AOS JOVENS DO BRASIL

Gente é o povo que corre.
É o povo que luta.
É o povo que se ocupa.

Gente é o povo que brinca.
É o povo que ganha.
É o povo que enfrenta.

Nesse povo, a gente jovem vem com pressa, quer liberdade, quer posição.
Nesse povo, a gente jovem anda à procura de tudo, com decisão.
Jovem caia fora da droga, caia fora dos copos, caia fora do descuido.
Cuidado: vida não combina com aborto.
Jovem, ame a vida, cuide dela, para que ela lhe ofereça saúde e alegria.
O amor dos tempos dos avós e de um trabalho maneiro, seja onde for, sério e seguro.
Obrigado por esta oportunidade.



CAROS AMIGOS

Estou hoje aqui para passar um pouco do que sei. Não pensem que sei muito porque estou deste lado. Puro engano, pois quando para aqui passei, é que vi o quanto tenho para aprender.
Por isso, trabalhem muito para ajudar os mais necessitados em todos os sentidos, através da oração ou de uma palavra amiga.
Os jovens estão nas drogas, na prostituição, por falta de informações, até dos próprios pais, que não têm coragem de conversar com eles a esse respeito.
Eles estão se perdendo mais, a cada dia. Ajudem os que estiverem perto de vocês. Auxiliem, sem agredir. Escutem o que eles têm para falar, porque ainda não foi-lhes dada a oportunidade de colocarem para fora toda amargura em que se encontram.
Eu fui um deles, e sofri por não ter ninguém para me ouvir nas horas em que precisava conversar. Sempre estavam ocupados com o trabalho, com o esporte, com a televisão... E eu fui entrando cada vez mais nas drogas, achando que estava me ajudando porque, naqueles momentos, esquecia-me de tudo e de todos. Mas quando voltava ao normal, era um tormento. Caía na realidade de que ninguém me dava atenção, mal sabia que nem eu mesmo gostava de mim.
O que fiz comigo, foi-me suicidar, e quando quis fazer alguma coisa, já estava do lado de cá.
Ainda sofro muito por todo o tempo que perdi, sem ao menos gritar por alguém ou até mesmo, escutar a mim mesmo.
Escutem seus filhos quando eles quiserem conversar. Larguem tudo o que estiverem fazendo, prestem atenção sem gritarem ou fazerem dramas, porque o que eles precisam é que os escutem, só isso.
É tão difícil escutar alguém, porque muitas vezes temos medo de não saber resolver! Não precisam resolver naquela hora. Só escutem, escutem, escutem...
É só isso que peço a vocês: escutem.

Flávio



DROGAS

Aguardar.
Esperar.
Deixar pra próxima.
"Viajar", ficar doidão, viver Zen (não no real sentido).
Quanto tempo perdido... De que me adiantaram estes momentos ínfimos, que passaram mais rápidos do que um raio? Ah, se eu soubesse o que deveria fazer para não entrar nesta, não teria entrado. Mas agora que entrei, não sei como sair. Devia deixar tudo isso agora mas, até hoje, sinto falta. Aquilo consome, destrói e impregna o nosso ser. Tanto é que, mesmo aqui, estou numa clínica de drogados, digo, de ex-drogados.
Veja só que palavra bonita: droga, aquilo que não presta, que é pior do que lixo. Pois o lixo, se bem aproveitado, pode ser reciclado ou virar adubo orgânico conforme sua composição. Mas a droga, nem para isso serve. Se distrai o ser humano, neste caso... Este tipo de ser humano é a própria droga. Porque, de componentes químicos e de componentes da natureza, ele faz algo assim, macabro. Ao invés de descobrir a cura de doenças, receitas que possam matar a dor e a fome, ele se aproveita da natureza para distorcer sua real função e acabar com os homens. Tudo isso em troca do vil metal. Será que tudo o que o homem inventa é vil?
Espero que, algum dia, alguém que estiver "dando na moleira" entrar neste caminho, possa ler esta mensagem e cair fora. Sei que cada um deve ter sua própria experiência, mas você não precisa comer ovo podre, que é ruim e faz mal. Sua inteligência não permitirá. Espero que ela fale mais alto se um dia você estiver pensando em começar a usar drogas.
Obrigado pelo apoio espiritual que esta casa nos dá e até breve, se assim me for permitido e por mim merecido.

Artur



VÍCIOS E VICIADOS

Amigos.
Quem não deseja doenças, não se envolve com vícios. Os viciados são pessoas doentes, porém não se enganem, antes mesmo de adquirirem o vício, estes já eram doentes. Acho que nem todo doente é um viciado, entretanto todo viciado é um doente.
O indivíduo que procura os meios do vício, está na verdade querendo se explicar através do inexplicável. Ele está procurando senão a pior das piores maneiras para se explicar. Como infelizmente faltam esclarecimentos adequados às famílias para tolerar e compreender os seus viciados, estes acabam mesmo se enveredando pelos piores caminhos até atingirem o fundo do poço.
Em última instância, os pais têm envolvimento direto com as causas do viciado. A educação, os princípios de respeito e disciplina são pontos importantes no princípio da vida de todo ser humano.
Ao negarem as responsabilidades sobre a opção dos filhos ao tornarem-se viciados, os pais estão declarando-se irresponsáveis absolutos, incompetentes na medida que preferiram ignorar o aparecimento da agressividade dos filhos, a falta de diálogo por completo e ainda a falta de apetite. Se sintomas como esses não são suficientes para alertar os pais, está provado que estes não mantém um relacionamento amigável com aqueles.
Respeitem, amigos, os seus filhos e todos os viciados. Eles precisam de atenção antes, durante e depois do vício. Eles são doentes!
Eu posso dizer que ser doente é muito triste. Hoje estou feliz porque estou tendo a oportunidade de falar aqui e porque hoje estou são para sempre.

Obrigado
Mateus Grou



Volta