MEDIUNIDADE (6)


Mediunidade, irmãos, não é nenhuma condecoração de honra ao mérito. Não precisa o médium usar uma medalha ou outro objeto qualquer para ser reconhecido pelos demais.
Mediunidade é apenas mais uma palavra criada para indicar a obrigação do trabalho com o próximo, do trabalho rumo ao crescimento espiritual e mental de cada um. Por isso, todos são médiuns... Mas nem todos estão predispostos a trocar falsos valores por verdades duras. Sabemos que a verdade dói, pois ela fere o nosso orgulho não nos permitindo ser "humildes e honestos" conosco mesmo. E esse é o primeiro passo para o trabalho da mediunidade: acreditar e despojar-se das fantasias que acumulamos, vida após vida.
Muita força e muita luz a todos que até aqui chegaram.



MÉDIUM INTERESSEIRO


Desculpem-me pela minha característica sofrida mas tenho a permissão, neste trabalho, de deixar algumas palavras a respeito da minha vivência.
Sei porque sou sofrido, e sei porque estou aqui. As palavras, a verdade, dilaceram o espírito, assim como o chicote dilacera o corpo físico. Mas eu tenho que agradecer a oportunidade de ouvir estas palavras hoje, pois já possuo discernimento e consciência para dizer que, como médium, fui um grande explorador. Tive muitas oportunidades de fazer parte, como numa simbiose, da vida daqueles assistidos.
Por isso, antes de buscar um auxílio reflita muito, pense muito sobre o que vai buscar, onde vai buscar e porque está indo buscar. A orientação espiritual é uma benção quando bem dirigida, mas quando há oportunismo e a falta de responsabilidade com a mediunidade, muitas dores vêm como conseqüências.
Portanto, procuremos todos, com muita responsabilidade e seriedade, agir sempre de boa fé. Agirmos sempre como uma árvore boa, dando bons frutos para ser abençoada.



MUITO BARULHO E POUCA AÇÃO


Hoje estou aqui para uma conversa séria com todos os trabalhadores.
Irmãos, antes de mais nada, é de fundamental importância que procurem compreender e interiorizar esta mensagem.
Uma casa espírita, para que possa formar sementes que no futuro darão novos frutos, necessita de elementos dedicados, sérios e dispostos a arregaçarem as mangas para o trabalho.
Não é certo que poucos trabalhem muito e muitos façam pouco ou até mesmo nada, ficando apenas no aguardo dos benefícios, pelo simples fato de serem médiuns. Estes, com certeza, deveriam seguir outros rumos.
Uma casa espírita séria, cujo objetivo principal seja o de formar trabalhadores também sérios e perseverantes, não pode perder tempo com turistas que hoje estão aqui, amanhã acolá... e assim por diante.
Uma casa espírita para poder funcionar plenamente em todos os setores, conta com a atuação de uma grande equipe de trabalhadores do plano espiritual. Por isso, pedimos que cada um cumpra a sua parte com seriedade e perseverança, para que os trabalhos possam crescer, dia-a-dia, em qualidade.
Se não for esse o objetivo principal de cada um, com certeza, bateram em porta errada.
O que precisamos é de gente que queira trabalhar e crescer conosco.
Não usem a barganha para crescerem pois, com certeza, estarão apenas buscando complicações futuras.
Pensem, filhos. Precisamos de gente que trabalhe, estude e busque melhorar-se.
Fiquem em paz.

Um irmão



MÉDIUNS, SEJAM INTELIGENTES


A tranqüilidade que habita nesta casa é muito salutar e importante para o desenvolvimento dos médiuns que aqui comparecem. É preciso levar esta paz, esta tranqüilidade, também aos seus lares. Não basta que se sintonizem apenas porta adentro. É importante, necessário e imprescindível que pratiquem essa paz, essa tranqüilidade em suas vidas.
Primeiro, porque há muitos irmãos desencarnados que vêm aqui e freqüentam seus lares, acompanham seu dia-a-dia, para se certificarem da veracidade do que aqui é dito.
Segundo, porque somente o seu bom exemplo, a sua boa vontade é que trará credibilidade ao que se diz aqui. Digam-me se nunca a nenhum de vocês foi sugerido que não deveria sofrer ou se preocupar com alguma coisa? Você não é um espírito? Perguntaram-lhe com desdém. Que tal levar tudo isso em conta, você mesmo? Não se sente bem aqui, não sente que o sangue flui melhor pelo seu corpo, que sua cabeça parece estar mais leve? Pois então, que tal sentir essa sensação em tempo integral?
Pense nisso: no exemplo que você dá tanto aos encarnados quanto aos desencarnados. O maior beneficiado pode ser você. Se o sentimento fraterno não o leva adiante, quem sabe sua inteligência possa ajudá-lo?!!!



ESCLARECIMENTOS


Como seria bom se compreendêssemos a morte de imediato... Mas não podemos exigir que as pessoas entendam o nosso parecer sobre a morte, porque ontem também éramos ignorantes do assunto. E se olharmos um pouquinho para trás, veremos que poucos acreditavam em vida pós morte e hoje, no entanto, até nos comunicamos por este instrumento maravilhoso que é a psicografia. E nós, deste lado, nos sentimos gratificados pelo número de pessoas que buscam casas espíritas para trabalharem, para se dedicarem e serem úteis.
Haverá mudanças. As pessoas já buscam mais o lado espiritual, estão à procura de respostas. E quando se deparam com esclarecimentos lógicos participam mais e, assim, quando vêem, já começam a ter outra visão, diferente daquela que tinham quando não estudavam. Os caminhos vão se abrindo e quando for chegada a hora, o tempo ocioso e mal aproveitado será revertido em dedicação ao trabalho. E seus horizontes se estenderão e se aperfeiçoarão rumo à ajuda universal.
Fiquem em paz.

Um amigo



REVOLUÇÃO ESPIRITUAL


Amigos, sofre modificações neste planeta em que vivem. Em todos os campos: seja na moral, nas crenças, na forma de compreender a vida, enfim, em tudo que os rodeia.
Necessário se faz que compreendamos essas mudanças em nossas vidas para não ficarmos estagnados no tempo, por não termos a coragem de enfrentar novas verdades e nos adaptarmos a elas.
Procurem compreender que hoje já não somos o que fomos ontem. E amanhã também seremos diferentes.
Busquem abrir suas mentes para outras verdades que estão surgindo. Não deixem que preconceitos tolos os impeçam de crescer.
Mesmo dentro da própria doutrina espírita, houve e haverá ainda muitas mudanças. Isso faz parte do nosso crescimento.
A compreensão não é difícil, basta que tenham o desejo de aprender.
Sempre que surgirem dúvidas, sejam quais forem, não virem as costas à elas. Pelo contrário, pesquisem, analisem, pois só assim não serão apanhados de surpresa quando as mudanças surgirem em suas vidas.
Não se limitem, tentem enxergar mais longe e, com certeza, sentirão que as inovações mais importantes foram realizadas dentro de vocês mesmos.
Fiquem em paz.

Um irmão



TRABALHO ESPIRITUAL


Disse o Mestre:
"Dai de graça o que de graça recebestes."
Deste lado do mundo onde vivem, essa máxima deve ser observada, pois a necessidade de se preservar a doutrina espírita é de suma importância.
Os seres terrenos ainda não estão preparados para que os médiuns usem a sua mediunidade como uma forma de sobrevivência.
Não importa que alguns poucos não lhe dêem o devido valor, o espiritismo sempre atravessou grandes obstáculos para se firmar. Mas sempre conseguiu sair com lisura de tudo o que passou.
Por hora deve ser mantida a máxima do nosso Mestre.
Qualquer outra iniciativa, acabaria trazendo mais descrédito. Não é o momento, ainda, para inovações.
Podemos até compreender que mais pessoas seriam atendidas, se os médiuns pudessem dispor de horário integral. Mas repito, não é o momento.
O espiritismo ainda necessita ser muito trabalhado. E é esse, por hora, o fator mais importante que cada médium deve se conscientizar.
Fiquem em paz.

Um irmão



NEM TUDO O QUE RELUZ É OURO


Não se deixem levar pelo brilho da palavra fácil, daquela que poderá induzi-los ao erro.
Avaliem tudo o que, a princípio, possa lhes parecer duvidoso. Na dúvida, deixem de lado.
Não permitam que o brilho, o falso brilho das belas palavras os leve à derrocada.
Não faltam intrusos que isso desejam firmemente.
Sejam fortes, não se iludam.
Um abraço.

Um amigo



MEDIUNIDADE GRATUITA


Queridos amigos, não nos apeguemos ao que é pago.
No planeta em que vivem, muitas vezes se dá mais valor ao que é pago. No entanto, perante Deus nada que é feito para auferir lucros terrenos, tem valor.
A faculdade mediúnica é um empréstimo do Pai. E tem como objetivo que, através de um médium e da boa e necessária ajuda do plano superior, outro possa curar-se física e espiritualmente.
Deus não cobra nada de seus filhos. Então por que o médium quer viver de um dom que recebeu com o objetivo maior de se redimir das falhas cometidas em outra fase de sua existência? Saibam que a mediunidade sem o concurso do plano espiritual não serve para nada. Quando não bem empregada e bem trabalhada, os bons espíritos se afastam, deixando livre-campo aos espíritos inferiores, que têm somente o objetivo de enganar, zombar e se divertir.
A mediunidade tem de ser encarada como um compromisso e trabalhada para o bem, sem que se torne um meio de vida do médium pois, como já foi dito, lhe foi emprestada para o próprio resgate, com o objetivo maior de ajudar-se e ajudar aos seus irmãos encarnados e desencarnados. É a prática da verdadeira caridade, pois doa-se o próprio tempo, sem nenhum retorno.
Quando praticada com desprendimento, abnegação, amor e perseverança, a paga será o próprio crescimento espiritual e o dos irmãos ajudados através desta luz maravilhosa que o Pai dá aos seus filhos. Dá-lhes não como missão, mas como ferramenta para trabalhar e jamais para obter lucros.
Não confunda a mediunidade com outros dons dados por Deus, como o dom da música, da pintura e tantos outros, os quais nem sempre dependem dos espíritos para a efetivação do trabalho. Muito cuidado com o que busca. Busque coisas boas e terá o retorno à altura.



ASPECTOS DA MEDIUNIDADE


As qualidades do espírito, positivas ou não, não são heranças, nem presentes. São gratuitas? Num certo aspecto, sim. Mas se nos reportarmos ao fato de que todos temos uma longa história atrás de nós, uma história que nos é desconhecida mas que nem por isso nos influencia menos, veremos que a mediunidade que possuímos é fruto das ações ancoradas em nosso passado longínquo. Mais do que um fruto é uma semente. A semente de um compromisso assumido que deve brotar em nosso coração com amor e criar raízes em nossas vidas, através da vontade e do esforço.
É gratuita, na medida em que a recebemos em troca de nada. É-nos dada como um instrumento de crescimento. Mas tal desenvolvimento só ocorre quando não há nenhum outro interesse senão o bem. Quem cresce, ajuda a crescer. Quem se afasta do seu objetivo inicial, imprime desvios a si mesmo e àqueles que interagem consigo numa relação de dependência. E ambos perdem o concurso daqueles espíritos bons que deles se ocupavam e abrem brechas para que energias afinizadas com o engodo e a ambição atuem sobre eles.
Não só aqueles que se utilizam mal da própria mediunidade, mas os que, abandonando a si mesmos e a Deus se entregam nas mãos de alguém que, acredita, vá resolver as suas questiúnculas; ambos estarão desviando-se do seu propósito de evolução, de auto-desenvolvimento.
Ninguém sobre este planeta tem condições de dirigir a vida de alguém. Nenhum de nós possui nada de especial cuja palavra possa ser tomada como lei. Todos nós temos o cerne do conhecimento que necessitamos em estado latente, no nosso interior. Ele pode ser despertado. E não será por meio da crença de que o outro possa trazer em seus braços o nosso destino. E nem será através da crença de que se é predestinado a trazer o êxito e o sucesso às outras pessoas. Ninguém é escolhido por Deus. Mas todos nós temos de escolhê-lo. Escolher a Deus é buscar o eixo interno. Neste eixo atua a antena que possuímos com os planos superiores. E quanto mais sinceramente agimos, quanto mais esforçadamente procuramos o nosso centro, mais os sinais poderão ser captados pela nossa antena. E mais, através dela, serão difundidas e ampliadas as ondas de amor e de compreensão que captarmos.
Somos como os seres luminosos que não vemos. Mas somente quando verdadeiros. A verdade que permeia o reto agir. Em todas as instâncias, em todos os instantes...
Boa noite a todos.
E não pensem que algo lhes serás dado ou acrescentado, sem trabalho e envolvimento. Inteireza e verdade devem nortear os seus dias.



ELUCIDAÇÕES OPORTUNDAS


Foi-me permitido vir até aqui para contar um pouco da minha história que, talvez, lhes sirva de alerta.
Fui um médium. Um médium numa época em que esta palavra ainda não era conhecida. Eu era conhecido como mago, como bruxo, como adivinhador de futuro mas, fosse qual fosse a palavra que me denominasse, era um médium.
Essa mediunidade era bonita e veio aflorando desde a mais tenra idade. Era-me permitido curar as pessoas, alertá-las sobre o seu futuro... Mas, ao invés de abraçar este dom, ofertá-lo e ajudar a tantos que me procuravam, me envaideci... Fui sendo bajulado e cada vez mais me envaidecia. De morador de uma casa simples e modesta fui construindo à minha volta um palácio de orgulho e de vaidade, enquanto minha fama ia percorrendo cidades... Muitos eram aqueles que me procuravam e me pagavam em moedas de ouro. Aquele brilho ofuscou o meu ser e deixei de estender a mão a quem não tivesse uma simples moeda para me dar. Só servia ao ouro.
Cerquei-me de amuletos e de objetos místicos. Afinal, era preciso construir fama... e ninguém a constrói de uma maneira simples. Era necessário complicar tudo, era necessário transformar um simples estender de mãos em rituais complicados. E foi o que eu fiz...
Ganhei nome, fama, posição, dinheiro. A ganância cada vez falando mais alto.
Ao desencarnar, foi um choque. Quando acreditamos nas bajulações externas, vamos embotando a nossa mente, o nosso coração, embotando todo o nosso ser. Eu achava que, ao sair desse mundo onde estava e vir para este onde me encontro, tudo continuaria. Mas não vou estender-me naquilo que passei deste lado, pois já passou...
Somos médiuns deste lado, também. O que nos é necessário é uma visão mais ampla da mediunidade. Não importa se ela é pequena ou se ela é grande; se ela se fixa num simples sorriso ou se manifesta num estender de mãos e curar. Usem-na. Vocês a receberam, doem-na. Doem-na de coração. Devem doá-la de maneira simples, colocando o coração em cada gesto. Não queiram fama, não queiram dinheiro, não queiram ouro ou poder. Doem-na, doem-na...
Este é o depoimento do arrependimento de um ser que muito errou e que está procurando consertar. Deus permitiu-me chegar até vocês e contar um pouco da minha história. Uma história passada há muito tempo atrás mas que, eu espero, sirva de alerta para que não se deixem iludir por ganância, por orgulho, por vaidade ou por bajulações. Sejam pessoas simples e recebam de braços abertos aquilo que Deus está-lhes entregando. E doem-no de braços e corações abertos, também.
Que cada um possa ter paz em seu coração e em sua consciência.
Que o trabalho seja a meta de vocês. O trabalho de ajuda ao próximo.



AOS TRABALHADORES ESPÍRITAS


Quantos trabalhadores de uma casa espírita têm dúvidas sobre os trabalhos que realizam...
Não deveriam ter, pois a casa que freqüentam tem uma linha de conduta que procura esclarecer seus trabalhadores e freqüentadores. Então, qual a dúvida?
O maior problema é escolher uma casa que tenha bons propósitos, que preste esclarecimentos, que procure alertar e não apedrejar indiscriminadamente outras casas e outras religiões, pois ninguém é dono da verdade.
Esta casa que freqüentam reúne estas condições, então por que ter dúvidas, medos, quando o objetivo final é o trabalho, a ajuda ao próximo nos dois planos?
Tenham coragem, sejam perseverantes, estudem e trabalhem. Pois quando ocupada e esclarecida, a mente joga do seu lado. Não sobra espaço para pensamentos negativos e muito menos para espíritos inferiores que queiram impor sua lei. E muitas vezes conseguem tirar o trabalhador da casa espírita...
Portanto, não temam, procurem se esclarecer, conhecer a casa de uma forma completa. Para isso, existe apenas um meio: a integração com a casa e com os seus trabalhos. Não obterão a experiência necessária se não puserem a mão na massa, ou seja, se não trabalharem de modo engajado e comprometido.



FALSOS PROFETAS


Não é tarefa fácil ser espírita...
O que realmente acontece, é que são poucos os que têm força e coragem para levar essa tarefa adiante. O menor obstáculo, ou um simples diz-que-me-diz, e lá se vai todo o interesse e toda aquela "boa vontade" para o trabalho.
O espiritismo é tido, por muitas pessoas, como uma muleta. Ou melhor dizendo, como uma forma de resolver situações insolúveis. Quando chegam à uma casa espírita séria e não vêem todo o aparato teatral que normalmente esperam, voltam-se para outras crenças que lhes oferecem inúmeras vantagens materiais. Ali eles permanecem ofuscados pelo brilho dos falsos profetas, que sequer precisam fazer muito empenho para atraí-los. Pois eles, na verdade, gostam de ser enganados. Não existe o critério de uma análise mais aprofundada do que pregam. Para eles, o cenário é perfeito e vem ao encontro de seus interesses.
É por isso que o espiritismo perde em número de adeptos. Na realidade, o espiritismo nada perde. Pois essas criaturas não acrescentariam nada à doutrina, pelo contrário, trariam apenas transtornos e desequilíbrios àqueles que, cheios de seriedade, queiram levar a sua tarefa com perseverança, não se preocupando se colherão ou não resultados imediatos. O que de fato lhes importa, é a boa semente lançada. É a certeza de que, no futuro, darão bons frutos.
Continuem firmes naquilo que se propuseram. Não se deixem envolver por pensamentos ou tentações que só poderão levá-los à perder-se do caminho há muito tempo planejado.
Deixem que os fracos engulam outros ainda mais fracos.
Afastem-se deles, mesmo em seus pensamentos.
Usem o seu tempo para estudar, para enriquecer o seu interior. Assim poderão melhor entrar em sintonia com o plano maior.
É, filhos, ser espírita não é fácil. Mas é o melhor caminho para a compreensão de uma vida maior e mais feliz.

Um irmão



MEDIUNIDADE (7)


Mediunidade é um dom, se assim podemos dizer, inerente a todos os seres humanos.
Mas poucos são os que, embora tenham sido chamados, atendam com espontaneidade. A grande maioria só chega a exercer a sua condição de médium quando se encontra em desequilíbrio e passando, muitas vezes, por sérias dificuldades.
Este é um dos escolhos para que uma casa espírita consiga manter um quadro de trabalhadores firmes e dispostos a seguir com o seu trabalho pois, quando se sentem melhores, abandonam a casa, sem ao menos se preocuparem com a sua própria condição, após algum tempo. Na verdade, esses irmãos estão buscando problemas ainda maiores.
Se todos pudessem compreender que é através do trabalho contínuo que se equilibram, não haveria tanta desistência e nem tantos médiuns perturbados.
Analisem bem e vejam se vale a pena serem volúveis com aquilo que só os elevará espiritualmente.

Um irmão



AOS TRABALHADORES (2)


Acreditam no trabalho que executam diariamente?
Põem em prática o que lêem?
Os resultados são positivos quando se acredita, verdadeiramente, no que se faz.
Pessoas levam anos fazendo cursos, lendo bons livros, assistindo palestras divinas, mas não aplicam um terço do que deveriam. Não se modificam, não se melhoram.
O trabalho serviu apenas para envaidecerem-se. O ego se infla e os conhecimentos daquele aprendizado ficam esquecidos, embutidos no cantinho de qualquer gaveta. Tudo o que se escuta é para os outros, jamais para si mesmo.
Não deixam os costumes levianos que carregavam. Os meios gerenciam, prevalecem sobre os fins. Lapidação? Apenas para os outros, eu já sou perfeito.
Amigos, agradeço a oportunidade. Fui uma pessoa que se inclui nesse quadro, sou da fila dos comodistas. Preferi os lugares em que apenas me ajoelhava, pedia e esperava o retorno.
Esta é a hora de se analisarem. Apliquem o que aprendem e dirijam-se para a luz, aquela que absorve a verdadeira paz.

Um amigo



ATÉ QUE ENFIM CONSEGUI


Obrigado Senhor meu Deus, por essa oportunidade de comunicação.
Há muito venho a esta casa como freqüentador que aprende, que assiste às reuniões, tentando compreender os mecanismos utilizados para que esse processo se concretize. E somente agora, alcancei o grau necessário para estar aqui me comunicando.
Vejo que a demora foi minha, única e exclusivamente. Pois há pessoas que aqui chegam e logo se comunicam. Há até os que se comunicam desde a primeira vez que comparecem a uma reunião como esta, logo depois do seu desencarne. O atraso ou adiantamento são únicos e exclusivos de cada um.
E tudo só é alcançado através de muita luta, muito estudo, dedicação e compreensão do que está nos acontecendo.
Por isso, meus amigos, a única coisa que gostaria de deixar, não como uma mensagem mas como uma realidade após o relato do meu próprio amadurecimento, é:
Estudem, leiam, releiam, conversem, busquem auxílio para compreender realmente o que estão estudando e dediquem-se, acima de tudo, ao trabalho. Pois só com estudo e trabalho se chega à evolução.
Obrigado a todos pela dedicação e, se assim me for permitido, até breve.



ATÉ QUANDO


Ai, que dor!
Ai que saudade...
Ai que tristeza...!
Ai que isto.
Ai que aquilo.
Lamentações, meus amigos, não levam a nada e nem a lugar algum. Apenas ao desespero.
E como é mais fácil reclamar do que fazer! "Não posso por isso ou por aquilo..." Assim, vamos protelando, protelando e armazenando dores, angústias e ressentimentos ao longo do caminho.
Até quando???



QUEM QUER FALAR, QUE FALE


Fale bastante.
Fale da importância de tudo.
Do vento,
Do céu,
Da fome,
Do medo,
Da dor,
Do trabalho,
Da vida,
Do respeito...
Ame o que você disser, mesmo que fale de sofrimento, pois ele tem um lado bom e tudo que faz bem é amor.
Ame o que você for transmitir, aquilo que seus olhos levaram para o seu cérebro e aquilo que o seu coração absorveu.
E sinta-se feliz em auxiliar.
Nem todos os cegos têm a oportunidade de ler.
Pense nisso.
Confirme para você, ao falar sobre o medo, o quanto ele se torna pequeno e o quanto você diminui o das outras pessoas.
Saiba que nada do que você falar por amor, se perderá .
Você não está sozinho, nunca. Acredite, tem sempre alguém ávido por aprender, mesmo que você não veja.
A fala é sagrada. Assim como o estender das mãos e o abraçar, ela faz com que unam-se todos, no mundo inteiro. Não precisa saber falar alemão, inglês ou espanhol. Basta deixar sair a música, cantar as palavras... Sempre alguém as reconhecerá. No mínimo, o som...
Isso é amor.



O BOM FILHO À CASA TORNA


Muitos de vocês que aqui se encontram, digo isso me referindo aos trabalhadores da casa, já deram o primeiro passo em outros tempos. Muitos não saíram do primeiro passo, não conseguiram, sequer, completá-lo. E isso vocês podem ver no dia-a-dia de seus trabalhos mediúnicos na casa, até mesmo em vocês mesmos nesta encarnação. Quantos começaram e desistiram, voltaram a esta ou a qualquer outra casa espírita, desistiram novamente e, hoje, estão aqui novamente.
Se em apenas uma encarnação vocês vêem isto, senão em vocês mesmos, em tantos outros que começam e param, o que se dirá de uma encarnação para outra?
Há, realmente, outras formas de trabalho. Não é tão somente em uma casa espírita que se luta pelo progresso moral. Porém, ela nos dá mais e mais oportunidades de trabalho.
Trabalho existe em todo lugar, a todo instante. Com isso, cada vez mais, são maiores as oportunidades de continuar ou de nos afastarmos dele.
Volto a frisar que seria muito medíocre pensar que somente nas casas espíritas se luta para o desenvolvimento moral. Estaríamos nos tornando tão medíocres quanto muitas pessoas que mostram, através das críticas que querem impor, o desejo de fazer com que todos acreditem que somente nesta ou naquela religião é que se encontra a solução. A salvação está aqui e agora, em suas mãos. Basta você decidir "continuar" a trabalhar e trabalhar, sempre.
Portanto, queridos amigos, por mais que desistam, serão sempre bem-vindos ao trabalho, quando quiserem recomeçar. Pois cada dia é um recomeço.
Sejam sempre bem-vindos.



AOS TRABALHADORES (3)


Agradecemos a boa vontade dos amigos para o trabalho.
O medo, às vezes, nos tolhe coisas gratificantes quais deixamos de fazer por falta de coragem ou mesmo por falta de identificarmos os valores que lhes são próprios. Levamos muitas vidas para descobrir que só deixaremos de ser covardes quando colocarmos os anseios de lado e irmos à luta. A luta honesta contra os apegos inúteis. Nada é realmente seu. Tudo é do mundo em que vivem.
Coragem, perseverança, persistência em tudo o que fizerem, lhes dará forças para o trabalho em desenvolvimento.
Façam a sua parte com boa vontade, responsabilidade, carinho pelo que se propuseram a abraçar. Enfrentem todos os obstáculos de frente, com coragem. O tempo dirá o melhor a ser feito.
Mãos dadas em direção ao mesmo objetivo. Que reine a fraternidade! Para que tenham mais certezas do que dúvidas, tem de haver comunhão.
E para que haja prosperidade, há um só pensamento: "o da solidariedade".



AOS ESPÍRITAS (1)


Quantas dúvidas!
Quantos medos!
Onde a fé?
Onde a coragem?
Perseverem, amigos, não deixem as dúvidas atrapalharem a subida que já é dura por si só.
Medo? Sim, faz parte. Mas o medo dosado, moderado. Medo controlado é necessário para que você possa refletir melhor sobre a sua decisão. Mas medo exagerado é fracasso certo.
Fé! Quantos dizem ter fé mas, no entanto, ao primeiro obstáculo recuam, inseguros e acovardados.
Fé que transporta montanhas... A nossa ainda é menor que um grão de mostarda... Outros, dizendo ter fé, se prostram e esperam o milagre cair do céu. E ainda dizem que Deus esqueceu deles. Pobres irmãos ociosos...
Ainda somos aprendizes. Estamos ensaiando os primeiros passos rumo ao nosso progresso, mas nada conseguiremos se não tivermos boa vontade e dermos o primeiro passo. Para isso, tenhamos fé, façamos a parte que nos compete com amor.
Faça a sua parte com prazer, por estar sendo convidado e aceito na vinha do senhor.
Não existem grandes tarefas, existe é tarefa bem realizada.
Quando vejo um trabalhador fazendo cara feia por causa desta ou aquela tarefa que lhe foi designada, fico imaginando como ele seria frente à uma obrigação de maior responsabilidade. Será que ele seria diferente? Não, não seria, pois é exatamente nesses pequenos gestos que nós percebemos quem realmente tem força de vontade, capacidade e que merece confiança.
Coragem! Coragem de estar aqui, vencendo as dificuldades. Cada um tem as suas.
Coragem para olhar para dentro de si sem máscaras, aceitando com humildade os erros. E se por ventura for criticado, não "responder à altura" achando que, com isso, ficará em paz com sua consciência.
Coragem para perdoar e não guardar mágoa.
Amigos, que Deus os abençoe e que no coração de cada um seja plantada a semente da fé e da coragem. Pois somente elas serão capazes de vencer as trevas do medo e da dúvida.



AOS ESPÍRITAS (2)


Semana passada tive a oportunidade de estagiar nesta reunião e tamanha foi a minha alegria, para não dizer emoção, quando fui avisada que poderia falar um pouco, esta noite.
Estou por demais ansiosa. Aqui também nos preparamos para, após um exercício de relaxamento, iniciar o nosso relato.
Amigos, eu tive, em minha última passagem aí, muito estudo teórico sobre o espiritismo. Era capaz de discutir este tipo de literatura com qualquer pessoa. Mas me fechei no fanatismo da teoria, olhando, lendo e falando apenas aquilo que a casa que eu freqüentava me dizia que poderia falar.
Desde muito cedo, entrei num processo obsessivo comigo mesma. Uma simples dor de cabeça e imediatamente fazia um tratamento. Cheguei ao ponto, uma vez, de fazer um tratamento de desobsessão por causa do mais superficial problema.
Meu Deus, como eu achava lindo o que eu escrevia! Muitas vezes decorava, após a psicografia, para dizer que o Dr. Bezerra de Menezes havia estado comigo.
Sei que muitas das coisas que aqui relato vocês já conhecem, já ouviram de outras pessoas, já leram até em romances. Porém, sei que muitos de vocês, ainda não tiveram a coragem de se perguntar, sozinhos, o que estão realmente fazendo aqui, o que realmente esperam daqui, o que, realmente, pretendem oferecer aqui?
Respondam agora aos seus corações essas perguntas. Levem-nas para casa, para o seu dia a dia.
Não percam tempo, construam com o tempo. Aproveitem este alicerce para edificar a construção de suas vidas.
Morrer, nascer, morrer... Todos nós já sabemos desse processo porém, onde quer que estejamos, a vida requer de nós coragem, força, dedicação, trabalho e estudo.
Desculpem, estou mesmo emocionada... Não sei se consigo falar à companheira, na totalidade, a emoção que desejaria externar a todos vocês, inclusive a ela... Mas nós estamos juntos, nos exercitando.
Amigos, já ouviram muito nesta casa, que a fagulha divina se encontra dentro de cada interior. Então, sendo assim, cuide da sua, observando que esta luz se irradia em todas as direções, se encontra em muitas estradas, em muitos sorrisos, em muitas lágrimas, nas flores, na água, no sol, na lua, enfim, em tudo o que aqui se encontra.
Não se fechem como eu, que fiz do espiritismo a plataforma para o meu eleitorado. Não, amigos, vençam a barreira maior, chamada preconceito. Naquele matuto com uma enxada nas costas se encontra uma verdadeira enciclopédia de vida.
Os chamados vêm de várias portas: da medicina, da arte, da física, da química, da matemática, da direção de um carro, do latido de um cão... Primeiro, precisamos remexer. Aos poucos, vamos separando aquilo que já não precisamos mais. Como se tivéssemos engordado e aquela roupa que foi ótima já não nos sirva mais. Mas façamos outra, temos capacidade para isso.
Um dia descobrimos que aqueles amigos já não nos servem mais, melhor dizendo, já não compartilhamos das mesmas idéias. Isso é o remexer e o retirar de tudo o que superamos com nossa vivência.
Cientista é aquela pessoa que estuda, pesquisa, escreve, estuda, pesquisa... não se deixa abater até alcançar o seu ideal. Assim, devemos também procurar o cientista que vive dentro de nós. A pesquisa interior enriquece demais! E a riqueza é tão grande que, como o cientista, nós também fazemos alguém despertar ou, pelo menos, que acredite mais no seu próprio caminhar.
Médiuns, sejam como os atletas. É preciso treino constante. Do lado de cá haverá "SEMPRE" um treinador colaborando com vocês. Quando estiverem cansados, ele os ajudará a descansar; quando recomeçarem, ele os ajudará no aquecimento. E quando chegarem ao final descobrirão, com certeza, que o vencedor encontrou aquele que, por ora, se encontra vencido - você mesmo.
Você tem este potencial.
Obrigada a todos, obrigada a Ele, Deus, meu treinador oficial.

Mirtes



AOS MÉDIUNS (6)


Filhos, que vocês possam continuar firmes, como até agora.
O trabalho vem crescendo e muito ainda será esperado de vocês.
Não se deixem abater pelo desânimo e pelo estrelismo de alguns pois, como todos sabem, existem estrelas cadentes.
Perseverem no trabalho e, principalmente, estudem. Estudem e estudem.
Essa é a meta para que grandes trabalhos sejam realizados.
Confiem em nós, assim como também estamos confiando em todos.
O trabalho nos espera.
Sejam firmes, como têm sido.
Fiquem em paz.

Um amigo da equipe espiritual




ORGULHO E VAIDADE


Fala-se muito em médium orgulhoso e melindroso. Que nos centros espíritas, todos os médiuns são pessoas complicadas. Hoje venho aqui não para criticar quem assim pensa, mas para explicar um pouco a este respeito.
Não somos médiuns por um presente de Deus, não estamos todos aqui reunidos por uma coincidência do destino. No passado, com certeza, ultrapassamos um limite, infringimos uma lei estabelecida pelo Nosso Criador e, aqui estamos, com o objetivo único de quitarmos os nossos débitos.
Para que nos orgulharmos do que somos ou podemos, se somos todos devedores? Por que tanta vaidade e orgulho na sua vida, se você não passa de simples migalhinha perante Deus? Até quando, meu Deus, seremos escravos da nossa vaidade? Até quando iremos fazer da vida uma competição? Vivemos em conflitos, em competição. Competimos cargos, lugares, sabedoria e tudo mais.
Por que temos que nos tornar ovelhas perante o forte e lobos perante o fraco?
Será que teremos um lugar de honra quando retornarmos ao nosso verdadeiro lar, devido ao cargo que ocupávamos aqui na Terra?
Somos ainda seres tão inferiorizados que a cor da pele já é motivo para nos sentirmos superiores.
Se houver a divisão, que não sejamos nós os causadores.
A humildade faz com que tenhamos mais discernimento no nosso aprendizado, porque nos ensina a ouvir. Enquanto o orgulho e a vaidade nos fazem cair no ridículo de enganar a nós mesmos, pois fazem com que nos julguemos sábios o suficiente. Com isso, perdemos valiosas lições provenientes dos verdadeiros sábios que, quase sempre, julgamos inferiores a nós.
Muitas vezes, com o nosso pré julgamento deixamos passar desapercebida uma mensagem importante para o nosso crescimento, porque achamos aquela pessoa incapaz de nos trazer algo de positivo.
Quem se humilha será exaltado! Mas o que será essa humilhação?
Será alguém mostrar-me onde errei?
Será alguém dizer-me que aquele trabalho não ficou bom?
Será que a humilhação pior não será sermos ridicularizados por nós mesmos, quando percebermos que toda aquela vaidade e aquele lugar de destaque ao qual assumimos, foi para nós o motivo do nosso fracasso, da nossa queda?
Sejamos pois, humildes de coração, para não termos surpresas tão desagradáveis ao voltarmos e vermos que nada fizemos, embora pensássemos que estávamos fazendo tudo tão certo...

Josias




COLOCAR-SE NO DEVIDO LUGAR


Lampejos... Flashes... Insights...
De uma alma para outra espoucam lembranças, mensagens, avisos, às vezes captados e compreendidos, às vezes não.
Acham que um ou dois anos de treinamento são suficientes para discorrerem sobre qualquer assunto que lhes dê na "veneta", simplesmente porque haverá um espírito intuindo-os, mostrando-lhes o caminho a ser seguido? Não é bem assim...
Querem escrever, mas não querem estudar...
Querem falar bonito, mas não tem repertório para que o parafraseado flua fácil...
O que querem, então?
Falar bonito, escrever bonito, serem elogiados por algo que não lhes pertence e envaidecerem-se?
Mas quanta pretensão!!!
Em primeiro lugar, tenham a boa vontade de, pelo menos, ativar um pouco mais o seu estudo, a sua leitura.
Em segundo lugar, a sinceridade de atribuir "os louros" a quem realmente o merece: o espírito comunicante.
A partir daí, talvez seja mais fácil e fluente tanto a mensagem escrita quanto a mensagem falada.
Coloquem a vaidade de lado e tomem consciência de que mensagem nenhuma parte de vocês mesmos. Mesmo que haja alguma interferência da parte de vocês, a totalidade é do espírito comunicante, pois nem mesmo a idéia sobre o assunto lhes pertence.
Tudo o que disse não significa que haja alguém zangado ou magoado com ninguém. Tudo isto é pura e simplesmente para que não haja grandes vôos nas mentes de cada um de vocês, por acharem-se seres escolhido por Deus pelo fato de escreverem algumas linhas de melhor qualidade.
Quem acreditar que o que está escrevendo é seu mesmo, que faça um pequeno teste: tente fazê-lo de moto próprio, sem ajuda espiritual nenhuma. Se conseguí-lo, passou pela prova e está de parabéns, pois também sabe desenvolver suas próprias idéias. Se não o conseguir, preste um pouco mais de atenção em si mesmo e desça do pedestal no qual se colocou.

Um amigo




UM PÉ EM CADA DEGRAU PARA QUE NÃO CAIAS DE LADO


Tão perniciosa quanto o materialismo exacerbado é a espiritualidade sem ação. Pois assim, também torna-se um ato de egoísmo.
Queres ser um centro, se nem és periferia!
Egoísta não é só aquele que acumula matéria. Egoísta também, é aquele que guarda qualidades, pensando que ninguém é ou será capaz de entendê-las como deveria, ou como gostarias.
Oh! quem és tu homem para chegares a tanto? Fosse esta a verdade, não teríamos Cristo...
Teu mal, homem, é aguardar, apenas guardar, sempre guardar.
Agora, a ti médium, eu falo. Pois vejo miasmas projetados pela má vontade em um bom número de vós. Dons especiais, grandes feitos, vitórias seguidas, alegrias filhas das glórias vãs, não cabem aqui.
Aqui se planta para colher depois. E, talvez, este depois seja na vida seguinte, ou quem sabe na décima. Afinal, o que queres ou o que esperas?
Então, saibas que:
Os que aqui vêm, estão sedentos. Mas nem sempre bebem desta água...
Estão famintos, mas nossos alimentos, às vezes, lhes causam congestão. Isto quando não lhes agrava os procedimentos, a arrogância, a agressão. Mas queríeis o quê? Santos? O que tendes nas mãos são enfermos. É o que basta.
Coragem, tolerância à rotina, perseverança, assiduidade, estudo. É este o teu trabalho, a tua obrigação, a tua escolha.
Alegrias que levam ao gargalhar, variáveis ou constantes, entusiasmos seguidos, são próprios dos palcos, não daqui. Aqui, apenas lutas, tolerância, introspeção, paciência, rotina...
É o caminho dos santos. E não chamo de santo, o perfeito. Mas aquele que tolera a si mesmo. E se conseguires isso, já poderás dizer que tua vida valeu a pena.

Apenas Gabriel




INCENTIVO AOS MÉDIUNS


Meus amigos, hoje posso chamá-los assim, pois antes não tinha coragem, não suportava vocês. Talvez fosse a saudade que sentia da Terra, da minha vida aí, da família, dos amigos.
Hoje fico até emocionada de poder estar aqui e de ter a permissão de me aproximar de vocês e expressar-me um pouco.
Sei que tenho que ser breve, porque todos nós que aqui estamos, esperamos muito por isso. É como estar na escola e, no final do ano, termos a notícia de que fomos aprovados.
Quero aproveitar bem esse tempo para dizer que sinto muita paz aqui no meio de vocês, que vejo em cada olhar cansado por mais um dia de luta, o amor que se faz presente nesse ambiente. Sinto a vida pulsar cada vez mais forte dentro de mim.
Sinto-me gigantesca, lutando para evoluir cada vez mais e poder, um dia, estar aqui na posição de encarnada, desenvolvendo esse trabalho tão bonito que é o que vocês fazem. Falo isso, porque fui muito ajudada por vocês e sinto-me agradecida por hoje estar aqui.
Continuem assim, cada vez procurando melhorar mais e vivendo cada minuto a aproveitar esta centelha divina que é a vida.
Não quero prolongar mais o meu tempo porque existem muitos que querem também ter essa oportunidade.
Que a paz esteja em cada coração e que vocês nunca venham a abandonar essa tarefa tão árdua, mas que vai ser muito bem remunerada, quando estiverem aqui, na forma de espíritos. Muita paz a todos e um fraterno abraço.

Ana Luíza




PASSES


Gostaria de alertá-los para um trabalho da casa que, às vezes, é desprezado.
A imposição de mãos, feita nos trabalhos habituais, é de grande importância para aqueles que aqui vêm em busca de conforto e equilíbrio.
Se impuserem as mãos com pensamentos de harmonia, luz e amor, juntamente com o amparo do plano espiritual, estarão praticamente harmonizando o ser que aqui vem em busca de amparo.
Quando entrarem nesta casa ou em qualquer outra de assistência e precisarem que façam o trabalho de passes, corram. Agradeçam a Deus pela oportunidade de poderem ser o canal que levará luz ao próximo. Aqui, deste lado, torcemos para que, cada vez mais, se fortaleçam e façam deste trabalho, motivo de crescimento a nível espiritual.
Que Deus os abençoe.




AOS SERVIDORES DO BEM


Esperança! Sempre há esperança naquilo que nos propomos a fazer.
Temos que nos doar para alcançar nossos objetivos.
Amor, respeito, solidariedade ao próximo, coração aberto sem rancor, sem mágoas.
O túnel irá abrir-se e no fim dele a constatação da realização, aquela a que procuramos sempre.
Servidores do bem, a luta é árdua e demorada, mas nunca percam as esperanças, pois o amor é a chave de tudo.
Desistência jamais!...




QUE A PAZ DE DEUS SE FAÇA PRESENTE EM CADA CORAÇÃO


Aqui venho, meus irmãos, na condição de simples aprendiz, deixar um relato da minha última existência para que sirva de exemplo e vocês não caiam nas armadilhas do caminho.
Fui um grande aprendiz do espiritismo. Pertencia a uma outra linha na qual não era tão importante o estudo, mas no meu íntimo tinha noção da minha responsabilidade perante aqueles médiuns que buscavam em mim o consolo, com tantas barreiras ao desenvolvimento mediúnico. Como um grande médium, ao invés de ajudar esses companheiros, simplesmente fazia deles meus escravos. Não permitia que eles fossem em busca de outras respostas para que não saíssem do meu centro. Ali vivi usando a mediunidade deles como um ganha pão. No meu coração eu sabia do meu erro, mas não parei por comodismo. Ao desencarnar muito sofri por não ter propagado o espiritismo na sua essência e por ter sido egoísta pensando só em mim e iludindo pessoas que buscavam em mim o amparo.
Médiuns, vocês são interpretes dos espíritos. Propaguem o espiritismo, plantem, joguem a sementinha em cada coração, mas sempre com sinceridade e cautela para não iludir, permitindo que cada irmão busque o seu caminho através do seu próprio esforço.

Fiquem em paz




RECLAMAÇÕES


Médiuns, que Deus vos abençoe em vossos trabalhos.
Quando, no despertar da aurora, pedistes essa tarefa como socorro às vossas falhas no passado, fostes ouvido filho, e hoje no entanto, reclamas por qualquer contratempo.
Fostes avisado dos tropeços, renúncias que teríeis no caminho. Aceitastes de bom grado, confiante no vosso sucesso. Hoje, no entanto, reclamais demais.
Filhos amados, abraçai a mediunidade como uma dádiva do céu. Foi vos dada essa dor para que possais redimir-vos, quitar os vossos débitos com as leis divinas que um dia ignorastes e infringistes, e hoje precisais "ficar em dia" com ela.
Aprendei a agradecer e todas as vezes que fordes reclamar da vida e das dores, abrais o evangelho do Cristo e buscai nele a consolação para as vossas dores.
Um abraço.

Estevão




AUTO-TESTE


Que a Luz Divina que aqui habita, possa transcender por estes portões.
Que cada um de vocês como semeeiros que são, possam levar a paz em vossos corações e quem sabe ajudar um irmão com um simples sorriso, um bom dia ou um simples gesto amistoso. E que assim possam multiplicar e fazer brotar esse sentimento novo, esse desejo de paz, de amor, de busca e compreensão da sabedoria maior que o universo tem a nos oferecer.
Que todos aqui tomemos consciência, e já está mais do que na hora, de que todos os nossos atos são importantes e que não devemos pregar da boca para fora. "Faça o que eu digo mas não o que faço", não cabe na doutrina espírita ou em qualquer outra religião, crença ou coisa qualquer que se queira tomar como forma de crescimento e evolução maior.
Já é hora de nos conscientizarmos sobre o que é que realmente queremos.
Queremos ser bonzinhos, parecermos bons, ou sermos realmente íntegros e bons na medida além do possível? - pergunto eu a cada um de vocês. E, depois, me digam se realmente já não é hora de mudar muitos dos hábitos inúteis que têm aí na Terra?
Se a resposta for sim, eu lhes pergunto: quando irão começar?
Se for talvez, tudo bem, você ainda está meio sonolento mas... já não será hora de acordar?
Se a resposta for não ou eu sou perfeito como sou, tudo bem, também. Você ainda está dormindo e lhe garanto que está tendo um pesadelo daqueles!!!
Só depende de você. Tudo só depende de você. Basta realmente querer para tudo acontecer.
Situe-se apenas na sua atual posição, uma das três que falei acima.
Até breve e espero que no próximo auto-teste nós nos saiamos melhores em nossas respostas.




LOGO, LOGO, A SUA VEZ


Como é difícil a arte de ajudar. Nós que ainda engatinhamos no caminho do progresso, ouvimos falar que o serviço ao próximo faz bem e proporciona crescimento espiritual. Então nos lançamos a outros rumos, diferentes dos anteriormente trilhados.
Na nova caminhada acabamos encontrando vários outros caminhantes que, como nós, também foram atraídos pelo chamado do progresso. E como nos enroscamos neles pelo caminho afora! Ao invés de compartilharmos a companhia, passamos a disputar com eles o que há de pior: comando, posições, cargos. Queremos ser importantes!
Aqui mesmo, nesta casa, que é um caminho, não estará ocorrendo isto? Alguém ou alguns não poderão estar deixando de lado a maneira cortês e suave de falar e agir?
Não poderão estar usando a aspereza nos relacionamentos?
Não poderão estar dando ordens sem saber?
Será que ninguém grita com outras pessoas? Sem maldade, sabemos. Sabemos que é na vontade de ajudar. Mas que maneira egoísta de ajudar...
Só pedimos que, antes das palavras partirem de suas bocas e das ações se manifestarem através dos seus membros, reflitam, pensem pelo menos duas vezes.
Pensar o quê? O que vocês vão dizer ou fazer; como vocês vão dizer e fazer. Senão, além de não ajudarem ninguém, vão magoar e afastar pessoas. E o pior é que logo, logo, quem assim age e na maioria das vezes, inconscientemente, necessitará de ajuda. E muita!




MELHOR AINDA


Na incerteza do que é o amor e de como aplicá-lo, por que não procurar aceitar o óbvio?
Ame o trabalho que tem por mais simples que seja, talvez seja o seu maior bem.
Ame sua família, não reclame dela, ajude a melhorá-la.
Ame seu cônjuge, os filhos, seus pais e sua própria vida.
Não podemos esquecer de recomendar que ame sua casa espírita.
Ela o acolheu sem pesar seus defeitos. Não fale mal dela, nem dos seus companheiros. Aprenda a defendê-la, por que quantos fracassados não suportam o progresso dos outros e o caluniam?
Sabe, do jeito que age dando alfinetadas e falando nos cantos só porque quer mais atenção, você cria um clima de tempestade e a primeira ventania que der vai arrastar você da casa. E torça para que não caia o raio, porque este queima sem recuperação.
E as coisas ficarão como sempre estiveram: bem.
E depois que você desmoronar com a tormenta que você mesmo criou, as coisas ficarão melhores ainda.