ÁGUA, SOL E MAR


As águas dos rios correm para o mar.
Assim, tudo o que fizermos em beneficio dos irmãos necessitados, também reverterá em nosso próprio benefício.
As águas dos rios correm para o mar.
Assim, também devemos correr em busca da perfeição, em busca da paz interior.
As águas dos rios correm para o mar.
Assim, devemos, também, correr em busca do equilíbrio que nos dará maior conscientização do que viemos aqui fazer.
As águas dos rios correm para o mar.
Assim, também devemos correr atrás do trabalho espiritual que nos levará à compreensão daquilo que realmente temos que realizar aqui na Terra.
As águas dos rios correm para o mar.
Assim, devemos correr, também, em busca da luz, do sol que ilumina o nosso caminho.

Um bom amigo


MÉDIUNS


A mediunidade é como uma flor que desabrocha tímida.
Há que cultivá-la e regá-la com muito amor, fé e boa vontade para que possa crescer forte e inabalável.
Esse é vosso caminho a ser trilhado. Ide com confiança e esperança, sem temores, pois aqui estaremos sempre a amparar-vos, nos momentos mais difíceis da jornada.
Por essas estradas caminharemos sempre juntos, em busca do mesmo Pai amoroso para nos agasalhar no fim do caminho.
Mas esse caminho ainda é muito longo e árduo, então vamos nos amparando no amor e na compreensão.
Às vezes pensais: "é tão pouco que eu tenho para dar."
Antes o pouco que nada. Esse "pouco" bem empregado cria proporções que não imaginais.
Começai com o pouco, que em breve espaço nem percebereis como cresceu dentro de vós.
Lutais com afinco, união , amor fraterno, pois isso é só o início de uma escalada evolutiva imensa.



AOS MÉDIUNS (1)


Amar é não ter medo do futuro, é seguir adiante sem olhar para trás.
Para que olhar para trás, se é andando para a frente que conseguiremos crescer, estudar, trabalhar e nos tornarmos dignos daquilo que aqui viemos fazer...
Portanto, sejamos determinados, não nos deixemos esmorecer ante os percalços da vida.
Médiuns valorosos são aqueles que lutam, correm, brigam, mas não param nunca.

Fiquem em paz
Um amigo



CADA COISA POR UMA COISA


A vinda de Freud à Terra, programada à séculos e, depois dele, a de seus seguidores, tinha por finalidade maior a preparação do ser encarnado para os dias de hoje. Mas hoje, a psicologia, a filha desse gênio intuitivo já citado, ao invés de cumprir seu papel maior que é educar o homem, ao contrário, serviu-se desses conhecimentos para tudo explicar, como se isso tirasse pesos, modificasse vidas, abrisse caminhos.
Pior que isso, é quando aquilo que se explica leva em si mesmo toda a solução pois, quando isto acontece, há paz, mas aquela paz que justifica erros e, erros justificados pela razão, tiram toda a força de censura que cada um traz dentro de si.
Acontecido isto, é só aguardar o caos.
Amigos médiuns: Mensagens iguais, ou quase, estão sendo levadas às casas espíritas e bem sabemos o quanto o tema é delicado e quão lúcido precisa ser o médium para entendê-lo na sua profundidade, mas os tempos são chegados, pois para tudo existe um tempo. A política do avestruz deve dar lugar a análise lúcida de nós mesmos e, feito isso, partamos para a orientação devida, pois espíritas verdadeiros não são apenas os rezadores, mas aqueles que deixas, também, a pena correr sem freios e a palavra sem receio, quando sabem o que fazem e o porquê.
Amigas, pois são vocês a maioria, como espíritos femininos poderão, bem mais que os homens, entender o que falo.
Atentai para vossas irmãs, iguais na vestimenta física: abortos, intenções de aborto, quebra de uniões carmáticas que unem os casais, intenção de vitória no mundo das aparências, sensualidades desmedidas, negação de prole, transferência da educação dos filhos para empregados e escolas, igualdades sexuais impossíveis, quebra de amarras, de valores seculares, e um sem número de insatisfações estão levando as mulheres a processos obsessivos de difícil compreensão e cujos sintomas mascaram a causa primeira que é, nada mais, nada menos, que o desajuste da emotividade e da sexualidade que, para as mulheres, traz conseqüências piores, muito piores, que para os homens.
Aconselhai, quando puderem, vossas irmãs terrenas, da importância da condição feminina para o equilíbrio da razão, da ordem.
Ao homem pertence tal razão, que pratica, que cria, que ordena, que constrói.
À mulher, cabe a emoção, o sentimento, e só ela traz calma, aconchego, equilíbrio.
A inversão de tal ordem é teorizar, simplesmente teorizar. Atentem nisso agora. Construímos raciocínios maravilhosos, soluções sem igual. Tentamos novos caminhos, indicamos novos caminhos e, nesse emaranhado de sensações que as emoções trazem, esquecemos de nos perguntar: E as premissas para tais vôos, para tais mudanças, estão certas?
Por hora vos deixo, sabendo quão poucas foram estas linhas para tamanha importância de tal assunto. Mas, voltaremos e, das próximas vezes, detalhando os passos pois, para o começo do milênio um grande esforço deverá ser feito. Este esforço será o redirecionamento das emoções pois, sem isto, será difícil falar de amor, falar de paz, pregar a verdade.
Pensai nisto que vos deixo, pensai bem, com a maturidade devida e compreendereis pela intuição o que palavra alguma iria conseguir.

Inês Farias de Brito



MÉDIUNS (1)


O trabalho é árduo.
O trabalho é difícil, mas continuem perseverando, pois sem luta, sem disposição, não chegaremos à lugar nenhum.
Amigos médiuns, muitos são os irmãos que necessitam trabalhar através de vocês. Doem-se, entreguem-se, para que também eles possam crescer com vocês.
A tarefa, nós sabemos que não é fácil, mas com vontade e amor, conseguiremos juntos vencer todas as barreiras que se atravessarem no nosso caminho.
Por isso, insistam, sejam firmes, superem os obstáculos e só assim subiremos mais um degrau na caminhada do nosso crescimento espiritual.

Manoel



MÉDIUNS


Que Deus ampare mais este trabalho e a vocês, que com tamanha sabedoria vestem a roupa da doação e se prontificam a ajudar aos que buscam a paz em um lugar igual a este, com seus tropeços de uma casa sujeita a prós e contras. Amigos, vigiem a todo o instante os trabalhos que se prontificaram a fazer durante a sua estadia na terra.
Quando observarem o desânimo, façam uma prece; quando sentirem desafetos, façam uma prece; quando a compreensão fugir ao alcance de suas mentes, façam uma prece. Serão iluminados com a força, a perseverança e a garra que todos têm num cantinho de seu ser e que, por algum motivo, quase adormeceu para não mais acordar, mas que verão afloradas através da força de suas preces.

Um amigo



QUERIDOS MÉDIUNS


Quando tiverem que enfrentar um desafio, antes de se desarmonizarem, parem e perguntem: Por que ele está diante de mim?
É para aprender?
É para ignorá-lo?
O que tenho, na realidade, que aprender?
O que tiraria de útil do aprendizado desta escola?
Todos os dias, ela insiste em nos mostrar e nós insistimos em não aprender.
Amigos, o curso da vida é igual ao do rio. Num dia as águas são calmas, em outros, agitadas. Parem e analisem. A vida tem seu curso. Não lutem para tomar o atalho, talvez se percam e tenham que voltar e se reencontrar.

Amaro



TRABALHO


Trabalhem sempre para o engrandecimento de vocês mesmos. Não parem nunca para não se arrependerem amanhã, pois o amanhã, poderá ser tarde demais. Lutem, superem os obstáculos, não se deixem vencer. Pobres daqueles que pararam no meio do caminho. Hoje estão perdidos e não sabem como recomeçar.
Sejam fortes, não desanimem e a recompensa virá, mas não aqui na terra e sim lá no alto.

Josué



EUFORIA


Quanta euforia ao iniciarmos algo novo! Seja um estudo, um trabalho, uma religião. um casamento ou tudo o mais.
Durante um tempo, à medida que vamos dominando a situação, essa euforia cresce.
Mas, como tudo, vai caindo na rotina... E aí, onde a euforia? Por que não buscar aperfeiçoar o que já conhecemos e dominamos?
Não permitam que a euforia ceda lugar ao desânimo, ao abatimento. Procurem sempre incentivo para o bem.
Quem se dedica ao próximo, com amor verdadeiro, não esmorece nunca. Porque tem muito a dar e sente nisso, uma enorme satisfação.


MÉDIUNS 3


Meus bons amigos, como vocês estão tranqüilos hoje.
Isso nos enche de satisfação e alegria, é sinal que vocês estão acreditando mais, confiando mais. Esse é o caminho, continuem assim.
É tão mais fácil trabalharmos quando há equilíbrio entre vocês; a caneta corre suavemente sobre o papel e aí vamos deixando nossas mensagens, apaziguando nossos corações.
Continuem assim, buscando aceitar a intuição como ela é e não aceitando a interferência dos vícios mentais.
A mente nos engana. Nem sempre ela é a dona da verdade.
Façam por crescer.
Façam por equilibrar-se.
Façam por evoluir e, de mãos dadas, atingiremos o nosso objetivo, que é merecermos ser chamados filhos de Deus.

Carinho de um
amigo


QUERIDOS IRMÃOS


Saudades tenho quando vejo que todos estão, de alguma maneira, conseguindo superar os maus pedaços da vida na maior tranqüilidade. Este trabalho se dá por vocês estarem aí desse lado deixando, de alguma forma, seus afazeres. Sabemos o quanto é difícil, sim sabemos. Mas padecemos também aqui deste lado, deixando os nossos afazeres para ajudar e sermos ajudados. Podemos dizer que é uma troca amigável. Sintam-se fortalecidos, não estão enganados de forma alguma, o relacionamento de amizade entre os dois mundos é de muita energia e de busca. Busca de consolo, de aprendizado, de crescimento para todos nós. Sigam em frente, que todos estaremos envolvidos, no futuro, no relacionamento do amor, da paz e da harmonia para um mundo mais grandioso, muito além do que os nossos olhos podem observar.
Um grande e afetuoso abraço

dos amigos espirituais


MEDIUNIDADE


Pensas que podes dominá-la, que podes utilizá-la ao teu bel prazer. Mas te enganas... Ah! Como te enganas... Na mesma hora, providências são tomadas para que de ti se afastem os bons espíritos. E com eles, a tua comunicação com o mundo invisível superior.
Pensas que não podes dominar os espíritos que da tua mediunidade se servem. Na maioria das vezes tu podes sim mas, nem sempre acreditas que consegues fazê-lo. Vê, acredita! Foste quem permitiu a subjugação da tua mente por outra. Tu permitiste. E somente a ti, compete superá-la.
Passes te aliviarão, te equilibrarão, mas é através da força das tuas preces, do teu estudo e, acima de tudo, da tua vontade que triunfarás sobre os espíritos malfeitores.
Por isso, digo a todos vocês médiuns: não acreditem que somente o trabalho nessa casa os afastarão das más influências. Engana-se quem assim pensar.
Vigilância, estudo e trabalho são as bases que te ligarão aos espíritos esclarecidos.
Não se percam em envaidecimentos pelos méritos já alcançados até aqui.
Vigiem-se sempre. Busquem, no fundo de suas mentes, as razões para esse ou aquele aborrecimento. Vasculhem e encontrarão os germens, que os levarão, se não se cuidarem, às suas falências, ao fim dos seus mandatos de médiuns.

Paz à todos
Haroldo


MÉDIUNS 4


Acreditando que são capazes de ajudar, serão ajudados.
Acreditando que são capazes de amar, serão amados.
Acreditando que serão compreendidos, logo virá a compreensão.
Capazes, todos são, apenas acreditem que a mola da vontade, do equilíbrio está dentro de cada ser, ache-se ele perfeito ou imperfeito.
Ao se sentirem incapacitados de fazer qualquer trabalho novo que à sua frente se mostre, acreditem que são capazes, não esqueçam que dentro de vocês está a chama que conduz para a verdade, para o encontro da paz e da tranqüilidade que carregam no seu interior. E verão o quanto são capazes de seguir em frente, qualquer que seja a missão que tenham abraçado.

Um abraço carinhoso
de um trabalhador


SERENIDADE


Serenidade é o que estamos sentindo e que gostaríamos que também vocês sentissem.
Infelizmente não é assim, não é, meus irmãos?
Vocês estão sempre preocupados com a vida material, ou seja, trabalho, lazer, filhos, amigos, vizinhos e tantas outras coisas que é desnecessário mencionar.
Meus filhos, deixem um pouco isso de lado e pensem em vocês.
Vocês já tentaram fazer isso?
Por que não tirar alguns momentos do seu dia para pensar em você mesmo, de verdade?
Tentem sintonizar as suas mentes com o Pai eterno, através da meditação, do estudo e, principalmente, do desejo de evoluir. Pois é para isso que vocês vêm trabalhando, não é?
Continuem trabalhando com afinco.
Não quis dizer que esqueçam a vida material, mas que dediquem parte do seu tempo à vida espiritual, pois é através dela que vocês conseguirão ultrapassar a pequena porta que os levará ao crescimento interior, à evolução.
Continuem sempre nesse trabalho, que muitos serão os beneficiados, tanto desse lado como no de vocês.
Nós, deste lado, agradecemos.

Um amigo da casa


MENSAGEM PARA OS MÉDIUNS


Meus amigos queridos, venho novamente pedir a todos que continuem perseverando.
Esse é o caminho que os levará ao equilíbrio, à tranqüilidade e à paz interior.
É trabalhando com afinco, com perseverança, que todos chegaremos à reta final.
Portanto, meus amigos, sejam obstinados, sejam firmes naquilo que se propuseram fazer.
São muitos aqui que precisam do trabalho de vocês. Continuem firmes.

Josué


NOITE


Com o luar, seguimos à tua procura.
Encontramos-te sorridente, a nos esperar.
Ansiosa por poder partir rumo ao infinito, rumo ao desconhecido.
E te levamos, como a mãe leva o filho à escola.
Mostramos tudo que está ao teu alcance e te explicamos a respeito do que vês e sentes e do que ainda não podes ver e sentir.
Damos-te instruções para que, ao retornar, possas levar uma fração do nosso tempo aqui. E, com isso, possas te aprimorar, mais e mais, na jornada maravilhosa que Deus te conferiu: ser médium.
Pena que, quando acordares, pouco te lembrarás.
Mas não desanimamos. E ansiosos, aguardaremos o momento de te buscar, quando a noite chegar.

Amigos do além


PARA OS MÉDIUNS


Cabeça baixa, coração partido, amor verdadeiro. És tu amigo querido, humilde amigo, verdadeiro, querido e feliz.
Não tens matéria, não te prendes a ela, não reclamas de nada, mas não estás tranqüilo.
Estás triste, com os desvarios da vida, dos seus vícios.
Estás tão triste, com o coração partido mas, mesmo assim, não desistes, não desanimas: apenas abaixas a cabeça e medita.
Amigo, tu estás aqui agora dando forças, dando amor ao teu próximo, dando teu tempo a todos nós.
Não desanimes, amigo, porque a vida, mesmo cheia de desamor, atitudes indevidas e desarmonia, está aí para ser vivida e tratada com respeito. Pois ela é a maior oportunidade que tens para crescer, para te elevar, para praticar o bem, o amor e a piedade.
Não desanimes, estude. Pois só assim te instruirás e te salvarás dos desajustes da mediunidade.
Amigo, estás assim agora, mas haverá o dia em que o teu coração florescerá com a beleza da vida, com as atitudes mudadas do próximo, de todos.
Haverá o dia em que o teu coração sorrirá, elevado. Porque não haverá mais desvios, mais desamor, nem vícios. E o mundo será belo, e a meditação na luz do alvorecer será o dia a dia de todos nós.

Estejam em paz
um amigo


RENÚNCIA


Todos reclamam das dificuldades que encontram para o desempenho do trabalho.
Meus caros amigos, sem esforço, perseverança e boa vontade, nada será conseguido. Portanto, não se preocupem com as dificuldades. Nós sabemos que elas existem, mas é importante que não se deixem vencer pelos obstáculos. Muitas vezes, as dificuldades surgem apenas para testá-los, apenas para ver até onde vai a sua disposição para o trabalho.
Todo o trabalho sério exige esforço e renúncia, pois só assim atingirão os objetivos a que se propuseram.
Meus amigos, a mediunidade precisa ser trabalhada, lapidada como um diamante e, para atingir seu auge, muito esforço terá que ser feito. Se vocês forem firmes nos seus objetivos, o plano espiritual procurará ajudá-los a tornar mais fácil o seu caminhar. Mas é importante que vocês dêem o primeiro passo, para que possamos confiar e ter a certeza que a semente caiu em solo fértil. Semente essa que germinará, crescerá e frutificará.
Portanto, cabe a vocês e à sua perseverança, vencerem ou não nessa nobre tarefa. Nós, aqui do alto, estamos torcendo por essa semente.
Boa noite amigos, até um dia.

Um amigo de vocês


MEDIUNIDADE 1


Mediunidade, sensibilidade que precisa ser burilada constantemente e, esse burilamento só é conseguido através de muita dedicação, muito amor e vontade de crescer espiritualmente. Para isso, é importante que trabalhem para ajudar aos irmãos que, sofredores ou não, precisam da sua mediunidade para despertar para um novo horizonte. Outros, através dessa mesma mediunidade, enviarão mensagens que poderão servir de esclarecimento e consolo para aqueles que vêm a esta casa em busca de tranqüilidade, de uma inspiração do alto.
A mediunidade precisa ser praticada e analisada sempre. Estudem muito, pois só assim poderão conviver com ela, sem que isso represente um problema no seu dia-a-dia.
Médiuns, não descuidem do trabalho! Vocês foram chamados para esse mister.
Estudem, pratiquem e, acima de tudo, tentem compreender a sua mediunidade pois só assim, o seu trabalho fluirá com leveza.
Não se preocupem com obstáculos. Vocês todos sabem que isso é normal.
Sigam em frente, sem receio.

Padre José


DESPERTAR


Meus amigos queridos, como é grato ao nosso coração ver que vocês estão empenhados na tarefa de ajudar aos companheiros que aqui vêm, firmes no intuito de aliviarem o seu sofrimento para que possam sair daqui mais tranqüilos e, até mesmo felizes.
Vocês estão indo bem, mas é importante que continuem se esforçando para que novas sensibilidades sejam despertadas e vocês possam, assim, irem-se aprofundando nesse trabalho de amor e doação.
Fiquem sempre alertas, não se descuidem do aprendizado constante, pois é através dele que o despertar se tornará mais fácil.
Fiquem em paz. Continuem firmes.

Um bom amigo


APRENDER... APRENDER... APRENDER


Médium, quem é você?
É, antes de tudo, um espírito que tomou para si um corpo capaz de sintonizar-se com o mundo astral. Mas, se não te saturares de cultura, esta sintonia pouco vale. Ou até pode valer muito, mas para o uso de todos os que vivem na confusão.
Foi dito aqui, há pouco, da importância da cultura espírita e, aliada a ela, digo mais: tão importante quanto a cultura espírita é a cultura geral. E, dentro desta, o estudo da estrutura psíquica humana.
Como aconselhar sem conhecer?
Jesus, o mestre, aconselhava ou perdoava porque era apenas bom?
Engano daquele que pensar assim. Ele era bom porque tudo sabia.
Querer melhorar-se, e apenas isso, fica por conta do entusiasmo e este, como sabemos, dura sempre pouco. Por isso as perdas mediúnicas acontecem. Pelo menos, esta é uma das causas deste fato.
Quero firmar isto a vocês todos: Não há mudança alguma sem a alavanca do conhecimento e, se notarem bem, verão que toda a estrutura do conhecimento espiritual do Ocidente está alicerçada no universo psicológico humano. A cada passo, novas paisagens. E pode parecer um absurdo o que direi agora mas, até as verdades que hoje são as máximas do evangelho, sofrerão modificações. Embora mantendo suas linhas gerais. Por isso, ninguém deve se prender a uma verdade como se ela fosse definitiva. Corre-se o risco de cair em dogma. Uma verdade hoje poderá ser uma meia verdade amanhã, mas jamais será uma inverdade; isto nunca. Aí estão as linhas gerais.
Que ninguém se assombre, pois a verdade toda não a suportaríamos. Sigamos passo-a-passo, sempre atentos com os atalhos que, mesmo partindo do caminho central podem nos levar a abismos ou nos fazerem gastar vidas e vidas tentando achar o caminho de volta. E lembrem-se: mesmo com verdades incompletas, Jesus será sempre o guia mais seguro.
Afinal, nas coisa do espírito, ainda somos crianças. Ou não?

Ambrósio


CADA ATO É UM PASSO


Esperar o amanhecer para começar uma nova tarefa. Muitos passam o tempo esperando o amanhã, sem saber que o futuro começa agora.
Não deixem que o entardecer faça temível a noite. O tempo é muito relativo. A concepção que vocês têm a respeito do tempo e do espaço é muito limitada, pois não há hora certa para lutar, para ajudar a um irmão necessitado. Também não quero dizer que devem incorporar, psicografar ou falar a qualquer hora, não é isso o que digo. Apenas faço uma revelação de que, muitas vezes, a maioria de vocês deixa para outro dia as suas tarefas e pensa que não fará falta. Toda ajuda a mais é bem vinda. Criem raízes dentro de vocês mesmos. Não escolham a evolução espiritual como o planejamento de uma empresa. A parte racional do ser humano tem uma importância muito grande, mas não pode limitar-lhe o desenvolvimento espiritual. Procurem incentivar os colegas que estão mais desleixados, mesmo que apenas mentalmente. Lembrem-se: todos são seres únicos. Não há um fio de cabelo exatamente igual ao outro. Todos são de grande importância, todos devem cumprir sua função. Talvez, cair e levantar faça parte da história do crescimento do grupo. Mas caminhem agora, como se já houvesse chegado o amanhã.
Não deixem que o passado tome conta de si mesmos. O que passou não pode mais ser refeito. Consertem o que quebrou e sigam em frente. Não esmoreçam, a seara do Pai é algo indescritível. É bom ver a edificação que vocês fazem para glorificar esta senda. O caminho é o de perseverança e dedicação. Cada gota d'água tem sua importância no oceano.
Cada gota de orvalho que cai ao anoitecer é resultante da transformação de muitos elementos químicos. Deixem que essa transformação ocorra também em vocês. Ninguém viu a reação química que houve nessa gota de orvalho. Mas, ao amanhecer, viram-na em cada folha. E assim é com todas. Muitas vezes, para se ter um resultado, é preciso esforço, empenho e até que se tenha reações inusitadas, como quedas, desistências e desânimo. É assim mesmo. A árvore tem que ser derrubada para que possamos ter uma mesa para escrever. O importante é não nos omitirmos da função que temos a desenvolver, não só na casa espírita mas em todos os meios sociais em que vivemos. Chegará o dia em que a perfeição será maior e seremos "energia pura". Mas, para isso, temos que trabalhar e trabalhar, sem deixar de lado nossa vida, pois cada ato é um passo nessa caminhada de evolução.

Um irmão


MÉDIUNS 5


Quando desanimarem, tentem analisar por que houve o desinteresse por aquilo que tanto acreditavam.
Não se deixem envolver pelos pensamentos de derrota, desânimo e desarmonia. Eles tiram a sintonia, de dentro do seu ser, com aquelas idéias elevadas.
O trabalho exige assiduidade, requer rotina o que, às vezes, desencadeia provações para tentar afastá-lo dele.
E este trabalho, traz esperanças para muitos corações que aqui vêm atrás de conforto e equilíbrio.
As intuições são transformadas em pensamentos que, ao serem passados para o papel, confortam aquele que manda a mensagem e faz com que se sinta agradecido por ter um médium que transmita seus pensamentos. Aquele que escuta, se conforta e absorve, de alguma maneira, a paz que tanto veio buscar.
Amigos, o desânimo é a falta de força de vontade que às vezes os assola pela própria fraqueza em dirigir seus pensamentos.
Fiquem em paz, esperando que a força continue a se estabelecer nesta casa.

Um amigo


MÉDIUNS 6


Atropelos existem sim, amigos. A todos os instantes. E, nas horas em que precisamos trabalhar, aí nem pensar, eles brotam do nada.
Quando passarem a vigiar e a dominar os pensamentos que lhes tiram do trabalho de ajudar ao próximo, aliviando-lhe o coração, de alguma forma, estes atropelos deixarão de existir.
Então, esse trabalho de intuição e magia que conforta aqueles que esperam alguma resposta para as suas dúvidas transformará todos os pensamentos daqueles que aqui vêm em harmoniosa poesia.

Um amigo


PERSEVERANÇA NO TRABALHO


Queridos amigos, Poucos são escolhidos. E a razão é uma só: esforçaram-se com o seu trabalho de fé, de persistência, de lutas árduas com os inimigos que se põem nos caminhos e até mesmo com seus entes queridos, com os amigos que não compreendem. Não deixaram que nada disso interferisse e tiveram força para caminhar, a força da fé.
Já viram algum trabalho neste mundo de vocês, que não precisou um esforço fora do comum para ser reconhecido, valorizado? Pois bem, este não é diferente. É tão belo quanto os outros. Quando se tem a certeza de que aquilo que se faz, faz bem à muitas pessoas, encarnadas ou desencarnadas, que vêm às sessões desta casa em busca de aprender a se melhorar também, é que reconhecemos a beleza do trabalho. Não pensem vocês que, por estarmos deste lado, as coisas são diferentes. Puro engano! Aprendemos, sim, quando olhamos todos voltados para um só objetivo: o de colher mensagens. Sejam elas para alertar, ou para suavizar os corações dos mais aflitos.
Poucos são escolhidos, sim. Mas os escolhidos, todos maduros, passaram pela abertura da consciência. O momento é este.
Avante para o trabalho.
Fiquem em paz.

Rafael


COBRANÇA E DOAÇÃO



Esta noite falou-se em que muito será dado e muito será cobrado. Não fiquem receosos com esta frase. Aqui todos já são capazes de entender o que foi dito. Cada um já assimilou muito bem o conteúdo da frase.
Sentimos medo, pois sabemos que não estamos mais inocentes sobre o que devemos fazer. Devemos pegar esta frase e colocá-la no nosso dia-a-dia. Devemos ir bem fundo dentro de nós mesmos e termos a coragem de colocar em prática tudo o que aqui estamos aprendendo. Não podemos mais nos esconder, fazendo de conta que não entendemos. Sejamos inteligentes e coloquemos em prática o que já temos, (e já temos o bastante) o mais rápido possível. Não podemos mais fugir ao nosso compromisso, a vida terrena é muito breve.
Já que tivemos esta oportunidade, vamos aperfeiçoá-la, vamos pegá-la com muita garra e seguir sempre em frente. Não podemos mais voltar atrás, temos que seguir a passos largos.
Não tenham medo, nós estamos com vocês, alguns ainda têm dúvidas quanto a isto, têm medo de não conseguirem. Mas, com estudo e boa vontade, todos hão de conseguir. É só não se acomodarem. Não desanimem ao primeiro obstáculo, lutem, porque só com muita luta se consegue o que se quer. Nada nos vem de graça, para tudo precisamos de muito esforço e muita coragem. Não desanimem! Mais uma vez lhes digo, nós estamos com vocês!
Usem bastante o amor, porque por mais que o usem ele não acaba; o amor é como um poço, quanto mais fundo você cavar, mais água você encontrará.
Vamos falar um pouco sobre o perdão, esta palavra tão divulgada, mas tão pouco cultivada no nosso coração. Sei que é muito difícil colocá-lo em prática (o perdão), mas é a única coisa que realmente importa, pois sem perdoarmos a nós mesmos e aos outros, nunca obteremos a felicidade real. Pois quando não se consegue perdoar, não se pode ser feliz. Sentimos sempre que nos falta algo que não sabemos o que é, fica sempre um vazio dentro de nós.
Amigos, tenham fé, pratiquem o que aqui é ensinado, sejam humildes, tenham paciência. E tudo lhes será mostrado com clareza, basta terem a mente aberta. Abram suas mentes para as "boas novas" que lhes serão mostradas.
Que Deus os abençoe, com muita paz e tranqüilidade.

Um abraço amigo
José


ARREPENDIMENTO


Hoje consegui finalmente permissão para me manifestar. Estou há muito tempo, à espera deste momento.
Há muito venho freqüentando esta casa, mas só me era permitido assistir, digamos assim, as aulas aqui ministradas.
Hoje posso falar um pouco do que se passa no meu coração. Quando estive encarnada, tive muitas oportunidades de desenvolver trabalhos mediúnicos, mas nunca quis saber. Queria só me divertir, não queria obrigações sérias. Fui levando a vida sem muito pensar, acho que tinha medo do que poderia descobrir. Mas ai de mim, me dei tão mal! Fui egoísta, furtei maridos de outras mulheres, passei por cima dos sentimentos alheios. Era rica, tinha tudo, podia comprar o que bem quisesse e assim o fiz: comprei, subornei, e pensei que era muito feliz. Esqueci que o tempo passa, e passou tão depressa... Não semeei nada de bom e colhi exatamente o mal que semeei.
Ao envelhecer, me vi sozinha, sem ninguém para me acolher e morri só, desventurada, num asilo, jogada como um cão sem dono. Ao desencarnar, passei maus bocados, não queria entender o que me era ensinado, continuava dura. Padeci bastante, andando com maus elementos e sendo perseguida por outros tantos que persegui na Terra. Um dia adormeci e acordei em um lugar tranqüilo, com um anjo perto de mim. Ele me deu a mão, teve paciência comigo e me ajudou muito. Tive boa vontade, vi que não tinha outro jeito a não ser estudar e tentar ser feliz. Não foi fácil, mas consegui. Estou aqui, falando a vocês o que me aconteceu.
Peço a vocês, meus amigos: não julguem, perdoem. Tenham sempre a bondade em seus corações, não esqueçam jamais do amanhã. A vida sempre cobra os nossos atos, sejam eles quais forem. Por isso, perseverem no bem, na ajuda ao próximo, pois só a bondade é que conta.
Continuem a trabalhar com bastante perseverança, pois é o amor de vocês que vai mudar este mundo.
Agora tenho de ir. Até um dia, se Deus quiser.

Clara


MEDIUNIDADE E SOFRIMENTO


Meus bons amigos, a mediunidade existe para que possa haver o intercâmbio entre nós e vocês. Mas, para que o trabalho flua com harmonia, com equilíbrio, é muito importante que haja uma sintonia perfeita entre o médium e o espírito comunicante.
Para que melhor aconteça essa afinização é de suma importância que o médium se despoje dos problemas particulares, das ansiedades e que venha para esta casa acreditando num bom trabalho.
Sejam perseverantes nesse trabalho, pois a falta de perseverança é um dos grandes fatores que tem afastado muitos médiuns da sua tarefa.
Estudem e procurem, acima de tudo, entender o que estão estudando, pois de nada adianta lerem, lerem e nada entenderem.
É preciso que analisem tudo o que estão lendo, pois só assim poderão desempenhar o seu papel de médiuns com mais segurança, com mais firmeza.
Portanto amigos, estudem, procurem entender e ponham em prática aquilo que aprenderam.
Um grande abraço.

Um amigo


MÉDIUNS 7


De ti precisamos, como as plantas necessitam do sol.
De ti emprestamos energias para a outros servirem.
Compreendes então, como é importante o trabalho que junto conosco realizas?
Compreendes como tua vinda nesta casa é benção para nossos corações?
Não esmoreças, mesmo diante das dificuldades da vida. Fortaleça-te sempre através deste trabalho que realizas aqui.
E, acima de tudo, acredites que esse trabalho bem dirigido, servirá sempre de alavanca para mais e mais avanços nas tuas evoluções espirituais.
Médium, a força do teu trabalho é ajuda para muitos irmãos.
Não negues ajuda.
Doa-te sem queixumes, que o céu enviará anjos para agradecer-te.

Ismael


QUERIDOS MÉDIUNS


Quem de nós pode dizer que foi fácil chegar onde estamos, agora.
Num primeiro momento, a descoberta do além é satisfatória pois se têm a curiosidade daqueles que querem entender.
Só que, depois da descoberta, há um trabalho a ser feito que exige de nós muita fé, renúncia e, principalmente, muito trabalho. Trabalho árduo, acompanhado por muitas dificuldades, anseios e turbulências.
Pois bem, o que fazer?
É fácil, amigos, estudem a vida pós morte.
Quando se sentirem molestados por maus pensamentos, achando que são peças dispensáveis ao trabalho, recuem e vejam se estas idéias não são interferências de pessoas que acham que vocês não precisam desse desenvolvimento.
Reflitam sempre sobre os pensamentos pessimistas e os encarem com coragem, com a certeza de querer vencer e alcançar o aprimoramento. Os compromissos são assumidos e vocês são capazes de cumprí-los, com a convicção de que é o melhor para si e para todos os que os cercam.
Sejam corajoso em suas caminhadas, tenham boa vontade e todos nós aqui, deste lado, estaremos intuindo-os no seu crescimento espiritual.
Fiquem em paz.

Rafael


MÉDIUNS 8


A todos que aqui vêm para fazer um trabalho, seja ele qual for, acreditem que estão sendo orientados, ajudados em todos os instantes de suas vidas.
Sabemos que os obstáculos são inúmeros, mas é preciso que eles existam, como uma forma de testá-los, de amadurecê-los para este trabalho e para todos os outros que surgirão no desenrolar dos tempos. Conforme a capacidade e com a força de vontade adquiridas, por vocês, é que poderão fazer um trabalho sério. Para isso, é exigida de vocês a capacidade de discernir o que é certo do que é errado. E este caminho que hoje é árduo, mas no futuro, será o abrigo e o conforto de cada um.
Sejam inteligentes, este não é o único caminho que leva a Deus mas, com certeza, é um deles.
Sejam fortes e tudo caminhará no devido tempo.
Fiquem em paz.

Um amigo


HOJE E SEMPRE


É muito fácil viver somente o hoje, mas é importante saber vivê-lo conscientemente, ou seja, saber exatamente onde começam os nossos deveres, pois direitos todos sabemos como cobrá-los.
Não basta apenas que façamos uma pequena caridade e que, com isso, achemos que já fizemos a nossa parte. Não é bem assim.
A nossa responsabilidade é muito maior do que imaginamos.
O ser responsável tem absoluta consciência dos seus deveres, tais como: exercitar sempre o amor, a fé, a perseverança, a caridade, a tolerância e muitas outras virtudes.
Meus amigos, vivam hoje confiantes no futuro e pratiquem sempre estas virtudes, para maior equilíbrio de suas mediunidades.
Um abraço de

Um amigo


AOS TRABALHADORES


Cada um segue seu rumo.
A seta indica a direção.
Em cada um de nós canta o sentido que seguimos.
O passo que conduz o nosso caminhar segue o compasso daquele que a tudo comanda.
Segue a luz, o brilho que já existe e que só espera ser chamado a atuar.
E este brilho iluminará as passagens de cá e de lá.
Despertem, sigam, segurem o leme, alimentem o farol.



QUERIDOS AMIGOS


Saber despertar, sentir o toque que faz levantar e caminhar, Unidos no pensar, dirijam-se para a labuta, para o trabalho que será o conforto de todos vocês. Que se manifesta no canto de todo olhar, na alegria de todo o viver.
Busquem outras mãos e, juntas, procurem a certeza de amenizar a espera daqueles que pedem, que precisam de uma faísca de luz que os faça prosseguir. E, assim, a cada passo dado por eles, vocês sentirão nascer mais um halo que um canto Divino fará brilhar.
Brilhar para o amor.
Brilhar para o sentir.
Também para a dor.
Brilhar para o prosseguir.
Amem-se, unam-se no trabalho que realizam.
Estamos com vocês.
Muita luz a todos.



NÃO PAREM


Realizem, não parem, deixem fluir o que já existe.
Até o mais lapidado cristal necessita de limpeza para sua conservação.
Um cristal se esconde em cada um.
Em vocês ele já brilha, aparece. Mas reclama trato, espera o parto para nascer rico, resplandecente, coroando o seu merecimento.



LUZ NO CANDEEIRO


Foram duas as palavras do dirigente da noite que se fizeram necessárias para que vocês percebessem a importância deste trabalho. É preciso conscientizar a cada médium para que não façam balelas com os conhecimentos que adquiriram. Não podemos deixar que não levem adiante o verdadeiro conhecimento, como embusteiros que, na realidade, só querem tirar lucro pessoal da situação momentânea em que se encontram, de conhecedores e medianeiros do trabalho e do desenvolvimento espiritual.
Palavra real tem que ser dita, sem medo de agredir ou não aos outros.
Os que se melindram, na realidade, não entendem o que estão fazendo e acabam por abandonar o trabalho.
Os que se preocupam realmente com a necessidade de crescimento moral, não se deixam abater por um pequeno solavanco. "Caem na real" e seguem adiante com mais tenacidade e vontade do que antes. Não deixam que falsos profetas os envolvam. Não sejam como petecas nas mãos alheias. Muitas vezes, é preciso traçar um caminho de dor e de perdas para se poder chegar ao discernimento, para se entregar a esse trabalho. Pois se fácil fosse, você não entenderia. "Não se deixe morrer na praia". Lute e persevere, que uma onda magnética irradiará energia positiva ao seu redor, atingindo às pessoas que também precisam dessa luz, dessa energia. É como o amigo disse: isso também é caridade. É preciso trabalhar com seriedade, com afinco. É necessário muita luta, muito labor. Não é preciso ficar sofrendo para que isso aconteça, a menos que você queira. Você já conhece o caminho e as pedras, para se chegar até aqui. Não vai querer passar por todas as mazelas que o fizeram enxergar a necessidade de estar aqui, novamente. Todos são seres inteligentes. Não se deixem pegar por mesquinharias e egoísmos descabidos. Não são mais inconscientes, não podem dizer-se inocentes.
Se o movimento espírita cair, todo o trabalho terá de ser recomeçado. E cremos que, no estágio em que chegamos, seria muita ignorância nos deixarmos cair. Devemos ir além de nossas "camas", de nos estendermos um pouco mais. É como um exercício de alongamento. Exige esforço e paciência de cada um de vocês.



O TRABALHO


Trabalhem irmãos, como se fosse este o último trabalho realizado por vocês, aqui neste plano material.
Não adiem o que poderá ser feito hoje. Pois o hoje, o agora, passa rápido demais. Não deixe este hoje, este agora, vazios, em branco...
Portanto, esqueçam o seu "eu" e trabalhem como se fosse esta a última das suas existências.



OBSTÁCULOS



Obstáculo, palavra que está em nosso dia-a-dia e nem percebemos que nós mesmos a criamos, por pura falta de planejamento e disposição.
Quando crianças, temos desculpa para tudo: para estudar, para ajudar nossos pais a realizar tarefas que, muitas vezes, nos beneficiam. Na realidade, quando surge a oportunidade de realizar tal tarefa, sempre usamos a resposta - "já vou" ou "estou fazendo tal coisa". Ou seja, criamos, naquele momento, um obstáculo.
Quando adolescentes, insistimos em criar dificuldades incontáveis para realizar tudo aquilo que não nos agrada, mas não deixamos de desperdiçar tempo e oportunidades de crescer, realizando coisas que não nos proporcionam nada de positivo.
Quando adultos, achamos que sabemos de alguma coisa mas, a todo instante, também criamos obstáculos para a realização das tarefas ou dos deveres que não nos agradam.
Sempre que solicitados à fazer tal tarefa, não temos tempo. Mas temos tempo para ser desperdiçado com coisas banais, como não fazer nada, por exemplo.
O que é o tempo? Tempo é organização. Se a temos, conseguimos realizar inúmeras tarefas e contrabalançar trabalho, lar, lazer e aprendizado. Este último, tão necessário à evolução, não do homem, mas do seu espírito tão necessitado de crescimento, e que não passa de criança mimada, que teima em arranjar desculpas. Desculpas estas, muitas vezes, sem nenhum fundamento, a não ser aquele de fugir às responsabilidades que geralmente foram assumidas pelo próprio espírito.
Portanto, os obstáculos são muitos e necessários. Porém, o desejo de realizar deve ser maior, pois é um dom que temos em nosso íntimo. Dom que nos foi dado pelo Pai, que nos espera de braços abertos, desde que caminhemos com paciência e muita dedicação em direção ao nosso próprio crescimento.



AOS MÉDIUNS PSICÓGRAFOS


Escrever alucinadamente, é essa a sensação que devem ter. Mas, para isso, é preciso desenvolver a agilidade, pois o pensamento é mais rápido do que as mãos.
Soltem-se, deixem a caneta fluir, não se preocupem com erros de português. Apenas deixem que nos comuniquemos sem ter medo da sua própria influência. Ela existe, com certeza. Mas com o treino, essa sintonia se afinará e não mais haverá tanta interferência.



SILÊNCIO


Busque o silêncio da sua voz.
Busque o silêncio do seu não pensar.
Entenda-se com o cosmo, através do silêncio. Pois essa linguagem é o meio de se chegar à plenitude e à luz do conhecimento.
Caminhe devagar, pois a pressa somente ativa o barulho em seu corpo: seu coração pulsará mais rápido, sua respiração ficará ofegante, seus passos provocarão mais ruído, enfim, tudo em você falará mais alto.
Por isso, a calma é a mãe e a amiga maior do silêncio.
Silêncio nas palavras ofensivas, raivosas.
Silêncio nos choros, angústias e dores.
Mantenha-se assim, como está agora. Silencioso. Até a música lhe passa desapercebida. Pois em seu interior reina, finalmente, o silêncio.
E esse silêncio é fundamental para Deus chegar até você.
Inspire toda essa energia e entregue-se a esse silêncio para que, então, Deus fale e escreva, através de você, para a humanidade.
Abraços fraternos.

Haroldo


MEDIUNIDADE 2


Meus bons amigos, a mediunidade precisa ser trabalhada, lapidada constantemente, para que vocês não se tornem instrumentos passivos nas mãos de entidades inferiores. Essas entidades estão em toda a parte e se vocês não se vigiarem, poderão tornar-se presas fáceis para elas.
Amigos, para que isso não aconteça, existe um caminho seguro. Basta que vocês deixem o orgulho, a vaidade, a prepotência e tantos outros defeitos, de lado. Pois, desta forma, estarão criando uma redoma protetora contra as investidas destas entidades.
Procurem aprofundar-se no conhecimento da doutrina espírita. Estudem muito e, acima de tudo, deixem que o amor e a fé sejam o carro chefe do seu caminhar.
Amigos, mantenham-se sempre alertas pois, só assim, estarão exercendo a sua mediunidade, com verdadeira seriedade.
Um grande abraço.

Um amigo


MÉDIUNS FIQUEM ALERTAS!


Não estou aqui hoje só para falar com os médiuns que já trabalham; esses têm suas responsabilidades: serem cautelosos no seu agir e no seu falar, para que sejam usadas, com clareza, as palavras de conforto e amparo.
Médiuns, todos o são, não se assustem. Não se sintam embaraçados, este mérito não é de meia dúzia e sim de todas as pessoas, sejam elas:
- negras ou brancas;
- ricas ou pobres;
- feias ou bonitas;
- boas ou más.
Em todos se derrama a luz divina que aflora no momento certo, iluminando aos pouquinhos. Usufruam da melhor maneira e colherão frutos saudáveis.
A mediunidade deve ser levada com serenidade, responsabilidade e desapego às mediocridades, às vaidades e às prepotências. Saberão que estão agindo corretamente quando o resultado positivo prevalecer sobre todas as dificuldades.
Sigam em frente, o caminho é para todos.
Trabalhadores, continuem firmes e alertas na sua jornada.
E para os demais que procuram respostas para muitas perguntas: Avante!!!
Uma boa noite.

Um amigo da casa



IMPOSTORES


A maior dificuldade de vocês, médiuns, é livrar-se das investidas dos impostores, pois eles estão em toda a parte, aguardando que uma mente invigilante lhes dê passagem, lhes dê a oportunidade de se imiscuírem em seus pensamentos.
Por isso, amigos, o "orai e vigiai" é a grande porta que os protegerá contra essas influências. Não basta apenas achar que, pelo simples fato de estarem freqüentando uma casa espírita, estarão a salvo de seus ataques.
A maior proteção que vocês podem obter está dentro de cada um. Basta que se policiem, que deixem o orgulho, a vaidade, aquela falsa segurança de que "comigo isso jamais acontecerá". São essas atitudes que os tornarão o alvo preferido dos impostores.
Sejam humildes, tenham fé, orem por eles e, acima de tudo, vigiem-se, não entrando em sua sintonia.
Trabalhem, estudem, sejam perseverantes, pois só assim estarão criando dificuldades para essas entidades agirem.
Fiquem em paz.

Um amigo



INFILTRAÇÕES


Meus amigos, esse trabalho exige de vocês força de vontade, desprendimento, coragem e, acima de tudo, amor e perseverança. Esses requisitos são de fundamental importância para que sejam evitadas as infiltrações de entidades inferiores.
Cuide de sua mente, tente entendê-la mas nem sempre lhe dê crédito, pois ela pode enganá-lo, alimentando seu ego, seu personalismo. Esteja vigilante, cuidado com a vaidade, com o orgulho e a fé cega, pois são esses os caminhos que poderão levá-lo a perder-se como médium.
O ego e o personalismo são as maiores causas da queda de muitos médiuns.
Estejam atentos, não permitam que essas infiltrações ocorram com vocês. Pratiquem a caridade, especialmente com vocês próprios, não dando ouvidos à sua mente enganosa. Trabalhem, sejam firmes, mantenham sua mente ocupada com pensamentos elevados, pois só assim ficarão menos vulneráveis a essas investidas.
Sejam felizes.

Haroldo



ÁRVORE AMIGA


Seja como a árvore que lhe dá sua sombra para que você descanse.
Seja como a árvore que dá o seu fruto como alimento.
Seja como a árvore, que dá flor para inebriá-lo com seu perfume, e encantá-lo com sua beleza.
Seja como a árvore que tantos benefícios traz ao homem e, nada lhe pede como retorno.
Seja como a árvore que se doa integralmente, sem jamais reclamar das agressões que sofre da insanidade do homem materialista, que não consegue enxergar nenhum benefício no que ela lhe oferece.
Amigos, sejam como a árvore amiga. Doem-se, incondicionalmente, sem exigirem elogios ou retribuições dos seres terrenos. Nem todos têm, ainda, plena consciência do que recebem, por isso, têm menos condições de entender o alcance de uma doação feita com amor, com um desejo sincero.
Por isso, sigam em frente com o seu trabalho, sem se preocuparem. O reconhecimento virá do Pai, pois Ele a tudo vê e de tudo sabe.
Doem-se sempre. Este deverá ser o objetivo maior de todos os médiuns.
Um grande abraço.

Alberto



AOS MÉDIUNS (2)


Amar é a questão.
O que é o amor?
Alguns o definem como um sentimento abençoado e muito forte que, perdoa e se eleva acima de tudo e de todos.
Outros o definem como paixão carnal.
O que será que Deus, perfeito, amoroso, desejava criar quando "inventou" este sentimento tão puro?
Com certeza, quis dizer a todos nós, filhos infantis ainda, que a pureza, a bondade, a caridade, o perdão, são um conjunto de bons sentimentos que traduzem o amor.
Com certeza, Ele não quis que o amor fosse usado somente na cama dos devassos, dos hipócritas, dos materialistas que amam o dinheiro, os prazeres e o luxo.
Com certeza, Deus quis que o amor fosse a tradução do cotidiano, que fosse a ferramenta mais poderosa do nosso trabalho, do nosso aprendizado, da nossa elevação.
Por isso, amigos queridos, o que vocês estão aqui fazendo, é valioso à vista de Deus. O que estão doando é poder baseado no amor.
Nunca desviem-se, portanto, do seu caminho, em função do mundo impiedoso, que puxa a nossa boa vontade para dentro do seu redemoinho de prazeres e de futilidade.
Sigam em frente com as suas tarefas. Tijolo por tijolo, se constrói o alicerce do bem. Pedra sobre pedra faz-se a base da muralha de luz que ilumina, que protege, que dá consolo, que aquece os nossos corações. Continuem, passo a passo, e com mérito, chegarão perto de Deus, nosso Pai, nosso Criador e Incentivador.
Estejam em paz e, assim, juntos, estarão colaborando com a paz do mundo, com o alicerce do amor universal.

Com carinho
Um amigo



AOS MÉDIUNS (3)


Aos médiuns que são responsáveis, àqueles que demonstram ser capazes de superar as dificuldades que surgem no começo de um grande trabalho: o da própria mediunidade. Capazes de deixar o supérfluo, as mesquinharias de lado. Mas que, apesar de serem responsáveis, às vezes, ainda fogem diante do menor atropelo.
Amigos, uma das principais virtudes de um médium, é a perseverança no trabalho que se propôs a fazer.
O desânimo é o primeiro sintoma de desinteresse. Fiquem alertas, pois o trabalho realmente sério tem de ser bem administrado no seu dia-a-dia, para que possa ser cumprido.
Sim, é certo, há também um trabalho profissional a executar. Ambos se fazem necessários para que evoluam os filhos, a família em geral. Então sua agenda deve ser organizada de modo que sejam feitos da melhor maneira possível, com a absoluta certeza de que todos os seus deveres estão sendo cumpridos.
Sejam bons administradores dos compromissos que assumiram. Desistir não será a melhor solução para aqueles cujo caminho já está traçado há muitas encarnações.
Assumam já o trabalho de luta, de ajuda aos que, deste lado, contam com a sua colaboração.
Persistam, amigos, e só terão a ganhar.
Um amigo que desistiu na primeira hora do grande trabalho de médium.

João



ANOITECEU


Ansiosos estamos, preparados para seguir viagem.
Viagens produtivas, onde a sementeira do amor não se cansa de germinar.
Vamos ao submundo do submundo das vidas marcadas pela dor, pelo sofrimento e, como conseqüência, pela ignorância.
Conosco levamos apenas o nosso amor, e o que mais precisamos?
Ah! sim, precisamos também de você, médium. Precisamos de sua ajuda valorosa, neste caminho de luta contra a dor e contra a miséria humana.
Ansiosos o esperamos.
Não se demore, pois a hora urge.
Fiquem em paz.

Amigos da casa



BRANCA É A NOITE


Branca é a noite para quem o trabalho se faz imperioso.
Branca é a noite para quem pouco tempo tem para desperdiçar consigo.
E, em meio desta claridade noturna, seguimos ansiosos, em busca do trabalho santo de ajuda ao próximo.
Mas, por que à noite?
Porque as estrelas são as nossas mensageiras que nos direcionam os caminhos a seguir. São nossas guias incansáveis, no conforto aos nossos irmãos mais necessitados.
Assim, guiados por todo esse complexo de energias e sinais, seguimos felizes e ansiosos por mais e mais trabalho.
E quanto mais ajudamos, mais vontade sentimos de auxiliar.
Também aí, vocês, um dia, sentirão a alegria que é ajudar o seu próximo.
Quando esse dia chegar, a paz reinará para sempre em seus corações. Aconteça o que acontecer. Este será o prêmio pelas suas vitórias sobre a dor e o infortúnio que em muitos aliviaram.
Por isso, trabalhem.

Fiquem em paz



FUI UM MÉDIUM


E o tempo passa...
Vai-se escoando por entre os nossos dedos, como finos grãos de areia.
E o tempo passa...
Embora acreditemos ser ele infinito, não o é para a matéria. Esta fenece e, quando percebermos, estaremos do lado de lá, sem nenhuma bagagem. E estas bagagens como: estudo, dedicação, trabalho, perseverança, seriedade, são primordiais para um bom desempenho, quando passamos para o lado de cá.
E o tempo passa...
E lá para trás, nas dobras do tempo, ficou minha vida.
Sim, sei que estou vivo, mas gostaria de falar sobre a minha vida quando estava entre vocês, na Terra.
Fui um médium. Era dotado de grande sensibilidade mediúnica. Assim como vocês, recebia mensagens belíssimas, instrutivas, que alertavam para os desvios que poderiam ocorrer. Mas a elas, nunca dei grande valor. Nunca considerei que aquelas palavras poderiam estar sendo dirigidas no sentido de alertar-me sobre o que estava acontecendo comigo e que eu não conseguia perceber.
Assim, o tempo foi passando... Um ano, dois, três, vários... E eu me enfadei.
Cansei-me de tudo aquilo. Tudo tão cansativo, tudo sempre naquela mesmice, na mesma letargia.
Cansei-me e larguei tudo. Tanto os encarnados, como os bons amigos espirituais, tentaram alertar-me para o erro que estava cometendo.
Mas qual o quê! De nada adiantaram os alertas recebidos. Larguei tudo.
E o tempo foi passando...
Dores, sofrimentos, angústias, depressões... Tudo isso, mais a idade avançada. Aquela idade em que os prazeres oferecidos pela vida não mais nos atraem.
O tempo passou... e o arrependimento, chegou. Mas já muito tarde, pois estava na hora de minha partida para este mundo, onde me encontro agora.
Somente quando aqui cheguei é que vislumbrei, pois aí na Terra sempre nos damos desculpas, o grande erro cometido.
Quantas e quantas vezes já vim até esta casa para observar vocês trabalhando. E quero dizer, com sinceridade, que hoje gostaria de também poder ser mais um entre vocês.
Mas a oportunidade me foi dada... Só que, quando tive a chance, desprezei-a. E ela escapuliu-me das mãos...
Não esqueçam, meus amigos.
O tempo passa para todos nós.
Um abraço deste amigo que os envolve com muito carinho e amizade.

José Botelho
1954
Barra Mansa - RJ



PAZ DE ESPÍRITO


Todos vivem buscando a tão famosa paz de espírito, mas nada fazem para atingir esta graça.
Para conseguirmos a verdadeira paz de espírito, é primordial que nos despojemos dos sentimentos inferiores, dos apegos materiais, pelos quais direcionamos nossas vidas. É preciso que nos encaminhemos para algo que nos eleve, que nos faça realmente avançar um passo à frente, na nossa longa jornada.
Uma consciência tranqüila, uma atitude digna perante os percalços que a vida oferece, a vontade espontânea de ajudar aqueles irmãos mais carentes e muito amor no coração, por certo, os ajudará a alcançar a tão almejada paz de espírito.
Este trabalho que vocês vêm realizando também os ajudará a atingir esse objetivo.
Continuem firmes nesse propósito, pois tanto nós aqui, como vocês aí, estaremos mais próximos de conseguir um pouco de paz.
Muito amor a todos vocês.

Um amigo



MÉDIUNS (9)


Saibam direcionar seus pensamentos para que não venham, de atropelo em atropelo, a se machucarem. Também para que não haja a desistência do trabalho que existe para que sigam o caminho da luz.
Sim, amigos, quem de vocês já se pegou desistindo, antes mesmo de começar?
Os medos são naturais, as incertezas constantes, o desânimo, nem se fale. Esse inimigo que chamamos de desânimo é capaz de nos tirar de sintonia, em questão de segundos.
Tentem se harmonizar. O coração, em primeiro lugar. E depois reflitam que basta a sintonia se restabelecer de vocês para que o resto flua de maneira que consigam trabalhar para o seu progresso e para o dos outros.
Fiquem com a certeza que estamos vibrando para que a solidez se faça em cada um de vocês.
Sejam felizes.

Um amigo



MEDIUNIDADE (3)


A mediunidade lhes foi conferida no sentido de ajudarem aos irmãos desencarnados e também para que possam, através dela, ir amenizando o seu carma.
Para isso, é importante que se dediquem a esse mister com amor, boa vontade e que não se prendam a motivos sem importância, que vocês chamam de obstáculos, para deixarem de cumprir esta tarefa.
Amigos, o bom médium precisa ser responsável naquilo que faz, e essa responsabilidade é reconhecida através da perseverança, do estudo e, principalmente, do "orai e vigiai". Só assim, estarão mais seguros contra as investidas dos nossos irmãos sofredores que teimam, até por brincadeira, em desviar os médiuns invigilantes do seu trabalho.
Por isso, sigam em frente. O caminho, algumas vezes difícil, é bem conhecido por vocês. Portanto, não se percam.
Fiquem em paz.

Um bom amigo


MEDIUNIDADE (4)


Quantos e quantos companheiros fracassaram.
Quantos ainda fracassam no plano espiritual e na Terra. A mediunidade foi-lhes confiada para que pudessem crescer.
Foi um empréstimo que Deus lhes deu. Ele pode tirá-lo quando bem o entender.
Vamos aproveitar esta oportunidade que estamos tendo, deixando de lado o melindre e a preguiça.
Sejamos vigilantes, pois os inimigos das trevas muito trabalham para fazer que grupos mediúnicos sérios fracassem, usando exatamente a rivalidade entre os próprios médiuns.
Oração e vigilância e que Deus abençoe a todos para que possam continuar sempre assim, firmes.
Amizade em harmonia com a mediunidade.



QUANTA RESPONSABILIDADE


Por que gastamos tempo em praticar a mediunidade?
Desculpem-me por começar assim mas, muitas vezes, é necessário.
A mediunidade não é só para ser praticada numa casa espírita.
Sei que a maioria dos trabalhadores desta casa, procuram praticá-la no seu cotidiano.
Mas vejamos o que ocorre quando nos deparamos com situações de conflito... Seja no trânsito, no trabalho, num noticiário de cunho negativo. Nem preciso dizer, no lar. Geralmente, perdemos a paciência. Muitas vezes nos sentimos irados e encolerizados, não é verdade?
Pois é, o mundo em que vivemos é assim mesmo. Contudo, os médiuns, principalmente os trabalhadores de uma casa espírita, já têm o conhecimento necessário para se equilibrarem em situações adversas.
Digo isso, porque nestas horas nada irá melhorar, se não tivermos a ponderação. A calma trará a luz da reflexão e, com certeza, isso nos fará agir da maneira adequada.
Procuremos auxiliar a qualquer ser encarnado menos esclarecido, dando-lhe o apoio necessário. Às vezes, uma palavra basta...
Quando os atacarem, sob qualquer forma, procurem esquecer, não guardem mágoa, rancor, nem pensem em vingança. Pois esses sentimentos irão miná-los, não em seu corpo físico, mas em seu eu maior, em seu espírito.
Caso seu agressor lhes peça desculpas, perdão, não tenham dúvida: digam-lhe que desejam que Deus perdoe pois, se realmente sentirem assim, é porque vocês já o perdoaram. Não existe perdão se não desejarem profundamente que Deus ilumine os caminhos daquele que, muitas vezes, é apenas um espírito infeliz que ainda não se encontrou.
Mas, fiquem alertas. Este sentimento terá que ser desprovido de qualquer rancor pois, do contrário, de nada adiantará aos olhos do Pai. E você, neste caso, estará descendo quem sabe, ao nível daquele que achavam que era menos esclarecido. Ou seja; é questão de sintonia: se estiverem afinados com o bem, certamente obterão resultados positivos.
O que estou tentando dizer, é que o médium tem de vigiar-se para que, em sua caminhada, não tropece, como muitos que dizem mas não fazem. Pois para aquele que já conhece alguma coisa, que já se iluminou um pouquinho, a responsabilidade é muito maior. Lembremos que a luz está em cada um de nós e que ela só depende de um pensamento positivo seguido por uma ação construtiva, para que se eleve a alturas cada vez mais inacessíveis aos outros que não conseguem visualizar o que está dentro de si mesmos.
Não se assustem, não desanimem, todos estamos no caminho certo. Apenas sigam os seus corações e procurem deixar o impulso de lado. Assim será mais fácil alcançar o equilíbrio tão próximo e tão distante...
Desculpem-me pelas palavras um tanto ásperas.



O DESPERTAR DA CONCIÊNCIA


Fala-se muito sobre este assunto. Mas pouco se entende realmente e, menos ainda, se pratica.
Viemos, mais uma vez, trazer esse tema até vocês, já que entendemos ser ele de suma importância para todos os que ingressaram na "carreira de médiuns".
Despertar, para que pesadelos não atormentem seus dias.
Mas, o que vocês entendem por despertar?
Será que já se perguntaram algum dia, o que é despertar? E, se o fizeram, conseguiram ter a coragem de delinear os pontos dentro de vocês que necessitam de despertamento?
Muito importante essa análise, pois somente assim vocês poderão estar confiantes quanto ao caminho que se engajaram: o de médiuns.
Amigos, também fui médium um dia, e realmente, muito pouco aprendi sobre a minha mediunidade e sobre os cuidados e deveres para com ela.
Hoje, ciente dos enganos a que me lancei, venho alertá-los sobre três pontos imprescindíveis para que vocês se fortaleçam e vençam nesta árdua caminhada.
Em primeiro lugar, perguntem-se qual foi o real motivo que os trouxe a esta casa e ao trabalho que aqui desempenham.
Se foi curiosidade, distração, fuga das dificuldades do lar e da vida, reflitam, repensem e meditem se vale realmente a pena continuar por esses motivos.
O desejo do trabalho deve brotar do fundo da alma. Uma planta com pestes, muitas vezes não vinga e, se vinga, seus frutos não serão saborosos.
Em segundo lugar, perguntem-se quais são seus reais esforços para vencerem as freqüentes barreiras que se colocam em seus caminhos?
Por serem bênçãos as suas remunerações, isso não lhes dá o direito de faltarem arbitrariamente, sem critérios mais justos e rigorosos.
E finalmente, em terceiro lugar, perguntem-se se praticam o Evangelho em suas vidas.
O que fazem das palavras do Pai na construção de sua evolução espiritual e moral?
Fácil falar, difícil aplicar. Mas como vocês poderão ensinar o que ainda não foi aprendido por vocês?
Como enviar energias e mensagens aos mais necessitados, se vocês atualmente podem estar mais necessitados ainda?
Por isso, amigos, reflitam e dobrem sua vaidade e seu orgulho. Dispam-se de todo sentimento que impeça a humildade de reinar em seus seres pois, somente assim, poderão visualizar seus horizontes e perceber suas reais necessidades, suas possibilidades e suas forças. Deste modo, em comunhão, estes três pontos encontrarem definitivamente o rumo certo para as suas vidas, o da real consciência na busca dos seus avanços espirituais.
Fiquem em paz.

Amigos da casa


AOS MÉDIUNS


Quantas e quantas pessoas clamam por uma mensagem de alguém que já se foi?
Não é apenas para saber se estão bem. É, muitas vezes, para testar os que já se foram. É para confirmar se há mesmo vida após a morte, ou se não passamos de charlatães a brincar com a fé dos mais ignorantes. Há todo tipo de animosidade, assim como há realmente os desesperados, tão ligados à matéria daquele ente querido, que precisam receber uma mensagem que lhes conforte o coração.
Como distinguir uns dos outros? Isso é fácil pois, no fundo, todos somos iguais. Somos, até que se prove o contrário, os São Tomés do século XXI.
Devemos, simplesmente, deixar que as mensagens venham. Sem ficar nos questionando se elas são ou não dirigidas. Se aquele que as pede é verdadeiro em seu desejo.
Esta é uma mensagem que servirá, de qualquer forma, a ele. Pois quando as recebemos, entramos em sintonia com o plano espiritual. E por mais que queiramos negar, toda mensagem traz, no fundo, um bom sentimento. A vibração do plano espiritual permite que ela saia exatamente desta ou daquela maneira, para intrigar, para mexer internamente com todas as pessoas. Para que, através de suas dúvidas, elas busquem mais e mais conhecimentos, a cada dia que passa.
Chegará o dia em que não teremos mais necessidade de padres, nem de misticismos. Mas, por enquanto, é assim que caminhamos.
Fiquem em paz e que Deus sempre os acompanhe. Não virem as costas para Ele.




CAMINHOS


Quantos caminhos se mostram à nossa frente? Mas nem sempre aquele que se apresenta mais bonito, mais fácil, é o melhor a ser seguido.
Dentro do nosso íntimo, achamos ser este o que nos convém. Mas é preciso estudar muito profundamente, se este caminho mais fácil não foi por nós escolhido, não porque o merecêssemos, mas sim, porque o nosso comodismo falou mais alto.
Quando estamos encarnados, este comodismo é quase uma condição "sine-qua-non".
Aos incautos e ignorantes, até lhes pode ser perdoada esta escolha, mas àqueles que já possuem um conhecimento maior, não. Estes já sabem que não é uma questão de escolha mas sim, de merecimento. Só que este mérito não é conseguido por aquele que espera as coisas acontecerem e se resolverem por si mesmas.
O mérito será dado àquele que fizer por merecer, através do seu trabalho, da sua disposição, da sua boa vontade.
Àquele que realmente "suar a camisa", como vocês dizem aí, trabalhando em prol de si mesmo e daqueles que dele necessitarem.
Por isso, trabalhem! Trabalhem muito!
As gotas de suor que hoje escorrem por seus rostos, amanhã transformar-se-ão em gotas de orvalho, que refrescarão a sua fronte.
E ao sentirem-se cansados, extenuados, vasculhem seus corações e sintam a paz e a alegria que ali reinam.
Assim, levantem-se, sorriam, agradeçam a Deus por este caminho, talvez duro de ser percorrido, mas que lhes trará, ao final de sua jornada, a paz.

Josué



REPOUSO


É com grande alegria que nos unimos a vocês, na noite de hoje.
Apesar de ser uma época em que são muitos os afazeres de vocês, pois sabemos ser época de comemorações, os que aqui se encontram muniram-se de boa vontade, colocaram seu cansaço de lado, e estão prontos para ajudar àqueles que necessitam.
Mas esta mensagem, antes de ser de agradecimento, é um alerta, filhos. Cuidado, muito cuidado! Embora seja uma época de confraternizações, são muitos os engodos que surgem à nossa frente, sem que os percebamos.
É um período em que muitos de vocês deixam seu trabalho de lado, para compartilhar, juntamente com a família e com os amigos, um período de repouso.
É com este repouso que necessitam ter cuidado. O repouso deve ser dado ao físico, não ao espírito. Este necessita de constante desenvolvimento, constante aprendizado. Não se dêem desculpas para deixar isto de lado. Repousem o corpo físico, mas deixem que seu espírito continue trabalhando.
Ao nos desligarmos dos assuntos espirituais, deixamos que se aproximem de nós aqueles que não têm interesse em nosso crescimento. Por isso, cuidado filhos, alegria é muito importante em nossas vidas, mas que seja comedida.

Irmão José



AOS ESPÍRITOS MÉDIUNS


Boa noite, amigos. Que a paz divina nos abrace e nos ilumine nesta noite.
Gostaria de conversar com vocês, espíritas. Com vocês que, ao desencarnarem, pediram para ter contato com este conhecimento, afim de que essa luz os mantivesse no caminho, para que, por meio dela, pudessem resgatar seus erros anteriores, ajudando a distribuir amor e iluminando corações. Mas como foi dito a vocês, esta é uma prova difícil. Uma prova tão difícil quanto a riqueza, pois muitos sucumbem a ela através do seu orgulho, da sua vaidade.
É, irmãozinhos, muitos agem como seus ancestrais agiram há dezenas de milhares de anos. Aqueles, quando conseguiram dominar o fogo, o mantiveram só para si. Através dele, queriam dominar aos outros, achando-se superiores a todos, os eleitos de Deus. Desconheciam que, em breve, o fogo seria de conhecimento geral e que aquele poder era puramente temporal.
Amigos, acordem! Acordem enquanto têm tempo. Irradiem a luz que vocês receberam, distribuindo amor, compreensão, paciência, tolerância e, principalmente, dediquem-se ao trabalho.
Trabalhem por vocês e pelo próximo. Aproveitem a graça que tiveram, ao receberem estes conhecimentos. Não os guardem para si, não escondam esta luz, não a usem de forma incorreta...
Que a paz possa sempre abraçá-los.




AOS MÉDIUNS


Médiuns, sois abençoados.
Mas não percebeis porque ainda não aprendeis a ser sutis.
Médiuns, tudo em vós é fortemente preparado, como se cada sentido fosse feito à mão, com carinho, trabalhado dia e noite pelas mãos delicadas do Pai.
Mas a pressa não permite que sentís vossas mãos, vossa boca, vossos olhos e ouvidos, nem vosso tato que permite que sintais tudo e que façais muito.
Médiuns, a luz que brilha sobre vossas cabeças, por vezes, diminui. E nós corremos para que isso não aconteça mas vós nem percebeis, porque não vos preparais para sentir o que insistís em ver.
Crescei, andai, firmai-vos para aproveitar o que de melhor possa vos acontecer. Lutai, esforçando-vos para que tenhais como meta, o amor a alcançar.
Ajudem-vos mutuamente, para que todos possam, futuramente, ter em vossas mediunidades o amparo total e, assim, crescereis.

Um companheiro



VAMOS FALAR SEM RODEIOS


Todos aqui esperam, um dia, atingir um grau mais alto na escala evolutiva.
Agora, vamos por etapas.
O que vocês vêm realmente fazendo para conseguir esse desiderato?
Vocês acham que basta, apenas, serem trabalhadores fiéis e constantes?
E como fica a responsabilidade que cada um deve ter consigo mesmo sob a forma de estudo, na busca de maior conhecimento para, assim, ampliarem mais os seus horizontes?
Sabemos o quanto é importante a assiduidade, a responsabilidade. Mas não basta ficar apenas nisso.
Cresçam, melhorem o seu interior, façam uma faxina bem feita, limpando de lá, aos poucos, todos os defeitos que estão muito bem camuflados.
Amigos, ser espírita, realmente, é tarefa difícil. Mas já que vocês estão no caminho, porque não procurar melhorar em todos os sentidos e não apenas na aparência?
Desculpem a rudeza, mas é porque nós os queremos bem.

Um abraço de um freqüentador da casa



PROFECIAS E PROFETAS


Quantas profecias não foram realizadas no decorrer destes séculos que passaram?
Quantas foram corretas, quantas não?
Quantos falsos profetas surgiram durante todos estes séculos?
E cada um de nós, bem dentro de si, também não se acha no direito de realizar profecias? Quantos de nós já não profetizaram alguma coisa? Acredito que todos...
Mas hoje, em especial, peço licença para falar, principalmente, aos médiuns. E como todos somos médiuns, em maior ou menor grau, mas somos, peço licença para falar a todos.
MÉDIUNS: cuidado com a maneira como usam a sua mediunidade. Às vezes, o orgulho e a vaidade fazem com que trilhemos caminhos tortuosos dentro de nossa mente e passemos a nos achar melhores do que os outros. Ou porque recebemos belas mensagens; ou porque preconizamos fatos que ainda não aconteceram; ou porque conseguimos aliviar os amigos das dores e sofrimentos, ou por qualquer outro dom mediúnico que possamos ter.
Ao percebermos nossas aptidões mediúnicas, usemo-las somente com o intuito de fazer o bem.
Não permitamos que os elogios, verdadeiros ou não, nos envaideçam, façam com que o nosso orgulho cresça...
MÉDIUNS: aquilo que foi-lhes dado, poderá ser retirado a qualquer momento. Nunca se esqueçam que, seja qual for a capacidade, o dom que possuam, ele lhes foi dado como um empréstimo, para sua própria melhora pessoal. Só que ao percebermos esse dom aflorado, ao recebermos os elogios, deixamos a vaidade tomar conta do nosso ser e esquecemos de nossas obrigações.
MÉDIUNS: A tarefa recebida é linda...
Não a deturpem...
Não permitam que ninguém o faça...
Sejam pessoas que possuem plena consciência da tarefa que têm em mãos.
Não sejam falsos profetas, falsos curandeiros, falsos médiuns.
Abracem sua mediunidade com o amor, o carinho e a seriedade que ela merece.
Não a comercializem, não a vendam, não a usem como moeda de troca, pois ela não o é.
É um bem precioso que Deus lhes colocou nas mãos.
Usem-na. Doem-na. Usufruam-na. E, principalmente, auxiliem a quem necessitar de ajuda. Mas sejam sinceros. Não os enganem, não banquem falsos profetas, nem falsos curandeiros. Se não possuírem condições para ajudar, encaminhem-nos a quem possa.
MÉDIUNS: que Deus os abençoe e os ilumine para que possam ter sempre em seus corações o amor, a perseverança, a seriedade, a integridade necessárias para que levem avante a tarefa que lhes foi confiada, com justiça e sabedoria.
Fiquem em paz.

Irmão José



COMPROMISSO DE MÉDIUNS


A trajetória da humanidade sempre foi de conflitos entre os homens e de conflitos do homem consigo mesmo. Porque este homem, muitas vezes, não ouve o que o seu próprio espírito o intui.
Este homem não aceita que ele é um espírito. E que vive num mundo que lhe proporciona um corpo, lhe proporciona o contato com a matéria, mas que ele mesmo não é este corpo material.
Todo homem que se confunde nesta situação, acaba sofrendo, mais cedo ou mais tarde. A matéria não é para sempre, e quando esta lhe faltar não aceitará a verdade como ela é, ou seja, a sua própria eternidade.
Tão cego não consegue ver um palmo à sua frente, pois só enxerga o que sua mente o condiciona a ver, até onde seus pensamentos o levam. Pensamentos que não o deixam em paz. Quando encarnado, não aceita seu corpo como é, não aceita a sua condição social, sente-se desvairado e esquecido e passa a arrumar culpados e, entre eles, principalmente, Deus. Ele que não lhe dá o que quer. Porém o Criador concede o que ele mais precisa. É a sua vida no plano físico para que este homem possa, com sua inteligência, sua razão e seu livre arbítrio decidir o melhor caminho para si. Deus lhe dá a benção de estar num plano onde possa verdadeiramente crescer por suas próprias pernas, sem mascarar, pois é no plano físico que o espírito acaba revelando se realmente quer evoluir ou não.
Volto a dizer que o homem não ouve o seu Eu verdadeiro, o seu espírito que, quando no plano superior, elabora um projeto para a sua próxima encarnação. Normalmente, tudo que lhe for destinado na Terra é aceito e o comprometimento com a espiritualidade é firmado. Porém, quando encarnado, já no período da infância para a adolescência, o homem já começa a não aceitar o que o espírito lhe intui. E este homem começa a prender-se à matéria e a cair nas imperfeições do espírito que não consegue desligar-se do apego, do egoísmo e do orgulho que lhe são naturais.
Diante desta situação, quer culpados. E se angustia, se irrita, cai em desgraça e sua ira atinge a todos, tornando-se um ser amargo. Acha-se, muitas vezes, infeliz e abandonado por Deus.
Este espírito encarnado tem que se equilibrar, desprender-se da matéria e afinizar-se com o mundo espiritual pois, só assim, entenderá o que se passa consigo mesmo.
Deixará de arrumar culpados para um trabalho que ele mesmo não está cumprindo, ou seja, com o compromisso de espírito encarnado em poder se melhorar e evoluir numa caminhada que, se é cheia de espinhos e tortuosa, possui uma luz que brilha, cada vez mais forte, à cada tropeço que passar com a aceitação da vida como ela é, como foi pedida e firmada em compromisso com o plano espiritual.




MEDIUNUDADE 5


Amigos, de que adianta o conhecimento de toda a ciência do mundo, se não conhecemos a nós mesmos?
De que adiantam estudos e mais estudos, se na nossa casa, no nosso lar, com os nossos próprios familiares, não temos a menor consideração?
Companheiros, mediunidade é muito amor no coração, é meditação, silêncio, é evitar agitações desnecessárias.
Médiuns, não deixem para os outros as suas obrigações. Estudem, não permitam que a ociosidade atrapalhe a grande subida.
Quando queremos realmente, não há barreiras, não há obstáculos. O tempo quem faz, somos nós mesmos.




AOS TRABALHADORES 1


Estou satisfeito de poder estar nesta casa, com o amparo da espiritualidade que se faz presente todos os dias de trabalho.
Quero neste momento dar um alerta a todos que aqui vêm:
Há muitas dificuldades para se trabalhar em uma casa como esta, ou qualquer outra que se intitule, "Centro Espírita".
Tenham paciência, esta luta é árdua e cheia de espinhos para aqueles que não tiverem pulso firme para a caminhada atribulada.
Tenham a convicção de que estão aqui para levar luz a quem realmente precisa e que será para muitos também, um alívio para a alma.
Então amigos, aqueles que os desestimulam, que os puxam para baixo, que caçoam, que molestam, a esses, só o tempo poderá mostrar com a sua própria conduta, que no fim do túnel há uma luz e que todos, de alguma maneira, cedo ou tarde, chegarão até ela.
Continuem a buscar no estudo, na sua sensibilidade de médiuns o melhor para suas vidas, e que ela seja o caminho de grandes descobertas para o seu próprio crescimento.
Fiquem em paz.

Um amigo



TRABALHADORES OCIOSOS


Quantos chegam a esta casa ansiosos para terem uma oportunidade de trabalho... Para aqueles que vem buscando, a vontade, o desejo, parecem ser suficientes para iniciarem um trabalho.
O ser humano, infelizmente, ainda é bastante volúvel. Pois quando se propõe a fazer determinada coisa, não se preocupa com o preparo necessário para o cumprimento dessa tarefa, tão pouco se preocupa se realmente é isso mesmo que ele quer.
O trabalho numa casa espírita exige, acima de tudo, responsabilidade, perseverança e muito estudo. Mas nem todos avaliam essas necessidades, acham que basta apenas se engajarem num grupo e tudo estará resolvido.
Graças a essa leviandade, quanto tempo é perdido inutilmente... Quantos que realmente querem trabalhar, perdem a oportunidade pela irresponsabilidade de alguns que, diante do peso de um compromisso assumido, afastam-se, sem coragem para enfrentar aquilo que achavam ser um trabalho interessante.
Por isso, antes de ingressarem numa casa espírita e fazerem parte de um grupo de trabalho, pensem e avaliem bem se é isso mesmo o que desejam. Caso contrário, deixem a oportunidade para aqueles que realmente sabem o que precisam.
Fiquem em paz.

Um amigo