o físico se faz necessário e que para o espírito representa a chance de rever amigos e lugares retidos na lembrança abafada pela encarnação presente, perceberás a continuidade da vida.
Quando tiveres a coragem de sorrir na hora em que desejas chorar, perceberás a força que existe em ti e que é capaz de transformar-te na maravilha chamada "ser perfeito".
Quando jogares fora a preguiça e substituí-la pelo trabalho, perceberás, amigo, o quanto tu és capaz, o quanto tu tens amigos, o quanto podes tornar-te completo.
Quando quiseres recomeçar o caminho, a terra te oferecerá a estrada.




CAMINHAR SOZINHO


Dentro do nosso conturbado interior, mesclamos vários sentimentos.
Da mesquinharia vamos até o altruísmo, ou vice-versa, num átimo de tempo.
Mesclamos os momentos de dor com os de alegria; mesclamos sentimentos de auto-piedade com os de euforia.
E seguimos, como se fôssemos equilibristas caminhando sobre a corda bamba.
Do alto do nosso orgulho, da nossa vaidade, vamos caminhando em eterno desequilíbrio emocional. E, na maioria das vezes, usando algo ou alguém como um anteparo para as nossas dores.
Se procuramos por um algo mais, vamos em busca de alguma religião que, acreditamos, possa nos dar apoio. Mergulhamos fundo nessa religião, seja qual for, achando que ela irá resolver todos os nossos problemas. Não nos questionamos, em momento algum, se os errados não seríamos nós mesmos. Cegos, nos deixamos ser dirigidos por enganadores que nada têm em vista, a não ser o material.
Vamos em busca desse algo mais, de uma pessoa que nos ouça, que nos compreenda, que nos aceite, que nos ame. Entretanto estamos à procura, na verdade, de alguém que diga "amém" a tudo o que fizemos ou fizermos. Caso tente mostrar-nos uma simples e pequena faceta errada em nós mesmos, já não nos serve mais.
Portanto, meus amigos, não adianta ir buscar fora o que é necessário encontrar dentro de si mesmo: - o amor, a caridade, a piedade, a amizade.
E antes de tentarem dirigir estes sentimentos em direção ao próximo, aprendam a usá-los consigo mesmos. Pouco a pouco, ao serenarem o próprio coração, perceberão que não necessitam mais de ajuda para caminharem. Sozinhos, terão conseguido um crescimento, uma paz, um amor tão grande dentro de si mesmos que, mesmo sem o perceberem, estarão irradiando luz em todas as direções.
Que Deus, em sua infinita bondade, misericórdia e piedade, como um Pai extremoso que é, tenha muita paciência com cada um de nós, até que aprendamos a caminhar de maneira firme e segura. Como um ser que encontrou o seu caminho e que por ele segue, em direção à própria evolução.

Josué



GRANDES PASSOS


Grandes passos já foram dados pelo homem. Cresceu em sua capacidade de compreensão, no desenvolvimento de sua inteligência, nas conquistas que fez. Evoluiu nas organizações sociais, estabeleceu regras de convivência, construiu máquinas que lhe facilitam a vida. E naturalmente, todas essas conquistas foram trazendo exigências cada vez maiores para que possam manter-se e ampliar-se em novas "criações". Grandes passos... Passos necessários... Passos que fazem parte das condições para sua evolução integral.
Porém, pequenos foram os passos do homem no sentido de tornar equilibrada e paralela também sua evolução espiritual. Busca a perfeição em suas conquistas. Persegue a perfeição no seu trabalho, nas suas criações... E neste aspecto da sua evolução tem até conseguido atingir o objetivo.
Já a perfeição das atitudes não é tão fácil. E na parcela de perfeição que se pode atingir neste momento, falta-lhe ainda um novo olhar.
Esse novo olhar, nada mais é que despir-se da ilusão que acompanhou a evolução da vida terrena. Ilusão que faz o homem sentir-se poderoso, prepotente, capaz de manipular, modificar tudo o que se lhe apresente... E não consegue compreender a fragilidade que lhe atinge nos momento de dor. A força, o poder, o preparo para esses momentos são frutos de reflexões anteriores, análise e compreensão diante dos fatos da vida. Mas somente dirigindo a estes fatos um olhar isento de ilusão e prepotência é que conseguirá a força e o preparo que procura.
Sentirá o homem a leveza da bondade, a serenidade da confiança, a tranqüilidade do amor e, portanto, experimentará uma parte da perfeição que pode ser compreendida nesta etapa, quando conseguir olhar a sua volta e perceber a perfeição da vida que lhe foi presenteada; quando olhar a bela simplicidade da natureza que lhe acolhe e agradecer por ela; quando olhar o seu semelhante e indistintamente não sentir ódio, nem inveja, nem mágoa... Quando se emocionar com a aproximação e com um gesto de carinho para aquele que lhe é desconhecido; quando puder reconhecer o amor do Pai nas coisas boas que lhe acontece mas, principalmente, nas provações que a vida lhe impõe como exercício de seu crescimento.
É preciso dar grandes passos rumo a essas atitudes, não é?
Porém, tem o homem tudo o que precisa para dar esses grandes passos: tem a vida, tem a força da natureza e seu exemplo, tem sua força interior. Aquele que acredita em cada passo seu, coloca o Universo colaborando com cada movimento na busca do reencontro de si mesmo.



CORPO E ESPÍRITO


Como seres encarnados, somos espírito e somos corpo, formando uma só unidade. A ruptura entre os dois representa a morte do corpo e um novo ciclo na vida espiritual.
Se os dois estão juntos e essa união, na experiência da Terra, é indissolúvel, um depende do outro, estando em mútua colaboração. O corpo serve para manifestar aquilo que o espírito sente, pensa, aquilo que ele valoriza. O espírito é responsável pelo conteúdo da ação, da atuação deste corpo na Terra. E nós sabemos que esse conteúdo deve sempre beneficiar a nós mesmos e a todos aqueles que nos cercam.
Por isso, amigos, desprendam-se dos valores padronizados, desvencilhem-se dos apelos comerciais das medidas ideais, do rosto perfeito que desejavam ter, porque nada disso importa. O que importa, é o seu crescimento. É o modo como este seu corpo vai estar a serviço da sua própria evolução. Você deve cuidar dele, tratá-lo através de uma alimentação equilibrada, através de exercícios físicos, mas sempre desejando que ele seja o veículo, que ele seja a forma concreta de manifestar aquilo que vai na sua alma. É dela que devemos cuidar, em primeiro lugar. É para isso que ganhamos esse corpo como empréstimo. Para cumprir nossos objetivos de trabalho, de manifestação do nosso eu superior, de burilamento interior, que se dão através da nossa maneira de agir e de atuar no universo.



SEM ILUSÕES


Não aguarde da espiritualidade grandes feitos.
Lembre-se que a grande oportunidade de evolução está aí, no mundo material. É aí que grandes se fizeram sem ser notados.
Sua história se escreve aí, nesse plano.
Pare de esperar bênçãos gratuitas de um plano que anseia pela sua modificação íntima, forjada nos dramas da existência terrestre.



ETERNOS INCONFORMADOS


Os seres terrenos vivem suas vidas, distantes da realidade.
Em suas mentes existe apenas o desejo de conquistas materiais, sem nem ao menos avaliarem se fazem júz a elas.
Desejam, e desejam tanto, que esquecem que a vida não é feita apenas de realizações.
Esquecem, ou melhor dizendo, não se preocupam com as conquistas do espírito. Estas sim, é que farão de todos, seres mais equilibrados e mais capazes de atingir seus objetivos terrenos, desde que estes não sejam apenas os de amontoar bens.
Infelizmente, poucos são aqueles que se conformam com o necessário. É preciso sempre mais e mais! E quando não conseguem alcançar os seus objetivos, revoltam-se, amarguram-se, achando que são infelizes.
E assim, inconformados, vão-se arrastando pela vida na condição de vítimas, de pobres coitados.
Pobres e infelizes criaturas, mentes deturpadas longe dos reais valores da existência.
Parem um pouco e vejam quantas criaturas são felizes, alegres, usufruindo apenas do necessário, sem extravagâncias desmedidas, buscando apenas o que lhes basta. Para essas criaturas a maior conquista está concentrada na elevação espiritual. Está em preparar a terra para lançarem uma semente que poderá, amanhã, render bons frutos.
Amigos, pensem mais nas conquistas do espírito. As conquistas materiais são importantes e necessárias, mas não façam delas o principal objetivo de suas vidas.
Que Deus os abençoe.

Um amigo



PUREZA DE CORAÇÃO


Aí na Terra, a pureza de coração ainda não é bem compreendida.
Infelizmente, a grande maioria dos seres encarnados acha que a pureza está numa "cara de santo", em palavras bajuladoras e em muitas outras maneiras de conquistar alguém para atingir um objetivo, que quase sempre está eivado de interesses escusos.
É preciso compreender que para ser puro não basta apenas mostrar um sorriso ou qualquer outro artifício somente para atingir seus objetivos.
A verdadeira pureza vem do coração. A criatura que já atingiu essa condição sequer se preocupa com o mal, pois essa imperfeição já não faz parte da sua conduta.
Ela caminha pela vida calmamente, sem qualquer sentimento de orgulho, inveja ou prepotência. Apenas caminha na simplicidade, consciente de que esse caminhar será sempre firme, seguro, e humildemente espera chegar a um entendimento ainda maior da vida.
Simplicidade, humildade, pureza nas atitudes são os seus aliados na jornada terrena. E assim, ela segue o seu rumo plantando carinho, amizade e doçura, para que amanhã a colheita venha de conformidade com esse plantio.
Fiquem com Deus.

Um amigo



CAMINHOS


São tantos os caminhos...
Não há no viver uma senda única, tudo e todos que nos cercam são nossos caminhos.
Investigamos, curiosos, o que há de vir. Buscamos incansavelmente respostas. As soluções de ontem nos parecem hoje ultrapassadas.
Estas investidas afoitas que a vida prepara, faz-nos render o melhor. Fiquemos em alerta, prontos a seguir, pensar, elaborar novas alternativas ao encontro das soluções.
As experiências todas, mesmo as inconscientes, as ignoradas, nos fortalecem fazendo-nos compreender o que a vida grita ao vivermos.
Não tenhamos medo, pois são barreiras de atraso ao nosso despertar.
Evoluir é quase um estado de ebulição, é movimento de ascensão.
Libertemo-nos do "não posso, não quero, não sei".
Se aqui criados e belos estamos, quão longa foi nossa jornada até aqui.
Já pensaram nisso?
E aqui chegando, vamos nos entregar ao descrédito, esmorecendo diante de toda caminhada já percorrida?
Não! Com absoluta certeza não deixaremos que isto ocorra.
Mesmo porque se resolvermos "encostar", algo nos empurrará para que prossigamos com vontade.
Nem sempre este empurrão é brando, mas sempre eficaz.
Os caminhos são todos válidos, os equívocos, os becos sem saída, são formas que a vida encontra para que em retorno repassemos com outros olhos o que nos cerca, pois desatentos deixamos passar muitos detalhes ricos que nos preencheriam a senda.
Aqui, lá, acolá, certamente nos cruzaremos e aportaremos no mesmo lugar com bagagens diversas.
Somos a riqueza deste universo.




UM NOVO DESPERTAR


Desperte, filho, acorde para o trabalho que o espera. Não perca mais esta oportunidade abençoada.
As dificuldades para a manutenção do equilíbrio, da perseverança existem. Mas é necessário que seja assim para que o mérito seja reconhecido. Quando tudo ocorre de forma fácil, sem escolhos, sem intemperanças, é muito simples executar qualquer tarefa.
Mas para o aprendizado, para a interiorizarão, necessário se faz que haja obstáculos, pois eles ainda são a melhor forma de aprendermos, de gravarmos as lições.
Então, agradeçamos ao Pai pelos espinhos do caminho. Pois é a cada ferimento ocasionado por eles que se definem as marcas do conhecimento, que nos dão firmeza para a continuidade da caminhada.
Felizes aqueles que, através das dores e dos sofrimentos aceitos com humildade, conseguem atingir o ápice da alegria e da paz interior.
Felizes aqueles que, através das suas lutas, conseguem transpor as barreiras do tempo, vencendo a si mesmos.
Felizes aqueles que, através das tristezas e das humilhações, atravessam a pequena porta que os conduzirá à luz eterna.
Felizes aqueles que já não necessitam perdoar, pois já superaram a barreira das imperfeições.
Felizes também aqueles que já estão em busca do aprimoramento de si mesmos.
Que todos possam ser felizes, atingindo seus objetivos de crescimento.

Um amigo



SEM RECLAMAÇÕES


Quantas são as dificuldades? Muitas!!!
Para que um objetivo seja alcançado, para que haja resultados, o quanto se precisa trabalhar...
Então, amigos, para todo objetivo há uma parcela de sacrifícios e renúncias. Sem lutas, não chegaremos a lugar algum. Então, enfrentem as dificuldades sem reclamações. Fortaleçam-se com pensamentos sadios e programem-se para quando as dificuldades colocarem-se em seus caminhos. Estejam preparados para saberem lidar com elas, com bastante coragem. Saibam administrá-las e continuarem a longa caminhada de mãos dadas, sem deixarem que nenhuma interferência venha a destruir o objetivo da obra que se propuseram a fazer.
Assim, sintam-se protegidos pelas mãos invisíveis que, a todo instante, os intuem para que o sucesso se faça na vida de cada um.
Deste modo, acreditamos que, ao não esmorecerem, poderemos estar sempre ao lado de cada um que deseje, verdadeiramente, crescer. Um abraço fraterno.

Um amigo da casa



PARA ONDE?


Caminhar para onde, se a vida é uma estrada sem fim?
Essa é uma pergunta que fazemos diante das incertezas a respeito da nossa existência.
Uns acham que o caminho está na busca das realizações materiais.
Outros, no apego às religiões que consideram a tábua de salvação, a resolução de todos os seus problemas e dores físicas e mentais.
Poucos compreendem que o verdadeiro sentido da palavra caminhar está no nosso desenvolvimento interior, no exercício de nossa paciência e amor para com o próximo.

Um amigo



PRÉ EXISTÊNCIA


Falemos pois, meus amigos, a respeito da pluralidade dos mundos, ou seja, da existência de milhares de vidas espalhadas pelo infinito.
Até o presente, o ser humano tem sido pequeno em seus pensamentos sobre este ponto. Diríamos que são, até mesmo, egoístas as suas explicações. Ora! vivemos em uma galáxia imensa, onde muito ainda há por conhecer. Como pode o homem duvidar da existência de outros seres? Se 95% da população acredita em Deus, por outro lado, uma pequena minoria apenas, crê em vida extraterrestre.
Analisemos, então: Deus fez este planeta enorme aos "seus" olhos, onde vivem diversas espécies de vida... Lembrem-se também da vida aquática, muito maior que a terrena!
Por que haveria, então, de não existir vida em Júpiter, por exemplo, sendo ele um planeta ainda maior?
Ora! se não enxergamos sequer toda a espécie de vida que habita em nosso planeta, como podemos afirmar que nestes outros não existem outras formas de vida?
Acaso vivemos sob as águas? Pois bem, vidas existem e muitas, e de vários modos, cada qual adaptada ao meio em que vive, sem que delas tenhamos notícias...
Nós, almas da Terra, já passamos por diversos outros mundos também e temos muitos outros ainda por passar. São todos degraus da evolução, como ombros amigos a nos auxiliar...

Um amigo


O PODIUM DO FIM DE UM MILÊNIO


Chegando ao ano 2000, alçamos vôos poderosos, conquistamos vitórias gloriosas, batalhamos para conquistar o poder, e de que tudo isso adianta?
Todos somos iguais a princípio e todos temos um percurso a trilhar para conseguir o brilho, a simplicidade, a pureza que Deus espera de nós.
Tudo é inútil se não nos melhorarmos interiormente.
Alimentarmos o nosso ego, nosso egoísmo, nossas vaidades e o orgulho é fácil, é tudo o que fazemos para nos valorizar, ou melhor, nos escravizar.
Agora, por que não nos libertamos?
Por que não invertemos o nosso papel e tentamos alcançar as glórias do coração?
Amigos queridos, o percurso para chegar ao podium do ano 2000 precisa mudar de "roupas" e valores para que um dia todos nós sejamos realmente uma grande família.
Para isso, nós temos que colaborar acordando para a verdadeira vida e crescendo em espírito e coração.
Pensemos que tudo o que precisamos é acordar e caminhar em direção ao alto do podium luminoso, misericordioso e amoroso de Deus.



AS FASES


Criança feliz, jovem revoltado, adulto angustiado.
Geralmente é a trajetória do encarnado no planeta Terra.
A criança, até certa idade, é feliz porque o espírito ainda está numa fase de dormência. Não está ainda envolvido com o peso da matéria, alguns órgãos estão em evolução. Já demonstra sentimentos de "eu quero mais", são os dengos, chora quando sente fome, quando está sozinho ou quando lhe tiram brinquedos, contudo é feliz e os dengos são para desenvolver-lhe a individualidade.
O jovem é revoltado porque em seu organismo desenvolvem-se elementos com os quais está acostumado, são os hormônios. O seu espírito começa a revelar suas tendências e, muitas vezes, não aceita nada e quer tudo. É uma fase muito difícil para o espírito encarnado, pois terá que vencer suas más tendências de acordo com o seu plano de vida. Ele sofre pressões de todos os lados: na sociedade, no organismo e de sua mente. É nesta fase que um turbilhão de energias afloram e ele acha-se o ser mais capacitado do mundo, mas dando de si, descobre que não é nada disso e segue o rebanho.
A revolta é a fuga para muitos irmãos, nessa fase da vida. Tudo é monótono, porém a rotina é a alavanca do mundo, pois o mundo é uma rotina abençoada pelo encarnar e desencarnar, mas com evolução do espírito, quer este queira ou não.
O adulto é um espírito que já deixou desabrochar suas tendências e quando não são sadias, se angustia, se desequilibra querendo mais da vida material. Muitas vezes, dá muito valor a si mesmo e se esquece dos outros ou valoriza demais o que é dos outros e não faz nada para merecer o que é de direito seu: sua felicidade.
Para conquistá-la necessita ter fé em Deus e em si mesmo, paciência, resignação, trabalho e estudo.
Perseverando com estes ingredientes indispensáveis à felicidade, o homem, em qualquer fase de sua vida, terá amor no seu coração e reflexão em sua mente. Perceberá que é muito mais do que um ser de carne e osso, pois tem Deus dentro de si; terá fé para vencer os obstáculos e resignação para esperar a sua vez e acalmar-se; e quando a escola da vida o surpreender, terá vontade sempre de estudar e trabalhar para descobrir novos conhecimentos em sua vida e conquistar mais luz através do progresso moral. Saberá que em qualquer fase da vida é uma criança, criança espiritual e assim sendo deve ser feliz como a criança encarnada que tem a felicidade dentro de si mesma...
Fé na criação e paz a todos.



TODOS VÃO


Foi dado o sinal e muitos são os que não sabem de onde vem, muito menos para onde vão, mas sabem que têm de ir.
Muitos dirigidos pelo coração, muitos pela intuição ou pelo instinto, muitos pela razão, mas vão.
Muitos guiados, outros levados, outros parados, mas vão, de alguma forma vão.
Uns cheios de perguntas, outros sem nenhuma.
Qual a pergunta? Qual a resposta?
Parece que todos já deveriam saber, mas não sabem. Por um direito conquistado, não peço que se conformem, mas aceitem, e o que posso eu por vocês fazer?
Não, não é rezar, e sim cada vez mais serem o que vocês são.
Fazerem o que sempre fizeram, mas com amor consciente.
Se sempre tocou uma planta, traga-a agora até o coração.
Se sempre um alguém abraçou, abrace com o coração.



AS MORADAS


Irmãos em busca do equilíbrio e harmonia interior, convido a todos para refletirem sobre a Criação como um todo. Fruto da sabedoria, justiça e bondade de nosso Pai. Deus não destinou como abrigo de seus filhos um planeta único e com inúmeros contrastes. A criação é infinita e são inúmeros os mundos para abrigar esta criação.
A justiça e bondade de nosso Pai nos reservaram a oportunidade de evoluir juntamente com os mundos. Estes mundos são inferiores ou superiores de acordo com o estágio de desenvolvimento de seus habitantes. Há moradas inferiores ao planeta Terra, como há moradas superiores mas, em todos os casos não são os planetas uns melhores que os outros, e sim os seus habitantes que são mais ou menos evoluídos.
Nos mundos mais evoluídos os habitantes não têm tanto apego à matéria como no planeta em que habitam. Nestes mundos vivem seres que já passaram por todos os degraus até o seu estágio atual.
O que tento passar a todos é que os seres que habitam a Terra, espíritos encarnados ou desencarnados, não são os únicos da criação. Esta idéia é obra do egoísmo do ser humano que se acha o privilegiado da criação. Não, os mundos existem, e depende de cada um conquistá-los de acordo com o mérito do progresso.
Nenhum filho de Deus alcançou um mundo evoluído sem que primeiro passasse por mundos inferiores, de expiação, regeneradores. A oportunidade é para todos, basta que cada ser progrida, não materialmente, mas espiritualmente através do progresso moral.
Busquem o mundo melhor no planeta em que vivem e não se sintonizem com as más tendências, com os sofrimentos, ajudem no que estiver ao alcance de vocês. Estudem, trabalhem, mudem seus comportamentos diários mentais e sociais, mesmo que outros discordem de você. Desgarrem-se agora que será mais fácil a evolução.
Tenha em mente que vocês são espíritos eternos e que estão estagiando num mundo lindo para o vosso burilamento e aprendizado e que se vocês forem bons estagiários, seguindo as leis de Deus, da natureza, certamente vocês evoluirão para um mundo melhor, mais lindo ainda.
Assim, faça você mesmo um mundo melhor, e assim outros o seguirão. Quem não lhe der ouvidos, terá o seu dia e o despertar baterá em seu coração.

Paz a todos



MORTES PREMATURAS


Ao ouvirmos: "O filho de fulano nasceu prematuro, por isso devemos ter redobrada atenção e cuidados com sua vida". Temos aí a exata certeza de que alguém nasceu dentro de um tempo inferior a nove meses.
Mas por que o espanto ao ouvirmos: "Como sofro, perdi prematuramente um ente querido", se ao nascermos não sabemos o tempo que nos será permitido viver.
Estabelecer como morte prematura dois meses, cinco anos ou trinta e cinco anos para uma pessoa, seria o mesmo que exigir que todos estivessem num mesmo grau de evolução, e isto sabemos que não é o que ocorre.
Devido a sábia bondade do Pai, teremos sim nascimentos e mortes prematuras; vida longínqua seguida de uma morte súbita, de acordo com a necessidade de cada espírito, pois ele concede a cada espírito o necessário para seu progresso. Uma vez que só sente essa dor nessa intensidade, aqueles que acreditam ser a morte física a última oportunidade de ver aquela pessoa amada. E sabemos também que o espírito se torna muito melhor naquilo que faz, quando livre do seu corpo físico. E que seu espírito sendo parte integrante do Cosmo, estará sempre presente na vida das mães aflitas, filhos e parentes desolados.
Peçamos sim, preces por esses entes para que eles se libertem das lembranças da vida terrestre e aí vocês serão consolados com a certeza da imortalidade do espírito.
Deixemos a visão materialista de lado, pensemos pela visão espiritual e torçamos para que cada ser encontre o necessário e o utilize de forma consciente para a sua evolução.



VALORIZAR O QUE JÁ SE TEM


Amigos, quando vêm a esta casa ou a qualquer outro local buscando alento para suas dores, suas angústias, vêem-se tal qual são: frágeis, suscetíveis às vibrações, quer sejam elas boas ou ruins. Adentram aqui em estado de dor, de angústia.
Imaginam que encontrarão aqui a solução de seus problemas.
Saem renovados e cheios de energia, mas quando se deparam com as dificuldades do dia-a-dia, não se lembram de nada do que ouviram. Muitos ficam a palestra toda a concordar com o que é dito, passam todo o tempo gesticulando afirmativamente. Mas na hora de praticarem qualquer ato de benevolência, de caridade, de compreensão para com os outros, esquecem-se de tudo e diante dos problemas, isentam-se de suas responsabilidades. Desejam ajuda. Mas ajudar, nem pensar...
Buscam engrandecimentos materiais, projeções sociais e não olham-se no espelho para verem-se como realmente são: filhos imperfeitos à caminho da evolução. E vem a dor novamente, e novamente o desespero.
São incapazes de ajudar, de desejar a melhora geral de seu planeta. Buscam apenas o crescimento material. Não dão valor ao que têm, almejam sempre o que não têm, até perderem o que possuem e poderem valorizar tudo que já haviam conquistado. E assim vão passando a vida, num círculo vicioso, sem olharem para si mesmos, sem verem suas conquistas.
Filhos, não adianta nada querer alcançar o topo do mundo, se não dão o valor real aos pequenos passos dados no dia-a-dia.
Não busquem o que não têm, melhorem o que já possuem, melhorem suas relações em casa, em seu ambiente de trabalho, melhorem seu trato no convívio social e verão que muitas portas se abrirão à sua frente. Coloquem amor em seus atos mais singelos do dia-a-dia, e aí sim, terão dado grandes passos na evolução espiritual que lhes é necessária.
Fiquem em paz e com muito amor no coração.



POR QUE RAZÃO?


Sempre estamos perguntando:
Por que razão acontece isto?
Por que razão acontece aquilo?
Por que razão acontece tanta coisa?
Por que razão procuramos a razão de tantos acontecimentos?
Ora, a razão!
A razão de tudo está dentro de cada um. Um acontecimento gera outro. Tivemos muitas vidas e muitas vidas teremos e, por que tanta aflição para compreender estes fatos?
Cada um está num nível de evolução e de entendimento e cabe a cada um procurar entender, dentro de sua lógica e da experiência que já tiveram.
Tem coisas que não se entende? Claro que tem.
Temos momentos de dúvidas? Mas claro que temos, e sempre teremos. Não se esqueçam: a evolução de cada um é infinita.
Teremos momentos difíceis para enfrentar e novas oportunidades para nos aperfeiçoar e aprendermos.
Não se angustiem, liguem-se sempre com o Criador, Ele é a solução para tudo na vida.
Vamos entender o mundo. Cada um traz sua natureza e ligações com coisas, fatos e pessoas que desconhecem mas, com o tempo, tudo será elucidado.




CRESCIMENTO


Passo a passo, vida após vida, caminha o homem voltado somente para si mesmo, centrado nas suas fobias, nos seus medos, nas suas idiossincrasias... E não se pergunta, um minuto sequer, o por quê, quando sente o desejo forte de galgar um degrau a mais na escala do poder, da fama e do progresso material, não reluta em pisar num irmão, em maltratar um amigo, em seguir uma rota que prejudicará a muitos...
Dentro de todo este egoísmo que possui, o homem não tem a capacidade de perceber que o autoconhecimento não é um centrar-se em si mesmo e torna-se espiritualmente cego e surdo, mentalmente um aleijão...
Para que cresça esse homem é necessário que ele se conheça, sim. Mas é preciso que ele se expanda para que apreenda outros conhecimentos. Para que isso ocorra é preciso que haja contato com os outros, um aprendizado constante de um homem com o outro. Todos têm erros, têm acertos, têm conhecimentos que podem transmitir e outros que precisam aprender. Porém, para que esse caminho se faça tranqüilo, é preciso amor. É preciso que o homem se livre do peso do egoísmo, da personalidade que diz ser forte, mas é fraca, porque faz com que se esconda, por ter medo, por não ter a coragem de enfrentar a si mesmo. Quanto mais ao mundo...
E tranca-se o homem dentro do egoísmo, quando o amor lhe abriria diversas portas, que trariam aprendizados e mais aprendizados, e amor em retorno...
Que nós, homens, possamos sair um pouco de dentro de nós mesmos e olhar o mundo, sentir o mundo, ouvir o mundo e... crescer.
Nos libertarmos dos nossos medos, das nossas fobias e nos tornarmos homens livres - mentalmente e espiritualmente.
Que possamos aprender um pouco mais sobre nós mesmos e no próximo passo, numa próxima vida, já sermos pessoas melhores e envoltas em amor.
Que Deus abençoe a todos nós e que possamos caminhar em busca do nosso progresso espiritual.




CUSTE O TEMPO QUE CUSTAR


Lê os bons livros e pratica o bem ou, pelo menos, não pratiques o mal. E continua, pois mesmo sem o desejo de vingança agora, provavelmente este sentimento já habitou seu coração.
Então ora, perdoa e roga a Deus que sejas também capaz de pedir que te perdoem. E segue adiante, pois mesmo à tua revelia, tu evoluirás, custe o tempo que custar.





VERDADE


O que é a verdade para cada um de nós?
Qual o caminho certo que temos que seguir?
Quais são nossas necessidades em cada fase que passamos na Terra?
Cada um tem sua visão, cada um reencarnou vários vezes neste mundo e até em outros mundos também. Então, esta verdade que tanto procuramos é, muitas vezes, envolta de incertezas, e dúvidas.
Espíritos de luz, sábios, profetas, todos dizem que a verdade está dentro de nós. Engraçado... quando procuram dentro de vocês não conseguem achar esta verdade plena. Será que não temos que aceitar que a verdade é relativa e que, à medida que nos esforçamos para o bem, Deus libera e expande nossos espíritos para uma maior compreensão?
Chega de brigar consigo mesmos. Sejam naturais, o melhor que puderem, meditem sempre, todos os dias. A conquista não chega de repente, ela caminha devagar, a cada etapa evolutiva. Sejam humildes.
A cada um será dado conforme o esforço constante para atingir novos degraus que, construídos com consciência e muita persistência, será recompensado com o brilho de novas luzes.
Resistam, a porta é estreita mas o futuro é promissor.




PLANTE E COLHERÁ


Tudo, nesta vida, resume-se ao ato, ao fazer e ao agir. Não espere grandes colheitas, de seus gestos mau pensados, ou de sua falta de ação.
A vida é como pequena semente a germinar, a fincar suas raízes no solo. Frágil, vai fazendo sua fortaleza em cada instante único e breve.
Sabe esperar o momento de dar os seus frutos e de compartilhar com todos os seres este ato.
Então, companheiro, regue esta semente interior. Dê-se esta oportunidade de crescer. Aproveite este momento que passa, para lançar mais fundo suas raízes, frutificar e se dar.

Um amigo




A MISSÃO DE CADA UM


Qual é a sua missão?
Qual é a missão que cada um trouxe consigo?
Sim, filhos, todos nós, independentemente de nossa crença religiosa, da nosso posição perante a sociedade, do nosso acervo de conhecimentos, ou mesmo dos nossos títulos acadêmicos, temos uma missão muito importante, muito especial. E muitos, são os que fracassam nessa grande tarefa. Temos, como principal tarefa, o nosso próprio crescimento, a conquista da nossa maturidade espiritual.
Aqui nascemos e muitos passam uma vida inteira sem saber que rumo seguir, sem compreender o motivo do seu nascimento e da sua morte.
Buscamos nas paixões momentâneas uma certa euforia, digamos, alegrias passageiras... Esquecemo-nos das obrigações que assumimos perante nós mesmos.
Ao longo de uma vida, perdemos precioso tempo com as nossas atitudes ignorantes, observando os erros alheios. Cobramos a perfeição de todas as pessoas que caminham conosco, principalmente daquelas que estão em nossos próprios lares. Mas fechamos os olhos para as nossas imperfeições e afastamo-nos, cada vez mais, do objetivo destas relações, esquecendo os compromissos que temos perante esses seres.
Fortemente amarrados a laços antigos, a conceitos exteriores, vamos camuflando a nossa verdadeira missão.
Fácil seria, filhos, encontrarmos todas as respostas para as nossas dores e sofrimentos...
Fácil seria, para todos nós, se achássemos pronto o nosso caminho...
Muitos estão iludidos com a doutrina espírita, ainda.
Muitos estão-se afastando, quando percebem que os espíritos não fazem milagres, que não fazem nenhuma cura milagrosa ou mesmo resolvem os seus problemas domésticos.
A vocês, filhos, que assim como nós, os espíritos, estão em luta buscando a perfeição, buscando aproximar-se de Deus nosso criador, eu lhes peço: não criem ilusões, não busquem a perfeição no lado exterior. Antes, busquem a luz na própria compreensão das leis de Deus. E a cada manhã, usando o seu potencial, a inteligência que Deus lhes deu, renovem-se. Vivam cada dia como o último da sua existência, observando as suas atitudes perante a vida, à sua família mas, principalmente, perante si mesmos.
O verdadeiro homem de bem é aquele que consegue perdoar e compreender o seu semelhante. E que, acima de tudo, trabalha para se melhorar. Pois ele já sabe que a missão mais valiosa que tem nesta Terra é a sua própria evolução. E assim, com essa atitude, mudará e contribuirá para a regeneração do nosso planeta.

Um irmão