A MENTE


Tema complicado de se desenvolver. A mente, mestre do homem, é a responsável por atos, criações e por armazenar o conhecimento. Das criações de Deus, diríamos que a mente é o tesouro depositado em cada ser humano. Como usá-la, é a questão.
Pois ela pode servir para o bem ou para o mal, para construir ou destruir. É uma arma poderosa, que pode ser letal para si mesmo e para o mundo.
A mente é trabalhada desde a infância, até os últimos dias da existência. Não importa quantos anos o ser humano viva. Pode-se viver 100 anos e ter tido um aproveitamento de apenas 10 anos; e o inverso também é uma verdade. Como controlá-la se, às vezes, sua velocidade é maior que a do freio e se, às vezes, é tão lenta que temos de empurrá-la. O ser humano vive aprendendo e a mente exige mais e mais pois quando se abre uma porta, ampliam-se várias outras como num caleidoscópio. Mas isto é lindo. É crescimento e conscientização, é a descoberta da sua própria realidade, como um ente filho de Deus. Você não deve se envaidecer dos próprios conhecimentos, pois eles só podem vir na medida certa permitida pelo Pai. Quando se imagina estar no topo do saber e se julga superior, é aonde começa a acontecer o pior: abre-se uma porta para o mal, pois o desejo de poder é o começo de sua própria destruição. O exemplo típico é a história de Adão e Eva. Como o primeiro exemplo do mundo e tão difícil de apreender, pois o mesmo defeito se repete diariamente nos dias de hoje. A mente é linda, maravilhosa. É o maior tesouro dado ao homem ao nascer. Mas ele tem que aprender a usá-la, tem que ser administrada sempre, pois por seu intermédio você pode conseguir bens incalculáveis, transformar carmas em grandes benefícios, passar energias positivas para quem delas precisar, e puxar para si tanto conhecimento que nunca esperava ter. Pois acredite, com certeza, uma mente controlada pode praticar caridade sem a necessidade de locomoção. A mente é a caixa de energia que carregamos ao sair deste mundo. Ela segue com a alma junto com as informações, ela é responsável pelo nosso bom ou mau desempenho. Ela não morre, ela apaga para reacender em outro plano. Cuide de sua mente o mais que puder, ela é o passaporte que designará qual plano de compreensão você habitará.


É HORA DE HUMILDADE


Qual é a porta que se abre para ti, quando bates procurando auxílio?
Em quantas já bateste antes de seres atendido?
Procuraste por todas aquelas que achavas poderiam te ajudar, não é? E todas disseram não poder, não haver tempo, não poderem dedicar-te atenção devido aos compromissos que se faziam mais urgentes. Mil desculpas por não demonstrarem o amor e o carinho que julgavas ter despertado nestes companheiros, não é? Quanta decepção! Decepção criada por ti mesmo. Na tua ânsia de angariar "amigos", de despertar afetos, esqueceste do mais importante: a honestidade, a qualidade deste afeto!
Foste integralmente honesto nas tuas relações?
Foste íntegro na expressão de tuas idéias, de teus sentimentos em relação a estas pessoas? Ou criaste uma "imagem retocada" de bondade, de amizade, de companheirismo para garantir pousada e abrigo para tuas angústias, teus temores e tuas fraquezas? E, se assim não foi, porque te amarguras, cobras e ralhas com aqueles que não te atendem agora?
Se não houve sinceridade, honestidade em tuas relações, o que esperas delas num momento como este, em que necessitas de ajuda, de amor, de amizade, de benevolência, de caridade, desta lista de valores, tão distantes do teu próprio coração?
Como queres receber aquilo que tantas vezes negaste, baseado em tua superioridade? Esta mesma que te fez cair para o mais baixo grau da tua lista de valores.
Conquista, meu amigo, nestes momentos, a tua mais preciosa chance de crescimento e independência. Livra-te de tudo aquilo que até agora julgavas ser "alimento" para tua alma. Avalia tua posição, reflete quanto a parte que te cabe neste infortúnio. Olha para ti sem ver tuas máscaras e fantasias. Já não precisas delas. Acalenta em teu ser a única virtude que pode te fazer levantar e reaver tua dignidade: a humildade! A vida te apresenta a oportunidade perfeita para que aprendas esta preciosa lição. Coragem! Encara este desafio e liberta-te das algemas da prepotência e do orgulho, únicos culpados por tuas desventuras e frustrações.

Boa sorte!



HUMILDADE


Humilde pensas que és, quando derramas lágrimas diante do sofrimento alheio.
Humilde pensas que és, quando te despojas de parte de teus bens, em prol dos mais necessitados.
Humilde pensas que és, quando na calada da noite, vais ofertar amparo aos que se encontram nos leitos de hospitais.
Amigo, a humildade está muito longe disso. Acredito que, com as atitudes acima, você está ajudando a muitos, a muitos que necessitam de auxílio. Estes gestos não representam caridade, mas pura obrigação dos mais favorecidos para com os menos favorecidos.
Uma lei que deveria ser aprendida e praticada por todos.
Mas não, meu amigo, a humildade anda longe destas tuas louváveis atitudes.
Eu, que sempre pude vivenciar o oposto da humildade em minhas encarnações na Terra, talvez possa te mostrar o que seja humildade.
Quando tive oportunidade de me encontrar nos laços do amor, me perdi nos laços da ambição, da vaidade e do orgulho.
Segui meu caminhos, orientado pelo despotismo, pela vaidade exacerbada e pela ganância de conseguir mais e mais.
Tudo me era possível. Nenhuma porta me era fechada. O ouro tudo abria, e se assim não fosse, a tirania do meu poder abriria por si só.
Pude ver faces dilaceradas pela dor enquanto que, no meu rosto, um sorriso pairava como fruto da conquista.
Conquistas e mais conquistas. E quanto mais eu crescia materialmente, quanto mais eu fortalecia meu trono, mais cresciam meus medos.
Medo de perder tudo.
Medo de não aumentar ainda mais meus bens.
Medo de ficar preso à favores que me pudessem ser difíceis de quitar.
Medo do desconhecido.
Medo e mais medo do futuro.
E você sabe por que, meu amigo?
Porque eu não havia construído nada de concreto dentro de mim.
Nenhuma evolução.
Nenhum conhecimento real da vida.
Nenhuma fé.
Hoje, quitei as dívidas contraídas. E, ainda assim, penso que aprendi pouco. E certezas me levam a prosseguir muito mais adiante em minha evolução.
Preciso ainda, amigo, aprender o verdadeiro sentido de ser humilde.
Talvez um dia, quando minha evolução for tamanha, eu deixe de pensar no que seja ser humilde. E aí então, sem perceber, sem ter a intenção, eu possa ser humilde.

Adolpho



HUMILDADE X COMPREENSÃO


Quem de vocês se considera humilde?
Amigos, humildade é a compreensão dos obstáculos que se estendem nos seus caminhos e nos de outrem.
A compreensão está na capacidade de entender-se com os seus defeitos e com os do próximo. Quando se é compreensivo, o outro passa a conviver consigo mesmo de maneira mais plena, mais suave e, consequentemente, melhora suas relações com o mundo.
A mesma força que tens para o pensamento negativo, deverias ter para tudo o que é positivo.
Tens a tendência para dar mais valor ao sofrimento. Transforme-o em um aprendizado para a melhora do teu próprio eu.
A certeza de que somos eternos nos dá a segurança de que os caminhos de espinho existem para o burilamento do nosso ser.
Amigos, fiquem abertos para as energias do amor, da tolerância, da paciência, pois quando compreenderem o verdadeiro significado do seu caminho, terão a paz que tanto almejam.
Fiquem em paz.

Um amigo



SUAVIDADE


Ah! como é boa a suavidade do ser esclarecido e iluminado... Como todos nós temos a capacidade de adquirir essa característica, em meio à multidão de espíritos encarnados...
Como seria bom se todos se preocupassem em transmitir serenidade e paz para os outros e que estes, por sua vez, também transmitissem docilidade e suavidade.
Assim, o mundo seria diferente. Não haveria grosserias, nem xingamentos ou agressividade.
Já pensaram nisso?
O mundo sem violência?
Ah! meus amigos, seria tudo o que Deus, que nos criou na sua bondade infinita, gostaria que fôssemos. Amor, suavidade e muito mais suavidade.
A humildade seria também um ponto em relevo, pois com a suavidade no espírito, para a conquista da humildade só faltaria em pulinho.
Amigos e amigas, desenvolvam em seus corações estas virtudes e todos seremos mais felizes. O mundo será mais feliz.
Estejam em paz, amigos.

Até logo
Um amigo



CAPACIDADE


O que é ser capaz?
Ser capaz abrange, amplamente, vários setores da nossa vida, do nosso ser.
Capacidade é uma palavra discutível. Para cada um de nós, é dado chamar de capaz aquele que vai ao encontro dos nossos valores supremos, tão valiosos e indiscutíveis para nós. E tudo o que nos contraria, provavelmente, é errado.
Cada um de nós encara esta palavra, capacidade, de um jeito diferente, em momentos diferentes.
Capacidade moral e capacidade intelectual não se confundem, estão distintamente classificadas em nossos roteiros de vida.
Mas, na verdade, nenhum de nós sabe realmente quem é capaz, pois só é dado a Deus o direito de avaliar-nos. E, provavelmente, o que Ele acha, está muito longe de nossos valores terrenos.
Tenhamos calma, amigos, antes de taxarmos alguém de incapaz. Pois esse fato pode trazer muitos pontos negativos na avaliação meritória de cada um de nós.
Tenhamos a humildade de não classificar os seres que na Terra habitam. Vamos, simplesmente, acolhê-los carinhosamente, procurando ajudá-los no desenvolvimento de suas capacidades latentes.

Carinhosamente,
Um amigo



HUMILDADE


A humildade, se não for a mais importante das virtudes, é a responsável por desencadear processos que levam à sua conquista.
Só é fraterno quem é humilde.
Só ama quem tem a humildade dentro de si.
Assim também é com o corajoso, com o forte, com o bondoso, com o lúcido, com todo aquele que busca, com sucesso, seu aprendizado e crescimento.
Ter humildade não é fácil! E digo mais, nesta etapa de vida tão dependente da matéria, só é possível tê-la em alguns momentos, assim como as demais virtudes.
Temos vislumbres, pequenos instantes no nosso longo caminhar, em que nos despojamos das nossas amarras e nos permitimos experimentar a nobreza de alguns sentimentos. Por isso não se pode dizer "Eu sou assim...", "Aquele é daquela forma... ".
Nós ainda não podemos nos descrever como proprietários de uma virtude ou de outra.
É por isso que digo que a humildade é, talvez, a mais importante das virtudes que podemos conhecer, porque dela precisamos para nos conscientizarmos de que ainda não somos, em definitivo, nada. Estamos ainda em fase de experimento, de conhecimento de todas as nossas capacidades e potencialidades. No momento de aproveitar as oportunidades de irmos construindo bases seguras para planejarmos o alicerce da nossa construção, escolhendo os melhores instrumentos e materiais.
Busquem a humildade em todas as situações de suas vidas, e quando acharem que já "são" humildes, fiquem alertas...




TERROR E FAVOR


Hoje lhe parece que o mundo está conspirando contra você? Não só hoje, mas todos os dias?
Por que será? Será que o culpado não é você mesmo? Que o que se passa é pura ilusão? Ninguém tem nada contra você. É você mesmo a causa desta sensação.
Somente quando tiver a humildade de parar e fazer uma auto-análise verá que é o verdadeiro causador de suas angústias, dores e tormentos.
Escute, antes de sair falando bobagem e fale, apenas quando for realmente conhecedor da causa.
Não é difícil ser humilde. É simples. Exercitando-se desde já, não terá nem se dado conta e já o será. A humildade está dentro de você, como já mencionei, é só praticá-la.
Tudo irá sair bem ao seu redor e, se por acaso, acontecer algo de errado, não vá pensar que fracassou. É somente mais um obstáculo a superar.
Não se imponha, nem deixe que imponham-se a você. Procure ter equilíbrio no relacionamento com as pessoas.
É tão bom estar tranqüilo, é muito mais fácil ser tranqüilo...
Procure o equilíbrio, sendo humilde consigo mesmo e deixe o orgulho de fora. Ele não leva a lugar nenhum, só atrapalha.
Escute e ajude. Mas e se não der para ajudar, não atrapalhe. Torça, pelo menos, a favor.




HUMILDADE 3


Saibamos aceitar nossas limitações na vida.
Sejamos naturais. Não criemos nada que não venha da nossa verdadeira identidade.
Todos temos o tempo necessário para que aprendamos.
O Criador nos dá e dará oportunidades mil de crescermos dentro de cada etapa que tivermos que passar.
Simplesmente, procuremos fazer sempre o melhor dentro de nossas próprias possibilidades.